
1 minute read
Palácio dos Tropeiros é assunto de pesquisa de estudante filipina
Prédio completa 42 anos e chama a atenção de munícipes, visitantes e pesquisadores
O Palácio dos Tropeiros completa, em 2023, 42 anos de existência e segue chamando a atenção de munícipes, visitantes e pesquisadores. Um exemplo é a estudante Jerrymee Llei Alipio, que nasceu nas Filipinas e vive em Cerquilho, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, há aproximadamente 14 anos.
Advertisement
Jerrymee, de 21 anos, cursa o sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo na Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba). A jovem visitou nesta semana o Arquivo Público e Histórico Municipal (APHM), localizado na Vila Hortência, onde teve acesso aos processos de cons- trução do edifício do Paço Municipal.
Entre as pesquisas nos arquivos e plantas do prédio, ela contou como surgiu o tema do trabalho. “Nosso professor nos deu esta missão, de fazer um artigo e um seminário sobre a Teoria e a História da Arquitetura. Então, escolhemos o Palácio dos Tropeiros, para abordar o projeto e a história dessa belíssima construção, de mais de 40 anos. É um prédio importante e que chama muita atenção. Nós apresentamos o trabalho na faculdade e foi um grande sucesso. Aprovado com louvor”, conta.
Inaugurado em 15 de junho de 1981, pelo então prefeito responsável pela obra, José Theodoro Mendes, o prédio foi projetado pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e recebeu o nome de Palácio dos Tro- é tombado como patrimônio histórico peiros em homenagem ao Tropeirismo, importante ciclo histórico da cidade e de todo País.
A obra teve início em 1978 e foi realizada pela empresa Constecca, vencedora da licitação na época, de propriedade de Oswaldo José Stecca e sua esposa, Janet Stecca. A festa de inauguração, na ocasião, contou com a presença do então senador André Franco Montoro e de um públi-
Necrologia Ossel
MARIA DE LOURDES NEVES
90 anos. Deixou o filho Sérgio Luís. O sepultamento ocorre hoje, dia 5, e o féretro sai às 10 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Santo Antônio.
LUIZ IJANO GONÇALVES co estimado em mais de duas mil pessoas.
87 anos. Casado com Cleonice Borges Ijano. Deixou os filhos, Luiz Alberto, José Carlos e Sílvia Regina. O sepultamento é hoje e o féretro sai às 11 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Pax.
O Palácio dos Tropeiros é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, pelo Decreto Municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018, com Grau de Preservação 1, ou seja, com preservação da edificação interna e externamente, devido as suas características arquitetônicas, com estilo que privilegia a “verdade estrutural” da edificação.