
1 minute read
Indústria de transformação tem expansão, mostra CNI Justiça proíbe despejo ao Grupo Americanas
O juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 4ª Vara Empresarial da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu tutela de urgência incidental ao Grupo Americanas determinando que todas as concessionárias abstenham-se de interromper a prestação dos serviços essenciais.
A medida chega principalmente às concessionárias de energia Enel e Light e envolve qualquer estabelecimento das Americanas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A decisão refere-se à interrupção de serviços para cobrança de créditos sujeitos à recuperação judicial.
Advertisement

de emitir ordem de despejo em razão de dívidas locatícias anteriores ao pedido de recuperação judicial.
“Sem seus estabelecimentos comerciais, ou mesmo sem a prestação dos serviços essenciais, simplesmente não haverá como assegurar o soerguimento do grupo econômico, inviabilizando a recuperação judicial, com o prejuízo de todos os seus credores”, escreve o juiz.
Desaceleração inflacionária contribui para resultados positivos
A indústria de transformação fechou o mês de dezembro de 2022 com alta no número de horas trabalhadas na produção, na massa salarial real e no rendimento médio do trabalhador, informou nesta quinta-feira (2), em Brasília, a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os dados, que constam do boletim Indicadores Industriais, apontam para uma trajetória de crescimento que se consolidou ao longo de 2022. O emprego registrou estabilidade pelo segundo mês consecutivo, reforçando a acomodação do ritmo de crescimento.

Já o faturamento real e a utilização da capacidade instalada (UCI) recuaram, embora permaneçam em um patamar elevado. Segundo o boletim, dos seis indicadores registrados, apenas a UCI teve queda ao longo do ano.
A CNI disse que, entre os principais fatores que contribuíram para es- se avanço em 2022, estão a reorganização gradual das cadeias de suprimento, a desaceleração inflacionária e a recuperação do mercado de trabalho, associada à atividade econômica mais aquecida.
“O avanço acontece a despeito das taxas de juros crescentes, que seguem impedindo um avanço mais expressivo da atividade industrial”, disse a CNI. Em dezembro de 2022, o faturamento real da indústria de transformação recuou 0,4% em relação ao resultado de novembro.