
3 minute read
Sorocaba deve receber investimentos na rota turística ‘Caminhos da Marquesa’
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo recebeu o consultor de projetos estratégicos da InvestSP, ligada à Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Gustavo Grisa, representando o secretário da pasta estadual, Roberto Lucena, para tratar sobre investimentos na re- gião de Brigadeiro Tobias, mais especificamente na rota “Caminhos da Marquesa”, que abriga diversos pontos turísticos.
Na ocasião, também foi tratada a intenção do reconhecimento, por parte do Governo do Estado, daquela região como Distrito Turístico. A visita teve início na Casa do Turista. Lá, foram mostrados os pontos turísticos de Sorocaba, bem como a rota “Caminhos da Marquesa” e todos os estabelecimentos que ali estão, além dos que ainda estão por vir, como o novo Parque Aquático.
Advertisement
Em seguida, o representante do Estado foi ao encontro do prefeito Rodrigo Manga, que o re-
MIRANDA MOURA
44 anos. Era casado com Érica Aparecida Machado Moura, deixando os filhos, Fábio, Lahuanny e Mayeska. Será sepultado hoje, dia 28, às 8 horas, no Cemitério São João Batista, em Votorantim.
JAIME RODRIGUES
71 anos. Foi sepultado ontem, dia 27, no Cemitério Consolação.
Ossel
ANTÔNIO
DANIEL DA SILVA
90 anos. Era casado(a) com Luzia Barbosa da Silva, deixando o filho Neymard Antônio. O sepultamento dar-se-á no dia 28 no Cemitério Santo Antônio, às 13 horas do Velório Santo Antônio.
MARTA IVANI
NEME PEREIRA
68 anos. Era casada com Clóvis Augusto Pereira, deixando a filha Natália. O sepultamento sairá às 11 horas do Velório da Rua Quinze de Novembro, 256, no Centro, neste dia 28, para sepultamento no Cemitério Pax.
SELMA
BATISTA DOS SANTOS
56 anos. Era casada com Valdecir Rodrigues de Camargo, deixando os filhos, Maria Cícera, Maria Cristina, José Marcos e Mária Márcia. Foi sepultada no Cemitério Santo Antônio no dia 27.
JOANA BARROS cepcionou em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal. “Com o turismo fortalecido, Sorocaba ganha em diversos aspectos, com a economia aquecida, geração de empregos e renda”, salientou o chefe do Executivo Municipal.
Após a reunião, foi feita visita do grupo ao Bairro de Brigadeiro Tobias, passando pelo Casarão, que dá nome ao bairro, e abrigou, nos anos de 1800, a Marquesa de Santos, e percorrendo a denominada rota turística “Caminhos da Marquesa”. A comitiva, também, visitou os comércios locais e a área das futuras instalações do Parque Aquático.
80 anos. Era casada com João da Costa Barros, deixando as filhas, Sônia e Maria Elisabete. Foi sepultada no dia 27 no Cemitério Memorial Park.
MOISÉS JEAN LOUIS
Recém-nascido. Foi sepultado no dia 27 no Cemitério Santo Antônio.
PEDRO JOSÉ SOARES
79 anos. Era casado com Zélia Therezinha Cavalheiro Soares, deixando os filhos, Fábio José, Kátia Aparecida e Fábio Aparecido. Foi sepultado dia 27, no Espaço Pax, em Sorocaba.
MARIA DO CARMO DE SANTANA COSTA
101 anos. Deixou os filhos, Manoel Romildo, Manoel Válter, José Livaldo, José Wilson, Averaldo, Maria Eunice, Maria Josefa, Maria Hilda e Maria do Céu. Foi sepultada dia 27 no Cemitério Consolação.
DARCI LACERDA
73 anos. Foi sepultado dia 27 no Cemitério Consolação.
DÊNIS
WILSON DOS SANTOS
38 anos. Deixou a filha Ketelyn. Foi sepultada no dia 27 no Cemitério Santo Antônio.
Setor de serviços sobe 1,1% em fevereiro, mostra IBGE
De acordo com o Instituto, em um ano, houve expansão de 5,4%
O setor de serviços cresceu 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior, quando registrou recuo de 3%. Na comparação com fevereiro de 2022, o setor apresentou expansão de 5,4%, a 24ª taxa positiva consecutiva. Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do primeiro bimestre de 2023, houve elevação de 5,7%, na comparação com o mesmo período de 2022. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 7,8%. O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, disse que o ritmo dos serviços no país continua sendo guiado pelos desempenhos de tecnologia da informação e do setor de transportes.
O pesquisador acrescentou que os segmentos mais dinâmicos permanecem com bom desempenho, ao mesmo tempo em que os mais afetados pela pandemia, principalmente, os que têm atividades presenciais, já superaram o longo distanciamento que tinham do período pré-
Índice que mede inflação dos aluguéis cai 0,95%
-pandemia. “Em fevereiro, houve uma recuperação de parte da perda verificada em janeiro”, completou em análise divulgada no texto do IBGE.
Das 27 unidades da federação, 20 tiveram crescimento no volume de serviços em fevereiro e acompanharam a alta de 1,1% observada no resultado nacional. Mato Grosso (7,7%) e Pernambuco (6,1%), seguidos por Pará (7,2%), Minas Gerais (0,8%) e Paraná (0,8%) representaram os impactos mais significativos. Segundo o gerente, o desempenho de Mato Grosso pode ser explicado pelo peso do agronegócio.
Tal setor faz o escoamento da produção por transporte terrestre, o que acaba fortalecendo o transporte rodoviário de carga. Em Pernambuco, o impulso nos serviços partiu da locação de mão de obra temporária. As principais influências negativas do mês ficaram com São Paulo (-0,1%), Distrito Federal (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-0,8%).