
1 minute read
Arthur Lira retira votação do Projeto das Fake News
O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu retirar de pauta a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News. Lira atendeu um pedido do relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB). O pedido do relator acontece após uma sequência de polêmicas envolvendo o texto da proposta. O texto está apto para ser analisado desde a semana passada, quando o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para agilizar a tramitação da proposta. Também na última semana, Silva apresentou novo parecer retirando trechos polêmicos do texto. No entanto ele argumen- tou que precisaria de mais tempo para incorporar novos pontos ao projeto.
“Não tivemos tempo útil para examinar todas as sugestões, por isso gostaria de fazer um apelo para, consultados os líderes, que pudéssemos retirar da pauta de hoje a propos-
Advertisement
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado a responder a perguntas dos policiais. De acordo com a defesa, ele foi orientado a ficar em silêncio caso tenha de depor nesta semana à Polícia Federal. “Bolsonaro vai exercer o direito de ficar calado”, afirmou, ressaltando que o ex-presidente está sendo coagido a ficar quieto pelo “absurdo” feito pela Polícia Federal.
Bolsonaro também disparou telefonemas a políticos, advogados, apoiadores e auxiliares assim que a Polícia Federal entrou em sua casa, em Brasília, para uma força-tarefa de busca e apreensão. Ele estava tenso e pediu que todos se reunissem em Brasília assim que possível. Assessores e ex-auxiliares, em outros Estados, já estavam providenciando lugares em aviões.
Líder da oposição critica ação e Polícia Federal
O líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL), disparou contra a Polícia Federal e minimizou as suspeitas contra o aliado, após a operação para investigar a suspeita de fraude no cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de busca e apreensão. O parlamentar fez comparações em sua fala.
“Antigamente, a PF fazia operações contra a corrupção. Hoje, a outrora gloriosa Polícia Federal faz buscas e apreensões e prisões por suspeitas na vacinação. Que vergonha para a instituição e para o Brasil”, afirmou ele. Além de Bolsonaro, outras 16 pessoas, incluindo o próprio ex-presidente, foram alvos da busca.
ta e pudéssemos consolidar a incorporação de todas as sugestões que foram feitas para ter uma posição que unifique o plenário da Câmara dos Deputados em um movimento de combater a desinformação e garantir a liberdade de expressão.”