3 minute read

Comércio espera alta de até 20% nas vendas

Sem restrições, foliões devem movimentar as lojas em busca de fantasias

As brincadeiras de carnaval estão sendo vistas como possibilidade de aumento nas vendas por comerciantes. Lojistas em Sorocaba esperam um crescimento de até 20% para o período, uma vez que se trata do primeiro carnaval sem as restrições da pandemia da Covid-19.

Advertisement

Na Região Metropolitana, cidades tradicionais, como Cerquilho e Salto, confirmaram festas de rua. Em Sorocaba, bloquinhos de rua e abertura de bares e restaurantes para o evento, a partir deste sábado (4), trazem uma expectativa de vendas positiva para o comércio.

Uma loja tradicional da cidade, com mais de 300 modelos de fantasias, espera um crescimento de até 20% para o período. “As pessoas estão muito comemorativas após o fim das restrições de saúde”, explica a gerente de compras, Juliana Batista.

Ela comenta que o comércio tem percebido esse comportamento desde outras datas. “Então, para o carnaval, não é diferente, ainda mais por ser uma festa pela qual o brasileiro, em geral, é apaixonado. Estimamos um aumento de 10% a 20% nas vendas em relação ao ano passado”, diz.

A dançarina Surah Zakia, moradora de Sorocaba, é uma das fãs do carnaval. Ela costuma frequentar bloquinhos de rua e festas na casa de familiares e amigos e já até participou de desfiles carnavalescos.

VOTORANTIM Maquete apresenta fachada de futuro Museu Histórico

A maquete eletrônica do novo Museu Histórico de Votorantim “Ettore Marangoni” apresenta a concepção final da estrutura do futuro espaço cultural da cidade. As imagens em formato 3D revelam com detalhes a fachada do prédio, situado na Avenida 31 de Março.

O vídeo do projeto foi apresentado pela Secretaria de Obras e Urbanismo e Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim. Nele é possível visualizar como será a parte externa do museu.

A fachada será um destaque do futuro espaço.

A máquina era usada para puxar os vagões da estrada Votorantim-Sorocaba. Esse bonde era conhecido como vagão dos operários. O trajeto era entre a fábrica Santa Helena e a estação Paula Souza, em Sorocaba.

Segundo Wesley Rebolo Duarte, chefe de formação cultural e desenvolvimento do turismo da Prefeitura de Votorantim, o objetivo é transformar o museu histórico em tecnológico. “O visitante vai poder interagir durante a visita. Será um museu interativo e imersivo”, comenta.

Durante a pandemia, Surah conta que precisou adaptar-se, mas não deixou de celebrar a data; comemorou em casa compartilhando as produções nas redes sociais.

“Amo comemorar o carnaval, primeiro, porque é no mês do meu aniversário e aniversário dos meus pais”, explica. Ela ressalta que passa o mês todo comemorando.

“Posso fazer makes mais elaboradas e me fantasiar, enfim, é o mês da alegria e também de celebrar a Cultura Brasileira”, afirma.

1ª EDIÇÃO Mutirão de Empregos atende a 2 mil pessoas

A 1ª edição do Mutirão de Empregos Sorocaba em 2023, ocorrida no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na terça-feira (31), ofereceu cerca de 3,5 mil oportunidades de emprego aos cidadãos. Ao todo, foram atendidas à cerca de 2 mil pessoas.

Esse mesmo número foi o de encaminhamentos para vagas de emprego, dado em que muitos participantes tiveram mais de uma oportunidade de trabalho oferecida. As vagas foram ofertadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador e por 41 agências e empresas.

“O Mutirão de Empregos Sorocaba tem papel fundamental em auxiliar o munícipe na procura por vagas de trabalho. Reunimos, em um só lugar, milhares de vagas de emprego em diversas áreas”, disse o secretário da Sedettur, Paulo Hen- rique Marcelo. Beatriz da Silva tem 18 anos e estava em busca do primeiro emprego. Ela foi encaminhada para entrevista como jovem aprendiz na empresa SX Negócios, do grupo Santander, na área de plataforma de vendas.

“Estou muito feliz com esta chance de entrevista, pois é a primeira oportunidade de emprego da minha vida. Quero muito ter o pri- meiro contato com o mercado de trabalho e acredito que será uma experiência superinteressante”, ressaltou.

Para Adriana Pereira, coordenadora de Recursos Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, que ofereceu diversas vagas de emprego no local do evento, a ideia do mutirão é fundamental na busca por um trabalho.

A estrutura homenageará a arquitetura inglesa do século XIX, presente no município por meio da fábrica de tecidos e das vilas operárias. Ao lado do museu, a Secretaria de Cultura e Meio Ambiente pretende instalar uma locomotiva elétrica do bonde da Votorantim Cimentos.

Ele explica que o museu manterá o aspecto histórico, o acervo do artista plástico suíço, mas com uma concepção nova. “Vamos atualizar o formato do nosso museu. Ele tem mais de 30 anos, na nossa região é um dos mais organizados, mas vai ser transportado para 2023”, adianta.

This article is from: