4 minute read

Ensinar por vocação

Ensinar por vocação. Essa foi uma das missões destacadas na vida da professora, jornalista e revisora, Filomena Magda Racca, falecida na tarde de quarta-feira (16), aos 82 anos, em Sorocaba. Com um modo fácil de explicar aos que lhe permitiam, a educadora era ímpar ao relacionar exemplos e construções da Língua Portuguesa. O Francês era outro idioma que saía com facilidade dos lábios de “Dona Magda”, como era chamada pelos mais próximos.

Tal desenvoltura no ensinar unia-se à amizade. Tanto que era comum observar a relação de Filomena com ex-alunos, formados em escolas de Sorocaba e da região e pelas quais a professora passou, que aproveitavam para ouvir seus conselhos e orientações mesmo depois de adultos.

Advertisement

A imprensa de Sorocaba perde também uma exímia jornalista e revisora. Rígida e crítica em suas observações, era na redação que Filomena colocava em prática a defesa pela verdade por meio de suas colunas, textos e artigos. Grande parte dos jornalistas de Sorocaba recebeu orientações de “Dona Magda”, que não media esforços para acompanhar tanto estagiários quanto editores.

Um dos trabalhos de destaque, que contou com a participação ativa da professora, é o livro “A História de Julieta Chaves – A ‘Santinha’ de Sorocaba”, resultado de anos de pesquisas, entrevistas e textos de Carlos Carvalho Cavalheiro e Flávia Aguilera. A apresen- empresas Viamaker e Sim Inova. tação foi feita pela jornalista Juliana Simonetti e a orelha do livro por Filomena.

As novas instalações, dentro do PTS, demandaram investimentos de cerca de meio milhão de reais e, com isso, foram gerados 60 postos de trabalho diretos, fora os indiretos, sendo que os funcionários deverão atuar de maneira híbrida, somando trabalho presencial e remoto. O evento de inauguração reuniu parceiros, clientes e colaboradores da companhia.

Autêntica defensora dos valores cristãos e da família, tinha participação ativa na vida comunitária e paroquial da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, onde deixou, também, grandes amizades. Sempre reservada e comedida em suas exposições, Filomena atuou durante anos, “nos bastidores”, nos serviços da comunidade Santa Cruz, igreja situada na rua que leva o mesmo nome, no Centro.

Concluída sua missão, Filomena partiu e deixou, em meio à saudade, um grande número de admiradores e amigos, ressaltando, assim, sua importante colaboração profissional, cultural e, acima de tudo, amiga. A equipe do Jornal Metropolitano sente sua partida e, ao mesmo tempo, agradece pelo ensinamento e amizade plantados em sua passagem pelo jornal.

Filomena deixa os irmãos Levy Racca e Catherina Elza Racca, além de sobrinhos. O sepultamento deu-se na tarde desta quinta-feira (17), no Cemitério Saudade, em Sorocaba.

Na sala, localizada no andar superior do PTS, a empresa irá dispor de soluções inovadoras para o segmento educacional e ainda gerar oportunidades de negócios. Trata-se de um ambiente que abrigará todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento dos programas tecnológicos desenvolvidos pelas empresas.

Segundo o CEO do Atlan Group, Daniel Lorenti, a inauguração do espaço faz parte dos desafios e das demandas de ambas as empresas do grupo. Segundo ele, as novas instalações no PTS reforçam o propósito do grupo, que é melhorar a educação com a utilização da tecnologia. “A inauguração do hub de inovações é de extrema importância no desenvolvimento de novas soluções que busquem transformar a educação pública e privada, por meio da tecnologia e de metodologias que tornam o processo de aprendizagem mais atraente e significativo”, comentou.

Segundo ele, o grupo possui quatro unidades, com mais de 300 colaboradores, no total, e investimentos que chegaram à ordem de R$ 25 milhões.

A Viamaker é considerada referência no mercado educacional tecnológico e está presente em todo o Brasil. A empresa transforma a educação básica por meio de um programa de educação tecnológica para os ensinos Infan- til, Fundamental e Médio. Já a Sim Inova atua com soluções tecnológicas para a educação pública, entre os quais um programa de robótica educacional que proporciona aprendizagem significativa, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e das propostas pedagógicas no Brasil.

De acordo com Ivan Ipólyto, CEO da Sim Inova, a inauguração no PTS reforça, ainda, a expansão da marca e dos programas oferecidos pela companhia. “Atualmente, temos os programas nas cinco regiões do País e, com esta expansão das atividades da área de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), iremos não apenas aumentar nosso portfólio de produtos, mas também poder oferecer variações dos produtos existentes, de maneira que nossas soluções sejam cada vez mais personalizadas”, destacou.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, por sua vez, frisou a importância da parceria entre o Atlan Group e o Parque Tecnológico de Sorocaba. “Estamos muito felizes com a chegada de vocês. Isso reforça o nosso papel de promover o ensino nessa área, atuando fortemente na capacitação para jovens, proporcionando a eles conhecimento nas áreas de Robótica, Lógica e Eletrônica e incentivando o trabalho em equipe, para que possam aprender a atuar como lideranças, com aprendizagem contínua aliada às tecnologias”, finalizou.

Necrologia

Ofebas

MITIKO TUTIYA NODA

78 anos. Casada com Kiyoharu Noda. O sepultamento ocorre hoje, dia 18, e o féretro sai às 14h30 do Velório Ofebas para o Cemitério Consolação.

FRANCISCA DA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO PROENÇA 64 anos. O sepultamento ocorre hoje no Cemitério Santo Antônio.

JOSÉ FRANCISCO TORRES

55 anos. Deixou os filhos, Thiago e Karen. Foi sepultado dia 17 no Cemitério São João Batista, em Votorantim.

Ossel

ELVIRA LIDUÍNO PINHEIRO

82 anos. Deixou os filhos, Jair, Darcy, Gentil, Valdir e Valdenice. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 9 horas do Velório Municipal de Piedade para o Cemitério Jardim Eterno.

ALICE DO CARMO

ROSA SANTOS

90 anos. Deixou a filha Celene. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 10 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Pax.

CARLOS

HENRIQUE RAFALDINI

43 anos. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 9 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Consolação.

JOSÉ WALTER

87 anos. Deixou os filhos, Renê, Rildo e José Nivaldo. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 8h30 do Velório Votorantim para o Cemitério São João Batista.

WALDEMAR RIBEIRO DA CUNHA 75 anos. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 8h30 do Velório Vila Assis para o Cemitério Santo Antônio.

JOSÉ REINALDO DO NASCIMENTO 43 anos. Deixou os filhos, Mikaely e Igor. Foi sepultado dia 17 no Cemitério Santo Antônio.

FILOMENA

MAGDA RACCA

82 anos. Foi sepultada dia 17 no Cemitério Saudade.

ALBERTINA NOGUEIRA FÁVERO

41 anos. Deixou a filha Elisa. Foi sepultada dia 17 no Cemitério Consolação.

This article is from: