20160627_pt_lisbon

Page 1

© DIEGO MATHEUS/TUMULTO

“DEBAIXO DA LÍNGUA”

Salão de Jogos Valentino Rossi com jogo próprio Biblioteca 3.000 livros grátis para ler online pág. 09

Xandão, músico d’O Rappa é o convidado da semana pág. 08 PORTUGAL segunda-feira 27 junho 2016 ano 11, nº 2564 Lisboa 20° | 34°

77.024

Porto 17° | 29°

pessoas like

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira Jornal diário gratuito

Novo mercado de droga está na Internet Nacional. Negócio permite a consumidores evitar o contacto com os traficantes e dificulta a investigação policial pág. 05 Focus

Mundo

Muito mais que ténis Wimbledon faz questão de honra na tradição, regras e protocolo. Torneio é diferente de todos os outros pág. 02

Economia

Mais franchising no País Redes são responsáveis por 67.760 empregos em Portugal e contribuem para 2,73% do PIB português pág. 07

Sport

Mais três equipas em frente Mês muçulmano sagrado do Ramadão continua a celebrar-se em todo o mundo pág. 06 © EPA

Alemanha, França e Bélgica estão nos “quartos” do Euro 2016 pág. 14

REUTERS

Espanha. PP volta a vencer, mas sem votos suficientes para formar governo Resultados do escrutínio de ontem implicam novas negociações entre as diversas forças políticas para tentar encontrar uma solução pág. 16 PUB


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

FOCUS | 02

Wimbledon, graciosamente parado no tempo 1

Branco mais branco não há

Em Wimbledon, vigora a regra da cor branca – o ténis é um desporto fisicamente exigente, faz transpirar, e a cor branca é a que mais disfarça o suor, uma preocupação num desporto que nasceu sofisticado. A margem de manobra é praticamente nula: em 2013, o heptacampeão Roger Federer não se livrou de uma repreensão por utilizar calçado com sola cor de laranja.

REUTERS

3

Postes de madeira

Já não se joga ténis no Grand Slam londrino com raquetas de madeira, mas há algo nos courts que mantém o estilo rústico dos primeiros tempos: os postes que seguram a rede nos 19 courts utilizados para o torneio ainda são feitos de madeira, articulados com alavancas de latão. Simples, formais, são um bom exemplo da estima que Wimbledon tem pelo valor clássico das coisas.

No All England Club, ténis é cultura; e a tradição uma questão de honra. Ali, no clube de ténis do bairro de Wimbledon, em Londres, procura-se de forma incessante a grandeza, mas não uma grandeza qualquer: uma grandeza de outros tempos, dos velhos tempos da era Vitoriana. Foi nesse período (1837-1901) que se disputou o primeiro torneio de Wimbledon (1877), o berço do ténis, e desde então tudo é pensado e executado de modo a transportar-nos de volta a essa era. Com o terceiro Grand Slam da temporada – único de relva – em andamento a partir de hoje, e até 10 de julho, pomos a lupa sobre cinco detalhes de um evento desportivo sem igual, em que grandeza e singularidade caminham de mãos dadas. RUI ALEXANDRE COELHO

4

Morangos para sempre

Se Wimbledon tem um sabor, é o da combinação de morangos com chantili. Este é o pitéu oficial do evento londrino desde os primórdios: hoje, em média, são servidas no torneio 140.000 porções de morangos ingleses (10 morangos cada), e sobre estes são derramados 10.000 litros de chantili. Para os ingleses, morangos e ténis simbolizam a chegada do verão.

THOMAS LOVELOCK/AELTC

Quadro feminino

Quadro masculino

2

Rufus, o espanta-pombos

A equipa de segurança do torneio da relva sagrada inclui um falcão. Rufus trabalha das 05h às 09h, e a sua função é desencorajar pombos a visitar o All England Club. A ave de rapina tem direito a credencial, como qualquer outro funcionário, e fez notícia em 2012, quando foi raptada. Dias depois, Rufus foi encontrado e pôde voltar ao seu trabalho: patrulhar os céus de Wimbledon.

JON BUCKLE/AELTC

5

Domingo de descanso

Ao contrário dos outros três Grand Slam de ténis, torneios que duram 15 dias, Wimbledon faz uma pausa ao primeiro domingo. E não, não é o decoro inglês a respeitar a moda antiga, o tempo em que ao domingo estava tudo fechado: não se joga no All England Club a meio do torneio simplesmente para tratar dos courts relvados antes da segunda semana de competição.

MICOLO J

Palmarés feminino

JON BUCKLE/AELTC

Palmarés masculino

Campeã Serena Williams está em rota de colisão nos “quartos” com Roberta Vinci (afastou-a no US Open 2015). Jogos das principais favoritas:

Primeiro português em Wimbledon como cabeça de série, João Sousa (31º) estreia-se com russo Dmitry Tursunov. Jogos dos principais favoritos:

Na era profissional (desde 1968), ninguém tem tantos troféus como Martina Navratilova: nove. Serena Williams procura este ano o sétimo.

Desde 2013 que Federer tenta, em vão, deixar para trás Pete Sampras e isolar-se como maior campeão de Wimbledon na era profissional.

(1ª) S. Williams-A. Sadikovic (150ª) (2ª) G. Muguruza-C. Giorgi (68ª) (3ª) A. Radwanska-K. Kozlova (97ª)

(1º) N. Djokovic-J. Ward (177º) (2º) A. Murray-L. Broady (234º) (3º) R. Federer-G. Pella (51º).

1. Martina Navratilova: 9 2. Steffi Graf: 7 3. Serena Williams: 6

1. Pete Sampras: 7 2. Roger Federer: 7 3. Björn Borg: 5


PUB


1

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

04

Eco Radar

Apadrinhar animais selvagens

JORNAL

CÉLIA VILAS BOAS CELIAVILASBOAS@QUERCUS.PT

Em 2014, mais de dois terços das viagens de avião e mais de metade das viagens de comboio de turistas europeus foram reservadas online – o alojamento segue a mesma tendência. © DR

Viajar e pagar eletronicamente Turismo. Pesquisa a que metro teve acesso conclui que os pagamentos eletrónicos no exterior são mais baratos do que a utilização do câmbio e levantamento de dinheiro em ATM.

Marcelo Rebelo de Sousa

“Portugal está na União Europeia (UE), sente-se bem na UE e quer continuar na UE. A Constituição diz que a decisão sobre o referendo é do Presidente da República e, portanto, é uma questão que não se põe neste momento” O Presidente da República falava após o referendo que decidiu a saída do Reino Unido da UE.

De acordo com as conclusões da pesquisa realizada pela TNS Infratest para a MasterCard, “os pagamentos eletrónicos constituem a forma de pagamento mais segura, mais rápida e conveniente para os viajantes”. Para a pesquisa, foram analisadas 25 rotas de viagem e nove formas diferentes de pagar ou obter dinheiro no estrangeiro: “Para todas, a utilização de um cartão eletrónico no ponto de venda teve menos custos para os viajantes do que o câmbio monetário e o levantamento de dinheiro em terminais eletrónicos (ATM). No que toca à segurança, “os pagamentos eletrónicos também ofe-

Vinho

Estudo

Metodologia usada calculou quanto um viajante paga para obter moeda estrangeira comparando os diferentes modos de obtenção de dinheiro. recem enormes vantagens em relação ao numerário. Um bom exemplo é o EMV ou Tecnologia Chip que protege os cartões com esta caraterística contra a tentativa de fraude, tornando cada transação única e praticamente impossível de replicar”, diz a pesquisa.

Fiscalização MARILINE ALVES

Origem do Alvarinho nos mercados internacionais Os municípios de Monção e Melgaço vão iniciar em 2017 a promoção, nos mercados internacionais, da “origem do Alvarinho”, um selo de garantia exclusivo daquela sub-região. À agência Lusa, o presidente da Associação de Produtores de Alvarinho, Miguel Queimado, adiantou que o logótipo e o slogan da nova marca “Monção e Melgaço, a origem do Alvarinho” já foram apresentados ao mercado nacional.

Desde a sua fundação que a Quercus recebe animais selvagens feridos e debilitados a necessitarem de apoio veterinário e outros cuidados com vista à sua recuperação. Atualmente, gere três centros de recuperação que integram a rede nacional sob tutela do Instituto da Conservação da Natureza: o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto e o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André. Os centros são mantidos em funcionamento com a ajuda sobretudo de voluntários que contribuem com o seu trabalho e boa vontade. O trabalho nestes centros exige das pessoas que o realizam um nível de compromisso muito elevado, e a manutenção dos animais no centro durante a sua recuperação é um processo que tem custos elevados. É com a ajuda dos padrinhos e com o seu contributo que se consegue trabalhar de uma forma mais eficiente, com mais e melhores meios. O apadrinhamento de um animal é uma forma original de conhecer e colaborar na preservação de diferentes espécies de fauna selvagem. O padrinho torna-se desta forma um membro ativo na dinamização da recuperação de animais selvagens em Portugal. Mais em http://quercus.pt/apadrinhamento.

PSP de Lisboa faz 24 detidos no fim de semana A PSP de Lisboa deteve este fim de semana 24 pessoas, a maioria por condução sob o efeito de álcool, mas também por crimes de roubo e posse de droga.

Ciência. Estudo celular dá prémio a cientista do i3s Um cientista do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) recebeu o Prémio Montepio, de €10.000, da Academia das Ciências de Lisboa pelo estudo desenvolvido sobre as proteínas que atuam na divisão celular. O objetivo era “perceber de que maneira determinadas proteínas regulam a divisão celular”, disse o investigador distinguido com o Prémio Montepio, Jorge Ferreira.


NACIONAL | 05

Drogas à venda na Internet ONU. O alerta que surge agora pelas Nações Unidas já tinha sido feito pelas autoridades policiais portuguesas em 2015. A compra de drogas através da Internet, em especial da “darknet”, está a aumentar, negócio que permite aos consumidores evitar o contacto direto com os traficantes e dificultar a investigação pelas autoridades, diz um relatório da ONU. Já em 2015, o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2015 apontava o tema no capítulo dedicado ao crime de tráfico de estupefacientes. A ONU diz que a tendência da compra de droga através da Net pode crescer mais e atrair novos compradores, uma vez que o acesso é facilitado num ambiente que, apesar de ilegal, permite aos consumidores evitar o contacto direto com os criminosos.

Saúde

Faltam 164 médicos a Sul O Algarve tem falta de 164 médicos nos hospitais e centros de saúde, situação que a Administração Regional de Saúde quer resolver “no máximo” em seis anos, disse à agência Lusa o presidente desta entidade, João Moura Reis. Atualmente, os hospitais de Portimão e Faro têm falta de quase 100 médicos, enquanto nos cuidados de saúde primários podem ser acolhidos 64.

Ensino

Dois semestres em vez de três períodos?

Todas as semanas as autoridades europeias detetam duas novas substâncias psicoativas, alerta o relatório. © DR

Os diretores escolares defendem que o ano letivo no ensino básico e secundário devia ser dividido em apenas dois semestres, tal como acontece no ensino superior, em vez dos atuais três períodos. Quem o defendeu foi Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

BE. Catarina Martins quer aumento das pensões A coordenadora do BE anunciou ontem que, no quadro das negociações do Orçamento para 2017, proporá ao Governo um aumento real das pensões e o descongelamento do indexante de apoios sociais (IAS). As duas reivindicações em relação ao Executivo socialista, tendo no horizonte as negociações para a viabilização do Orçamento do Estado para 2017, foram transmitidas por Catarina Martins no encerramento da 10.ª Convenção do BE.

Número

444 A moção política encabeçada por Catarina Martins e afeta à direção do BE foi a mais votada na 10ª Convenção bloquista, que ontem terminou, recolhendo 444 votos de um total de 535. PUB


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

MUNDO | 06

Indonésia

Oração ao primeiro verso O mês santo muçulmano do Ramadão entrou ontem no 21º dia e um pouco por todo o mundo continuam as orações e o jejum do nascer ao pôr do sol. A crença aponta para a revelação do primeiro verso do Corão nas últimas dez noites do mês.

Vaticano

Papa não “faz cruzadas” O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reagiu ontem às acusações de um governante turco afirmando que o Papa Francisco “não faz cruzadas” nem falou contra a Turquia “num espírito de cruzada” quando pronunciou a palavra genocídio durante a visita à Arménia.

Dois mortos, 2.000 desalojados e 150 casas destruídas Pelo menos dois mortos e duas mil pessoas retiradas de casa é o balanço de um incêndio que consumiu 12 mil hectares este fim de semana no centro da Califórnia, EUA. Centenas de bombeiros estão a combater as chamas que destruíram já 150 casas. O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou o estado de emergência no condado de Kern. As duas vítimas são um casal de idosos que morreram quando tentavam fugir de casa. © REUTERS REUTERS

Síria. Daesh reivindica mortes O Daesh publicou um vídeo em que mostra a execução de cinco jornalistas sírios sequestrados pelos jiadistas há oito meses na Síria. As vítimas visíveis no vídeo do grupo terrorista eram todas residentes em Deir Ezzor, uma cidade controlada a 60% pelo Daesh. Entre as vítimas estava um jornalista que colaborava com o Observatório Sírio dos Direitos do Homem.

Iraque. Cidade de Fallujah libertada da ocupação terrorista As forças iraquianas libertaram totalmente Fallujah, uma cidade do Iraque nas mãos do Daesh desde janeiro de 2014. “O comandante das operações em Fallujah, o general Abdelwahab al-Saadi, anuncia que a cidade foi libertada depois das forças de elite antiterrorismo assumirem o controlo do bairro Al-Jolan”, indicou um porta-voz das forças iraquianas.

Novo referendo é “provável” Brexit. A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirmou ontem que julga ser “altamente provável” que se realize um novo referendo sobre a independência. A primeira-ministra escocesa garantiu à BBC que tudo fará “para proteger os interesses dos escoceses”. Ao contrário dos ingleses, os escoceses votaram, maioritariamente, pela permanência na União Europeia (UE) e, segundo sondagens ontem publicadas, estes irão votar pela independência da Escócia casa haja um novo referendo. A sondagem da Panelbase para o Sunday Times conclui que 52% dos inquiridos defendem a independência da Escócia do Reino Unido, enquanto 48% estão contra. De notar que a Escócia rejeitou a independência num referendo realizado em 2014, mas a primeira-ministra Nico-

la Sturgeon admitiu já que uma segunda ida às urnas é “altamente provável”, para evitar que os escoceses sejam forçados a sair da UE. Entretanto, em reação ao referendo, o presidente francês François Hollande disse ontem que a França e a Alemanha devem “tomar a iniciativa depois de os eleitores britânicos terem decidido que o seu país deveria abandonar a UE”. “Um país amigo, um país aliado, com quem temos tantos laços, decidiu deixar a nossa união, a União Europeia, que acreditávamos ser indestrutível e indissolúvel”, afirmou Hollande numa cerimónia evocativa da II Guerra Mundial.

Segundo referendo As autoridades parlamentares britânicas removeram, pelo menos, 77.000 assinaturas consideradas “falsas” da petição que pede um segundo referendo à permanência do Reino Unido na UE, na sequência de uma investigação lançada pela Comissão das Petições. Depois da vitória do “Brexit”, o site da Câmara dos Comuns colapsou devido ao elevado número de pessoas a aderirem à proposta. A petição pede a introdução de uma norma que obrigue a convocar um segundo referendo caso a votação esteja abaixo de 60%, com uma participação de 75%, e contava com mais de três milhões de subscritores ontem à tarde.


PUB

ECONOMIA | 07

Centro de Congressos do Estoril recebe a 30 de junho e 1 de julho feira ExpoFranchise, importante evento no País, organizado pela International Faculty for Executives e pelo InfoFranchising. © CM

Franchising em crescimento Investimento. Redes de franchising respondem com 1,49% do emprego nacional em 2015, o que se traduz numa evolução positiva de mais 4.000 postos de trabalho face ao ano prévio. Os primeiros resultados do “Censo de Franchising 2015” indicam que a variação da curva é ténue, mas ascendente: enquanto fonte geradora de emprego, as redes de franchising foram responsáveis por 1,49% do emprego, o que corresponde a 67.760 postos de trabalho. Antecipados pelo Infofranchising, estes números traduzem uma evolução positiva face a 2014, ano em que o franchise contribuiu com 1,4% do total de postos de trabalho em Portugal, o que equivale a 63.670 postos de trabalho; ou seja, de 2014 para 2015 registou-se um crescimento de mais de 4.000 postos de trabalho no setor.

Empreendedorismo

Setor predominante

58,8% Fazendo uma análise setorial, os serviços mantêm-se como o setor predominante no panorama das redes de franchising em Portugal, correspondendo a 58,8% das marcas.

Contribuindo com 2,73% do PIB nacional (2,7% em 2014), o franchising em Portugal teve 552 marcas a operar em 2015, 28 das quais foram novos conceitos, contribuindo ativamente na dinâmica do modelo R.A.C. de negócio, foi anunciado.

Empresas DR

Vencedores da Acredita Portugal com apoios Slash Creative Hair Studio, Indigo Social Network, NewMedTech, Malcriado, NeuroPsyCAD, Tic Tac Ticket e Black Box for Road Vehicles foram os sete vencedores, entre 13.000 ideias, da 6ª ediçãpo do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal. Estes projetos terão agora parcerias com diversas entidades, que lhes permitirão obter apoio e ferramentas para a fase de chegar ao mercado.

Bimbo com luz verde para a compra da Panrico O grupo Bimbo anunciou que recebeu luz verde dos reguladores espanhol e português para comprar a Panrico e vender determinados ativos da Panrico à Adam Foods.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

08 © DIEGO MATHEUS/TUMULTO

Alexandre “Xandão” Menezes é guitarrista e agitador d’O Rappa, projeto brasileiro em que o rap, o reggae e o rock se cruzam para sustentar hinos que se inspiram na realidade das ruas da “Cidade Maravilhosa” há mais de duas décadas. Para o arranque da conversa, o mote é dado por José Mário Branco, que em tempos garantiu que a cantiga pode ser uma arma. Nestes dias de combate político e social no Brasil, o papel da música é importante? “Tenho a certeza que sim, que a canção pode ser uma arma poderosa, e vejo muito disso no Brasil”, começa por anuir Xandão. “É um país com uma cultura riquíssima e a música é praticamente igual ao suor da pele: é inerente a toda a gente. Por outro lado, isso também me preocupa porque não gostaria que a saída para os jovens se limitasse à música. Gostaria que também fosse a educação, que se transformassem em bons advogados e doutores. Vejo que a grande maioria dos projetos, especialmente sociais, são muito ligados à música. Deveríamos ter um pouco mais de preocupação em fornecer aos jovens uma outra escolha. No Brasil é muito fácil: ou jogam futebol ou fazem música. Isso nasce com cada cidadão aqui.” Claro que quem nasce Chico Buarque pode fazer as duas coisas... “(Risos) Ou faz as duas coisas, certo”, concorda Xandão. “A grande maioria até diria isso, mas não quero ser muito pretensioso.”

XANDÃO O músico brasileiro d’O Rappa é o convidado desta semana no “Debaixo da Língua”, onde fala do poder da música e da palavra: “Inerente a toda a gente”.

“NO BRASIL, A MÚSICA É QUASE IGUAL AO SUOR DA PELE” E como é que o Rappa lida com o presente? “A minha banda, Rappa, produziu letras durante 20 anos que falam justamente desse momento que estamos a assistir agora”, começa por explicar. “É um país que não tem educação e saúde, com um povo desprivilegiado e corrupção política. Isto tudo depois PUB

de 14 anos de governo de um partido que se dizia a favor do povo e não corrupto. Até eu acreditei, por um momento – apesar de não ter votado neles –, que o Partido Trabalhista seria capaz de fazer alguma coisa nesse sentido, até porque era o único partido que ainda não tinha tido esse privilégio e que esta-

va do lado dos trabalhadores. De qualquer forma, acredito, sim, que a música e a arte são uma saída. Mas acho, de certo modo, muito perigoso essa história do envolvimento dos artistas [na política]. Os veículos de comunicação no Brasil têm um impacto muito grande na sociedade brasileira, quando um

artista de novela vai à televisão dar a sua posição, ele acaba por ter uma força muito grande sobre a sociedade. Isso é meio desleal, seja para que lado for. Acredito que os artistas têm de fazer a sua campanha como cidadãos e não como artistas, porque isso é muito tendenRUI MIGUEL ABREU cioso.”


09

Valentino Rossi promovido a jogo É verdade que toda a gente gosta de conduzir, especialmente a alta velocidade, mas como a lei não o permite, acabamos por procurar essa adrenalina nos videojogos. Tipicamente, são os jogos de condução de super carros, ou de carros de rally, mas o mundo das motos tem vindo a ganhar uma expressão notória. Veja-se o facto de termos “Ride”, “MotoGP”, “SBK” e agora o “Valentino Rossi The Game”. Curiosamente, todos eles são trabalhos da Milestone, que tem dado o selo de qualidade a todos estes jogos e este não é exceção. Aqui, a abordagem é um pouco diferente: teremos como nosso mestre o vencedor de MotoGP deste ano e faremos parte de uma academia de jovens talentosos que querem fazer carreira no mundo das duas rodas. Começamos por escolher o

Literatura. Biblioteca online com livros grátis

Música

3

Uma biblioteca online disponibiliza gratuitamente mais de 3.000 livros em português europeu. O projeto www.bibliotronicaportuguesa.pt nasceu em 2007, no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pela professora Ângela Correia e alunos, mas autonomizou-se no ano passado. “Há livros que os motores de busca não apanham e o objetivo é que estejam todos aqui listados”, explicou a professora. São livros de todo o género, sem qualquer critério de qualidade associado. Também há espaço para publicar novos autores que só têm de aceitar condições como a inexistência de troca de dinheiro e a cedência de direitos para que o livro fique disponível a toda a gente. O site teve mais de 43.000 visualizações desde que se autonomizou, em abril de 2015, e no dia em que foi mais visitado alcançou as 8.593 visitas.

“Heartbreaker” RYAN ADAMS (Universal) Reedição do álbum de estreia do músico norte-americano numa edição de luxo e indispensável.

2 CULTO

“The Real High” SATURNIA [Elektrohasch] Sexto álbum de Luís Simões, um disco psicadélico a levar o ouvinte ao lado etéreo da existência. “iNNOCENCE + eXPERIENCE” U2 [Universal] O registo em filme dos emocionantes concertos que assinalaram o regresso dos U2 a Paris.

PUB

Leilão

‘Memorabilia’ de Bowie e Prince rendem €135.000

nosso equipamento com uma grande variedade de escolha das principais marcas, e rapidamente entramos para o Moto Ranch do Valentino, onde vamos sendo constantemente confrontados com vários desafios, sejam eles de motocrosse, de drift com um Mustang ou em ambiente super especial com um Ford Fiesta Rally. “Valentino Rossi The Game” dá-nos a oportunidade de participar em várias competições: Moto3, Moto2 e MotoGP, assinando novos contratos e tentando perseguir novos objetivos até ser o melhor dos melhores. Com uma jogabilidade exigente, mas com uma curva de aprendizagem fácil, é o jogo ideal para uma sessão mais descontraída nunca se tornando entediante.

DISCOS DE ALGIBEIRA

A guitarra de Prince “Yellow Cloud” e uma mecha de cabelo de David Bowie foram vendidas por mais de €135.000 num leilão no sábado em Berverly Hills. A guitarra de cor amarela foi vendida por €123.000. Os cabelos louros de Bowie renderam €17.000 dólares.

Óbito

Morreu Bill Cunningham O veterano e lendário fotógrafo de moda de Nova Iorque, Bill Cunningham, morreu aos 87 anos. Nos últimos 40 anos publicou trabalhos no The New York Times, onde tinha uma rubrica com imagens captadas nas ruas da cidade, que percorria de bicicleta com uma pequena máquina fotográfica.

PEDRO MOREIRA DIAS

Parceria METRO com salaodejogos.net REUTERS


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

LAZER | 10

boa notícia do dia

instagram do dia

Sexta Lisbon Summer School começa hoje O realizador britânico Peter Greenaway e o artista visual português Daniel Blaufuks estão entre os convidados de uma escola de verão sobre cultura visual da Universidade Católica (UCP), que começa hoje em vários espaços de Lisboa. Esta será a 6ª edição da Lisbon Summer School, para estudantes de doutoramento de ciências sociais, portugueses e estrangeiros, e incluirá reflexões, estudos, exibições de filmes e masterclasses ao longo de uma semana. “É um momento de ter contacto com bibliografia ao vivo, com alguns dos nomes mais relevantes da produção do conhecimento científico sobre cultura visual”, explicou Isabel Capeloa Gil, vice-reitora da UCP, à Lusa.

vídeo do dia

Os festivaleiros de Glastonbury continuam cobertos de lama, mas com boa disposição visível. Este festival de música em Inglaterra é conhecido pela meteorologia e pelos participantes andarem de galochas e voltarem às tendas depois dos concertos na esperança que estas estejam secas. © REUTERS

Correio do leitor

Orgulhosamente sós, ou o princípio do fim? O Reino Unido votou e escolheu meter-se na sua concha deixando a UE, da qual nunca pertenceu de corpo inteiro. É que a velha Albion nunca gostou de repartir os seus pertences; pelo contrário, viveu séculos coloniais à custa de outros povos e civilizações. Agora, vamos ver se a UE se reforça, unindo-se em torno deste revés, ou se se desagrega em várias ilhas cercadas de muitas fronteiras. Resumindo: parece que o sonho de Jean Monnet começou a desintegrar-se. JOSÉ AMARAL, V. N. GAIA

José Saramago Nesta “Noite” há seis anos sentiste “As Intermitências da Morte”, e, então, não terás tido “Provavelmente Alegria” nesta “Terra do Pecado” onde, “Levantado do Chão”, levaste na “Bagagem do Viajante”, quiçá no “Ano da Morte de Ricardo Reis”, a lembrança da “Segunda Vida de Francisco de Assis”, qual “Caverna”

JOSÉ P. COSTA, LISBOA

A atriz Mariana Monteiro aproveitou estes dias para uns momentos de sol e paz. E partilhou estas imagens no Instagram. “Blessed” [Abençoada] diz nas descrições.

na rede

Veja o novo videoclipe das portuguesas Anarchicks, “Witch One”, o segundo single a ser retirado do mais recente álbum da banda, “We Claim The Right To Rebel And Resist”. Venha escrever connosco. Entre em facebook.com/metroportugal

EPA

mashable.com “Sweepee Rambo, um chihuahua de crista chinês, foi eleito o cão mais feio do mundo. O prémio foi obtido no sábado à noite, na Califórnia, EUA, no Concurso do Cão Mais Feio do Mundo 2016.”

Horizontais: 1. Almofada para assento ou encosto. Conjunto das pessoas mais cultas. 2. Serve para chamar ou saudar. Designa dor, admiração, repugnância. Naquele lugar. 3. Parte inferior ou terminal dos membros inferiores. Farfalheira. 4. Pequena vasilha feita de aduelas. 5. Objetar. Apertar com nó ou laçada. 6. Que sabe muito, douto. Folhoso. 7. Vaga. Título dado aos chefes de certas tribos muçulmanas. 8. Esquadra naval. 9. Pancada com a correia. Grito de dor ou de alegria. 10. Monarca. Recitei. Sufixo diminutivo. 11. Dar urros. Nivelar.

Palavras cruzadas esquecida na “História do Cerco de Lisboa”, por onde conseguiste perscrutar um “Ensaio Sobre a Lucidez”, daí vês o controverso “Evangelho Segundo Jesus Cristo”, nisto surge “A Maior Flor do Mundo”, enquanto o “Homem Duplicado” se perde na “Jangada de Pedra”, e são “As Pequenas Memórias” trazidas através da luz da “Clarabóia” que te conduzem ao “Memorial do Convento”, momento de sublime exaltação, sensação de prazer que te terá levado a questionar “Que Farei com Este Livro”, mas livremente seguiste o teu destino através da “Viagem do Elefante”, dentro duma aliciante e sugestiva “Viagem a Portugal”. Mal dei e “Cai(m)” em mim, pensaste, esperando novas “Deste Mundo e do Outro”. Hoje, de todos os teus admiradores, uma justa e merecida homenagem que naturalmente mereces e, avento, aguardas, mau grado não teres tido tempo para acabar “Alabardas”. PoiZé, José tanto que tardas nas nossas memórias.

Sol no fim de semana

Verticais: 1. Abundante. Que não está cozido. 2. Designa afirmação (interj.). Parte mais larga da enxada. Cortar e triturar com os dentes. 3. Título do soberano da Pérsia. Aquele que diverte os outros com os seus ditos e modos. Gracejar. 4. Reduzir a farinha. 5. Que é da raça dos mus. Pessoa excessivamente gorda (fig.). 6. Apre. Condutor de palanquim, na Índia (Norte). 7. Fim, intuito. Agregar. 8. Rua ladeada de árvores. 9. Óxido de cálcio. Ramada. Ósmio (s.q.). 10. Órgão do sentido da visão. Sétima nota da escala musical. Atrela. 11. O bagaço de que se faz a água-pé. Disputar com obstinação.

Sudoku

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Coxim, Escol. 2. Olá, Ui, Ali. 3. Pé, Farfalha. 4. Barril. 5. Opor, Atar. 6. Sábio, Omaso. 7. Onda, Emir. 8. Armada. 9. Correada, Ai. 10. Rei, Li, Ota. 11. Urrar, Rasar. Verticais: 1. Copioso, Cru. 2. Olé, Pá, Roer. 3. Xá, Bobo, Rir. 4. Farinar. 5. Muar, Odre. 6. Irra, Amal. 7. Fito, Adir. 8. Alameda. 9. Cal, Rama, Os. 10. Olho, Si, Ata. 11. Lia, Porfiar.

A tradição de “festivalar” na lama

@maryyy_monteiro

Solução sudoku


PUB


PEQUENOS ANĂšNCIOS

EMPRÉSTIMOS ‡ &UpGLWR 3HVVRDO ‡ 3DJDPHQWR GtYLGDV

Professor FOFANA MĂŠdium Espiritual

Especialista em todos os trabalhos ocultos. Consulte o Prof. Fofana e exponha os seus problemas de amor, família, trabalho, negócios, saúde, ålcool, droga. Se sofre de depressão, doenças espirituais, bruxarias, tem inveja, mau olhado, må sorte e não sabe como os resolver? O Prof. Fofana tem o dom de o ajudar! Todos os problemas têm solução. Marque jå a sua consulta e peça o seu amuleto: sorte, sucesso, protecção, etc.

Telf: 910 450 789 - 218 030 406

CONSOLIDAD

Reduza prestaçþO

atĂŠ 60%

es

MULTICREDITO

‡ +LSRWHFDV H 2XWURV FDV H H 2XW

7HO Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno) Ex: 20.000₏ a 96 meses =299₏ /mês – total : 29.315,8₏. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

PRESS | 13

Regressar à boa forma com A Vaca que Ri Bem-estar. Maratona virtual A Vaca que Ri Light oferece plano nutricional da especialista Ágata Roquette. A boa forma vai-se perdendo com o tempo... e todos queremos regressar ao peso que já tivemos, ao número de calças que já vestimos e/ou voltar a fazer aquilo que já fomos capazes de fazer – correr, saltar, entre outras atividades que requerem energia –, por isso, a marca A Vaca que Ri, em parceria com a nutricionista Ágata Roquette e com o Lagoas Health Club, resolveu contribuir com algumas dicas de nutrição e fitness, com o intuito de motivar os portugueses a adotar um estilo de vida mais saudável. Através do lançamento de uma maratona virtual interativa, alusiva ao mote “Sabe bem regressar à boa forma” com A Vaca que Ri Light, diariamente, durante 42 dias, serão disponibi-

lizados posts com dicas nutricionais de Ágata Roquette e conselhos de personal trainers do Lagoas HealthClub. Os fãs da marca que se inscreverem na aplicação são desafiados a percorrer quatro etapas, para conseguir alcançar metros e chegar à meta, através das dicas que vão recebendo diariamente. Os 10 fãs que ficarem nas primeiras posições da maratona serão recompensados por etapas, com uma das seguintes ofertas: 1.ª etapa – 10 cabazes de queijos A Vaca que Ri Light; 2.ª etapa – 10 kits de corrida, 3.ª etapa – 10 passes de 6 meses no Lagoas Health Club; e 4.ª etapa (meta) – 10 planos nutricionais personalizados pela nutricionista Ágata Roquette.

Maxipet lança a iniciativa happyOne com a Animalife Durante a Feira Nacional da Agricultura, que decorreu em Santarém, a Maxipet lançou uma campanha de angariação de ração para a Animalife. Durante o evento, cada gosto feito na página da maxipet.petcare revertia numa refeição para esta associação. No final da iniciativa, foram angariadas 30.000 refeições, o equivalente a três toneladas de ração.

Ageas Seguros “transforma” escritório... em jardim A Ageas Seguros, que recentemente substituiu a marca AXA Portugal, tendo presente aquele que é um dos seus compromissos – redução do seu impacto direto no ambiente – promoveu junto das suas redes comerciais a recolha de todo o material antigo (economato e materiais de comunicação) para proceder à sua reciclagem e transformação em algo positivo… num jardim!


3 SPORT

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

14

Belgas provaram a sua superioridade Euro 2016. Selecionador da Bélgica assumiu antes do jogo que a sua equipa era favorita. Hazard e companhia confirmaram-no. “Não tenho problemas em reconhecer que somos favoritos.” Marc Wilmots tinha dito antes de defrontar a Hungria que a Bélgica era a seleção mais forte e a goleada de ontem parece não ter deixado grandes dúvidas sobre a diferença de valores das duas formações. Com esta vitória, a Bélgica vai defrontar nos quartos de final o País HUNGRIA de Gales, na sexta-feira, em Lille. O primeiro golo em Toulouse surgiu aos dez minutos e foi apontado pelo defesa central Alderweireld, do Tottenham, aos dez minutos. A Bélgica ainda podia ter feito o 2-0, antes do intervalo, mas o li-

vre direto apontado pelo “citizen” Kevin de Bruyne foi defendido a meias entre o quarentão húngaro Király e o travessão da baliza. Na segunda metade, o avançado do Marselha, Batshuayi, fez o 2-0, aos 78m, após assistência de Hazard. Dois minutos volvidos, foi o próprio extremo do Chelsea que fez o 3-0. O resultado final foi BÉLGICA estabelecido pelo extremo do At. Madrid Ferreira Carrasco, já decorria o período de descontos. Esta foi a 13.ª vez que as seleções se defrontaram. A Bélgica venceu em nove ocasiões, perdeu duas e registaram-se dois empates. L.C.

0 4

Fernando Santos

“Não achei o jogo aborrecido. Aborrecido foi para os croatas que foram para casa. No futebol não há bonito e feio. No futebol ou se joga bem ou se joga mal. Do outro lado estava a Croácia, que era uma candidata a ganhar o Europeu” Palavras do selecionador nacional, ontem, numa conversa com os jornalistas, sobre o jogo frente à Croácia.

OITAVOS DE FINAL SUÍÇA 1-1 POLÓNIA* PAÍS DE GALES 1-0 IRLANDA DO NORTE CROÁCIA 0-1 PORTUGAL FRANÇA 2-1 IRLANDA ALEMANHA 3-0 ESLOVÁQUIA HUNGRIA 0-4 BÉLGICA ITÁLIA-ESPANHA, HOJE; 17H STPV INGLATERRA-ISLÂNDIA, HOJE; 20H RTP1 *Vitória polaca nas grandes penalidades por 5-4

Eden Hazard, 25 anos, capitão belga, marcou um golo e fez uma assistência para outro, ontem, em Toulouse. © EPA

Alemanha passeia frente à Eslováquia A Alemanha qualificou-se ontem para os quartos de final do Euro 2016, depois de vencer a Eslováquia por 3-0, em Lille, França. Boateng inaugurou o marcador para os germânicos, aos oito minutos, cabendo a Gómez fechar a contagem do primeiro tem- ALEMANHA po, aos 43m. Ainda na primeira parte, Özil falhou um penálti. Na segunda parte, aos 63m, Draxler apontou o último golo para os germânicos.

Nos quartos de final, a Alemanha defrontará o vencedor do encontro entre Espanha, atual bicampeã europeia, e Itália, que se defrontam hoje. “Tivemos o controlo da bola, dominámos o jogo e não deixámos a Eslováquia entrar na partida”, afirmou JoaESLOVÁQUIA chim Löw, selecionador alemão. “Os nossos adversários foram muito fortes e temos que respeitar isso”, sublinhou o selecionador eslovaco, Ján Kozák.

3 0

O central alemão Jérôme Boateng marcou o primeiro golo da partida em Lille. © REUTERS

Griezmann põe França nos “quartos” Antoine Griezmann bisou e a França passou. O avançado do At. Madrid marcou ontem os dois golos com que os gauleses eliminaram os irlandeses (2-1), tornando-se o principal artífice do triunfo francês. Apesar de ter sido a FRANÇA França a levar a melhor, foi a Irlanda que inaugurou o marcador, aos dois minutos na marcação de um penálti, a castigar uma falta de Pogba sobre

Long. Robbie Brady não deu hipótese ao guardião Hugo Lloris. Os golos de Griezmann só surgiram após o descanso, aos 58 e 61 minutos. Nos quartos de final, a França defronta o vencedor do Inglaterra-Islândia, que se joga hoje. IRLANDA “Estou contente por ter tido cá a minha família. Lyon fica perto da minha cidade e isso também me trouxe sorte”, disse Griezmann, no fim do jogo.

2 1

Antoine Griezmann comemora com Payet um dos golos da França, em Lyon. © REUTERS


PUB

15

Pimenta vale ouro... a dobrar Fernando Pimenta sagrou-se ontem campeão europeu em K1 5000, em Moscovo, Rússia, conseguindo, assim, duas medalhas de ouro, pois já tinha chegado ao primeiro lugar do pódio no sábado em K1 1000. Pimenta, de 26 anos, foi o único português medalhado nestes Europeus. © EPA

Ciclismo

José Mendes é campeão nacional de estrada José Mendes, da equipa alemã Bora-Argon 18, conquistou ontem o título de campeão nacional de estrada, na categoria de elite, após ter vencido a prova em linha dos nacionais, que decorreu em Braga. O vimaranense, 31 anos, sucedeu a Rui Costa, ausente da prova deste ano, ao concluir o circuito de 11 voltas, com 177,1 quilómetros em 4h5,06s. Nélson Oliveira (Movistar Team) foi segundo, a 17 segundos, e Ricardo Vilela (Caja Rural), terceiro.

Voleibol

Motociclismo. Jack Milller vence pela primeira vez Jack Miller, 21 anos, surpreendeu e venceu ontem o G.P. da Holanda, marcado pelo mau tempo. O australiano da Honda nem um pódio tinha ainda na categoria de MotoGP, na qual Marc Márquez (Honda) reforçou a sua liderança, passando a somar 145 pontos, mais 24 do que Jorge Lorenzo (Yamaha), o segundo na classificação geral. O português Miguel Oliveira (Leopard Racing) foi 15.º na corrida e está também em 15.º na geral.

Portugal estreia-se com vitória à Coreia do Sul Portugal somou sábado o primeiro triunfo, ao quinto jogo, no Grupo 2 da Liga Mundial, ao bater a Coreia do Sul, por 3-0, em Saskatoon, sede da Poule F2. Após os desaires com Turquia, Holanda e Eslováquia, em Izmir, Turquia, e com a China, já no Canadá, a equipa das quinas bateu os sul-coreanos pelos equilibrados parciais de 25-23, 28-26 e 25-23. A seleção lusa será anfitriã da final four do Grupo 2 da Liga Mundial, a 9 e 10 de julho, em Matosinhos.

Jack Miller ganhou pela primeira vez depois de 25 corridas no MotoGP e está agora em 13º na geral , com 33 pontos. © EPA


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

PP volta a vencer sem maioria Espanha. O Partido Popular (PP) foi o mais votado nas eleições legislativas de ontem. Mas, tal como em dezembro, sem conseguir formar governo. À hora de fecho desta edição, quando estavam contados 95% dos votos, o partido do atual primeiro-ministro, Mariano Rajoy, venceu com 32,73% dos votos, o que corresponde à eleição de 137 deputados, mais 14 que em dezembro. Para conseguir uma maioria parlamentar, seriam precisos 171 deputados, o que implica um acordo ou uma coligação para conseguir formar governo. Em segundo lugar ficou o PSOE, que consegue 85 lugares, menos cinco que na anterior votação, seguido do Unidos Podemos, com 71 assentos, e o Ciudadanos, que fica com 32 de-

Impasse

36 milhões de espanhóis foram chamados a escolher os 350 deputados que irão tentar desbloquear o atual impasse político em que o país vive há seis meses.

putados. Este último perde oito deputados. Depois das eleições de 20 de dezembro, os partidos políticos foram incapazes de chegar a acordo para assumir as responsabilidades governativas. Com o resultado de ontem, voltam a ser precisas negociações, que se anteveem complicadas.

16 twit do fecho

“O golo de Quaresma [frente à Croácia] é muito mais dramático com a banda sonora de ‘Titanic’...” twitter.com/TitanicGoal

Mundo

Mundo

ONU pede paz no Iémen

Hillary Clinton na frente

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exortou ontem as duas fações envolvidas na guerra no Iémen a aceitarem um plano de paz numa altura em que os combates se intensificam naquele país pobre da península arábica.

Duas novas sondagens divulgadas ontem dão vantagem à candidata democrata sobre o republicano na corrida presidencial nos EUA: 51% dos eleitores votariam em Hillary Clinton, contra os 39% que optariam por Donald Trump. Os partidos Democrata e Republicano realizam em julho as convenções que oficializam os respetivos candidatos às eleições presidenciais de 8 de novembro.

Desporto

Vila Real foi de Monteiro Tiago Monteiro, ao volante de um Honda Civic, venceu ontem a corrida principal da etapa de Vila Real do Campeonato do Mundo de carros de turismo (WTCC). O piloto portuense subiu ao 2º lugar do WTCC, liderado por José María López, da Citroën.

REUTERS

Uma agulha no palheiro ou uma bola de golfe no meio do arvoredo? São os dramas do mundo do golfe. Todos procuram no meio de uma pequena “floresta” uma bola lançada pelo golfista profissional tailandês Kiradech Aphibarnrat. Todos, quer dizer, quase todos. Porque o próprio, pelo menos, não é um dos que se veem na fotografia. A situação ocorreu ontem durante o Open Internacional de Golfe, em Pulheim, na Alemanha. © EPA

METRO PORTUGAL Título licenciado à Cofina Media, S.A. pertencente à PROPRIEDADE Metro International, S.A., EDITORA Cofina Media, S.A. Capital Social €22.523.420,40 Contribuinte 502 801 034, registada na C.R.C de Lisboa nº 502 801 034, Principal acionista Cofina, SGPS, S.A. (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado, António Simões Silva DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR DE PRODUÇÃO António Simões da Silva DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço SEDE: Administração, Redação, Publicidade Rua Luciana Stegagno Picchio, 3, 1549-023 Lisboa Tel. 210 494 000 E-mail: geral@metroportugal.com N.º registo ERC: 124635, Depósito Legal: 220825/04, ISSN 2183-7228, Tiragem média 70.000 Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A. Rua Consiglieri Pedroso 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora-adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; Diretos João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Helena Sanhudo, Luís Farinha Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210 494 204/210 494 815; Fax 210 493 134 PORTO Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo Tel. 225 322 309 Fax 225 322 399 E-mail publicidade@metroportugal.com Ativações e Eventos Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Carlota Montenegro, David Fernandes, Mafalda Esteves, Maria Barbosa DESIGN GRÁFICO Joana Pio, Rui Gonçalves DIRETORA MARKETING Isabel Rodrigues Diretor-adjunto João Aleixo Gestor de Produto Gonçalo Sousa Passatempos Marta Tavares (info@clubedepassatempos.pt) CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Rita Alves, Túlio Vasco Fotografia João Ferrão Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso. ESTATUTO EDITORIAL O METRO é um jornal diário de informação geral, publicado de segunda a sexta-feira, com distribuição gratuita, de âmbito regional com enfoque maior nas áreas de Lisboa e Porto. No METRO a informação é independente de forças sociais, políticas ou religiosas, com a opinião restrita às colunas devidamente assinaladas como tal. Procuramos um jornalismo objetivo em que a imparcialidade seja evidente. O METRO dará todas as notícias relevantes no âmbito da sociedade, economia, política nacional e internacional, embora esteja particularmente focado nos assuntos regionais que afetam as populações da Grande Lisboa e do Grande Porto, e ainda nas áreas do desporto e da cultura. No METRO prometemos não escrever de mais, e a não nos esticarmos num texto quando a informação relevante não o obrigue. Escrever curto e claro é uma exigência para os nossos jornalistas de modo a simplificar a vida do leitor. O METRO usa maioritariamente conteúdos pesquisados e escritos pelos seus jornalistas, gráficos e fotógrafos, mas também recorre a agências de informação nacional e internacional.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.