Issuu on Google+

Plus Abdominais como os da Gwen Stefani? Eis o plano {págs. 20 e 21}

MÚSICA

MÁRIO LAGINHA E MARIA JOÃO: UM DUO ‘IRIDESCENTE’

{pág. 12}

Ao vivo Ariel Pink toma conta do Lux {pág. 15} PUB

GRANDE PORTO sexta-feira 30 Novembro 2012 ano 6, nº 1774 Hoje 5° | 12°

Amanhã 5° | 13°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Poupar em vez de investir

Ciência. Marte

Ajustamento das finanças baseado no aforro Incumprimento de crédito a aumentar {pág. 10} Focus

Liberdade para jogar Space X ambiciona construir cidade no planeta vermelho. Início é voluntário {pág. 9} GETTY

Legislação sobre apostas online em Portugal está por aprovar Apesar de vazio legal, portugueses jogam na Internet O metro foi a Londres conhecer empresa que opera no País {pág. 6}

Braga e Porto no mata-mata Sim, é a festa da Taça {pág. 23}

Inquérito do Alvim Conheça Vítor Hugo Cardoso, um blogger hilariante {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

1

VÍTOR HUGO CARDOSO, BLOGGER cundária virão a ser nossos chefes e, infelizmente, têm todos uma memória do caraças. Uma aventura • Em Cuba, andei num aparelho voador que não era mais que um barco insuflável preso a uma asa-delta. Um segredo • Houve uma altura na vida em que acreditei que ia ficar podre de rico a vender um suplemento energético chamado Agel. Se me confrontarem com isto, nego.

jornal

Umas férias • O Interrail. Não há nada como passar 30 dias a “somar nacionalidades” na nossa folha de serviço. Ou então a Índia. É incrível como a trilogia olfativa “especiarias-incenso-esterco” nos pode surpreender. Não perca hoje! Uma ideia • Convençam o Paulo Bento a convocar-me para a seleção. Prometo contar tudo o que se passa no balneário. Uma asneira • Ir para a noite com aquele amigo que saiu há duas semanas dos AA e, no meio do ‘excitex’, proferir a frase: “Epá... deixa-te de merdas e bebe um copo”.

CONCERTO VALETE Campo Pequeno, Lisboa Bilhetes €18 – 21h00 Aquele que para muitos é o MC português mais talentoso da atualidade sobe ao palco do emblemático espaço lisboeta para apresentar o seu terceiro e muito aguardado álbum de originais, “Homo Libero”. Imperdível para os fãs do género.

metro online

Os Boston Celtics receberam os recém-nascidos Brooklyn Nets e a coisa aqueceu um bocadinho...

Uma lição: “Os totós da escola secundária virão a ser nossos chefes e, infelizmente, têm todos uma memória do caraças” Uma paixão • São todas platónicas. Rádio, televisão e a Penélope Cruz. Nunca fiz nenhuma. Uma curiosidade • Quando a sra. do rodízio brasileiro para ao meu lado e diz “Máminha?”, tenho sempre que me aguentar para não responder: “Não, rábinho.” Uma lição • Os totós da escola se-

Uma invenção • Uma bandolete unissexo que muda de cor consoante as pessoas estão mais ou menos interessadas na pessoa com quem estão. Poupávamos tempo e grande parte das tristes figuras que já fizemos na vida. Por outro lado, causaria momentos bem desconfortáveis nas salas de estar de muitos casais. Esta ideia vale milhões e nem acredito que acabei de partilhar isto aqui.

o café e a conta, mas trazem sempre só o café. Um problema • Mais dois anos de austeridade e a calçada portuguesa entra em vias de extinção. Uma leitura • www.factosdetreino.wordpress.com. Mas atenção, só mesmo se estiverem de férias e não tiverem rigorosamente mais nada onde desperdiçar o vosso tempo. Uma surpresa • Depois da morte, chegar ao céu e descobrir que tínhamos morrido porque eramos os mais votados para sair. Logo de seguida víamos um vídeo com os nossos melhores momentos e dizíamos a Deus que só quem está lá dentro é que sabe a pressão que se sente diariamente.

Um desabafo • Irritam-me os empregados de mesa a quem peço

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRETOR DA WWW.SPEAKYTV.TV WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Ver para crer

Boa notícia do dia

A arquitetura e as outras disciplinas A forma como a arquitetura influenciou outras disciplinas, como a pintura, a escultura e as artes decorativas, vai estar em foco numa exposição com 150 peças que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, inaugura amanhã. Intitulada “A Arquitetura Imaginária”, a exposição é comissariada por António Filipe Pimentel e por Joaquim Oliveira Caetano, e será inaugurada no sábado, às 18h00, no (MNAA), segundo o gabinete de comunicação

desta entidade. A nova exposição do museu tem como objetivo “repensar a arquitetura enquanto território utópico e conceptual (...) capaz de contaminar as várias disciplinas artísticas”, indica a nota do museu. Na mostra estarão reunidas cerca de 150 obras de pintura, escultura, desenho, ourivesaria, têxteis e artes decorativas, provenientes do acervo do MNAA e de outras coleções, públicas e privadas, num período que vai desde o séc. XIV até à atualidade.

SEAN GALLUP/GETTY IMAGES

“Corteo” à conquista do mundo Em Berlim, capital germânica, um acrobata faz a sua parte durante os últimos ensaios do espetáculo “Corteo”, a nova e fantástica produção do famoso coletivo Cirque Du Soleil que está a fazer uma extensa digressão mundial.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

Banco Alimentar chega a 373 mil pessoas CM

Este fim de semana decorre mais uma campanha de recolha de alimentos por todo o País Instituição apoia diariamente mais de duas mil associações Cerca de 3% da população portuguesa tem, no seu prato, todos os dias, um alimento proveniente de um dos vinte bancos alimentares contra a fome, disse ontem à agência Lusa a presidente da instituição. Na véspera de mais uma tradicional campanha de recolha de alimentos, à porta dos supermercados, Isabel Jonet adiantou que o Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) apoia diariamente 2.373 instituições de solidariedade social. São estas instituições que depois repartem os produtos por 373.024 pessoas, através de cabazes de alimentos ou de refeições confecionadas, servi-

38

mil voluntários estão preparados para participar naquela que é a 42ª campanha do Banco Alimentar e que decorre amanhã e domingo das nas creches, nos ateliers de tempos livres e nos lares de idosos. A presidente da Federação Portuguesa de Bens Alimentares explicou que a maioria dos produtos doados à instituição “teria como destino provável a destruição”.

“Os produtos que os bancos alimentares entregam vêm destas grandes campanhas de recolha de alimentos [que representam 12% do total de produtos angariados], mas diariamente vêm de excedentes da indústria, da agricultura, das cadeias de distribuição, dos mercados, etc.”, explicou. Isabel Jonet frisou que são produtos “em bom estado, mas que seriam desperdiçados apenas por uma razão comercial”, como, por exemplo, a imagem da marca ter mudado, os produtos estarem a chegar ao final do prazo de validade ou as latas estarem amolgadas.

Número de pessoas assistidas pelos bancos alimentares aumentou 52% desde 2008

Portugal WWW.PORDATA.PT

Portugal, nos últimos 10 anos, aumentou apenas em 2% a sua população residente. Durante esse período, a região que mais perdeu população foi o Alentejo e a que mais aumentou foi o Algarve.

Pordata>Municípios>População> Censos da População>População por sexo Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

Subsídios diluídos

Contra as associações

O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros (CM) uma proposta de lei que determina a distribuição de metade dos subsídios de férias e de Natal por 12 meses em 2013. Segundo comunicado do CM, “os restantes 50% de ambos os subsídios continuarão a ser pagos nas datas e nos termos já previstos legalmente”.

Os quatro chefes militares – CEMGFA, Exército, Marinha e Força Aérea – condenaram ontem as “atitudes públicas” das associações socioprofissionais que “não dignificam a postura institucional das Forças Armadas que cumprem “diariamente” as suas funções com “dignidade e elevado sentido de missão”.

12.709 alunos sinalizados O secretário de Estado da Educação, João Casanova de Almeida, afirmou ontem que existem 12.709 alunos sinalizados e apoiados pelo programa de reforço alimentar, referindo que o projeto não tem nenhum custo para o Estado. Segundo dados divulgados, o número de alunos

sinalizados pelo Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA) é de 12.709, sendo 6.046 apoiados no âmbito do PERA nacional, 3.840 pelo artigo 24, que permite às escolas utilizar os lucros do bares e papelarias para o efeito, e 564 através de outras iniciativas das escolas. PEDRO CATARINO

Apoio pelo programa de reforço alimentar para milhares

Norte a Sul

Tolerância nos dias 24 e 31 PONTO. O Governo

decretou tolerâncias de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e do ano novo, para os trabalhadores da função pública. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Zorrinho apoia carta aberta GOVERNO. O líder parlamentar socialista, Carlos Zorrinho, afirmou ontem rever-se no teor da carta aberta que um grupo de personalidades, liderado por Mário Soares, enviou ao primeiro-ministro, mas recusou-se a colocar o

cenário da demissão do Governo. Na carta, o grupo avisa Passos Coelho que “ou muda urgentemente de políticas”, ou será forçado a apresentar a demissão do cargo.

Estivadores no Parlamento PROTESTO. Os estivadores

deverão ser recebidos na próxima terça-feira, na Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, anunciou ontem o presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, no fim de uma manifestação em frente ao Parlamento.


www.readmetro.com

05

SEXTA-FEIRA. 30 DE NOVEMBRO DE 2012

MARTA VITORINO

Reforço de apoios sociais no horizonte

Porto

Câmara do Porto teme degradação da situação social Governo mandou extinguir fundação que tutela a intervenção da autarquia

Apoio aos mais necessitados pode estar em risco

O presidente da Câmara do Porto considerou ontem o agravamento da situação social como “uma realidade” que obrigará a reforçar a intervenção nessa área, nomeadamente através da Fundação “Porto Social”, que o Governo recomendou extinguir. “Isso parece-me que sim, é uma realidade que todos estamos conscientes que pode acontecer e que temos de nos preparar da melhor maneira. No caso do município do Porto, numa intervenção direta

na área social, é a esta fundação [para o Desenvolvimento Social do Porto (FDSP)] a quem compete fazer isso”, disse Rui Rio. O autarca respondia assim à pergunta sobre se antevia a necessidade de reforçar o papel da Fundação “Porto Social”, que concentra toda a intervenção e apoio social municipal e que o Governo recomendou extinguir apesar de “não depender do Orçamento do Estado (OE) em nada”. Durante a apresentação do projeto de intervenção

Alarme Rio está “preocupado com uma lei que não conseguiu perceber a realidade”, já que determina a extinção da fundação que, no Porto, tutela a intervenção social de âmbito municipal. “Toda a intervenção social da Câmara do Porto é feita através da FDSP. Não vejo qual a lógica de acabar com a intervenção social municipal particularmente na situação que hoje vivemos”, critica.

social “Golfe para Todos”, os jornalistas já tinham questionado o presidente da Câmara do Porto sobre os cortes da despesa do Estado e das suas funções sociais, mas o autarca contornou a questão dizendo que a FDSP não recebe “um tostão do OE”. Apesar disso, o edil social-democrata disse não ter “a mínima dúvida” de que o papel da Fundação Porto Social “terá de ser reforçado” se “a situação social se degradar”. PUB

Aparelhos inovadores GETTY

O Centro de Mama do Hospital São João, no Porto, recebeu ontem dois novos equipamentos da Associação Laço, um dos quais um aparelho de raio-x que é o primeiro do género em Portugal. Segundo o diretor do Centro de Mama, José Luís Fougo, o equipamento de radiografias passa a permitir a realização deste tipo de exames durante uma operação, ou seja,

Se estivesse no seu lugar... ... hoje, a partir das 22h30, ia ao Casino Espinho assistir ao espetáculo dos MALAJE, em que circo contemporâneo e flamenco se fundem. Durante uma hora e meia, o Salão Atlântico enche-se de movimento e de diferentes expressões de equilíbrio que ganham corpo ao som do flamenco. Preço: €15.

“em tempo real”, o que vai indiretamente aumentar “a capacidade de resposta, porque as operações vão ser mais curtas”. O outro equipamento, também ele oferecido pela Associação Laço, é uma “cadeira especial” que permite que as doentes estejam nas posições adequadas para a realização de biopsias e vai preencher uma lacuna do serviço, segundo José Luís Fougo.

Exames em tempo real

Apreensão Receita de álcool de 78M€ A unidade de ação fiscal da GNR do Porto apreendeu uma elevada quantidade de bebidas alcoólicas, nomeadamente de três mil litros de aguardente, que eram transportados num veículo pesado de mercadorias. A mercadoria apreendida tem “um valor presumível de €59.177,50, sendo o valor presumível do imposto em dívida (IABA e IVA) de €33.710,26”.

A Câmara de Gondomar aprovou, por maioria, com o voto contra do PS, o Orçamento previsto para 2013. Segundo o presidente da Câmara, Valentim Loureiro, perspetiva-se uma diminuição nas receitas camarárias em 10M€, estando previsto para 2013 uma receita de cerca de 78M€. O mesmo valor é representativo das despesas da autarquia para o próximo ano.


06

www.readmetro.com

focus

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

Em Portugal não há legislação sobre apostas online O Governo está a estudar os caminhos possíveis para atribuir licenças e regular o tema Mas, apesar do vazio legal, os utilizadores portugueses continuam a apostar A Unibet é uma das operadoras online a funcionar em Portugal PATRÍCIA TADEIA, EM LONDRES, A CONVITE DA UNIBET

Jogo online deve ser “livre e aberto” Por cá o que existe é o chamado “vazio legal”. As pessoas apostam – sabemos que sim –, mas a lei nada diz acerca do jogo online. Recentemente, foi noticiada uma possível regulação até ao final do ano. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) foi apontada como uma possível entidade reguladora do negócio e a responsável pela emissão de licenças às casas de apostas online. Mas a verdade é que chegou dezembro e ainda não há “fumo branco”. Para saber mais, o metro foi conhecer a sede da Unibet, em Londres, e perceber o que tem a empresa a dizer sobre o futuro do jogo online em Portugal. “A Unibet é a favor da livre concorrência entre empresas do mesmo setor pelo que se a Santa Casa fomentar esta livre concorrência nós somos totalmente a favor”, diz ao metro Nuno Sala, Country Manager da Unibet. E acrescenta que o ideal seria que “todas as empresas que queiram entrar no mercado nacional o possam fazer de uma forma livre e aberta”. “A taxação deve ser igual a qualquer empresa, já que a experiência diz que em mercados em que há sobretaxa-

50%

das apostas online da Unibet são sobre futebol.

A Liga Inglesa é a mais procurada. E o clube em que mais utilizadores apostam é o Manchester United. milhões de utilizadores de mais de 150 países estão registados em www.unibet.com. Em Portugal há cerca de 2 mil utilizadores ativos.

7

ção, acaba por se gerar um mercado paralelo, em que todos perdem.” Mas para perceber um pouco mais acerca desta casa de apostas online, é preciso voltar ao passado. A Unibet nasceu há 15 anos na Suécia, expandido-se depois ao resto da Europa. Portugal continua no vazio, o que, aliás, é uma situação que não agrada à Unibet. “Queremos uma lei, porque também queremos segurança. E dar o melhor produto. A Comissão Europeia está atualmente a tentar harmonizar a lei, pois há diferentes leis em toda a

“Não queremos que fiquem viciados” Todos os anos, cerca de 500 a 600 pessoas levantam suspeitas de poder estar viciadas no jogo online. E são essas centenas que a Unibet contacta para tentar resol-

ver o problema. “A maioria acaba por ter apoio psicológico”, diz ao metro Inga Lundberg, da Unibet. “Não queremos que fiquem viciados. Isto deve

Europa”, diz ao metro a Investor Relations Inga Lundberg com o seu inglês correto e sem sotaque britânico. Inga é sueca e é assim mesmo que inicia a conversa com o metro, mostrando-se informada e fazendo notar que também o nosso jornal nasceu na Suécia.

ser divertido”, acrescenta. E é por isso que a Unibet tem um sistema que monitoriza os utilizadores. “Seguimo-los desde que se registam e fazem a primeira aposta. Se, de repente, começa a apostar

Segundo a responsável, em Portugal existem atualmente dois milhares de utilizadores ativos. Mas é um número difícil de apurar, garante. E se em Portugal é difícil saber quantos portugueses jogam, em Londres, o

muito mais, o sistema avisa. Esta pessoa pode estar numa zona perigosa”, diz. A partir daí a Unibet aciona uma equipa especial que contacta o utilizador e lhe diz que deve parar um pouco, transmite-

metro encontrou muitos portugueses a trabalhar na Unibet. “No total, somos cerca de 700 funcionários, de 45 nacionalidades diferentes. Temos uma equipa muito multicultural”, diz. As apostas desportivas são o produto mais procurado. Há cerca de 50 desportos diferentes em aposta, sendo o futebol o dominante. Mas, no site da empresa, é possível apostar em “tudo e mais alguma coisa”. Desde os Óscares, às eleições, Eurovisão, ou mesmo o “Secret Story” português, há de tudo. Já para não falar no poker, claro, que é um dos segmentos em que a Unibet mais aposta. E não só online. Segunda-feira arranca nas Caraíbas mais um Unibet Open. Trata-se de um campeonato de Poker, mas que acolhe muitas mais apostas. E este ano é especial pois comemora-se o 5.º aniversário do evento.

60 segundos

Mattias Stetz

APOSTAS: JÁ EXISTEM HÁ MUITO TEMPO O Chief Commercial Officer da Unibet, Mattias Stetz, contou ao metro um pouco mais sobre a empresa. Quais são os vossos principais mercados? A empresa

começou na Suécia. Depois foi para Bélgica, Holanda e França. Mas aqui, os impostos eram tão altos que tivemos de fechar. Por isso, são os países nórdicos, a Europa do sul, Grécia, Itália... No total, têm mais de 7 milhões de utilizadores. É algo que tem de ser levado muito a sério... Claro.

Aliás, há muita gente que diz que é perigoso. Mas a verdade é que se jogarem connosco, existem limites, nós sabemos tudo sobre os usuários. Se forem viciados podem ir a uma loja física, e a outra e a outra. E nunca ninguém sabe o que se passa, e quanto a pessoa joga. Por isso acho engraçado que digam que o jogo online é perigoso. Respeitamos muito os limites. Levamos tudo muito a sério.

“Seguimos cada apostador. Se começa a apostar muito, o sistema avisa. Esta pessoa pode estar numa zona perigosa”

Também sentem a crise?

-lhe dicas sobre comportamento. “Alguns são até encaminhados para centros de tratamento”, refere ainda Inga, acrescentando que é também por isso que existem “limites máximos de apostas”.

Talvez o sintamos mais na Grécia. Mas a crescer 20 a 25% é difícil dizer que há crise. Apostar é uma das coisas mais antigas do mundo. Antes de haver dinheiro já as pessoas apostavam.


PUB


08

mundo

Coreia do Sul. Presidenciais 2012

Primeira candidata presidencial na história do país, Park Geun-hye, é apoiada numa ação de campanha presidencial com espírito natalício, que ontem teve lugar na capital Seul CHUNG SUNG-JUN/GETTY IMAGES

Filha de ditador pode fazer história

Começou esta semana a campanha presidencial na Coreia do Sul, relativa às eleições de 19 de dezembro. Há dois candidatos à sucessão de Lee Myung-bak: o progressista Moon Jae-in e a conservadora Park Geun-hye, primeira mulher a correr à presidência do país e filha do ex-presidente Park Chung-hee, que liderou a Coreia do Sul de forma autoritária de 1962 a 1979 – a candidata já pediu desculpa às vítimas da repressão do regime do pai.

Palestina observador

É preciso acabar com os abusos Chefe de comissão de inquérito pede novo regulador independente para a imprensa britânica Nova lei do setor tida como necessária para encorajar o respeito pela ética jornalística O juiz Brian Leveson, que chefiou a comissão de inquérito à conduta da imprensa no Reino Unido após o escândalo das escutas ilegais do tablóide News of The World (NoW), fez um apelo à criação de um

órgão externo que regule a imprensa britânica. Na apresentação do “Inquérito Leveson”, o magistrado acrescentou que, para ter eficácia, o novo regulador deve ser apoiado por uma nova lei de imprensa.

“Setores da imprensa agiram como se o código que eles próprios escreveram não existisse” BRIAN LEVESON, MAGISTRADO Leveson denunciou os métodos “repreensíveis” de alguns media e contou que, “ao seguirem uma história,

setores da imprensa agiram como se o código que eles próprios escreveram simplesmente não existisse”.

No texto é ainda criticada a proximidade entre políticos e jornalistas, mas exclui-se qualquer relação de promiscuidade entre o primeiro-ministro David Cameron e Rupert Murdoch, dono do extinto NoW. R.A.C.

GETTY

Atentado mata 38 em Bagdad Pelo menos 38 pessoas morreram e outras 84 ficaram feridas em vários atentados contra a comunidade xiita e as forças da ordem a sul de Bagdad,

segundo um novo balanço divulgado pelas autoridades iraquianas. Estes atentados representam uma segunda série de ataques contra a comunidade xiita no espaço de três dias, depois de na terça-feira pelo menos 12 pessoas terem morrido e 50 ficado feridas em atentados perto de locais de culto xiita em Bagdad.

Nikolic faz acusações ao TPI O presidente sérvio, Tomislav Nikolic, acusou ontem o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Jugoslávia de ter um preconceito contra os sér-

vios, na sequência da absolvição do ex-primeiroministro kosovar Ramush Haradinaj de crimes contra o povo sérvio. “O Tribunal foi criado para julgar o povo sérvio. Ninguém vai ser condenado pelos terríveis crimes cometidos contra sérvios do Kosovo”, afirmou o chefe de Estado num comunicado oficial.

Presidente sérvio

A Assembleia-Geral das Nações Unidas votou ontem a favor da Palestina como “Estado observador”. Na votação que teve lugar em Nova Iorque, registaram-se 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções. Horas antes da votação, o governo israelita disse que os palestinianos nunca terão um Estado de pleno direito sem reconhecer o Estado de Israel.

Mandato limitado Até aqui ilimitado, o mandato presidencial no Egito passará a ter uma extensão máxima de dois períodos de quatro anos, foi aprovado pela Assembleia que está a redigir a nova Constituição do país. No artigo 2 do projeto de Constituição, a qual ainda será submetida a referendo popular, está conservada a referência aos princípios da sharia, a lei islâmica, como “principal fonte da legislação”.


www.readmetro.com

09

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

Projeto marciano (para Bowie ver) Empresa Space X quer construir cidade em Marte Primeira fase de colonização será feita por dez voluntários Objetivo é chegar aos milhões “Haverá vida em Marte?”, questionou David Bowie no single “Life on Mars?”, rock & glamour ao serviço do disco “Hunky Dory” (1971). Mais de 40 anos volvidos, e apesar dos progressos científicos, está por aparecer uma resposta concreta que esclareça o músico inglês, mas há novidades frescas sobre o planeta vermelho. A saber: a intenção de uma empresa de transportes espaciais de construir uma cidade naquele planeta, sempre e quando seja possível lá viver.

Numa primeira fase, o multimilionário e fundador da norte-americana Space X, Elon Musk, compreende que tem de conseguir replicar as condições de vida existentes na Terra. Caberá a um primeiro grupo de dez colonos levar diversos suplementos para Marte, como equipamento para a produção de fertilizante, oxigénio e metano a partir da atmosfera marciana, além de materiais que permitam o cultivo de alimentos. Uma vez cumprido esse objetivo da autossuficiên-

Já estabelecido está o preço de cada viagem para Marte: €387.000 cia, nada retrai o sul-africano de 41 anos na ambição de chegar à capacidade populacional de 80.000. E daí em diante até aos milhões.

“Até reconheço que isto tudo soa a loucura, mas se a humanidade pretende tornar-se numa espécie multiplanetária, então devemos encontrar uma forma de fazer migrar milhões de pessoas para Marte”, escreveu esta semana o empresário, através da rede social Twitter. Já estabelecido está o preço de cada viagem, tão exorbitante como o projeto marciano que a envolve: €387.000. Não é exatamente o que David Bowie sempre quis saber, mas, para já, R.A.C. é o que há.

Construção chinesa. A última casa em pé

Trocos

Guantanamo pode fechar

dades no acidente do Concorde, em 2000, que fez 113 mortos em Paris. Em 2010, a companhia aérea americana foi multada em €200 mil e obrigada a pagar uma indemnização de €1 milhão à Air France, mas recorreu.

CUBA. A senadora demo-

crata dos EUA Dianne Feinsetin serviu-se de um relatório para comunicar que, “se houver vontade política, a prisão de Guantanamo poderá ser encerrada sem colocar em risco a segurança nacional norte-americana”. Segundo dispõe o documento, os 166 detidos, muitos deles acusados de planearem atentados terroristas contra os EUA, podem ser transferidos com segurança para prisões no país.

Censura online às Pussy Riot RÚSSIA. Um tribunal de

Moscovo declarou que os vídeos da banda Pussy Riot são “extremistas” e baniu-os da Internet. Duas das integrantes do grupo estão a cumprir dois anos de prisão por vandalismo motivado por ódio religioso.

Continental Airlines ilibada FRANÇA. A justiça francesa

absolveu a Continental Airlines de responsabili-

Casa continua no meio da estrada

Casal descontente com a compensação

Fotografias da casa de um casal de chineses idosos no meio de um estrada recém-construída tornaram-se virais em todo o mundo. As imagens mostram um bloco de apartamentos de cinco andares parcialmente destruído numa estrada que vai para uma estação de caminhos de ferro recém-construída nos subúrbios da cidade de MWN Wenling, no leste da China.

Luo Baogen, 67, e a sua mulher de 65 anos são os últimos residentes da vila de Xiayangzhang depois de se recusarem a sair, uma vez que estavam descontentes com a sua compensação. Segundo os media da China, as autoridades locais só ofereceram 260.000 yuan (€35.000) de compensação. Por comparação, a construção da casa custou a Luo 600.000 yuan (€80.000).

Perspetivas diferentes

1.600

• Luo Baogen, residente afetado. “Queremos uma nova casa num lote de duas unidades com uma decoração simples.” • Chen Xuecai, chefe da aldeia de Xiayangzhang. “A família Luo não é rica. Mas a política é o que é.” • Luo Xuehua, vice-chefe da aldeia. “Não podemos simplesmente dar o que ele quer. Isso é impossível.”

era o número de habitantes da aldeia de Xiayangzhang antes dos planeadores da cidade decidirem construir um sistema de estradas nas suas terras. O chefe da aldeia disse que a maioria das famílias concordou com a compensação oferecida pelo governo em 2007

“Casas de pregos” são Autoridades locais marcas da China atual fazem o que querem No “hoje aqui, desaparecido amanhã” mundo da construção chinesa, comunidades inteiras podem muitas vezes desaparecer e ser substituídas por construção pública em poucas semanas. Na China, os edifícios que os moradores se recusaram a abandonar em nome do desenvolvimento são conhecidos como “casas de pregos”: destacam-se com teimosia e são difíceis de destruir a martelo. HAP/QUIRKY CHINA NEWS/REX FEATURES

Luo e a sua mulher dormem em partes separadas da casa para dissuadir qualquer demolição parcial, noticiam os media chineses. Mas graças aos métodos que vão desde a compreensão razoável até à persuasão, intimidação e despejos forçados, as administrações locais na China têm tendência a levar a à sua avante quando estão empenhadas nos seus novos projetos.


10

economia GETTY

Poupar mais do que investir Ajustar as finanças passa pela poupança em lugar do investimento Mais incumprimento de crédito Os portugueses estão a ajustar as finanças, poupando mais do que o que investem. Os riscos continuam e o incumprimento dos particulares e, “principalmente”, das empresas deverá continuar a crescer, alerta o Banco de Portugal (BdP). As empresas e os particulares em Portugal estão a poupar mais do que a investir e o primeiro semestre do ano foi aquele em que tal se verificou desde, pelo menos, a introdução do euro. No caso dos particulares, por exemplo, com as expetativas para o rendimento revistas em baixa (devido à

Habitação No crédito à habitação também há aumentos de incumprimento, mas “muito inferior” ao consumo. As taxas destes créditos em mínimos históricos podem justificar a diferença

subida dos impostos), a opção é poupar mais, aponta o relatório de estabilidade financeira do BdP divulgado ontem e citado pelo JdN. Apesar de terem capacidade de investimento, as companhias e as famílias

GETTY

Violações às regras do comércio com coimas mais pesadas

continuam a perder rendimento e a representar riscos para a estabilidade financeira do País. Isto porque as empresas deverão continuar com maiores níveis de incumprimento nos próximos trimestres, o que poderá obrigar os bancos a reconhecer mais perdas na carteira de crédito. Para os particulares, os avisos do BdP assinalam um risco de crédito maior no consumo. “O rácio de incumprimento nos empréstimos para consumo e outros fins regista aumentos bastante significativos.”

Expetativa de menor rendimento – devido ao aumento da carga fiscal – leva a poupar mais

Multas com agravamento Os valores máximos das multas por práticas abusivas de comércio vão sofrer um “agravamento muito significativo”, e podem chegar aos 2,5 milhões de euros, disse ontem a ministra da Agricultura, citada pela agência Lusa. O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, uma proposta de

lei que visa aumentar as multas pelas práticas restritivas de comércio e prevê a adoção de “medidas cautelares e sanções pecuniárias compulsórias”. No briefing com jornalistas que se sucedeu à aprovação da proposta de lei, Assunção Cristas adiantou que o objetivo é “agravar as coimas de forma

15.000 empresas em “fuga”

tário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. Em declarações à agência Lusa, o governante adiantou que a maioria apanhada em esquemas de subfaturação são empresas da restauração, oficinas e institutos de beleza e cabeleireiros. “Com esse cruzamento de dados foram corrigidos 350 milhões de euros em sede de IRC e IVA”, disse Paulo Núncio.

muito significativa para terem uma função dissuasora”. Assunção Cristas afirmou que, enquanto atualmente as infrações mais graves aplicáveis a pessoas coletivas variam entre os 500 e 15 mil euros, no diploma aprovado pelo Governo podem ir dos 2.500 aos 2,5 M€ para uma grande empresa.

2,5

milhões de euros é o valor máximo a que pode chegar uma coima por práticas abusivas para uma grande empresa

FÁTIMA VILAÇA

Confiança está em mínimos Os indicadores de confiança, designadamente dos consumidores, e de clima económico caíram significativamente entre setembro e novembro, atingindo valores que correspondem a novos mínimos da série

estatística do Instituto Nacional de Estatística (INE). Os resultados divulgados ontem pelo INE, que decorrem de inquéritos aos agentes económicos, apontam para uma acentuada degradação das expetativas dos empresários em quase todos os setores de atividade, com o indicador (síntese) de clima económico a recuar de -4,6 para -5, entre outubro e novembro. Há um ano estava em -3,9.

O fisco detetou mais de 15.000 empresas que declararam rendimentos abaixo do que faturaram através do cruzamento do IRC com os pagamentos com cartões de débito e de crédito, disse hoje o secre-

Brasileiros garantem 30 milhões O grupo brasileiro Rio Nave assume que se vencer o concurso para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo investirá 30 milhões de euros na modernização da empresa nos primeiros seis meses.

Em privatização


PUB

www.readmetro.com

11

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

OCDE aponta a Espanha Organização antecipa recessão em 2013 e recuperação em 2014 Elogios às reformas Avisos aos parceiros A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipou ontem em relatório que Espanha, a quarta maior economia da Zona Euro, vai contrair 1,4% em 2013 e, em 2014, voltará a expandir-se, com um crescimento de 0,5%. O secretário-geral da OCDE apresentou o relatório em conjunto com o ministro espanhol da Economia Luis de Guindos, em Madrid, e falou sobre a política de austeridade adotada pelo governo espanhol. “O caminho para a recuperação foi lançado mas requer a implementação completa das reformas e algumas medidas adicionais, para restaurar a confiança no setor financeiro, reparar as finanças públicas e reduzir o desemprego”, disse

Trocos

BES alarga os horários BANCA. O Banco Espírito Santo (BES) vai em breve alargar os horários de funcionamento de alguns balcões nos centros urbanos, para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, revelou ontem o administrador da instituição, Joaquim Goes.

Competitividade do mercado de trabalho e setor bancário na mira Angel Gurría, citado pelo Jornal de Negócios. As medidas de consolidação orçamental foram elogiadas, assim como o reforço da competitividade no mercado de trabalho e do setor bancário. “O custo das reformas económicas pode ser alto hoje, mas o retorno será

Implementar para ter êxito GRÉCIA. O FMI disse ontem

que o sucesso do acordo entre a Grécia e os parceiros internacionais depende da implementação das medidas acordadas, incluindo a recompra de dívida grega.

O dia a dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$110.55 (+0.94%)

0,345 (-0,58%)

Redução do consumo COMBUSTÍVEIS. Os

portugueses continuam a reduzir o consumo de combustíveis. As vendas de gasolina e gasóleo caíram cerca de 9% em setembro, de acordo com os dados divulgados pela Direção de Energia e Geologia (DGE).

Psi-20

5.260,22 (+0,71%)

Euro para: Dólar 1,297 Libra 0,808 Real 2,722

uma Espanha forte e mais bem equipada para competir na economia global”, salientou Gurría. Entre as principais recomendações da OCDE está um aumento do esforço de consolidação orçamental, envolvendo a subida de impostos e redução de despesas. O responsável da OCDE afirmou ainda que os responsáveis europeus deveriam fazer “uma declaração inequívoca” para esclarecer que, se Espanha pedir ajuda externa, esse pedido será aceite. “Os parceiros europeus de Espanha precisam de clarificar que, se Espanha pedir ajuda, essa ajuda ser-lhe-á dada”, apelou Gurría. “Porquê? Para ter a bazuca pronta, carregada, e o dedo no gatilho”, acrescentou. “O que não significa que ela tenha de ser usada.”

Mercado Puro

BOMBA RELÓGIO FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF, WWW.MERCADOPURO.COM

Num webinar sobre economia dos EUA falava-se que não se pode esperar registar um crescimento do PIB de 3% ou 4% com a população ativa a crescer apenas 1%, como é o caso naquele país. Para mais, o embaratecimento de relativo do capital face ao trabalho, é uma tendência de longo prazo que dificulta a criação de emprego. Não posso deixar de associar ao caso português. Nos últimos anos, a população ativa tem diminuído devido ao envelhecimento, emigração e retorno dos imigrantes. Como esperar crescer sustentadamente perante esta bomba relógio demográfica? Infelizmente, é praticamente impossível.


2

weekend

Top/Flop

James Cameron

Elijah Wood

Está quase pronto o trabalho de bastidores da sequela de “Avatar”. O realizador diz que está apenas a afinar detalhes no guião. Certo é que as filmagens arrancam no fim de 2013. Lá para 2015 teremos “Avatar 2”.

O ator não tem talento só para fazer de Hobbit. Ontem ficou-se a conhecer o novo videoclipe de Flying Lotus, “Tiny Tortures”, com a participação de Elijah Wood. A realização é de David Lewandowski.

DR

Maria João e Mário Laginha regressam aos discos em conjunto “Iridescente” é o título de um disco colorido, de várias facetas, como é apanágio do duo, diz o pianista em entrevista ao metro

Entrevista Metro

“SEMPRE TIVEMOS INFLUÊNCIAS PARA LÁ DO JAZZ” Já tinha saudades de trabalhar com a sua amiga Maria João?

algo novo. É um sítio mítico e queríamos tocar música nova.

O que aconteceu foi que o espaço entre discos tem aumentado. Cada um tem outros projetos e acaba por passar a ideia que nos reencontrámos. Mas o espaço entre discos aumenta porque é natural que assim seja. Houve uma altura que lançávamos quase um disco por ano. Mas hoje em dia isso já não faz sentido.

E depois do convite para o festival, qual foi a ideia?

Então e como começou a nascer este disco?

Partiu de um concerto que tivemos para tocar no festival Músicas do Mundo, na Gulbenkian, e isso foi um incentivo para fazer

Lindsay Lohan

Khloe Kardashian

Aí está o que faltava neste regresso de LiLo à má vida: as autoridades. A atriz foi detida numa discoteca em Nova Iorque depois de, alegadamente, ter-se envolvido numa briga e dado um tabefe na cara de outra mulher.

A celebridade esteve no programa de Ellen DeGeneres e revelou um segredo indecente da sua família: porque não conseguem estar todos juntos – ocupados, OK?! – fazem postais de Natal com fotos falsificadas.

O que começamos a pensar é sempre nos músicos que vamos convidar, para experimentar coisas novas. Depois os instrumentos acabam por empurrar a música para direções diferentes. A Maria João, por exemplo, tinha uma grande vontade que houvesse harpa. E eu tinha visto um concerto de Ela Não É Francesa E Ele Não É Espanhol, com o Eduardo Raon e Inês Jacques, em voz e harpa. Era uma aproximação muito diferente do habitual e acabei por o convidar. A Maria João

também queria acordeão e chegámos ao João Frade. Na percussão voltámos a trabalhar com o norueguês Helge Norbakken.

nós sempre tivemos muitas influências para lá do jazz, apesar de ser o pilar central. E fez sentido!

O dicionário diz-nos que “Iridescente” é algo que reflete as cores do arco-íris. Porquê este nome para título?

Creio que têm sido sempre muito coloridos. Um álbum muito importante para nós, feito há 12 anos, chama-se “Cor”! Já na altura havia a ideia das várias cores que a música nos dá.

Eu também tive de ir ao dicionário! (risos) A sugestão foi da Maria João. Creio que começou por ser por causa do som, mas ao ver a definição achou ótima:

Maria João & Mário Laginha tocam amanhã às 21h na FNAC do Colombo – entrada livre

É um disco mais colorido?

BRUNO MARTINS

O pianista e a cantora trabalham juntos desde 1994


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


13

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

DR

‘Inspiro-me nas pessoas’ A voz delicada e os universos etéreos despertam a curiosidade Emmy Curl toca hoje no Primavera Club “Origins”, que tem levantado alguma curiosidade sobre a garota de voz doce, em universos etéreos. De Sting a AC/DC, passando por rock dos anos 80: tudo havia lá em casa. “Na minha época adolescente deixei de ouvir o que os meus pais ouviam (risos)” e Emmy visitou outros paradeiros, como a pop ou o metal, até chegar “à música mais alternativa”. Mas tudo isso faz parte do que hoje Emmy Curl é enquanto escritora de canções: “As letras foram mudando ao longo do meu percurso.

Muitas vezes são histórias, porque gosto de imaginar universos e criar personagens. Inspiro-me muito nas pessoas e, por vezes, ao escrever sobre outros estou a escrever sobre mim.” Emmy apresenta hoje as suas canções no festival Optimus Primavera Club (ver peça em baixo), num concerto num formato mais alargado, com “um baixista, teclado e eletrónica”. Mas quando é preciso, Emmy não enjeita a oportunidade de algo mais íntimo e despido, só com guitarra e a solo em palco.

A música corre-lhe nas veias. Emmy Curl é nome inglês, canta em inglês, mas as raízes estão em Vila Real. Foi em Trás-os-Montes que começou a paixão por cantar. “Os meus pais também tinham ligações à música. Fui logo influenciada para tocar guitarra e cantar, tive três anos de guitarra clássica, canto lírico. Até que aos 15 anos fiz as minhas primeiras composições.” As gravações vieram depois e Emmy Curl lançou recentemente mais um trabalho de estúdio,

Queria ter tido a hipótese de me sentar com ela [Amy Winehouse] e dizer-lhe para parar com os vícios porque ela era um grande talento

Avizinha-se um futuro promissor para Emmy Curl, de 22 anos

Primavera a alegrar este Outono Swans – que este ano editaram “The Seer” – ou Sharon Van Etten, que regressa a Portugal com “Tramp”, álbum que contou com a participação de alguns membros dos The National, Beirut e Wye Oak. O cartaz conta ainda com o projeto do músico Dan Bejar, Destroyer, a sensibilidade de Little Wings e Sir Richard Bishop, o contagioso pop de Cats On Fire, e os californianos Lemonade, entre outros. Os passes estão esgotados. Os bilhetes diários custam €25.

A não perder Sharon Van Etten Emmy Curl Lemonade Sensible Soccers Destroyer Ariel Pink`s Haunted Graffiti Swans B Fachada Tinariwen The Vaccines Black Koyote Dear Telephone La La La Ressonance Programação completa: www.primaveraclub.com

Ela era uma artista totalmente honesta, o que é um dom raro, algo que apenas os génios têm, como por exemplo Billie Holiday

É um dos maiores nomes da música do século XX. A fama de “crooner” vai acompanhá-lo para sempre, ao lado de nomes como, por exemplo, Frank Sinatra. Tony Bennett tem 86 anos e continua rijo que nem um pero: está a arrancar para mais uma digressão com

Por ocasião do ano Guimarães Capital Europeia da Cultura, estreia-se hoje em Portugal, o festival Optimus Primavera Club – a versão outonal do Optimus Primavera Sound que decorre até domingo. Esta é a primeira vez que o evento acontece fora de Espanha. A programação está distribuída pelo Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade e São Mamede. São 27 os artistas convidados que vão marcar presença no Optimus Primavera Club, com notas especiais para nomes como os

TONY BENNETT

paragem no Brasil – onde concedeu uma entrevista ao canal Terra. Além das canções acabou de editar um livro de memórias “Life is a Gift: The Zen of Bennett” e um dos temas ao qual não escapa de falar é sobre a malograda talentosa e amiga Amy Winehouse.


14

weekend DR

Especialista

A CANÇÃO DO BANDIDO

Sexta

PEDRO RAMOS RADIALISTA & ETC.

E eis que chega aquela altura do ano em que frase sim, frase não, a palavra lista surge entre quem devora discos o ano inteiro. Foi doloroso chegar a esta lista. Talvez se amanhã tentasse compilar e resumir aquilo de que mais gostei durante o ano, faria uma lista diferente, mas agora, esta é a minha humilde síntese das coisas boas de 2012.

Tarde: visite a exposição de “iPhoneography” no Restaurante & Café “R”, no Porto – hoje é o último dia!

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA

Sábado

Os 12 Melhores Discos: 1. Beach House, “Bloom” 2. TOY, “TOY” 3. Chairlift, “Something” 4. Divine Fits, “A Thing Called Divine Fits” 5. M Ward, “A Wasteland Companion” 6. Grizzly Bear, “Shields” 7. Lower Dens, “Nootropics” 8. Jessie Ware, “Devotion” 9. Father John Misty, “Fear Fun” 10. Spiritualized, “Sweet Heart, Sweet Light” 11. Paul Buchanan, “Mid Air” 12. Minta & The Brook Trout, “Olympia” Os 5 Melhores Concertos do Ano (em solo nacional)

1. The Afghan Whigs @ Optimus Primavera Sound Porto 2. Metronomy @ Optimus Alive 3. The Horrors @ SBSR 4. The Kills @ Optimus Alive 5. Black Balloon @ Lux (todos ex-aequo) A Melhor Canção Internacional: Beach House, “Lazuli” A Melhor Canção Nacional: Corsage, “Adeus Europa” A Revelação do Ano: TOY A Desilusão do Ano: Yeasayer O Regresso do Ano: Bobby Womack E que venha 2013 com os regressos dos Foals, Queens Of The Stone Age (com Dave Grohl de volta à bateria), Nick Cave & The Bad Seeds, Deerhunter, Phoenix, Vampire Weekend, Franz Ferdinand e os novatos Palma Violets ou Sky Ferreira, entre muitos outros. No próximo ano vamos todos parar ao inferno mas pelo menos a banda-sonora será boa. ontem em Alfama, na Perve Galeria.

Telex

Throes + The Shine em tour Noite: a festa faz-se no Vintage Club, no Porto, com o lançamento do novo videoclipe de Alphabeta

Tarde: David Fonseca dá um concerto na Fnac de Santa Catarina, a partir das 18h – a entrada é livre

Domingo

FRANÇA. O projeto portu-

guês Throes + The Shine, que junta o rock dos Throes com o kuduro dos The Shines, vai fazer uma digressão de cinco concertos em França, entre fevereiro e abril.

Malangatana na Perve

Manhã: aproveite para fazer compras de Natal no Stock-Off de Natal, em Vila Nova de Famalicão

Tarde: que tal uma matiné para fechar o fim de semana? Assista ao filme “Anna Karenina”, com Keira Knightley

LISBOA. Uma obra inédita do celebrado artista moçambicano Malangatana (1936-2011), datada de 1967, sem título e de grandes dimensões, está em exposição desde

Música na livraria CAMPO DE OURIQUE. Os músicos João Afonso e Rogério Pires vão estar amanhã à tarde na livraria Ler (Rua Almeida e Sousa, 24) às 18h30. A entrada é grátis.

Ben Frost toca no Maria Matos CONCERTO. O australiano

Ben Frost toca dia 20 de dezembro no Teatro Maria Matos, em Lisboa, com Norberto Lobo e Filho da Mãe. Será, diz o teatro, a junção do “punk e metal (...) com a contenção e minimalismo norte-americano”.


PUB

15

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

Ariel Pink regressa a Lisboa Norte-americano, um dos ícones do universo DIY está amanhã no Lux Vem mostrar “Mature Themes” O experimentalismo e a lógica “Do It Yourself” (DIY) tem sido muito recuperada e exponenciada nos últimos anos. E um dos nomes que mais tem contribuído para a popularização do método é Ariel Marcus Rosenberg, conhecido no mundo da música como Ariel Pink do coletivo Ariel Pink’s Haunted Graffitti. O norte-americano regressa amanhã à noite a Lisboa, desta feita à discoteca Lux. Depois de dois concertos, em 2010 (no Espaço M, em Lisboa, e no Plano B, no Porto), em que veio mostrar “Before

Chullage ao vivo no Intendente

co “Rapressão 1” – pode ser descarregado gratuitamente no site www.optimusdiscos.com –, vai atuar esta noite no espaço Sport Clube do Intendente, às 22h00. A entrada para o concerto é livre. Chullage é o nome de “guerra” de Nuno Santos,

um músico de origem cabo-verdiana que cresceu no Monte da Caparica. Além do hip hop, que executa com mestria e língua afiada, o rapper tornou-se também num ativista e administrador de uma associação de apoio social na Arrentela.

Ariel Pink toca a partir das 23h no Lux – a 1ª parte é das Pega Monstro

Austrália. Prémios

O rapper Chullage, que este ano editou o seu muito aguardado terceiro dis-

Today”, desta feita vem mostrar as canções do novíssimo “Mature Themes”, o segundo trabalho com os Haunted Graffitti. “Mature Themes”, de acordo com a promotora

Filho Único, “é um disco resultante de um maior processo colaborativo do grupo, e do especial contributo do ex-membro Cole MGN que acedeu a um retorno episódico para trabalho de estúdio”, trabalhado por “um rock and roller de Beverly Hills e a imaculada banda que reuniu para viajar o mundo a excitar mentes e cativar físicos”. A primeira parte do concerto vai ficar a cargo das manas Júlia e Maria Reis, as Pega Monstro, que vão mostrar as canções do primeiro longa-duração. O concerto começa às 23h e os bilhetes custam €15.

A cantora interpretou o tema “I Knew You Were Trouble” BRENDON THORNE/GETTY IMAGES

Taylor abrilhanta festa australiana A cantora norte-americana Taylor Swift foi até à Austrália para subir ao palco e ajudar a fazer a festa dos Prémios ARIA, galardões dedicados à música australiana. Taylor cantou e encantou, mas foi Gotye quem ganhou quatro prémios.


16

weekend

OS GRANDES VENC A opinião do júri A Minha Noite: “O fotógrafo interpretou o tema ‘A Minha Noite’ num sítio pouco comum: tem esta fantástica vista de um edifício em construção no meio da cidade. A fotografia está belíssimamente composta e apesar de ser o que é transmite uma certa calma. Só podemos imaginar pelo que os dois fotografados na imagem terão passado para conseguir estar ali e usufruir desta vista!”

Tentação: “O fotógrafo conseguiu capturar um momento cómico quando um cão, está claramente a pensar que uns sapatos seriam a sua próxima refeição. A foto é um misto de bom timing com bom enquadramento polvilhados com sentido de humor.”

O Melhor do Meu País: “Esta imagem vencedora foi uma das minhas duas fotos favoritas desde o início! Tem tudo: ação, luz, composição e está muito bem associada à sua categoria! Esta categoria tinha grandes fotos e por isso acho que foi a mais difícil de eleger para o júri.”

Tentação

A Minha Noite A Minha Favorita

TENTAÇÃO: “UMA SABOROSA FORMA DE CAMINHAR”

O MELHOR DO MEU PAÍS: “ALEGRIA E ARTE...”

A MINHA NOITE: “UMA NOITE ESPETACULAR”

Apesar de Pedro Londoño trabalhar na área da comunicação, também ambiciona ter uma carreira como fotógrafo, um passatempo que começou a levar mais a sério há cinco ou seis anos. Ele acredita que todos os eventos importantes na sua Colômbia natal são dignos de fotografia e que devem ser partilhados com os cidadãos. Com essa missão em mente, Londoño, de 35 anos, deu por si no meio de uma parada gay na cidade colombiana de Medellin. Apesar de ter tirado muitas fotos naquele dias, a sua favorita foi a de um momento improvável quando um dos participantes da parada vestido de Lady Gaga parou ao lado de um cão. A cómica imagem durou apenas alguns segundos, mas ficará para sempre registada nesta foto de Londoño. “Foi um momento especial que assim nunca irá acabar!”, disse-nos Londoño.

O fotógrafo freelance de 22 anos, Filipe Costa, gosta de passar o seu tempo livre a passear pelo bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, Brasil. Tem um projeto pessoal de tirar fotos às pessoas pelas praias. Certo dia, encontrou umas crianças a jogarem futebol nas ondas: “É realmente como nos sentimos quando estamos na praia”, explicou-nos. “Acho que esta fotografia tinha muita dessa emoção.” Costa disse-nos que escolheu fotografar Ipanema porque é uma zona clássica e muito apaixonante que mostra o espírito da comunidade. “Talvez seja por causa do sol”, diz Costa. “É um sítio perfeito para relaxar.”

Simon Skipper Christiansen deparou-se com um guindaste de 40 metros de altura numa construção em Århus, na Dinamarca, e soube que tinha que ver a vista lá de cima. Este fotógrafo de 22 anos viu que não havia cadeado a impedir que entrasse e resolveu subir: “Tive mais medo de deixar cair o equipamento que outra coisa”, admitiu-nos. “Pensei, ‘continua a subir e não olhes para baixo até chegares lá ao topo’.” Christiansen gosta de tirar fotografias de noite porque mostram a cidade de uma outra perspetiva. “Quando as pessoas estão na rua é porque está bom tempo e de dia”, explicou. “E de noite não ligam muito ao mundo que as rodeia. Limitam-se a andar do ponto A ao ponto B. É uma maneira interessante de mostrar a toda a gente o que se passa. Deviam prestar mais atenção ao mundo que as rodeia.”

1

2

3


17

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

DR

EDORES Sueco percebeu que queria ser fotógrafo na floresta

MATTIAS KLUM “DEDICAÇÃO A 100%” O membro do júri e fotógrafo de natureza partilha a sua experiência com os vencedores

O Melhor do Meu País O prémio

UMA VIAGEM À GRONELÂNDIA Além de terem as fotos expostas nas publicações do metro em todo o mundo e de poderem vender as fotografias na colourbox.com, os quatro vencedores vão embarcar numa viagem inesquecível para tirar fotografias. A aventura vai levá-los à região Este da Gronelândia, uma das áreas do mundo mais inexploradas pelos seres humanos. A área vai ser percorrida nos meios de transporte locais: trenós puxados por cães e motas de neve. A acrescentar, refira-se que serão passadas quatro noites na minúscula localidade de Tasiilaq. Os vencedores vão ainda passar três dias a acampar em várias localidades da região Este da ilha, rodeados da beleza natural e selvagem da região. Fiordes, montanhas e glaciares poderão ser fotografados no seu estado puro.

A MINHA FAVORITA: “LIBERDADE URBANA” Gabo Gomez decidiu passar uma tarde com uma sua amiga bailarina em frente a uma parede cheia de graffiti localizada em Chorro de Quevedo, um bairro de Bogotá, Colômbia. “Queria mostrar a noção de arte num sítio completamente diferente do ambiente natural do ballet”, disse-nos Gomez. Os dois vaguearam durante algum tempo, mas decidiram que esta parede multicolorida era o sítio ideal porque representava a arte feita em Bogotá. Apesar de o graffiti não ser uma arte clássica e tão bem vista como o ballet, este técnico de computadores de 23 anos e aspirante a fotógrafo acredita que ambos têm valor artístico: “O principal objetivo é transmitir a mensagem que não podemos ter ideias pré-concebidas quando falamos de arte, e que todas as formas de arte são permitidas em qualquer lado”, acrescentou.

4

O conhecido fotógrafo de vida selvagem Mattias Klum começou a tirar fotos depois de um passeio numa floresta perto da sua casa em Uppsala, Suécia. Mattias percebeu que sempre se sentiu à vontade naquele local. “Era a coisa mais inspiradora e mais espetacular para a alma que eu podia fazer”, explica. E prossegue: “Aquilo resultou numa espécie de carreira, mas percebi que se ia fazer daquilo vida, tinha de me dedicar a 100%.” Desde então, Klum viu os seus trabalhos expostos na National Geographic, no New York Times e na Der Spiegel. Interessado em inspirar novos fotógrafos, Klum foi júri do Metro Photo Challenge juntamente com a fotógrafa de moda Lara Jade e Esben Darlin Made, da colourbox.com, site de fotos e vídeos. “Esta é a parte maravilhosa de participar no Metro Photo Challenge. Vemos muito talento. E vemos muitos aspirantes a fotógrafos com diferentes estilos.” Klum procura nos outros fotógrafos a técnica, assim como a habilidade para usar a luz a composição e a textura. Klum ficou especialmente impressionado com a fotografia vencedora “O Melhor do Meu País”, do brasileiro Filipe Costa. As pessoas a jogarem futebol na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, tem sempre um significado dife-

rente, salienta Klum. “Mostra nesta era digital que podemos utilizar o corpo e coexistir de uma maneira física”, refere. Klum também gostou de “A Minha Favorita”, que providencia uma nova perspetiva de cada vez que a analisamos. a foto de Gabo Gomez de uma bailarina a dançar em frente a um graffiti numa parede mostra a justaposição de arte moderna e antiga. A ideia do choque de culturas e de tempo faz Klum falar de “A Minha Noite” de Simon Skipper Christiansen, que subiu 40 metros para capturar uma construção inacabada no seu bairro em Århus. “Estamos num ponto em que há mais população nas cidades do que no campo. Para mim a visão destas pessoas será uma visão comum para as futuras gerações.” Todavia, nem todas as imagens têm de ser comentários sociais. “Tentação”, de Pedro Londoño, simplesmente fez rir Klum. “Foi um daqueles momentos fixes.” Seja como for, Klum deseja que os aspirantes a fotógrafos que entraram no concurso continuem a fotografar o mundo como o veem. “Se alguns decidirem continuar, como profissionais ou amadores, podem escolher o modo como veem o mundo e fazerem com que as pessoas estejam atentas àquilo em que acreditam”, afirma.


www.readmetro.com

lazer

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Rochedo. Designa saudação (interj.). 2. Bramido de certas feras. Que tem de facto existência. 3. Aproximar. Irmão dos pais ou dos avós. 4. Antecedente. 5. Cantor ambulante. Título honorífico aplicado aos mestres da lei judeus. 6. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Contr. da prep. em com o art. def. o. Forma antiga de mim. Imposto automóvel (abrev.). 7. Divindade. Recusa. 8. Calmante. 9. Altar cristão. Abano pequeno. 10. A totalidade. Guarnecer de asas. 11. Terceiro estômago dos ruminantes. Corpo simples, gasoso, amarelo-esverdeado, de cheiro activo e sabor cáustico.

Natalidade

Michelle Bobb Parris, bloguer e fotógrafa CHARLOTTE COCKBILL

O que veste Michelle? “Calças ASOS, blusa Zara, mala YSL e sapatos Clarks.” Qual o item que usaria todos os dias? “Botas à motoqueiro, porque tanto têm um ar fantástico como são muito confortáveis.”

Sacrifício e dor são pilares sagrados da Igreja. E se a instituição tem isto como doutrina, cabe-lhe exortar as famílias, a bem da nação, ao supremo sacrifício para inverter a queda da natalidade. O apelo não lhe fica mal, (...) mas melhor ficava se envolvesse a outra parte necessária à fecundação (Estado). (...) Em tempos que já não voltam, ele e ela eram portadores naturais das ferramentas necessárias para a conceção e, em privado, sem intervenção de terceiros, decidiam o momento certo. Mas nos tempos que correm (...), a privacidade está perdida, sendo que a conceção só é possível num triângulo amoroFERNANDO MARQUES so...

Sudoku

•••••

Verticais 1. Caminho orlado de casas dentro de uma povoação. Indirecto. 2. Mamífero cetáceo muito voraz. A mim. Bebida alcoólica, proveniente da destilação do melaço. 3. Entalhe, encaixe. Já utilizada. 4. Natural ou habitante da cidade da Horta. Aqueles. 5. Com antecedência. Contr. da prep. de com o art. def. a. 6. Que acontece poucas vezes. Planta crucífera de raiz carnuda, branca, arredondada ou pontiaguda. 7. Graceja. Baliza. 8. O espaço aéreo. Primitivo. 9. Cada um dos caracteres do alfabeto. Conselho, advertência. 10. Avança. Exprime a ideia de dois, duas vezes (pref.). Esvaziar. 11. Gabar. Discurso.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Rocha, Salve. 2. Urro, Real. 3. Acercar, Tio. 4. Anterior. 5. Aedo, Rabi. 6. Em, No, Mi, IA. 7. Deus, Nega. 8. Sedativo. 9. Ara, Abanico. 10. Tudo, Asar. 11. Omaso, Cloro. VERTICAIS: 1. Rua, Mediato. 2. Orca, Me, Rum. 3. Crena, Usada. 4. Hortense, Os. 5. Cedo, Da. 6. Raro, Nabo. 7. Ri, Meta. 8. Ar, Original. 9. Letra, Aviso. 10. Vai, Bi, Ocar. 11. Elogiar, Oro.

18

Arquitetura estranha. Este hotel é uma porcaria

Hotel igual a intestino grosso Se tiver estômago para tal, reserve já a sua estadia neste hotel em forma de intestino grosso. Este hotel de apenas um quarto fica no parque da fundação Verbeke, perto de Antuérpia, Bélgica. O quarto tem cama de casal, chuveiro, casa de banho e aquecimento. Falámos com o dono. MWN

“Por fora, como qualquer órgão, parece sujo e ensanguentado. Mas por dentro, tem paredes brancas e está imaculado. os visitantes adoram cá dormir” GEERT VERBEKE, CURADOR DA FUNDAÇÃO VERBEKE

ANDA VAN RIET/VERBEKE FOUNDATION/SOLENT

Peça de arte multifuncional

120

Ficar no intestino é algo “natural”

Este quarto é, na realidade, uma peça de arte chamada “CasAnus”, feita pelo Atelier Van Lieshout, um coletivo dirigido pelo artista Joep van Lieshout. “É uma peça de arte multifuncional, em que a ideia de arte e usar a própria arte se unem”, disse ao metro um porta-voz do grupo.

euros é o preço de uma estadia de uma noite para duas pessoas neste hotel: o preço inclui pequeno-almoço e entrada para o resto do parque. “No verão, temos três ou quatro reservas por semana por isso é uma estadia muito popular”, confidenciou Verbeke ao metro.

Perguntámos a Verbeke o porquê do fascínio de ficar na “CasAnus”: “Os nossos hóspedes ficam satisfeitos por dormirem num sítio sem perturbações e rodeados de natureza”, disse-nos. “Podem ver gansos, sapos e descobrir as estrelas à noite e de dia visitar as nossas exposições.”


pequenos anúncios

&HQWURVGH)RUPDomRem:

AÇORES | ALGARVE | AVEIRO | BEJA BRAGA | LEIRIA | LISBOA | PORTO

ESPECIALISTAS EM FORMAÇÃO

PERCURSO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

1292 3(

5&856 2

7e&1,&2 e 677(0$ $6 '(5('(6(6,67(0$6 ,19,67$180$&$55(,5$'(68&(662

,1&/8,

)250$d®2(0

‡&RQWH~GR&XUUtFXOR2ILFLDO*$/,/(8

‡6LVWHPDV2SHUDWLYRV ‡:LQGRZV6HUYHU ‡0LFURVRIW6HUYHU ‡6HJXUDQoD,QIRUPiWLFD ‡&ORXG&RPSXWLQJ

‡&HUWLILFDomR2ILFLDOHP&RPSWL$$ ‡KRUDVHP)RUPDomR6RIW6NLOOV  &RPSHWrQFLDV3HVVRDLV

K

-$1(,52

'85$d®2

Pós Laboral | 32572%5$*$$9(,52

KWWSZZZJDOLOHXSWWHFQLFRUV PORTO | porto@galileu.pt | 22 607 30 90 BRAGA | braga@galileu.pt | 253 248 533 AVEIRO | aveiro@galileu.pt | 234 371 011/12

808

2 8 7 7 6 7 C U R S O S

www.JDOLOHX.pt

www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.p

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

LEILÃO IMOBILIARIO PORTO 1 de DEZEMBRO 2012 – 15 H | 9 de DEZEMBRO 2012 – 15 H

HOTEL NOVOTEL PORTO GAIA

LUGAR DAS CHÃS, AFURADA – VILA NOVA DE GAIA

IMÓVEIS A PARTIR DE

3.250 €*

* ESTE VALOR REFERE-SE AO LEILÃO DE 1 DEZ

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 2.000 € ** ** ESTE VALOR REFERE-SE AO LEILÃO DE 9 DEZ

LISBOA 2 DE DEZ 2012 – 15 H | 8 DE DEZ 2012 – 15 H

CORINTHIA HOTEL LISBON CONTACTOS

LISBOA +351 21 382 84 60 PORTO +351 22 608 188 244 geral@euroestates.pt www.euroestates.pt AMI: 1827 – Val.: 06/06/2015

P O S S IB D E F IN A N IL ID A D E B A N C Á R IO C IA M E N T O A S U JE IT O A T É 1 0 0 % , DEC D E C R É D IT IS Ã O O


20

+ plus

Equipamento todo “estiloso”

Tenha o corpão da Gwen Depois do lançamento de “Push and Shove” a 25 de setembro, o sexto álbum de estúdio dos seus No Doubt, fomos tentar perceber como Gwen Stefani, de 42 anos, se mantém em forma GETTY

COMER COMO A GWEN Segundo o personal trainer Mike Heatlie, que trabalhou intermitentemente com Gwen Stefani durante mais de 10 anos, 75% do exercício é algo exagerado. “Não é que não ajude”, explica, “mas se quer ter uma cintura delgada e abdominais tão bem definidos como os da Gwen, é preciso reduzir a gordura corporal e a única forma de o fazer é ao alterar a sua dieta.” Plano para perder gordura:

LEGGINGS DA TOPSHOP MULTICOLORIDAS €29 www. topshop. com

TÉNIS SALTO ALTO JEFFREY CAMPBELL €100 www.urbanout fitters.com

“Vivemos num ambiente propenso à obesidade – o que significa que alimentos gordurosos e açucarados estão em todo o lado, tornando difícil não engordarmos”, diz Heatlie ao metro. “Se a sua dieta for rica em carboidratos brancos, como massas, cereais e refrigerantes, estará a consumir demasiada energia. Os carboidratos param o processo de queima de gorduras, porque o corpo prefere utilizar a energia que estes fornecem – glicogénio – em detrimento da energia das gorduras. O corpo só vai queimar gordura se os níveis de carboidratos estiverem baixos e não tiver outra opção. Mas se quiser que este processo aconteça, terá de cortar nos carboidratos.”

que lhe apetecer, à medida que o processo se torna num estilo de vida e não numa dieta de resultado rápido.” Segredo dos abdominais:

“A chave para ter abdominais como os da Gwen consiste em seguir uma dieta rígida baixa em carboidratos e combiná-la com exercícios regulares de resistência. Pode ter o conjunto mais incrível de abdominais, mas se houver uma camada de gordura por cima deles, não os vai ver. A gordura corporal deve ser de cerca de 15% no caso das mulheres e de 10% no caso dos homens, caso queira exibir os seus abdominais”, revela Heatlie.

VIVER COMO A GWEN Calorias de carboidratos:

T-SHIRT DE CETIM DOLCE & GABBANA €225 www.neta-porter.com

Não importa o que come de vez em quando, mas sim o que come de forma consistente, explica Heatlie: “Um plano de dieta demasiado rígido torna-se insustentável. Se 90% da sua dieta é ‘boa’, os restantes 10% que são ‘maus’ não importam. Escolha 5-6 dias da semana em que se dedique a reduzir o consumo de carboidratos. Por exemplo, troque os cereais que toma ao pequeno-almoço por um batido de proteínas com fruta. Ao jantar, coma salmão ou frango com vegetais (que deveria sempre comer ao jantar) em vez de pão e massa. Mas certifique-se de que dá a si mesmo 1ou 2 dias de folga nos quais pode comer mais ou menos o

Veja o videoclipe dos No Doubt – ‘Settle Down’ – em que Stefani parece ter 22 anos e não 43. É um facto. “A única forma de parecer mais jovem de forma natural é ter um estilo de vida equilibrado”, diz Heatlie. “Se tiver excesso de peso e demasiado stress na sua vida, isso vai ver-se na sua cara, fazendo-a parecer mais velha do que é.” Heatlie recomenda três regras fáceis para a ajudar a manter um aspeto jovem:

1 “Evite comer demasiado sal, que provoca retenção de líquidos e a faz parece inchada”; 2 “Mantenha uma dieta alta em antioxidantes ao se esforçar por comer muita fruta e vegetais frescos

Sem dúvida, esta mulher tem um corpo de fazer inveja

todos os dias, bem como beber quatro a cinco copos de chá verde e cerca de três litros de água. Os antioxidantes impedem e reparam os danos nos tecidos corporais ao abrandar ou prevenir os efeitos prejudiciais dos radicais livres”; 3 “Diminua (ou elimine) o consumo de álcool e cigarros. Os químicos no fumo do tabaco danificam o colagénio e a elastina, os químicos que dão à pele a sua força e elasticidade, o que pode levar a rugas. O consumo de álcool pode reduzir o nível de vitamina A no corpo, permitindo que os radicais livres se espalhem e acelerem a deterio-

ração do colagénio e elastina – provocando mais rugas e linhas profundas.”

MEXER-SE COMO A GWEN Se sentir que está a fazer um esforço enorme nos seus exercícios, mas não está a obter os resultados que esperava, talvez não esteja a treinar da forma correta: “Para notar uma diferença no seu corpo, é necessário treinar em níveis de intensidade corretos. A forma do seu corpo só vai mudar se for colocada em situações de elevado esforço e stress, pois as verdadeiras hormonas que queimam gordura, a hormona do crescimento e a testostero-

na, apenas são estimuladas em exercícios físicos intensos”, diz Heatlie. Embora reconheça os benefícios dos exercícios cardiovasculares, como correr ou andar de bicicleta, Heatlie acredita que uma das melhores formas de obter uma estrutura esbelta e sexy como a da Gwen consiste em colocar o corpo sobre pressão ao misturar exercícios cardiovasculares com treino de resistência. Assim sendo, pedimos-lhe para partilhar connosco os exercícios que faz enquanto treina com a Gwen. Está pronta para suar? ROMINA MCGUINNESS, MWN


21

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

Como ela o conseguiu Quer perder peso?

Siga o plano de exercício da Sra. Stefani

Dicas de exercícios de Mike Heatlie: “Certifique-se de que não descansa entre cada exercício. Se for um principiante, o máximo que deve parar é durante 10 segundos. O treino precisa de ser o mais intenso possível, pois o seu corpo precisa de estar sob tensão para mudar.”

Breves Dormir Juntamente com a restrição de calorias e a atividade física, o sono é um componente crucial para perder peso. A falta de sono aumenta o estímulo para comer mais. Dormir faz bem à dieta.

Weight Watchers

Faça os exercícios pela ordem de apresentação.

AGACHAMENTOS

FLEXÕES DE TRÍCEPES

ESTOCADAS FRONTAIS

ELEVAÇÃO DE OMBROS

Coloque as pernas direitas com os pés virados para a frente. Flexione os músculos das pernas e mantenha o peso nos calcanhares à medida que desce. Incline o peito para a frente para contrabalançar os pesos. Repetições: 12/15

Sente-se num banco e coloque as mãos ao lado do corpo. Incline-se de forma a que as suas costas mal toquem no banco. Certifique-se de que tem controlo dos seus movimentos à medida que desce e sobe. Repetições: 12/15

Pernas juntas e mãos nas ancas. Ombros para trás e o peito para a frente. Dê um passo em frente com a perna direita, enquanto deixa cair o joelho esquerdo para o chão. Repita do outro lado. Repetições: 12/15

Pés alinhados com as ancas e joelhos ligeiramente dobrados. Eleve os pesos até aos ombros e erga os braços para cima, mantendo estômago e zona dos rins direitos. Baixe os braços e depois volte a erguer os pesos. Repetições: 12/15

Jessica Simpson assinou um contrato de milhões de dólares com a Weight Watchers depois de dar à luz ao seu filho Maxwell em maio e demorou a perder peso siginificativamente. Entretanto, surgiu publicamente esta semana e parece que arrepiou caminho.

PUB


PUB


www.readmetro.com

23

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

GETTY

Os suspeitos do costume Ronaldo, Messi e Iniesta candidatos a melhor jogador do mundo Bola de Ouro 2012 entregue em janeiro Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Andrès Iniesta são os três candidatos à Bola de Ouro 2012, anunciou ontem a FIFA e a revista France Football, na cidade de São Paulo, no Brasil. O extremo português espera reconquistar um prémio que já venceu em 2008. O jogador do Real Madrid encontra-se pela quinta vez entre os três candidatos a melhor jogador do mundo. Desde 2007, CR7 só falhou esta lista em 2010. Ronaldo e os jogadores do Barcelona Messi e Iniesta já tinham sido os três eleitos este ano para o melhor jogador da UEFA. Iniesta, que ganhou pela seleção espanhola o Europeu, foi o vencedor. Comparando os finalistas deste ano com os do ano passado só se regista a troca de Xavi por Iniesta. As últimas três edições deste prémio foram ganhas pelo avançado argentino Messi. Em 2009, quan-

Jogadas

Lima falha European Tour GOLFE. O português

Filipe Lima ficou ontem a duas pancadas de garantir a presença no European Tour de 2013, ao terminar no grupo dos 31.os classificados da Qualifying School, em Girona, Espanha. Assim, Ricardo Santos será o único luso com cartão para o European Tour.

Portugueses jogam em casa ANDEBOL. O Benfica defronta amanhã, na Luz

Treinadores

José Mourinho (foto), que ganhou a liga espanhola pelo Real Madrid, é um dos três candidatos ao troféu de melhor técnico do ano. Vicente Del Bosque, que venceu o Europeu pela Espanha, está nos eleitos; Pep Guardiola, ex-treinador do Barcelona, encerra a lista.

do ainda tinha a designação de FIFA World Player ou Jogador do Ano FIFA. E em 2010 e 2011, depois de a FIFA e a revista francesa France Football terem passado a atribuir o prémio em conjunto. Se Messi, 25 anos, vencer torna-se o primeiro futebolista eleito pela quarta vez. No passado, o máximo que o francês Zidane e o brasileiro Ronaldo conseguiram foi vencer o prémio três vezes. Isto entre 1991 a 2009. (19h30) o Nantes, na Taça EHF. Na 1.ª mão, em França, as águias perderam (29-21). O FC Porto recebe também amanhã o C. Koper (18h). Na Eslovénia, os dragões foram derrotados (29-23).

Se Ronaldo, 27 anos, vencer a Bola de Ouro 2012 torna-se no primeiro português a consegui-lo por duas vezes – Figo conquistou o prémio uma vez, em 2000, e Eusébio ganhou em 1965, quando ainda era “só” a Bola de Ouro da France Football. O vencedor do troféu é escolhido pelos selecionadores, capitães de equipa e jornalistas. O eleito será conhecido na Gala da FIFA, a 7 de janeiro de 2013, em Zurique, Suíça. LUÍS CARMO

FIA diz que piloto da Red Bull não fez nada de errado

Vettel inocente O diretor de corridas das Federação Internacional do Automóvel (FIA) assegurou ontem que a ultrapassagem de Sebastien Vettel ao francês Jean Vergne, no GP do Brasil, foi correta, não vendo razão para penalizar

Dragões em Braga Sp. Braga e FC Porto jogam esta noite a partida grande dos oitavos de final da Taça de Portugal. José Peseiro, técnico bracarense, reconheceu que a equipa tem revelado “problemas de concentração”, mas está “confiante”: basta que os jogadores estejam “mais concentrados em todos os momentos”. Vítor Pereira, técnico do FC Porto, já disse que vai gerir a equipa, mas vai a Braga para ganhar.

o piloto. “Vettel fê-lo de maneira correta. Reagiu a uma bandeira verde que estava 350m à frente da última luz amarela”, esclareceu Charlie Whiting, ao Sport Bild. Se a manobra fosse considerada ilegal, penalizaria Vettel com perda de 20 segundos em Interlagos, passando do 6.º para o 8.º posto. Assim perderia o título de campeão mundial.

Recorde-se que o adversário do Benfica sairá do vencedor do jogo entre o D. Aves e o Caldas ou o Coimbrões. Estas duas últimas formações defrontam-se no domingo. TAÇA HOJE: SP. BRAGA-FC PORTO (20H15, SPTV) AMANHÃ: ACADÉMICA-TOURIZENSE (17H00, SPTV)) DOMINGO: AROUCA-BEIRA-MAR (14H00) LOURINHANENSE-P. FERREIRA (14H00) GIL VICENTE-OLIVEIRENSE (15H00) CALDAS-COIMBRÕES (15H/III ELIM.) BELENENSES-FABRIL (18H00) MARÍTIMO-V. GUIMARÃES (19H15, SPTV)

3 sport

Top/Flop

Serena Williams A norte-americana foi considerada a tenista do ano pela WTA devido a um ano pleno de triunfos – exemplos: dois Grand Slam (US Open e Wimbledon), Masters e ouro nos Jogos’12.

Brasil. Futebol

100 mil foi o número de espetadores que os jogos da Liga portuguesa de futebol desta época perderam em relação à temporada passada, após a conclusão do primeiro terço da prova. Segundo o site da Liga, a assistência nos 80 jogos já realizados foi de 753.985 espetadores, menos 12% comparativamente a 2011/12, que no mesmo período teve 856.504 bilhetes.

Rajon Rondo

Scolari, que ganhou o Mundial em 2002 pelo Brasil, terá ajuda de Parreira EPA

“Felipão” oficial no escrete Scolari foi ontem apresentado como selecionador brasileiro. A ajudar “Felipão” no objetivo de reconquistar o Mundial que se disputará no Brasil, em 2014, estará o coordenador Carlos Alberto Parreira, também ele campeão mundial, em 1994.

Humphries fez falta sobre Garnett, na vitória dos Brooklin Nets sobre os Celtics (83-95). Não há dúvida. Mas a agressão de Rondo a Humphries é despropositada e criou um enorme “sururu”.


PUB


20121130_pt_porto