20150114_br_portoalegre

Page 3

PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2015 www.readmetro.com

{FOCO}

|03|◊◊

1

Monumento aos Açorianos. Cercado, virou cachorródromo Cercado por ordem judicial para reparos urgentes, o monumento de Carlos Tenius, de 1974, teve o cadeado arrombado e virou espaço de lazer para animais de estimação. Smam vai assumir o restauro.

2

1

Um olhar para os monumentos 3

2

Olhos Atentos. Mirante integra projeto da orla do Guaíba

3

Parque Marinha. Mãos à obra

A obra do artista José Resende foi inaugurada em 2005, na Bienal do Mercosul. Em 2009 a tela de metal que sustentava os visitantes corroeu-se e uma parte cedeu. Sua recuperação está prevista no projeto de revitalização da orla.

Assinada pelo chileno Patrício Farias, a obra sem título é de 1992. Virou notícia na Copa quando o artista reclamou das condições em que turistas encontrariam seu trabalho, pichado e deteriorado. Com empresa contratada, prefeitura diz que a recuperação deve iniciar nos próximos dias.

Novos tempos? Antes cercadas e aparentemente abandonadas, obras de arte que contam um pouco da história de Porto Alegre e do RS começam a ganhar atenção e investimento Com parcerias e um empurrãozinho da Justiça, obras como o Monumento aos Açorianos, o mirante na Usina do Gasômetro, esculturas no parque Marinha e na Redenção começaram a receber um olhar especial por parte das autoridades. E o próximo passo será a iluminação de espaços como o Monumento ao Expedicionário, Garibaldi, o Laçador e a Ponte de Pedra. Depois de 12 obras recuperadas na Redenção, a parceria do Sinduscon com a prefeitura da capital ganhou fôlego e vai atingir todos os 40 trabalhos expostos em um dos recantos mais queridos dos porto-alegrenses. Ainda esta semana, a Secretaria Municipal da Cultura também espera ver os primeiros retoques na arte do chileno Patrício Farias que virou notícia no Marinha na véspera da Copa do Mundo, no ano passado. In-

comodado com o estado em que turistas encontrariam seu trabalho, o artista buscou na Justiça o direito de ter a obra bem cuidada. “A empresa está contratada e o trabalho começa essa semana. Ontem [segunda-feira] nós passamos a licença para entrarem com caminhão e começarem a montar o canteiro”, adianta o coordenador da Memória Cultural de Porto Alegre, Luiz Antônio Custódio. Cartão-postal da cidade, o Monumento aos Açorianos também receberá este ano atenção especial. Nesse caso, foi preciso uma ‘força’ do Ministério Público que pediu multa diária para o descaso com a obra que vem se deteriorando com a acidez natural da terra e das urinas humanas e de animais. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente será a responsável pela contratação do trabalho.

Boas notícias também para a abandonada “Olhos Atentos”. Desde que o piso cedeu, em 2009, o mirante elaborado junto à Usina do Gasômetro foi incluído nas obras de revitalização da orla do Guaíba. “Hoje (ontem) mesmo me ligaram pedindo para atualizar os valores”, comentou Custódio. Especialista no assunto, o professor de esculturas do Atelier Livre José Francisco Alves comemora a quantidade de trabalhos sendo realizados pela cidade, mas com sinceridade avisa: já viu tudo isso antes. “É ótimo, mas a questão é que sem manutenção e conservação volta tudo de novo. Se todos esses tivessem sido conservados não precisariam ser refeitos”, resume. LETÍCIA BARBIERI METRO PORTO ALEGRE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.