EscolaBR: Inclusão digital de professores

Page 67

67

multiplicadores de diferentes estados brasileiros, começam a participar da CN. Estes multiplicadores participavam também de uma lista de discussão intitulada Comunidade Proinfo. A participação dos desenvolvedores da CN na lista de discussão da Comunidade PROINFO exerceu grande influência na escolha de ferramentas e originou movimentos, ao longo da história do EscolaBR, que serão relatados posteriormente, neste capítulo. Por este motivo apresenta-se a seguir, de forma breve, a história desta comunidade oriunda do PROINFO. Em 1998 com o objetivo principal de reunir professores-multiplicadores de NTE de todo o Brasil e especialistas de algumas universidades, que assessoravam o PROINFO, o MEC lança a lista de discussão Multiplicadores-L. Em tal lista eram compartilhados os conhecimentos e experiências adquiridos nas pesquisas e formações realizadas individual/regionalmente pelos participantes, tais relatos iniciavam processos de discussão entre os participantes e se tornavam importantes para a reflexão e formação continuada de todos. Segundo Magdalena et al. (2005, p.9):

A criação deste espaço foi extremamente importante para a consolidação do papel do Multiplicador, por possibilitar, nas trocas assíncronas, a discussão e análise e vários aspectos ligados a este novo fazer pedagógico e para formar uma rede de apoio coletivo, na qual todos se descobriram como aprendizes que têm algo a dizer e algo a aprender.

Após certo período de vivência, amadurecimento e desenvolvimento de uma cultura de participação em uma lista de discussão33, o grupo resolveu em 2001 permitir a participação para “qualquer profissional interessado em discutir o uso das tecnologias da informação e da comunicação, em sala de aula”, mudando seu nome de Multiplicadores_L para ComunidadeProinfo-L (MAGDALENA et al., 2005, p.10). Com o grande número de discussões (tópicos) e arquivos digitais que circulavam pelos e-mails dos participantes, e considerando as limitações de espaço para armazenamento de tais mensagens oferecidas pelos serviços de e-mail da época, as moderadoras da lista de discussão percebem que era necessário encontrar uma maneira de registrar e documentar tal momento.

33

Saber criticar, debater e sugerir em um meio eletrônico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.