My Cooprofar Set | Out 2022

Page 1

my

set|out

Os Valores de sempre, pelas Farmácias.


Adiministração e Propriedade: Cooprofar Rua Pedro José Ferreira 200-210 4424-909 Gondomar T 223 401 000 | F 223 401 050 cooprofar@cooprofar.pt www.cooprofar.pt Direção: Hélder Mesquita Coordenação Editorial: Natércia Moreira Publicidade: assessoria@cooprofar.pt Design/Paginação: Cooprofar Distribuição: Gratuita Publicação: Bimensal Tiragem: 1500 ex.

Direção Cooprofar: Carlos Miguel Valério, Ana Sá, Ana Coutinho, Manoel Cerdeira e Sá, Paulo Sousa, Hélder Mesquita, Rita Domingues, José Miguel Sousa, Sofia Madureira Pires, José Mingocho.


editorial

#nova Estamos numa nova Era! Fruto da convicção nos valores de sempre, nasce uma nova imagem. Uma imagem que espelha a Cooprofar pragmática na abordagem ao trabalho que iniciámos há pouco mais de um ano, focado na criação de colaboração e sinergias com todos os players da cadeia do medicamento, na resolução dos problemas e “dores” dos nossos clientes e, acima de tudo, na criação de valor para as Farmácias. Nas cores do novo logotipo colocámos o azul que, desde sempre identifica a Cooprofar no mercado, e o verde que identifica as farmácias, que estão na nossa génese e dão sentido ao nosso propósito. Na assinatura “Os Valores de sempre, pelas Farmácias” reiterámos o nosso compromisso em agir com Integridade, porque apenas fazendo o que é correto se é verdadeiramente Cooprofar, com Excelência, porque o sucesso depende de fazer mais e melhor todos os dias, e com Colaboração, porque só com o desenvolvimento de relações de parceria, partilha de conhecimento, de geração de valor podemos concretizar o nosso propósito. Somos muito mais que Distribuição. Somos pelas Farmácias.

03


especial cooprofar

24 de setembro foi um dia simbólico. Para este momento único, juntamos Farmácias, Equipa e Parceiros, para em conjunto celebrarmos o primeiro ano de uma nova era. 04


especial cooprofar

Porque, quando trabalhamos em conjunto, é sempre mais fácil atingir os nossos objetivos.

05


especial cooprofar

Este foi, naturalmente, um processo com muitos desafios e etapas, mas desde o começo com objetivos concretos e firmemente estabelecidos.

06


especial cooprofar

A Nova Cooprofar tem como premissa uma abordagem mais próxima, cultivando relações duradouras e profícuas.

07


especial cooprofar

No nosso dia a dia está, desde o primeiro momento, sempre presente a atenção às necessidades dos clientes, parceiros e equipa, com o objetivo de desenvolver e melhorar o nosso portefólio de serviços, alavancando ações em todas as áreas de negócio farmácia e não farmácia do Grupo. O propósito é simples e está na nossa génese: Criar Valor para as Farmácias. Orientamos a nossa jornada pelos valores que nos definem Integridade, Excelência e Colaboração. Por isso, fazemos o que é correto, num esforço contínuo em fazer mais e melhor todos os dias, trabalhando em conjunto com todos os players da cadeia do medicamento. Hoje, podemos afirmar que a Cooprofar tem uma proposta de valor mais clara com mais grupos de compras, uma proposta comercial mais sólida, e acima de tudo mais clientes envolvidos e mais associados. Congratulamo-nos quando já constatamos resultados deste trabalho refletidos no aumento constante da quota de mercado e nos resultados do estudo de mercado elaborado pela GS1, que evidenciam uma significativa melhoria do sentimento de confiança das farmácias na sua cooperativa.

08

Fazemos o que é correto.


especial cooprofar

Fazemos mais e melhor todos os dias.

e

Criamos ligações que aproximam e geram valor no setor. Sobre este último, encaramo-lo como um voto de confiança para continuar este rumo de melhoria e de criação de serviços, de desenvolvimento de relações de simbiose, com os nossos parceiros próximos de sempre – as Farmácias -, mas mais ainda com todos os parceiros – Grupos, Laboratórios, Instituições - que, como nós acreditam que as verdadeiras parcerias geram valor para todos os que delas fazem parte.

09


especial cooprofar

“Know-how

100%

português além-fronteiras” Visita à África do Sul visa afirmar a Cooprofar enquanto parceiro de excelência, que avança e intermedeia os interesses do setor farmacêutico africano com empresas farmacêuticas globais na partilha de tecnologias, conhecimento e processos. A abertura a novos ciclos de cooperação e oportunidades de negócio está na génese do modus operandi da Cooprofar. Por isso, é contínuo o trabalho para a criação e reforço de parcerias estratégicas, com foco na partilha de soluções logísticas inovadoras e serviços globais (em algumas circunstâncias além-fronteiras), personalizados a cada mercado e cliente.

Foi, precisamente, no seguimento deste objetivo que Hélder Mesquita (Presidente do Conselho de Administração), Luís Mourão (CEO) e Sérgio Mesquita (Diretor Comercial Business Solutions), visitaram a África do Sul e Angola. Com o propósito de efetuar in locu a avaliação, acompanhamento e identificação de oportunidades destes mercados concretizaram reuniões com laboratórios – Servier, Reckitt e Opella Healthcare – para reforço de parcerias e análise de novas oportunidades de negócio; acompanharam no terreno, a nossa equipa que trabalha para a Sanofi; reuniram com parceiros locais - Socifarma e Mecofarma; e com players do setor – Multieskendra Farmacêutica, Neofarma e Farmácias Moniz Silva. A Cooprofar opera internacionalmente há largos anos através da Mercafar, S.A. que, refira-se, colabora com diversos mercados, estabelecendo alianças estratégicas que lhe permitem consolidar a comercialização e exportação dos produtos de saúde. O apoio é prestado em áreas críticas para o negócio, através de serviços de consultadoria e de formação na área técnica, sistemas de informação, marketing e vendas, logística e formação de colaboradores envolvidos nas diferentes etapas do processo da distribuição farmacêutica. Mantém-se, a cada cooperação, a aposta na exportação de um know-how construído ao longo de quase meio século, bem como, a exploração de oportunidades para estabelecer alianças estratégicas com parceiros de negócio. É reforçado, também, o objetivo de levar soluções logísticas inovadoras e serviços globais além-fronteiras, personalizados a cada mercado e cliente. O desenvolvimento de redes colaborativas com a indústria farmacêutica é outro ponto estratégico que se tem vindo a robustecer, com o intuito de criar oportunidades de prospeção, aumento de vendas, identificação de novas sinergias e transferência de know-how, assim como tendências na área.

10