1226227955_sistemasgestaoaprendizagem

Page 112

e-Learning: O Papel dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem na Europa

inofor

1.2. Iniciativas em Curso Com vista a eliminar esta enorme diferença entre os Estados Membros da UE e os candidatos à adesão foram lançadas iniciativas especiais. No Conselho Europeu realizado em Lisboa, em 23 e 24 de Março de 2000, os Chefes de Governo e de Estado dos UE15 estabeleceram o ambicioso objectivo de, na próxima década, a Europa se tornar na “economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo”. Foi reconhecida a necessidade urgente da Europa explorar rapidamente as oportunidades da economia baseada no conhecimento e, em particular, a Internet. Para alcançar este objectivo, em Maio de 2000, foi desenvolvido e adoptado pela Comissão Europeia um Plano de Acção eEurope/eEurope 2002,8 que foi lançado em Santa Maria da Feira em 19-20 de Junho de 2000. Na Conferência Ministerial Europeia, realizada em Varsóvia em 11 e 12 de Maio de 2000, os Países da Europa Central e Oriental reconheceram o objectivo estratégico estabelecido pelos UE15 em Lisboa e aceitaram o desafio estabelecido pelos UE15 com o eEurope, decidindo lançar um Plano de Acção 9 semelhante ao eEurope/eEurope+ 2003 para os Países Candidatos, como complemento aos compromissos políticos da UE, por forma a tentar alargar a base para a concretização do ambicioso objectivo mencionado acima. Em Fevereiro de 2001, a Comissão Europeia convidou Chipre, Malta e Turquia a conjugarem esforços com os restantes Países Candidatos, no sentido de se definir este Plano de Acção comum. O Plano de Acção eEurope+/eEurope+ 2003, lançado por ocasião do Conselho Europeu de Gotemburgo (15-17.6.2001), reflecte os objectivos e metas prioritários de eEurope e define acções específicas para a situação nos Países Candidatos. As acções em eEurope+ agrupam-se em torno dos mesmos três grandes objectivos identificados em eEurope (vide tabela 3), e os indicadores seleccionados pelos UE15 são adoptados para monitorizar e testar o progresso. No entanto, os Países Candidatos reconhecem que, se se quiserem alcançar todas as vantagens das acções, é necessário acelerar a implementação e o funcionamento efectivos do acervo comunitário em áreas relacionadas com a Sociedade da Informação. Tal reconhecimento resultou na inclusão de um objectivo adicional (objectivo zero, sendo os restantes três iguais aos do eEurope 2002), previamente inexistente em eEurope, visando ajudar a criar os blocos fundamentais da Sociedade da Informação. Além disso, a realização dos objectivos do eEurope+ pode ser significativamente melhorada e acelerada através de colaboração intra-fronteiras e internacional.

8 Fonte: http://www.europa.eu.int/information_society/eeurope/action_plan/pdf/actionplan_en.pdf 9 Fonte: http://www.vus.sk/is/doc/eEurope%2Ben2001.pdf

115


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.