Page 1

DESPORTO INCLUSIVO & ADAPTADO

BOCCIA PARA TODOS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS


D E Z E M B R O

2 0 1 8

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

1 | Sobre o projeto

2 | Parceiros

3   | O que é o Boccia? 4     | Atividade de disseminação em Itália

5   | Atividade de disseminação na Eslovénia

6   | Boas práticas

7   | Os nossos contatos

1


SOBRE O PROJETO

2


SOBRE O PROJETO | INTRODUÇÃO

Portugal tem uma experiência significativa numa vasta gama de desportos adaptados, incluindo basquetebol, andebol, natação, vela, goalball, canoagem, tiro com arco e boccia. O mesmo se aplica aos Paralímpicos Portugueses, particularmente no que diz respeito ao boccia. Desde que se tornou um desporto oficial dos Jogos Paralímpicos em 1984, os atletas portugueses de boccia foram ganhadores de inúmeras medalhas e deram orgulho a Portugal. O boccia foi introduzido em Portugal nos anos setenta. Isto consistiu num impacto positivo em termos do aumento do envolvimento e da contribuição das pessoas com deficiência na sociedade. No entanto, depois de 2008, os pódios dos campeonatos de boccia a nível internacional começaram a ser dominados por atletas asiáticos, mais fortes em termos de recursos materiais e financeiros (devido à significativa ajuda estatal) e recursos humanos (havia muitos jovens praticantes). No entanto, Portugal ainda é reconhecido como um dos grandes países europeus de boccia. Os factores que conduziram ao sucesso das nações asiáticas em boccia são também as duas maiores necessidades em Portugal: o apoio material e financeiro do próprio desporto e os recursos humanos, nomeadamente os jovens atletas. Em termos de capacidade competitiva, os atletas atingem o pico entre os 25 e os 35 anos.

No entanto, há uma falta de jovens a praticar este desporto desde tenra idade, o que leva a um menor grupo de futuros atletas. Além disso, o objetivo de igualdade e acessibilidade estabelecido pela Estratégia da UE para a Deficiência (2010-2020) ainda está longe de ser uma realidade.

O boccia é, em si mesmo, um desporto altamente inclusivo, já que pessoas com qualquer deficiência e alto grau de incapacidade podem praticá-lo. Sabe-se que o boccia já está incluído como uma das opções de desporto escolar em algumas regiões. No entanto, não há informações concretas de onde e como as ações ocorrem. O nosso objetivo é levar a modalidade aos jovens nas escolas e fazê-la de forma regular e sistemática. Ao mesmo tempo, seria uma oportunidade para sensibilizar os jovens sobre os direitos humanos das pessoas com deficiências e trabalhar na desconstrução de preconceitos e estereótipos que permanecem profundamente enraizados.

3


SOBRE O PROJETO | INTRODUÇÃO

OBJETIVO DO PROJETO O objectivo específico prosseguido pelo Programa Erasmus+ no domínio do desporto que este projeto irá abordar é o de promover atividades de voluntariado no desporto, juntamente com a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a sensibilização para a importância da atividade física benéfica para a saúde, através de uma maior participação e igual acesso ao desporto para todos. Este projeto visa aumentar a sensibilização sobre o boccia como uma boa prática para a inclusão social, a igualdade de oportunidades, a sensibilização da importância da atividade física para melhorar a saúde e igualdade de acesso ao desporto para todos, através do voluntariado e da educação não formal.

OBJETIVOS: 1. Incentivar a inclusão social e a 3. Promover sinergias com e entre as igualdade de oportunidades no partes interessadas nos níveis local, desporto, especialmente apoiando a regional, nacional e internacional, implementação das estratégias da com foco na promoção do desporto UE, nomeadamente a Estratégia da e da atividade física e na Igualdade de Género da UE e a abordagem dos desafios Estratégia da UE para a Deficiência; relacionados com o desporto. 2. Apoiar a mobilidade de voluntários, treinadores, gestores e funcionários de organizações desportivas sem fins lucrativos;

REFERENTE A ESTE MANUAL: Pretende-se que este manual de boas práticas seja totalmente acessível, com licença aberta e livre para download. Assim, foi escrito em português e inglês, e em uma linguagem acessível que atende ao público em geral e com formatação específica e características de cores, e a incorporação de um código de linguagem adequado para pessoas com deficiência intelectual. Além disso, há um audiobook com a leitura da gravação, com legendas em ambas as línguas e explicação, que servirá a comunidade surda, pessoas cegas e quem não sabe ler.

4


PARCEIROS

5


SOBRE O PROJETO | PARCEIROS

Physical Activity Promotion Agency (APGA)- Eslovénia Para o APGA, o tema do projeto é relevante no sentido em que eles trabalham na área de atividade física envolvendo todos os grupos-alvo, organizando projetos desportivos e eventos inclusivos para todas as pessoas participarem.

European Institute for Local Development (EILD) - Grécia A EILD atua como um ator social em colaboração com organizações e instituições locais e regionais na área da Educação através de novas tecnologias. Especificamente, oferece educação não formal / profissional, educação em TIC e atividades educacionais inovadoras, integração de soluções educacionais em currículos tradicionais de educação especializada para grupos específicos. Além disso, a nossa organização concentra-se no campo da Educação Profissional e Formação, Intercâmbio Regional de Conhecimento, Capacitação, Sensibilização e Pesquisa & Desenvolvimento.

Associazione Sportiva Dilettantistica Margherita Sport e Vita Basket (MSV) - Itália A MSV tem estado envolvida em projetos de apoio à integração social de todos os cidadãos (jovens e séniores, incluindo pessoas marginalizadas e desfavorecidas, pessoas com deficiências e imigrantes. Através de formações, workshops e seminários, a organização contacta com grupos e comunidades vulneráveis incluindo crianças em idade escolar e jovens, ativando-os a participarem em atividades desportivas ao ar livre. Essas atividades ajudam a reduzir as desigualdades sociais e apoiam a integração de todos os participantes em grupos sociais. A MSV vinculou escolas com organização desportiva e envolveu decisores locais, tais como departamentos locais de Municípios e Instituições Governamentais Regionais, na promoção e sustentação de atividades desportivas. 6


SOBRE O PROJETO | PARCEIROS

Associação MEDesTU - Portugal A MEDesTU capacita os jovens através da educação não formal baseada num processo de aprendizagem auto-dirigida e, ao mesmo tempo, informa os jovens, contribuindo para a desmistificação de estereótipos e preconceitos em geral. A promoção dos direitos humanos e do voluntariado são dois dos seus valores fundamentais. Entre os nossos membros, temos uma jovem atleta de boccia, recrutada recentemente para preparar a integração da seleção nacional portuguesa. Ela é usuária de cadeira de rodas e a sua experiência como praticante experiente de boccia adaptado facilmente esclarece a conexão entre o boccia como um desporto altamente inclusivo, que atende à deficiência e à igualdade de género, e o empoderamento dos jovens através do desporto. Foi a ponte necessária para o lançamento deste projeto. Além disso, ela tem um interesse particular pelos direitos humanos de pessoas com deficiência, uma área que ainda tem grandes lacunas no contexto português. Neste sentido e nos últimos 2 anos, esteve envolvida na divulgação do Independent Living Movement, que ainda não foi implementado em Portugal.

Centro Universitario Sportivo Palermo Itália O Centro Universitario Sportivo Palermo é uma organização desportiva muito antiga com experiência em projetos de longa duração sobre o desporto, a aprendizagem ao longo da vida e cursos de formação como formações e atividades de networking sobre educação e formação, TIC, desenvolvimento da inovação, transferência de inovação, imigração, igualdade de oportunidades, cultura, interculturalidade, deficiência e dificuldades de aprendizagem.

7


O QUE É O BOCCIA?

8


SOBRE O PROJETO | O QUE É O BOCCIA?

O boccia joga-se com esferas muito semelhantes à petanca. Mas ao contrário da petanca, o boccia é jogado principalmente em ambientes fechados. O boccia é um desporto de precisão técnica e estratégica com o objetivo de colocar as próprias bolas o mais próximo possível da bola alvo (bola branca), e ao mesmo tempo manter o oponente fora de campo, disparando as suas bolas para longe da bola branca. Um conjunto de boccia consiste em 6 bolas vermelhas e 6 bolas azuis, bem como uma bola branca. Cada bola tem uma circunferência de 270 mm e pesa aproximadamente 275 g. Muitas pessoas distintas beneficiam enormemente em praticar boccia. É um desporto em que todos podem participar e adquirir novas habilidades. O boccia é um desporto paralímpico, mas também é um desporto de participação não elitista, de massa, muito popular. Diz-se que o boccia é o desporto que mais cresce no mundo!

Regras do boccia: Duas equipas jogam umas contra a outra. O um joga contra o um, o dois contra o dois ou o três contra o três. Se preferir, pode adicionar a regra de que os jogadores têm de estar sentados quando atirando a bola. Caso contrário, pode deixar os jogadores decidirem se querem jogar sentados ou de pé. As dimensões de um campo oficial de boccia são de 6x10 metros, mas um campo 3x5 também funciona - basta usar o espaço disponível! Pode-se escolher marcar a linha de partida ou toda a circunferência do campo com fita adesiva.

9


SOBRE O PROJETO | O QUE É O BOCCIA?

Uma equipa joga com as bolas vermelhas, sendo que a outra joga com as azuis. Os jogadores estão sentados ou de pé ao lado do outro, de frente para a linha de partida. O jogo começa: a equipa vermelha começa por atirar a bola branca para o campo. Em seguida, a equipa vermelha lança uma bola vermelha, tentando colocá-la o mais próximo possível da bola branca. Depois, a equipa azul lança uma ou mais bolas, tentando colocar uma das suas bolas perto da bola branca. Quando uma bola azul estiver mais próxima da bola alvo (ou bola branca), ou quando a equipa azul estiver sem bolas, a vez reverte para a equipa vermelha. Se a bola branca for empurrada para fora do campo, será reinserida no meio do campo. Se preferir, pode marcar o centro com uma cruz. O jogo continua. Quando todas as bolas forem lançadas, a rodada acaba.

Contagem de pontos: A equipa cuja bola estiver mais próxima da bola branca ganha. É dado 1 ponto por cada bola mais próxima da bola branca comparativamente à bola mais próxima do adversário. O mínimo de pontos por rodada é 1, sendo o máximo de pontos é 6. Se houver empate - por exemplo, se tanto uma bola vermelha quanto uma azul tocarem na bola branca - ambas as equipas recebem 1 ponto. Na próxima rodada, a equipa azul começa o jogo atirando a bola branca para o campo. Um jogo de boccia consiste em quatro rodadas.

Campo de Boccia: Nas competições de boccia, o campo é marcado por fita de boccia. A bola branca deve estar na área cinza escura; se cair na área cinza-clara quando lançada, será dada a ver de a lançar à outra equipa. Se a bola branca for lançada para fora do campo durante o jogo, será colocada na cruz marcada no meio do campo.

10


ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO EM ITÁLIA

11


SOBRE O PROJETO | ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO EM ITÁLIA

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO DE BOCCIA EM ITÁLIA Local e data: Esta atividade de disseminação ocorreu em Foggia, no dia 30 de outubro de 2018.

Material: kit de árbitro e fitas para preparar os parâmetros; o resto do material foi improvisado, usando bolas de plástico, que eram impróprias para a prática de boccia, mas que serviram o seu propósito.

Imagem nº 1: O campo oficial de boccia está pronto e as bolas vermelhas, azuis e branca são colocadas no lugar.

Imagem nº 2: Os jogadores estão de pé, um ao lado do outro, na linha de partida.

12


SOBRE O PROJETO | ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO EM ITÁLIA

Público-alvo: apesar da formação ser destinada a professores e treinadores de boccia, havia pessoas com necessidades especiais (deficientes intelectuais) entre os praticantes.

Língua: a apresentação foi preparada em Inglês. O público não entendia Inglês (nem Português), mas foi encontrado um tradutor de Espanhol que facilitou o processo.

Programa: devido aos contratempos acima mencionados, a apresentação não poderia ser feita na sua totalidade, passando à prática desportiva. Na prática, os 25 praticantes foram divididos em 2 grupos: um utilizou um campo de tamanho real e o outro, um campo menor, onde tentámos explicar as regras e o modelo do jogo. Em suma, a atividade foi um sucesso.

Imagem nº 3: Antes da atividade começar, os treinadores informam os jogadores sobre as regras do boccia.

Imagem nº 4: A atividade começou e as bolas foram lançadas para o campo.

13


ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO NA ESLOVÉNIA

14


SOBRE O PROJETO | ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO NA ESLOVÉNIA

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO DE BOCCIA NA ESLOVÉNIA

Local e data: Esta atividade de disseminação realizou-se em Liubliana, no dia 10 de novembro de 2018.

Material: Os praticantes usaram um kit de boccia adequado.

Público-alvo: Treinadores e praticantes de boccia.

Imagem nº 5: O campo de boccia está pronto e os jogadores estão à espera que a atividade comece.

Imagem nº 6: Um dos jogadores que está na linha de partida a ouvir as últimas instruções do treinador.

15


SOBRE O PROJETO | ATIVIDADE DE DISSEMINAÇÃO NA ESLOVÉNIA

Língua: A apresentação foi feita em Inglês e recebeu perguntas e feedback construtivo, tanto de treinadores como de praticantes.

Programa: Mostrou-se a prática de Boccia Skills, que se realiza em Portugal com crianças, e depois aplicado ao jogo formal de boccia. Em suma, a atividade foi um sucesso.

Imagem nº 7: Um dos jogadores está a lançar a bola para o campo e os treinadores observam o jogador.

Imagem nº 8: Uma foto com todos os jogadores e treinadores no final da atividade

16


BOAS PRÁTICAS

17


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

A MEDesTU é uma associação juvenil sem fins lucrativos, sediada no Porto, que promove a capacitação dos jovens através da educação não formal, promovendo a desconstrução de estereótipos e preconceitos. No decorrer do ano de 2018, iremos desenvolver o projeto Boccia4all (Boccia para tod@s - Desporto inclusivo & adaptado), que é um projeto internacional de pequena parceria de colaboração ao abrigo do Programa Erasmus+ Desporto. O Boccia4all visa mapear as (boas) práticas portuguesas do Boccia numa ótica de recreação e lazer, através de um manual e de um site que funcione como uma plataforma que aproxime as partes interessadas do boccia (escolas, instituições e praticantes) com informações que sirvam a recreação e o lazer. Posteriormente, os seus resultados serão disseminados pelos países parceiros: Eslovénia, Grécia e Itália. Este formulário visa a recolha de dados de todas as instituições a nível nacional, relacionadas com o Boccia numa vertente recreativa ou de lazer, competição e desporto escolar, para elaboração do mapeamento e geolocalização das instituições representadas, bem como a criação de um manual de Boas Práticas.

18


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

1. Nome da Entidade: 2. Tipo de Entidade (escola, clube, federação, associação, IPSS, outros) (linha): 3. Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: sim ou não? 4. Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): 5. Morada: 6. Concelho: 7. Contacto telefónico: 8. Email: 9. Site: 10. Redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIN, etc.): 11. Boas práticas da Instituição relacionadas com o Boccia - têm a prática regular dentro da instituição? (sim ou não); regularidade: - quantas vezes por semana? - já realizaram competições? - projetos realizados: nome, data e link. 12. Dificuldades que encontram na prática do boccia: 13. Bibliografia recomendada sobre Boccia: 14. Comentários e/ou sugestões (também sobre outras entidades e/ou pessoas relacionadas com o Boccia, etc.): 15. Modalidade(s) de Boccia praticado (sénior: competição ou lazer, adaptado: competição ou lazer): 16. Público-alvo (crianças, idosos, deficiência visual, motora, auditiva, intelectual, etc.).

19


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas Abel Salazar - Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim. - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Profª Maria Teresa Cerejeira - Morada: Rua das Laranjeiras, S. Mamede Infesta - Concelho: Matosinhos, Porto - Contacto telefónico: +351 229010729, Prof.: +351 966 887 194 - Email: tcerejeira@gmail.com - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, prática regular dentro da escola de 3 horas por semana. Somos um grupo/equipa de Desporto Escolar. - Já realizaram competições? Nós não temos nenhum projeto definido, no entanto, temos o hábito de promover encontros de boccia entre pais / filhos. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: elevado custo dos kits de Boccia. - Comentários e/ou sugestões: Seria interessante alargar a prática do Boccia a outros grupos etários, uma vez que o Boccia é um Desporto acessível e interessante para todos. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado e competição - Público-alvo: Crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

20


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

-Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Fernando Soares - Morada: Rua Frei Joaquim Santa Rosa Viterbo, nº 2, 3570 -077 - Concelho: Aguiar da Beira - Contacto telefónico: +351 963 193 397 - Email: fernandosoaresa@hotmail.com - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 2 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim, ao nível do Desporto Escolar. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Espaço (para alunos usuários de cadeira de rodas), falta de competitividade. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competição e adaptado - Público-alvo: Alunos (crianças) com necessidades educacionais especiais

21


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Alpendurada

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia):Carla Baião Pinto - Morada: Lugar de Granja, 4575-025 Alpendurada e Matos - Concelho: Marco de Canaveses - Telefone: +351 255 218 000 - Email: alpendoradaeb@gmail.com - Site: https://sites.google.com/aescolasalpen dorada.com/aealpendorada/ - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 3 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Regras - Modalidade(s) de Boccia praticado: Desporto Escolar - Público-alvo: Necessidades educativas especiais

22


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Escola Básica de Argoncilhe - Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim, é um grupo/equipa de Desporto Escolar. - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Prof. Carlos Tavares – carlos.tavares @ agrupamento-argoncilhe.edu.pt - Morada: Praceta do Eleito Local, 4505-014 Argoncilhe - Concelho: Santa Maria da Feira - Contacto telefónico: +351 227 455 793/5, +351 962 192 889 -+351 962 192 890 - Email: geral@agrupamentoargoncilhe.edu.pt - Site: http://agrupamentoargoncilhe.edu.pt/Argoncilhe/ - Redes sociais: https://www.facebook.com/Agrupame ntoEscolasArgoncilhe/?ref=bookmarks - Têm a prática regular dentro da instituição? O treino de boccia é realizado duas vezes por semana: um treino com duração de 90 minutos e outro com a duração de 45 minutos. Participámos nas reuniões organizadas pela “Coordenação Local do Desporto Escolar de Entre Douro e Vouga”, cuja programação pode ser encontrada no seguinte site do Desporto Escolar: http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt/index.php?MP=5&jOp=1#JgOp - Dificuldades que encontram na prática do boccia: A principal dificuldade é a baixa carga de trabalho, que não permite uma evolução mais rápida. - Bibliografia recomendada sobre Boccia: http://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/regras_de_boccia_17_18_final.pdf http://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_boccia_17_18_final.pdf        http://desportoescolar.dge.mec.pt/boccia-0 - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competição de Desporto Escolar. - Público-alvo: Alunos com Necessidades Educativas Especiais

23


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Jorge Gomes - Morada: Rua Strecht de Vasconcelos, 147, 4550-163 Castelo de Paiva - Concelho: Castelo de Paiva - Contacto telefónico: +351 255 690 300 - Email: eb23castelopaiva@hotmail.com - Site: http://www.agrupamentoescolascp.pt/   - Redes sociais: Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva  - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, duas vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Marcação do campo - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado - Público-alvo: Crianças com necessidades educativas especiais

24


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Não - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Hugo Daniel Silva - 915626167 - Morada: R. do Bolhão 110, 4640-014 - Concelho: Baião - Contacto telefónico: +351 915 626 167 - Email: hugodanielsilva@gmail.com - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim: uma vez por semana (90 minutos). - Já realizaram competições? Não - Data e link: funciona como uma atividade interna - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado e Recreação - Público-alvo: 7 crianças com necessidades educacionais especiais

25


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Escariz

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Prof. Idalina Santos – iasantos@aeescariz.com - Morada: 4520-320 Escariz - Concelho: Arouca - Contacto telefónico: +351 256 920 300 - Email: secretaria@aeescariz.com - Site: aeescariz.com - Têm a prática regular dentro da instituição? Treinos: 3 vezes por semana. -Já realizaram competições? Competições de acordo com o calendário do Desporto Escolar. Em 2017-2018, já realizaram 3. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Falta de materiais de jogo adequados aos diferentes tipos de limitações. Poucos campos. - Bibliografia recomendada sobre Boccia: Regulamento de Desporto Escolar. Regras Nacionais de Boccia. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competições com os diferentes grupos/equipas da Coordenação Local do Desporto Escolar - Entre Douro e Vouga. - Público-alvo: Crianças e jovens do Agrupamento Escolar. Alunos com Necessidades Educativas Especiais (comprometimento intelectual e autistas).

26


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

- Tipo de Entidade: Escola pública - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo - Morada: Avenida Heróis de Castelo Rodrigo, n.º 60 - Concelho: Figueira de Castelo Rodrigo - Contacto telefónico: +351 271 311 156 - Email: info@aefcr.pt - Site: http://www.aefcr.pt/moodle/ - Redes sociais: https://www.facebook.com/AEFCR?ref=br_rs - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, uma vez por semana. - Já realizaram competições? Não. Participação apenas no quadro competitivo no âmbito do Desporto Escolar. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: preço do material; baixa adesão dos alunos; falta de instalações permanentes (campos de jogo marcados). - Bibliografia recomendada sobre Boccia: Regulamentos técnicos em vigor no Desporto Escolar e na Federação Portuguesa de Boccia. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competições de Desporto Escolar por parte de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. - Público-alvo: Deficiência Intelectual

27


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Grupo de Educação Física - Morada: Estrada Nacional – 16, 6370-147 Fornos de Algodres - Concelho: Fornos de Algodres - Contacto telefónico: +351 271 700 110 - Email: direcao@ae-fa.pt - Site: http://www.ae-fa.pt - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 3 vezes (50 minutos) por semana. - Já realizaram competições? Sim, Desporto Escolar. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Nenhuma - Bibliografia recomendada sobre Boccia: Regulamento de Boccia do Desporto Escolar. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado e competição. - Público-alvo: Crianças e jovens com deficiências motoras e intelectuais.

28


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escola de Freixo

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Diogo Costa - Morada: Bouças de Rodas, Freixo 4990-335 Ponte de Lima - Concelho: Ponte de Lima - Contacto telefónico: +351 258 761 337 - Email: secretaria@aefreixo.pt - Site: https://www.aefreixo.pt - Redes sociais: AE FREIXO - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 3 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim, Desporto Escolar -Dificuldades que encontram na prática do boccia: Número de atletas e compatibilidade com o tempo de treino. - Bibliografia recomendada sobre Boccia: “Palco dos Sonhos” de Carlos Dias - Comentários e/ou sugestões:Prof. Teresa Alves, que ensina nesta escola e também está diretamente ligada ao Boccia do SC Braga. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado e competição - Público-alvo: Crianças com Necessidades Educativas Especiais.

29


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes - Escola Básica Gonçalo Nunes -Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Jaime Carvalho - Morada: Avenida João Duarte, 4750-175 Barcelos - Concelho: Barcelos - Contacto telefónico: +351 253 812 296 - Email: josejaimecarvalho@aegn.pt - Site: https://aegn150710.wixsite.com/aegn - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 4 vezes por semana.

-Já realizaram competições? Sim, em média 2-3 competições por período. - Data e link: Adapted Boccia Championship in Barcelos, 23/03/2018, http://barcelossaudavel.barcelos.pt/ - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Custo do material e a sua fácil deterioração - Bibliografia recomendada sobre Boccia: “Coaching Boccia” do Comité Paralímpico Australiano - Comentários e/ou sugestões: Sporting Clube de Braga - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado e competição - Público-alvo: crianças com deficiência visual, motora, auditiva, intelectual, etc.

30


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Gondifelos

-Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Não - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Maria Arminda Barroso - Morada: Avenida Santa Marinha, 257, Gondifelos - Concelho: Vila Nova de Famalicão - Contacto telefónico: +351 925 790 901 - Email: direcao. arminda@aegondifelos.pt - Site: www.aegondifelos.pt - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, uma vez por semana. - Já realizaram competições? Participámos no campeonato no âmbito do projeto "Mais e Melhor Anos", na área de desporto adaptado da Liga Inclusiva, onde competimos com uma equipa de 5 elementos, sendo este projeto proposto e implementado pela Autarquia em colaboração com os professores de Educação Especial do Agrupamento. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Entender as regras. Parece-me que, para aqueles que vêm de novo, esta pode ser a maior dificuldade, que, dependendo do problema do aluno, dissipa-se ao longo das sessões e enquanto jogamos e treinamos. É uma prática que traz muitas vantagens aos nossos jovens, pois exige perícia e controlo motor. - Público-alvo: crianças com deficiência

31


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escola de Gouveia

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Luísa Maria Gil Fonseca - Morada: Agrupamento de Escolas de Gouveia-Rua Vergílio Ferreira 6290 – 335 Gouveia - Concelho: Gouveia - Contacto telefónico: +351 238 491 018 - Email: luisa.fonseca@esgouveia.pt - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 2 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim

- Bibliografia recomendada sobre Boccia: Regulamento Geral Específico de Boccia – Desporto Escolar - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competição ao nível do Desporto Escolar - Público-alvo: Crianças com deficiência intelectual

32


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas  Grão Vasco - Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim, está incluído nas 2 escolas. - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): João Paulo Catana - Morada: Bairro de S. José, no 59 – Lourosa de Cima 3500-891 - Concelho: Viseu - Contacto telefónico: +351 927 379 326 - Email: catana.desportoescolar@gmail.com Site: https://sites.google.com/site/degraovasc o https://sites.google.com/site/bocciadeviseu (página do desporto escolar CLDE de Viseu – Boccia) - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 3 vezes por semana em cada escola. - Já realizaram competições? Participamos regularmente no quadro competitivo do Desporto Escolar. - Data e link:   1- Ação de Formação “Semear o Boccia” nas escolas – 8 de novembro 2017 2 - Formação de árbitros Fase CLDE de Viseu – 5 de janeiro de 2018 3 - Fase Final - CLDE de Viseu – 22 de março de 2018 - Dificuldades que encontram na prática do boccia: gostaríamos de poder adquirir material com mais qualidade para os treinos/competições. - Comentários e/ou sugestões: Devia haver uma maior articulação entre a PCAND e o Desporto Escolar. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Desporto Escolar - Público-alvo: Alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais.

33


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Escola Secundária de Afonso de Albuquerque – Guarda

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Morada: Av. Dr. Afonso Costa, 6300551 - Concelho: Guarda - Contacto telefónico: +351 271 223 377 - Email: direcao@aeaag.pt - Site: https://www.aeaag.pt - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 3 vezes por semana (45 minutos). - Já realizaram competições? Não, só como participantes em competições do Desporto Escolar, em outras escolas. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Não haver campos marcados permanentemente. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competição no Desporto escolar e Desporto adaptado com alunos NEEs. - Público-alvo: Crianças e jovens alunos com autismo.

34


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho – Seia

- Tipo de Entidade: Escola - O boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Marcos Lopes - Morada: Rua Gaspar Rebelo, 6270 - 436 Seia - Concelho: Seia - Contacto telefónico: +351 967 380 883 - Email: marcoslopes@aegcc.com - Site: director@aegcc.com - Têm a prática regular dentro da instituição? 2 vezes por semana - Já realizaram competições? Sim - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Espaço adequado e disponível; calhas de apoio; bolas de qualidade. - Comentários e/ou sugestões: o Professor Marcos Lopes, sendo professor contratado, poderá não estar disponível de futuro, pelo que ficam aqui também os contactos da escola e respetivo diretor. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Desporto Escolar - Público-alvo: crianças com diversos tipos de deficiência

35


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento Vertical de Escolas de Paços de Ferreira

- Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Teresa Alves - Morada: Rua Mosteiro de Ferreira, nº 160 4590-601   - Concelho: Paços de Ferreira - Contacto telefónico: +351 255 892 764                      - Email: teresa.alves@avepf.pt - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 3 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado: competição, Desporto Escolar - Público-alvo: Crianças com Necessidades Educativas Especiais

36


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas do Teixoso – Escola nº2 do Teixoso - Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Ana Paula Pereira - Morada: Quinta S.João, 6200-672 Teixoso - Concelho: Covilhã - Contacto telefónico: +351 919 210 500 - Email: ana.cromo@mail.com - Site: http://aeteixoso.com/ - Redes sociais: https://www.facebook.com/AETeixoso - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim. Temos um grupo/equipa do Desporto Escolar, com competição, com 3 blocos semanais. - Já realizaram competições? Organizamos anualmente um encontro Intergeracional de Boccia. - Dificuldades que encontram na prática do boccia: aquisição de material - Bibliografia recomendada sobre Boccia: http://www.bocciaworld.org ; http://fpdd.org/ ;  http://pcand.pt/modalidades/boccia - Modalidade(s) de Boccia praticado: Competição no âmbito do Desporto Escolar - Público-alvo: alunos do 1º ao 3º ciclo, com NEE.

37


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Trancoso (EB 2,3 de Trancoso)

- Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Júlia Maria Monteiro da Cruz José - Morada: Rua professor Dr. Mota Pinto nº1 - Concelho: Trancoso - Contacto telefónico: +351 271811176 - Email: juliajose@anesbandarra.net - Têm a prática regular dentro da instituição? 2 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim

- Bibliografia recomendada sobre Boccia: Regulamento do Desporto Escolar. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Grupo-equipa desporto escolar: misto vários. - Público-alvo: Crianças com necessidades educativas especiais

38


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva

- Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Morada: Avenida Professor Amaro Arantes, 4730-302 Vila Verde, Braga - Concelho: Vila Verde - Contacto telefónico: +351 253 927 185 - Email: agrp@aemoure.edu.pt - Site: www.aemoureneiva.com - Redes sociais: Facebook - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, uma vez por semana. - Já realizaram competições? Sim

- Modalidade(s) de Boccia praticado: Desporto Escolar – Vários misto - Público-alvo: Alunos

39


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Colégio de Santa Maria

- Tipo de Entidade: Escola/Colégio - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Ana Rita Abreu, ana.rita.abreu@santamaria.edu.pt - Morada: Rua de S. Félix, 2A, 1200-840, Lisboa - Concelho: Lisboa - Contacto telefónico: (+351) 213 929 240 - Email: geral@santamaria.edu.pt - Site: http://www.santamaria.edu.pt - Redes sociais: https://www.facebook.com/www.santa maria.edu.pt/ - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, duas vezes por semana. - Já realizaram competições? Realizámos competição na categoria I3 no Desporto Escolar com um aluno do 3º ciclo. Dificuldades que encontram na prática do boccia: Aquisição do material (resolvida com a solicitação por parte do Desporto Escolar). - Comentários e/ou sugestões: Estamos satisfeitos com o aumento de praticantes nas atividades de Desporto Escolar o que vem dar-lhe mais importância. - Público-alvo: alunos com NEE do 1º, 2º e 3º ciclos.

40


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Equipa da IN Associação pela Inclusão ao Longo da Vida

- Tipo de Entidade: IPSS - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Paulo Magalhães, Ricardo Silva - Morada: Rua do Tâmega s / n 4200502 Paranhos - Concelho: Porto - Contacto telefónico: +351 963025843 - Email: inboccia@gmail.com - Site: em construção - Redes sociais: https://www.facebook.com/inboccia/

- Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 2 vezes (1h30) por semana. - Já realizaram competições? Sim - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Financiamento e transportes. - Bibliografia recomendada sobre Boccia: Regulamentos da BISFed - Modalidade(s) de Boccia praticado: Boccia paralímpico, competição - Público-alvo: Deficiência motora

41


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas Marco de Canaveses

- Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Prof. de Ed. Física - Morada: Rua Futebol Clube do Marco, 4630-276 Marco de Canaveses - Concelho: Marco de Canaveses - Contacto telefónico: +351 255 539 060 - Site: www.aescolasmarco.com - Redes sociais: Não aplicável - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 2 vezes por semana. - Já realizaram competições? Sim - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado: competição - Público-alvo: Crianças com deficiência intelectual.

42


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado

- Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Não - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): AEPBS - Morada: Rua dos Estudantes 4770270 Joane - Concelho: Vila Nova de Famalicão - Contacto telefónico: +351 252 996 877 / 8 - Email: geral@aepbs.net - Site: w.aepbs.net - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 90 min por semana. - Já realizaram competições? Sim - Data e link: Projeto “Mais e Melhores Anos” – Desporto Adaptado - Liga Inclusiva - Modalidade(s) de Boccia praticado: adaptado: competição/lazer - Público-alvo: Crianças e adolescentes com deficiência motora e/ou intelectual

43


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso

- Tipo de Entidade: Escola - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Não - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Miguel Baltazar - Morada: Rua da Misericórdia, 4830503 Póvoa de Lanhoso - Concelho: Braga - Contacto telefónico: 253 633 338 - Email: ce.esp12010@gmail.com - Site: http://www.espl.edu.pt - Redes sociais: Facebook: @aeplanhoso - Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, uma vez por semana. - Já realizaram competições? Não - Dificuldades que encontram na prática do boccia: Apenas temos um conjunto de Boccia. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado: Lazer - Público-alvo: Crianças com deficiência motora

44


SOBRE O PROJETO | BOAS PRÁTICAS

Escola Básica Soares dos Reis - Tipo de Entidade: Escola pública - Se for escola, o boccia está incluído no Desporto Escolar: Sim - Pessoa(s) de contacto (ligado ao Boccia): Prof. Filipe Melo - Morada: Rua Engº Adelino A. da Costa, 146 – 1ºD - Concelho: Vila Nova de Gaia - Contacto telefónico: +351 965218818 - Email: filipemelo1156@ebsoaresreis.net - Site: http://www.agsoaresreis.pt/ - Redes sociais: https://www.facebook.com/páginas/Es cola-B%C3%A1sica-Soares-dosReis/131419706887412

- Têm a prática regular dentro da instituição? Sim, 2 vezes (1h) por semana. - Já realizaram competições? Sim. Na área do Desporto Escolar. - Modalidade(s) de Boccia praticado: Adaptado: competição e lazer. - Público-alvo: Crianças com deficiência motora e intelectual.

45


OS NOSSOS CONTATOS

46


SOBRE O PROJETO | OS NOSSOS CONTATOS

Detalhes de contato

Site: https://boccia4all.wordpress.com/

Escritรณrio: Rua Mouzinho da Silveira 234, 4050-417 Porto

Telefone: +351 960 114 158

Email: medestu@gmail.com

Pessoa de contato: Juliana Santos

47

Profile for MED esTU

Boccia4all Manual (PT)  

Boccia4all Manual (PT)  

Profile for medestu
Advertisement