Genética

Page 9

BIOLOGIA

MAURO BITTENCOURT

Em uma segunda etapa, eles misturaram o sangue humano com os anticorpos isolados do soro dos coelhos e observaram que em algumas amostras ocorreu a aglutinação e destruição das hemácias, levando-os a concluir que algumas pessoas apresentam o fator Rh (Rh+) e outras não (Rh-) Geneticamente o fator Rh é determinado pelos alelos D (dominate, que codifica o aglutinogênio) e d (recessivo). O indivíduo Rh+ possui genótipos DD ou Dd e o Rh- genótipo dd. O aglutinogênio determinante do fator Rh está presente apenas nas hemácias, sendo ausente no plasma sangüíneo. Em caso de transfusão, diferente do sistema ABO, o indivíduo Rh- nasce sem aglutinina anti-Rh. Se este indivíduo Rh- nunca for exposto ao sangue Rh+ ele poderá receber uma transfusão incompatível sem nenhum problema pois não haverá reação antígeno-anticorpo. Porém, algumas semanas após a transfusão, o organismo já possuirá aglutininas anti-Rh, o que poderá, em uma próxima transfusão, causar aglutinação e destruição das hemácias recebidas. A incompatibilidade do fator Rh pode causar uma doença chamada de Eritroblastose Fetal ou Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), que ocorre quando uma mãe Rh- gera um filho Rh+. Esta doença ocorre após o nascimento do primeiro filho, que apenas deixará a mãe sensível ao Rh+. Em condições normais, a placenta não permite que a hemácias do feto passem para o organismo da mãe, mas, ao longo da gestação podem ocorrer rupturas que permitam esta transferência. Normalmente, este contato entre sangue materno e sangue fetal ocorre na hora do parto, quando as hemácias do filho passam para o organismo na mãe e estimulam a produção das aglutininas anti-Rh. No caso da mulher sensibilizada ter um segundo filho Rh+ ele passará por transfusões sangüíneas para tratar o problema. Atualmente já existe uma espécie de vacina, que deve ser tomada nas primeiras 72 horas após o parto, que poderá evitar o surgimento deste problema em futuras gestações.

HERANÇA LIGADA AO SEXO Quanto a determinação do sexo, os animais podem ser distribuídos em 4 sistemas diferentes: XY, XO, ZW e ZO. Nos seres humanos esta presente o sistema XY, onde as mulheres apresentam duas séries de autossomos (2 A) e

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.