ELA MOLDA O BARRO DO AMOR - ELIANA SALIBA PIACENTINI

Page 1

CARTÃO DE VISITA Bruno Chamochumbi

negócios, mercado e empreendedorismo

bruno@mbmideias.com.br Instagram: @brunochamochumbi

ELA MOLDA O BARRO DO AMOR = Eliana Saliba Piacentini Christiano Diehl Neto

Uma ceramista de sucesso nacional mudou o rumo de sua vida. Por amor, Eliana Saliba Piacentini se molda para o novo, disposta ao desafio de oferecer seu melhor como mãe e profissional. Eliana, 52, inaugura no dia 15 de agosto o IAP (Instituto Autismo de Piracicaba), que, além de terapias especializadas para crianças e jovens com autismo, promove cursos e eventos na área do autismo. Eliana dirige um corpo multidisciplinar com fonoaudióloga, psicóloga, musicista e educador físico. Confira nossa conversa. Bruno Chamochumbi - Você é mãe de um jovem de 17 anos com autismo . Contenos essa história. Eliana Saliba Piacentini - O Enrico apresentou atraso desde que nasceu. Fomos a vários médicos e não fechávamos o diagnóstico. Em 2010, ele tinha 10 anos, e fui ao segundo congresso internacional de autismo de médicos DAN. E lá, participando do congresso, confirmamos o autismo dele. Isso abriu uma luz, um túnel na minha frente. A partir daquele momento, comecei a entender melhor a situação. Como eu não sabia o que fazer? Mesmo ele tendo passado por vários tipos de terapia, não entendíamos o comportamento dele. Aí, levamos ele numa medica especialista em autismo no Rio. Ela confirmou o diagnóstico. Comecei a fazer muitos cursos para entender e ajudar na evolução dele. Comecei a me encantar pela área, estudar muito, um curso atrás do outro, inclusive um curso DIR - Floortime. Conforme fiz os cursos, comecei a trabalhar com o Enrico e as respostas foram muito boas. Fui apreendendo a parte metabólica, o funcionamento do cérebro e suas conexões que são diferentes e também técnicas terapêuticas. Me encantei pela área e me interessei ainda mais em sair da minha esfera familiar e ajudar outras famílias. Foi aí que encontrei a pós-graduação. Quando eu vi a evolução do meu filho, eu senti que deveria ajudar outras crianças, pois fez muita diferença. O mundo para eles é desafiador. E quais os maiores desafios no tratamento do autismo? É preciso compreender que a parte de integração sensorial é desorganizada, os sentidos são diferentes. A percepção do corpo é diferente. O metabolismo também precisa ser tratado. Estar junto com a criança no seu cotidiano faz muito diferença. É fundamental estar junto, para buscá-lo dentro dele e trazer pro mundo. A tecnologia ajuda nos cuidados? Sem dúvida, tem muitos autistas que não falam e acabam usando o ipad, por exem-

plo. Tem os jogos interativos. Porém, o contato pessoal é insubstituível, fundamental para eles. Tudo é comunicação. A comunicação e a parte social, que é o relacionamento, são fundamentais desenvolver. O social é a base para qualquer pessoa, principalmente com jovens com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para estarem e pertencerem ao mundo. Qual a contribuição do seu filho e dos autistas para o mundo? Ele é uma pureza muito grande. São pessoas que vêm trazer o melhor da gente. Não enxergam a maldade, não compreendem a mentira, são anjos na terra. Quem mais aprende somos nós. Quando eu faço terapia com essas crianças, quem mais aprende sou eu. Me recarrego com energia pura. Tive que crescer muito como ser humano para saber cuidar dele, isso é extraordinário. Um presente. Qual a contribuição da Eliana e do IAP? Um tratamento com pessoas capacitadas e o tempo todo se capacitando para entender o universo autista, onde não há fórmulas prontas. Encontrar o caminho para acessar aquela criança ou jovem com autismo. Cada um é um. Um é diferente do outro. Conte-nos uma passagem que te emocionou em seu trabalho Para atender minha primeira criança, fui numa reunião na casa com o pai, a mãe e a criança. Meu primeiro contato com ela foi especial, porque ela pulou no meu colo e até os pais brincaram que o menino parecia me conhecer. Tive a impressão que ele estava dizendo: "Achei ! Que bom, alguém me compreende".

NA SALA DE REUNIÕES DA…..

NOTA 1000 Divulgação

Para o trabalho da personal organizar Cora Fernandes. Ela tem grande experiencia e vem fazendo projetos e parcerias interessantes para o mercado local. O serviço de personal organizer está crescendo muito no país, pois acompanha as tendências de arquitetura e moda.

ECULT CULTURAL Nesta semana estive na Ecult Cultural, onde fui recebido pelas diretoras Roberta Lima, Mariane Vilalta e Rose Massarutto, . A Ecult desenvolve projetos de Educação, Arte e Cultura em Piracicaba e região. Além de roteiros culturais para estudantes, trouxe neste ano a palestra com Mário Sérgio Cortella e no dia 9 de novembro apresenta, com apoio da Gazeta de Piracicaba, a palestra "A ética em um mundo de transformação", com Luiz Felipe Pondé. UMA NOVA EMPRESA, COM AÇÕES DE GRANDE EXPRESSÃO. A Ecult surgiu a partir de um estudo de viabilidade, criação de marca, assessoria contábil e jurídica de qualidade. Avaliamos que o mercado da nossa região esperava por uma empresa como a nossa, com planejamento em suas ações. Acreditamos que isso proporciona a estabilidade necessária para apresentar produtos novos e criativos para o mercado da Educação, Arte e Cultura. Temos como um dos objetivos concretizar nossas atividades com qualidade e competência, e, com isso, contribuir com uma sociedade melhor. O sucesso da Ecult é a consequência dessas ações e da seriedade com que fazemos nosso trabalho.

Juliana Nouer e André Covolam estão mandando muito bem nas produções de foto e vídeo. Além de toda simpatia, a competência do casal agrada clientes e gera boas ideias para o mercado do audiovisual local. Divulgação

Para as ilustrações de Marília Navickaite. Ela está encantando a cidade com suas produções de fachadas de prédios paulistanos históricos, disponíveis na Conto Coletivo. É dela a capa da Revista do Village Arte Decor.

COM A TECNOLOGIA, AS ATIVIDADES DE EXPERIÊNCIA SÃO CONTRAPONTO E CONTINUAM MUITO PROCURADAS POR ESCOLAS E EMPRESAS. A evolução tecnológica, em especial na educação contemporânea, na qual o celular está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente crianças e adolescentes, pode ser uma aliada à aprendizagem, mas também pode deixá-la mais mecanizada. Portanto, entendemos que ela deve deve ter seu uso mediado. Nada se compara a viver uma experiência real! Nossa proposta é proporcionar experiência para os estudantes, aprendendo na prática, por meio das viagens pedagógicas e palestras educativas.

Christiano Diehl Neto

ENXERGAMOS UM MERCADO DINÂMICO. Pessoas e empresas estão sempre em busca de produtos novos e criativos. A aprendizagem é construída de acordo com as oportunidades que apresentamos para viver novas experiências, proporcionando a evolução das pessoas que realizam nossos roteiros ou mesmo assistem nossas palestras. Acreditamos que a pessoa deve sair diferente após participar de nossas atividades. Em nossas viagens e roteiros pedagógicos, a preocupação é oferecer produtos interessantes para o mercado, que agregam conhecimentos específicos e valores humanos. Já em nosso departamento de palestra realizamos a escolha por meio de uma pesquisa de necessidade e interesse de mercado

Fiquei sabendo...

Vem aí…

Que a Dama Bier comemorou o aniversario de Piracicaba de um jeito único: criou um rótulo exclusivo de cerveja. A família Bazzo mandou muito bem nos 250 anos da cidade, mostrando que mesmo tendo uma marca com repercussão nacional e internacional, não se esquece de sua origem.

A Daiso Japan acaba de aterrissar no Shopping Piracicaba. A maior rede de variedades japonesas deixa a gente doido com tanta coisa divertida, colorida e diferente. É o mercado criativo crescendo em nossa cidade. Vale uma visita!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.