TCC -Plano de Comunicação para Esc. de Música E-Brasil

Page 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO CURSO DE JORNALISMO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A ESCOLA DE MÚSICA EBRASIL

CARAGUATATUBA 2013 1


Bruna Thallicya Mayara Cristina Peixoto

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A ESCOLA DE MÚSICA EBRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade Projeto

Institucional

Universitário

Módulo

apresentado como

no

requisito

Centro para

a

obtenção do título de bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo.

Orientador: Prof. Dr. Gerson Moreira Lima

CARAGUATATUBA 2013 2


FICHA CATALOGRÁFICA Thallicya, Bruna. Plano de Comunicação para a Escola de Música E-Brasil / Bruna Thallicya; Mayara Cristina Peixoto. -- Caraguatatuba / SP: CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO, 2013. 116 f.

Orientador: Prof. Dr. Gerson Moreira Lima Trabalho de Conclusão Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo), CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO, 2013.

1. Jornalismo. 2. Comunicação institucional. 3. Planejamento de comunicação. 4.Escola de Música. 5. Escola E-Brasil

3


“Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, amigos e professores que nos deram toda a força e o apoio necessários para que pudéssemos concluir mais essa etapa de nossas vidas”.

4


Agradecimentos - Bruna Thallicya Agradeço a Deus por ter conseguido chegar até aqui, na finalização desse trabalho. Agradeço a minha família, que ao saber de minhas escolhas, nunca me criticou, ao contrário, sempre me incentivou que o conhecimento é a única coisa que levamos deste mundo, e, sempre lembrando, do orgulho que minha mãe está sentindo de mim. À minha querida amiga, Mayara Peixoto, que sem dúvida nenhuma, se não fosse por ela, jamais estaria escrevendo este agradecimento. A você agradeço imensamente amiga, obrigada por não desistir de mim. Aos queridos professores, inclusive àqueles que não permaneceram no curso, mas que pelo conhecimento e dedicação deixados, nunca serão esquecidos. Obrigada Taís Vargas, Luciana Fuoco, Soraya, Edilson, Daniela, e em especial ao Paulo Arruda e Sandra Mitherhofer que também fizeram parte deste trabalho e sendo mais que professores, sendo amigos e conselheiros. Agradeço ao nosso orientador, Profº. Dr. Gerson Moreira Lima, que a cada orientação nos guiou e nos deu uma luz para que tudo fosse realizado de forma clara e compreensiva. Agradeço à E-Brasil, que sempre se mostrou disposta com nosso trabalho, muito obrigada pela confiança em abrir as portas da empresa para nós. E nos momentos de choro, raiva, estresse, angústia, desespero e alegrias, ele estava lá, obrigada ao meu companheiro Rafael Reina, que sempre sonhou em um dia me ver formada, que me motivava todos os dias, que sempre se importou e participou de tudo o que acontecia, cada trabalho e notas de provas. Obrigada por ser compreensivo comigo e entender que o tempo afastado era para meu crescimento pessoal e profissional, sempre me respeitando e dando muito apoio. Sem dúvida essa conquista não é somente minha. É nossa. Eu te amo.

5


Agradecimentos - Mayara Peixoto Durante todo o percurso, eu agradeci a Deus diariamente. Mas, agradeço novamente porque Ele esteve ao meu lado em todos os momentos dessa caminhada. Eu não posso nada e não sou nada sem o Teu querer em minha vida, Senhor. Agradeço imensamente o apoio dos meus pais, da minha irmã (obrigada por me ajudar nas tabulações!) e da minha avó, que com paciência e amor suportaram meus surtos de estresse e cansaço. Vocês são meu refúgio, minha base. Quero agradecer também aos meus tios e primos pela motivação e apoio (Lê, obrigada pelo Abstract). Não há nada mais precioso que o amor de vocês. Agradeço muito ao meu filho, por entender minha ausência e me fazer carinho sempre que eu pedia colo. Filho foi por você e é por você que faço todas as coisas. Eu te amo e prometo ser mais presente em sua vida! Agradeço aos meus professores queridos, que com amor e generosidade dividiram seu conhecimento comigo, mas alguns merecem ser citados em especial: ProfªMs. Sandra Mitherhofer, obrigada pelas correções, conselhos e indicação de bibliografia, você é a sabedoria em forma de gente; ProfºMs. Paulo Arruda, agradeço imensamente por esses quatro anos de aprendizado, apoio, paciência e amizade, não dá pra descrever o carinho que sinto por você amado mestre; Profº Dr. Gerson Moreira Lima, que sorte poder contar com um orientador tão genial e exigente. Muito obrigada pela dedicação e por dividir sua vasta experiência, enriquecendo nosso trabalho. Quero agradecer também aos gestores da E-Brasil, especialmente ao Kleber Amorim, por abrirem as portas da empresa para que pudéssemos desenvolver nosso estudo da melhor maneira possível. Obrigada pela confiança e espero que nosso projeto não acabe aqui. Agradeço também a minha amiga e parceira nesse TCC, Bruna, enfim, nós conseguimos! E por último, agradeço três pessoas que me inspiraram a seguir a carreira na área de comunicação: Denise Peixoto (minha mãe e jornalista!), Luciana Fuoco e Carolina Muri Simões. Com vocês eu aprendi o valor da ética, do comprometimento, da honestidade e do profissionalismo. Vocês sem dúvida são referências para mim. É o fim de uma etapa e o começo de outra. Obrigada!

6


“Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas pelas quais você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura”. Pe. Fábio de Melo 7


Resumo

Uma das atividades do Jornalismo que vem ganhando espaço no mercado de trabalho é a atuação à frente da Comunicação nas instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Nessas organizações, a função do jornalista é colaborar na construção da imagem e formular o planejamento de Comunicação Social, gerenciando sua implantação a curto, médio e longo prazos. Além disso, responsabiliza-se pelo contato da instituição com os diversos públicos estratégicos, tornando seu relacionamento mais sólido e positivo. Dentro desse cenário, apresentamos Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade Projeto Institucional, cujo objetivo foi desenvolver, com apoio da teoria na área, um Planejamento de Comunicação para uma empresa do segmento da música em Caraguatatuba. Para tal fim, constituímos a MegaUp Comunicação, agência experimental que irá realizar o atendimento à E-Brasil – Estúdio e Escola de Música, com a finalidade de torná-la mais conhecida na Região em que está localizada. Por meio do levantamento de dados administrativos, financeiros, culturais e do cenário do negócio, o grupo elaborou uma série de ações de Comunicação a curto e médio prazos, entregando como produto final um Planejamento de Comunicação completo, viável e real para a empresa, com intuito de consolidar sua imagem no mercado da música regional.

Palavras-chave: jornalismo; comunicação institucional, planejamento de comunicação; escola de música; E-Brasil.

8


Abstract

The Communication in front of public, private and third sector institutions has been gaining space in the business market when it comes to Journalism. In those organizations, the journalist collaborates constructing the image and planning the Social Communication, managing the deployment in short, medium and long terms. In addition, is responsible for the institution's contact with several stakeholders, making their relationship more solid and positive. Within this scenario, we present a monography whose goal was to develop, based on the theory of the area, a Communication Planning for a music company

in

Caraguatatuba.

To

that

end,

we

created

the

MegaUp

Communication, experimental agency that will attend ‘E-Brasil – Estúdio e Escola de Música’ (Studio and Music school), with the goal of making it more known where it is located. Through the administrative, financial, cultural and business scenario dada collected, the group elaborated a series of Communication actions in short and medium terms, handing as the final product, a full Communication Planning, that is viable and real for the company, aiming to make it a reference in the regional music market.

Keywords: journalism; institutional communication, communication planning; music school; E-Brasil.

9


Apresentação da Agência

Para atendermos com qualidade ao cliente escolhido, decidimos pela criação da Agência de Comunicação - MegaUp Comunicação, uma empresa de prestação de serviços de comunicação empresarial. O objetivo principal da agência é atuar no segmento de produtos personalizados, com base em amplo estudo

para

cada

caso,

utilizando

a

estratégia

de

diferenciação

e

desenvolvendo trabalhos específicos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Perfil da Agência Missão: Fazer com que nossos clientes se encantem com os resultados que um bom trabalho de comunicação pode proporcionar. Visão: Ser reconhecida como uma empresa capaz de estreitar relações entre a mídia, o público e seus clientes, oferecendo serviços de qualidade e um atendimento personalizado. Valores: Honestidade, profissionalismo, ética, criatividade e qualidade.

Serviços Elaboração de Planejamentos de Comunicação, com responsabilidade pela execução de ações de Marketing e Comunicação; Assessoria de Imprensa; Conteúdo institucional e editorial para impressos e web; Gestão de Mídias Sociais e Suporte para ações digitais (e-mail marketing, newsletter, criação de blogs, atualização de sites, entre outros). 10


Equipe Mayara Cristina Peixoto, 26 anos. Formação em Produção Multimídia. Atua na área de Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Experiência no atendimento de contas na área cultural.

Bruna Thallicya, 22 anos. Atua na área administrativa, com experiência no setor de eventos. Especialização em edição de imagem e vídeo.

11


Sumário

Apresentação ....................................................................................................13 Introdução .........................................................................................................14 Objetivo Geral ...................................................................................................16 Objetivos Específicos ........................................................................................16 Justificativa .......................................................................................................17 Metodologia ......................................................................................................20 Briefing ..............................................................................................................22 Metodologia da Pesquisa ..................................................................................33 Análise da Pesquisa .........................................................................................35 Diagnóstico .......................................................................................................56 Ação 1: Reformulação do Jornal Mural .............................................................58 Ação 1 aplicada na prática ................................................................................65 Ação 2: Site Institucional para E-Brasil .............................................................69 Ação 3: Consultoria para Gestão de Mídias Sociais .........................................76 Ação 4: Assessoria de Imprensa para eventos ................................................83 Ação 5: Campanha nas mídias sociais: Tema: “Quer tocar como a gente?” ...88 Ação 5 aplicada na prática ..............................................................................101 Conclusão .......................................................................................................103 Cronograma do trabalho .................................................................................105 Custos do trabalho ..........................................................................................106 Referências Bibliográficas ..............................................................................107 Anexos ............................................................................................................110

12


Apresentação

O interesse pelos processos de comunicação e planejamento de ações específicas na área organizacional nos motivou a optar por este tipo de projeto. Esta área, de Assessoria de Comunicação, ainda não é muito abraçada entre os que almejam a carreira jornalística. Quando se pensa em cursar Jornalismo, a maioria dos futuros profissionais imagina-se atuando em grandes veículos de imprensa, especialmente a televisão e impressos, porém, durante a graduação, é possível ter contato com diversas áreas de atuação nos setores de comunicação institucional, como as Assessorias de Imprensa e/ou a Comunicação Organizacional como um todo. O nosso contato com tal segmento, por intermédio de algumas das disciplinas do curso, foi fundamental para percebermos a afinidade com o setor institucional e abraçarmos o tema como Trabalho de Conclusão de Curso. A localização próxima da E-Brasil – Estúdio e Escola de Música – com sede em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo, cidade em que residimos – e nosso interesse

por

segmentos

culturais

e

artísticos

também

contribuíram

significativamente para a escolha da empresa como nosso objeto de estudo. Assim como a abertura e o relacionamento com os responsáveis pela escola, o que – sentimos - facilitaria nosso trabalho na obtenção de uma série de informações para a montagem do briefing e livre trânsito dentro da empresa. Foi, portanto, pensando em todas essas variáveis que optamos por desenvolver este trabalho de Curso, que agora apresentamos.

13


Introdução

Canções embalam romances e revoluções; elas marcam épocas e algumas vezes passam a fazer parte do contexto histórico, sendo fundamentais para a construção da sociedade. Em tempos de ditadura, por exemplo, canções de Chico Buarque, como “Apesar de você” e “Cálice”, foram essenciais para dar voz a uma população que era censurada e torturada. Skank, em sua canção “Indignação”, expôs toda a revolta dos brasileiros durante o Impeachment de Fernando Collor. Músicas como “Que País é esse?”, do Legião Urbana, “Ideologia”, de Cazuza, e movimentos como a Jovem Guarda têm espaço privilegiado na história sócio-cultural do Brasil. Deste modo, observamos que a música faz parte da edificação da cultura de comunidades, cidades, países e em algumas situações pode tornar-se universal. Como exemplo, a canção “Imagine”, de John Lennon. Em razão do papel tão importante para a transformação da sociedade, percebemos que por meio da música é possível dar voz até mesmo aos menos favorecidos. A escola E-Brasil, escolhida como cliente para o desenvolvimento deste trabalho, está localizada em um ponto privilegiado: a cidade de Caraguatatuba, que fica no centro do Litoral Norte de São Paulo. Além de ser a cidade com o maior número de habitantes entre os quatro municípios da Região, é o centro do desenvolvimento cultural, onde anualmente acontecem os maiores eventos artísticos e musicais do Litoral Norte, como Virada Cultural Paulista, Mapa Cultural Paulista, Litoral em Cena, Festival de Verão, com grandes artistas da música brasileira, além de projetos diversos pontuais de iniciativas privadas e filantrópicas, como o Caraguá Jazz Festival, a MIT – Mostra Independente de Teatro e o Especial E-Brasil, evento realizado há três anos pela escola de música, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. Diante deste cenário, este trabalho quer contribuir para a divulgação mais ampla da Escola de Música E-Brasil, por meio de um projeto de comunicação nos moldes que o mercado profissional exige atualmente. Ao mesmo tempo, tem objetivo de disseminar na Cidade a importância da área de Comunicação Institucional, mesmo para empresas de porte pequeno e médio.

14


Dessa forma, como base para todo o processo de estudo, realizamos um trabalho de pesquisa institucional, elaboração de briefing e estudo de mercados e cenários, além de uma pesquisa de satisfação, realizada junto aos alunos e professores da E-Brasil. Para construir um plano de ação viável à realidade da escola, recebemos dos sócios proprietários todos os dados financeiros e administrativos da empresa, mas, em consenso, preferimos omitir alguns deles a fim de não expor a empresa. Ressaltamos, no entanto, que o professor orientador, bem como os membros da banca avaliadora, tiveram acesso aos dados na íntegra para que pudessem melhor entender as ações de Comunicação, qual sua viabilidade, enfim, todo o planejamento elaborado para a concretização dos objetivos da empresa, respeitados seus recursos financeiros, materiais e humanos. Com todo material e análise em mãos, levantamos um completo diagnóstico, detectamos alguns problemas e, a partir desse estágio, elaboramos as nossas ações. Foi pensando nas diversas variáveis apontadas neste estudo, que desenvolvemos um plano de comunicação com intuito de suprir as necessidades específicas da E-Brasil, iniciando um processo de consolidação da imagem. Entre as ações, está a produção de um jornal mural; a criação e aprimoramento da comunicação por meios digitais como site e redes sociais; assessoria de imprensa com foco na divulgação dos eventos realizados pela EBrasil e, por fim, uma Campanha Digital, que irá auxiliar em diversos pontos do diagnóstico. A seguir expomos todas as etapas, desde a delimitação do tema, caracterização do problema, objetivos e justificativa, até a apresentação completa do briefing, metodologia do trabalho e análise das pesquisas, além das ações propostas. Nesta última etapa, cada uma das ações traz a fundamentação teórica necessária para realização da mesma.

15


Objetivo Geral

Desenvolver um plano anual de comunicação integrada para a E-Brasil – Estúdio e Escola de Música, situada em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. O objetivo é ampliar a visibilidade da escola no mercado local.

Objetivos Específicos

 Engajar os estudantes e colaboradores nos projetos da escola;  Ampliar o número de alunos;  Iniciar um trabalho de consolidação da imagem da E-Brasil por meio de ações de comunicação.  Finalmente, através desse trabalho, mostrar a importância do Planejamento de Comunicação para todas as empresas, especialmente, aquelas de pequeno e médio portes.

16


Justificativa

Com a inclusão do método de ensino da EM&T (Escola de Música e Tecnologia), a Escola E-Brasil se posicionou nos últimos anos como a única do Litoral Norte de São Paulo a oferecer uma proposta pedagógica com comprovada eficácia de aprendizagem. Por meio desta ação pioneira, a escola consolidou seu trabalho na Cidade e na Região e ampliou sua estrutura, a fim de atender cada vez mais alunos interessados em aprender música. A partir de 1998, com a criação da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Cidade ganhou novos espaços para movimentos culturais e artísticos, como festivais, apresentações populares, exposições e eventos, além do incentivo aos artistas locais; tudo isso fomentou ainda mais o mercado da música no Litoral Norte paulista. Graças ao desenvolvimento cultural da Cidade e da Região, o interesse pelo ensino musical cresceu e consequentemente fez com que a procura por escolas de música aumentasse. Com o crescimento da demanda, surgiram também empresas concorrentes, além de novos músicos que, com espírito empreendedor, iniciaram a sua oferta de trabalho. O movimento positivo do mercado impulsionou ainda mais os negócios no segmento e exigiu que as empresas se posicionassem de maneira cada vez mais profissional, oferecendo aos alunos infraestrutura adequada e ensino qualificado. Para se manter em posição estratégica diante do mercado, a EBrasil iniciou uma série de ações como a ampliação de sua infraestrutura, a fim de garantir a permanência dos alunos atuais e incentivar a adesão de novos interessados no aprendizado musical, participação em eventos culturais locais e a divulgação dos serviços, através de pequenas ações digitais que vinham sendo planejadas e desenvolvidas por um dos sócios da empresa. No entanto, os proprietários da escola perceberam que havia mais ainda a ser feito em termos de comunicação. Foi quando se decidiram por investir nesta área e optar por acreditar neste Trabalho de Conclusão de Curso como forma de iniciar um processo de consolidação da imagem da E-Brasil no mercado musical do Litoral Norte.

17


Sendo assim, com este trabalho, a E-Brasil – Estúdio e Escola de Música passa a ser a única do Litoral Norte de São Paulo a possuir um plano de comunicação desenvolvido por profissionais da área – embora estudantes, o grupo do Trabalho de Conclusão já atua na profissão sendo também proprietário

da

MegaUp

Comunicação

(empresa

experimental

que

gratuitamente serviu como agência para elaborar este TCC). O mercado na região é formado, em sua maioria, por pequenos empresários e os grandes empreendimentos ainda buscam profissionais de comunicação em cidades do Vale do Paraíba ou São Paulo. No entanto, o surgimento de cursos na área de Comunicação Social na Cidade e as novas plataformas de comunicação digitais ampliaram as possibilidades de mercado e o espaço de atuação dentro das pequenas e médias empresas locais. O desenvolvimento econômico da Cidade também despertou no comércio um posicionamento mais atento às influências externas. Deste modo, é necessário que os jornalistas aproveitem esse momento para mostrar a importância de sua atuação na área institucional, até mesmo porque o segmento encontra-se em crescente ascensão no Litoral Norte de São Paulo. Aliás, esse não se trata de privilégio de nossa região. O mesmo e até de maneira mais intensa, ocorre nas grandes metrópoles brasileiras, exigindo cada vez mais mão-de-obra especializada, mais especificamente aquela proveniente dos cursos de Jornalismo. Como exemplo, importante atentarmos para os dados de uma pesquisa realizada em 2010 pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), com a participação espontânea de 315 profissionais da área de Comunicação. O levantamento apontou que 40% dos entrevistados têm a primeira graduação em Jornalismo e 27% cursaram a segunda graduação também nesta área. O estudo também indicou que 70% dos profissionais formados em Jornalismo atuam no setor de comunicação de empresas privadas nacionais e multinacionais, o que deixa clara a preferência das instituições pela busca de jornalistas para comandarem sua área de Comunicação Social. Entre os motivos dessa preferência, provavelmente, a eficiência dos jornalistas no relacionamento com os stakeholders das empresas e o domínio da redação jornalística. Além, é claro, da prática editorial, a visão do funcionamento do mercado jornalístico e a aproximação com as Redações, o que facilita 18


especialmente a execução das atividades de Assessoria de Imprensa (um dos serviços mais procurados pelos clientes, embora, não necessariamente o mais importante), entre diversas outras desenvolvidas dentro do mundo da Comunicação. Diante desse cenário, embora resistissem por algum tempo, os cursos de Jornalismo já introduziram em sua grade curricular disciplinas voltadas para a área de Comunicação Institucional, como “Marketing e Comunicação Organizacional”, “Gestão, Empreendedorismo e Eventos”, “Assessoria de Imprensa”, entre outras, que abordam questões de planejamento de comunicação, ações e projetos, pesquisa com públicos internos e externos, relacionamento com a mídia, jornalismo empresarial, elaboração de produtos institucionais, entre outros aspectos importantes, que antes eram tratados essencialmente por profissionais formados em Relações Públicas. E cada vez mais, portanto, dentro dos cursos de Jornalismo, começam a despontar Trabalhos de Conclusão de Curso apontando para a área de Comunicação Institucional. Em Caraguatatuba, o cenário não poderia ser diferente, até mesmo porque a Região oferece, especialmente na área institucional, uma oportunidade para futuros jornalistas entrarem no mercado. Nosso trabalho, portanto, parece-nos que se justifica, principalmente diante de todos esses fatos. Reveste-se, acreditamos, de importância para a Região, para o mercado do Jornalismo Institucional e, é claro, para aqueles que, como nós, aspiram abraçar a carreira do Jornalismo não necessariamente praticado dentro dos veículos.

19


Metodologia

A pesquisa bibliográfica foi de extrema importância para que o grupo tivesse melhor percepção de aspectos técnicos e questões essenciais para a construção de um Plano de Comunicação. Para Antonio Carlos Gil, autor do livro Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Além disso, ela permite uma cobertura maior sobre o objeto de estudo, dando suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa. (GIL, 1999. p. 65) A pesquisa de campo também se tornou fundamental para planejar o presente projeto de comunicação. Segundo o livro, Metodologia do Trabalho Científico – Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, a pesquisa “consiste

na

observação

de

fatos

e

fenômenos

tal

como

ocorrem

espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e no registro de variáveis que presumimos relevantes, para analisá-los”. (PRODANOV, 2013, p. 59). Assim, o acompanhamento da rotina da empresa e nosso contato direto com os diretores, colaboradores e alunos foram essenciais para criação de uma proposta real e viável à realidade da escola. A partir da pesquisa bibliográfica e de campo – que aconteceram durante todas as etapas deste trabalho – partimos para a elaboração detalhada do “briefing” levantado junto à direção da Escola. Utilizamos como base bibliográfica o livro “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”, de Margarida Maria Krohling que define briefing como uma “pesquisa institucional, que leva basicamente a se conhecer a organização como um todo, valendo-se para tanto, de técnicas e instrumentos apropriados para chegar a uma análise completa e real da situação organizacional”. (KUNSCH, 2003, p. 290) Foram realizadas algumas adaptações, visto que tratamos de uma pequena empresa. O “briefing” ou “pesquisa institucional” foi devidamente construído após diversas visitas à E-Brasil, que também proporcionaram ao grupo uma visão geral do cotidiano da empresa, fundamental neste processo de pesquisa. Após a construção do “briefing” e algumas visitas à empresa, mostrou-se necessário investigar alguns aspectos junto ao público interno. Sob orientação 20


de professores do curso, o grupo construiu instrumentos de coleta de dados. Por intermédio de dois questionários (ANEXO II), foram ouvidos professores e alunos da Escola. Em ambas as pesquisas, o objetivo foi colher informações que serviram de base para o planejamento geral da comunicação e desenvolvimento das ações necessárias para se atingir os objetivos. Com a pesquisa, o grupo buscou conseguir visualizar as necessidades reais do público e cruzá-las com os dados do “briefing”, a fim de proporcionar maior precisão no investimento das ações. A pesquisa foi desenvolvida e aprovada pelo professor orientador e diretores da E-Brasil, Kleber Amorim, Jefferson Amorim e Daniel Carlota. Após a aplicação dos questionários e depuração dos dados, as informações foram montadas em gráficos estatísticos e, a partir das observações detalhadas e interpretações das respostas, desenvolvemos o diagnóstico, definindo as necessidades reais da empresa. No capítulo “Metodologia da Pesquisa”, explicamos tudo isso e apresentamos a análise detalhada dos resultados.

21


Briefing

1. Identificação e dados gerais da E-Brasil Razão social: Amorim e Carlota Musica Ltda. Sede própria: Não Endereço: R. Major Ayres, 238, Centro – Caraguatatuba. Área do terreno: 200m². Área construída: 150m². Ramo da atuação: Escola de Música e loja de instrumentos musicais. Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 9h às 22h. Sábado das 9h às 13h. Principais acionistas: Kleber Amorim, Jefferson Amorim e Daniel Carlota. Numero de funcionários: 20 (sendo 15 professores). Número de alunos atualmente: 279.

2. História A E-Brasil – Estúdio e Escola de Música foi fundada em 6 de março de 2006 pelos músicos Kleber Amorim, Jefferson Amorim e Daniel Carlota.O sonho de viver apenas com o trabalho de música fez surgir a vontade de criar um negócio neste segmento. Os músicos já vinham de uma carreira sólida e estudo em conservatórios de música e escolas renomadas; por isso, com ampla bagagem profissional e acadêmica, acreditaram que estavam prontos para rumar por novos caminhos. Na época, a Cidade não possuía nenhuma instituição de ensino musical com os moldes que gostariam de oferecer; então, após muitas reuniões, os fundadores elaboraram os conceitos, a linha de estudo, os objetivos e responsabilidades culturais da futura escola, definindo assim os primeiros passos do empreendimento. Sua primeira sede ficava na Av. Paraná, 71, no Bairro Indaiá. No local, os músicos ofereciam aulas de Canto, Contrabaixo, Guitarra, Teclado e Bateria. Com o passar dos anos, a empresa cresceu e foi necessário ampliar sua infraestrutura, a fim de continuar cumprindo com a missão estabelecida logo em seus primeiros dias de funcionamento: “Proporcionar um ensino musical de 22


qualidade, respeitando as necessidades e direito dos alunos, apresentando estrutura adequada e uma equipe de profissionais formados nas principais instituições de ensino musical do Brasil”. Junto com a mudança de endereço, vieram as melhorias na infraestrutura oferecida, ampliação do número de salas com climatização e tecnologia avançada para cada instrumento, além de um dos passos mais importantes nesta fase do negócio: a conquista do licenciamento do conceituado método de ensino da EM&T – Escola de Música e Tecnologia. A E-Brasil busca incessantemente melhorar os serviços prestados, procurando sempre os profissionais mais qualificados do mercado e os melhores equipamentos para as aulas. Além disso, investe frequentemente em melhorias na sua infraestrutura, oferecendo um ambiente musical excelente, prezando pelo clima descontraído e familiar entre professores, clientes e amigos. O ensino musical abrange modalidades de aulas individuais, teóricas e práticas de conjunto, tudo isso unido à dedicação e empenho do aluno, proporcionando experiências diversas, garantindo a prática completa da atividade musical. Método EM&T – Escola de Música e Tecnologia Testada, aprovada e consagrada com cinco prêmios internacionais de qualidade, o método de ensino EM&T, faz parte da didática de escolas de música previamente selecionadas, que recebem um material moderno, de conteúdo abrangente, que torna o ensino de música consistente e agradável. O método exclusivo foi desenvolvido por Mozart Mello, Wanderson Bersani, Edu Ardanuy e Djalma Lima, aliando material didático próprio a equipamentos de qualidade e recursos tecnológicos modernos. Atualmente, a metodologia é composta por estudos através de apostilas, exercícios exclusivos e CDs de repertório. Esse material é utilizado em 40 unidades licenciadas em todo o País. Além dessas unidades licenciadas, a EM&T conta com filiais nos bairros do Jabaquara, Morumbi e na cidade de Campinas, em São Paulo. As escolas licenciadas têm uma série de vantagens como suporte “online”, treinamentos, orientação e suporte para realização de clínicas e “workshops”. Para solicitar o licenciamento do método, as escolas inscritas precisam enviar o histórico que comprove sua tradição, idoneidade, prestígio em sua região e 23


instalações adequadas para o ensino. Na etapa seguinte, é realizado o treinamento de professores, coordenadores ou da própria direção da escola para aplicação do método adquirido. As escolas podem optar pela compra do licenciamento de todos os institutos da escola – IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), IB&T (Instituto de Baixo e Tecnologia), IP&T (Instituto de Percussão

e

Tecnologia),

IT&T (Instituto

de

Teclado

e

Tecnologia),

IC&T (Instituto de Canto e Tecnologia), IV& (Instituto de Violão e Tecnologia) e EM&T KIDS (Ensino Musical para Crianças) – ou somente de um ou mais que desejarem. As escolas que possuem a certificação recebem também uma reserva regional de mercado; assim, a E-Brasil é a única no litoral que prosseguirá adotando esse método. A iniciativa de licenciar o método beneficia os alunos que sempre desejaram estudar nas filiais da EM&T, porém estavam em locais muito distantes da escola.

Missão:

Oferecer

o

ensino

musical

com

qualidade,

respeitando

as

necessidades e direitos dos alunos. Visão: Ser referência da música na região e nas atividades profissionais relacionadas à música. Valores: Respeito ao próximo e ao meio ambiente; Solidariedade; Trabalho justo e honesto.

3. Informações Financeiras Capital social (líquido): (dados sigilosos) Patrimônio: (dados sigilosos) Faturamento bruto anual: (dados sigilosos) Faturamento líquido anual: (dados sigilosos) Investimentos financeiros: (dados sigilosos) Matrícula: R$ 80,00 Mensalidade: R$ 125,00 (Curso + três atividades extras, são elas: aula de teoria musical, aulas de apreciação musical e prática de bandas). Regime de Contratação de Professores: Comissão por aula (50%)

24


4. Infraestrutura física Adequação das instalações: As adequações necessárias do prédio para uma escola de música foram planejadas e executadas pelo arquiteto responsável. “Layout” das unidades: Criado por profissional da área. Arquitetura e identidade visual: Procurou-se criar um ambiente agradável, alegre e descolado. As Instalações de acordo com as normas legais do País: Desde o projeto inicial, até os de expansão, as instalações sempre atenderam as normas legais guardando a segurança em função da grande circulação de pessoas diariamente. Condições ecológicas e de preservação ambiental: Hoje há uma cisterna que capta água da chuva e que é reutilizada para torneiras externas e descarga dos banheiros. A escola prevê participar juntamente com os alunos de projetos socioambientais Insalubridade do local de trabalho: Não existe. Segurança e higiene no trabalho: Existe um sistema de alarme, mas não existe um responsável para a parte exclusiva de segurança. O serviço de limpeza mais “pesado” é feito por uma funcionária de empresa terceirizada e o restante é feito no dia a dia pelas funcionárias. Descrição sobre os equipamentos e materiais permanentes: Todas as salas são equipadas com ar condicionado e instrumentos musicais específicos (pelo menos dois, um para o aluno outro para o professor), amplificadores de som, computador com programas específicos para ensino musical, apostila com todo programa de aula e conteúdo a ser desenvolvido. Adequação tecnológica e manutenção: A manutenção dos instrumentos é feita por um “luthier” qualificado, assim como os equipamentos elétricos por um técnico de confiança. Os computadores passam por um “back-up” e formatação periodicamente, trabalho que é feito sempre por uma empresa terceirizada. Manuseio de equipamentos de alta periculosidade pelos trabalhadores: Não existe.

25


5.Transportes Facilidades de acesso: Não existe estacionamento privativo. O tráfego na avenida onde está situada a escola é intenso, havendo dificuldades na hora de encontrar vagas para estacionar. Meios de transportes utilizados pelos empregados: A maioria utiliza seu próprio carro/moto, outros utilizam transporte coletivo ou bicicleta. Locação de transportes para empregados: Não. Utilização de linhas municipais de transportes coletivos: Ônibus. Carros da empresa para uso de diretores e outros empregados: Não

6. Produtos ou serviços Produtos

que

fabricam

e/ou

comercializam:

No

espaço

da

loja,

comercializam-se instrumentos musicais. Serviços prestados e oferecidos: Aulas de canto, violão, guitarra, teclado, piano, violino, bateria, teoria musical, ensaio de bandas, aulas de apreciação musical e gravação em estúdio profissional. Porcentagem de colocação dos produtos e serviços no mercado: Para produtos coloca-se em média 50% sobre o preço original do produto. Para os serviços prestados, em média, ficam em torno de 40%.

Controle de qualidade e os sistemas e métodos adotados: A escola utiliza como material didático os métodos da Escola de Música e Tecnologia – EM&T, que tem cinco certificados internacionais de qualidade. Todos os professores fazem um relatório a cada aula, que é analisado posteriormente por um dos sócios, para se ter um controle do desenvolvimento do aluno e dos assuntos abordados dentro da sala. Certificado de qualidade obtido: O método adotado (apostilas da EM&T) possui cinco certificados internacionais de qualidade preferidos por marcas como a Fender e Shure, entre outras. Projetos e/ou eventos promovidos anualmente pela Instituição: Show com os Professores (uma vez por ano); Apresentação dos Alunos – Fim de Ano (uma vez por ano); Jam Session (três vezes por ano).

26


7. Estrutura organizacional e administrativa Organograma (cargos e hierarquização)

Características de departamentalização ou estruturação: Estruturação simples, sem departamentalização rígida. Composta de proprietários ligados diretamente aos funcionários, consistindo em uma comunicação simples e fácil.

As atividades são assim divididas: Sócios-proprietários – Daniel, Kleber e Jefferson são responsáveis pela estruturação do negócio e divisão das tarefas entre o setor de marketing e administrativo. Estão vinculados a tomada de todas as decisões. E os três atuam como professores dentro de suas especialidades. Administrativo Financeiro

– Daniel e Magnólia: Responsáveis

pelo

pagamento dos professores e recepcionistas; contas a pagar; controle de contas a receber loja / escola: cartão, cheque, dinheiro. Michele e Lígia (responsáveis pelo setor administrativo) e Limpeza (serviço terceirizado). Área de Marketing – Jefferson: Lida com a imagem da escola, divulgação e organização de eventos. Trata também da divulgação da empresa, planeja ações que envolvam a criação de impressos (flyers), comunicação digital.

27


Área Comercial – Kleber: Responsável pela compra de instrumentos; pedido para a loja e encomendas; política de preço e venda. César (vendedor da loja e escola) Atendimento – Michele e Lígia. Professores – Daniel Carlota, Kleber Amorim, Jefferson Amorim, Arilson Cardoso, Amilton Souza, Daniel Soufer, Edinei Souza, Edu Souza, Fernando Pilatti, Gerard Scher, Luana Mascari, Pedro Corrêa, Heloísa Figueiredo, Raphael Dafras, Janny Kelly, Laurindo dos Santos, Daniel Feijó.

8. Caracterização da cultura organizacional existente A escola percorre por três tipos de cultura predominante: cultura de função (racionalidade e rigidez como valores básicos), cultura de tarefa (orientada no trabalho e nas tarefas concretas) e cultura da pessoa (indivíduo como centro de tudo e valorização das relações interpessoais), destacando-se a cultura de tarefa. Relações de poder e processo decisório: O poder é concentrado nos proprietários, ideias dos funcionários são aceitas por parte dos proprietários. Algumas decisões são liberadas para os funcionários resolverem entre eles, maneiras de abordagem da aula, as recepcionistas ficam limitadas às decisões preestabelecidas. Políticas e diretrizes organizacionais: Não possuem documentação de diretrizes, políticas, estatutos e regimentos internos ou atas. Os acordos e regras são feitos verbalmente em reuniões mensais. Nível de burocracia: Baixo. Níveis de autonomia, dependência, centralização, descentralização e controle: Os professores têm autonomia nas aulas, as recepcionistas podem trabalhar com horários e disponibilidades, já pré-definidos, mas não podem oferecer descontos nas mensalidades, apenas nos produtos vendidos pela loja e esse desconto já é preestabelecido pelos proprietários. Tecnologia e recursos disponíveis: No que tange a equipamento de som e instrumentos

musicais

procura-se

sempre

mantê-los

atualizados

com

novidades do mercado. Todas as salas são equipadas com computadores, aparelhagem e são climatizadas.

28


9. Capital intelectual Ativos de mercado: a E-Brasil é uma escola licenciada e possui autorização para uso da marca e material didático da EM&T, sendo um diferencial, pois é a única escola no Litoral Norte de SP que possui um método conceituado entre os músicos e premiado internacionalmente. Por estar há sete anos no mercado a escola possui um grande número de alunos, além de reconhecimento entre músicos e pessoas envolvidas no mercado da arte. Ativos de propriedade intelectual: A escola foi fundada por músicos conhecidos na cidade, com a inclusão do método e ampliação da infraestrutura, a E-Brasil se destacou, principalmente pela qualidade dos professores. Todos eles possuem especialização em música, além de vivência e prática da atividade musical. Ativos de infraestrutura: A escola oferece infraestrutura de alta qualidade, sendo um grande diferencial diante das concorrentes. Atualmente a escola está ampliando seu espaço para poder atender um maior número de alunos.

10. Análise ambiental Pontos Fracos: Apesar de estar localizada em uma região central, há dificuldades para encontrar locais para estacionar; poucos horários disponíveis para o período de aulas à tarde e à noite; faltam salas para desafogar aulas concomitantes. Pontos Fortes: Salas de vários instrumentos, equipadas e climatizadas; método

de

ensino

EM&T

(acompanhamento

junto

aos

professores);

professores consagrados e reconhecidos na região, por sua atuação profissional em bandas e apresentações; possui loja de instrumento e estúdio profissional (parcerias); a escola proporciona aos alunos oportunidades de se apresentar em festivais e eventos organizados pela empresa.

Ameaças: Abertura de uma nova escola, com preços mais baixos; professores da escola que oferecem aulas particulares; centro musical da prefeitura e Fundacc; Mudanças políticas que dificultem o trabalho da escola; lojas de música da cidade não indicam a escola.

29


Oportunidades: Eventos da cidade que a escola possa aparecer; encontros e festivais musicais em que o nome da escola apareça; aumento da cidade, em termos econômicos; geração de mais profissionais da música; crescimento na indústria e do comércio; Aulas preparatórias para professores da escola fundamental; atendimento de público infantil e terceira idade em horário de baixa frequência da escola.

11. Análise da Concorrência Fundacc - Fundação Cultural de Caraguatatuba A Fundação oferece oficinas culturais gratuitas para jovens e crianças a partir dos sete anos, nos bairros Perequê-mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Rio do Ouro, Sumaré e Massaguaçu .Dentre as atividades na área de música estão: flauta doce (musicalização), teclado, violão, bateria, piano e o Projeto Guri com aulas de violino, viola clássica, violoncelo, saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, percussão e canto coral.

Professores particulares: A média dos valores cobrados por professores em aulas particulares é de R$ 100,00 a R$ 120,00 reais.

AMusical Localização: Rua Major Ayres, 177- Caraguatatuba/SP Aulas: violão, canto, guitarra, baixo, piano, teclado. Mensalidade: R$ 120,00 (sem taxa de matricula). Formato: 1 aula por semana e 1 hora por dia de aula. Horários flexíveis. O método de ensino é entre professor e aluno, o professor avalia o aluno e a partir do conhecimento do aluno é iniciada as aulas. O plano de aula fica a critério do professor. Ele mesmo monta o plano de aula, de acordo com a necessidade do aluno. GJ – Academia Musical Localização: Rua Fábio Cássio, 124 - São Sebastião/SP. Aulas: violão, guitarra, baixo, piano, teclado, sax, canto, contrabaixo, violoncelo, violino, bateria. Mensalidade: R$135,00 – sem taxa de matrícula. 30


Formato: 1 aula por semana e 1 hora por dia de aula. Método TKT – com apostilas por módulos. Clave – Studio e Aulas Particulares Localização: São Sebastião/SP Aulas: Canto, regência, teoria musical, sonoplastia, piano, teclado, saxofone, clarinete, flauta transversal, violino, trombone, trompete, tuba, bombardino, violão popular, violão clássico, guitarra, contra baixo, bateria e percussão., Mensalidade: R$120,00 – sem taxa de matrícula Formato: 1 aula por semana e 1 hora por dia de aula. Não possui metodologia – o professor avalia o aluno e cria o planejamento de aula.

12. Pesquisa de Comunicação Organizacional Com base no “Questionário de Pesquisa Institucional”, do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, de Margarida Maria Kunsch, o grupo realizou uma pesquisa fechada de Comunicação administrativa interna e institucional junto aos sócios da escola (ANEXO I). Abaixo a descrição dos resultados obtidos após análise do grupo.

Os canais de rede formal de comunicação de organização que traduzem diretrizes, inovações, normas, valores e manifestações nos mais variados assuntos são: cartas circulares, quadro de avisos, e-mail – correio eletrônico e reuniões. A E-Brasil leva em conta e valoriza a rede informal, que abriga manifestações espontâneas e informais dos empregados realizando reuniões mensais com os professores e está sempre aberta a sugestões e resolução de problemas. No entanto não há nenhum tipo de controle e anotações destes momentos. Podese dizer que na organização há equilíbrio entre os principais fluxos de informação

(descendente,

ascendente

e

lateral/horizontal,

circular

e

transversal), isso contribui para um clima interno favorável. A organização propicia oportunidades para uma comunicação participativa, priorizando o fluxo ascendente e dando oportunidade ao colaborador de se manifestar e enviar suas sugestões por meio de vários mecanismos, como a 31


realização de reuniões e/ou encontros especiais para ouvir o que o colaborador tem a dizer. Os meios utilizados para a comunicação com publico interno são: Newsletter (esporádico), e-mails - Correio eletrônico, mural e programa “face a face” – “fala do presidente”, onde são desenvolvidos pelo departamento de Comunicação em parceria com o de Recursos Humanos. A

comunicação

institucional

visa

atingir

prioritariamente

a

imprensa,

comunidade, consumidores e escolas/universidades. Os principais programas de ação para atingir os públicos estratégicos (stakeholders) da organização são:

projetos

e

patrocínios

culturais,

eventos

especiais,

relações

governamentais/lobby, identidade visual e coorporativa, programa de visita às instalações. Já os principais meios utilizados para atingir os públicos estratégicos externos, são: internet, vídeos institucionais, mídias digitais, comunicados e anúncios pagos veiculados na mídia impressa e eletrônica. A escola não possui um setor/departamento de Propaganda, são os proprietários que administram essa parte. A empresa não possui nenhum contrato com agência externa de Publicidade e Marketing. A organização costuma avaliar e medir os resultados dos programas de ações da comunicação interna, institucional e mercadológica levados a efeito pela organização.

32


Metodologia da Pesquisa

Para que uma empresa obtenha sucesso, precisa agradar aos seus clientes; no entanto, para que isso seja feito com eficácia, é necessário conhecer seu consumidor. Para Philip Kotler, autor do livro Marketing Essencial – Conceitos, estratégias e casos, a satisfação está ligada ao desempenho em relação à expectativa, “Satisfação consiste na sensação de prazer ou de desapontamento de uma pessoa resultante da comparação entre o desempenho (ou resultado) percebido de um produto e suas expectativas” (KOTLER, 2005, p.42). A Escola passava por um momento de ampliação e necessitava de um trabalho mais eficiente em comunicação e marketing, para que pudesse sedimentar sua marca na região, por isso, a pesquisa de marketing se mostrou fundamental para elaboração de ações concretas. A pesquisa quantitativa considera que “tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em número opiniões e informações para classificá-las e analisá-las; para isso, é necessário o uso de técnicas estatísticas [...]” (PRODANOV, 2013, p. 69). Baseado nisso, o grupo selecionou o formato de pesquisa quantitativa, pois era preciso mensurar a realidade de forma direta, o que tal método proporcionou. Assim, foram identificadas opiniões, perfis e preferências. A construção do questionário foi feita a partir da organização em blocos temáticos; obedecendo a ordem lógica das perguntas; iniciando-se com perguntas gerais e utilização de linguagem compreensível, de acordo com os critérios indicados no livro Metodologia do Trabalho Científico – Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Optou-se também pela não identificação do respondente, buscando maior significação das respostas obtidas. A pesquisa foi elaborada utilizando dois formatos, sendo eles: de “Múltipla Escolha”, com perguntas que apresentavam uma série de respostas possíveis. Em algumas questões era possível optar por mais de uma resposta; de “Perguntas com respostas escalonadas”, nas quais as opções são destinadas a captar a intensidade das respostas dos entrevistados. (PRODANOV, 2013, p. 33


110 - 111). Esse tipo de questionário atendeu às necessidades de resposta que precisávamos e facilitou a tabulação e análise. No dia 1º de junho de 2013, procedemos à entrega de 280 questionários para alunos e 20 outros para professores. A mecânica foi definida juntamente com a direção da Escola. Os professores foram os responsáveis pela entrega das pesquisas. Os alunos deveriam responder nos minutos finais de cada aula. Aqueles com menos de 12 anos levaram a pesquisa para responder com a supervisão dos pais. Entretanto, a maior parte das pesquisas enviadas para casa não foi entregue de volta aos professores. No dia 13 de julho, recolheram-se todas as folhas preenchidas. Ao todo, foram 136 questionários respondidos. No caso dos professores, 12 responderam a pesquisa – os diretores, que também dão aulas, ficaram isentos da participação. Ressaltamos que o grupo realizou o cruzamento das informações com os dados presentes no sistema de gestão da escola, bem como ouviu as avaliações de todos os sócios; assim, pôde-se avaliar possíveis incoerências nos resultados apontados. Esses dados foram fundamentais não só para a definição das ações como também para adaptação da linguagem a ser utilizada nas publicações dirigidas ao público interno.

34


ANÁLISE DA PESQUISA

Apresentamos a seguir as 31 perguntas e os gráficos da tabulação das respostas. Os gráficos apresentam em cores todos os tópicos de resposta disponíveis no questionário. Caso a cor não esteja no gráfico, significa que não foi selecionada por nenhum dos entrevistados na pesquisa.

Questão 1: Média de idade dos alunos Menos de 10 anos

Entre 11 e 15 anos

Entre 16 e 20 anos

Entre 21 e 30 anos

Entre 31 e 40 anos

A partir de 40 anos

9%

18%

9%

30%

13%

21%

Nas questões iniciais, analisamos o perfil dos alunos da E-Brasil. Em relação à idade, a faixa de alunos mais significativa fica entre 11 e 15 anos. Também observamos um público elevado na faixa de 16 a 20 anos e a partir de 40 anos.

35


Questão 2: Gênero Feminino

Masculino

46% 54%

O perfil de gênero da escola é bastante equilibrado; assim, as ações de comunicação interna também levaram em conta essa amostra do público atendido pela escola.

Questão 3: Formação Acadêmica Fundamental

Médio

Superior

Outros

2%

19% 34%

45%

Os dados se referem à formação dos alunos. O público com ensino médio completo (ou em curso) é a maioria. Ressaltamos a presença de alunos com formação superior, sendo este um público formador de opinião fundamental para a construção da imagem da Escola, e que, portanto, mereceu espaço específico em nossas ações. 36


Questão 4: Localização

1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1%

São Sebastião Centro Sumaré Indaia

15%

Martim de Sá

2%

Rio do Ouro

2%

Massaguaçu

2% 12%

2%

Ubatuba

Aruan

2% 2% 2%

Gaivotas

Jardim Britania

2%

11%

3%

Jardim Jaqueira Morro do Algodão

6%

Porto Novo 7%

8% 7%

Prainha Tabatinga Capricórnio Caputera

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se por São Sebastião, com 15%

Nos dados de localização, dividimos as regiões, considerando os bairros de Caraguatatuba separadamente e cidades vizinhas como São Sebastião e Ubatuba, em blocos únicos, pois a distância percorrida já define o interesse. Diante disso, encontramos um grande número de alunos de São Sebastião. O volume pode estar ligado à falta de escolas e oficinas culturais naquela cidade. Na sequência, encontramos alunos com moradia no Centro, Sumaré e Indaiá, bairros próximos à Escola. Excluindo o público das cidades vizinhas, percebese que os alunos de Caraguá são aqueles que vêm, em sua maioria, de áreas consideradas nobres.

37


Questão 5: Curso Bateria

Baixo

Canto

Guitarra

Piano

9%

Teclado

19%

Viloão

Mais de um curso

1%

18% 7% 18%

24% 4%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pela Bateria, com 19%

Já em relação às preferências por cursos, identificamos que a maioria dos alunos opta pelo teclado, com 24%, sendo grande a procura do público infantil e idoso. Na sequência, aparece o curso de Bateria (19%), seguido de Violão e Guitarra. A preferência por alguns cursos também está fortemente ligada aos professores, reconhecidos e atuantes no cenário da música local.

Questão 6: Objetivo do aluno Hobby

Igreja

Profissional

Outro

4%

34%

47%

15%

Os objetivos de o por que procurar pelo curso, expostos no gráfico, também são fundamentais na construção do perfil do aluno, já que eles representam a seriedade e fidelidade em relação à sua evolução nos cursos. Como “hobby”,

38


foi resposta que se destacou com 47% e a preferência pareceu estar diretamente ligada à faixa etária, já que crianças e idosos, na maioria das vezes, praticam atividades por hobby. Já objetivos profissionais somaram 34% e neste aspecto a qualidade dos professores, métodos e estrutura são fundamentais na avaliação. O objetivo “Igreja” foi inserido, pois é necessário ter um olhar atento aos alunos que buscam o estudo para atuar direta ou indiretamente com música cristã. Os professores precisam estar prontos para atender a essa demanda em franco desenvolvimento e a Direção deve atentar para tal.

Questão 7: Há quanto tempo faz aulas na E-Brasil? Menos de 6 meses

6 meses a 1 ano

1 a 2 anos

Mais de 2 anos

26% 40%

20% 14%

Na análise desta questão, contamos com a interpretação dos diretores da unidade. Num primeiro momento, identificamos um número positivo de alunos que frequentam a unidade há mais de dois anos. Porém, a amostragem indicou um grande número de alunos novos, que se matricularam há menos de seis meses. De acordo com os diretores, grande parte dos desistentes justifica a decisão por momentos de dificuldade financeira, quando fica mais difícil arcar com a mensalidade da Escola. No entanto, aqueles que passam do primeiro ano normalmente ficam por mais tempo. Não há um tempo limite para permanecer na escola, pois, apesar de acompanhar o método, os professores seguem o ritmo individual de cada aluno.

39


Questão 8: A Estrutura Física da Escola atende às necessidades para uma boa aprendizagem? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

1% 9%

51%

39%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pelo REGULAR com 1%. Obs: péssimo obteve 0%

Um grande diferencial entre a E-Brasil e as escolas de música concorrentes é justamente a estrutura física. Neste quesito, a aprovação dos alunos está em grau satisfatório. Para atender ainda melhor os alunos, a escola está em processo de ampliação, visando desafogar os horários dos cursos mais procurados, bem como abrir novas vagas.

Questão 9: Os professores demonstram conhecimento técnico da disciplina? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

3% 14%

83%

40


Segundo a pesquisa, existe grande satisfação por parte dos alunos quanto ao conhecimento técnico do professor; todos eles seguem a metodologia da EM&T de ensino, o que facilita a aplicação das etapas do curso; no entanto, a didática muda de acordo com a experiência profissional e acadêmica de cada professor. Isso pode ter causado a variação entre as opções: Excelente (83%), Ótimo (14%) e Bom (3%).

Questão 10: Os professores respeitam as limitações individuais? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

2%

18%

80%

Excelente: 80%

Esta questão estava bastante ligada à pergunta anterior; assim pudemos observar resultados semelhantes. O importante aqui foi não ter respostas com tópico “Péssimo” ou “Regular”, já que o ensino precisa agradar aos alunos e a didática dos professores é fundamental neste processo de aprendizagem.

41


Questão 11: Os professores são cordiais e educados no trato com os alunos? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

1% 10%

89%

Excelente: 89%

Nesta questão, o objetivo era observar o relacionamento entre professores e alunos, pois já havíamos constatado a importância dos professores para a permanência dos alunos na Escola. Esses resultados precisam ser mantidos e incentivados, buscando a excelência e satisfação completa entre os alunos.

Questão 12: Os métodos aplicados são eficientes? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

7% 23%

70%

Excelente: 70%

O método EM&T é aplicado em todos os cursos oferecidos pela E-Brasil. Os professores passam por um treinamento e oferecem aos alunos uma apostila com teoria e atividades. O material é indicado de acordo com o nível em que o aluno se encontra. Apesar da existência do método, os professores têm plena liberdade para desenvolver atividades extras com os alunos, a fim de incentivar 42


e atender necessidades específicas de cada um. Neste ponto é preciso que os professores fiquem atentos à eficácia de determinadas atividades para cada caso.

Questão 13: O que você acha da localização da escola? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

5% 15% 39%

41%

Excelente: 39%

As respostas, com certeza, têm a ver com o local de moradia dos alunos. Alguns são de cidades vizinhas e de bairros mais distantes. Outro fator importante é que a Escola fica num local bastante movimentado e não há estacionamento exclusivo, o que dificulta um pouco a chegada à Escola.

Questão 14: Está satisfeito com o valor das mensalidades? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

1% 3%

24% 32%

40%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pelo PÉSSIMO, com 1%

43


Durante a pesquisa detectamos grande aprovação com relação à estrutura, métodos e professores. A abordagem de questões financeiras é bastante delicada, apesar disso, observamos ótimos índices de satisfação com os valores pagos atualmente (R$125,00). A pesquisa mostrou uma pequena porcentagem de insatisfeitos (4%); embora este item mereça atenção, no momento não há necessidade de uma estratégia específica; outras ações de comunicação podem indiretamente sanar essa porcentagem de “Péssimo” e “Regular”.

Questão 15: Por que você escolheu a E-Brasil? Melhor Estrutura

Professores Renomados

Eventos

Preços baixos

Localização

Outro

11%

5% 7%

47%

30%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pela Melhor Estrutura – 47%

A estrutura de ensino (que inclui a parte física e métodos) e os professores, bastante conhecidos na região, foi o que levou grande parte dos alunos a se matricular na E-Brasil. Na análise das respostas, encontramos no tópico “Outro” as indicações de amigos como fator importante para ingressar na Escola. A Escola sempre investiu na estrutura, a fim de atender à demanda com qualidade, proporcionando ao aluno um espaço agradável para o aprendizado e isso se mostrou fundamental para decisão de estudar na EBrasil. Em conversa junto aos diretores da unidade, observamos a preocupação quanto à mão-de-obra qualificada para atender a uma parcela de alunos. Alguns fazem questão de ter as aulas com professores específicos. 44


No gráfico, também destacamos os “Eventos”. A E-Brasil patrocina pequenos eventos de cunho social, teatral e musical, buscando atingir a um público interessado. O investimento se mostrou importante na conquista de novos alunos.

Questão 16: O que levaria você a mudar de Escola? Melhor Estrutura

Professores Renomados

Eventos

Preços baixos

Localização

Outro

25%

30%

8%

1%

17% 19%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pela Melhor Estrutura – 25%

Nesta questão, temos tópicos em destaque como a Estrutura, Preços e Localização. Em nosso estudo, constatamos que até o momento não há escola de música que ofereça melhor infraestrutura e localização do que a E-Brasil. No quesito “Preços Baixos”, tratamos sempre de algo bastante delicado. Comparando-se aos concorrentes, a E-Brasil possui um valor competitivo já que oferece uma série de diferenciais (estrutura, métodos e professores renomados). Em entrevista com os sócios da unidade notamos a pretensão de realizar um reajuste nas mensalidades. Isso se faz necessário, já que eles precisam arcar com as despesas da Escola e desejam iniciar obras de ampliação. Por isso, esse resultado deve guiar as ações de conscientização com relação a custobenefício. No entanto, o aumento de mensalidades afetaria futuramente a permanência de alguns alunos. Um caminho viável para que os antigos alunos 45


fossem se preparando para o ajuste seria aumento para os possíveis novos alunos. Após, alguns meses, então, se poderia pensar em reajuste para os estudantes antigos a fim de que tivessem um tempo para se programar às novas mensalidades. Trinta por cento dos entrevistados respondeu “Outro”. Na análise das respostas identificamos que a maioria desses alunos escreveu que não mudaria de escola. Em algumas respostas os estudantes afirmam que mudariam apenas em caso irem morar em outra cidade. Esse dado enfatiza a fidelização desses alunos com relação à E-Brasil e satisfação quanto aos resultados obtidos nas aulas.

Questão 17: Como conheceu a E-Brasil? Internet

Indicação

Propagandas impressas

2% 0%

14%

Rádio

Evento Cultural

Outro

5%

10%

69%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pela Internet, com 5%

O gráfico acima representa a forma como os alunos conheceram a escola. 69% dos alunos chegaram à escola por intermédio de indicação, o que mostra a importância da “comunicação boca-a-boca”.

Os diretores da E-Brasil

explicaram que investem em flyers (Propaganda Impressa), porém não possuem uma logística de distribuição; a entrega deste material apenas em eventos culturais que eles patrocinam. Não há investimento em rádio ou televisão.

46


Questão 18: Como você acompanha as informações sobre a escola? Mural

Conversa

Site / Redes Sociais

17% 25%

58%

Os resultados desta questão indicam que grande parte dos alunos acompanha as informações sobre a escola por meio de conversas entre alunos e professores. Boa parte também sabe das notícias por meio da internet; no entanto, como grande parte dos alunos é jovem, pode-se ampliar ainda mais este formato de comunicação. A E-Brasil possui um Mural de Recados; no entanto, sua localização não contempla todos aqueles que estudam na escola.

Questão 19: Por qual meio você gostaria de receber informações da escola? Impresso

Impresso e Digital

Digital e E-mail

Jornal Mural

Redes Sociais

15% 41%

10%

20% 14%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pelo IMPRESSO com 15%.

Observamos grande interesse em receber informações por meios de comunicação digitais. As redes sociais se sobressaem, com 41% de alunos 47


interessados. As variáveis detectadas na pesquisa apontam que o Jornal Mural e o Impresso são preferidos por crianças e idosos.

Questão 20: A escola lhe proporciona experiência prática de ensino em apresentações. Quando se apresenta em eventos da escola, você se sente valorizado? Sim

Não

2%

98%

Nesta questão, contamos com o olhar cotidiano dos diretores da unidade. De acordo com os relatos, as apresentações propostas pela escola seguem o cunho artístico e cultural e visam atender a uma demanda exigente de público; por isso, algumas vezes surgem atritos em relação à escolha do repertório e isso pode desagradar alguns alunos. Para melhorar esta relação, a escola criou uma “Caixa de Sugestões Musicais” para que todos possam colocar suas preferências. Os diretores irão, a partir de agora, selecionar algumas músicas para fazer parte das próximas apresentações. Foi a forma encontrada para dar mais voz aos alunos.

48


Questão 21: Você sente orgulho em fazer parte da E-Brasil? Sim

Não

0%

100%

Nesta questão, o resultado foi completamente positivo. Todos os alunos se sentem muito orgulhosos em fazer parte da escola. O que é um ponto favorável ao trabalho desenvolvido pela escola e pelos professores.

PESQUISAS PROFESSORES Questão 1: Formação dos professores Autodadata

Curso Superior

17%

83%

Apenas 17% dos professores são autodidatas; os demais possuem um curso de especialização ou ensino superior de música. De acordo com os diretores da escola, todos os professores possuem didática, experiência profissional e conhecimento técnico de seu instrumento.

49


Questão 2: Há quanto tempo dá aulas na E-Brasil? 6 meses a 1 ano

1 a 2 anos

3 anos

4 anos

6 anos

7 anos

10% 20% 10%

10% 20%

30%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pelo “6 meses” com 20%.

Essa questão indica o tempo em que os professores lecionam na instituição. Pode-se destacar que a maioria ultrapassa os três anos de empresa, e apenas 30% dos professores estão colaborando a menos de dois anos. Isso parece demonstrar a fidelização e satisfação da maioria dos professores para com a instituição.

Questão 3: Como avalia o processo comunicativo entre empresa e colaborador? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

8% 17%

42%

33%

Excelente: 42%

50


O gráfico mostra que a maioria dos professores avalia positivamente o processo comunicativo entre os colaboradores. Apenas 8% avaliam de forma negativa – este número representa um professor. Isso pode representar algum desentendimento recente ou dificuldade de comunicação - seja timidez ou insegurança. Durante a apresentação desses dados, os diretores identificaram o professor e mencionaram situações em que houve dificuldades no relacionamento, porém, colocaram a vontade de melhorar esse tópico, promovendo reuniões mais dinâmicas, com abertura para opiniões dos professores para que todos interajam de uma forma mais apreciadora.

Questão 4: Como avalia a Estrutura Física da Escola? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

17% 25%

58%

Ótimo: 58% e Excelente: 25%

Os professores demonstraram estar satisfeitos com a estrutura oferecida. Observamos que algumas salas são maiores e mais arejadas, o que pode causar essa instabilidade entre a “excelência” e o “bom”. A escola já está em processo de reforma e ampliação, com objetivo de criar um ambiente ainda mais agradável e confortável para alunos e professores.

51


Questão 5: Como é a relação entre aluno e professor? Pessimo

Regular

Bom

Ótimo

Excelente

17%

25%

58%

Excelente: 58%

A relação professor-aluno é fundamental para o ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento. O gráfico mostra como essa didática tem um resultado benéfico para ambos os públicos. A harmonia, afinidade e respeito entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo, em que o discente é tratado como pessoa e não como número; já para o docente ser tratado com respeito dá-se a oportunidade ao diálogo.

Questão 6: Por que escolheu a E-Brasil para trabalhar? Melhor estrutura

Melhor Localização

Melhor empresa do LN

Metodologia

Outro

11% 26% 16% 5% 42%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pela Melhor Estrutura – 26%

Nesta questão, os professores consideraram a E-Brasil como a melhor empresa do Litoral Norte para se trabalhar nesta área. O fato de possuir a 52


melhor estrutura e metodologia também se destaca para a escolha. No tópico “Outro”, observamos o respeito e amizade para com os proprietários e reconhecimento pelo trabalho dos mesmos.

Questão 7: Dá aulas particulares? SIM

NÃO

17%

83%

Apenas 17% disseram dar aulas particulares – representando dois professores. Os diretores da escola disseram ter consciência das atividades extras dos professores e por isso não há desconfiança ou receio com relação ao mercado.

Questão 8: O que te leva a dar aulas particulares? Disponibilidade de tempo

Complemento de renda

Outro

0%

50%

50%

Nesta questão, temos justificativas de Complemento de Renda e Outro – dá aulas particulares para alunos que não tem condições de pagar pelas aulas na escola.

53


Questão 9: Gostaria de receber um boletim interno? SIM

NÃO

8%

92%

Apenas 8% dos professores que representa um professor optou por não receber um boletim interno, demonstrando-se que os professores gostariam de receber mais informações sobre o ambiente que atuam. Esse material pode servir também para ampliar o relacionamento e a divulgação da unidade de ensino musical.

Questão 10: Por qual meio você gostaria de receber informações da escola? Impresso

Impresso e Digital

Digital e E-mail

Jornal Mural

Redes Sociais

16% 37% 26% 11%

10%

As legendas estão em ordem crescente e o gráfico em sentido horário – leia iniciando-se pelo IMPRESSO com 16%.

A preferência por meios digitais prevalece também entre os professores, sendo eleitas as Redes Sociais como principal plataforma. Nas questões relacionada

54


a meios de comunicação, notamos que todos, de alguma forma, desejam receber notícias da E-Brasil.

Questão Cancelada Quais assuntos você gostaria de encontrar neste boletim? (Enumere 10 para mais importante e 0 para menos importante )

Em ambas as pesquisas, questionamos sobre as preferências de pautas para elaboração de um boletim interno. A maioria não respondeu a questão corretamente e decidimos anular a pergunta.

55


Diagnóstico

As pesquisas e estudos realizados na E-Brasil permitiram ao grupo uma visão ampla do mercado local, dos serviços desenvolvidos pela Escola, públicos atendidos, e problemas que a empresa vivencia no momento. Com base na análise e nos resultados obtidos, detectamos alguns problemas que apontamos como prioritários e que, por esse motivo, exigirão um leque de ações para solucioná-los ou, pelo menos, amenizar seu impacto. Tais ações serão desencadeadas em curto prazo, dentro de um amplo Plano de Comunicação.  A escola possui elevados padrões de qualidade e infraestrutura, no entanto, essas variáveis de imagem não estão totalmente consolidadas diante do público-alvo – esse dado foi detectado na questão número 17 da pesquisa, onde identificamos que 69% dos alunos chegavam até a escola por meio de indicação e não por conhecimento próprio da existência da E-Brasil.  Grande parte dos alunos considera que a E-Brasil possui os melhores professores do mercado local. Tal percepção está relacionada à visibilidade destes professores, já que a maioria atua profissionalmente, tocando em bandas bastante conhecidas na Região; deste modo, o problema é inicialmente manter e até mesmo superar as expectativas dos alunos, preservando e investindo cada vez mais no padrão da qualidade dos docentes da Escola.  Por meio da análise da pesquisa realizada com o público interno e entrevista com os diretores da empresa, concluímos que a maior parte das desistências de alguns alunos está relacionada a problemas financeiros. Apesar de a Escola não sofrer com a falta de estudantes, surge como problema manter aqueles que já estudam no local, ampliando a fidelização pela instituição por meio da construção de uma consciência relacionada ao custo-benefício.  O surgimento de outras escolas de música gerou concorrência, sendo um problema enfrentá-las, de modo que seja possível manter os alunos atuais e 56


conquistar novos alunos – a fim de suprir a demanda futura que será necessária após a ampliação da escola.  Durante as visitas realizadas na instituição, percebemos que alguns cursos estão com sua capacidade esgotada (por isso a necessidade de ampliação); no entanto, outros cursos, como baixo, guitarra, violão e violino, possuem os horários livres; sendo assim, o problema é como ocupar os horários vagos desses cursos.  Em relação à área de eventos, a E-Brasil realiza e apoia muitos projetos musicais durante todo o ano, porém, não há nem mesmo um trabalho de divulgação massivo, específico para essas ações. A escola, por exemplo, não possui um responsável pelo trabalho de assessoria de imprensa e conteúdo para mídias sociais.  Para projetar ações à médio e longos prazos será necessário aguardar a construção do cronograma de ampliação da escola, bem como a elaboração do plano de negócios, desde modo, ações como projetos sociais podem ser estabelecidos futuramente.

57


Ações

Ação 1: Reformulação do Jornal Mural A ação consiste em reformular-se o atual quadro de avisos da E-Brasil, que funciona com objetivos de mural, embora se distancie em muito do que, profissional e academicamente, recomende-se para uma peça do tipo. Para marcar tal reformulação, não só será elaborado novo layout do informativo e refeito todo o planejamento editorial, como também se dará um nome para o veículo: Tutti. A palavra, de origem italiana, significa todos juntos. Como termo musical, é usado como referência a uma passagem orquestral onde todos os componentes da orquestra tocam ao mesmo tempo. O termo foi utilizado para dar nome ao mural porque traz a sensação de união, de um veículo através do qual todas as pessoas que fazem parte da Escola possam compartilhar informações.

Fundamentação

Teórica:

A

comunicação

interna

tem

fundamental

importância. Vivemos uma era onde a concorrência bate à porta, por isso é preciso fidelizar e criar vínculos cada vez mais fortes com os clientes. Além disso, a satisfação do público interno com relação ao produto ou serviço reflete diretamente na imagem da instituição e nas ações de comunicação externa. Para o autor João José Azevedo Curvello, a comunicação interna é: o conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos e que podem contribuir para a construção de boa imagem pública. (CURVELLO, 2012, p.22).

No caso específico de um Jornal Mural para E-Brasil, a ação integra alunos, professores e funcionários. Para a autora Cleuza G. Gimenes Cesca, o jornal mural representa para a empresa um meio de comunicação direto e rápido, para todo o público interno, com custo-benefício satisfatório. O veículo deve 58


receber tratamento de jornal, tendo até mesmo uma pauta. (CESCA, 2009. p. 354).

Público-alvo: alunos e colaboradores da E-Brasil.

Justificativa: Por se tratar de uma empresa prestadora de serviços, há um relacionamento direto ainda maior com os públicos de interesse da instituição. Relacionamento esse que se dá muitas vezes e, principalmente, dentro da instituição quando os alunos vêm para as aulas. Nesses momentos, é fundamental que possam ficar inteirados do dia a dia da Escola, das atividades que possam lhe interessar, enfim, de uma série de informações rápidas que levem todos a estar a par do que ocorre de mais importante na E-Brasil. Objetivando gerar maior fidelização entre colaboradores, alunos e a instituição recomendamos, entre alternativas, a criação de um veículo impresso do tipo “Jornal Mural”, através do qual seja possível transmitir informações específicas aos públicos. A E-Brasil já possui um “Mural de Avisos”, com foco apenas em lembretes e notas institucionais; no entanto, o veículo não é atualizado com frequência, além de o planejamento visual ser pouco profissional. A localização do mural também não é a ideal, pois não é o principal lugar de passagem de professores e alunos. Mesmo assim, com base nos resultados obtidos da pesquisa junto ao público interno na Escola, percebeu-se que 17% dos alunos se informam por meio do veículo. Conforme descrito na análise da pesquisa, a maioria dos estudantes que leem o mural são crianças e idosos; por isso, essa ação deverá atender esta faixa de público interno e outra ação será desenvolvida para atender os demais colaboradores e alunos que costumam procurar maneiras diferenciadas de se informar, entre elas, a principal, as mídias sociais. Com o Jornal Mural, também buscamos minimizar os 58% da comunicação “boca-a-boca” – identificada na pesquisa – criando-se um meio oficial de informações. Nada disso, no entanto, impede que as notícias publicadas possam ser retransmitidas em outro formato, por meio de newsletter e redes sociais, a fim de que os processos de comunicação interna se estendam aos familiares de alunos, professores e público em geral.

59


Objetivo geral: Aprimorar a comunicação interna entre direção, professores e alunos, visando a fortalecer o relacionamento entre os públicos.

Objetivos específicos:  Aprimorar a comunicação interna entre a Escola, alunos e funcionários;  Reduzir os ruídos de informação causados pelo “boca a boca”;  Divulgar eventos culturais em que haja participação de professores ou alunos da instituição, amenizando o fato de a Imprensa da Região muitas vezes passar em branco em relação à divulgação de atividades do tipo.

Desenvolvimento:  Convencer o cliente sobre os benefícios da reformulação do Jornal Mural;  Apresentar a proposta com layout e orçamento;  Modificar a localização do mural que está em uma parede nos fundos da Escola (Imagem 1);  Confeccionar o cavalete e quadro para o mural: o veículo será colocado na área de recepção da Escola. Desse modo, garantimos a visibilidade, tanto ao público interno como àqueles que visitam a empresa em busca de informações. Além disso, deixamos o mural em lugar mais seguro, garantindo-se uma constante fiscalização por parte dos colaboradores que atuam na recepção;  Criar um Concurso que envolva os alunos na criação de um logotipo para o Jornal Mural – Sugestão de Prêmio: 50% de desconto em uma mensalidade do curso;  Elaborar e publicar o Jornal Mural, dentro de todas as fases necessárias como a da pauta periódica, elaboração de entrevistas e fotos, redação dos textos, montagem visual do veículo, entre outras.

60


Imagem 1

Planejamento Editorial O veículo será dividido por editorias, que serão destacadas por cores, cada uma delas com um símbolo musical. A cada edição atualizada, serão alteradas as cores das editorias e do logo, além da data da publicação.

As editorias serão as seguintes:  Eventos Culturais: dicas de eventos de música, workshops, palestras na área da música.  Dicas Musicais (do professor): a cada semana um professor dará uma dica de canção, livro, site ou revista relacionada ao mundo da música.  Dicas Musicais (do aluno): a cada semana um aluno deixará sua dica de música.  Curiosidades: esta editoria irá apresentar pautas curiosas como mitos e verdades que do ambiente musical, dicas para saúde da voz ou como aliviar dores de calos nos dedos após as aulas de violão, entre outras. 61


 Avisos:

informações

gerais

da

escola,

sobre

viagens,

ensaios,

apresentações etc.  Imagem da Semana: uma foto divertida que rolou no meio musical, foto de professores ou alunos se apresentando, foto com algum músico famoso.

Redação: Os textos e planejamento visual serão de responsabilidade da agência contratada. Para definir os temas principais do veículo, serão realizadas reuniões quinzenais. A agência deverá realizar contato constante com a Direção, a fim de obter informações atuais, selecionando-se aquelas de maior importância para os objetivos da escola e anseio dos leitores. Periodicidade: O mural deve ser atualizado totalmente a cada dez dias – totalizando três edições por mês. As notícias que precisam ser divulgadas com urgência serão informadas por outros meios, como redes sociais, site ou email.

Planejamento Visual: O mural móvel terá 120x90cm e será confeccionado em madeira, com centro feito em cortiça - para facilitar a atualização do material - e colocado sobre um cavalete de madeira desmontável. Definimos que o veículo seria móvel, já que não encontramos uma parede livre de obstáculos para fixar o mural. As notícias devem ser curtas e objetivas com linguagem seguindo a norma culta. O jornal será editado em três lâminas no tamanho A4 e as páginas serão diagramadas e impressas coloridas em folha couchê 130gr. A diagramação apresenta elementos da música para cada editoria e imagens coloridas.

Tecnologia: Visando criar uma interação entre as plataformas offline e online, a agência incluiu o recurso de QR Code nas reportagens onde o tema fosse mais abrangente e necessitasse de mais espaço. O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possuem câmera e o aplicativo instalado. Após a decodificação o código irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. Neste caso específico, as publicações completas estariam na Fan Page da E-Brasil.

62


Modelo de Layout

Jornal Mural Aplicado (amostra)

63


Custos*  Aquisição do tripé, mural e tachas para fixar as folhas: R$ 120,00  Contratação

da

agência

para

implantação

dos

serviços

(redação,

diagramação e impressão das folhas): R$ 500,00 por mês  Premiação do ganhador do Concurso para escolha do Logotipo: 50% de desconto sob uma mensalidade do curso (R$62,50). *Valores de mercado, negociáveis com a agência.

Recursos: O valor para investimento material e manutenção da ação sairá do caixa da empresa. Os recursos humanos para elaboração do veículo e montagem periódica no local são de responsabilidade da agência.

Métricas de avaliação: A cada três meses, fazer uma pesquisa com o público interno com o objetivo de analisar a satisfação em relação ao jornal mural e colher dicas para a produção de novas editorias ou layout.

Implantação da ação: a curto prazo (até fevereiro de 2014)

Jornal Mural Levantamento

de

custos

Nov e

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

X

elaboração do layout Apresentação

do

projeto

ao

X

cliente Elaboração do veículo Publicação do veículo Avaliação junto ao público interno

X X X

64


Ação aplicada na prática A agência MegaUp Comunicação desenvolveu a edição número 1 do Jornal Mural “Tutti”, como forma de demonstrar aos diretores da agência os resultados positivos da comunicação interna por meio de um veículo institucional. As pautas foram definidas junto com o diretor Kleber Amorim, que acompanhou os processos de entrevistas, redação, diagramação e aplicação do veículo. A produção foi realizada em 3 dias e o jornal publicado no dia 09 de outubro de 2013 . Alguns dias após a aplicação, Kleber entrou em contato demonstrando vontade em prosseguir com o projeto do Jornal Mural. Ele informou que os próprios alunos e colaboradores da empresa manifestaram grande interesse no veículo e pediram a continuidade da publicação.

65


Conteúdo – página 1

(QR CODE: o conteúdo complementar foi publicado na Fan Page da E-Brasil)

66


Conteúdo – página 2

(QR CODE: o conteúdo complementar foi publicado na Fan Page da E-Brasil; os códigos “Dica do Mestre” levam o leitor até um site onde é possível ouvir as músicas).

67


Conteúdo – página 3

68


AÇÃO 2: Site Institucional para E-Brasil

A ação consiste na criação e desenvolvimento de um site institucional para a EBrasil, onde serão concentradas todas as informações e ações que a escola realizar, assim, qualquer um que acesse o mesmo, poderá estar por dentro de tudo o que acontece na instituição. Essa ação deverá fazer parte de um conjunto de ações que podem ser integradas ao meio online, tendo o site como base da E-Brasil na web.

Público-alvo: fornecedores, público interno e clientes potenciais, que estejam buscando por informações sobre música e escola no Litoral Norte de São Paulo.

Fundamentação Teórica: com o surgimento da internet, o hábito do consumidor se modificou. No livro Guia Prático de Marketing Digital para Pequenas Empresas, o autor Claudio Torres explica que antigamente os consumidores recebiam a informação por meio de publicidade ou jornalismo; não era hábito buscar informações específicas e sim captar aquilo que lhe era oferecido através da mídia. Hoje, os consumidores têm acesso a ferramentas de busca, que permitem localizar estabelecimentos comerciais próximos ao local onde estão naquele momento, ler comentários de outras pessoas sobre determinado serviço ou produto, participar das conversas, entrar em contato direto com a empresa e até mesmo adquirir o produto, sem precisar sai do lugar. (TORRES. 2010. pg. 6) E este hábito de acessar a internet não é privilégio de poucos. Segundo uma pesquisa do IBOPE Media, divulgada em 2012, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no terceiro trimestre de 2012, foi de 94,2 milhões. A análise considerou pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente e crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em domicílios. Em um de seus artigos para a coluna do site “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, a especialista em Marketing Digital, Sandra Turchi, apontou que

69


hoje 88% das pessoas que adquirem quaisquer produtos pesquisam na web antes de realizar suas compras.

Justificativa: Diante de todos os dados presentes na fundamentação teórica acima, conclui-se que, para ser localizada pelos clientes, é fundamental que uma

empresa

contemporânea

tenha

um

posicionamento

relevante

e

profissional dentro da mídia digital, principalmente no caso de instituições como a E-Brasil que têm, na faixa jovem, seu maior contingente de público. Deve-se também levar em conta que, na pesquisa realizada com o público interno da Escola, grande parte das pessoas demonstrou interesse em receber informações por meio da internet. Atualmente, a E-Brasil desenvolve um trabalho de divulgação esporádico por meio de uma página na rede social Facebook (vamos explanar sobre o assunto na próxima ação), mas, diante do diagnóstico apresentado, percebemos a necessidade de se desenvolver um site para a Escola, priorizando a divulgação institucional, bem como seus produtos e serviços, concentrando boa parte das informações neste veículo.

Objetivo geral: Ter um canal de informações institucionais para divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela Escola.

Objetivos específicos:  Fixar a marca no ambiente online  Consolidar o relacionamento entre os stakeholders  Ampliar o alcance diante do público externo que busca por informações sobre música e escolas na região  Aperfeiçoar o relacionamento com o público interno, divulgando ações desenvolvidas com a participação de alunos e professores.  Divulgar notícias, materiais institucionais e eventos realizados pela Escola ou em parceria com outras empresas.

Desenvolvimento:  Convencer o cliente sobre os benefícios de um site institucional.  Apresentar a proposta com layout e orçamento.  Registrar domínio e contratar hospedagem. 70


 Construir o site completo, com painel administrativo de autogestão.  Desenvolver textos, fotos, vídeos e sonoras, periodicamente, para o site.

Planejamento Editorial: O portal será dividido em menus, com os links: Home; A empresa; Cursos; Professores; Serviços; Blog; Contato.

Cabeçalho Fixo com logotipo: Ao clicar, o usuário retornará automaticamente à Home do site.

Home: Por meio deste botão, o usuário conseguirá retornar à Home a qualquer momento. Na Home estarão expostos destaques das quatro últimas notícias publicadas no Blog, links para áudios e vídeos e galeria de fotos da Escola. Também ficará exposto um link direto para dois segmentos de serviços: Estúdio e Loja de Instrumentos. Os vídeos estarão hospedados no Youtube e áudios serão cadastrados na plataforma Soundcloud.

A empresa: Neste espaço, o usuário encontrará o histórico da empresa, missão, visão e valores, além de informações sobre o método EM&T.

Cursos: Nesta área do Menu será possível visualizar os detalhes de cada curso e fotos da sala de aula, bem como informações sobre as aulas em conjunto e os valores das mensalidades. Ao final da descrição de cada curso, haverá um link sobre o nome do professor responsável que levará o usuário para o menu “Professores”.

Professores: Histórico, formação e tempo de aula na E-Brasil. Com fotos e links para sites de referência, por exemplo: site da banda em que o professor é integrante.

Serviços: Esta área será reservada para a divulgação de serviços oferecidos pela Escola para o público em geral: Estúdio e Loja de Instrumentos. No caso do estúdio, haverá uma pequena descrição dos serviços, com fotos do estúdio e link para a área de contato. No caso da loja de instrumentos, pode-se desenvolver um álbum de fotos, com cada um dos produtos disponíveis. Em 71


ambos os casos é possível criar endereços de e-mail específicos para o encaminhamento das mensagens recebidas.

Blog: Área específica para publicação de notícias institucionais, eventos, artigos escritos por professores, vídeo aula, dicas de técnicas etc.

Contato: Formulário de contato via mensagem automática e informações para contato direto: endereço, telefone e links das redes sociais.

Rodapé Fixo: Estará visível em qualquer uma das páginas do site, com: endereço, telefone, link para redes sociais e informações sobre direitos autorais (copyright).

Redação: Os textos institucionais serão desenvolvidos com base nos estudos de briefing da E-Brasil e deverão ser sucintos, seguindo a norma culta.

Atualização: A agência MegaUp Comunicação poderá desenvolver o trabalho de geração de conteúdo para a Escola, caso haja necessidade. A atualização do site com conteúdo relevante é de fundamental importância para despertar o interesse no consumidor e ampliar a visibilidade do site.

72


Planejamento Visual (modelo):

Custos*  Registro de domínio pelo período de um ano: R$ 30,00 (Registro. br.).  Desenvolvimento do site, com um ano de hospedagem incluso: R$1.200,00 (em até 6x de R$ 200,00).  Após o primeiro ano, sugerimos hospedagem na Uol Host: R$ 214,80 (anual) – preço pesquisado em setembro de 2013.  Atualização mensal do site (pacote com dez notícias por mês, atualização de banners e galerias): R$ 600,00 *Valores de mercado, negociáveis com a agência.

Recursos: O valor de investimento no site sairá do caixa da empresa, porém a Escola também pode estabelecer parcerias com seus fornecedores para 73


divulgação de novos produtos ou empresas com foco em atingir alunos da instituição. É possível realizar a troca comercial por meio de publieditoriais (publicações pagas) ou desenvolver área para publicação de banners (conforme consta no modelo de layout). Isso pode auxiliar tanto no custo da construção do site, quando no valor de manutenção.

Métricas de avaliação Para avaliar o número de acessos, frequência, perfil de público e origem de tráfego, a agência MegaUp Comunicação realizará o cadastro do site no Google Analytics, uma ferramenta gratuita oferecida pelo buscador Google que permite contabilizar o tráfego detalhado do site. Com base nos dados disponíveis na plataforma, é possível planejar próximas ações ou realizar adaptações em busca de melhores resultados.

Exemplo de dados disponíveis na ferramenta:

74


Implantação da ação – em curto prazo Cronograma Site

Dez

Levantamento dos custos e apresentação

X

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

da proposta ao cliente Criação e aprovação do layout do site Coleta de materiais para produção do site Desenvolvimento do site Avaliação

do

cliente

X X X

e

modificações

X

sugeridas Entrega do site

X

Treinamento para autogestão

X

Contratação dos serviços de gestão de

X

conteúdo para o site (opcional)

75


Ação 3: Consultoria para Gestão de Mídias Sociais

Esta ação consiste em oferecer uma consultoria técnica aos responsáveis pela gestão das mídias sociais da E-Brasil, proporcionando subsídios teóricos e práticos para utilização profissional das plataformas digitais, buscando melhorar os resultados de comunicação obtidos por meio desta mídia.

Fundamentação Teórica: De acordo com artigo publicado no site Qualidade Brasil, a consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas. Este trabalho auxilia nas tomadas de decisões estratégicas, gerando impacto sobre os resultados das ações desenvolvidas na organização. A consultoria costuma ser aplicada por profissionais que detêm conhecimentos técnicos de determinada atividade e, a partir de diversas análises, desenvolvem soluções. No âmbito da consultoria podemos observar que ela pode ser aplicada em diversas áreas: comunicação, administração, econômica, financeira, etc. Para essa ação, buscamos conceitos relacionados à consultoria para área de mídias sociais, no entanto, por ser uma profissão relativamente nova, ainda não há muita bibliografia específica a respeito. No entanto, é possível relacionar os conceitos de consultoria e o profissional de mídias sociais. De acordo com o artigo “Os novos profissionais de mídias sociais”, publicado em 25 de fevereiro de 2013, no site da IAB Brasil (InteractiveAdvertising Bureau), atualmente as organizações, agências e consultorias contam com especialistas para desenvolver o trabalho dentro das áreas de mídias sociais e dentre elas estão “community manager, analista de inteligência e performance, analista de conteúdo, analista de atendimento e SAC social, profissional de mídia e desenvolvedor”. Assim, compreendemos que a tarefa de se comunicar com o público por meio deste canal digital, vem exigindo cada vez mais um profissionalismo das empresas, que por sua vez, buscam por pessoas capacitadas para executar as funções relacionadas ao trabalho.

76


Diante deste cenário, o Consultor de Mídias Sociais tem a função de analisar todos os aspectos do posicionamento da empresa nas plataformas sociais e orientar os profissionais responsáveis por sua gestão. Em um levantamento divulgado em agosto de 2013, feito pela Hitwise, ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, o Facebook foi apontado como a rede social mais visitada no Brasil, com 70,10% do total de acessos – o serviço de Mark Zuckerberg é o primeiro colocado da lista desde janeiro de 2012. Já a rede social de vídeos, YouTube, aparece em segundo lugar com 17,63% da participação de visitas. Dessa forma, fica claro que a E-Brasil está presente nas redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. O fato é que as redes sociais se tornaram um poderoso canal de contato entre as empresas e seus consumidores. Entre suas características mais importantes do ponto de vista de gestão estão o conteúdo relevante e a agilidade. Por isso, para que este meio seja utilizado de maneira eficiente, é necessário que as empresas que convivam no mundo digital saibam como obter os melhores resultados no uso dessas ferramentas.

Público-alvo: funcionários da E-Brasil responsáveis pela atualização das mídias sociais da empresa.

Justificativa: Durante todo o processo de pesquisa junto ao cliente atendido neste trabalho, identificou-se que as redes sociais são uma das plataformas mais utilizadas pela E-Brasil, em especial o Facebook e Youtube. Por meio delas, é divulgada grande parte das ações da unidade, o que gera maior conhecimento da marca, novos contatos e relacionamento com o público interno. No entanto, não há um responsável fixo por esse trabalho e justamente por isso a linguagem utilizada, os formatos e o padrão visual, se modificam constantemente. Outro fator importante é que o trabalho não é feito com frequência, sendo atualizado esporadicamente. Através do trabalho de consultoria, o objetivo é oferecer orientação técnica na elaboração de um planejamento estratégico digital, produção de conteúdo e indicando ferramentas capazes de auxiliar na atualização diária e na avaliação dos resultados. Com isso, será possível ampliar significativamente o contato com os públicos de interesse. 77


Inicialmente, o modelo de Consultoria é o mais indicado para suprir as necessidades em curto prazo, visto ser um trabalho diário e no momento a escola não dispõe de possibilidades para contratar a agência ou um funcionário para desenvolver esta ação.

Página Oficial da E-Brasil no Facebook: www.facebook.com/escolaebrasil Imagem de 12 de outubro de 2013 – última atualização havia sido feita há 17 dias.

78


Página Oficial da E-Brasil no Youtube: http://www.youtube.com/musicaebrasil Imagem de 12 de outubro de 2013 – última atualização havia sido feita há 30 dias. O layout da página não foi personalizado: ausência do logotipo.

Objetivo Geral: Ampliar a divulgação da marca E-Brasil, bem como seus serviços, produtos e projetos.

Objetivos específicos:  Desenvolver um planejamento linear para todas as plataformas utilizadas pela E-Brasil;  Desenvolver um relacionamento constante e diário com o público geral;  Ampliar o conhecimento das ações desenvolvidas pela unidade;  Oferecer outro formato de divulgação para os parceiros em eventos e ações diversas;

79


Desenvolvimento:  Convencer o cliente sobre os benefícios da consultoria para a obtenção de melhores resultados;  Apresentar a proposta da primeira fase da consultoria, que será dividida em quatro etapas: Análise e Planejamento; Produção de Conteúdo; Ações Complementares e Avaliação de Resultados.  Definir três profissionais da E-Brasil para participarem dos processos de consultoria – eles serão responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho;  Agendar quatro dias para aplicação da consultoria;  Acompanhar os resultados.

Custos*  Pacote fechado, com quatro diárias de consultoria na unidade: total de R$650,00, divido em até três vezes, sem juros. Incluso material de estudo.  Atendimento extra: R$ 150,00 por consulta. *Valores de mercado, negociáveis com a agência.

Recursos: O valor de investimento no site sairá do caixa da empresa. Mas, a partir do bom trabalho desenvolvido nas redes sociais, é possível obter resultados que geram maior conhecimento e credibilidade à marca. Desse modo, podem-se integrar as redes sociais ao planejamento comercial do site e eventos (publicidade), oferecendo a plataforma como um formato adicional de exposição da marca dos diversos parceiros da E-Brasil. É necessário apenas ficar atento ao conteúdo divulgado, para que vá ao encontro da proposta das redes sociais: relacionamento e engajamento dos consumidores.

Métricas de avaliação: Os resultados serão avaliados com base nas informações fornecidas pelos gráficos disponíveis nas redes sociais e índices de engajamento junto ao público.

O Facebook oferece dados de alcance de público, localização, gênero, idade, publicações mais vistas e comentadas, entre outros. Estes dados são 80


fundamentais para a elaboração de estratégias e planejamento. Veja alguns dados disponíveis na imagem:

O Youtube mostra dados de visualizações e cliques, envolvimento, dados demográficos, entre outros:

81


Implantação da ação – em curto prazo. Cronograma

Consultoria

Dez

Levantamento dos custos e apresentação

X

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

da proposta ao cliente Definir

profissionais

que

receberão

X

treinamento Desenvolvimento

do

material

para

X

Consultoria Aplicação da Consultoria Avaliação dos resultados

X X

82


Ação 4: Assessoria de Imprensa para eventos

A ação consiste na apresentação de um plano de Assessoria de Imprensa pontual, a ser acionado todas as vezes em que a E-Brasil promover ou participar de algum evento ou projeto.

Fundamentação teórica: De acordo com LORENZON e MAWAKDIYE (2006), atualmente a Assessoria de Imprensa tornou-se imprescindível. Para os autores do Manual de Assessoria de Imprensa, “o universo de comunicação jamais estará completo se não for ancorado em fatos”. Neste sentido, compreende-se que o trabalho de Assessoria de Imprensa ocupa papel estratégico nos planos de comunicação das instituições. No livro Assessoria de Imprensa – Como se relacionar com a Mídia (2012), a autora Maristela Mafei cita a definição da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), que define a Assessoria de Imprensa como um “serviço de administração de informações jornalísticas e do seu fluxo, das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa” (MAFEI, 2012. p. 52). Maristela também explica que a Assessoria de Imprensa deve estar integrada às ações de comunicação, a fim de “maximizar resultados pretendidos e abranger diversos interlocutores” (MAFEI, 2012. p. 13), mas para que isso aconteça é necessário que o profissional responsável pelo trabalho reconheça a inserção ideal dos fatos na imprensa para os negócios e imagem de seus assessorados. O assessor deverá planejar como será feita essa exposição, coletar pautas, preparar materiais, releases e coletivas, mas para isso ele deve conhecer todos os aspectos da empresa e adquirir confiança de seus gestores. Seu envolvimento com a empresa, diz ainda a autora, permite que o assessor observe a comunicação de um modo geral, podendo sugerir programas sociais e parcerias, “capazes de conciliar os interesses da organização e de seus públicos, elevando mais uma vez a imagem desta na mídia” (MAFEI, 2012. p. 44). Observe-se que o trabalho de Assessoria de Imprensa envolve uma série de ferramentas para divulgação, como press releases, press kits, coletivas, media

83


training, etc; porém, cada uma delas deve ser aplicada conforme a necessidade específica do fato.

Público-Alvo: jornalistas dos diversos veículos da Imprensa da Região e de veículos de abrangência maior, quando o evento assim o exigir.

Justificativa: Durante a realização do briefing e entrevistas com os gestores da E-Brasil, observamos que a escola frequentemente apoia uma série de eventos culturais locais na área de música e teatro, além de promover apresentações próprias que envolvem alunos e professores, como: o Especial Professores; o Especial E-Brasil Alunos, e a Jam Session (apresentação na qual os professores e alunos se apresentam de forma descontraída - o objetivo é promover a integração entre os músicos -, realizada em barzinhos da região) . É importante frisar que todos os eventos promovidos e realizados pela EBrasil contam com parcerias comerciais, patrocinadores locais e apoiadores – sendo que o “Especial Professores” e “Especial E-Brasil” são pagos (taxa de R$ 5,00, cada convite) e realizados no Teatro Municipal de Caraguatatuba – com cerca de 600 lugares. Os valores arrecadados são revertidos para o pagamento dos custos do evento e o restante é aplicado na própria escola. Contudo, a E-Brasil não possui um trabalho de Assessoria de Imprensa para divulgar essas ações aos jornalistas e meios de comunicação da Região. Acreditamos que uma divulgação específica junto à imprensa local e regional (e até mesmo estadual/nacional, dependendo do evento) pode trazer maior credibilidade às ações desenvolvidas pela Escola, gerando maior público nos eventos e agregando valor à marca, o que proporcionará também maior visibilidade aos parceiros atuais do evento, abrindo ainda a possibilidade de conquista de novas parcerias. A agência MegaUp Comunicação propõe-se a realizar o trabalho de Assessoria de Imprensa pontual, sempre que acontecerem atividades envolvendo a EBrasil, realizando contato com a imprensa local e regional, produzindo material de divulgação como pressrelase, vídeo release e press kit (caso necessário), além da entrega de um relatório final com análise e clipping. O trabalho de assessoria de imprensa também será combinado aos serviços de mídias

84


sociais (já descrito na Ação 3), visando ampliar a divulgação também por meio da internet. Atualmente, a Escola passa por um processo de ampliação na infraestrutura e não haveria viabilidade financeira e estrutural para a contratação efetiva de um profissional ou agência para realização do trabalho diário de Assessoria de Imprensa. Com base nisso, sugerimos, a curto e médio prazos, o atendimento pontual desse serviço, incluindo seus custos já no planejamento do evento.

Objetivo Geral: Promover a divulgação dos eventos em que a E-Brasil estiver envolvida.

Objetivos Específicos:  Auxiliar no processo de consolidação da imagem da E-Brasil no meio musical e junto ao público interessado por música em geral;  Apresentar a E-Brasil aos veículos de comunicação, bem como, inserir a instituição e seus professores como fontes para eventuais pautas;  Ampliar o conhecimento do público sobre os eventos realizados pela escola;

Desenvolvimento:  Convencer o cliente sobre os benefícios da Assessoria de Imprensa para cada evento;  Apresentar a proposta e custos do trabalho;  Desenvolver um planejamento e cronograma de ações da Assessoria de Imprensa, conforme as necessidades;  Elaborar, em conjunto com o cliente, as sugestões de pauta, notas e releases e vídeo-releases a serem encaminhadas à imprensa – a produção deste material deve ser feita com no mínimo 30 dias de antecedência de cada um dos eventos;  Filtrar solicitações de entrevistas feitas pela imprensa, com recomendações específicas a cada caso e monitoramento desse trabalho;  Montar o press-kit a ser distribuído durante o trabalho de divulgação, se necessário;

85


 Enviar o material de divulgação para imprensa, com 07 dias de antecedência do evento – em casos de veículos com periodicidade quinzenal ou mensal, o material deve ser enviado antes do prazo de fechamento do mês do evento.  Atender as demandas durante o evento (atendimento à Imprensa e realização de cobertura para toda a imprensa ausente, seja ela impressa ou eletrônica, visando divulgação do material imediatamente após o evento), conforme planejamento aprovado;  Realizar divulgação pós-evento;  Apresentar os resultados em relatório e clipping – até 7 dias após o término do evento.

Custos*  Valor médio do pacote de divulgação por evento (início – 30 dias antes): R$500,00  Papelaria e material de divulgação serão cotados de acordo com a necessidade do evento – custos serão pagos também pelo cliente. *Valores de mercado, negociáveis com a agência. Os custos de Assessoria de Imprensa variam de acordo com o porte do evento, duração, entre outros aspectos.

Recursos: O valor de investimento nos serviços de Assessoria de Imprensa será incluso no planejamento do evento. Por meio de cotas de patrocínio, é possível arrecadar valores para tais realizações. Ressalte-se que essa é uma prática já desenvolvida pela escola para promoção dessas ações.

Métricas de avaliação: O principal método de avaliação dos serviços de Assessoria de Imprensa é o clipping. O relatório é uma ferramenta técnica que reúne matérias veiculadas na imprensa sobre o assessorado, durante o período de realização do trabalho. Este documento também deve reunir uma análise de todas as etapas executadas pela assessoria de imprensa, valor de centimetragem das reportagens e qualidade/alcance do veículo. Implantação da ação – a curto prazo (por evento).

86


Cronograma (exemplo: Especial E-Brasil: realização em 18 de dezembro de 2013)

Assessoria de Imprensa

Out

Levantamento dos custos e apresentação da

X

Nov

Dez

Jan

proposta ao cliente Produção de material e aprovação do cliente

X

Início dos contatos com a imprensa e distribuição

X

X

dos materiais de divulgação. Coordenação do atendimento à imprensa no dia do

X

evento Divulgação do pós-evento Avaliação dos resultados

X X

87


Ação 5: Campanha nas mídias sociais: Tema: “Quer tocar como a gente?”.

A ação consiste na apresentação de uma Campanha específica para meios digitais com suporte de algumas ações offline, ampliando a divulgação dos cursos oferecidos pela E-Brasil, bem como iniciando o processo de consolidação da marca.

Fundamentação Teórica: Com a consolidação da internet e a ascensão das mídias sociais, as empresas acabaram se rendendo a esse novo formato de comunicação. Foi preciso se adaptar ao meio e ao novo consumidor ativo e produtor de conteúdo (prosumer) muito envolvido e apaixonado (DOURADO, 2012, pg. 12) Para Danila Dourado, autora do e-book “Primeiros Passos para fazer Campanhas nas Mídias Sociais”, distribuído pelo Scup (uma ferramenta de monitoramento e métricas de mídias sociais), as mídias sociais conquistaram grande espaço como forma de comunicação pois elas compreenderam a necessidade de estar presente onde seu consumidor se encontra. (DOURADO, 2012, pg. 11) Segundo Danila, as campanhas em mídias sociais são um conjunto de ações que têm por objetivo anunciar e promover produtos, eventos ou ideias em canais de relacionamento online. O foco dessas ações em termos de resultado é ampliar o número de pessoas conectadas à marca na internet e, principalmente, ser uma motivação para iniciar uma “conversa” nas mídias sociais, afinal, é o que as empresas mais têm buscado atualmente: engajamento (DOURADO, 2012. pg. 7 e 8). Uma pesquisa realizada em 2013, pela empresa ComScore em parceria com a IAB Brasil (InteractiveAdvertising Bureau), apontou a maneira pela qual os brasileiros

conectados

percebem

as

campanhas

publicitárias

digitais.

Comparada com a publicidade em televisão, a publicidade digital foi considerada menos incômoda (32% contra 18%), mais informativa (50% contra 21%), mais criativa (49% contra 40%), mais crível (38% contra 29%) e mais evidente (45% contra 36%). 88


Outro fator importante nas campanhas realizadas por meio digital é a maneira pela qual podemos distribuir o conteúdo de forma qualitativa, alcançando consumidores

em

potencial.

“Assim,

com

a

seleção

deste

formato,

conseguimos criar vínculos cada vez mais próximos, não apenas com os envolvidos na ação, como também com um público-alvo na empresa” (DOURADO, 2012, pg. 33).

Público-alvo: jovens na faixa de 16 até 30 anos, moradores do Litoral Norte e que se interessem por música; amigos e familiares de alunos.

Justificativa: Com base na pesquisa junto ao público interno da E-Brasil, entrevista com os gestores e observação da cultura da empresa, concluímos que era necessária a criação de uma ação maior, que envolvesse diversos públicos e, para veiculação, elegemos as mídias sociais como plataforma principal. Na pesquisa realizada junto ao público interno, notamos que grande parte dos alunos chegou até a escola por meio da indicação e a maioria permanece na instituição graças à infraestrutura oferecida e qualidade dos professores. Além disso, a maior parte deles gostaria de receber mais informações da empresa por meios digitais. A criação de uma Campanha nas Mídias Sociais vai ao encontro de todas as ações propostas até o presente momento, além de iniciar um processo de consolidação da imagem da E-Brasil e auxiliar no enfrentamento das empresas concorrentes. Com o amadurecimento dos canais digitais, a campanha pode gerar ainda mais visibilidade no âmbito geral. Por meio de peças multimídia é possível despertar diversos estímulos no consumidor e com um conjunto de ações integradas podemos ampliar a visibilidade dos professores, além de colocar em foco – logo nas primeiras peças - os cursos com horários livres, citados no diagnóstico. O destaque para cursos menos procurados pretende suprir a necessidade imediata de ocupação das salas. Outro fator importante, já apontado no briefing, é o processo de ampliação da E-Braisl, que deve acontecer no segundo semestre de 2014. Com isso, a escola irá ganhar novas salas, expandindo sua capacidade de atendimento. 89


Deste modo, a Campanha deve ganhar maiores proporções neste período, objetivando conquistar novos alunos para os diversos cursos oferecidos. Apesar de seu enorme poder de alcance, as campanhas nas mídias sociais podem ser controladas por meio de métricas, desde que haja planejamento e monitoramento constante dos resultados em cada uma das etapas. Assim, uma das preocupações da agência MegaUp foi projetar uma ordem de ações combinadas, porém veiculadas de forma pontual, visando o controle de cada uma delas. Deste modo, a Escola não sofreria com uma grande procura, sem possuir ainda uma infraestrutura para atender a demanda. Por isso, no início, a Campanha terá maior segmentação de público e o volume de conteúdo será distribuído de forma gradual, com foco inicial nos cursos onde há vagas para receber os alunos. O mote da campanha “Quer tocar como a gente?” destaca os profissionais docentes e alunos, bem como seus respectivos cursos, mostrando o que foi possível conquistar com o suporte da E-Brasil. A campanha apresenta o conceito de incentivo à prática da atividade musical, mostrando que é possível aprender, para tocar por hobby, ou até mesmo para se tornar profissional.

Objetivo Geral: Iniciar um processo de consolidação da marca.

Objetivos específicos:  Trazer novos alunos por intermédio dos testemunhos em vídeos de alunos e professores renomados no mercado;  Amadurecer o posicionamento da marca nas mídias sociais;  Gerar maior visibilidade e credibilidade para a escola e professores;  Solidificar o relacionamento do público interno por meio do reconhecimento, pois colaboradores satisfeitos também fazem propaganda positiva da empresa;  Demonstrar por meio dos vídeos os resultados das aulas e conquistar novos alunos em espaços praticamente ainda não alcançados pela Escola.

Desenvolvimento:  Convencer o cliente sobre os benefícios da Campanha.  Apresentar a proposta, cronograma da campanha e seus custos. 90


 Desenvolver as peças.  Aprovar toda a campanha com o cliente.  Veicular a campanha: divulgação orgânica e paga.  Analisar os resultados.

Criação

das peças e distribuição:

As peças serão desenvolvidas

especialmente para veiculação digital, por meio das mídias sociais, em formato de imagem estática, áudio e vídeo. Como ações de integração offline, também serão produzidos materiais impressos, nos quais haverá todas as informações da campanha, com objetivo de incentivar o acesso aos canais digitais. A distribuição oficial do conteúdo online acontecerá nas mídias sociais e site da Escola. Além da publicação orgânica, será realizado investimento específico em publicidade online, de acordo com cronograma desenvolvido e verba disponível – citaremos o formato específico de acordo com a rede social utilizada.

Duração da Campanha: Com a velocidade da internet, o conteúdo se torna “antigo” com grande rapidez. Deste modo, não é necessário que a Campanha tenha um tempo de duração fixo, podendo haver pausas, caso a logística exija. Inicialmente, a proposta é de que, a cada 30dias, seja lançada uma nova peça. Todos os cursos serão contemplados com dois formatos de peças: um com destaque para o professor e outro com destaque para o aluno. Assim, concluímos que seja necessário no mínimo, 8 meses para realizar a Camapnha completa; As primeiras peças devem enfatizar os cursos com maior número de horários vagos (Violino, Baixo, Guitarra e Violão), passando posteriormente aos demais cursos, considerando sempre o número de vagas disponíveis. A dinâmica e ordem de apresentação podem se alterar de acordo com as necessidades da escola e avaliação constante da campanha.

Exemplo de layout das peças Vídeo para Youtube: Como tratamos de um produto essencialmente sonoro, o vídeo será uma das ferramentas mais importantes da Campanha. Para André

91


Telles, autor do livro A Revolução das Mídias Sociais, Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas, quanto mais curto for o vídeo, melhores serão os resultados. Ele explica que a internet é um meio dinâmico, cheio de interferência, por isso “o ideal é produzir vídeos de até três minutos.” (TELLES, 2011, p.24) Seguindo estes critérios, os vídeos terão um padrão de um minuto cada e devem seguir um padrão de apresentação. A divulgação do vídeo pode ser feita por meio de outras redes sociais, site e e-mail marketing. O Youtube também oferece formatos de publicidade para vídeos.

Formato do vídeo 

Abertura com logo da Escola com início da música de fundo.

Trecho do aluno, professor ou banda tocando/cantando.

GC com nome do aluno e créditos da música

Final com fundo preto, slogan e sonora: Quer tocar como a gente? Venha para E-Brasil. Acesse nosso site www.musicaebrasil.com.br e conheça nossa escola.

Youtube: A ferramenta de publicidade do Youtube faz parte da Rede Display do Google (mesma plataforma onde são criados os Links Patrocinados do 92


buscador). Existem diversos formatos e tamanhos para anunciar seu vídeo no Youtube. São destinadas diversas áreas dentro da plataforma onde seu anúncio pode aparecer. Eles podem ser segmentados por dados demográficos, idade, sexo, por interesses etc. O investimento é definido pelo anunciante e não há limite de valor mínimo ou máximo para criar os anúncios.

Exemplo de anúncio 1

Exemplo de anúncio 2

93


Arte de Divulgação Digital - para Fan Page: A imagem de Capa irá apresentar uma série de imagens de professores e alunos da E-Brasil, com links diretos aos espaços nas mídias sociais criados especialmente para divulgação da Campanha.

Por meio do Facebook é possível integrar as plataformas sociais e divulgar os vídeos publicados no Youtube, criados para a Campanha. Veja um exemplo de postagem:

94


Obs.: Os textos são apenas um exemplo dos gêneros que podemos utilizar. O termo “Senhoras e Senhores”, por exemplo, remete ao início de um espetáculo e caberia para tal público.

Facebook Ads: O Facebook Ads é uma ferramenta de publicidade, disponível na Rede Social do Facebook. Por meio dela, é possível ampliar o alcance das publicações e selecionar o público para o qual você quer mostrar seu anúncio ou publicação. O valor para anunciar varia de acordo com a verba disponível pela empresa e pode ser contabilizado (pago) de acordo com suas especificações: por impressões ou cliques. Essa ferramenta poderá auxiliar para que a Campanha atinja um público específico, definido pela empresa.

Exemplo de anúncios:

95


Segmentação possível nos anúncios do FacebookAds

E-mail Marketing: De acordo com o E-book “Introdução ao E-mail Marketing”, disponibilizado pela empresa Resultados Digitais, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta que garante um contato mais direto e profundo, pois há uma tendência maior de acompanhar cada mensagem. Além disso, tudo aquilo que é importante e útil é aberto e lido. Para a Campanha, serão criadas peças com objetivo de incentivar o acesso ao vídeo no Youtube ou Facebook. A cada lançamento, um novo e-mail será enviado. Para fazer o envio em massa, a agência MegaUp possui uma ferramenta de disparo de e-mails. O mailing deve ser disponibilizado pela E-Brasil, com endereços cadastrados no sistema da escola. 96


Modelo de layout para e-mail marketing:

Impresso: O folheto impresso será produzido após o lançamento de 8 vídeos, com objetivo de reunir a maior parte dos materiais de Campanha, sendo tratado como portfólio da ação. A distribuição pode acontecer em eventos ou diariamente, para aqueles que visitarem a escola.

97


Folheto - Modelo de layout para externa:

Folheto - Modelo de layout para interna:

98


Banner: O banner, no tamanho 0,70X1,0m, deverá ser fixado no palco em que se apresentarem alunos ou professores da E-Brasil. O objetivo é gerar interesse pela escola, também por meio da experiência visual.

Custos*  Contratação

da

agência

para

gestão

completa

da

Campanha

(elaboração de cronograma, conteúdo, criação de artes, publicidade, monitoramento, avaliação): R$ 600,00/mês.  Produção de Vídeo: 250,00 (cada)  Investimentos em publicidade: Valor a critério do cliente – sugestão por lançamento: R$50,00 (para mídia do Facebook).

Custo total da campanha para 8 meses (sem incluir a mídia paga): R$6.800,00 *Valores de mercado, negociáveis com a agência.

Recursos: O valor de investimento na Campanha sairá do caixa da empresa, porém, é possível conquistar patrocinadores para amenizar os custos da ação. Isso pode ser feito oferecendo a inclusão da logomarca destas empresas nos materiais de veiculação da Campanha (por exemplo: oferecer para uma marca de instrumentos). Para esses acordos comerciais pode-se cobrar um valor fixo. 99


Nesse caso específico, também é possível realizar permutas com empresas que possam auxiliar na produção, como por exemplo: patrocínio de uma produtora de vídeos.

Métricas de avaliação: Todas as redes sociais e e-mail marketing permitem avaliação por meio de estatísticas disponíveis nas plataformas. Os números devem ser avaliados a cada lançamento de peça, para que seja possível realizar readequações, caso seja necessário. Implantação da Ação – a curto prazo. Cronograma do lançamento do primeiro e segundo vídeo. Campanha

Fev

Levantamento dos custos e apresentação

X

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

da proposta ao cliente. Desenvolvimento das Peças: Curso Baixo

X

(vídeos e artes digitais) e aprovação com cliente Veiculação

da

PRIMEIRA

etapa

da

X

Campanha Criação dos anúncios pagos

X

Avaliação dos resultados

X

Desenvolvimento Violão

(vídeos

das e

Peças:

artes

Curso

digitais)

e

etapa

da

X

aprovação com cliente Veiculação

da

SEGUNDA

X

Campanha Criação dos anúncios pagos

X

Avaliação dos resultados

X

Todas as peças serão confeccionadas e veiculadas seguindo a sequência lógica acima. A avaliação dos resultados ação pós-ação será fundamental para a dinâmica dos lançamentos seguintes, pois poderemos observar nos resultados se há necessidade de aumentar ou reduzir velocidade, volume e até mesmo, formatos. 100


Ação aplicada na prática Uma das ações da Campanha consiste em levar alunos e professores da escola a se apresentarem em ambientes onde haja público alvo, a fim de consolidar imagem da E-Brasil e trazer mais alunos para a escola. Assim, vimos uma oportunidade de iniciar esse trabalho levando músicos para um show na abertura da Feira Institucional do Centro Universitário Módulo, que reuniria grande número de estudantes universitários. Para isso, primeiramente conversamos com os diretores da escola que selecionaram a Banda Dry Martini’s (formada integralmente por alunos da EBrasil) para apresentação. Realizamos coleta de materiais de divulgação da banda e apresentamos a proposta ao coordenador do curso de Jornalismo da instituição, que fazia parte do grupo de organização do evento. A Banda de alunos Dry Martini’s apresentou-se na Feira Institucional do Centro Universitário Módulo, no dia 23 de setembro de 2013, às 19h, no campus Martim de Sá. Durante o show, os integrantes falaram sobre a E-Brasil e convidaram o público para conhecer a escola. No palco, foram colocados três banners, sendo dois com o logotipo da Escola e outro colocado em frente, com o slogan da Campanha “Quer tocar como a gente?”. A agência Mega Up auxiliou na montagem dos equipamentos e deu total suporte para a banda durante toda a apresentação, além de realizar a cobertura fotográfica.

Sobre a Banda: A banda DryMartini's tem como proposta principal reviver o espírito do Rock N' Roll vivenciado a partir dos anos 50 com um repertório inspirado em artistas como StrayCats, Elvis Presley, Amplitude Valvulada e Beatles.

Integrantes: Barbara Cardoso (Baixo e vocal); Cesar Oliveira (Guitarra e vocal); BeleBonacasata (Teclado) e Bia D'Ávila (Bateria) Repertório Dry Martini's KustomCaraguá! – apresentado no evento: Intro Summertime Blues; I Wanna Hold Your Hand; Suspicious Minds; That's Alright Mamma; Can't Buy Me Love; BomRapaz (MúsicaPrópria); Blue Suede Shoes;

101


Viva La Vida Country Version; Hit The Road Jack; American Idiot Rockabilly Version.

102


Conclusão

Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou levantar os principais problemas registrados na escola de música E-Brasil, cruzar com os objetivos prioritários dos proprietários da entidade e, diante dos recursos disponíveis, apontar soluções e propostas para iniciar o processo de consolidação da E-Brasil como principal escola de música do Litoral Norte. Todas as ações e produtos apresentados neste Plano de Comunicação foram desenvolvidos com base em coleta de dados por meio de briefing, pesquisa junto aos diversos públicos alvo e análise das informações obtidas e recursos disponíveis. As etapas do trabalho – acreditamos - nos propiciaram a vivência efetiva do mercado de trabalho, por meio de tarefas como a criação de uma agência para gerenciar o trabalho de atendimento e relacionamento com o cliente, aplicação e análise de pesquisas etc. Assim, pudemos diretamente relacionar a teoria desenvolvida em quatro anos de curso de Jornalismo com a prática diante de um cliente real e de realce no mercado musical de Caraguatatuba. Com base em referências bibliográficas, estudo de mercado e o contato constante com os diretores da E-Brasil, construímos uma proposta que – entendemos - atende às necessidades da empresa, priorizando as ações a curto prazo. As estratégias traçadas em nosso planejamento visam iniciar os trabalhos de consolidação da marca, gerando maior conhecimento sobre os serviços e qualidade da Escola; consequentemente, ampliando o número de alunos, mais especificamente em cursos nos quais há horários disponíveis. As ações podem ser aplicadas aos poucos, assim, é possível adaptar o orçamento aos poucos, desenvolvendo as propostas gradualmente. No entanto, o cronograma de ações deve passar por atualizações constantes, já que os planos para médio e longo prazos dependem diretamente da ampliação da escola. Até a entrega deste TCC, a E-Brasil ainda aguardava aprovação do projeto de reforma de sua estrutura física, com prazo para finalização da obra apenas em julho de 2014. Com os trabalhos iniciados e a escola ampliada, será possível pensar em comunicação a longo prazo, pois os resultados das ações aplicadas e a reestruturação do plano de negócios da empresa são fatores imprescindíveis na criação de novas propostas. 103


No geral, consideramos, com o nosso TCC, ter atingido nossa proposta, atendendo às expectativas do cliente e demonstrando de forma real que é possível desenvolver um plano de comunicação eficiente dentro das necessidades e orçamento de cada empresa. Acreditamos que este trabalho pode servir de base para outras empresas de pequeno e médio portes que desejam investir em comunicação, mas que ainda não têm conhecimento dos processos que envolvem a comunicação organizacional, bem como os resultados que se pode obter com um trabalho comandado por um profissional especializado. Temos, ainda, plena convicção que trabalhos na área de Comunicação Institucional são importantes não apenas para as empresas da Região, mas também para o fortalecimento do mercado de trabalho de Jornalismo, especialmente na área organizacional. Caraguatatuba e Região começam a abraçar cada vez mais empresas que precisam, e precisarão sempre, do apoio de um profissional especializado na área da Comunicação para contribuir na divulgação de sua imagem e, consequentemente, na solidificação de sua presença e credibilidade no Litoral Norte. Mais empresas significam mais vagas no mercado de trabalho, incluindo o de jornalistas. Em consequência, estimulam toda uma rede de instituições prestadoras de serviços na área da Comunicação. Bom para a Cidade, bom para os cursos de Jornalismo, fundamental para o fluxo de informações na Região e o desenvolvimento cultural e crítico de seus cidadãos.

104


Cronograma do trabalho Ações – 1º semestre/2013

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Escolha do tema, contato com o objeto de estudo (E-Brasil) e pesquisa de bibliográfica.

X

Visitas à Escola para observar o funcionamento e entrevistas – coletas de dados, informações e

X

preenchimento do Briefing. Formatação dos dados coletados e início da

X

redação do texto do relatório para Pré – Banca. Redação do Relatório e Elaboração da Pesquisa com público interno. Finalização apresentação

do e

pré-projeto, aplicação

X elaboração da

Pesquisa

da na

X

Empresa. Ações – 2º semestre/2013

Jul

Ago

X

X

Set

Out

Nov

X

X

Interpretação dos dados da Pesquisa e início do diagnóstico. Diagnóstico da empresa e delimitação das ações a curto, médio e longo prazo. Seleção e aplicação de duas ações selecionadas. Fechamento do relatório e entrega para revisão.

X

X

X

Ajustes finais e montagem da apresentação para Banca.

X

105


Custos do trabalho DESCRIÇÃO

VALOR

Combustível para visitas à E-Brasil.

R$ 36,00

Impressão dos relatórios do projeto (1º semestre)

R$ 11,40

Impressão da Pesquisa de Público Interno

R$ 69,20

Atraso de entrega dos livros

R$ 10,00

Alimentação – nos dias de visita ao cliente

R$ 50,00

Impressão das páginas para jornal mural

R$ 9,00

Impressão de 3 cópias do trabalho para banca

R$ 278,00

Impressão de 1 cópia digital e 1 cópia para biblioteca

R$ 151,00

da universidade TOTAL

R$ 614,60

106


Referências Bibliográficas ABERJE – Pesquisa Perfil do Profissional da Comunicação. Março de 2010. Disponível

em

http://www.aberje.com.br/pesquisa/PesqAberjeProfComunic.pdf.

Acesso em: 02 de junho de 2013.

CESCA, Cleuza G. Gimenes. Comunicação dirigida: as diversas opções para as organizações. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.) Relações Públicas: História, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 349–364. CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. 2ª edição revisada e atualizada – Brasília: Casa das Musas, 2012. Versão E-Book. Disponível

em

http://www.acaocomunicativa.pro.br/Livro/LivroComIntCultOrg2012-

EBook.pdf. Acesso em: 28 de setembro de 2013.

DOURADO, Danila (org.). Primeiros Passos para fazer Campanhas na Mídias Sociais.

Versão

E-book.

2012.

Disponível

em

http://ideas.scup.com/pt/ebooks/primeiros-passos-para-fazer-campanhas-nas-midiassociais-2/. Acesso: 12 de outubro de 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1999. IAB BRASIL. Brasil Conectado – Hábitos e Consumo de Mídia 2013. Publicado em: 05

de

maio

de

2013.

Disponível

em:

http://iabbrasil.net/portal/institucional-

iab/indicadores-mercado/ Acesso em: 13 de outubro de 2013.

IAB BRASIL.Os novos profissionais de mídias sociais. Publicado em: 25 de fevereiro de 2013. Disponível em: http://iabbrasil.net/portal/os-novos-profissionais-demidias-sociais/ Acesso em: 27 de outubro de 2013

107


IBOPE - Acesso à internet no Brasil atinge 94,2 milhões de pessoas. Publicado em:

17

de

dezembro

de

2012.

Disponível em:

http://www.ibope.com.br/pt-

br/noticias/paginas/acesso-a-internet-no-brasil-atinge-94-milhoes-de-pessoas.aspx. Acesso em: 28 de setembro de 2013. KOTLER, Philip. Marketing Essencial – Conceitos, estratégias e casos. 2ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5ª edição revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003.

LIMA, Gerson Moreira. Releasemania: uma contribuição para o estudo do press release no Brasil. São Paulo. Summus, 1985.

LORENZON, Gilberto e Mawakdiye, Alberto. Manual de Assessoria de Imprensa.2ª edição. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2006. PORTAL UOL, Editoria de Música – Matéria: Aline Barros, André Valadão e Thalles fazem

balanço

do

gospel

em

2012.

Disponível

em

http://radiouol.blogosfera.uol.com.br/2013/01/02/aline-barros-andre-valadao-e-thalesfazem-balanco-do-gospel-em-2012/. Acesso: 18 de agosto de 2013. PRODANOV, Cleber Cristiano. et. al. Metodologia do Trabalho Científico – Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. [E-book] Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/Ebook%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso: 28 de agosto de 2013. QUALIDADE BRASIL. História da Consultoria – uma tradição humana. Publicado

em:

16

de

outubro

de

2012.

Disponível

em:http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/historia_da_consultoria. Acesso em 12 de outubro de 2013.

RESULTADOS DIGITAIS. Introdução ao E-mail Marketing. Versão E-book. 2012. Disponível

em:

http://resdigitais.wpengine.netdna-cdn.com/materiais108


educativos/files/2012/06/Introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-Email-Marketing.pdf. Acesso: 13 de outubro de 2013

TORRES, Claudio. Guia prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas.

2010.

[E-book]

Disponível

em:http://www.claudiotorres.com.br/mktdigitalpequenaempresa.pdfAcesso:

29

de

setembro de 2013.

TURCHI, Sandra. A empresa que não for encontrada na internet não existe. Publicado em 09 de agosto de 2013. Disponível em: http://www.sandraturchi.com.br/ecommerce/08/vivendo-no-mundo-da-busca/Acesso: 29 de setembro de 2013.

TELLES, André. A Revolução das Mídias Sociais, Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas/André Telles. 2011 – São Paulo – M Books do Brasil Editora Ltda.

109


ANEXOS

Anexo I Pesquisa adaptada com base na proposta indicada por Margarida M. Krohling Kunsch, no livro Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (página 298). Respondida em conjunto pelos os sócios da E-Brasil.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Comunicação administrativa e interna 1) Os canais de rede formal de comunicação de organização que traduzem diretrizes, inovações, normas, valores e manifestações nos mais variados assuntos, são:  Cartas circulares (X)  Quadro de avisos (X)  Mensagens escritas nos holerites ( )  Mensagens escritas em relatórios ou em restaurantes ( )  E-mail – correio eletrônico (X)  Intranet ( )  Memorando ( )  Reuniões (X)  Encontros especiais ( )

2) A organização leva em conta e valoriza a rede informal, que abriga manifestações espontâneas e informais dos empregados? A E-Brasil realiza reuniões mensais com os professores e está sempre aberta à sugestões e resolução de problemas. No entanto não temos nenhum tipo de controle e anotações destes momentos.

3) A rede informal contribui para um clima interno favorável? Sim (X)

Não ( )

Em parte ( )

4) Pode-se dizer que na organização há equilíbrio entre os principais fluxos de informação (descendente, ascendente e lateral/horizontal, circular e transversal)? Sim (X)

Não ( )

Em parte ( )

110


5) A organização propicia oportunidades para uma comunicação participativa, priorizando o fluxo ascendente? a) Sim (X) O empregado pode se manifestar e enviar suas sugestões por meio de vários mecanismos (X) A organização possui caixas de sugestões (Não) Frequentemente se realizam reuniões e/ou encontros especiais para ouvir o que o empregado tem a dizer ( X )

6) A organização possui um programa de comunicação interna? Sim ( ) Não (X)

7) Quais são os meios principais utilizados para a comunicação com publico interno?  Newsletter (X) esporádico  Boletins ( )  Jornais ( )  Revistas ( )  Manuais ( )  Vídeos ( )  Telejornais ( )  Radio-empresa ( )  Teatro-empresa ( )  Correio eletrônico (X)  Mural (X)  Videoconferência ( )  Terminal de computador ( )  Programa “face a face” – “fala do presidente” (X)

8) Os programas de comunicação interna são desenvolvidos pelo: a. Departamento de Comunicação ( ) b. Departamento de Recursos Humanos ( ) c. Departamento de Comunicação em parceria com o de Recursos Humanos ( X )

Comunicação Institucional 1. A comunicação institucional visa atingir prioritariamente quais destes públicos?  Imprensa (X)  Comunidade (X) 111


 Consumidores (X)  Governo e poderes públicos ( )  Fornecedores ( )  Acionistas ( )  Escolas/universidades (X)  Sindicatos ( )  ____________________________________ ( )

2. Quais os principais programas de ação para atingir os públicos estratégicos (stakeholders) da organização? Destaque os cinco mais relevantes  Assessoria de imprensa ( )  Projetos sociais ( )  Projetos e patrocínios culturais (X)  Eventos especiais (X)  Relações governamentais/lobby( )  Publicidade institucional ( )  Publicações institucionais ( )  Sites institucionais ( )  Identidade visual e coorporativa (X)  Relatórios anuais ( )  Balanço e perfil social ( )  Exposições e amostras ( )  Projeto de memória institucional ( )  Pesquisa opinião ( )  Programa de visita as instalações (X) Pouco, mas já ocorreram  Auditoria de opinião e de imagem ( )  _______________________________ ( )

3. Quais os principais meios utilizados para atingir os públicos estratégicos externos?  Jornal ( )  Revista ( )  Internet (x)  Vídeos institucionais (x)  Mídias digitais (x)  Telemáticas ( )  Comunicado e anúncios pagos veiculados na mídia impressa e eletrônica (x)  Livros especiais ( ) 112


 Calendários ( )  Marketing direto ( )

A) Comunicação mercadológica ou de marketing 1. A organização possui um setor/departamento de propaganda? Sim ( ) Não (x) Os proprietários cuidam dessa parte

2. Tem contrato com alguma agencia externa de publicidade e propaganda? Sim ( ) Não (x)

3. A que área da organização está veiculado o setor ou departamento de propaganda? a) Comercial ( ) b) Marketing (x) c) _________________________ ( )

IV - MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

1. Costumam-se avaliar e medir os resultados dos programas de ações da comunicação interna, institucional e mercadológica levados a efeito pela organização? a) Sim (x) b) Não ( ) c) Somente em alguns ( ) Quais?________________________________

113


Anexo II Pesquisa elaborada para público interno (professores e alunos). Aprovada pelo professor orientador deste trabalho e pelos sócios proprietários da empresa EBrasil.

Pesquisa com os alunos Idade: _________________________________ Sexo:(___) feminino (___) masculino Localização (bairro e cidade): Curso: Formação Acadêmica: (___) fundamental (___) médio (___) Outro. Qual? ________________________

(___) superior

Objetivo do aluno: (___) ser músico profissional (___) música como hobby (___) Outro. Qual? ________________________

(___) igreja

Há quanto tempo faz aulas na E-Brasil: (___) Menos de seis meses

(___) De seis a 1 ano

(___) De 1 anos a 2 anos

(___) Mais de 2 anos

A Estrutura Física da Escola atende as necessidades para uma boa aprendizagem? (___) péssimo

(___) regular

(___)bom

(___)ótimo

(___) excelente

Os professores demonstram conhecimento técnico da disciplina? (___) péssimo

(___) regular

(___)bom

(___)ótimo

(___) excelente

(___)ótimo

(___) excelente

Os professores respeitam as limitações individuais? (___) péssimo

(___) regular

(___)bom

Os professores são cordiais e educados no trato com os alunos? (___) péssimo

(___) regular

(___)bom

(___)ótimo

(___) excelente

(___)ótimo

(___) excelente

(___)ótimo

(___) excelente

Os métodos aplicados são eficientes? (___) péssimo

(___) regular

(___)bom

O que você acha da localização da escola? (___) péssimo

(___) regular

(___)bom

Está satisfeito com o valor das mensalidades?

114


(___) péssimo

(___) regular

(___)bom

(___)ótimo

(___) excelente

Por que você escolheu a E-Brasil? MARQUE APENAS UMA OPÇÃO ( ) Melhor estrutura/método ( ) Preços mais baixos ( ) Professores renomados ( ) Melhor localização ( ) Possibilidade de participar de eventos como músico ( ) Outro. Qual? ___________________________________ O que levaria você a mudar de Escola? MARQUE APENAS UMA OPÇÃO ( ) Melhor estrutura/método ( ) Preços mais baixos ( ) Professores renomados ( )Melhor localização ( ) Outro. Qual? ___________________________________ Como conheceu a E-Brasil? MARQUE APENAS UMA OPÇÃO (___) Internet (___) Indicação de Amigos (___) Propagandas impressas (___) Rádio

(___) Durante um evento cultural

(___) Outro.Qual?

_________________ Como você acompanha as informações sobre a escola? MARQUE APENAS UMA OPÇÃO (___) Mural (___) Em conversa com outros alunos e professores (___) Site/Redes Sociais

Por qual meio você gostaria de receber informações da escola? MARQUE ATÉ DUAS OPÇÕES (___) Boletim Impresso (___) Boletim Digital / E-mail Marketing (___) Boletim Impresso e Digital

(___) Jornal Mural Interno

(___) Redes Sociais

Quais assuntos você gostaria de encontrar neste boletim? (Enumere 10 para mais importante e 0para menos importante ) (___) Música

(___) Informações sobre bandas

(___) Perfil de músicos (___) Notícias da Escola (___) Tendências da música atual

(___) Eventos de música locais

(___) Dicas de livros/DVD’s de música

(___) Outro: _______________________

A escola te proporciona experiência prática de ensino em apresentações. Quando se apresenta em eventos da escola, você se sente valorizado? (___) Sim

(___) Não

Você sente orgulho em fazer parte da E-brasil? (___) Sim

(___) Não

Obrigada por participar!

115


Pesquisa com os professores Formação Acadêmica:(___) autodidata

(___) cursou escolas de música

Há quanto tempo dá aulas na E-Brasil: ________________________________________ Como avalia o processo comunicativo entre empresa e colaborador? (___) péssimo (___) regular (___)bom (___)ótimo (___) excelente Como avalia a Estrutura Física da Escola? (___) péssimo (___) regular (___)bom

(___)ótimo

(___) excelente

Como é a relação entre alunos e professores? (___) péssimo (___) regular (___)bom (___)ótimo

(___) excelente

Por que você escolheu a E-Brasil para trabalhar? (___) Melhor estrutura para ensinar (___) Melhor empresa no litoral neste segmento (___) Melhor localização

(___) Pela metodologia de ensino

(___) Outro. Qual? ___________________________________ Dá aulas particulares? (___) Sim (___) Não O que te leva a dar aulas particulares? (___)Disponibilidade de tempo (___)Complemento de renda ( ) Outro. Qual?__________________________________________

Gostaria de receber um boletim interno? (___) Sim (___) Não Por qual meio você gostaria de receber informações da escola? MARQUE ATÉ DUAS OPÇÕES (___) Boletim Impresso (___) Boletim Digital / E-mail Marketing (___) Boletim Impresso e Digital(___) Jornal Mural Interno

(___) Redes Sociais

Quais assuntos você gostaria de encontrar neste boletim? (Enumere 10 para mais importante e 0para menos importante ) (___) Música (___) Informações sobre bandas (___) Eventos de música locais (___) Perfil de músicos (___) Notícias da Escola (___) Tendências da música atual(

(___) Dicas de livros/DVD’s de música

) Notícias sobre eventos de música mo Brasil e no mundo

(___) Outro: ___________________________________

Obrigada por participar!

Anexo III Questionário realizado com alunos e professores. Folhas originais preenchidas.

116


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.