Issuu on Google+

Bosco garante transparência total Vereadores negam qualquer possibilidade de retrocesso

ANO 15 - Nº 2.243 - MANAUS/AM - 04/04/2013 - www.maskate.com.br

Rocam fechou cerco e botou quente em cima deles

PIM vira cemitério de fábricas Dermilson destrincha crimes na Rede

Pelo menos 32 plantas industriais encerraram atividades

Dona Nejmi ajuda autistas

Governo promove Jornada INFORMALIDADE

Omar Aziz dá pontapé inicial ao evento

Vanessa quer garantias

São mais de 58 mil trabalhadores

Amanda Santos se inscreveu para representar o Paysandu no Belas da Torcida 2013

Passageiros e motorista viveram momentos de terror

DESBARATADA GANGUE QUE ASSALTAVA MICROÔNIBUS

Reviravolta no caso do “Crime Belota”


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 04 de abril de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

O povo quer saber onde estão sendo dados descontos de até 70% na campanha ‘Liquida Manaus’ realizada pela FCDL-AM e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus. Em vários shoppings da cidade – que estariam participando da campanha, os descontos beiram os 10%.

Tudo com dantes...

A campanha, que vai até 15 de abril, e proporcionaria, na teoria, descontos em diversos pontos de venda em Manaus, não está sendo conduzida de acordo com o anunciado fartamente na imprensa. A não ser que seja a velha tática do preço promocional quando, na verdade, trata-se do preço real do produto.

Vetados

A entrada ou permanência de pessoas utilizando capacetes nos estabelecimentos públicos ou privados será proibida, caso seja aprovado o projeto de lei que tramita na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia do Estado do Amazonas (Aleam).

FALA SÉRIO!

‘Liquida consumidor’

NOVA FLORESTA – Fila da água, fila do pão, fila da carne, fila do banco fila da...

O dia 03 abril na História 1946 - Fundação da escola de samba Unidos de Vila Isabel. 1949 - É assinado em Washington o Tratado do Atlântico Norte, que dá origem à OTAN.

A medida visa coibir os casos de violências nos estabelecimentos comerciais, especialmente nos postos de combustíveis, que são alvos dos assaltos praticados, na maioria das vezes, por infratores que se aproveitam do equipamento de segurança para esconder o rosto. Nesses locais, os motociclistas serão obrigados a retirar o capacete antes da faixa de segurança para o abastecimento.

Mais segurança

Embora sejam monitorados por câmeras de segurança, os postos de combustíveis estão entre os locais ‘preferidos’ dos assaltantes. Mesmo sendo filmados, eles cometem os delitos com capacetes, porque sabem que não serão reconhecidos.

redacao@maskate.com.br

Menos assaltos

1893 - Fundação da Ordem Maçônica Mista Internacional, Le Droit Humain.

PEC aprovada

Com a PEC das empregadas domésticas aprovada no Congresso semana passada, o custo do empregador aumentará consideravelmente. A preocupação da senadora Vanessa Grazziotin é de garantir uma condição melhor ao empregador, “é nosso dever cuidar para que não haja um aumento de demissões no país”.

NINGUÉM MERECE! • Segundo pesquisa do IBGE divulgada semana passada, 28, mais de 20 mil empregadas domésticas foram demitidas. Numa projeção de 12 meses as demissões ampliam para 133 mil, “é um número alarmante e que precisa da nossa atenção. • “Não basta apenas aumentar as condições das nossas trabalhadoras, garanti-lhes a dignidade que precisam, mas, sobretudo, precisamos criar condições para que a categoria permaneça ativa”, afirma a senadora. • A preocupação da senadora já é antiga. Em 2011 Vanessa Grazziotin apresentou um projeto de lei que aumenta a desoneração da alíquota do INSS, que hoje é 12%, com o projeto cairia para 5%, tanto para o empregador como para o empregado. • O projeto tramita na Câmara dos Deputados e encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família - CSSF.

1974 - ABBA ganha o concurso Eurovisão da Canção.

1939 - Faisal II torna-se rei do Iraque. 1963 - Emancipação política da cidade de Governador Dix-Sept Rosado, Rio Grande do Norte, Brasil.

Muito bem

A senadora Vanessa Graziottin apresentou projeto de lei que garante a desoneração do empregador e amplia o prazo para formalização até 2017 à Emenda 72 promulgada ontem. Atualmente o empregador deduz no imposto de renda a contribuição de apenas um salário mínimo.

1968 - Martin Luther King é assassinado em Memphis.

1975 - Fundação da empresa de softwares Microsoft por Bill Gates e Paul Allen.

1909 - Fundação do Sport Club Internacional (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).

Santo do Dia - Santo Isidoro de Sevilha Isidoro, o mais novo de quatro irmãos, nasceu em 560, em Sevilha, capital da Andaluzia, numa família hispano-romana muito cristã. Seu pai, Severiano, era prefeito de Cartagena e comandava sua cidade dentro dos mais disciplinados preceitos católicos. A mãe, Teodora, educou todos os

filhos igualmente nas regras do cristianismo. Como fruto, colheu a alegria de ter quatro deles: Isidoro, Fulgêncio, Leandro e Florentina, elevados à veneração dos altares da Igreja. Isidoro começou a estudar a religião desde muito pequeno, tendo na figura do irmão mais velho, Leandro, o pai que falecera cedo.

Diz a tradição que logo que ingressou na escola o menino tinha muitas dificuldades de aprendizagem, chegando a preocupar a família e os professores, mas rapidamente superou tudo com a ajuda da Providência Divina. Formou-se em Sevilha, onde, além do latim, ainda aprendeu grego e hebraico, e ordenou-se sacerdote.

Versículo do Dia Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;2 Coríntios 4:10 Ótimo - Construções na orla da cidade de Manaus estão impedidas. Implurb afirma que áreas de preservação na orla da cidade, sem investimento privado, “ficarão no limbo”. Bom - Capital do Amazonas concentra polo de shoppings centers na Região Norte. No Amazonas, os shoppings estão concentrados na capital. São 7 empreendimentos. Péssimo - Susam alerta sobre falso concurso no interior do Amazonas. 497 profissionais de saúde seriam contratados, segundo falso edital. jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com.br Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 04 de abril de 2013

Sol vai nascer quadrado para assaltantes de microônibus

|03|

qPassageiros e motorista do Executivo viveram momentos de terror

Polinter cumpre mandado na BR-174

Uma ação rápida dos tiras da viatura 9581 da Rocam, comandada pelo tenente Carvalho prendeu por volta de 21h10min da noite desta terça-feira, quatro assaltantes a mão armada que vinham promovendo assaltos em ônibus executivos na

Avenida Grande Circular, na Zona Leste de Manaus. Foram presos Renato Luiz de Oliveira Matos, 22; Miracildo de Oliveira Junior, 21; Patrick Aranha Soares, 18 e um menor de 17 anos. As prisões meia hora depois da quadrilha roubar as

vítimas que estavam em um micro-ônibus que seguia com destino ao Conjunto Nova Cidade e passava pela Bola da Suframa quando houve a ação criminosa da quadrilha. Depois do roubo aos passageiros e motorista do microôni-

bus os quatro assaltantes tentaram esconder-se na casa de um dos acusados que atende pelo nome de “Renato”, morador da Rua 61, quadra 97, nº 13, Francisca Mendes, onde também foram encontrados todos os objetos e dinheiro das vítimas.

A Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) prendeu às 10h desta quarta-feira (3) Elenildo Rodrigues Nunes, 27, em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Mauro Moraes Antony, que é o titular da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

A equipe da Polinter prendeu o acusado num sítio localizado no ramal do Pau Rosa, nas proximidades da rodovia federal BR-174. Ele é acusado de envolvimento em homicídio ocorrido em 2011. Elenildo foi levado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Mais de 300 quilos de mercadorias, entre roupas, sapatos, acessórios femininos e medicamentos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram apreendidos na manhã de segunda-feira (1º) no Porto de Jutaí, município localizado a 751 quilômetros da Manaus. De Jutaí, tudo indica, que os peruanos também vinham com parte da mercadoria contrabandeada para comercializar em Manaus, onde já tinham inclusive contatos com outras pessoas que iriam ajudar na ven-

da de todo o material. Os peruanos Jose Hipolito Sanches Romero, 57, e Ana Maria Neza Martinez, 37, foram presos quando tentavam entrar na cidade com a mercadoria vinda de Iquitos, no Peru, através de uma embarcação que ancorou no porto do município. De acordo com o Delegado Titular de Jutaí, Sergio Luiz Santos, o casal alegou não saber que a mercadoria era ilegal e que eles atuam como mulas fazendo transporte das mercadorias contrabandeadas de um país para o outro.

Tiras apreendem mercadoria

Arma e objetos roubados recuperados

Caseiro pode ter sofrido latrocínio A Polícia já encontrou a motocicleta Honda Bross de placa JXS 6329 pertencente ao caseiro, Abidias do Ó do Nascimento, 50 anos, natural do Ceará, que pode ter sido vítima de latrocínio, depois de ser atacado no sítio onde trabalhava no quilômetro 50 da Estrada de Balbina, no município de Presidente Figueiredo. A motocicleta, foi encontrada somente nesta quarta-feira, aqui em Ma-

naus, mais precisamente numa rua do bairro Riacho Doce II, na Zona Norte, pela guarnição da Polícia Militar da 6ª Companhia Interativa Comunitária. O irmão do cearense desaparecido é Antônio Amorim que está desesperado tentando encontrá-lo e apesar das poucas esperanças que tem de encontrar Abidias com vida, ainda acredita que isso pode acontecer.

descobertos e que podem ajudar na elucidação do desaparecimento de Abidias Ó, que chegou do Ceará há pouco tempo, para trabalhar com o irmão, vigiando o seu sítio. “Meu irmão era trabalhador, uma pessoa de bem e veio do Ceará, para trabalhar comigo, quando o convidei para ficar tomando conta do sítio de minha propriedade.

Ele era bastante interessado, não tinha problema nenhum com encrencas e muito menos com polícia, por isso, preciso encontrá-lo. Minha família aqui em Manaus e no Ceará está desesperada tanto quando eu, por isso quem tiver informações pode ligar para o telefone 91973360”, finalizou Antônio Amorim.

Polícia investiga tragédia O desaparecimento do caseiro já tem mais de 20 dias e está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Presidente Figueiredo, onde o delegado e sua equipe já têm nomes de suspeitos, no entanto Antônio Amorim prefere não divulgar estas informações agora. Ele disse que o delegado orientou para manter sigilo em alguns detalhes que já foram

Com os assaltantes foram encontrados um revólver calibre 38 com três munições intactas, 6 celulares, 7 pedras pequenas de maconha, duas carteiras porta cédula, duas bolsas femininas e R$ 239,00. A casa é de propriedade da mãe do tal “Renato” a qual voltava da igreja e ficou surpresa quando soube que o filho vinha comandando assaltos. Segundo o tenente Carvalho, a guarnição foi atender a uma ocorrência passada pelo CECOPOM, quando se deparou com a ocorrência na Av. Grande Circular II, próximo ao posto de gasolina Atem e no decorrer da ação da guarnição da Rocam a quadrilha foi presa em flagrante e todos os pertences das vítimas foram recuperados e devolvidos.


maskate.com.br

|04| Maskate

O ex-presidente da CMM, vereador Isaac Tayah (PSD), assumiu que já foi favorável ao voto secreto, mas afirmou que hoje não há espaço para esse tipo de atitude. “Já fui favorável ao voto secreto, mas reconheço que eu errei e hoje sou contra qualquer medida si-

gilosa. O Poder Legislativo deve ser transparente, como está sendo. Creio que todas as iniciativas ‘secretas’ dessa Casa, ao longo dos anos, jamais deixaram de ser públicas, ou seja, o Parlamento, na verdade, nunca deixou de ser transparente em todas as suas atividades”.

Câmara discute inclusão A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai discutir na próxima segunda-feira (8), às 14h, a inclusão dos coletores de lixo no sistema de limpeza pública da capital, durante o Fórum “Lixo e Cidadania”. Em seu terceiro encontro, o fórum será realizado na Câmara a pedido do presidente da Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente (COMVIPAMA/CMM), vereador Everaldo Farias (PV). O evento tem como objetivo disseminar os dispositivos da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Pela legislação, as cooperativas de lixo devem ser utilizadas como auxiliares no serviço de limpeza pública de uma cidade. Em Manaus, cerca de 2 mil pessoas trabalham na coleta de resíduos. “Decidi solicitar a presença do fórum na Câmara por entender que precisamos debater esse tema que afeta a todos. A limpeza influência na saúde pública e também no aspecto turístico da cidade. Além do mais, precisamos criar condições de trabalho para os coletores de resíduos que atualmente atuam em condições precárias”, completou.

Serviço de limpeza pública

Everaldo é autor de um projeto de lei que assegura a participação direta das cooperativas de coleta seletiva no sistema de limpeza pública da capital. “Acredito que as cooperativas, através dos coletores, podem ser grandes au-

xiliares do serviço de limpeza pública de Manaus. Contudo, é necessário criarmos um plano de trabalho para essa proposta e o projeto apresenta sugestões, mas a regulamentação partirá do Poder Executivo”, afirmou.

Bosco garante transparência da Câmara Municipal qVereadores destacam avanços do Legislativo Municipal e negam qualquer possibilidade de retrocesso

redacao@maskate.com.br

Tayah volta atrás

POLÍTICA

Manaus, 04 de abril de 2013

Nesta terça-feira (2), os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) se posicionaram contrários a qualquer medida que prejudique a transparência e a moral dos trabalhos da Casa junto à população. Segundo os parlamentares, não existe a menor possibilidade do Parlamento realizar reuniões secretas e pagamentos de extras.

O presidente da Casa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), foi enfático ao falar na Sessão Ordinária, que não permitirá em sua gestão, que vai até janeiro de 2015, que ocorra qualquer medida que venha a prejudicar a imagem, os trabalhos e a moral do Parlamento. “Enquanto eu estiver aqui o Parlamento Municipal será guiado pela transparên-

cia, sem que haja reuniões secretas ou pagamento de extras. É importante que o povo saiba que a CMM está cada vez mais aberta e simples, para que o povo tenha acesso ao nosso trabalho e seus resultados. Mais dia, menos dia, o povo perceberá que a Câmara está cada vez mais próxima e ciente de suas demandas”, ressaltou.

do Parlamento Municipal ao longo dos anos. “Desde 2005 eu sou vereador e não vi esta Casa tomar nenhuma medida

que resultasse em retrocesso. Como mostras disso podemos citar a extinção do voto secreto, das reuniões secretas, do pagamento de extras e mais recentemente, o fim do auxílio paletó”, afirmou Elias Emanuel. “A CMM hoje alcançou uma maturidade tal que tenho certeza que nenhuma ideia de retrocesso passa em nossa cabeça. Não é cabível mais medidas de natureza excluedente. Tudo tem que ser público. Não há como retroceder. Prova disso são as mudanças que estão sendo feitas pela Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno (CERRI), que visam melhorar e ampliar o tempo das discussões aqui nesta Casa”, destacou Carijó.

Evolução do desempenho

Os vereadores Luiz Alberto Carijó (PDT) e Elias Emanuel (PSB) defenderam a evolução do desempenho


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 04 de abril de 2013

Governo promove ‘Esquenta” da Jornada Mundial 2013

|05|

qEvento terá como objetivo reunir mais de mil jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude 2013, das diversas expressões existentes na Igreja Católica

No dia 7 (domingo) de abril, o Governo do Estado do Amazonas realizará o “esquenta” da Jornada Mundial da Juventude. O evento acontecerá das 8h às 22h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona Oeste). A ação segue a orientação do governador Omar Aziz de fomentar ações direcionadas aos jovens, em acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), especificamente no âmbito da Proteção Social Básica, ofertando serviços socioeducativos, escutas, oficinas e grupos de convivência. As atividades serão coordenadas pelas secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), Cultura (SEC) e da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O evento terá como objetivo reunir mais de mil jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude 2013, das diversas expressões existentes na Igreja Católica, no Rio de Janeiro, em julho próximo com o intuito de desenvolver atividades espirituais, recreativas e culturais. O evento é gratuito e aberto a todos os jovens, mesmo os que não vão para a JMJ Rio 2013.

Dona Nejmi quer mais informação e menos preconceito

Mais de mil pessoas participaram da solenidade do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi realizada na tarde desta terça-feira, 2 de abril, no Porto do São Raimundo, zona oeste de Manaus. A mobilização contou com a presença da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre o autismo. A cor azul, símbolo principal do movimento em vários países, fez parte da iluminação cênica da Ponte Rio Negro e das vestimentas das pessoas presentes no evento. A campanha foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 2 de abril de 2008. Segundo estimativas do órgão, a incidência do autismo é de cinco para cada mil crianças, sendo mais comum no sexo masculino, na razão de quatro homens para cada mulher afetada.

Luta diária Programação festiva As atividades iniciam às 8h com a missa. Em seguida, haverá diversas palestras referentes à juventude, mesa temática com assuntos relacionados à Campanha da Fraternidade 2013. O “esquenta” contará

com a participação especial do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. No período da tarde, acontecerá a convivência fraterna com a “Olimpíada da Juventude” (skate, futsal, society, voleibol,

natação, tênis de mesa, gincana e recreação) com prêmios aos vencedores. À noite, será realizado um show musical com a Banda Jovem Marcos, do Grupo Luz do Novo Mundo, e participação do DJ JC.

A primeira-dama Nejmi Aziz enfatizou que a campanha deve continuar, diariamente, para que reduza o preconceito. “É importante que todos os dias possamos passar as informações para a sociedade, porque o que os pais querem é menos preconceito e mais informação para que os filhos estejam inclusos na sociedade. E nesse dia muita gente recebeu diversas informações para mul-

tiplicar entre seus amigos e familiares”, comentou. O autônomo Carlos Brasil, 40, que possui um filho autista de 14 anos, disse que ter esperança de menos preconceito para os filhos autistas. “Essa conscientização é muito importante para nós, que somos pais de filhos autistas, porque temos esperança que dias melhores e com menos preconceito virão”.

Distribuição de cartilhas

Durante o evento, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) distribuiu cinco mil cartilhas com informações sobre a Lei nº 12.764 de 27/12/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo. Segundo o presidente do Instituto Autismo no Amazonas, Joaquim Melo, os materiais servem para divulgar conhecimentos sobre a causa

para a população e profissionais na área da saúde e educação. “Essa mobilização é importante porque temos uma demanda alta em nossa cidade. E com isso há uma intensa necessidade de informação e capacitação para os professores e médicos que atuam com as pessoas autistas. Da mesma forma para a sociedade que ainda precisa de mais esclarecimento sobre a causa”, explicou.


maskate.com.br

|06| Maskate

Linha Direta com o Trabalhor Dr. Dermilson Chagas

Mau uso das redes sociais pode causar demissão por justa causa Demissões por justa causa ligadas ao mau uso das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, são cada vez mais frequentes no meio de trabalho. Os casos mais debatidos, dizem respeito ao uso durante o expediente e o outro sobre os comentários negativos em relação a empresa e seu ambiente de trabalho. Caro trabalhador e trabalhadora, é preciso ser cuidadoso com o conteúdo das mensagens nas redes sociais.

Quando não utilizada corretamente, elas podem causar graves consequências a um profissional. Escrever comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa, relatar questões privadas, publicar fotos de gosto duvidoso e todo um comportamento que pode não condizer com o perfil do profissional exigido pela empresa, esses são exemplos de ações que podem provocar a demissão de um funcionário.

redacao@maskate.com.br

Justa causa

AMAZONAS

Manaus, 04 de abril de 2013

Mais de 58 mil domésticos são informais

qPEC das Domésticas muda relações de trabalho entre patrões e empregados; alteração pode aumentar informalidade

O Amazonas tem 70.725 pessoas trabalhando como empregados domésticos, o que representa 5,34% das pessoas ocupadas em todo o Estado. A maioria deles – 58.369 – não tem carteira assinada, de acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, os homens nesta

profissão são apenas 6.893, pouco mais de 10% das mulheres (63.832). Em Manaus, há 3.134 trabalhadores do sexo masculino contra 41.884 de domésticas. Na capital, dos 45.018 profissionais, 33.950 trabalham sem carteira assinada. E a tendência é de aumento nestes números. A nova carga tributária

– criada a partir da regularização das regras da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas – pode provocar demissões em massa ou acordos de informalidade em todo o Amazonas. A avaliação é da presidente da Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), Elisabete Maciel.

Os resultados da nova regulamentação podem ser dispensa do profissional doméstico, o aumento da informalidade da categoria e ainda a elevação na procura por diaristas. Os impactos sobre os empregos ocorrerá em um primeiro momento, de acordo com Elisabete. Na opinião da representante do setor,

com os novos encargos tributários (como o pagamento da hora extra de no mínimo 50%), alguns patrões dispensarão os profissionais. “É necessário que haja, por parte do governo federal, um acordo para reduzir ou dividir a carga tributária do empregador. Caso contrário, a grande vitória

da categoria – há anos sofrendo com falta de direitos trabalhistas – pode resultar em mais informalidade. Isso porque muitos que contratam são trabalhadores também. Pode acontecer, ainda, de o patrão fazer acordo com o doméstico e o profissional ceder, com receio de perder o trabalho”, salientou Elisabete.

Nova regulamentação

A demissão por justa causa acontece em casos mais graves, quando o trabalhador identifica em seu perfil na rede social que é funcionário da empresa e fala mau da própria companhia ou de funcionários, por exemplo. Mesmo que não se identifique, o trabalhador pode ser demitido por justa causa se a empresa julgar que houve prejuízo à sua imagem. Por não haver no país uma legislação específica sobre a disseminação de conteúdo em redes sociais, o ideal é que as empresas tenham um código de conduta claro, com empregadores e funcionários esclarecendo

se entendendo quanto ao limite do o que pode ou não pode ser divulgado na internet. Antes de demitir, a empresa também podem aplicar uma advertência ou, até mesmo, encaminhá-lo ao psicólogo para saber se o problema não envolve baixa autoestima, depressão ou incapacidade de diálogo. Já os empregados precisam lembrar o que foi postado nas redes sociais vai muito além de questões de segurança e produtividade de uma empresa, pois pode afetar a marca, a reputação e os valores da organização, além de seu valor como profissional.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 04 de abril de 2013

PIM vira cemitério de projetos industriais Pelo menos 32 plantas industriais encerraram as atividades em Manaus, sendo a maioria do setor de componentes, diante da crise que se arrasta desde o ano passado, segundo informações da Associação das Empresas de Componentes do Polo Industrial de Manaus (Aficam). A crise está fazendo a associação definir o Polo Industrial de Manaus como um “cemitério de empresas”. O alerta ocorre na mesma semana em que a entidade se reuniu com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para buscar definições sobre o plano de competitividade que está sendo elaborado na tentativa de resgatar o Polo de Duas Rodas de Manaus, que apresenta constantes baixas desde 2012, e discutir alterações nos Processos Produtivos Básicos (PPBs) do PIM.

qPelo menos 32 plantas industriais encerraram as atividades em Manaus, sendo a maioria do setor de componentes

Cadeia produtiva

Desmobilização fabril O presidente da Aficam, Cristovam Marques Pinto, destaca que essa desmobilização das fábricas no PIM tende a se agravar e cobra uma medida urgente da Suframa. “Deveríamos, ao invés de comemorarmos recordes de importações, refletirmos de que nada tem de positivo permanecer esse crescimento. Isso significa que estamos deixando de adquirir componentes possíveis de aqui serem produzidos, para criar

Polo de Duas Rodas As reuniões, que voltarão a ocorrer no final do mês de abril, buscaram alavancar o setor, que apresentou perda de faturamento de 19% ano passado e contou com a participação de empresas fabricantes de bens finais, componentistas, entidades de classe da indústria, sindicatos e órgãos governamentais. O Polo de Duas Rodas é responsável pelo segundo maior faturamento do PIM

com 20,42% do faturamento, perdendo apenas para os eletroeletrônicos com 34,2%. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em março de 2013 foram emplacadas 123.838 motocicletas no país. No mesmo período do ano passado foram 165.686 emplacamentos. O que dá uma baixa de 25,26% no número de motocicletas.

No acumulado do ano foram emplacadas 352.117, número 20,23% menor do que o registrado nos três primeiros meses de 2012, onde foram emplacadas 442.545 motos. Em janeiro de 2013 foram produzidas 124.738 motocicletas, resultado que só supera o de 2009, ano da crise internacional. Em fevereiro foram emplacadas 101mil motos no país, pior número desde fevereiro de 2006.

melhorias no setor através de um comitê que além da Aficam conta com a Sindicato

das Indústrias de Material Plástico de Manaus (Simplast), Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ministério da ciência, tecnologia e inovação (Mcti), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e Governo do Amazonas. Os grupos de ações definidos até o momento estão centrados em temas como tributação, logística e redução de custos.

Queda na comercialização

Com o plano de competitividade espera-se definir medidas que possam promover

|07|

empregos nos países exportadores”, ressalta. Segundo Cristovam Marques, há alguns anos atrás não havia imóveis disponíveis para a instalação de novas empresas e agora, não está aparecendo quem queira alugar os imóveis desocupados.

A proposta da Suframa em relação aos PPBs é centrada, principalmente, no adensamento da cadeia produtiva e simplificação de regras e conceitos presentes. Para o superintendente adjunto de projetos da Suframa, Gustavo Igrejas, um dos pontos mais negativos nos últimos meses foi à elevação da participação de insumos importados na produção. Ele ressalta que no nicho de motocicletas de alta cilindrada houve um processo de desverticalização claro e preocupante. “Precisamos rever e recuperar isso. A Suframa não pode deixar sob risco um segmento que é extremamente importante para a região. Temos consciência da crise que o setor está passando. Entendemos que o momento é propício sim à revisão

dos PPBs e vamos buscar a forma mais harmoniosa possível, para definir as novas regras”. Segundo a Suframa houve avanços significativos na discussão dos PPBs durante as reuniões, sendo apresentadas minutas iniciais da proposta de alteração nas Portarias Interministeriais de partes e peças (Portaria nº 182, de 2004) e de produtos acabados (Portaria nº 195, de 2011).Qualificando como “nefasta” a atual situação do PIM, o presidente da Aficam, Cristovam Marques cobra a Suframa e ressalta a importância de rever e alterar os PPBs de forma mais eficaz. “Entendemos que isso é vital para a revitalização do PIM. Os resultados alcançados são extremamente tímidos”, disse.


DEPOSITE SEU CUPOM EM QUALQUER UMA DE NOSSAS LOJAS.

FERRO MALLORY CLÁSSICO 14536-05 Cód. 67628-2 À Vista R$ 59,00 ou 1+3x R$ 14,75 s/juros

LIQUIDIFICADOR MONDIAL POWER 2I / NL-26 BR Cód. 67764-8 À Vista R$ 69,00 ou 1+3x R$ 17,25 s/juros

MAX

MAX

1 ANO R$ 14,51

SECADOR CABELO TAIFF 5000 / Cód. 65221-1 À Vista R$ 89,00 ou 1+3x R$ 22,25 s/juros

R$

1 ANO R$ 14,51

• Salva-botões de precisão • 1200W • 200V

• 2 velocidades + pulsar • Copo em PP inquebrável • Faca integrada em aço inoxidável • Trava-cabo patenteado

MAX

10,48

1 ANO R$ 14,51

• Tecnologia de Íon • Lâmpada Piloto • Interruptor Liga/Desliga

MÁQUINA DE COSTURA SINGER FACILITA 2668/2818 Cód. 55527-4 À Vista R$ 710,00 ou 1+3x R$ 177,50 s/juros

VENTILADOR ARNO ALIVIO MESA 30 CM VE30 / Cód. 59345-1 À Vista R$ 88,00 ou 1+3x R$ 22,00 s/juros

R$

1 ANO R$ 46,16

COND DE AR GREE 7000BTUS 110V C/ CONTROLE REMOTO GJ712LD/GJC07BK Cód. 67732-3 À Vista R$ 599,00 ou 1+3x R$ 149,75 s/juros

R$

MAX

70,54

1 ANO R$ 53,12

KIT COLORMAQ CLASS MASTER 5P 4G VRD 2UN 23984101 PT Cód. 678152 À Vista 1.049,00 ou 1+3x 262,25 s/juros

ESTOFADO RBA MADRI 2L 07 VH Cód. 64262-2 À Vista R$ 530,00 ou 1+3x R$ 132,50 s/juros

46,98

R$

MAX

1 ANO R$ 43,97

62,42

• 03 lugares • Tecido poliéster • Anti-ácaro • Anti-fungo

R$

MAX

1 ANO R$ 66,14

*Não acompanha acessórios.

MAX

MAX

83,61

10,36

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA ARNO DUPPLA SUP ML71 / Cód. 67598-9 À Vista 399,00 ou 1+3x 99,75 s/juros

R$

R$

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 03/04/2013 a 04/04/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

123,54

1 ANO 101,84


Artistas esbanjam talento no Bolsa de Valores ANO 15 - Nº 2.243 - MANAUS/AM - 04/04/2013 - www.maskate.com.br

Excepcionalmente nesta quarta-feira, o programa foi apresentado pela eclética fotógrafa das estrelas Meriane Jeffreys, que se fez acompa-

nhar da Banca de Avaliadores O Bolsa de Valores abre em grande estilo com a internacional Paloma Duarte, a contorcionista da hora, que

só faltou dar nó em pingo d’água, com espaguete e enrolação de 360 graus. Talento não falta para a bela, que esbanjou técnica.

Na band da bandidagem

Na base do chicote

O palhaço Alegria detonou as drogas e contou as piadas de bandidagem, com um humor incrível. Ele mostrou toda sua alegria, ao vivo. É. Quem sabe faz ao vivo.

Quem sabe faz ao vivo e foi o que o mestre do chicote fez esta tarde de quarta-feira, o que ele já faz há 30 anos, cortando páginas do Maskate com seu chicote mágico. Ele arrasou.

Tá esperando o que?

Se você é artista de circo, acesse o site www.maskate.com.br, faça sua inscrição e espere o agendamento para participar do programa. Ganhe dinheiro e mostre seu talento.


maskate.com.br

|10| Maskate

Analia Cristina Enis

Francisco Sales

Elso Correia

Susan @susan_kelly_lf

Isac da silva lima @Isacslima1

juciney souza @JucineySouza

(∩`-´)⊃━☆゚.*・。゚ @Karanmelo

jornal@maskate.com.br

Marcelo Augusto Correia

REDES SOCIAIS

Manaus, 04 de Abril de 2013

Ufam receberá edição de ‘The Color Run’

Com data marcada e confirmada, Manaus receberá o evento mais divertido e colorido do mundo no dia 19 de maio, no Campus da UFAM (Universidade Federal do Amazonas). ‘The Color Run’, ou ‘Corrida das Cores’, em português, é conhecida por ser uma prova de 5 km onde os atletas “tomam banho” de tinta durante todo o percurso. Com o slogan “Os 5km Mais Felizes do Planeta”, a regra básica é usar rou-

pas brancas, e sair da corrida usando qualquer cor, menos branco. A cada quilômetro uma nova cor é disparada por voluntários em cima dos corredores (Km1: Amarelo, Km2: Verde, Km3: Azul, Km4: Roxo). Para participar não precisa ser atleta, não existe cronômetro ou disputa, qualquer pessoa com a mínima condição física pode participar. Homens e mulheres, adultos e crianças, jovens

e idosos, inclusive pessoas portadoras de necessidades especiais podem se inscrever na corrida. O evento tornou-se famoso pelo mundo por sua irreverência logo quando foi criada, em 2009. A idéia do criador era promover algo diferente, onde os participantes pudessem se divertir e praticar esportes ao mesmo tempo. Surgiu então a idéia de lançar tinta nos corredores, embalados por música durante toda a prova.

Sesc apresenta espetáculos de teatro gratuitos

Quatro espetáculos teatrais serão apresentados gratuitamente durante a segunda etapa da 1ª Mostra de Teatro do Sesc. As apresentações ocorrerão de 4 a 7 de abril, às 19h, no Teatro Instalação, localizado no Centro de Manaus. No primeiro dia, o grupo Cia Teatral Zona Cultural, apresentará o espetáculo ‘Aykunã e a Árvore da Sabedoria’. No dia 5 de abril, a Cia ArtCena Produções apresenta o espetáculo ‘A Hora Mágica’ e, no dia seguinte, a Cia Teatral a Rã Qui Ri fará a apresentação

de ‘A Busca’. No último dia de mostra, a Cia ArtCena Produções retorna com o ‘De Sol a Sol’. Ao final de cada apresentação, os artistas farão uma oficina integrada para discutir a pesquisa, montagem e concepção do espetáculo. Apresentando uma trama indígena, o espetáculo ‘Aykunã e a Árvore da Sabedoria’ relata a história de uma filha do povo Ticuna, que tem a missão de levar uma semente da árvore que dá frutos da vida para a terra prometida. O espetáculo apresenta o univer-

so mitológico ao público. O espetáculo ‘De Sol a Sol’ é baseado na obra Vidas Secas, de Garaciliano Ramos, e mostra a história de uma família nordestina que após a morte da mãe tenta manter-se viva unida e lutar pela sobrevivência. O espetáculo ‘A Busca’ apresenta quatro personagens que atuam em pares independentes. A mostra também conta com o espetáculo infantil ‘A Hora Mágica’, da Cia Artcena Produções, baseada no conto O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina.


Maskate

maskate.com.br

Noite que reuniu Vips O casal de amigos

Sala Vip

Manaus, 04 de Abril de 2013

queridos Nelson e Graça Azevedo, reuniram selecionados convidados em sua linda casa, no final da semana que passou, com elegante jantar em comemoração de Aniversariante da temporada, Lilian Azevedo ladeada por seus maravilhosos pais, sua filha Lilian. Foi dez! em sua festa que reuniu a nata manauara, no sábado que passou

|11|

Lilian Azevedo com Nelson Luiz; Luiz Eduardo e Rafaela

Nildes e Francisco Matos noite que reuniu vips no Villa do Rei

Ótimas: Norma Guimarães e Mirtes Viriato em recente evento chique para poucos e ótimos

Voltado ao Social Ruth Faballa e Ana

Em família, Paula, Margot, Maria Eunice e Carlos Couto Lopes na sessão parabéns da amiga Lilia Azevedo

Maria Nascimento Launé sempre ótimas e competentes, mostrando bonito trabalho juntamente com a Primeira Dama do município Goreth do Carmo Ribeiro, voltados aos serviços sociais de direitos humanos às pessoas de nossa cidade.

Colunista: Alberto Lobato redacao@maskate.com.br

Lilian Azevedo com seu namorado, Érico Rafael Batista

STATUS MANAUS •Os aniversariantes Georgio Rabelo e Mara Show realizaram grandiosa festa no Ther Clube, com agito total, no sábado que passou. •Lizandra Arteiro comemorou seu aniversário entre amigos e parentes na casa do Japiim. •O apresentador Rômulo Senna lançou seu segundo livro relatando algumas bibliografias de alguns Vips e jornalistas. •O empresário Cláudio Barros Fróts inaugurou com sucesso nesta temporada, o Restaurante e Petiscaria Alegria, na Avenida Castelo Branco, entre Tefé e Leonardo Malcher. •Dia 09 será realizado o primeiro Bar do Boi Brilhante, na quadra Primos da Ilha, no Bairro de São Francisco, a partir das 20hs. •Encontro de Equipes do Ano AMAZON CAR FEST, será dia 14 de abril, ás 14 hs, na Avenida Pedro Teixeira ao lado do antigo Manaus Show Clube, e contará com shows local de Bandas Forró Tomi Xote, Forró Gaiato e Bagaceiros do Forró e DJS.Organizado pelo amigo Rogério Mendes. Perante minha coluna confirmo minha presença, com a minha equipe jornalística. •E dia 07 acontece feijoada beneficente na quadra da Grande Família, em prol a ex-Rainha Priscila Uchôa. •Ação Social que este colunista realizou no domingo com a Páscoa para as Crianças Carentes, foi muito alegre, onde,na oportunidade, entreguei algumas caixas de chocolate, que ganhei de algumas amigas, que posso contar sempre, e que me acompanham há mais de dez anos, neste ato de solidariedade, entreguei em alguns bairros de nossa cidade. Foi lindo! •Por hoje, stop, um bom dia, e até a próxima semana com mais novidades, um beijo, um cheiro e um abraço. Por ALBERTO LOBATO!FUI!!!!!

Fino Trato

Luciney Castro estará comemorando, no final deste mês, o aniversário dos 60 anos de seu esposo, o engenheiro Nilson Castro diga-se o anfitrião mora e trabalha na Europa; a festa acontecerá em sua bela mansão, em Belém do Pará, com jantar no estilo típico da culinária paraense e européia. A empresária já acionou os convites com as passagens aéreas para seus amigos parentes em Manaus. Chique hein!!!

Sempre simpática e competente, Ana Maria Nascimento Launé, subsecretária de Promoção de Direitos Humanos

Ayrton, Marcelo, Sandra, Anny e Edson comemorando com muita alegria o aniversário de Sarita em noite pela cidade, Felicidades Amiga!!!


maskate.com.br

|12| Maskate

Manaus, 04 de Abril de 2013

A defesa de Jimmy afirmou que o publicitário deve revelar novos dados sobre o crime. Horas antes da audiência, o advogado do réu confesso, Edmilson Lucena, disse essas informações devem fazer uma reviravolta no caso. “ Ele vai contar um ponto muito relevante na história, que vai gerar uma polêmica muito grande, inclusive, dentro da família”, afirmou. Edmilson Lucena disse ainda que Jimmy Robert fez uma carta direcionada à defesa, enumerando pontos chaves do caso e pedindo, inclusive, que eles façam questionamentos elaborados por ele.

Testemunhas

Nesta quarta, o MPE-AM convocou as seguintes testemunhas de acusação: Marcelo Saturnino Maricaua (investigador da Polícia Civil), Maria Nezia Vitor de Amorim (empregada doméstica, que trabalhava na casa de Roberval) e Vergilina Garcia Farias (doméstica que encontrou Maria Gracilene e Gabriela Belota mortas no apartamento). As mesmas testemunhas arroladas pelo MPE-AM foram chamadas pela defesa do publicitário mentor confesso dos crimes. Na defesa de Ruan Pablo serão ouvidas as testemunhas: Ana Lúcia Pereira Magalhães (mãe do réu) e Jonas Bastos Damasceno. A defesa do réu Rodrigo de Moraes convocou as testemunhas Renato Fortes Becil e Kleber Alberto Romão. Os três réus serão julgados pelos crimes de triplo homicídio e furto qualificado. No entanto, o suspeito Rodrigo de Moraes (namorado de Jimmy Robert) responde ainda por estupro de Gabriela Belota. De acordo com o diretor da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Jorge Glauber, se foi feita sentença de pronúncia - quando o juiz determina que os acusados sejam levados a julgamento pelo Tribunal do Júri- e se não houve recurso, os réus poderão ser julgados até junho.

redacao@maskate.com.br

POLÍCIA

Novos fatos reveladores

Primeira audiência do Caso Belota

A primeira audiência de instrução e julgamento dos acusados de matar a família Belota teve início na manhã desta quarta-feira (3). A audiência ocorre no Fórum Henoch Reis, Zona Sul de Manaus e começou após uma hora de atraso do horário previsto, 9h30. Serão ouvidos os três suspeitos do crime, Jimmy Robert de Queiroz Brito, Ruan

Pablo Cláudio Magalhães e Rodrigo Moraes Alves, além de sete testemunhas do caso. O trio confessou à polícia o homicídio do pai, tia e prima de Jimmy. Todas as testemunhas convocadas pela defesa e acusação compareceram ao tribunal. A pedido das testemunhas, a juíza Mirza Telma irá ouví-las sem a presença

dos três réus. A magistrada iniciou os procedimentos com a leitura da denúncia. Às 9h54, o investigador da Polícia Civil, Marcelo Saturnino, começou a depor. No interrogatório do investigador, a defesa de Jimmy e Ruan tentou fazer ligação da testemunha com os acusados. No entanto, o policial negou qualquer envolvimento com os réus.

Detalhes do crime

Maria Nezia Vitor de Amorim - empregada doméstica que trabalhava na casa de Roberval, pai de Jimmy, foi a segunda a ser ouvida, cerca de meia hora depois. Ela relatou detalhes de como encon-

trou o corpo de Roberval no dia do crime. Segundo ela, a TV, como de costume, estava ligada com som em volume normal. Ao ser questionada pela Defesa sobre o perfil da vítima, ela declarou que

Roberval era uma pessoa reservada e que nunca chegou a fazer comentários sobre herança da ex-esposa e sobre supostos envolvimentos de Jimmy com substâncias tóxicas.

Primeira audiência De acordo com o promotor Fábio Monteiro, é a primeira vez que os envolvidos vão prestar depoimentos sobre os crimes à Justiça do Amazonas. “Na verdade, essa audiência é importante porque os acusados terão a oportunidade de falar na presença do juiz, do promotor e de seus advogados já que, até então, eles só haviam falado na polícia. E as testemunhas também, agora, compromissadas na forma da lei”, disse. O promotor explicou que alguns pontos do crime devem ser esclarecidos pelos acusados nesta manhã. Um deles é sobre o estupro de Gabriela Belota, já que, em nenhum momento, eles confirmaram a ocorrência do ato, confirmado no laudo da perícia. “Precisamos esclarecer o momento exato do ato sexual”, disse Monteiro, afirmando acreditar que eles

devem ser levados à julgamento. “A tendência natural, pela riqueza de provas, é que eles sejam levados à julgamento pelo Conselho de Justiça”, afirmou.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 04 de Abril de 2013

|13|

PAI DO ANO ALICIAVA FILHA DE 7 ANOS PARA O TRÁFICO

TESÃO DESESPERADOR

O prêmio de pai do ano deste ano, ganhou um forte candidato, o ex-presidiário Erinaldo Ferreira Fernandes, 30, ele e a sua bela esposa Simara Amazonas Monteiro, 29, sempre foram errados na vida, mas para a filhinha deles, sempre ele quis o melhor. Por isso, preocupado com o futuro da criança colocou ela logo para levantar uma grana para o futuro dela e fez ela transportar e entregar drogas para o tráfico. Erinaldo foi preso na tarde de segunda-feira, quando levava a criança para uma parada de ônibus, na Avenida Samaúma, no Monte das Oliveiras,

zona norte. A menininha estava até o bico de drogas nas roupas. O paizão havia enfiado 22 trouxinhas de pasta-base de cocaína na bermudinha da menina. O restante da droga, 67 trouxinhas, foram encontradas na casa do bonito, na Rua G, na Comunidade Monte Cristo, no Monte das Oliveiras. Erinaldo já havia sido preso e outubro do ano passado, também por tráfico e estava em liberdade desde o último dia 1º, foi quando teve a ideia de usar a filhona, achando que não seria preso. De acordo com ela, a polícia passou a monitorá-lo, logo depois que

saiu da penitenciária. Durante o monitoramento foi constatado que todas a vezes que saia de casa levava a filha, sempre para se encontrar com um monte de vagabundos, que já estavam esperando uma oportunidade para praticar um estuprinho. Ontem pela manhã, Erinaldo disse que nunca usou a filha para o tráfico e pediu respeito, porque é um homem sério e dedicado à família, à família metralha. “Que é isso gente? Nunca iria levar minha filha para o tráfico. Ela é só uma criança. Eu só coloquei a droga no bolso dela ontem, porque a polícia estava perto”, disse ele.

BOQUINHA DESARTICULADA A gatíssima e vitaminada Sabrina Cardoso de Oliveira, 21, foi presa e duas primas de 16 e 14 anos apreendidas por suspeita de comandar uma singela boquinha de fumo na casa onde moravam, no Beco (Patatí) Patauá, no Novo Aleixo, zona norte, na madrugada de ontem. Na casa, policiais da Força Tática apreenderam apenas 18 porções de oxi, 16 de pasta-base de cocaína, dez de cocaína pura e uma trouxinha de maconha, para aquela galera mais light, que curte um bom dirijo. Além do entorpecente, foi encontrado, ainda, uma balança eletrônica, e seis celulares e mais R$ 1.250,00. Sabrina era tão fuleira que pagava as primas com roupas, sandálias e acessórios que nem eram caros. Tudo coisa q ela já tinha usado. A grana boa mesmo, ficava com ela. Ela foi pro xilindró do 6ºe as priminhas para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

O HOMEM QUE COPIAVA Achando que todo mundo é retardado, o nosso amigoTiago da Silva Costa, 20, tentou passar uma nota falsa e acabou preso, junto com seus amigos artesãos Diego da Silva e Silva e Caio Henrique Farias, 18, por volta das 20h de segunda-feira. Tudo começou, quando o estonteante Tiago parou num posto de gasolina, na avenida Constantinopla, no Alvorada e meteu uma nota de R$ 50 falsa, tirando o cara de leso. O frentista chamou logo os cops, que o prenderam lá no posto mesmo. Depois, foram a uma casa no beco São Pedro, no Alvorada 1, onde encontraram Diego e Caio com a mão na massa. No local, materiais para confeccionar mais notas , um computador e uma impressora. O trio foi encaminhado a Superintendência da Polícia Federal.

Desesperado para enfiar o seu falo em qualquer buraco que não fosse tão duro e áspero a ponto de machucar, o desocupado por vocação e tarado por natureza, Ricardo Leno Teixeira Figueiredo, 25, resolveu fazer uma loucura e tentar estuprar na moral duas adolescentes que estava de bob no meio da rua, no paradisíaco bairro Alfredo Nascimento, na Zona Norte. Porém seu tiro, que ele queria que fosse certeiro nas meninas, acabou saindo pela culatra. Ele acabou sendo espancado por populares e terminou a noite no pronto-socorro. Ao contrário do que ele esperava, as adolescentes não reagiram à abordagem em silêncio e seguiram com ele para um terreno baldio, mas sim, saíram gritando por ajuda. Uma rapaziada que estava tomando cerveja, no meio da tarde de ontem só esperando uma oportunidade para praticar o mal saíram para guisar o tarado. Ele foi levado pela polícia ao pronto-socorro João Lúcio, na zona Leste.

ASSALTO INFELIZ

Noiados e perigosos dois adolescentes resolveram praticar um assalto a um pessoal que já estava sofrendo, esperando esses malditos ônibus, na Avenida Grande Circular, na nossa tão amada Zona Leste. Depois de pegarem o que queriam eles saíram correndo, alegres, pensando que iriam fumar muita pasta-base e tomar muita cerveja com altas catirinas pelas bibocas da Zona Leste, mas estavam enganados. Briosos tiras da PM foram acionados e saíram no encalço dos pilantras. Um deles, o mais bonitinho, estava armadinho e levou um tirinho bem no meio de sua coxinha esquerda e se rendeu. Outro coleguinha, quando viu o amigo sangrando e chorando no meio da rua, arregou e foi em cana também. O lindão que pegou o balaço foi para o João Lúcio, mas saiu e foi encaminhado, junto com o seu eterno amigo, para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais, Deaai, no Alvorada.


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 04 de Abril de 2013

Um usuário identificado como Dane Steube publicou um vídeo em seu canal no YouTube que mostra o momento em que ele e alguns amigos em um barco são rebocados por outra embarcação. Quando um dos homens pede uma cerveja, em meio a risadas, a lata é jogada e atinge a cabeça do rebocador, que cai em seguida na água. Felizmente, de acordo com informações do vídeo, o homem foi puxado da água logo em seguida, e a viagem pode prosseguir.

Mulher recusa ‘sexo de aniversário’ e ataca marido

redacao@maskate.com.br

TABLÓIDE

Homem é ‘nocauteado’ por lata de cerveja

Patos famintos atacam mãe e filha

Mãe e filha fogem assustadas de patos que procuram comida em parque de diversões em Pequim, na China.

Boneco de restaurante é ‘ignorado’ na rua

Boneco usado para promover restaurante dá ‘boas-vindas’ a pedestre em distrito de lojas em Pequim, mas foi ‘ignorado’ por pedestre.

Policiais do departamento de Vero Beach, na Flórida (EUA), prenderam uma bêbada de 49 anos acusada de causar confusão na residência do ex-namorado e atirar mamões nele e em um vizinho, que mora em um trailer logo ao lado. De acordo com o jornal “Sun Sentinel”, Suzanne Evlarina Wasden contou aos policiais que o ex companheiro apareceu em sua casa para ter “sexo de aniversário”, pedido negado pela senhora. Pouco tempo depois, Suzanne apareceu embriagada na casa do homem e, após gritar com ele e com um vizinho de 16 anos, a mulher, com as calças abaixadas, começou a jogar as frutas nas pessoas, além de ofender o antigo parceiro e gritar para que “beijasse suas nádegas”. A mulher acabou presa, entretanto, não há informações sobre o tipo de punição estabelecida.

Leão-marinho ‘dançarino’ faz sucesso em universidade Universidade da Califórnia publicou um vídeo que mostra o leão-marinho Ronan “dançando” junto com o ritmo de diversas músicas. De acordo com a gravação, o animal seria o único mamífero, além dos humanos, a conseguir acompanhar um ritmo com o corpo de forma consciente. De acordo com a instituição, esse tipo de condição também já foi observada em alguns papagaios.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES

|15|

Manaus, 04 de Abril de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

5 mistérios bizarros que nunca tiveram explicação

De monstros assustadores a eventos inexplicáveis que vêm do céu, da terra e do mar: conheça cinco grandes mistérios que circundam o nosso planeta. Doença do meteoro Em 15 de setembro de 2007, o vilarejo de Carancas no Peru, próximo à fronteira da Bolívia, foi atingido por um meteorito que formou uma cratera de 4,5 metros de profundidade e 13 metros de largura. Dela, água fervendo começou a sair, liberando gases fétidos e nocivos, que deixaram os residentes do vilarejo sofrendo de doenças inexplicáveis com sintomas variados. Uma das teorias é que houve uma mistura da água subterrânea do local, que teria arsênico, com rochas contendo enxofre e com as próprias substâncias do meteorito: uma combinação de gases que teria envenenado as pessoas. Pés trazidos pelo oceano Durante mais de quatro anos, pelo menos 11 pés humanos foram trazidos pelo mar para a costa da cidade de British Columbia, a oeste do Canadá. Os pés, ainda com calçados, apareceram nas praias da região conhecida como Georgia Basin. Intrigante também é o fato de a maioria serem pés esquerdos. Brincadeira de mau gosto? Processos estranhos de decomposição de corpos de pessoas afogadas? Enquanto os pés flutuam, as teorias abundam. Incidente do Passo Dyatlov Nove esquiadores russos, liderados por Igor Dyatlov, em uma expedição ao norte dos Montes Urais foram encontrados mortos em fevereiro de 1959 em circunstâncias assustadoras e inexplicáveis. As barracas de dormir foram rasgadas de dentro para fora e muitos dos montanhistas tentaram fugir à pé, mesmo enfrentando uma forte nevasca. Crânios fraturados e costelas partidas acredita-se que foram causados por uma força muito maior que a humana. Também foram encontrados níveis massivos de radioatividade nas roupas das vítimas. O que teria causado tudo isso? Terrível monstro Dingonek Relatos de monstros misteriosos aparecem em todo o mundo e um deles chama muito a atenção: o monstro Dingonek. Reportado em diversas florestas do continente africano, o bicho teria mais de 4,5 metros e seria escamoso, de cabeça quadrada, com chifres e uma cauda venenosa. Também conhecido como “Jungle Walrus”, o animal, quase mítico, se parece muito com criaturas pintadas em cavernas da África do Sul. Exploradores europeus que se aventuraram no continente africano, no fim do século 19 e começo do século 20, também descrevem o terrível animal matador de humanos, répteis e grandes mamíferos. Minhocão E eis que para encerrar a nossa matéria sobre coisas bizarras inexplicáveis escolhemos um animal das nossas terrinhas da América do Sul: o Minhocão seria um terrível monstro subterrâneo parecido com uma gigante minhoca de mais de 4 metros. Supostamente, avistado no Uruguai e em regiões próximas da Amazônia, o animal faria túneis e teria grandes tentáculos saindo de sua cabeça. Alguns cientistas especulam que esses poderiam ser cecílias gigantes, anfíbios da ordem Gymnophiona ou Apoda, à qual pertence também a cobra-cega.

Telefone - Falar ao telefone com alguém: noticias desta pessoa. Ver um telefone: será importunada(o), mas conseguirá safar-se. Sorte: camelo.

PIADAS Pai diabo O garotinho chega pro pai e diz: – Paiê… o senhor é o diabo? – Que é isso meu filho. De onde você tirou essa idéia absurda?? – É que quando o senhor sai de casa, a mamãe grita para o vizinho: Pode entrar que o chifrudo saiu!

RECEITA

TORTA DE REQUEIJÃO

Coelhinho e Coelhinha O coelhinho acabou de transar com a coelhinha e foi indo embora rapidinho. A coelhinha achou ruim: - Que isso? Você mal acabou de transar e vai assim, rapidamente… você nem falou seu nome… E o coelhinho: - Meu nome é Enéias … Quem tem mais culpa??!! Um casal estava dormindo profundamente, como inocentes bebês. De repente, lá pelas três horas da manhã, escutam ruídos fora do quarto. A mulher se sobressalta e, totalmente espantada, diz para o homem: - Aaaaaiiiiiii!!!! Meu Deus, deve ser o meu maridoooo!!!!!!!!!!!!!!! O cara se levanta espantado e peladão, pula como pode pela janela, caindo em cima de uma planta com espinhos. Em poucos minutos volta pela mesma janela, todo machucado, e grita: - Desgraçada!!!! Teu marido sou eu!!! A loira desonrada Uma loira ia, pela primeira vez sair com um homem. Sua mãe apreensiva deu algumas instruções: - Olha minha filha, ele te convidou para sair, você vai. - Ele vai te levar para jantar, você vai. - Ele vai te convidar para conhecer o apartamento dele, você vai. - Ele vai te oferecer uma bebida, você aceita. - Ele vai te convidar para ir para o quarto, você vai. - Ele vai te convidar para tirar a roupa, você tira. - Ele vai te pedir para deitar na cama, você deita, mas na hora em que ele for subir em cima de você para desonrar a sua família, você não deixa, viu minha filha? Tudo avisado, a garota saiu. Quando chegou, foi contar para a mãe o ocorrido: - Tudo o que a Senhora falou era verdade, mãe! Ele fez tudo! Só que na hora que ele foi subir em cima de mim para desonrar minha família… A mãe interrompe apreensiva: - Você saiu da cama? - Melhor! Eu subi em cima dele e desonrei a família dele!

Ingredientes Massa 1 ovo 200 g de farinha de trigo 50 g de açúcar 100 g de margarina Recheio 4 ovos 200 g de açúcar 50 g de farinha de trigo 300 ml de leite 250 g de requeijão Raspas de limão Modo de preparo Misture a margarina com açúcar, ovo e farinha até ficar uma massa bem lisa. Modele uma forma aro nº 25 (fundo removível) nas laterais e no fundo. Recheio Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos até formar uma massa lisa e acrescente as raspas de limão. Despeje o recheio na forma já com a massa aplicada e asse no forno médio (150ºC) por 30 minutos. Sirva em seguida. Sugestão de Cobertura: Doce de frutas, preferencialmente de frutas vermelhas ou goiabada, raspas de chocolate ou achocolatado em pó. Rendimento: 12 porções

Horóscopo do Dia Áries É tempo de cuidar de si mesmo, da sua aparência, investir nas atividades físicas e em sua força para iniciativas. Sol, Vênus e Marte caminham juntos em seu signo, favorecendo o dinamismo e a vida social. Touro Período dinâmico. Aproveite para finalizar pendências e solucionar de vez assuntos que o incomodam. Com a Lua minguante em Capricórnio, a falta de responsabilidade salta aos olhos, procure cultivar dedicação no trabalho. Gêmeos Bom período para concluir pendências, solucionar, encaminhar, despachar e produzir. Lua minguante em Capricórnio: conte com mais praticidade e determinação, cultive disciplina e organização. Há mais disposição também para atividades e convivência em grupo. Câncer No início do dia, a ansiedade e a impaciência podem rondá-lo. A Lua briga com Marte, cuidado para não se envolver em brigas e discussões. A energia muda ao longo do dia. Concentre-se no trabalho e invista na produtividade.

Leão Trabalhos de natureza administrativa estão favorecidos com a Lua minguante em Capricórnio. O Sol caminha junto com Marte e Vênus, energia não falta para que possa encaminhar projetos e negociações. Virgem Praticidade, determinação, seriedade e disciplina estão em alta. Liberdade, franqueza e espontaneidade também. É tempo de concluir pendências, fale com quem for preciso para solucionar o que estava parado. Libra O desafio é equilibrar a necessidade com os compromissos assumidos. Saber colocar limites de forma saudável, ao mesmo tempo em que trabalha em colaboração. Procure mostrar ao parceiro que amar é respeitar as diferenças. Escorpião Alguma pendência que está incomodando poderá ser concluída de vez. Marte se afasta da quadratura com Plutão e o clima fica mais leve.

Sagitário Estará mais caloroso, generoso e amigável. Ótimo dia para resolver assuntos com charme, diplomacia e simpatia. Aproveite também para atualizar-se com novas tecnologias que possam ampliar seus ganhos. Fique ligado nas últimas notícias e novidades do mercado. Capricórnio O momento é de atitudes mais comedidas. A Lua minguante segue em seu signo e o convida a arregaçar as mangas, trabalhar e produzir. Se surgir qualquer empecilho, conte com sua competência para encontrar a melhor saída. Aquário Aproveite para colocar em dia trabalhos atrasados, resolver as coisas mais importantes, cumprir prazos compromissos. A Lua minguante em Capricórnio o ajuda a aproveitar melhor o tempo. Peixes Cheque os compromissos da agenda e estabeleça prioridades. Obrigações e exigências que andavam incomodando podem e devem ser concluídas agora. A Lua minguante o convida a colocar os pingos nos is.



Edição 2243