Issuu on Google+

MARY CAMARGOS | 1


2 | MARY CAMARGOS


MARY CAMARGOS | 3


índice 6 20 24 34 38 42

DECORAÇÃO TENDÊNCIA BEM ESTAR

4 | MARY CAMARGOS

CULINÁRIA MÚSICA SOCIAL


Editorial Olá meus queridos leitores!! Como sempre falo: Sou uma pessoa abençoada !!! Amo fazer essa revista, foi um presente de Deus na minha vida... Um desafio a cada edição! Mesmo assim, diante de tanto trabalho , custos altíssimos, fins de semana, feriados e as vezes madrugadas , é com muita vontade, garra e fé que eu e minha equipe iniciamos o processo de mais uma edição da revista. A revista MARY CAMARGOS sempre aborda temas que tem como objetivo somar na vida dos nossos leitores, amigos e colaboradores. Pequenas coisas podem melhorar nossa qualidade de vida !! É para te inspirar que nossas publicações são pensadas. Seja dando dicas de decoração, de uma boa receita, de um lugar legal para conhecer no fim de semana, uma dica de investimento, uma dica de beleza... e de como viver em todos os sentidos ... Temos a pretensão de fazer a diferença em sua vida. É por querer te inspirar, a diversidade de temas. Pois queremos tirar da vida o que ela tem de melhor. Leia, releia, mande suas sugestões. É para e por você que estamos aqui novamente com mais uma edição de um sonho. Entre, fique a vontade, a casa é sua.

Expediente Editora Chefe Mary Camargos

Comercial 31 3504 2000

Jornalista Responsável Cláudio Antônio Silva MG 06042 JP

Impressão Gráfica Del Rey

Fotografia Marcus Castro

Tiragem Virtual 20,000

MARY CAMARGOS | 5

Projeto Gráfico TudoéDesign

Tiragem 20,000


DECORAÇÃO

Dá para

casa

6 | MARY CAMARGOS

bonita sem precisar gastar muito


Uma boa decoração pode fazer toda a diferença. É possível deixar sua casa mais bonita, agradável e sofisticada sem precisar gastar muito. Por isso, na hora de escolher objetos, móveis, estampas e cores é preciso ter paciência para pesquisar na internet e em revistas de decoração ,e dar uma conferida nas lojas, assim você fica sabendo ao certo o que combina com o seu gosto e o seu bolso pode pagar. Em seguida, o melhor é fazer um planejamento de gastos para não ter surpresa no final ou ficar frustrada por não ter condições de concluir tudo que se planejou. A criatividade na hora de decorar também conta muito. Dá até para aproveitar ou transformar uma mobília antiga em uma mais moderna e sofisticada gastando metade do valor que você iria gastar comprando uma nova. Mudando apenas alguns detalhes, a casa já ganha cara nova. Como por exemplo, mudar apenas a cor dos móveis, a estampa das almofadas e do sofá ou até mesmo fazendo uma reforma. Para ter um ambiente bonito e moderno, basta ter bom gosto. Saiba o que pode ser feito em cada ambiente.

Sala

MARY CAMARGOS | 7

A sala é um dos cômodos da casa onde a decoração deve ser harmoniosa e aconchegante, pois é um espaço onde a família e os amigos se reúnem com freqüência. Para dar uma diferenciada e alegrar o ambiente, troque a cor de uma das paredes. Escolha cores alegres para salas grandes e cores mais claras e neutras para salas pequenas, pois ajudam a disfarçar o tamanho do espaço sem deixar o ambiente com aparência “sufocada”. Os papéis de parede, tecidos de parede e as tintas com efeitos de linho ou mármore, também são ótimas opções de decoração para sala. Os adornos devem ser escolhidos sem muito exagero. Invista em objetos modernos que dão charme, transformando sua sala em um espaço único. Vasos de flores, velas, quadros e abajur dão um toque delicado e especial. Os espelhos são ótimos aliados na decoração da sala. Reforme as almofadas com tecidos coloridos e inusitados, brincando com as estampas e incrementando com botões e acessórios. Caso o sofá precise de uma reforma, escolha tecidos lisos e invista no charme das almofadas coloridas. Móveis antigos quando reformados são uma boa pedida, deixam a sala ainda mais aconchegante.


Quarto O quarto é um ambiente onde a decoração deve ser mais tranqüila e com um estilo clean. Para as paredes, escolha cores claras e papéis de parede delicados, que transmitam calma e tranqüilidade para o cômodo. A simples troca da roupa de cama e cortinas já deixa o quarto com outra aparência. Invista em colchas e edredons com estampas delicadas e cortinas claras. Os objetos para a decoração do quarto não precisam ser muito exagerados. Porta retratos e quadros na parede com fotos pessoais dão alegria ao ambiente e servem como um memorial dos momentos mais inesquecíveis.

8 | MARY CAMARGOS

Cozinha A cozinha deve ter sempre tons frescos e claros, mas que possam transmitir alegria e bem-estar ao ambiente. A decoração da cozinha deve ser moderna e sofisticada. De preferência para a iluminação natural, evitando deixar o ambiente muito fechado por cortinas. Escolha utensílios são um charme a parte que vão dar todo o diferencial no ambiente e os combinem com os móveis e posicione os eletrodomésticos de uma forma equilibrada e alinhada para não ocupar muito espaço e ficar o ambiente além de bonito, prático! Quadros nas paredes, luminárias no teto e vasos de flores deixam a cozinha elegante. Aplicar pastilhas coloridas ou metalizadas em apenas uma parte das paredes ajuda a dar vida ao ambiente. Uma boa dica de decoração da cozinha é colocar numa pequena jardineira uma horta de temperos no lado de fora da janela. Além de complementar a decoração, você pode ter temperos fresquinhos sempre que precisar.


Banheiro O banheiro deve ser decorado de forma que fique um ambiente divertido e ao mesmo tempo aconchegante. Invista em acessórios como porta escovas, saboneteira, toalhas e cortina de plástico coloridos. Vasos com flores artificiais e espelhos também podem ser usados na decoração do banheiro.

Corredor Por ser na maioria das vezes muito estreito, pequeno , também é pouco valorizado quando se trata de decoração. Mas se você colocar um papel de parede , um tapete em toda sua extensão, alguns quadros de família nas paredes e no final dele um espelho do piso ao teto, com certeza será um show a parte.

MARY CAMARGOS | 9


10 | MARY CAMARGOS


MARY CAMARGOS | 11


Em plena expansão do mercado imobiliário, especialmente nas cidades que sediarão , proprietários têm a oportunidade de reformar seus imóveis e agregar ainda mais valor ao bem. Um quarto de empregada, por exemplo, pode virar um escritório. A cozinha está cada vez menos distante da sala, quando não está totalmente integrada. Fazer do cômodo um espaço para passar roupas, despensa ou depósito também pode agregar diferenciais não oferecidos pela maioria das construtoras na planta original. No entanto, recomenda muito cuidado com o acabamento, e o uso de itens como cerâmica, porcelanato e pedras naturais: A qualidade dos materiais utilizados também é fundamental. O ideal é pesquisar os preços e verificar a procedência, evitando a compra de algo ruim, independentemente do valor. O serviço deve ser bem feito, e a reforma deve ser realizada visando à utilidade. Outra questão a ser lembrada é que a obra deve contar com o acompanhamento de um bom profissional, que deve prestar atenção, por exemplo, para não reduzir as áreas dos cômodos, tornando alguns espaços inúteis ou os comprometendo visualmente. No caso de casa, a garagem e a área externa também contam pontos na hora de vender ou alugar o imóvel. O jardim deve ser bem cuidado, com a grama cortada, árvores podadas e flores bem cuidadas. Os compradores gostam de garagens grandes, que acomodem pelo menos dois carros. O visual externo do imóvel tem que ser arejado e iluminado; e a cor da fachada deve ser clara, o que aumenta as chances do negócio ser concretizado. A transformação de dois banheiros em um também pode desagregar valor. Isso porque os banheiros estão entre os cômodos que mais contam na hora da venda. Ter dois banheiros, tornando um reversível para o quarto, é uma alternativa que traz ganhos ao imóvel.

12 | MARY CAMARGOS

Lembre-se que quando estamos vendendo um imóvel nem tudo o que se gasta numa reforma vira investimento para melhorar o valor da venda, as vezes vira gasto e desvaloriza o imóvel, e ainda atrasa a venda, então o melhor é procurar uma imobiliária que presta esse tipo de serviço ou algum arquiteto ou designer de Interiores antes de investir.


MARY CAMARGOS | 13


Repaginando Mary Camargos

14 | MARY CAMARGOS

Foto: Marcus Castro

Nada como chegar em casa depois de um cansativo dia de trabalho e encontrar seu quarto com uma aparência agradável, uma cama bem arrumada e a decoração da sua casa com a sua cara! E é sempre bom realizar mudanças na decoração de tempos em tempos… Renovar é muito importante para manter a alegria no ambiente e não deixar que ele se torne cansativo e monótono. Redecorar e cuidar bem de todos os cômodos da casa é interessante. Os detalhes são muito importantes, por isso é sempre bom dar uma renovada em copos, aparelhos de jantar, panelas novas, roupas de cama, um novo tapete, uma cortina mais leve ..Esses detalhes acabam dando um ar novo a casa. Outra coisa, é sempre doar o que não está atendendo mais e nem bonito. O que não serve pra você, vai servir a outra pessoa e ainda dará lugar ao novo. A tendência em decoração de hoje em dia é o “clean”. Não se costuma mais lotar as paredes com um monte de quadros, fotos da família ou encher o cômodo de vasos e plantas como antigamente. Opte por um grande quadro na parede, mas apenas um. Ou, se preferir, abuse dos espelhos grandes. Eles estão em alta, favorecem a luz natural e dão a impressão de aumentar o ambiente. Para os quartos, luminárias ainda são muito bem-vindas! Seus mobiliários são mais antigos? Não precisa trocar todos por móveis novos. Invista naqueles que forem mais imponentes e agregarem mais valor ao ambiente. Antes de trocar qualquer móvel, analise a possibilidade de pintá-los novamente, renovar o estofado ou reaproveitá-los em outro ambiente da casa.

sem

gastar muito


Mary Camargos por

Mary Camargos

MARY CAMARGOS | 15

Hoje, encontramos mulheres desempenhando excelentes funções em grandes organizações no mundo dos negócios, no mercado financeiro ou à frente da sua própria empresa, sem deixar seu lado feminino de lado. Simultaneamente, essas mesmas conseguem driblar os desafios do dia a dia e, em paralelo às suas atividades profissionais, conseguem cuidar de si, da família e tempo para se manter em constante desenvolvimento. Há 5 anos abri um espaço de decoração, com um novo conceito numa mostra permanente de decoração e paisagismo. Estabeleci parcerias com várias empresas do segmento. O objetivo do espaço era atender o público de forma personalizada, com as última novidades e tendências para o lar, integrando a consultoria de um profissional de decoração com as inúmeras opções do segmento. A idéia surgiu da necessidade de apoiar na escolha num todo, facilitando muito a percepção do cliente com os produtos inseridos em ambientes reais.. Mas como divulgar esse espaço ¿ Através de qual veículo eu conseguiria trazer o cliente até ao espaço Mary Camargos ¿ Não fiz marketing, nem jornalismo e nem publicidade, mas fui atrevida rs. Aprendi que pra tudo na vida temos que ter uma dose de ousadia, senão não saímos do lugar. Então pesquisando o público de jornais, revistas da região de BH e valores de publicidade, que surgiu a idéia de fazer um catálogo com todos os parceiros do Espaço e da idéia do catálogo nasceu a revista ... E aqui estou !! Não foi fácil encarar a responsabilidade da edição de uma revista e maior ainda a responsabilidade de dar sequência a ela á partir do ponta pé inical .. Desde a primeira edição, muitos foram os desafios . Não seria só meu nome em jogo e sim de todos que acreditaram e investiram já á partir da primeira edição.. Me atirei de cabeça, coração e economias, em um universo relativamente novo para mim . Nesse projeto não teria espaço para erros. Ainda assim, aceitei o desafio e sacrifiquei férias, feriados, troca de carro e algumas viagens .. Não abandonei meus projetos e clientes de decoração e atuo até hoje com muito gosto, mas não consegui manter o Espaço Mary Camargos. “Quando saiu a primeira edição , consegui enxergar um futuro sólido, e também todos os riscos e percalços que passaria, e que também não seria fácil (E não foi mesmo), mas mesmo assim batalho muito até hoje para que tudo continue dando certo, sem muitos deslumbres, mas nunca deixando de sonhar. Assim adotei a seguinte frase: Temos que ser apaixonados pelo sucesso, no sentido mais amplo da palavra.” Mas com humildade é claro !!!


16 | MARY CAMARGOS

Humildade é uma das coisas que mais admiro numa pessoa. “Mergulho de corpo e alma em tudo o que me proponho a fazer”. Apesar da jornada dupla e as vezes tripla, conduzo meu dia organizando os vários papéis eu assumi como a maioria das mulheres modernas: Mulher, empresária, decoradora, mãe, filha , amiga e estou sempre pronta a agregar mais alguma tarefa se for preciso.” “Participo de eventos, atendo clientes, acompanho obras, visito fornecedores, entre outras funções diárias, e como já falei acima, ainda coordeno a produção desta revista”. Esta, aliás, foi uma das gratas surpresas que tive nos últimos 3 anos. Ao me envolver no processo de produção desta publicação, descobri um mundo fascinante, um novo prazer. Participo da reunião de pauta, troco idéias com a equipe, ajudo a definir os temas de cada editoria, faço sugestão de entrevistados\ matérias, visito anunciantes e acompanho a impressão na gráfica. Cada tarefa é uma conquista, porque o que nunca me faltou foi determinação, vontade de aprender, otimismo e muita fé em Deus” . Essa capacidade de organização da mulher que a leva a conciliar os estudos, a vida pessoal e profissional, deve ser um exercício diário e que todas devemos conseguir vencer. “O desafio de administrar meu tempo é um exercício diário até hoje. Não existe receita pronta, mas acredito que o bom senso, a organização, o apóio da família e bom humor principalmente , determinam a divisão de tarefas e o equilíbrio dos

meus dias. Além disso, minha agenda é bem planejada, embora, às vezes, seja necessário mudar de rota no meio do caminho. Mas o mais importante, para mim, é estar inteira em cada ação, em cada projeto, seja ele familiar, profissional ou pessoal”. Para mim , são vários os fatores que influenciam o sucesso de um negócio, que vão desde a escolha do segmento até (e principalmente) a gestão da equipe, “mas, sem dúvida alguma, a sensibilidade, a flexibilidade e o ‘saber ouvir’ feminino mudam o curso de uma empresa; e isso não significa ser permissiva ou tolerante demais. “Humildade, perseverança , dedicação, responsabilidade , compromisso e alto astral são palavras que direcionam minha caminhada.” Sei que a responsabilidade que tenho nas mãos com essa revista é enorme . Por isso tenho o maior cuidado para não ser fútil. Quem nos dera se todos formadores de opinião tivesse essa consciência e percebesse esse tesouro que tem em suas mãos. Por isso tudo, a cada dia, tenho certeza que sou uma pessoa abençoada! Nascemos com um talento e a vida nos ensina a lapidá-lo. O aprendizado é diário, a evolução constante. É importante não atropelarmos ninguém indo atrás do nossos objetivos, e ter humildade para descobrir qual a missão de cada um nessa vida , e a fé de que Deus nos leva mais longe que um dia poderíamos imaginar !!


MARY CAMARGOS | 17


18 | MARY CAMARGOS

A varanda está presente em boa parte dos novos projetos de casas e apartamentos. O problema é que nem sempre a decoração escolhida torna o lugar convidativo e, nesses casos, pode se tornar um espaço “morto”. Entre as dicas para evitar erros, está lançar mão de móveis aconchegantes. Vale ainda investir em iluminação, plantas, espaço gourmet, música ambiente, fontes e até ofurô (se houver espaço, é claro). Para ficar aconchegante e não atrapalhar a circulação, os móveis do espaço gourmet devem ser escolhidos a dedo O aconchego é um fator determinante para que a varanda seja frequentada. Portanto, aposte em móveis confortáveis, O verde sempre é bem-vindo em varandas de casas e apartamentos. Vale incrementar os vasos com ganchos para pendurar lampiões


MARY CAMARGOS | 19


Meira está no mercado há mais de trinta anos. Meira

Hoje, com sua família (esposa e três filhos), lidera a Atual Pedras, com sua simpatia e know how, vem conquistando cada vez mais clientes. A Atual Pedras tem como compromisso a alta qualidade dos produtos e serviços, bem como agilidade no atendimento, pontualidade no prazo de entrega e preços custo/benefício. Ao decorar a casa é possível deixá-la mais aconchegante e agradável, além de dar ao lar características da personalidade dos donos, através das cores, dos objetos, dos móveis e tudo mais que faz parte da composição do ambiente. Há diversas opções de decoração, basta escolher a que mais se adeque ao imóvel. Para ambientar um local são utilizados vários materiais, que por vezes são tendência ou não. Dentre eles está o granito preto, que pode ser usado para decoração de diversos estilos, além disso, ele também confere ao ambiente um ar mais moderno. Confira abaixo dicas de decoração de granito preto.

20 | MARY CAMARGOS

Instruções 1. Em primeiro lugar é preciso começar entendo o que é o granito. Trata-se de uma pedra natural que se forma através de feldspato, responsável pela coloração do material, quartzo transparente e a biotita escura, que é o que o diferencia do mármore, pelo fato de não ter diversos veios. 2. Existem diversas tonalidades de granitos pretos como, por exemplo, Preto São Gabriel, Negro Impala, Preto Absoluto e Preto Indiano. Estas cores se diferenciam apenas pelo brilho a mais ou a menos que algumas pedras conseguem dar ao ambiente em que elas estão instaladas. 3. O granito preto transfere uma impressão de elegância no local em que está aplicado, por isso, ele pode ser instalado em praticamente todos os cômodos da casa. Para por este tipo de pedra em um lugar primeiramente é preciso verificar se pelo fato de ela ser escura não irá interferir na luz que incide sobre o ambiente. 4. Para decorar a cozinha com granito preto, a dica é usar aqueles que possuem pontilhados brancos, a pedra pode ser colado na parede da pia, em uma balcão formando uma cozinha no estilo americano, neste local recomenda-se que o granito seja posto em pontos altos. 5. Quem optar por utilizar este material na decoração da sala tem diversas alternativas como, por exemplo, colocá-lo no rodapé da parede, no chão, em algumas áreas específicas da parede ou então no teto para criar uma iluminação especial para o ambiente. Nesta situação a pedra pode ser composta por mais veios, pois isso dará charme ao ambiente. 6. O granito preto é bastante utilizado nos banheiros, isso porque pode ter várias aplicações, uma delas é fazendo revestimento das paredes, no chão, na área destinada a pia, além disso, ele também pode ser colocado aos arredores do chuveiro ou banheira.


MARY CAMARGOS | 21


TENDÊNCIA 22 | MARY CAMARGOS

decoração aposta em cores quentes e vibrantes O próximo verão traz como tendência para a decoração opções de cores vibrantes, alegres e fortes. A aposta é o amarelo, que está entre os tons que vêm como referência das passarelas e das ruas. No design de interiores, a cor também marca presença e é uma boa alternativa na hora de proporcionar diferencial e demonstrar personalidade. Em diversas nuances, o amarelo é a cor que ilumina o ambiente e inspira inteligência e harmonia. Além disso, é versátil e capaz de ser aplicado em qualquer espaço, seja ele clássico ou contemporâneo. Os tons mais fortes e fechados são indicados para pequenos ambientes, uma vez que trazem sensação de amplitude aos ambientes com pouca luz e espaço.


A cor que traz energia e vida dispõe de uma grande variedade de tons que podem ser utilizados de diferentes maneiras na decoração. A cautela fica para a utilização em elementos como paredes, pisos e móveis de grandes dimensões. Segundo a arquiteta Claudia Macedo, quando o amarelo for o escolhido para estes componentes, ele deve ser cor chave da decoração. “Ou seja, todo o resto será trabalhado em torno dele”, disse. Ao compor um ambiente seguindo a tendência, a arquiteta cogitou uma sala de almoço. O ambiente representa um espaço relevante para casais jovens, que costumam receber os amigos com frequência em suas residências para festejar. “Para compor um cenário acolhedor e agradável para um grupo de amigos, contei com itens de decoração modernos, como marcenaria desenhada, a iluminação indireta e os outros acessórios, que proporcionaram o design descolado ao ambiente. A facilidade de aplicação e a beleza dos

revestimentos finalizaram o que eu idealizava com muita classe”, explicou a arquiteta, que usou no teto o padrão Pinho Chileno e no piso o padrão Lima, que são cores harmônicas e traduzem a nova tendência do verão 2014. Os revestimentos em tons de amarelo também são alternativa para incorporar a cor à decoração. Para quem pretende decorar de forma mais discreta e delicada, o efeito pode ser encontrado no padrão de revestimento Berilo. Outra tonalidade é o padrão Ouro, que traz para a decoração a cor que promete continuar como tendência para o verão. Clássico, este padrão confere glamour ao ambiente e aos móveis. Já o padrão Lima inova e surpreende quando utilizado na decoração e revestimento de pequenos elementos. Sua cor amarelo-limão é ideal para contrastar com os padrões convencionais e iluminar ambientes. Para espaços mais ousados, uma opção é aplicar este tom cítrico na parede e inovar.

MARY CAMARGOS | 23


estilo inspiração para o tema de uma festa romântica. Jaqueline Mourão, publicitária,

24 | MARY CAMARGOS

Jaqueline Mourão

apaixonada por marcas, novidades tecnológicas, Publicidade, Marketing e Eventos, é brasileira, mora em Portugal há alguns anos e trabalha na Feeling Comunicação e Marketing (Portugal) e também na Pop Paper Box (Belo Horizonte), com design de identidade visual para eventos.

Na edição passada falei um pouco sobre a importância da identidade visual para todos os tipos de eventos. Entre dicas e sugestões, citei alguns cuidados a ter com os detalhes antes de dar início ao processo de criação, pois o resultado sempre dependerá da maneira como você passou as informações ao criativo/designer responsável pelo seu trabalho. Agora, está na hora de colocar mãos à obra e fazer a sua festa acontecer! Vamos escolher o tema? Para ajudá-los, apresento aqui um estilo que está em alta e que poderá servir de inspiração: o Vintage. Antigamente, essa palavra era utilizada para designar o “ano em que foi feito um vinho” mas, ao longo dos anos, foi incorporada ao vocabulário do design e da moda. Nas minhas pesquisas, encontrei a seguinte definição: “Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.” Imagine o tanto que é maravilhoso buscar inspirações em épocas passadas e, assim, trazer para o nosso dia-a-dia detalhes tão preciosos que nem sempre estão aparentes. Temos é que pesquisar, e muito, para descobri-los! Quando penso em estilo Vintage, lembro de pérolas, rendas, tecidos acetinados, vestidinhos de laise, flores e plumas no cabelo, frasqueiras, álbuns de fotografias em preto e branco ou sépia, laços, cartões postais românticos, poemas de amor e saudade, do pó-de-arroz no rosto… Lembro também daqueles monóculos com fotos dos encontros familiares, do vestido de noiva da vovó cheio de botões forrados e que ficou guardado numa daquelas caixas redondas e grandes, com estampa de bolinhas.

Contato: jaqueline@feelingcomunicacao.com facebook/feelingcomunicacao /poppaperbox


Além de todas essas lembranças “deliciosas”, é impossível falar de outras décadas sem pensar numa paleta de cores com os tons que predominavam na moda (e não só) naquele tempo. Na minha opinião, fazer essa busca é a melhor forma de definir as cores que vão predominar nos detalhes da sua festa. Pensando nas décadas de 1920 até 1960, observem a paleta de cores inspirada no estilo Vintage: Escolhi a cor Malva - que puxa um pouco para o nude/rosado (anos 20 em grande estilo); o verde menta - estilo Ladurée (confeitaria francesa maravilhosa), inspirado nos anos 50; o tom perolado/ cappuccino, muito usado nos anos 20 juntamente com rendas e pérolas. E, finalmente, o preto e o cinza – vindos do elegante universo dos fraques, smokings e cartolas. Perceberam como é fundamental fazer uma pesquisa um pouco mais profunda sobre o tema escolhido para o evento? Assim, a probabilidade de acertamos com os detalhes é bem maior.

MARY CAMARGOS | 25


BEM ESTAR

Emagrecimento

requer

mudança no de

26 | MARY CAMARGOS

Entender a fome e estabelecer metas de exercícios físicos são fundamentais no processo de mudança. Você se pergunta que tipo de dieta é melhor para perder peso? Pesquisadores apontam que não existe dieta perfeita, mas que mudanças no estilo de vida podem contribuir para um emagrecimento saudável. O estudo foi publicado em um editorial no Journal of the American Medical Association (JAMA, Jornal da Associação Médica Americana em tradução livre). — Nós realmente queríamos lançar uma luz sobre esse foco na mídia e na comunidade científica sobre a busca de uma dieta ideal — afirmou a professora da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, em Worcester, Sherry Pagoto. Junto com Bradley Appelhans do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, Serry aconselha dar um fim às guerras de dieta e se concentrar no estilo de vida para acabar com o ganho de peso e reduzir os riscos de doenças crônicas. — Precisamos tirar nosso foco sobre o que as pessoas devem comer e pensar em como devem se alimentar. Essa mudança vai ajudar a mudar o comportamento das pessoas. Devemos reforçar em como levar as pessoas a fazerem mudanças a longo prazo — ressaltou a pesquisadora. Segundo Sherry, deve haver uma maior preocupação com os motivos de se comer além do necessário

e em como mudar esse comportamento ao invês de se concentrar na quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras ingeridas. — E quando se trata de peso, a dieta não é tudo, também temos a atividade física— acresenta. A abordagem das pessoas é focar em três intervenções de estilo de vida: aprender a controlar porções, reduzir o alto teor calórico e ingestão de alimentos gordurosos, aprender a estabelecer metas de exercícios e a ficar motivado e entender a fome. Desafios? Sherry disse que os cinco principais obstáculos para a perda de peso são: não ter tempo para cozinhar ou se exercitar, estar estressado, ter membros da família trazendo comidas industrializadas e gordurosas para sua casa, não ter um parceiro de exercícios ou se sentir estranho quando você se exercita e sentir fome o tempo todo.


MARY CAMARGOS | 27


28 | MARY CAMARGOS

Cacio apresentando linha HOME.

Integrar uma fragrância ao ponto de venda ou associá-la a uma marca é praticar Marketing Olfativo. Sendo assim, o aumento de vendas pode acontecer em duas frentes: Comportamentos favoráveis ao consumo ou Lembrança positiva da marca através de uma boa experiência de consumo. O cheiro é capaz de estimular certas áreas do nosso cérebro que ativa o sistema límbico, responsável por criar emoções e memórias. Ao sentir uma fragrância, o olfato envia mensagens instantaneamente a este sistema onde o resultado é imediato. O consumidor consegue associar o cheiro da fragrância à marca. Assim, torna-se possível desenvolver laços e memórias que podem ser trabalhados neste relacionamento com o cliente. O olfato requer uns cinco milhões de células olfativas, que transmitem a informação numa região do cérebro responsável pelas emoções e a memória. Associar uma boa lembrança ou uma sensação agradável é uma forma de criar uma diferenciação extraordinária para a marca. O ser humano lembra 35% dos cheiros, 5% do que vê, 2% do que escuta e 1% do que toca. Segundo estudo da Universidade de Rockefeller (New York).

A memória pode reter ate 10.000 aromas distintos, enquanto que só reconhece 200 cores, segundo Richard Axel y Linda Buck, Premio Nobel de Medicina em 2004. Ao sentir novamente este aroma você se lembrará dos produtos e das boas sensações associadas àquele ambiente, e será induzido a novamente entrar na loja, este resultado indica que o marketing olfativo cumpriu sua função. Muito utilizado na Europa, Ásia e nos EUA, contudo para muitos no Brasil este conceito ainda é uma novidade. Os primeiros a utilizarem todo o seu potencial foram as grandes marcas. Após um amplo estudo a Kazon acaba de apresentar ao mercado a sua linha de Aromatizadores de ambientes. A linha Home foi criada com ativos marcantes e exclusivos com a proposta de mudar o conceito de ambiente. Além de ser ideal para sua loja criando a sua identidade, também é perfeito para usar em casa. Com uma fragrância de maior potência a linha Home é ideal para borrifar em cortinas, toalhas e roupas de cama. A Linha já está disponível para venda na loja virtual da Kazon (www.kazon. com.br). Confira a qualidade e o requinte dos produtos.


MARY CAMARGOS | 29


Dr. Antonio Luis Neto Custódio Doutor, Mestre e Especialista em Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.

Profissional que aplica todo o seu conhecimento para realizar um correto diagnóstico e assim planejar opções de tratamentos eficientes e executá-los com segurança e competência. Grande experiência na resolução de casos complexos e de difícil resolução. Recorremos a tratamentos pioneiros que, associados à experiência comprovada , permitem a aplicação de técnicas menos invasivos. Trabalhamos para satisfazer as necessidades dos nossos pacientes e para melhorar a sua qualidade de vida, por isso, os nossos tratamentos reúnem cinco características; 12345-

Ser Menos Invasivo Experiência em casos complexos Redução do risco de infecções Redução do tempo de Tratamento Aumento da qualidade de vida

30 | MARY CAMARGOS

1- Profissional Altamente Especializado com mais de 23 anos de Experiência, especialmente em casos complexos e de difícil resolução. 2-Tratamentos com procedimentos Cirúrgicos Inovadores, com Segurança e Atenção Exclusiva. 3-Odontologia Intensiva para pacientes com necessidades especiais sob sedação. Atuação em 03 grandes áreas da odontologia: 1-Implantodontia:

Implantes dentais O implante dentário é uma estrutura de metal confeccionadas em titânio puro que substitui a raiz de um dente perdido, funcionando como um suporte para a colocação de uma prótese. É considerado pelos dentistas como a primeira opção em casos de perda dental, seja de um único dente ou de todos. Cada situação exige uma avaliação de um profissional especializado para realizar o diagnóstico e sugerir um planejamento da melhor forma de garantir um tratamento bem sucedido com implante. Com o implante dentário, o paciente mastiga melhor, regula o equilíbrio da boca e tem ótimo resultado estético.

Implantes Minimamente Invasivo (Sem Incisão) Em casos selecionados, que apresente estrutura óssea e gengival adequados os implantes poderão ser feitos através de cirurgia guiada, que permite ao profissional planejar a cirurgia em um programa virtual 3D, feito a partir de uma tomografia computadorizada da face dos pacientes. Ao realizar este planejamento temos a possibilidade de executarmos o procedimento cirúrgico de maneira minimamente invasiva, sendo mais rápido e eliminando a necessidade de cortes e pontos durante a cirurgia, proporcionando maior conforto pós-operatório.


Carga imediata A carga imediata é uma técnica que consiste na instalação dos implantes e a colocação de prótese imediata, sem a necessidade de esperar que ocorra cicatrização. Enquanto o tratamento convencional levaria aproximadamente de cinco a oito meses, a carga imediata pode ser realizada em até três dias. Entretanto, vale salientar que para se fazer a carga imediata é necessária uma avaliação minuciosa do paciente. Nele, são avaliados fatores de saúde geral e o aspecto ósseo em termos de qualidade e quantidade. Esses fatores são determinantes para saber se há possibilidade da cirurgia ser executada.

Implantes Zigomáticos Os implantes zigomáticos são indicados para pessoas que não possuem ossos suficientes na boca para receber os implantes convencionais, e não querem ou não podem submeter-se a reconstrução óssea do processo alveolar. O implante especialmente desenvolvido para ser fixado no osso zigomático e é uma opção de tratamento para pacientes com grandes reabsorções ósseas. Os resultados são tão bons quanto nos outros tipos de implantes e, na maioria dos casos, ainda há a possibilidade de se fazer a carga imediata sobre eles. 2-Cirurgia Bucal

Cirurgia dos dentes inclusos (Sisos, caninos e extranumerários).

MARY CAMARGOS | 31

Experiência em diagnosticar e indicar a melhor conduta a seguir em caso de presença de dentes inclusos, especialmente casos complexos e próximos às estruturas anatômicas nobres (Seio maxilar e Nervo alveolar inferior). Como medida de prevenção os pacientes, especialmente aqueles em idade juvenil, deveriam realizar exames radiográficos sempre que suspeitassem da possibilidade de retenção destes dentes. É importante que o diagnóstico seja precoce e o estudo da necessidade da remoção destes dentes seja feito na fase em que os mesmos encontrem-se ainda em desenvolvimento. A erupção dos dentes dos sisos ocorre por volta dos 17 aos 20 anos de idade e é exatamente nesta fase que a cirurgia apresenta os melhores resultados. Além disto, é nesta idade que o organismo apresenta as melhores condições para a recuperação da cirurgia, onde inchaço e dor são facilmente controlados, mesmo diante da possibilidade da remoção dos quatro dentes em uma única seção. Alias, quando bem indicado, este tem sido um procedimento rotineiro nestas situações e fomos pioneiros em realizá-los há mais de 23 anos atrás. Para pacientes que apresentem um histórico de ansiedade diante de tratamentos odontológicos o uso de anestesia local associada à sedação endovenosa, feita por medico anestesista, tem sido uma opção rotineira e muito bem sucedida nestes casos. Este tem se transformado num procedimento cada vez mais solicitado por parte dos pacientes, decorrente da segurança e conforto relacionados.


Diagnóstico, Definição de conduta a seguir e tratamento das Patologias bucais. Experiência no diagnostico das lesões dentro e fora da cavidade bucal, podendo tratá-las individualmente, ou trabalhar conjuntamente com outras especialidades. 3-Cirurgia Bucomaxilofacial

Cirurgia Ortognática

32 | MARY CAMARGOS

O Dr. Antonio Luis Neto Custódio coloca a sua disposição modernos procedimentos e técnicas mais avançadas a realização de Cirurgias Bucomaxilofaciais, procurando realizar um diagnóstico preciso, com planejamento eficaz, utilizando-se dos avanços tecnológicos da especialidade. Estamos aptos a realizar cirurgias bucais de pequeno porte e médio porte até os procedimentos hospitalares que serão realizados nos principais Hospitais de Belo Horizonte. A Cirurgia Bucomaxilofacial oferece recursos de correção de deformidades dentofaciais (Cirurgia Ortognática), possibilitando o reposicionamento dos ossos maxilares, harmonizando suas proporções, buscando corrigir as alterações no alinhamento da arcada dentária e restabelecendo a função mastigatória. O resultado é o reencontro equilibrado entre a estética facial e a reconstrução funcional dos maxilares.


Tratamento das fraturas faciais Lesões faciais têm o potencial de causar desfiguração e perda da função, por exemplo, dificuldade de movimentação da mandíbula com conseqüente dificuldade na mastigação, fala e deglutição. Quando houver suspeita de fraturas, as radiografias de face devem ser solicitadas e rotineiramente tomografias computadorizadas tem sido utilizadas para fins diagnósticos. Para o tratamento das fraturas da face à fixação interna rígida (FIR), realizada através do uso de placas e parafusos de titânio, tem sido comumente utilizada para a redução anatômica e fixação das fraturas. Esta técnica tem muitas vantagens sobre métodos mais antigos, tais como osteossínteses a fios de aço e fixação intermaxilar. Devidamente utilizada, a FIR garante uma redução estável e anatômica dos segmentos ósseos fraturados e deslocados, permitindo, muitas vezes, ate mesmo a restauração imediata da função mastigatória e a recuperação da harmonia e estética da face. O cirurgião bucomaxilofacial é o especialista mais capacitado a tratar lesões faciais envolvendo o complexo maxilomandibular e deve ser sempre solicitado pela equipe que presta atendimento a pacientes politraumatizados que apresentem suspeita deste tipo de lesão.

MARY CAMARGOS | 33


CULINÁRIA 36 | MARY CAMARGOS

Sempre que vamos preparar um jantar de negócios ou para amigos, surge a famosa pergunta: qual vinho servir com essa comida? Vinho branco vai bem com peixe, e carne vermelha vai com vinho tinto? Nem tanto! É preciso fazer uma análise do prato e do vinho para buscar seus elementos principais. Não há muito mistério na hora de harmonizar vinho e comida, mas pequenos cuidados devem ser adotados, como por exemplo, analisar o peso e a textura tanto do vinho a quanto da comida. A regra é simples: pratos leves devem acompanhar vinhos leves. Pratos ácidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. Já os pratos gordurosos e untuosos precisam de vinhos com taninos mais potentes e acidez alta. Algumas dicas para valorizar e servir o vinho com a comida adequada. Alguns pratos e suas harmonizações:

Vinhos que harmonizam com Saladas Se houver limão ou vinagre balsâmico, melhor para os vinhos brancos bem frescos e acídulos. Espumantes bem jovens, frescos e leves podem surpreender.


Para harmonizar vinhos e Frutas Frescas A textura e o sabor doce e ácido das frutas frescas são perfeitas com espumante. Evite outros tipos de vinhos doces que possuam mais de 12 graus de álcool.

Vinho para Espaguete com molhos variados Prato potente, com ovos, embutidos e especiarias. Melhor com vinho de sabor médio, de taninos moderados e boa acidez, com estágio em madeira, como os italianos..

Harmonização de vinhos com Molho de Tomate Geralmente ácido, reduzido, com notas vegetais de temperos e ervas frescas, os vinhos precisam ser igualmente ácidos. Vinhos ideais para Salmão, atum e peixes gordos de água doce Peixe com alto teor de gordura boa e sabor marcante é ideal para tintos e brancos, desde que os tintos sejam leves e os brancos encorpados.

Vinhos para harmonizarcom Pizza De queijo: boa com vinhos tintos leves e de médio corpo e brancos potentes. Portuguesa e de vegetais em geral: ideal com tintos leves ou brancos de médio corpo. Atum e de demais que levam peixes e frutos do mar: melhor o sabor que provém dos brancos leves e rosados. Calabresa e embutidos com requeijão: bons para vinhos tintos.

MARY CAMARGOS | 37


Chef Lui Foto: Marcus Castro

Linguine a Primavera. Dando boas-vindas à próxima estação elaborei uma receita leve, aromática e bem colorida. ”Linguine a Primavera”. Concordando o sabor intenso dos camarões, a delicadeza do dill fresco e contrastando com o colorido e o sabor exótico das flores comestíveis, proponho um delicioso prato. Bom apetite!

38 | MARY CAMARGOS

Linguine a Primavera 200g de linguine 200g de camarões médios Dill fresco Uma colher de sobremesa de pimentão vermelho em cubos pequenos Uma colher de sobremesa de pimentão amarelo em cubos pequenos 250ml de creme de leite fresco 1 taça de prosceco 2 colheres de sopa de azeite 1 dente de alho ½ cebola pequena batida Sal Pimenta do reino Flores para decorar Ervas frescas para decorar Preparo: Cozinhe o linguine al dente e reserve. Doure o alho socado, a cebola cortada na faca bem pequena com azeite em uma panela. Adicione os camarões limpos, refogue rapidamente, junte os pimentões, o dill, o creme de leite e por último adicione o proceco. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe reduzir um pouco. Misture o linguine no molho, decore com as flores comestíveis e ervas frescas. Sirva imediatamente.


MARY CAMARGOS | 39


MÚSICA

Ellen Oléria

40 | MARY CAMARGOS

Ellen Oléria fala de carreira, desafios, sucesso e família


MARY CAMARGOS | 41

Uma das vozes mais marcantes de Brasília agora é conhecida no país inteiro. Ellen Oléria conquistou uma multidão de fãs com sua simpatia e seu tom inconfundível de cantar. Vencedora do programa The Voice Brasil exibido pela Rede Globo de Televisão, no último domingo (15), ela concedeu uma entrevista coletiva para jornalistas no foyer da Sala Villa Lobos e falou de carreira, planos futuros, sucesso e família. Ellen Oléria relembrou o momento da audição para o programa e sua emoção ao interpretar Zumbi. “Achei a música bem bacana para compartilhar com o povo brasileiro”, afirma. “É um desafio interpretar a poesia de outra pessoa e deixar a nossa própria digital”. Relembre a apresentação A cantora é fruto da cidade satélite da Ceilândia e faz uma avaliação da identidade musical do Distrito Federal como um cenário muito rico e diversificado pelas múltiplas expressões culturais do hip-hop com a poesia das periferias, o samba, o rap, entre outros. “Artistas como Dhi Ribeiro, Renata Jambeiro e o GOG, precursor da mistura de ritmos brasileiros com a batida do rap, fortalecem o perfil do DF como força na música, nas artes e no teatro”. Ela falou sobre a importância da família e da influência positiva e religiosa da sua mãe, Dona Eva. Ellen conta que em um primeiro momento não dividiu com ninguém sobre sua participação no programa, mas que sua mãe já prenunciava sua vitória. “Em um primeiro momento, compartilhei com minha ancestral primeira e ela profetizou de uma maneira tão poderosa que acabou dando certo”, emociona-se. Sucesso - Ao longo do programa foram apresentadas sete músicas com duração média de um minuto e 40 segundos. Ellen relembra que desde as primeiras exibições, seu rosto já era reconhecido nas ruas. “Em tão curto es-


paço de tempo as pessoas querem tirar fotos, me identificam, chamam o meu nome. É muito intenso o carinho e amor do público comigo”, ressalta. Em relação aos trabalhos futuros, a artista pretende proporcionar solidez para seus projetos profissionais. A partir da noção de economia solidária, em parceria com outros profissionais, o objetivo será construir uma rede que movimente a produção cultural e a economia local. “Que a nossa produção signifique uma revolução estética”, enfatiza. Cultura Negra - Ellen declara sua admiração e respeito pela identidade negra caracterizada pela tradição de resistência e sobrevivência. “A cultura negra sou eu”, diz. De acordo com ela, a cultura venceu as fronteiras linguísticas, religiosas e culturais para se agregar, criar um encontro de equidade independente da nação originária, se identificar com as diferenças e se unir para permanecer viva. Sobre as experiências vividas a partir dessa cultura ela resume: “Esse é o melhor ensinamento dessa grande tradição que eu trago nas marcas do meu corpo. É muito lindo que a gente possa viver esses encontros étnico-raciais transformadores e que a cultura negra continue tão viva quanto os meus olhos”. Ao final da coletiva, a cantora anunciou a produção de seu novo projeto/música intitulada A Nave, um documentário sobre encontros com os grandes mestres do carimbó, um disco em voz e violão e o fortalecimento da sua parceria com a empresa Universal Music. A expectativa é que ela se apresente nas festas de réveillon da Prainha em Brasília (veja a programação prévia) e no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana.

42 | MARY CAMARGOS

Fonte: Fundação Palmares


MARY CAMARGOS | 43


SOCIAL

Os Desafios da Sociedade Moderna Vivemos em um mundo pós-moderno e com ele o desafio de entender as mudanças ocorridas e suas influências no modo de pensar, sentir e agir do homem. Essas mudanças foram abrangentes com reflexos nos valores que permeiam a ética e a moral. A busca do prazer imediato está sendo confundida com a felicidade, o que traz uma ansiedade geral impactando especialmente as relações amorosas, a vida familiar e o convívio social. O comportamento da vida atual é marcado por pessoas viciadas no excesso, no querer mais, na quantidade e não na qualidade. Elas buscam a felicidade instantânea, o aqui e agora. Ou seja, suprir uma carência momentânea.

Luciana Starling

44 | MARY CAMARGOS

Foto: Marcus Castro


Na verdade, estamos sempre em busca de algo que nos preencha. Queremos acabar com alguns vazios e frustrações interiores. Com a satisfação do prazer momentâneo, o vazio passa e nos sentimos bem. Pura ilusão, passada a euforia vem a depressão, o que ocasiona um circulo vicioso. Fique atento a esse tipo de comportamento. O consumismo compulsivo é um transtorno psicológico muito comum que revela carências e dificuldade nos relacionamentos interpessoais. Pessoas que compram muitas coisas, que muitas vezes são desnecessárias, podem sofrer de problemas emocionais mais graves e devem procurar alguma forma de tratamento. Esse problema afeta mais as mulheres que os homens e tende a aparecer por volta dos 18 anos de idade. Se não for tratado, pode causar problemas financeiros e trazer grandes prejuízos.O tratamento mais indicado para o consumismo é a terapia, que irá procurar a raíz do problema e então a pessoa deixará ao poucos de comprar coisas por impulso. Vale lembrar também, que não há uma causa bem estabelecida para a ocorrência de comportamentos compulsivos. Pode-se falar em vulnerabilidades e predisposições, seja de elementos familiares, tais como os hábitos conseqüentes à extrema insegurança e aprendidos no seio familiar, seja por razões individuais e relacionados às vivências do passado e a ao dinamismo psicológico pessoal, seja por razões biológicas, de acordo com o funcionamento orgânico e mental. Podemos citar como exemplos: trabalhar ou comer descontroladamente, fazer uso abusivo de álcool ou drogas, jogar ou praticar atividade física compulsivamente. É normal que o ser humano esteja preocupado com seu corpo, sem que isto se converta numa obsessão. Do ponto de vista das relações amorosas, muita gente fica no superficial, na festa, nos embalos. No amor, o não-compromisso leva a uma e outra paixão, situações efêmeras que descompassam o emocional. Mas é fato que essas pessoas não experimentam o conforto de um abraço íntimo, de uma cumplicidade que suporte críticas amorosas e crescimento na relação.

MARY CAMARGOS | 45


46 | MARY CAMARGOS

Outro ponto importante a ser abordado neste artigo é sobre a configuração da família atual, com ausência cada vez mais constante dos pais na convivência e criação dos seus filhos, delegando esta difícil tarefa à escola e/ou com um profissional, que na maioria das vezes tem baixo desenvolvimento intelectual ou deixando este papel a cargo dos avós. Ressalta-se também a figura materna cada dia mais emancipada profissionalmente e em muitos casos assumindo o papel de cabeça do lar. A família tem muitas configurações. “Em Totem e Tabu, Freud afirma que a origem da lei é o pai, o mito fundador”. Infelizmente em várias famílias não existe esse pai presente que simboliza a lei. A inversão de papéis no lar tem gerado a falta de limites nas crianças que poderá causar problemas seríssimos no adulto. Criadas fora da lei, sem conviver com a falta e a frustração, não suportam as restrições que a vida impõe. As interdições devem ocorrer quando se é bebê. Geralmente quem não é limitado desde pequeno, em seus impulsos, acabará, mais tarde, limitado pela pulsão de morte. O sujeito não acaba com a vida porque usa droga, mas inconscientemente, procura a droga como mecanismo de autodestruição. A autoridade está perdida. Quando os pais não inserem o filho na cultura, quando ele não é barrado, em seus excessos, quem o faz é o Estado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como” um estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença”. Baseado nesse conceito, a busca interior é muito importante, pois muitas coisas estão inconscientes. A busca de um profissional competente, na área da saúde mental, pode ajudar amenizar esses problemas. A ciência já comprovou que a espiritualidade pode reduzir o risco de várias doenças. Ter fé é essencial para promoção da saúde, o que pode gerar uma melhor qualidade de vida. lustarling1@gmail.com - 31 8821 1050


MARY CAMARGOS | 47


Pastora Auzeny

48 | MARY CAMARGOS

Foto: Marcus Castro

Pássaro Ferido Não Voa Alto

“Não andeis ansiosos pela vossa vida... Observai as aves do céu... (Mateus 6: 25)


Certo homem encontrou um pássaro ferido á porta de sua fazenda. Tentando se aproximar, percebe que o mesmo se afastava com medo dele. Após varias tentativas frustadas, ele se pergunta: Por que ele não me deixa ajuda-lo? Eu só quero o seu bem... Então aquele velho homem ouviu a voz de Deus falando ao seu coração: Assim foi com meu filho Jesus, veio apenas para fazer o bem a estes pássaros feridos chamado homem, mas eles não O deixam aproximar-se, pois ainda não descobriram que “Eu quero apenas fazer-lhe o bem”. Tomando esta estória como exemplo, penso que a preocupação e a ansiedade tornaram-se feridas reais nos nossos dias. Não raro, a manutenção de emprego, a educação dos filhos, a garantia de uma aposentadoria digna, entre outras preocupações, provocam insônia, roubam a alegria de viver e ainda trazem dores terríveis de feridas que negam-se serem curadas, ocasionando assim, depressão, frieza e desesperança a nossa volta. Não sei se há em você uma dor que tem lhe impedido de alçar vôos mais altos. Não sei se suas preocupações tem lhe tirado a força de prosseguir. Não sei se seus sonhos desabaram frente a realidades que insistem em permanecer na sua vida. Mas, uma coisa eu sei... Jesus está lhe desafiando a uma visão mais profunda do fato que hoje tanto lhe assusta ou seja Ele lhe chama a olhar com os olhos da fé. Ele lhe convida a olhar para pássaros que voam sob o cuidado divino e têm sua provisão garantida. Ele não está incentivan-

Pastora Auzeny Remigio

Reuniões: Igreja do Evangelho Quadrangular Cidade Nova Domingo da Família: 10:00 e 19:00 Rua domingos silva guimares 168 - B. Industrial terceira sessão Quarta Dia da Vitória: 09:00 15:00 e 19:30 (31) 3484.2188

MARY CAMARGOS | 49


do a preguiça, a inércia ou a irresponsabilidade. Na verdade, Ele propõe que a preocupação e o medo sejam substituído pela fé e pela confiança. O motivo é claro: Deus é um Pai misericordioso que cuida com carinho de Suas criaturas e muito mais dos Seus filhos. Comece a se despojar da ilusão de pensar que ativismo e preocupação têm poder de transformar. Somente a certeza de que Deus está ao seu lado em todos os momentos e situações, pode lhe proporcionar a confiança necessária para uma vida feliz e despreocupada. Tenho para você uma proposta: Faça uma breve oração, entregue suas preocupações a Deus e deixe Ele se aproximar da sua vida, da sua história, da sua realidade e você terá sua cura. Torço para que sua única preocupação seja deixar que Ele cure suas feridas porque...

50 | MARY CAMARGOS

Pássaro ferido não voa alto!


MARY CAMARGOS | 51


Pertubar o sossego do vizinho é crime! A verdade é que a poluição sonora constitui grave infração dos deveres de vizinhança.

52 | MARY CAMARGOS

Flávio Saliba

Na legislação brasileira, a PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO é uma contravenção penal, que consiste em prejudicar a tranquilidade alheia, com ações mencionadas no artigo 42 e seus incisos, da lei de Contravenções Penais. Vale, aqui citar: I – Gritaria ou algazarra; II – exercício da profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; IV – provocar ou não impedir barulho produzido por animal de que se tenha a guarda. Passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa. O barulho, certamente, é o maior responsável por desentendimentos entre vizinhos nos condomínios. O assunto é delicado e polêmico, sobretudo porque os limites e preferências das pessoas são extremamente variáveis, o que torna ainda mais difícil impor regras claras acerca do que é barulho tolerável em determinado local. Algumas pessoas amam cantar dos pássaros pela manhã, ao passo que outros ficam irritados com a cantoria. O latido do cachorro, ainda que durante o dia, é intolerável ao ouvido de alguns, ao passo que outros alegram-se com a manifestação do seu cãozinho. A mãe, orgulhosa ouve o ensaio de violino do filho. Verdadeira tortura ao vizinho, que adora ouvir “rock and roll”... Isso em falar dos gritos do casal empolgado no apartamento ao lado, em conflito com o constrangimento da família que, sentada na sala de casa, assiste a novela. E o “toc-toc” do salto alto, logo cedinho ou durante a madrugada ou cedinho em pisos que não bloqueiam sons ou tenham isolamentos acústicos, pode ser considerado perturbação do sossego. A verdade é que a poluição sonora constitui grave infração dos deveres de vizinhança, valendo a máxima de que “todos têm o direito de fazer, ou não fazer, em sua casa o que bem entender desde que não cause nenhuma intranqüilidade ou dano ao seu vizinho”. Apelar para o bom-senso é sempre a melhor saída. Eis então mais uma árdua missão aos síndicos, administradores, advogados, zeladores e condôminos: Decidir quando determinado barulho configura desrespeito ao sossego alheio... Realmente a questão caminha sobre uma linha tênue e não raramente os casos concretos acabam na Delegacia ou no Fórum. Na grande maioria das situações, a letra fria da Lei ou da convenção de condomínio cede espaço às normas surgidas através do convívio social entre os vizinhos, de forma que cada comunidade acaba por definir seus próprios limites, levando em consideração a faixa etária dos moradores, os equipamentos e áreas de lazer, dentre outros aspectos. Cabe lembrar que o condômino “barulhento”, além das sanções criminais de prisão simples ou multa, , pode ser penalizado com encargos previstos na convenção de condomínio, no regulamento interno e nos artigos 1.336 §2º e 1.337 do Código Civil. Assim lei almeja proteger a paz de espírito, a tranquilidade e o sossego das pessoas. Flávio Rego Saliba - Advogado .. OAB 72851 - 31 9251 7935 - E-mail: flaviosaliba@adv.oabmg.org.br . Fontes: Folha do Síndico – Perturbar o sossego do vizinho é crime – 02/02/2009. JusBrasil – Perturbação do sossego Alheio; Planalto.gov – Decreto-Lei 3.688 – Lei de Contravenções Penais. Comentado por: Flávio Rêgo Saliba – OAB/MG 72.851


MARY CAMARGOS | 53


Ingrid Gabrielle Foto: Marcus Castro

Moda. Hoje no Brasil a Estatura media da mulher é 1,61 cm, o que não se enquadra nos padrões da moda mundial. Acredite não é impossível usar looks ousados ou à “moda”, e nem precisa viver de salto ou adaptar ao estilo infantil pela sua altura, é apenas uma questão de usar o que as favorece.

Look monocromático: Quando colocamos Peças dos mesmos tons não quebramos a silhueta dando a impressão ótica de uma linha reta. Dica: Sempre procurar usar peças mais retas para manter a silhueta proporcional!

Look mini: As minisaias e os microshotes são peças super bem vindas, Looks que mostram as Pernas dão impressão de pernas mais longas, guarde isto!

Look com a skinny: A calça skinny é algo básico e maravilhoso, ótimo para os momentos casuais . Cuidado com as Doble Cuts, pois achata o corpo, a barrinha pequena ou grande demais também não favorece!

Linhas Verticais: Isto já é fato, linhas verticais criam o efeito óptico de aumentar a silhueta.

Top croped: Blusas que param na linha da cintura encurtam o tronco e alongam as pernas. Dica: Dar preferência as cinturas mais altas neste look.

54 | MARY CAMARGOS

Decote “v”: Blusas com decotes em V, assim como as camisas meio abertas, dão a ilusão de um corpo mais longilíneo. Aposta certa para as baixinhas com seios grandes

Sapato cor da pele: Peça chave para o guarda roupa das baixinhas criando a ilusão de não corta o corpo, criamos alguns centímetros. Dica: Sapatos que mostram o peito do pé são sempre bem vindos! Você pode ter com isso looks lindos, é apenas uma questão de saber como usá-los, tenho certeza que com estas informações ira arrasar! Estes look’s você encontra na serchic moda, visite o site www.serchicmoda.com.br e as lojas localizadas no bairro Ouro Preto e Alipio de Melo!


MARY CAMARGOS | 55


56 | MARY CAMARGOS


Revista Mary Camargos