Page 1

mídias universitárias

a comunicação que transforma Universidade de São Paulo


apresentação


> Apresentação > Números USP > Rádio USP > Perfil da Rádio USP > Comercialização

apresentação

MÍDIAS UNIVERSITÁRIAS // Universidade de São Paulo

A USP tem um dos maiores complexos universitários midiáticos do mundo. Reúne, em um único local, um conjunto de mídias (Rádio, Jornal, TV, Agência de Notícias, Portal e Revista) que divulga a produção intelectual da maior universidade pública do País. Os veículos de comunicação são comprometidos com a informação contextualizada e dirigida a um público altamente qualificado. Na USP, circulam periodicamente 80 mil alunos, 5 mil professores e 15 mil funcionários, além do público externo e o flutuante, pessoas que estão de passagem pela universidade. Estes últimos giram em torno de 30 mil pessoas.

a comunicação que transforma Universidade de São Paulo




75 ANOS

7

Criada em

25 de janeiro de

1934

a Universidade de São Paulo (USP) é a maior instituição de ensino e pesquisa do Brasil

campi

situados em:

RIBEIRÃO PRETO SÃO CARLOS BAURU PIRASSUNUNGA

PIRACICABA

númerosusp

SÃO PAULO

5 86

54 32

LORENA

mil professores mil estudantes mil estudantes de

40 234

pós-graduação

de ensino e pesquisa cursos de

graduação

de 230 cursos pós-graduação (mestrado e doutorado)

graduação

mil estudantes de

unidades

15

mil funcionários


> Apresentação > Números USP > Rádio USP > Perfil da Rádio USP > Comercialização > Coordenação

númerosusp

MÍDIAS UNIVERSITÁRIAS // Universidade de São Paulo

1 a 94 a

colocada na América Latina colocada no ranking mundial (Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan)

Responsável por

28 o 15

produção % da científica brasileira colocada em produção científica (ranking mundial)

a comunicação que transforma Universidade de São Paulo




// rรกdiousp


> Apresentação > Números USP > Rádio USP > Perfil da Rádio USP > Comercialização

//rádiousp

MÍDIAS UNIVERSITÁRIAS // ELETRÔNICAS Universidade de São Paulo

Prêmio APCA Associação Paulista de Críticos de Arte

Prêmio Jabuti Câmara Brasileira do Livro

Prêmio Ibest TOP 10 Concurso Internacional de Programas de Rádio / Rádio Cubana Prêmio de Jornalismo 50 anos de União Européia

Voltada para um público classe A e B, a Rádio USP vem ganhando inúmeros prêmios por sua linha diferenciada de trabalho. A programação é baseada em temas emergentes e de interesse da sociedade. Diariamente, são produzidos boletins informativos, clipes educativos, programas de entrevistas e de prestação de serviço. A seleção musical é um dos destaques da emissora pela difusão da música brasileira e inclusão de gêneros não veiculados em rádios comerciais. Duas estações operam na Rede Universitária de Rádio, a Rádio USP de São Paulo e a Rádio USP de Ribeirão Preto.

UNICEF Defensora dos direitos das crianças e adolescentes

a comunicação que transforma Universidade de São Paulo




Marcada pela qualidade e diversidade de abordagens, a Rádio USP apresenta programas e boletins em formatos especiais tendo sempre no horizonte a prestação de serviços, inovação e criatividade

dadose números FUNDADA EM

REDE USP Opera em dois campi, formando a Rede USP de Rádio. Mantém programação voltada para a área educativa, leva ao ar reportagens que servem de pauta para outros veículos de comunicação e debate temas de interesse da sociedade. Na programação musical dá destaque à MPB. É formada pelas emissoras USP FM - São Paulo - 93,7 MHz e USP FM - Ribeirão Preto - 107,9 MHz.

TECNOLOGIA A Rede USP de Rádio é pioneira no uso da Internet para criação de uma rede de rádio. Através de tecnologia implantada pelo Estúdio Multimeios (EMM) do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, as afiliadas são capazes de receberem o sinal de qualquer uma das integrantes da rede ao vivo e com qualidade impecável.

// rádiousp

n n n

USP Notícias Via Sampa Universidade 93,7 [Boletim] Minuto da Notícia [Boletim]

n n n n

n

Boletins baseados no conceito de saúde pública e prevenção n n n

Anti-tabagismo Saúde Feminina Saúde Global

n n n n n n n n n n

variedades

n n n n n n n

36 64 A,B,C+ % MASCULINO

n

Programas de entrevistas e temas especiais, aliando entretenimento e conteúdo de qualidade

n

Áudio Papo Biblioteca Sonora Descubra a Diferença Idéia Criação e Interpretação Trilha Profissional Vira e Mexe Visita Vip

n

n n n

n n n

Alquimia Blues Power Canto e Coral Discofonia Empório Musical Fora de Série Garimpo Musical Jazz Caravan Johnny B Rock Madrugada USP Memória MPB Especiais Música de Câmara Música Sem Fronteiras Nonstop Music Olhar Brasileiro Paisagem Papo de Músico Rádio Base Urgente! Rock Brazuca O Samba Pede Passagem Som da USP Toque Outra Vez USP Especiais Violão em Tempo de Concerto

Rede USP de Rádio:

93,7 107,9

MHz FM SÃO PAULO

n

Clip Informática

MHz FM RIBEIRÃO PRETO

4

endereço: www.radio.usp.br

especializados

Boletins com temas específicos e abordagem analítica diferenciada n n n n n n n n

Cinema Falado É o Bicho Grandes Mulheres Mundo da Comunicação Que Tal o Seu Português? Sala de Leitura Sobre Rodas Você Sabia?

humorístico

Boletins em forma de esquetes de humor n

Rádio Matraca

esportes

O mundo esportivo num programa de entrevistas descontraído n

Esporte Acontece

infantis

Programação premiada e inovadora de conteúdo para pais e filhos

Tecnologia

Espaço para abordagem analítica das novas tecnologias

% FEMININO

é o nível socioeconomico do público da rádio

Espaços para a música de qualidade com seleções especiais

n

saúde

PÙBLICO:

musicais

Informativos

Programas com informação e análise de especialistas da Universidade n

1977

n n

Rádio Pipoca Assobio 49


Alquimia Músicas do novo milênio e nova consciência musical. Assobio 49 O universo dos sons e da música, com improvisações, curiosidades e desafios. Áudio Papo Conversas recheadas de clássicos do rock, costurando conteúdos inteligentes com diversão e entretenimento. Biblioteca Sonora Livros e escritores com base na produção universitária, pluralista e multidisciplinar. Blues Power História do Blues e os artistas de todo o mundo. Cinema Falado Estreias do cinema, DVDs, mostras e eventos sobre a cultura cinematográfica. Clip Informática Informática e o mundo da tecnologia, enfocando os principais lançamentos, internet, análises de software e eventos. Descubra as Diferenças Programa de debates produzido e veiculado pela Rádio Europa de Lisboa, Portugal. Discofonia Música de língua portuguesa com seleção da Rádio Europa Lisboa. É o Bicho Informações pela qualidade de vida de seu pet. Empório Musical MPB com enfoque para marchinhas e sambas carnavalescos. Esporte Acontece Várias modalidades esportivas, na visão de convidados especiais. Grandes Mulheres Destaca o universo feminino nas mais diversas atividades profissionais. Jazz Caravan Viagem bem humorada pelas trilhas do Jazz. Johnny B Rock Aborda as linguagens do rock, os grandes grupos e discos que marcaram época. Madrugada USP Painel musical que mescla o maior número possível de nuances musicais. Memória Importantes registros sonoros da história. MPB Especiais Um verdadeiro garimpo na MPB de todas as épocas. Mundo da Comunicação Informações do mundo da mídia, da comunicação, da propaganda e do marketing.

Música de Câmara Obras, autores e intérpretes da música erudita. No Ar, Agência USP de Notícias Resumos das principais notícias sobre as pesquisas desenvolvidas na USP. Nonstop Music Espaço musical dancing sobre os anos 70, 80 e 90. O Samba Pede Passagem Focaliza o rítmo brasileiro em todas as suas vertentes. Olhar Brasileiro Produção de compositores e cantores da MPB. Paisagem Registros sonoros do acervo do Centro de Documentação Musical Contemporânea Que tal Seu Português? Análises e comentários sobre o uso cotidiano da língua portuguesa. Rádio Base, Urgente! Espaço da música alternativa com interação pela web. Rádio Matraca Premiado programa de humor, música e informação que nasceu nos shows do grupo Língua de Trapo. Rádio Pipoca Histórias da mitologia universal, adaptadas à linguagem da rádio. Rock Brazuca Cenário do rock brasileiro em todas as épocas. Sala de Leitura Aborda a produção editorial universitária e as questões relacionadas ao livro. Saúde Feminina Boletins objetivos e descontraídos e que abordam tópicos relevantes para o bem estar biopsicosocial da mulher moderna. Sobre Rodas Clip diário sobre o universo dos veículos automotores e a direção segura. Som da USP O melhor da MPB, sucessos do passado e lançamentos. Tambor Os sons e a sensibilidade oriunda da música negra. Toque outra vez Seleção de músicas escolhidas pelo ouvinte. Trilha Profissional Informações sobre carreira, empreendedorismo, sustentabilidade nos negócios e comportamento. Universidade 93,7 Assuntos de interesse público: saúde, educação, segurança, habitação e esportes.

USP Especiais Documentário sonoro dos grandes nomes da música. USP Notícias Noticiário voltado às atividades da Universidade de São Paulo. Via Sampa Agenda com a programação cultural da cidade. Vira e Mexe Bate-papo descontraído e seleções musicais com novos e antigos personagens do mundo do forró. Visita VIP Numa entrevista descontraída, os convidados revelam curiosidades do mundo da música. Você Sabia? Discussão sobre os termos e conceitos atuais utilizados pela mídia.

GRADE DE PROGRAMAS Programa

Dia

Horário

Alquimia

sáb. e dom.

21h às 2hh

Assobio 49

1o dom. do mês Reprise: 3o dom.

8h30 8h30

Audio Papo

sextas Reprise: sáb.

20h30 às 22h 10h às 11h

Biblioteca Sonora

sábados

16h às 17h

Blues Power

sábados

22h às 23h

Descubra as diferenças

segunda

6h às 7h

Discofonia

domingo

6h às 7h

Empório Musical

domingo

9h às 10h

Esporte Acontece

segunda

21h

Som da USP

domingos

14h às 15h

Jazz Caravan

domingos

20h às 21h

Johnny B Rock

quartas

21h às 22h

Madrugada USP

seg. a dom.

00h às 6h

Memória

sábados

9h às 10h

MPB Especiais

domingo

18h às 19h

Música de Câmara

sábados

8h às 9h

Nonstop Music

seg. a sexta sáb. e dom. Reprise

20h 19h 23h

O Samba Pede Passagem

sáb. e dom.

12h às 14h

Olhar Brasileiro

domingo

10h

Paisagem

1o dom. do mês

7h às 18h

Som da USP

quintas

21h

Rádio Matraca

sábados

17h às 18h

Rádio Base, Urgente!

sábados

14h às 15h

Rádio Show Classic

domingos

16h às 18h

Rádio Show History

terças

21h às 22h

Rock Brazuca

sábados

15h às 16h

Toque outra vez

sábados

18h às 19h

Trilha Profissional

terças

8h às 9h

Trilhas e Rolos

sábados

8h às 9h

Universidade 93,7

domingos

11h30 às 12h

USP Especiais

sábados

20h às 21h

USP Notícias

diário

1a Ed. 7 às 9h 2a Ed. 17 às 19h

Via Sampa

seg. a sexta

12h às 13h

Vira e Mexe

sábados

11h às 12h

Visita VIP

seg. a sexta

13h às 14h




sexo

45%

Homens Mulheres

55%

classe 9%

33%

AB C DE

58%

idade 33%

11%

// perfil

31%

25%

10 a 24 25 a 39 40 a 49 50 +

Processo para liberação de canal de radiodifusão sonora em freqüência modulada e edu. Está em curso a solicitação ao Ministério das Comunicações o pedido de outorga de canais em Freqüência Modulada - Educativa, nas seguintes regiões do Estado de São Paulo: cidade de Piratininga - atenderá a região de Bauru e proximidades, o da cidade de Guaratinguetá, o da cidade de Brotas que atenderá a região de São Carlos e região de Pirassununga e cidades irmãs. Todas essas emissoras terão um raio de alcance em toda a cidade e de 25 a 50 km, em média, nas regiões vizinhas.


> Apresentação > Números USP > Rádio USP > Perfil da Rádio USP > Comercialização

//perfil

MÍDIAS UNIVERSITÁRIAS // ELETRÔNICAS Universidade de São Paulo

A Rede USP de Rádio é composta por duas emissoras, 93,7 MHz São Paulo e 107,9 MHz Ribeirão Preto, que possibilitam em São Paulo, Grande São Paulo e Interior um raio de cobertura de aproximadamente 120km de alcance em todas as direções na capital e, em um raio de 100km, em toda região de Ribeirão Preto e vizinhanças. Sua audiência atual é de aproximadamente 8.115 ouvintes por minuto, com picos de 10.000, chegando até 12.000 em audiência segmentada na capital, e de 6.894, com picos de 8.000, chegando a 10.000 ouvintes por minuto em Ribeirão Preto. Este fato torna a rádio um potencial para comercial. A Rede USP de Rádio está direcionada para as classes A+, A, B+, B, C+, C, decisores, com alto nível de cultura e poder de compra privilegiado, além de D e E, cultos e apreciadores de conteúdo de qualidade em música, informação e notícias. A alta qualificação da programação e do ouvinte da Rede USP de Rádio é sem dúvida o seu principal diferencial.

a comunicação que transforma Universidade de São Paulo

11


São Paulo USP FM 93,7 ROTATIVO Segunda - Domingo Período

Valor (em R$)

06 às 19h 20 às 24h 24 às 06h

900,00 590,00 410,00

//comercialização

Custo unitário para comercial gravado de 30”

Ribeirão Preto USP FM 107,9 ROTATIVO Segunda - Domingo Período

Valor (em R$)

06 às 19h 20 às 24h 24 às 06h

180,00 120,00 80,00

Custo unitário para comercial gravado de 30”

Condições Gerais

1. A Rádio USP FM se julga no direito de não irradiar comerciais cujos textos tenham sentindo confuso ou não estejam no padrão exigido pela emissora. 2. Determinação de horário acréscimo de 50% sobre o custo rotativo. 3. A Emissora pode recusar comercais de produtos,marcas e serviços considerados inadequados pelo Código de Defesa do Consumidor, ou ainda, que não esteja dentro de sua programação. 4. Todo cancelamento deverá ser feito por escrito,com 30 dias de antecedência. 5. Prazo de pagamento 15 dias fora o mês de veiculação. 6. Material utilizado: CD ou MP3.Os materiais ficarão à disposição das agências até 30 dias após a veiculação. Caso não sejam retirados neste prazo serão inutilizados. Conversões 60” 45” 15” 10” 0,5”

1.9 do custo de 30” 1.5 do custo de 30” 0.8 do custo de 30” 0.5 do custo de 30” custo de por três

comercialização PubliSC & Associados Rua Bento de Andrade 677 04503-011 - São Paulo/SP Tel/Fax: 11 2609-4221 / 11 9490-9630 E-mail: sergio.publisc@gmail.com


> Apresentação > Números USP > Rádio USP > Perfil da Rádio USP > Comercialização

//comercialização

MÍDIAS UNIVERSITÁRIAS // USP Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo por se tratar de um órgão público e gozar de respeitabilidade e tradição em qualidade de ensino e pesquisa, possui alguns critérios de comercialização. A finalidade é preservar a qualidade da linha editorial das mídias universitárias.

Nossas regras de preservação da qualidade dos intervalos comerciais impedem a exibição de: •

Mensagens que exibam, ou estimulem o apelo erótico, a intolerância, o preconceito, o constrangimento público e a violência.

Mensagem de bebidas alcoólicas, drogas, agrotóxicos, armas e cigarros.

Mensagens de qualquer produto que não tenha registro e aprovação nos órgãos públicos municipais, estaduais e federais e remédios que necessitem de receita médica.

Mensagens comerciais voltadas às crianças que tenham apelo explícito de pedidos aos pais para que comprem determinado produto.

a comunicação que transforma Universidade de São Paulo

13


Universidade de São Paulo Reitor João Grandino Rodas Vice-Reitor Hélio Nogueira da Cruz Pró-Reitora de Graduação Telma Maria Tenório Zorn Pró-Reitor de Pós-Graduação Vahan Agopyan Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária Maria Arminda do Nascimento Arruda Pró-Reitor de Pesquisa Marco Antonio Zago

Coordenadoria de Comunicação Social Respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Comunicação Social Alberto Carlos Amadio Divisão de Mídias Impressas Marcello Chami Rollemberg Divisão de Informação, Documentação e Serviços On-line Marcia Blasques Divisão de Radiodifusão Diretor de Rede Lupercio Tomaz Diretor da Rádio USP FM Celso dos Santos Filho Divisão de Mídias Audiovisuais Pedro Ortiz

Catálogo Rádio usp FM Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade Lupercio Tomaz Equipe Cristiane Pradella Teixeira Ivanir Ferreira de Souza Verônica Barbosa Lopes Thais Helena dos Santos Produção de Textos Ivanir Ferreira de Souza Produção Visual Thais Helena dos Santos

Equipe Rádio usp fm

Ribeirão Preto

Diretor de Rede Lupercio Tomaz

Diretora Técnica de Serviços Rosemeire Soares Talamone

Diretor Celso dos Santos Filho

Analista de Comunicacão Social Luís Ribeiro

Diretora de Programação Silvana Pires

Jornalista Rita Stella

Diretor de Jornalismo Paulo Capuzzo

Locutora Mel Vieira

Programação Musical Ricardo Sanchez Alexandre Lima

Operador Mariovaldo Avelino

Discoteca Mary Mitiko Miyazato

Secretária Sandra Melo

Internet Rita de Cássia C. Castro Comunicação e Promoção Ivete Fortunato Evanize Alves Locutores Annete Moreira Cleide Fozzer Mário Jr. Rocha Jr. Jornalistas Fabio Rubira Heloísa Oléa Granito José Carlos de Moraes Maurício Calil Marcia Furtado Avanza Sandra Capomaccio Simone Lemos Coordenador de Operações Sebastião Luiz Pereira Marciano Operador/Locutor Aparecido Tavares da Cruz Operadores Benevaldo Ribeiro de Souza Juarez Molinari Dagoberto Alves José Severino Ferreira Filho Luiz Antônio Emygdio Fontana Márcio Gali Ortiz

av. prof. luciano gualberto, travessa j, 374 - 1o andar cidade universitária são paulo . sp . brasil 05508-010 tel.: 55 11 3091-4423


Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa J, no 374 Cidade Universitรกria - Sรฃo Paulo/SP - Brasil - 05508-900

Radio USP FM  

Presentation of USP Radio from Sao Paulo University.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you