Issuu on Google+

GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive

PLACA GALILEO

Fig.01: fonte http://www.embarcados.com.br/intel-galileo/

Para o desenvolvimento deste 1º modulo vamos considerar apenas os itens 17; 1;4; 8 e 13 da Fig.01.

1. Para que sua placa possa funcionar, voce deve alimenta-la com 5V. Ou seja,devemos antes de conecta-la a porta USB do PC, alimenta-la atraves da fonte que acompanha a sua placa Galileo (item 17). 2. Após alimenta-la pode conecta-la atraves da porta USB –Client ao seu PC (item4). 3. Itens 8 e 13: constitue a interface Arduino que será descrita mais adiante. 4. O item 1 da figura corresponde a entrada de cabo de Ethernet


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive

Orientação para Windows: Baixando o software e drive 

Para que o drive possa ser instalado e o seu PC reconheça a placa Galileo, voce deve baixar o software da placa Galileo disponivel no link; https://communities.intel.com/docs/DOC22226 .

Baixe o arquivo e descompacte-o na raiz C do seu PC

Em C deverá constar a pasta arduino 1.5.3 que contem o drive e a IDE do Arduino adaptada para uso com o Galileo

Para o funcionamento adequado deste software -> Versão 1.5.3 <- (Intel Galileo Arduino SW 1.5.3 on Windows) devemos alterar o idioma do windows, para esta versão o sistema só opera com a linguegem ingles –EUA . Este bug deverá ser concertado para a proxima versão 1.5.4.

Mudando o idioma da versão Windows->

Abra <painel de controle> em seguida clique em <idioma ou linguagem>

Fig.01: Painel de contole Clicando em idioma ou linguagem e em seguida <adicionar idioma> (Fig.02)


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive

Fig.02: Adicionando a linguagem

Selecione a linguagem (Ingles – EUA)

Fig.03: Selecionando a linguagem

Se apesar deste procedimento seu PC continua na linguagem anterior, voce deverá baixar o pacote de idiomas no site da microsoft < http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/addlanguage-keyboard > e após a alteração reinicie a máquina.

Localização da pasta arduino1.5.3 no seu PC


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive

Abra a pasta arduino 1.5.3 que deve ser descompactada no diretório C voce terá a seguinte pasta

Fig.04: Pasta descompactada em C

Certifique-se que a pasta a pasta arduino 1.5.3 encontra-se no diretório C, caso contrario recorte e cole a pasta <arduino1.5.3> no diretório C.

Fig.05: recortando a pasta arduino1.5.3 e colando no diretorio C


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive

Fig.06: colando a pasta arduino 1.5.3 no diretório C

No diretório C deve estar a pasta <arduino 1.5.3>

Fig.07: pasta <arduino1.5.3> no diretório C


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive Clique nesta pasta e verifique os arquivos disponiveis. A pasta <hardware> contem os arquivos necessários para instalar o drive galileo no seu PC.

Fig.08: arquivos e pastas disponiveis em arduino 1.5.3: Pasta 1; localize oas pastas <hardware> para a instalação do drive ; numero 2 arquivo executável para programar o Galileo.

Instalando o drive Galileo

Fig.09: fonte http://www.embarcados.com.br/intel-galileo/


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive Ao conectar a placa na porta USB o sistema deve instalar automaticamente o drive da placa, caso voce tenha alterado o idioma para Ingles -> EUA. No entanto , as vezes voce terá que indicar o caminho, ou seja , a pasta onde se encontra os drives do Galileo.

Para isso clique no link http://labduino.blogspot.com.br/2011/11/instalacao-de-drive-paraplaca-arduino.html e veja a apresentação disponível. Para esta apresentaçao a instalação é referente ao drive para o arduino Uno , que segue o mesmo padrão para a placa Galileo. A diferença é o local da pasta onde se encontra o drive, que neste caso será:

Fig.10 local da pasta para a instalaçao do drive galileo

Algumas vezes o Windows não reconhece o dispositivo, então abra o gerenciador de dispositivos e verifique em < Ports (COM&LPT) >se existe alguma porta do tipo <“ Gadget V2.4 Serial”>. Clique com o direito do mouse nesta porta e instale o drive com o caminho indicado na figura 10.


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive Após este procedimento voce poderá visualizar no gerenciador de dispositivo que o drive já foi instalado

Fig.11: Drive instalado

Abrindo a IDE Arduino para o Galileo Com o drive instalado basta voce clicar no diretório C na pasta <Arduino 1.5.3> e clicar no arquivo executável <arduino>

Fig.11: Exceutando o Arduino


GALILEO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ROBÓTICA Modulo 1 -> Primeiros passos: Conhecendo a placa, instalando drive Ao executar clique em <Tools> e em <Serial Port> e selecione a porta que será utilizada. Se surgir uma relação contendo varias portas, em geral selecionamos a de menor numero.

Fig.12: Selecionando a COM Verifique em <Board> se a placa galileo se encontra habilitada

Fig.13: verificando a placa galileo.

Pronto agora podemos começar a programar a nossa placa !!


Tutorial1 modulo1 primeirospassos