Economia na cadeia Produtiva

Page 114

ras do livro por todo o país, procurando destacar a literatura e os demais aspectos da cultura dos grupos indígenas. Além disso, existem 12 salões do livro, com destaque para o Salão Internacional de Quebec. A distribuição de livros no varejo é feita essencialmente pelas livrarias independentes (45% das vendas em 2002, contra 38% das grandes superfícies). Existem inúmeras iniciativas que merecem citação. Por exemplo, em 2002 cerca de 350 empresas reuniram-se a convite do governo para criar estratégias conjuntas de atuação, daí resultando a criação da Book Net Canada, organização para viabilizar o aprimoramento da indústria do livro. Além disso, o desenvolvimento do profissional do livro é uma preocupação permanente. Para tanto, são realizados cursos e workshops de verão.

3.2.4.4. Alemanha As vendas de livros alemãs são pouco expressivas se medidas pelo número de exemplares apenas 480 milhões, 3% do total, menos de 1/5 das vendas norte- americanas e apenas 15% a mais do que as francesas. Porém, quando se utiliza o critério do valor das vendas a Alemanha passa a controlar 10% do total, vendendo mais do que todos os livros em língua chinesa, tanto quanto França, Itália e Rússia somadas e oito vezes mais do que o Brasil. Juntamente com os belgas, são os livros mais caros do mundo em termos absolutos (US$ 17 em média) e tão caros quanto os brasileiros em termos relativos em ambos os países a renda per capita poderia comprar pouco menos de 1.500 livros ao ano, em média. A Alemanha ainda centraliza um mundo de cultura alemã, que inclui a Áustria, parte da Suíça e a população culta de toda a Europa Central entre o Reno e as estepes russas. Uma característica do capitalismo organizado que pauta a vida econômica germânica é a busca do consenso entre as firmas orga114


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.