
11 minute read
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Viv Ncia 06
Objetivos
Advertisement
Estimular a visão empreendedora, promovendo a geração de ideias que possam ser transformadas em negócio, levando o aluno a um protagonismo social.
Estratégias metodológicas
Este encontro é dedicado às atividades de "chuva de ideias".
Construa o conceito de BRAINSTORMING (ou chuva de ideias) com as crianças. Pergunte:
Alguém já ouviu este termo?
Alguém sabe o que significa?
Valorize o conceito de imaginação junto às crianças. Cite exemplos do quanto as crianças são imaginativas e criativas.
Resgate com as crianças o momento da roda de conversa que elas realizaram com a família.
Divida a turma em equipes de 4 a 6 participantes. Apresente o cartaz com uma lâmpada grande desenhada e solicite que as crianças realizem o preenchimento do mesmo aleatoriamente, respondendo a pergunta: Que ideia de negócio você tem?
Incentive a turma a pensar sobre coisas novas, coisas super diferentes, novas ideias. A infância é uma fase da vida onde a imaginação está muito presente.
As crianças gostam muito de pensar em coisas diferentes. Vamos aproveitar essa competência e ampliá-las. Torne esse momento encantador para todos. Não deve existir julgamento, quanto mais diferente for a ideia, melhor!
Indague as crianças sobre os desafios que a humanidade vivencia. Faça perguntas instigantes e desafiadoras.
Em seguida as crianças deverão escrever as ideias que elas pensaram sobre o seu negócio ou produto. Página 21.
Após a realização da vivência, organize um tempo para o compartilhamento, encorajando as crianças a apresentarem as suas ideias. Reforce a questão que não existe certo ou errado, ideia possível ou ideia impossível e que o importante é a geração de ideias.
Para concluir, pergunte: O que vocês acharam de mais interessante na atividade de hoje?
Recursos e materiais a serem utilizados: livro.
Ambiente: sala de aula.
Proposta de Desafio: chuva de ideias. Página 21.
Material de Apoio: Brainstorming www.youtube.com/watch?v=OLOaBqffexc
Providências para a próxima aula: Cartolinas brancas ou folhas de papel madeira, desenhe uma árvore similar à da página 24 em tamanho grande para cada grupo.
Comunicação com a família
Sugestão para casa: Na página de anotações do seu livro, realize combinações de duas palavras aleatórias, de modo que o resultado dessas combinações sejam palavras compreensíveis.
Sugestão de Interação na plataforma:
Poste uma foto de algo que você considera uma combinação. Curta e comente as postagens dos seus amigos.
Competências e Habilidades
Engajamento com os outros/Pensamento científico, crítico e criativo/ Julgamento e tomada de decisão/Resolução de problemas.
Viv Ncia 07
Objetivos
Estimular a visão empreendedora, promovendo a geração de ideias que possam ser transformadas em negócio, levando o aluno a um protagonismo social.
Estratégias metodológicas
Este encontro será dedicado à construção da árvore de ideias. Converse com as crianças sobre o conceito de COMBINAÇÃO e o conceito de CRIATIVIDADE. Peça para as crianças falarem as novas palavras que elas conseguiram formar em casa e divirtam-se com as mesmas.
Na sequência incentive as crianças a olharem com atenção o mundo ao seu redor e as pessoas de forma geral. Solicite que cada criança individualmente escreva alguns problemas sociais que elas enxergam, levando em consideração diversas perspectivas para abordar um problema, pensando no bem estar das pessoas e no futuro da vida no Planeta. Questione com os alunos como eles chegaram a abordagem desses problemas.
A atividade da página 23 deverá ser realizada individualmente. Em seguida, divida a turma em grupos para dar início a vivência da Árvore de Ideias, pág 24. Cada grupo deve discutir a atividade individual e escolher um único problema para resolver.
Entregue a cartolina ou folha de papel madeira com uma árvore desenhada similar a árvore da pág 24 em tamanho grande para cada grupo. Oriente as crianças que após elegerem um problema comecem a analisar as possíveis causas do PROBLEMA, adotando o método dos 5 por quês. Por exemplo, se o problema for a fome, então pergunte por que existe a fome, os alunos deverão dar pelo menos cinco respostas diferentes, elas deverão ser escritas nas raízes da árvore.
Estimule as crianças a criarem vários caminhos possíveis para a solução do problema. Que ideias podem ter para resolver as causas?
Circule pelos grupos e observe se as crianças estão discutindo e elaborando coletivamente a árvore de ideias.
Alguns problemas que podem ser trazidos pelas crianças:
Escassez de recursos naturais; fome; extinção de espécies animais e vegetais; contaminação da água, solo e ar; fuxos migratórios da população; trânsito.
Para finalizar a vivência cada grupo vai apresentar a sua árvore de ideias.
Recursos e materiais a serem utilizados: Livro, folhas de papel madeira ou cartolina.
Ambiente: sala de aula.
Proposta de Desafio:
Vamos combinar – página 23.
Árvore de Ideias- página 24.
Material de Apoio: Murilo Gun Criatividade e Combinatividade youtu.be/yU9eMHy4sh0
Providências para a próxima aula: Solicite que tragam na próxima aula panfletos de supermercados.
Comunicação com a família
Sugestão para casa: Faça uma pesquisa sobre os tipos de negócios que existem na sua cidade. O que faz sucesso? Comece a pensar numa ideia que você irá transformar em negócio, reflita para quem esse negócio será direcionado? Quem vai comprar o seu produto? Por quanto você vai vender? Quanto você vai gastar? Como você vai divulgar seu produto? você terá parceiro (sócio)?
Dicas complementares
Leitura para família e escola:
Forbes: As empresas mais inovadoras do Brasil (2020/2021): forbes.com.br/listas/2021/01/as-empresas-mais-inovadoras-do-br asil-2/
Sugestão de Interação na plataforma
Compartilhe o momento da atividade da árvore de ideias. Compartilhe sua pesquisa sobre os negócios da sua cidade e ajude a divulgar uma ideia legal. Curta e comente as postagens dos seus amigos.
Competências e Habilidades
Engajamento com os outros/Pensamento científico, crítico e criativo /Julgamento e tomada de decisão/Liderança/ Colaboração.
Viv Ncia 08
Objetivos
Estimular a visão empreendedora, promovendo a geração de ideias que possam ser transformadas em negócio, levando o aluno a um protagonismo social.
Estratégias metodológicas
Este encontro será dedicado à elaboração do Plano de Negócio. Faça esta pergunta:
O que é um Plano de Negócio? Abra o debate.
Este é o momento de mostrar a importância de se planejar bem para se ter sucesso na realização dos nossos sonhos.
Este vídeo é muito interessante para as crianças terem a noção que todo negócio, grande ou pequeno, merece ser pensado, investido e que os detalhes fazem a diferença.
Pipoqueiro Valdir: www.youtube.com/watch?v=vsAJHv11GLc&t=55s
Ao longo de todo o processo, a atenção às dúvidas das crianças com relação ao desenvolvimento do Plano de Ação e ao Plano de Negócios é fundamental para que elas consigam realizá-lo com propriedade, prazer e envolvimento.
Reforce com as crianças a concepção de que o planejamento da ação encurta o caminho para chegar a concretização da ideia.
Converse com as crianças sobre os elementos que compõem um Plano de Negócio. Pergunte: quem serão seus clientes? Como elas irão divulgar a empresa? Quem serão seus parceiros? Quanto elas gastarão para colocar o negócio em andamento? Qual será o preço de venda? Qual será o lucro do seu negócio?
Após essa rodada de perguntas, as crianças irão elaborar o Plano de Negócio (página 25).
Explicação para atividade de casa: Plano de ação, página 26. Oriente a criança a estabelecer conexão entre as ações do seu Plano de Ação e o seu Plano de Negócio.
Apresente um exemplo prático e contextualizado de um Plano de Ação:
--
O que? – O que deve ser feito?
Quem?- Quem vai fazer?
Quando? – Quando será feito?
Prioridade? – Qual o nível de prioridade: Urgente – Importante – Quando puder.
Recursos e materiais a serem utilizados: Livro, vídeo, aplicativo, exemplo de um Plano de Ação e de um Plano de negócio.
Ambiente: sala de aula.
Proposta de Desafio: plano de negócio da página 25.
Comunicação com a família
Sugestão para casa: Agora é hora de fazer o Plano de Ação na página 26. Pense em todas as providências necessárias para seu projeto se realizar com sucesso. A plataforma da Eduqhub vai te ajudar a gerenciar esse projeto.
Durante a semana observe as compras feitas pela sua família, focando o olhar nos preços cobrados e reflita sobre quais elementos estão embutidos nos preços. Faça algumas perguntas sobre o produto:
Quanto deve ter sido gasto na operação total para colocá-lo na prateleira da loja? Como o produto foi divulgado? Qual será o lucro que o empreendedor tem em cada produto?
Sugestão de Interação na plataforma:
-
Em Projeto de Vida, crie um projeto com o nome do seu negócio e dentro adicione as tarefas do seu plano de ação da página 26. Curta e comente as postagens dos seus amigos.
Competências e Habilidades
Autoconhecimento/Aprendizado pela experiência/Cultura digital/ Pensamento científico, crítico e criativo/Julgamento e tomada de decisão/Adaptação e flexibilidade.
Objetivos
Estimular a visão empreendedora, promovendo a geração de ideias que possam ser transformadas em negócio, levando o aluno a um protagonismo social.
Estratégias metodológicas
Este encontro é dedicado às atividades de precificação de produtos. Para essa vivência as crianças precisarão compreender o conceito de markup. Então, apresente para elas a tradução de markup que é “taxa de marcação”, ou seja, um termo que indica quanto do preço do produto está acima de seu custo de produção e distribuição.
Inicie o encontro conversando com as crianças sobre o conceito de Precificação. Realize inferências com relação a análise que a criança fez em casa sobre alguns produtos.
Explique para as crianças que o markuptrata-se de um método de precificação com base no custo, que acaba sendo muito utilizado pela praticidade do cálculo na hora da venda.
Apresente alguns elementos importantes para compor o markupde um produto:
Despesas fixas: são todos os gastos que não estão agrupados diretamente ao custo do produto. É o caso das despesas financeiras, das despesas administrativas, despesas comerciais etc. Exemplo: O aluguel do escritório.
Despesas variáveis: são aquelas que acontecem juntamente com a realização da venda. As mais comuns são os impostos sobre vendas e as comissões de vendas pagas para vendedores.
Margem de lucro: é a parcela desejada que se espera de lucro sobre o preço unitário. Sua empresa pode adotar uma margem de lucro igual para todos os produtos, ou uma margem para cada produto a depender da estratégia adotada. O mais interessante é adotar uma margem para cada produto, pois isso torna os negócios mais flexíveis, e pode conferir maior competitividade a alguns produtos.
Custo direto: é o valor despendido para a aquisição ou produção de um produto. Exemplo, quanto foi gasto com ingredientes e embalagem para o brownie ficar pronto para venda. Tem o custo da pessoa que fez, tem gás, não é só farinha e açúcar.
Distribua os panfletos para a turma. Realize algumas simulações de precificação com elas, a partir dos produtos que estão nos panfletos.
Convide as crianças a começarem as atividades da página 28 e 29 já pensando no produto que elas irão vender. A atividade deverá ser finalizada em casa com a família, pois necessita de pesquisa. Por quanto vou vender?
Qual será o meu lucro?
As crianças que assim desejarem, poderão apresentar para o grupo suas ideias sobre o que é markup.
Recursos e materiais a serem utilizados: livro, vídeo, panfletos de supermercados com mercadorias e preços.
Ambiente: sala de aula.
Proposta de Desafio: precificação do seu produto. Páginas 28 e 29.
Material de Apoio: O Valor das Coisas | Marcos Piangers https://youtu.be/RYXeE0sGQlo
Comunicação com a família
Sugestão para casa: Finalize em casa as atividades da página 28 e 29 pesquisando com a ajuda da família os preços dos recursos do seu produto ou serviço.
A diversão para casa da página 30 será realizada após o projeto 3: Startup Kids.
Dicas complementares Leitura para família, crianças e escola: Dinheiro Compra Tudo?
Educação Financeira Para Crianças – 2016. Cássia D' Aquino (Autora).
Sugestão de Interação na plataforma:
Compartilhe no parquinho o que você aprendeu sobre custo de produto. Curta e comente as postagens dos seus amigos.
Competências e Habilidades
Autoconhecimento/Aprendizado pela experiência/Cultura digital /Julgamento e tomada de decisão Adaptação e flexibilidade/ Resolução de problemas.
Objetivos
Estimular a visão empreendedora, promovendo a geração de ideias que possam ser transformadas em negócio, levando o aluno a um protagonismo social.
Estratégias metodológicas
Este encontro é dedicado à construção do PITCH de vendas. Hoje é dia de vender ideias! O momento no qual as crianças irão apresentar o plano de negócio, falando em poucos minutos suas ideias.
Oriente as crianças a construírem uma narrativa sobre o seu negócio para em seguida selecionar os pontos principais para elaboração do PITCH de vendas.
Faça com que a criança parta do entendimento de qual é a contribuição do seu negócio para as pessoas e qual o impacto que o seu negócio provocará no ambiente.
Leve a criança a refletir sobre a escolha do seu negócio e a articulação entre a sua escolha e os seus valores e atitudes.
Assista o vídeo abaixo com as crianças:
3 DICAS PARA FAZER UM PITCH MATADOR – PEDRO WAENGERTNER https://youtu.be/ppc6dwJNCh8
Após a apresentação do vídeo e antes da apresentação dos PITCHS, realize um rapport com as crianças, preparando-as. Fale sobre a importância de desenvolver a habilidade de falar em público com objetividade.
Hora do treino. Desafie-as a convencerem as pessoas que sua ideia é boa porque resolve determinado problema, destacando os diferenciais.
Ouça as crianças, aproveite o momento para que elas exponham seus anseios e superações de falar em público. Seguindo o roteiro do Pitch, cada criança deverá ir a frente explicar sua ideia para a turma.
Recursos e materiais a serem utilizados: livro.
Ambiente: sala de aula.
Proposta de Desafio: fazer um PITCH de vendas, página 31.
Material de Apoio: como elaborar um pitch (quase) perfeito: endeavor.org.br/dinheiro/como-elabora r-um-pitch-quase-perfeito/?gclid=EAIaI
Comunicação com a família
Sugestão para casa:
Reúna a família para ouvir o Pitch da criança, pág 31. Estamos entrando no módulo "Investigação Científica" e temos diversão para casa. A família deverá contar uma parte de uma história desconhecida para a criança. Depois deverá solicitar que a criança, fazendo uso da imaginação, apresente ideias para a segunda metade da história. Veja a página 33.
Dicas complementares www.canva.com
Para criar uma logomarca para a mini empresa: Aplicativo Canva.
Sugestão de Interação na plataforma:
Grave seu pitch e compartilhe no parquinho. Acompanhe as tarefas do seu projeto.
Curta e comente as postagens dos seus amigos.
Competências e Habilidades
Autoconhecimento/ Inteligência emocional/Pensamento científico, crítico e criativo/Cultura digital /Julgamento e tomada de decisão.
Conhe A O Terceiro Projeto
DA FASE MINI EMPREENDEDOR:
Foi uma chuva de ideias. As crianças fizeram plano de negócio, plano de ação, durante os últimos meses elas vivenciaram a experiência de criar, contar histórias, resolver problemas e ser um mini investigador. Agora, todas elas poderão viver a experiência de criar um negócio do zero e apresentar seu produto ou serviço.
O evento será o fechamento do módulo: Criatividade e Inovação Investigação Científica Tecnologia e Robótica
-
Qual a importância de trabalhar isso na infância?
A educação orientada para projetos e o aprendizado pela experiência desperta a vontade de aprender mais, além de desenvolver habilidades fundamentais para o século XXI, independente da profissão, como:
----
De que forma pode ser aplicada?
Individualmente ou em grupo, os projetos serão apresentados num evento em formato de feira de negócios realizado pela escola. Sugestão: As crianças poderão vender seus produtos durante o evento.
Estratégias metodológicas
Este encontro é dedicado à realização do evento Startup Kids. As vivências trabalhadas pelas crianças durante o Programa Mini Empreendedor deram suporte para as crianças montarem a sua startup e realizar as vendas dos seus produtos na feirinha.
As crianças se organizarão para vender os seus produtos na feirinha que deverá ser realizada pela escola.
A comunicação com a família nas semanas que antecedem a feirinha é fundamental para que tenha muito engajamento.
Sugerimos que você realize um encontro virtual ou presencial com as famílias das crianças para explicar e elucidar as principais dúvidas.
Recursos e materiais a serem utilizados:
Mesas ou bancadas para cada grupo de crianças, cartazes, folders. Ambiente: escolhido pela escola para montar a feirinha.
Material de Apoio: Check-list Startup Kids
Avaliação do evento: Avaliação Startup Kids