Jornal Maracaju Hoje | Edição N° 887

Page 1

www.jornalmaracajuhoje.com.br Ano XXI - Nº 887

MARACAJU - MS, 8 A 14 de agosto DE 2018

R$ 1,50

ELEIÇÃO 2018

Eleitor terá seis opções de escolha para governador; para presidente, são 13 candidatos!

O eleitor de Mato Grosso do Sul terá de escolher entre seis candidatos ao Governo do Estado na eleição de outubro vindouro. Para a Presidência da República o leque é ainda maior, já que 11 homens e duas mulheres registraram seus nomes como postulantes à cadeira ocupada atualmente pelo presidente Michel Temer. Para concorrer ao Senado da República, os partidos e coligações registraram 11 nomes, sendo que oito deles estão nas coligações dos seis candidatos a governador e três são candidatos avulsos. Página 3

UNIÃO DE ESFORÇOS

Exemplo no transporte escolar, DAE apresenta balanço em reunião na Câmara

SOLIDARIEDADE

Página 4

No Rancho do Tio Léo, Feijoada Beneficente do Jota Menon reúne mais de 400 pessoas

Página 2B


Página 2

8 a 14 de agosto de 2018

MARACAJU HOJE

EDITORIAL

Eleição indefinida Embora haja uma euforia natural nos comandantes da campanha eleitoral do governador Reinaldo Azambuja que tenta a reeleição pelo PSDB, a grande verdade é que a eleição deste ano promete ser a mais renhida disputa dos últimos anos, apesar da momentânea saída de cena do ex-governador André Puccinelli, do MDB, que se encontra encarcerado e com dificuldades para obter um habeas corpus. É claro que o tucanato vai alardear sempre que, apoiado por mais de uma dezena de

partidos, pretende liquidar a eleição ainda no primeiro turno. E é lógico que os pedetistas, amparados em pesquisas que sempre apontam o nome do juiz aposentado Odilon de Oliveira bem posicionado, falarão que tencionam vencer o embate também em único escrutínio. No entanto, a verdade verdadeira é outra. Pela primeira vez, desde a primeira eleição realizada no Estado, a de 1978 que elegeu a primeira bancada parlamentar do Mato Grosso do Sul, o pleito eleitoral acontecerá com a

apresentação de pelo menos cinco candidatos a governador, senão em condições de vencer o pleito, ao menos com real potencial de votos. Além do governador do Estado, figura política sempre forte por contar com a máquina que sempre atrai apoios de primeira e de última hora, e do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, sempre lembrado como paladino e um ser quase extraplanetário, é bom se respeitar as candidaturas da senadora Simone Tebet, do MDB, de Humberto Amaducci, do PT, e do ex-vereador campo-

Politicando - Jota Menon vjotamenon@gmail.com

-grandense, o engenheiro Marcelo Bluma, do PV. A senadora Simone Tebet chega como substitua natural do ex-governador André Puccinelli, de quem foi vice no último mandato. Vai para a disputa tendo como principal currículo o fato de ser filha do falecido ex-senador Ramez Tebet, que presidiu o Senado Federal e cuja memória jamais foi enlameada por acusações de atos ilícitos. Não tem nada a perder, pois, caso não vença a disputa, terá pela frente mais quatro anos de mandato no Senado Federal.

(PSB), candidato a suplente de senador na chapa de Marcelo Miglioli (PSDB) que disputa o Senado.

NELSINHO COM REINALDO

SAIU FORA

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) simplesmente desistiu de concorrer à reeleição ao ver o “chapão” montado pela cúpula tucano para acomodar deputados candidatos à reeleição e candidatos tido como donos de bom potencial de votos.

CHAPA INCHADA

Mandetta que não é bobo, ao ver que teria de disputar espaço com os colegas Geraldo Resende (PSDB), Tereza Cristina Corrêa da Costa (DEM) e Fábio Trad (PSD), que tentam a reeleição e ainda com Rose Modesto (PSDB), Beto Pereira (PSD) e Alcides Bernal (PP), simplesmente avisou que ia recolher o flap e ir para casa descansar.

CABO ELEITORAL DE LUXO, NÃO!

Ao desistir de pleitear a reeleição, Luiz Henrique Mandetta deu um recado indireto aos integrantes do alto tucanato: “Não nasci para cabo eleitoral de luxo”.

COM SIMONE!

Tido como adepto da coligação com o MDB de André Puccinelli, dependendo do andar da carruagem Mandetta pode engrossar o palanque da substituta do ex-governador, a senadora Simone Tebet que tenta o Governo do Estado pela legenda emedebista tendo como candidato a vice, o procurador de Justiça, Sérgio Harfouche.

AS CHAPAS DE REINALDO

Tentando evitar desdobramentos como o caso isolado (por enquanto) de Luiz Henrique Mandetta, os tucanos fizeram duas chapas para deputados federais. A primeira tem PSDB, PP, PSD, DEM, PMB e Patriota. Já a segunda conta com o PPS, PROS, Solidariedade, PSB, PTB, Avante, PSL e PMN. Nesta segunda chapa, concorre à reeleição apenas o deputado Elizeu Dionízio, filho do pastor Antônio Dionízio

Além do desconhecido ex-secretário de Fazenda, Marcelo Miglioli, concorre ao Senado, apoiando a reeleição de Reinaldo com Murilo Zauith (DEM) a vice-governador, o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), tendo como candidato a suplente José Chagas (DEM).

ESTADUAL

Na disputa por uma cadeira de deputado estadual são três chapas. O primeiro grupo é formado pelo PSDB-DEM-PROS, seguido por SDD-PSL-PSB-PP-PPS-PTB-PMB e a último integrado por PSD-PMN-Patriota-Avante.

CHAPA EMEDEBISTA

Por sua vez, o MDB, que é o mesmo PMDB sem o P, de partido, conseguiu arrebanhar sete aliados em torno do nome da senadora Simone Tebet. PSC, PR, PTC, PHS, PRTB, PSDC e PRP são as legendas que se coligaram ao MDB. O candidato a vice-governador será o procurador licenciado Sérgio Harfouche (PSC). Eles lançaram apenas Waldemir Moka (MDB) ao Senado, tendo como suplente o ex-prefeito de Sonora Zelir Antônio Maggioni, o Mano (MDB).

COLIGAÇÃO PEQUENA

Se por um lado é apontado como “candidato de grande potencial de votos”, por outro Odilon de Oliveira pode ser visto como um candidato ruim de agregar apoios. Na corrida por partidos aliados, o juiz aposentado atrair apenas dois: PRB e Podemos. Depois de troca-troca de pré-candidatos a vice, o bispo Marcos Antônio Camargo Vitor (PRB) assumiu o posto de candidato a vice de Odilon, ficando as duas vagas ao Senado com Humberto Figueiró (Podemos) e Pedro Chaves (PRB), que terá o vereador campo-grandense Gilmar da Cruz (PRB) como candidato a suplente.

AMADUCCI E ZECA DO PT

O ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci (PT) será

O ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, pode parecer uma figura sem brilho nesse cenário de estrelas, mas não se pode esquecer que a estrela é o símbolo de seu partido, o PT, uma instituição para alguns milhões de brasileiros e, claro, para muitos milhares de sul-mato-grossenses. Assim como há o emedebista de carteirinha, há o petista apaixonado e os índices de Lula – preso -, nas pesquisas eleitorais são a prova cabal disso. Não menosprezem a candidatura de Amaducci.

Por fim, a candidatura do PV que, pela primeira vez, consegue uma coligação que pode lhe garantir um tempo razoável no horário eleitoral gratuito e, dependendo do discurso de seu candidato, o engenheiro Marcelo Bluma, pode se tornar a opção aos milhares de sul-mato-grossenses que integram aquele time de brasileiros que está de saco cheio com os mesmos e quer mudanças imediatas. A eleição não está decidida. O fim de tarde de 7 de outubro vai mostrar essa verdade. É aguardar e conferir!

mesmo o candidato ao Governo do Estado e o deputado federal Zeca do PT vai para a disputa por uma cadeira no Senado Federal. Assim, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai mesmo de chapa pura, sem nenhum aliado. “Não conseguimos fazer as parcerias com os partidos de esquerda, mas iremos apostar nos sindicatos e movimentos sociais”, disse Amaducci. Há que aposte que Zeca vai fazer campanha tipo “segundo senador” trafegando bem por todas as candidaturas.

BOA COLIGAÇÃO

O PV resolveu ter candidatura própria apostando no ex-vereador campo-grandense Marcelo Bluma (PV), tendo no seu bloco de apoio o PC do B, que terá Màrio César Fonseca ao Senado e a Rede, que fez a indicação da candidata a vice-governadora, Maria Bernardelli. Com isso, os verdes apostam que podem deslanchar, pois será a primeira vez que seu candidato terá tempo considerável na propaganda eleitoral gratuita veiculadas nas emissoras de rádio e televisão de todo o Estado.

MANTENDO A TRADIÇÃO

Por fim, o PSOL, mantendo a tradição terá candidato ao governo. Vai para a disputa com o ex-vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Daniese. Em chapa pura terá como candidata a vice-governadora a advogada Diná Freitas e como candidato ao Senado, Anísio Guató, liderança indígena.

CAMARÕES

Fechando o quadro da disputa eleitoral, no âmbito das candidaturas majoritárias, pela primeira vez, teremos nada menos do que três candidaturas camarões ao Senado, ou seja, são candidatos de partidos que não se coligaram oficialmente. O PPL lançou o ex-subsecretário estadual de Juventude, Thiago Freitas; o PMB; o seu presidente estadual Dorival Betini, e o PSL, a advogada Soraya Trohnicke. Em comum, os três devem apoiar a reeleição de Reinaldo Azambuja.

VIVA O PORCO!

Agora, como Felipão no comando, fiquem espertos porque vocês vão ter que me engolir. Viva o Porco!


8 a 14 de agosto de 2018

Página 3

MARACAJU HOJE

Foto: Bruno Henrique/Arquivo/Correio do Estado

OPÇÕES DE ESCOLHA

Com seis candidatos registrados, eleição deve ser decidida no segundo turno em MS O Jota Menon

eleitor de Mato Grosso do Sul não tem muito a reclamar quanto a opções de escolha na eleição geral que se avizinha. Além de dispor de 13 candidatos a presidente da República, terá nada menos do que seis opções para escolher o futuro governador do Estado de Mato Grosso do Sul. E o número de opções para o Senado – neste ano são duas vagas a serem preenchidas – é maior ainda: são 11 as candidaturas aprovadas em convenções partidárias. Fato relevante na atual eleição é que pela primeira vez um analista político em sã consciência não poderá dizer que haverá polarização de duas candidaturas. Dentre os seis nomes postos para apreciação dos eleitores, ao menos cinco podem ser considerados nomes com potencial eleitoral. Essa boa quantidade de candidatos com boa capacidade de recepção de votos faz acreditar que muito dificilmente a eleição será decidida em turno único, embora o candidato à reeleição Reinaldo Azambuja, do PSDB, tenha construído uma verdadeira sopa de letrinhas ao juntar 13 partidos em torno de sua candidatura. Reinaldo concorre ao governo com o ex-vice-governador do Estado, Murilo Zauith (DEM), de vice e com Nelsinho Trad (PTB) e Marcelo Miglioli (PSDB) ao Senado. Além da candidatura de Reinaldo, outro nome cujos apoiadores chegaram a sonhar

Em sentido horário: Reinaldo Azambuja, Simone Tebet, Odilon de Oliveira, Marcelo Bluma,Humberto Amaducci e João Alfredo Danieze _ Montagem do Midiamax com a eleição em primeiro turno foi do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira. O problema é que, apesar de liderar algumas pesquisas, sua liderança não empolgou os demais partidos e ele acabou formando uma aliança de última hora com o PRB, porque este partido ficou sem espaço na aliança com o PSDB e fechar com o PDT foi a única forma de garantir a candidatura do senador Pedro Chaves à reeleição. A ex-reitora da UEMS, Leocádia Aglaé Petry Lemes completa a chapa majoritária concorrendo ao Senado pelo PDT. Filha do falecido senador Ramez Tebet, ex-presidente

do Senado Federal, o nome da senadora Simone Tebet surgiu no MDB como o já comentado “plano B”. Com o líder das pesquisas, André Puccinelli, preso e sem perspectivas de sair durante a campanha, restou ao MDB lançar a candidatura da herdeira de Ramez. No dia da convenção, ela ganhou um grande reforço ao ver o promotor de justiça aposentado Sérgio Harfouche desistir da candidatura pelo PSC e se tornar seu candidato a vice-governador. O senador Waldemir Moka Miranda de Brito tenta a reeleição pelo MDB. Ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci concorre pelo Partido dos Tra-

balhadores (PT) em chapa pura que terá a advogada Luciene Maria da Silva e Silva como candidata a vice-governadora e o deputado federal e ex-governador do Estado, Zeca do PT, candidato a senador da República. É uma chapa pela qual é preciso ter respeito, pois, se o candidato a governador não é uma estrela, o partido pelo qual disputa é uma espécie de instituição que consegue fazer com que seu líder maior, Lula, lidere todas as pesquisas mesmo estando na cadeia. O quinto nome que surge no cenário e que pode surpreender é o do ex-vereador de Campo Grande, Marcelo Bluma, do PV. Os verdes pela primeira

vez conseguiram montar uma boa coligação, garantindo-lhe um tempo razoável no horário eleitoral gratuito. Com a pro-

fessora Ana Maria Bernardelli (REDE) como candidata a vice-governadora e Mário Fonseca (PCdoB) na disputa pela cadeira de senador, Bluma espera se tornar a opção aos eleitores que estão cansados dos mesmos. Por fim, a candidatura do ex-vice-prefeito da cidade de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, do PSOL, que vai à dsputa com chapa pura tendo como candidata a vice-governadora a ativista Diná Freitas. O índio Anízio Guató fecha a chapa concorrendo ao Senado da República. No âmbito das candidaturas majoritárias, pela primeira vez, teremos nada menos do que três candidaturas camarões ao Senado, ou seja, são candidatos de partidos que não se coligaram oficialmente. O PPL lançou o ex-subsecretário estadual de Juventude, Thiago Freitas; o PMB; o seu presidente estadual Dorival Betini, e o PSL, a advogada Soraya Trohnicke. Em comum, os três devem apoiar a reeleição de Reinaldo Azambuja.

AGRICULTURA FAMILIAR

Comunidade Quilombola São Miguel recebe equipe do Programa Hortifruti Legal do Senar

ELEIÇÃO 2018

Com maior número de candidato a presidente em quase 30 anos, brasileiro só espera honestidade do eleito As convenções partidárias confirmaram 13 candidatos à Presidência da República – o segundo maior número desde 1989, quando foram 22 concorrentes, mas poderia ter sido 23, já que o apresentador Sílvio Santos teve a candidatura impugnada. Neste período, somente o PSDB e o PT disputaram todas as eleições presidenciais com candidatos próprios. Neste ano, o primeiro turno será realizado no dia 7 de outubro e a maioria dos 140 milhões de brasileiros vai às urnas levando muitos sonhos, mas o desejo que une praticamente toda a Nação é a de que o candidato eleito – seja ele de qual orientação política que for – tenha por princípio elementar a honestidade. Desde que o país saiu do obscurantismo da ditadura militar e voltou a viver sob os auspícios da democracia, já se realizaram sete eleições diretas para a escolha do presidente da república e a cada uma delas parece que a coisa foi piorando quando o assunto é corrupção. Chegamos a um ponto que, nos últimos anos, os abusos cometidos contra o patrimônio público atingiram tamanha proporção que o brasileiro perdeu a noção do tamanho da roubalheira que vem se promovendo contra o erário nas últimas décadas. O brasileiro quer investimentos na educação, na saúde, na segurança pública, nas obras de infraestrutura urbana e rural, mas, acima de tudo, quer que tais investimentos sejam realizados sem caixa 2 e principalmente sem a distribuição de propinas, prática que quase fez desaparecer a Petrobras, empresa estatal que ao longo de anos foi motivo de orgulho para o povo brasileiro. Nesse cenário, portanto, o

eleitor promete promover uma verdadeira assepsia no mundo político, mandando para casa os dilapidadores dos cofres públicos. AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES – Partido com maior número de filiados – 2,4 milhões -, o MDB não apresenta candidatura própria há cinco eleições. Depois que o ex-governador de São Paulo e ex-presidente do partido, Orestes Quércia, ficou em quarto lugar na disputa de 1994, o MDB transitou entre chapas do PSDB e do PT – legendas que monopolizaram as eleições desde aquele ano. Após o lançamento do Plano Real, o tucano Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição no primeiro turno em 1994, com 54,3% dos votos. Naquele ano, o cardiologista Eneas Carneiro (morto em 2007), conhecido pelo discurso agressivo e o bordão “meu nome é Eneas”, surpreendeu o país conquistando cerca de 4,6 milhões de votos, mais do que Quércia e do que o pedetista Leonel Brizola (morto em 2004). Em 1998, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito, novamente vencendo no primeiro turno, com 53% dos votos. Naquele ano, 12 candidatos participaram da eleição presidencial. As eleições de 2002 marcaram o começo da hegemonia do PT:

foram quatro vitórias seguidas, todas contra o PSDB. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito e reeleito em 2002 e 2006. Depois, Dilma Rousseff conquistou o Palácio do Planalto em 2010 e foi reeleita em 2014, mas não completou o mandato. Nas quatro últimas eleições presidenciais, a decisão veio no segundo turno. CONVENÇÕES - Depois de terminar a convenção de sábado (4) lançando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato a presidente e sem nome para ocupar a posição de vice na chapa, a Executiva Nacional do PT aprovou na noite de domingo (5) o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para estar ao lado de Lula. O PT também fechou uma aliança com o PCdoB, que retirou a candidatura de Manuela D’ávila e passa a integrar a coligação formada também pelo PROS e PCO. Segundo o Estadão, o acordo foi orientado pelo ex-presidente, condenado e preso na Lava Jato. A estratégia é substituir Lula por Haddad e Haddad por Manuela caso o maior líder do PT seja impedido de se candidatar por força da Lei da Ficha Limpa. DEMAIS CANDIDATOS – Além da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, os eleitores disporão ainda dos seguintes candidatos a presidente e seus

respectivos candidatos a vice-presidente: senador Álvaro Dias (Podemos) com Paulo Rabello de Castro, do PSC, vice; Cabo Daciolo (Patriota) que terá a pedagoga Suelene Balduino Nascimento do mesmo partido como candidata a vice-presidente; Ciro Gomes (PDT) que concorre ao cargo pela terceira vez, tendo a senadora tocantinense Kátia Abreu também do PDT, como candidata a vice-presidente; Geraldo Alckmin (PSDB) concorre ao posto pela segunda vez e terá a senadora gaúcha Ana Amélia, do PP, como candidata a vice-presidente; Guilherme Boulos (Psol) é outro que ai de chapa pura uma vez que e terá a ativista indígena Sônia Guajajara como candidata a vice-presidente; Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda, fez o MDB ir para a disputa com chapa pura, depois de cinco eleições pendurado em alianças. Terá o ex-governador gaúcho Germano Rigotto, como candidato a vice-presidente; Jair Bolsonaro (PSL), coronel da reserva do Exército Brasileiro, terá o general Hamilton Mourão, do PRTB, como candidato a vice-presidente; João Amoêdo (Partido Novo) também vai de chapa pura e terá professor universitário Christian Lohbauer; João Goulart Filho (PPL), o filho do ex-presidente da República João Goulart terá o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Léo Alves, também do PPL, como candidato a vice; José Maria Eymael (DC) terá como candidato a vice-presidente o pastor Hélvio Costa do mesmo partido; Marina Silva (Rede) vai para a terceira disputa com Eduardo Jorge do PV como candidato a vice e, por fim, a candidatura de Vera Lúcia (PSTU) que terá professor Hertz Dias do mesmo partido como candidato a vice.

O diretor do Departamento Agropecuário do Município, Eloar Castelacci, a gerente do Sindicato Rural de Maracaju, Claudia Nogueira, a engenheira agrônoma Carina Marcondes Queiroz, técnica de Campo do Programa Hortifruti Legal do Senar, e o supervisor de Campo do Programa, o engenheiro agrônomo Darlan Flausino estiveram reunidos na Comunidade Quilombola São Miguel, onde foi dada continuidade ao trabalho iniciado em 2013 com os produtores da agricultura familiar no sentido de que a produção seja adquirida pela municipalidade para ser servida na Merenda Escolar. O programa que resultou no fomento da produção de hortifruti naquela comunidade quilombola agora conta com a parceria do Sindicato Rural de Maracaju e dos técnicos do Serviço Nacional de Apredizagem Rural (Senar), além da equipe da Prefeitura representada pelos servidores do Departamento Agropecuário. O Programa Hortifruti Legal do Senar atenderá 23

produtores que comercializam toda sua produção com a Prefeitura de Maracaju. Entre os produtos comercializados e que são utilizados no preparo da merenda dos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão o mel de abelha, o pão caseiro, doce de leite, repolho, brócolis, couve-flor, beterraba, cenoura, tomate, cheiro verde e farinha de mandioca, entre outros. Ao todo, segundo informações de Eloar Castelacci são mais de 20 produtos alimentícios produzidos na Comunidade Quilombola São Miguel e servidos na merenda de alunos da Reme. As aulas referentes ao segundo semestre foram retomadas no último dia 30 de julho e, além de atender os mais de cinco mil alunos da Rede Municipal de Ensino, a merenda escolar também atende os alunos matriculados nas escolas da Rede Estadual de ensino. De acordo com Eloar Castelacci, as parcerias e visitas de campo visam a melhor qualidade dos produtos para beneficiar os alunos.


Página 4

8 a 14 de agosto de 2018

MARACAJU HOJE

UNIÃO DE ESFORÇOS

Exemplo no transporte escolar, DAE apresenta balanço em reunião na Câmara M

aracaju é, na atualidade, exemplo em transporte escolar, realidade que se dá graças ao trabalho elaborado pelo Departamento de Administração Escolar que fez um estudo minucioso do funcionamento de cada linha. O estudo começou em 2017, sendo que o primeiro passo foi acabar com a terceirização, fazendo com que o transporte passasse a ser feito exclusivamente pelo município. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Administração Escolar, coordenado pelo professor José Carlos Almeida durante o ano de 2017 e o resultado foi apresentado no final do mês passado durante em reunião realizada na Câmara Municipal, com os motoristas e auxiliares, ato que contou com a presença do prefeito Maurílio Azambuja (MDB), da secretária de Educação Cleoerdes Barbosa,

secretário de Fazenda, Lenilson Carvalho, vereador João Rocha, e Teiliane Alves, representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente e do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja. Na ocasião, foram apresentados os números do transporte escolar, o que se projeta para o segundo semestre, e porque essa iniciativa está dando certo. Na abertura dos trabalhos, o advogado Teiliane Alves, representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, falou da importância da família no contexto educacional. Ela frisou que a educação e todos os outros aspectos que envolvem uma criança é responsabilidade dos pais, mas quando isso não acontece, a responsabilidade passa para a sociedade e aí entram os segmentos ligados à educação que ficam durante a maior parte do dia em contato com essas crianças. A secretária de Educação,

Cleoerdes Barbosa, falou aos servidores da importância do trabalho e pontuou fatores relevantes que preservam a segurança e o funcionamento do transporte escolar, principalmente dentro do perímetro urbano. “Hoje temos um trânsito muito pesado, por isso devemos ter atenção redobrada, mas também sei e conheço a competência e responsabilidade de cada um e agradeço esse empenho” disse Cleoerdes. O secretário de Finanças Lenilson Carvalho deu as boas vindas aos presentes e reforçou o

QUALIFICAÇÃO

Administração firma convênio para estágio remunerado com o CIEE

A Administração Municipal assinou convênio para a realização de estágio remunerado com o CIEE - Centro Integrado Empresa Escola. O convênio tem duração de um ano e o estágio será oferecido a alunos que estejam cursando o Ensino Médio ou o Ensino Superior. De acordo com a assessoria da municipalidade são 10 vagas para o ensino médio e 10 para o superior, sendo que o valor da remuneração é de 400 reais para o ensino médio, sendo 350 em salário e 50 reais em auxilio

transporte. Para o ensino superior o valor a ser pago é de 600 reais, sendo 550 reais em salário e 50 em auxilio transporte. Os interessados deverão fazer seu cadastro junto ao CIEE, somente através do site www. ciee.org.br. A atual administração sempre valorizou o primeiro emprego. No seu primeiro mandato, o prefeito Maurílio Azambuja celebrou diversos convênios oportunizando aos jovens a realização de estágio em áreas em que estavam buscando a

formação contribuindo para que fossem melhores profissionais no futuro. Segundo o prefeito Maurílio, por força da situação econômica do país que afetou os municípios e a necessidade de uma readequação econômica, durante um tempo foram cancelados os convênios de estágios remunerados. Somente agora foi possível voltar a firmar novas parcerias. “Graças a um esforço e readequação das secretárias estamos retomando os convênios com estágio remunerado. Esperamos em breve aumentar a quantia de vagas, pois sabemos a importância que tem para os jovens esse primeiro emprego. Sabemos também de nossa responsabilidade como administradores. Não podemos fazer compromissos que não possam ser pagos. Procuramos sempre valorizar as pessoas e vamos sim, dentro do possível, aumentar essas vagas de estágios” disse Maurílio.

ARTE

Artesanato de Maracaju esteve no Festival de Inverno de Bonito A 19ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), que terminou no dia 29 de julho, contou com a participação de mais de 200 artesãos de Mato Grosso do Sul. Durante o festival o artesanato teve uma boa comercialização. De acordo com a organização do evento, foram vendidos pelo menos R$ 70 mil em produtos produzidos artesanalmente por artistas da terra. Segundo a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS (FCMS), Katienka Klain, o Pavilhão do Artesanato foi aberto à visitação do público na Praça da Liberdade, na quinta (26/07) e ficou aberto de sexta (27/07) a domingo (29/07).

No local além de estarem expostas centenas de peças do artesanato sul-mato-grossense, a organização ofereceu oficinas gratuitas de modelagem em cerâmica e estamparia, bem como o Espaço do Mestre Artesão “Mãos Que Criam” com

várias atividades. O município de Maracaju também esteve representando pelo seu artesanato. A Associação dos Artesãos contou com o apoio da Fundação de Cultura e seus associados estiveram presentes no evento com vários produtos que tiveram uma boa aceitação. Segundo a presidente da Fundação de Cultura, Eni de Aquino, só o fato dos artesãos estarem presentes em um evento dessa magnitude mostrando o que Maracaju tem de artesanato já é um fato importante por si só. “Sabemos das dificuldades, mas precisamos unir forças e mostrar o nosso valor. Isso é bom para a Associação e para os artesãos”, disse Eni.

compromisso que a administração tem com a população e com os colaboradores que diariamente transportam as crianças e adolescentes do município. “Se hoje somos referência no transporte escolar isso se dá graças ao empenho e à dedicação da administração, mas, principalmente de cada um de vocês que fazem isso acontecer no dia a dia” disse Lenilso. O prefeito Maurílio ressaltou que o transporte escolar de Maracaju continua em uma nova fase de transformação. A administração investiu na troca das empresas terceirizadas por ônibus próprio do município. “Sabemos das dificuldades. Foi uma mudança radical e junto com ela vieram os desafios para que hoje possamos colher os frutos. Continuo pedindo a vocês que continuem desempenhado esse trabalho com responsabilidade e dedicação como sempre fizeram. Vocês transportam a carga mais pre-

ciosa que são os nossos filhos” disse Maurílio. Na continuidade dos trabalhos o coordenador do Departamento de Administração, professor José Carlos, mostrou dados e as mudanças do transporte escolar, relatando as aquisições feitas pelo município para poder desativar as linhas terceirizadas e todas as linhas passarem a ser administradas pelo município. Isso demandou alguns milhões de reais em investimentos na compra de ônibus, micro-ônibus e vans. Hoje o município conta com 53 linhas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo conduzidos por 50 motoristas todos habilitados conforme a resolução do DETRAN. São ainda mais 10 auxiliares de disciplina que acompanham em algumas linhas. Atualmente o município transporta 1.300 alunos do perímetro rural de todas as idades e mais 500 crianças de até 11 anos

de idade no perímetro urbano totalizando 1.800 alunos. A soma de todas as linhas percorrem aproximadamente 6 mil km por dia, perfazendo em média 120 mil km ao mês e mais de 1.200.000 ao ano. Essa grande estrutura funciona através do trabalho em equipe. “Temos envolvido no transporte escolar, setor administrativo, operacional, mecânica, elétrica, lavador, setor de manutenção, uma equipe que fica à disposição para resolver o melhor e o mais rápido possível de forma que essa importante atividade não pare” frisa o professor José Carlos. Para finalizar o coordenador falou que isso está sendo possível graças ao empenho de todos. “O Transporte Escolar é uma grande engrenagem, se uma peça falhar compromete toda a estrutura, por isso é fundamental que todos estejam imbuídos do mesmo objetivo, pois quem ganha é a sociedade” concluiu.

PROJETOS EM DISCUSSÃO

Em reunião com vereadores prefeito anuncia concurso público e obras estruturantes

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja (MDB), acompanhado pelos secretários, de Fazenda Lenilso Carvalho, e de Governo, Frederico Felini, manteve uma reunião de trabalho com os 13 vereadores que integram a Câmara Municipal de Maracaju. A reunião entre representantes do Executivo e do Legislativo durou cerca de uma hora, tempo para o prefeito apresentar dois projetos importantes para serem discutidos e votados pelos vereadores. Um dos projetos de autoria do Poder Executivo é o que trata do Concurso Público que deverá acontecer ainda este ano para que os aprovados sejam chamados a tomar posse já no início do ano quem vem. Alguns cargos foram criados por força da lei e o aumento de número de vagas, como a de motoristas, por exemplo, ocorreu em virtude do transporte escolar que agora é feito exclusivamente com veículos do município. Em Maracaju, não existe mais terceirização. D acordo com o projeto de lei enviado pelo Executivo ao Legislativo serão oferecidas mais 200 vagas em vários setores das diversas secretarias. Segundo as informações passadas pelos secretários, a empresa que vai organizar e gerenciar todo o processo do Concurso é a Fapec - Fundação de Apoio á Pesquisa ao Ensino e à Cultura e a expectativa é de 4 mil a 5 mil inscritos no concurso. Ainda, segundo as informações, após a aprovação da Câmara Municipal, será lançado o edital, a partir de quando os candidatos poderão se inscrever. As provas serão aplicadas até o final do mês de novembro. PROJETO 2 – O segundo projeto apresentado aos vereadores trata da mobilidade urbana do município, segmento em que serão investidos mais de 20 milhões de reais de recursos que serão pagos pelo município com financiamento de longo prazo. Os projetos apresentados são: a continuidade da Avenida Felinto Miller até o Conjunto Olidia Rocha, passando pelo Conjunto Fortaleza, com finalidade de diminuir o trafego pelo centro e de diminuir a distân-

cia dos bairros até o centro; a continuidade da Avenida João Pedro Fernandes até o minianel; alargamento da Rua Luiz Porto Soares em toda a sua extensão; prolongamento da Rua 11 de Junho da rotatória da Calderan até o Centro Olímpico. Segundo o secretário de Governo Frederico Felini, todos os projetos estão prontos e aprovados. “Foi um estudo minucioso, buscando o que tem de melhor e mais moderno, com economia. Quanto à viabilidade para o financiamento das obras também está tudo encaminhado. Maracaju é o único município do Mato Grosso do Sul que tem quatro projetos pré-aprovados junto ao Governo Federal” disse. Secretário de Fazenda, Lenilso Carvalho falou que mesmo sendo obras com valores altos o município tem como honrar os compromissos. “Não vamos de forma alguma comprometer nossas finanças. Fizemos um levantamento e um estudo e podemos sim pagar de forma parcelada sem comprometer nossas finanças. São investimentos necessários” frisou. O presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Albarello, disse que acredita na aprovação dos projetos pelo Legislativo, pois se trata de projetos que beneficiarão a comunidade. “Destaco que esse trabalho que vem sendo alcançado e realizado

é graças a união e respeito entre os poderes Executivo, Legislativo e de toda a sociedade aqui de Maracaju. Sempre reforço que o Prefeito Maurílio Azambuja tem uma boa entrada nos mais diferentes setores de nossa cidade e esse bom relacionamento faz as coisas acontecerem, sempre com debates e melhorias nos projetos elaborados. Trata-se de um trabalho em conjunto que trará grandes benefícios a nossa sociedade” disse Hélio. Para o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja o concurso público se faz necessário, até mesmo porque é a lei que determina e a administração municipal respeita a legislação. Quanto os outros investimentos, o prefeito disse que Maracaju não pode parar no tempo. “Pensamos e projetamos desde que assumimos uma Maracaju voltada para o futuro, abrindo oportunidade às pessoas; crescendo, mas de forma ordenada. Essas ampliações são necessárias. São avenidas e ruas de maior importância para o trânsito”. Maurílio afirmou ainda que “graças a um trabalho de parceria e de uma equipe competente, podemos agora realizar essas grandiosas obras. Não é dívida que faremos, são investimentos, mas com os pés no chão, sabemos da capacidade que o município tem e temos certeza que faremos o melhor” finalizou o prefeito.


8 a 14 de agosto de 2018

Página 5

MARACAJU HOJE

PARCERIA DE FUTURO

Sicredi apresenta o RoboCoop, a Robótica Cooperativa para alunos de escola pública em Maracaju Projeto tem como base o Genius, desenvolvido pelo Sesi e atenderá, a princípio, os alunos da Rede Municipal de Ensino

A

Sicredi Pantanal MS oficializou nesta semana sua parceria com o Sesi e a Prefeitura Municipal de Maracaju, para a implantação do projeto de Robótica Cooperativa, batizado de “RoboCoop”. O projeto terá como base o Genius, desenvolvido pelo Sesi, para auxiliar o aprendizado dos alunos nas disciplinas de matemática e física, suas regras e processos, além de transmitir os ideais de cooperação, criatividade e trabalho em grupo por meio da robótica. Do encontro, que selou a parceria, participaram o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja (MDB); o diretor executivo da Sicredi Pantanal MS, Adauto de Oliveira Filho, representando o presidente Emerson Perosa; a diretora do Sesi, Jaqueline Santana; a secretária de Educação de Maracaju, Cleoerdes Fátima Barbosa Carneiro; e a diretora

da Escola Municipal Professora Irma Lima de Matos, Marilene Coutinho Petini. A parceria entre as instituições garantirá que 30 crianças, de 6 a 8 anos, estudantes da Rede Municipal de Ensino, tenham acesso gratuito ao projeto, que tem duração de 24 meses (dois anos). Serão duas turmas, de 15 alunos em cada, com encontros realizados uma vez por semana, na sala de robótica do Sesi. Novas turmas serão iniciadas a cada 12 meses. O investimento do Sicredi será financeiro, com aporte mensal que garante a compra de materiais e a manutenção da iniciativa; a prefeitura disponibilizou um micro-ônibus para fazer o transporte dos alunos até o Sesi; e o Sesi entrará com a infraestrutura e expertise de seus profissionais para a condução do projeto. “Nosso presidente conheceu o trabalho durante

uma visita ao Sesi, em um dos nossos projetos de intercooperação. Quando foi apresentado ao Genius, se encantou com a possibilidade de desenvolvimento por meio desta ferramenta. Ele trouxe para dentro da nossa cooperativa e propôs a parceria”, contou Adauto Filho. Emerson, que não pôde ir ao encontro, mas faz questão de acompanhar todos os passos do projeto, explica que “a educação cooperativa reflete o interesse do Sicredi em capitanear este projeto, reafirmando nossa crença de

que a construção e vivência de atitudes e valores da cooperação e cidadania contribuem para a formação de cidadãos capazes de empreender e criar coletivamente iniciativas de desenvolvimento econômico, socioambiental e cultural”. Para o prefeito de Maracaju Maurílio Azambuja, a parceria foi um alinhamento de propósitos. “Recebemos esse projeto com grande alegria, pois o nosso objetivo é trabalhar para as pessoas do município, e o Sicredi vem para nos ajudar, mais uma

vez, a construir esse caminho. Estamos investindo na educação para a preparação do nosso futuro. É um projeto que vem a favor daquilo que nós pensamos, daquilo que nós queremos e daquilo que nós estamos realizando para o futuro de Maracaju. Fico feliz, agradeço ao Sicredi e toda a sua diretoria, por pensarem dessa maneira, de se preocupar com o futuro da nossa comunidade” afirmou. O PROJETO GENIUS - O Genius é um programa extracurricular desenvolvido para que crianças de 6 a 8 anos se envolvam com o mundo da ciência e da tecnologia, por meio de princípios básicos da robótica,

preparando-as para pensar de forma inovadora. Hoje, a importância do ensino da robótica já pode ser comparada ao ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol. Também estão comprovados os diversos benefícios que o aprendizado da linguagem de programação pode trazer para os alunos, entre eles: Estimula o raciocínio lógico; Ajuda na organização; Facilita a assimilação de matérias tradicionais; Auxilia no desenvolvimento da autonomia e investigação; Estimula a curiosidade e a criatividade; Aplica na prática a interdisciplinaridade; e desenvolve o senso de cooperação.

PROJETO INOVADOR

Equipe do Sebrae/MS apresenta Cidade Empreendedora a autoridades e comerciantes

CAPACITAÇÃO

Neuropediatra fala sobre TDAH para profissionais de saúde e educação Uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Educação propiciou na manhã da última quinta-feira (2) a realização de uma palestra para os profissionais das duas pastas e para o público em geral que teve como tema “Dificuldade de Aprendizagem dos Alunos nos Vários Níveis Escolares, Motivo, Causa e Consequência”. A Palestra foi realizada pela Neuropediatra Maria José Maldonado. De acordo com a palestrante, o TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. A Lei de inclusão exige a presença de um profissional em cada sala de aula, que tenha aluno com déficit de aprendizado. Para a médica pelo menos 2% da população tem um déficit, mas isso não impede seu aprendizado e nem a evolução dentro

do ensino, mas, segundo ela, o acompanhamento do profissio-

nal que saiba reconhecer qual o déficit é de fundamental impor-

tância para o desenvolvimento da criança e para melhorar sua capacidade de aprendizado. A secretária municipal de Educação, Cleoerdes Barbosa, disse que Maracaju tem na Rede Municipal de Ensino 73 alunos com déficit de aprendizagem e que a Reme conta nove salas de aula de reforço e 47 professores capacitados para dar atendimento a esses alunos. O prefeito Maurílio Azambuja (MDB) falou que a médica neuropediatra é uma das profissionais mais capacitadas e com certeza contribuiu e muito para aumentar o conhecimento dos profissionais envolvidos no evento. “Nós, enquanto administradores, devemos fazer um governo igualitário e dar oportunidades a todos e é isso que fazemos. A prova é a palestra, por meio da qual buscamos capacitar os profissionais para poder dar uma melhor assistência aos nossos alunos inclusos dentro da rede pública de ensino” enfatizou o chefe do Executivo Municipal.

PREVENÇÃO

Vacinação antirrábica para cães e gatos já está em andamento na cidade A campanha de vacinação de animais domésticos de estimação – cães e gatos – teve início nesta terça-feira, 7 de agosto, no Centro Poliesportivo (CEPE) do Bairro Egídio Ribeiro e prosseguirá até o dia 8 de novembro quando serão imunizados os cães e gatos do distrito de Vista Alegre. Pessoas que possuem cães e gatos devem encaminhar seus animaizinhos aos postos de vacinação nas datas e locais abaixo relacionados: 14 de agosto - CEPE do Bairro Ema Rigo; 21 de agosto no CEPE da Vila Margarida; dia 28 de agosto na Rua Eulália Romeiro Shirata em frente ao Restaurante Fazendinha, no Bairro Paraguai; dia 4 de setembro na Escola Municipal Pereira da Rosa; dia 11 de setembro na Rua Campo Grande, próximo ao Clube Ipê, na Vila Moreninha; dia 18 de setembro no Posto de Saúde Ambrósio na Vila Juquita; dia 25 de setembro no CEPE da

Vila Adrien; no dia 2 de outubro no Conjunto Olídia Rocha, ao lado do Posto de Saúde; no fia 16 de outubro, no Bairro Fortaleza, no final da Rua Heitor Penajo de Souza; no dia 18 de outubro na Quadra de Esportes no Conjunto Geazzone; dia 23 de outubro no CEPE Cambaraí; dia 25 de outubro na Praça do BNH; no dia 30 de outubro em frente ao Mercado Serrano; no dia 1º de novembro no CEPE do Jardim Guanabara; dia 6 de novembro na Associação de Moradores do Bairro Alto Maracaju e no dia 8 de novembro no Espaço Conviver no Distrito de Vista Alegre. A vacinação acontece sempre das 08h00 às 16h00. O setor responsável pela imunização de cães e gatos no município solicita que as pessoas quando se dirigirem aos postos de vacinação não se esqueçam de levar a carteira de vacinação do animal; se não tiver, será disponibilizada a carteirinha da

campanha; cães devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira); gatos devem ser levados em gaiolas; os animais deverão ser levados por adultos, sem exceções e quem precisar retirar as doses de vacina, deverá levar recipiente térmico (isopor, garrafa térmica, caneca térmica etc.) já com gelo suficiente. Caso o recipiente seja inapropriado ou a quantidade de gelo seja insuficiente, a vacina não será entregue.

INFORMAÇÕES ÚTEIS: A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra a raiva; a vacinação é anual; cães e gatos devem estar saudáveis. Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação; ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação; banho deve ser normal e caso chova no dia da vacinação as datas serão reagendadas.

A equipe técnica do Programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul – Sebrae/ MS - esteve recentemente em Maracaju onde, no período da manhã, se reuniu com o prefeito Maurílio Azambuja (MDB) e todo seu secretariado. No encontro, os técnicos do Sebrae/ MS falaram sobre o programa e aproveitaram a ocasião para conhecer a função de cada pasta. No período da tarde foi a fez dos vereadores e dos comerciantes através da Associação Empresarial de Maracaju (Assema) conheceram o Cidade Empreendedora. De acordo com a equipe do Sebrae/MS, o programa Cidade Empreendedora será desenvolvido no município durante 20 meses, período em que será feito um diagnóstico geral da cidade. Flávia Rosa, gerente Regional do Sabrae/MS, disse que a percepção que teve depois da apresentação é que todos estão engajados, pois viram que é um projeto inovador que vai deixar um legado para as próximas gerações e, acima de tudo, deixar para a população um projeto onde a própria população é a protagonista do futuro de Maracaju alcançando seu desenvolvimento e qualidade de vida. Renata Miranda Azambuja Cruz, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, falou que os responsáveis pelo projeto ouviram

secretários, empresários e vereadores e vão ouvir toda população para que Maracaju cresça através de uma visão de todos. “Trata-se de um projeto em que a população é importantíssima dentro do seu contexto” disse a secretária. O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja afirmou disse que o Programa Cidade Empreendedora representa um investimento nas pessoas. Segundo ele, em Maracaju todos estão unidos para saber o que realmente a comunidade quer e o que Maracaju precisa para continuar desenvolvendo. “Esse projeto vai aumentar em muito a capacidade de empreendedorismo do município” disse o prefeito, acrescentando que a Prefeitura sempre busca preparar Maracaju para o futuro. “O projeto é, sem dúvida, mais um passo que damos para tornar Maracaju uma cidade melhor, pois se trata de um programa em que a comunidade tem papel fundamental na sua elaboração” finalizou. O QUE É - O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios, voltado para a gestão pública e lideranças locais. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas sejam implantados no município.


Página 6

8 a 14 de agosto de 2018

MARACAJU HOJE

Bem Viver BOA SAÚDE

Conheça quatro dicas para cuidar da sua saúde no tempo frio

PIADA Por que a loira só troca a fralda do bebê uma vez por mês? Porque no pacote está escrito: Até 8 quilos Por que a loira não faz gelo? Porque esqueceu a receita Por que a loira tomou o remédio antes da hora certa? Pra pegar a doença de surpresa Por que a loira fica feliz quando vê um relâmpago? Porque acha que está sendo fotografada O que a loira foi fazer na loja de R$ 1,99? Pesquisa de preços Por que as loiras não sentam na janela nos aviões? Para não desmanchar o penteado

M

uita gente espera essa época do ano porque prefere um clima mais ameno, o que é raro na maioria das cidades de um país tropical como o Brasil. No entanto, é importante ficar de olho nos hábitos que adotamos e, por isso, é fundamental conhecer algumas dicas para cuidar da saúde no tempo frio. Nosso organismo tem algumas necessidades diferentes e também reage de forma distinta quando a temperatura cai, e é imprescindível que você se lembre disso para evitar qualquer tipo de problema. Ficou curioso? Então confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema! 1 – BEBA BASTANTE ÁGUA - A primeira dica para cuidar da saúde no tempo frio é beber bastante água. Sabemos que isso é importante em qualquer época do ano, mas quando

estamos nos dias quentes, acabamos nos hidratando de forma natural. Com a temperatura mais amena, não é raro que a gente acabe sonegando a hidratação, e isso é um problema. Os líquidos são fundamentais para um bom metabolismo e previnem também o ressecamento da pele, que pode ocorrer em cidades com uma umidade relativa do ar mais baixa. 2 – DEIXE A CASA VENTILADA - Outro hábito muito comum (e errado) que muitas pessoas adotam nos dias frios é fechar todas as portas e janelas de casa. Isso pode até deixar a sua casa um pouco mais aquecida e trazer a sensação de bem-estar, mas também favorece o surgimento de diversos problemas bastante incômodos por conta da má circulação de ar. Ao contrário do que muitos pensam, as doenças típicas de inverno como a gripe e os resfriados não

aumentam por conta do frio, mas em função da aglomeração de pessoas em ambientes fechados e da ventilação inadequada. Fuja dessa tentação e não faça do seu imóvel uma caixa fechada. Procure deixar pelo menos uma janela aberta para que o ar circule com mais facilidade. 3 – HIDRATE A PELE - A pele também sofre no inverno, e as temperaturas mais baixas demandam produtos diferenciados e específicos para cuidar da saúde do rosto e do corpo. O ideal mesmo é consultar um dermatologista que possa fazer uma avaliação e recomendar as substâncias adequadas a você. Se a sua pele é mais oleosa, o indicado é usar cremes oil free, ou seja, livres de óleo, feitos à base de gel. Se a sua pele é mais seca, você precisa de componentes como a vitamina C e ureia. Já uma pele muito sensível precisa de versões hipoalergênicas dos

produtos. Para todo tipo de pele, o filtro solar é indispensável. 4 – CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO - A alimentação também é muito importante para cuidar da sua saúde no tempo frio. É preciso ter atenção nesse aspecto, pois as temperaturas mais baixas são um verdadeiro incentivo para que a gente caia em tentação e aposte em pratos muito calóricos — e também acabe consumindo bebidas alcoólicas em excesso, o que não é saudável. Aproveite essa época para saborear um bom vinho tinto com moderação, pois ele contém substâncias protetoras para o coração e para os vasos sanguíneos. As comidas típicas da estação, como o fondue, podem ser apreciadas desde que você coma apenas no final de semana ou em uma data específica. Essas são algumas dicas para cuidar da saúde no tempo frio.

penhasco Qual a diferença entre a loira e o português? O português não é tão burro assim, mas chega perto O que fazer se uma loira jogar uma granada em você? Puxe o pino e jogue de volta para ela Uma loira estava dirigindo na contramão, o guarda perguntou “Onde a senhora pensa que vai?”. O que ela respondeu? Bom, agora eu acho que nem vou mais, está todo mundo voltando! Por que a loira ficou toda orgulhosa quando resolveu um quebra-cabeça em 8 meses? Porque na caixa estava escrito “de 4 a 6 anos”

Por que as loiras não comem banana? Porque não acham o zíper

Como você diverte uma loira por horas? Dê a ela um pedaço de papel escrito “Vire” nos dois lados

Como morre o neurônio de uma loira? Sozinho

Por que a loira atravessou a rua? Nem ela sabe

Como uma loira tentou matar um passarinho? Jogando-o de cima de um

O que é uma loira com o cabelo pintado de preto? Inteligência Artificial

CRUZADINHA

HORÓSCOPO DA SEMANA ÁRIES As suas relações afetivas vão situar-se preferencialmente no campo social. No plano afetivo: Se está só, são de prever aproximações e encontros escaldantes. O poder de sedução está no seu ponto alto e promoverá novos conhecimentos que despertam o seu lado aventureiro inato, prometendo grandes alegrias e paixões desenfreadas. No plano profissional e material: Poderá obter compensações dos projetos que tem vindo a desenvolver ultimamente. Alcançará o apoio financeiro necessário para a boa concretização de um projeto de instalação por conta própria. Na saúde: Nada a assinalar, a saúde mantêm-se estável. Faça exercício físico ao ar livre. TOURO Terá perfeita consciência de todas as situações. Melhorias globais, ainda que alguns resultados não sejam imediatos. No plano afetivo: Tudo indica que está prestes a terminar um período da sua vida. Enfrente com sabedoria receios e dúvidas. Sentirá bastante força no campo sentimental. No plano profissional e material: Aparentes perdas não deverão afetá-lo, já que por vezes é necessário parar ou retroceder um pouco para o avanço ser maior. Questões de orgulho poderão criar posições profissionais difíceis. Não facilite na gestão da vida econômica. Na saúde, cuidado com as articulações, faça mais exercício físico. GÊMEOS As suas ideias vão fluir em abundância, o que facilitará a sua vida nos momentos cruciais. Seja muito objetivo e direto e não se disperse, aproveite os bons recursos de que dispõe ou que conseguirá criar. No plano afetivo: Não se isole, nem rejeite convites. Os bons acontecimentos são previsíveis, mas grande parte da iniciativa deve partir de você. Bons avanços em novas relações. No plano profissional e material: Semana conturbada, apenas com muito empenho conseguirá solucionar todas as questões profissionais com que vai se deparar. Boa hora para troca ou aquisição de bens imóveis. Na saúde tenha alguma atenção com objetos cortantes. CÂNCER A conjuntura permite bons progressos. Todas as suas ideias e projetos serão alvo de bom acolhimento e desenvolvimento. Não deve de forma alguma impor barreiras à sua mente e à capacidade empreendedora. No plano afetivo: Sonhar é positivo e pode dar forte impulso à sua vida sentimental. Pode permitir-se encarar com otimismo novos relacionamentos ou melhorias em relações já com algum desgaste. No plano profissional e material: As tarefas e desafios tendem a acumular-se e terá de fazer muito esforço para concluir em tempo útil ou eficazmente tudo em estiver envolvido. Não desperdice a oportunidade de um trabalho extra. Na saúde, pequenos problemas, sobretudo ligados a constipações.

LEÃO A semana não define uma conjuntura brilhante, mas traz meios de superação. Verifique se está a seguir as opções mais indicadas e sempre que estiver seguro atue sem margem para dúvidas. No plano afetivo: Terá de enfrentar um período morno e desmotivado o que lhe traz insatisfação, procure dar um pouco mais para poder receber na mesma medida. No plano profissional e material: Pode contar com muito trabalho, nem todo do seu agrado, mas que terá mesmo de cumprir. Na saúde está muito cansado, tente recuperar energias. VIRGEM Esta semana todos os acontecimentos se sucederão a um ritmo mais rápido do que o habitual, mesmo que se coloque numa atitude passiva. Vai se sentir inspirado e com iniciativa. No plano afetivo: Momento favorável ao combate de saudosismo e pessimismo. Os obstáculos podem ser vitórias se encarar as situações com clareza e evitar ligações que se desenvolvem um tanto secretamente. No plano profissional e material: Esta semana não são aconselháveis gestos autoritários nem a imposição do seu ponto de vista, embora isso não seja difícil. Seja simpático com os seus colaboradores, pois será essa a melhor maneira de atingir os seus objetivos. Na saúde, semana estável. LIBRA No decurso desta semana nenhum acontecimento por mais tênue ou insignificante que pareça deixará Libra indiferente, a conjuntura reforça a forte sensibilidade destes nativos e tudo lhe tocará intensamente. No plano afetivo: Está muito sensível e com capacidades perceptivas muito acentuadas, o que ajudará a consolidar os relacionamentos. No plano profissional e material: À sua volta o ambiente será totalmente leal e pode confiar naquilo que for dito ou sugerido. O seu trabalho vai dar grandes frutos, basta para isso que agarre oportunidades com toda a fé. Na saúde a semana acabará por se revelar bastante desgastante. ESCORPIÃO Esta semana terá de aliar prudência e reflexão a uma boa capacidade de intervenção, resolução de tarefas e imprevistos de última hora. Deve atuar rapidamente, mas sem impulsividade. No plano afetivo: Com o desenrolar dos acontecimentos muitas coisas podem ainda mudar ou ser clarificadas, dê tempo ao tempo. No plano profissional e material: Deve guardar muito bem os seus trunfos e ideias até à última hora, de forma alguma deve correr riscos. Programe gastos e despesas e faça novos planos financeiros. Na saúde dê mais atenção aos sinais do seu organismo.

SAGITÁRIO A conjuntura traz amplas perspectivas de melhorias. Os problemas tendem a desaparecer ou a simplificarem-se. No plano afetivo: Não é conveniente fomentar relacionamentos paralelos. Se não entenderem os seus argumentos ou sentimentos à primeira, não insista, volte aos assuntos mais tarde. Privilegie as relações familiares. No plano profissional e material: Semana bastante positiva. Deve fazer tudo com clareza, explicando os pontos de vista e intenções. Aproveite para fazer investimentos ou lançar bases de novos projetos. Na saúde atravessa uma boa fase. CAPRICÓRNIO Conjuntura com bastante dificuldade, há indícios de instabilidade geral, sobretudo se deixar-se influenciar por ambientes ou pessoas. No plano afetivo: Para manter a harmonia afetiva faltam-lhe paciência e flexibilidade, os seus comportamentos podem afetar uma relação. No plano profissional e material: Deve ter o maior cuidado com os passos a dar, não cometa indiscrições e se o fizer redima-se prontamente. Na saúde corre risco de inflamações e contágios. A conjuntura está desfavorável. AQUÁRIO Aproveite as boas influências desta conjuntura para tomar iniciativas e pôr os seus planos em prática. Não se dedique apenas a uma coisa na sua vida, é necessário que disperse as suas atenções em várias direções. No plano afetivo: Pode ser confrontado com alguns comentários ou gestos difíceis de digerir, reaja com sentido de humor e tudo será mais fácil. Aceite convites. No plano profissional e material: Pode surgir a oportunidade de um trabalho suplementar, em termos financeiros só vai ter benefícios ao aceitar. Boa capacidade criativa.Na saúde contate mais com a natureza para recuperar energias. PEIXES Conjuntura intensa e radiosa, esta semana conseguirá ter os melhores comportamentos e atingir em pleno os seus objetivos. Novas situações surgem no horizonte sendo muito auspiciosas. No plano afetivo: Excelente momento sentimental. Melhore as suas vivências quebrando rotinas e modificando atitudes, será bem sucedido. Dê mais força aos afetos. No plano profissional e material: Contará com apoios aos mais diversos níveis para desenvolver projetos. Melhores condições profissionais e econômicas marcam a conjuntura. Na saúde terá alguma instabilidade, mas será passageira.


8 a 14 de agosto de 2018

Página 7

MARACAJU HOJE

BASQUETEBOL

PorãBask vence CNE de Nova Andradina e vai à semifinal

N

o último sábado, 4, jogaram em Ponta Porã, no ginásio do PorãBask “Oscar Schimit” as equipes do PorãBask/Ponta Porã e CNE/Nova Andradina, em jogo válido pelo Novo Basquete MS Adulto Masculino Conferência Norte. Com a vitória pelo placar de 75 a 64, a equipe do PorãBask passou para seminal e irá enfrentar a equipe do Alvorada 26ers/ Dourados. Na partida o cestinha do jogo foram os atleta Herman

Escobar do PorãBask e Judikley Silva do CNE/Nova Andradina, ambos com 19 pontos marcados no jogo. Na arbitragem trabalharam Sebastião Tiago Souza, Jorge Pereira e Maiara Mangelot; na mesa Evelin Bitencourt

(apontadora) e Hugo Dibito (cronometrista). O delegado do jogo foi o professor Lotti. A Conferência Sul já definiu os jogos da semifinal, com a seguinte programação: dia 11 de agosto, sábado, na cidade de Dourados, às 16h00

jogam ATG42/Dourados x DBC/Dourados e às 17h00 jogam Alvorada 26ers/Dourados x PorãBask/Ponta Porã; no dia 18 de agosto, sábado seguinte, em Ponta Porão, no Ginásio do PorãBask, jogam, a partir das 16h00 PorãBask/

Ponta Porã x Alvorada 26ers/ Dourados e no dia 19 de agosto, domingo, em Doura-

dos, a partir das 16h00 jogam DBC/Dourados x ATG42/ Dourados.

DE OLHO EM 2019

ESTADUAL SUB-19

Aquidauanense, Operário AC e Corumbaense Maracaju perde e está eliminado vencem em busca de vaga na Taça SP do Novo Basquete do MS Adulto Azulão iguala pontos do líder Sete, mas com um jogo a menos que os rivais douradenses Foto: Noé Faria

Operário de Dourados venceu o ABC fora de casa

O Campeonato Estadual Sub-19 segue equilibrado e com disputa ponto a ponto por uma das duas vagas do Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de juniores 2019. No últimoe sábado, dois jogos embolaram ainda mais a classificação entre os primeiros colocados. O Aquidauanense venceu o Costa Rica fora de casa e alcançou o Sete de Dourados na liderança. Já o ABC, que também poderia estar dividindo a ponta, foi surpreendido pelo Operário AC. No domingo, o Corumbaense venceu o Comercial de virada e dificultou a situação do Colorado. No Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, o ABC foi melhor que o Operário AC em quase todo o primeiro tempo, mas, sem marcar, viu o adversário abrir o placar nos acréscimos. Aos 46, o time campo-grandense perdeu a bola no meio e, no contra-ataque, a bola chegou até Gabriel que bateu na saída do goleiro Clemer para abrir o placar. O empate aconteceu aos 22 minutos do segundo tempo, com Osvaldo aproveitando cruzamento da direita. Mas a tarde era de Gabriel. Aos 32, em mais um

contra-ataque, o atacante recebeu na esquerda, invadiu a área e rolou a bola para a rede deslocando o goleiro. Cinco minutos depois, Gabriel apareceu de novo, desta vez com a colaboração de Clemer. No cruzamento da direita, o goleiro tentou interceptar, mas a bola escapou e passou por baixo do seu corpo, sobrando limpa para o atacante do Tigre marcar o terceiro gol dele no jogo, fechar o placar em 3 a 1 e decretar a primeira vitória do time douradense na competição. OUTROS JOGOS - No Estádio Laertão, o Costa Rica recebeu o Aquidauanense e o Azulão marcou duas vezes no primeiro tempo para vencer o jogo e alcançar o Sete na liderança. O primeiro foi gol contra marcado após cobrança de escanteio que Elton desviou e depois, Henrique, de cabeça, completou o placar de 2 a 0. No Estádio Arthur Marinho, o Corumbaense recebeu o Comercial e os visitantes saíram na

frente, com gol de Everton aos 31 minutos do primeiro tempo. A virada do Carijó veio na etapa final. Wendryl empatou logo aos dois minutos e Kelton decretou a vitória marcando aos 18 e aos 23 minutos, fechando o placar em 3 a 1. CLASSIFICAÇÃO - A primeira colocação é do Sete de Dourados com 13 pontos em seis jogos. Com a mesma pontuação, o Aquidauanense tem saldo de gols menor, porém com uma partida a menos. ABC e Operário FC, com dez pontos cada, dividem a segunda posição, o Comercial e Serc vêm em seguida com nove pontos, o Corumbaense é o sétimo colocado com sete pontos, Costa Rica tem seis, Operário AC soma cinco e Moreninhas, sem pontuar, é o lanterna.

BRASILEIRÃO 2019

Resultados do domingo recolocam Santos na zona de rebaixamento O empate do último sábado contra o Botafogo ficou longe de trazer tranquilidade ao Santos no Campeonato Brasileiro. E os resultados dos jogos do último domingo também não ajudaram: o Peixe encerrou a 17ª rodada na zona de rebaixamento. O Santos tem 17 pontos e ocupa a 17ª posição no campeonato. Tem mais pontos apenas do que Atlético-PR (14), Ceará (14) e Paraná Clube (13). Para ficar fora da zona perigosa, o Santos dependia de tropeços de Bahia e Chapecoense. O time do nordeste, porém, empatou com o

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Cuca terá muito trabalho no Peixe

Fluminense no Maracanã. Já a equipe catarinense também saiu do jogo contra o Sport com um ponto. Na próxima rodada, o

Santos terá um desafio complicado para avançar na classificação. No domingo, às 11 horas, enfrenta o Atlético-MG fora de casa.

No último dia 28 a equipe do MBC/Maracaju Basquetebol Clube cumpriu mais um compromisso válido pelo Campeonato NBMSA Masculino do Novo Basquete de Mato Grosso do Sul. O jogo aconteceu no Ginásio de Esportes da Unigran, na cidade de Dourados, valendo pelas quartas de final do certame e a equipe local até que manteve o jogo equilibrado no 1º e 2º quartos, mas no 3º e no 4º final não conseguiu manter o mesmo ritmo e perdeu para a equipe do ATG42 de Dou-

rados pelo placar de 84 a 47. Com a derrota a equipe do MBC saiu da disputa da competição, mas a campanha durante a competição foi boa. De acordo com os dirigentes, como é uma equipe jovem, promete muito para o próximo ano. Os atletas que defenderam o MBC na competição foram Cleiton Silva, Evandro Gonçalves, Leonardo Tombini, Everton Melo, Luís Felipe Paré, Ricardo Veron, Rodrigo Kleinhans, Edison Oliveira, João Paulo Lemes, Vitor Oliveira, Si-

mon Spekken, Reinaldo Gomes, Matheus Lescano, Alex Fachi Loureiro e Edilson dos Santos Gonçalves. Depois do jogo, o professor Lotti, presidente do MBC, agradeceu o apoio da Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Esportes, os vereadores Laudo Sorrilha e Joãozinho Rocha, o gerente de Transporte e Manutenção, Manoel Messias, o Mita e os membros da Diretoria do MBC, bem como aos atletas que representaram muito bem o clube na competição.

CELEBRAÇÃO

Quadrangular de vôlei adaptado da terceira idade comemora o Dia dos Avós Foi realizado em Maracaju um quadrangular de vôlei adaptado envolvendo quatro equipes da terceira idade, sendo uma de Campo Grande, o Centro de Convivência do Idoso Vovò Ziza, uma de Ponta Porã, uma de Jardim e a representante de Maracaju. As partidas de vôlei foram disputadas nas categorias masculino e feminino, envolvendo cerca de 150 atletas estiveram em busca do primeiro lugar. Após as disputas, o quadrangular apontou o seguinte resultado final: no feminino em 1° lugar a representação de Jardim, em 2º a equipe de Maracaju e em 3º o time do Vovó Ziza, de Campo Grande. No masculino, a equipe do Vovó Ziza levantou o caneco de 1º lugar; a 2ª posição ficou com Ponta Porã em 3º lugar a representação de Jardim. Esses resultados foram registrados nas competições oficiais, com atletas com idade acima de 60 anos. Aconteceu também a competição envolvendo equipes, tanto masculina e feminina, com idade entre 50 anos e 60 anos de idade. Segundo o responsável pela modalidade, professor Edimar Barbosa, o quadrangular teve por objetivo comemorar o Dia Nocional dos Avós, além de entrosar a equipe para o Campeonato

Estadual que acontecerá no mês de setembro que já tem 32 municípios inscritos em

12 modalidades, devendo movimentar mais 1.500 pessoas.


Pรกgina 8

MARACAJU HOJE

8 a 14 de agosto de 2018


8 a 14 de agosto de 2018

MARACAJU HOJE

Pรกgina 1B


Página 2B

8 a 14 de agosto de 2018

MARACAJU HOJE

SOLIDARIEDADE

No Rancho do Tio Léo, Feijoada Beneficente do Jota Menon reúne mais de 400 pessoas

R

ealizada no último domingo, no Rancho do Tio Léo, no Bairro Jardim Centenário, em Campo Grande, a Feijoada Beneficente do jornalista Jota Menon foi um grande sucesso com a participação de mais de 400 pessoas, entre amigos e colegas de profissão do jornalista, amigos de

seus familiares e um número considerável de anônimos que souberam do evento pela imprensa e foi ao local levar sua solidariedade. O evento foi realizado com a finalidade de arrecadar recursos para ajudar no pagamento da cirurgia pela qual passou o jornalista Jota Menon no último dia 26

Com a família, principal suporte na luta contra a doença

Com Aziz Neto e Dona Cida, uma das primeiras amizades cultivadas em Campo Grande

de maio. De acordo com os organizadores, a arrecadação líquida da Feijoada Beneficente ultrapassou a soma de R$ 10.000,00. Ao final da feijoada, que se tornou um grande encontro de amigos, o jornalista Jota Menon disse que não tinha palavras para agradecer o apoio que recebeu, espe-

cialmente de seus colegas de profissão. “Quero agradecer do fundo do coração a todos que contribuíram para que a feijoada se realizasse como uma megafesta entre amigos” afirmou. No âmbito da imprensa, apoiaram de imediato a realização do evento os jornais Impacto MS e Entrevista, de

Campo Grande e Maracaju Hoje, de Maracaju; Revista Boca do Povo, de Campo Grande; rádios Diamante FM 98,7, de Corguinho/Rochedo; Cidade Maracaju FM 104.3 de Maracaju e; Difusora Pantanal FM 101.9 e Educativa UFMS 99,9, de Campo Grande; e os sites impactoms.com; entrevistanjews.com.br; tudodoms.

com.br; jornalmaracajuhoje. com.br; maracajuemfoco. com.br; poranews.com e; primeiraopcaonews.com.br. No âmbito empresarial, apoio irrestrito do Versaillitè Buffet; Rancho do Tio Léo; Trigo Dallas; Feijão Paquito e Óticas Diniz, de Campo Grande, e Hostel Paraíso do Pescador de Três Lagoas.

Com a sua mulher Edna e o amigo de toda hora, Eli Sousa

Com os amigos, os ex-vereadores da Capital Sebastião Barbosires e esposa Marilza e Nalvo Franco e esposa Eliane

Com os amigos, ex-deputados Benedito Leal Oliveira e Sérgio Cruz e Lincoln Oliveira

om Kelly Ventorim, Luci Cordeiro de Macedo e empresária Mirian Sirlei da Veiga, da Rádio Cidade Maracaju

Com a colega jornalista Flávia Andrade (à direita) e Tatielle

Com os amigos Pessoa do Nascimento e dona Maria

Com a cunhada Cida, a sogra Auta, ,amigo Gesse e sua mãe Amparo

Com amigos Mauro e Oscalino, e o sobrinho John Menon, que foram ao Rancho do Tio Léo para ajudar na festa

Com o amigo Ademar Cardoso e os casais Jorge e esposa, Chico e esposa e a cantora Dani Santana

Com o amigo radialista Cláudio Torres da Mega 94

Com professor Arnaldo, Wilson Carreteiro (responsável por preparar o porco para o leilão) e seus familiares

Com a equipe de amigos da Revista Boca do Povo

Com as colaboradoras Luci, do Versaillitè Buffet, e Neide e netinho João Francisco do Jornal Entrevista

Com o amigo Osmar Soares da Difusora Pantanal FM Com o amigo Oscalino e Resende e senhora Cleia Lúcia

Com o cantor Diego Simonetti, uma das atrações da festa

Com o irmão Carlos, cunhada Fátima e sobrinha May Menon

Com os amigos Clayton e Gabi, Lydiane, Lucas e João Francisco

Com o irmão Valdir Alemão, sua esposa Helena e seus convidados

Com os amigos Zezão Sousa e Goreti Souza e sua filha Larissa

Em mesa superanimada com a turma do Jornal Entrevista e o diretor do Jornal Impacto

Empresária Neide Rodrigues, publicitário Adão Rodrigues, jornalista Jota Menon e sua mulher Edna

Com os amigos artistas que foram animar a festa Em mesa superanimada com as presenças de Militino Domingos Arruda e André Furquim

Com a cantora Dani Santana que, apesar de estar enferma, foi levar seu carinho ao amigo Jota Menon

Em mesa superanimada com a turma do Jornal Entrevista

Com os amigos do Bairro Monte Castelo liderados pelo Leonardo, Marcão e Beto

Mesa em que estão presentes Cilene Maldonado e esposo e o grande jornalista e radialista Grillo e esposa

Os colaboradores Márcio, esposa Rosilene e Luci Cordeiro

Beth e o esposo Beto colaboradores na produção da feijoada e Luci Cordeiro (Versaillitè Buffet)


8 a 14 de agosto de 2018

Página 3B

MARACAJU HOJE

PARCERIA

Convênio vai fortalecer programa Bombeiros do Amanhã no município A

Prefeitura Municipal de Maracaju e o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul assinaram um termo de cooperação entre as partes que tem como foco o apoio ao Projeto Bombeiros do Amanhã. A assinatura da parceria aconteceu na última sexta-feira, dia 3, em solenidade que contou com a presença do prefeito Maurílio Azambuja (MDB), do comandante do Corpo de Bombeiros em Maracaju, major BM Bruno, da primeira-dama Leila Gonçalves Azambuja, e do presidente da Câmara, vereador Hélio Albarello (MDB). O projeto Bombeiros do Amanhã tem por finalidade contribuir para a boa formação dos adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento e é desenvolvido pelos municípios, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria entre Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS). Os Bombeiros do Amanhã recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, noções de combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que os ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades. Em Maracaju o projeto terá a Coordenação do 13° Subgrupamento de Bombeiros Militar/ Independente, com a parceria da Secretária de Assistência Social através do Projeto Mirim. O projeto vai atender 30 crianças de 9 e 10 anos e tem por objetivo durar 6 anos, ou seja, até os alunos completarem 16 anos, sendo que a cada ano dentro do programa eles recebem uma graduação. A seleção das crianças participantes será feita pela Secre-

REIVNDICAÇÃO

Governador distrital e diretoria do Rotary de Maracaju recebem pedido de reforma da sede do Projeto Mirim

tária de Assistência Social e as aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros. Será incluído dentro do projeto aulas de judô aos alunos que serão ministradas por instrutores da Liga Confederada de Judô do Mato Grosso do Sul (LCJMS). O comandante do 13º SGB Independente, major BM Bruno Leite, disse que os Bombeiros do Amanhã é um projeto que vem se devolvendo em vários municípios do Estado com resultados positivos e que em Maracaju não será diferente. “Temos certeza de que será um projeto grandioso e importante para a comunidade. Estamos contribuindo também com o social” disse o oficial. Major Bruno registrou seu agradecimento aos parceiros do programa, enumerando a Câmara de Vereadores, a Liga Confederada de Judô e, principalmente, o prefeito Maurílio que sempre foi um grande parceiro dos Bombeiros em Maracaju. “Vamos fazer com que esse projeto dê oportunidades para que possamos mudar para melhorar a vida dessas crianças” disse o major Bruno. A primeira-dama Leila Azambuja disse que essa é mais uma parceria positiva que busca sempre priorizar as crianças e as famílias. “A família e as crianças

são nossas prioridades. Esse projeto busca resgatar valores de disciplina e de respeito; de convivência em grupo. Oferece orientação às crianças dando a elas oportunidade de ter alternativas para um futuro melhor” disse Leila. O prefeito Maurílio Azambuja afirmou que a sua administração busca sempre o melhor para a coletividade. “O projeto Bombeiros do Amanhã é um programa que busca orientar e disciplinar, além de proporcionar formação de caráter. Oferece atividades que vão contribuir com o futuro de cada um dos participantes. É isso que buscamos: dar oportunidades para que todos possam vencer na vida” disse Maurílio. Também participaram da solenidade no gabinete do prefeito os vereadores João Rocha e Nenê de Vista Alegre (ambos do PDT); os secretários de Assistência, Ilma Aquino, de Fazenda, Lenilso Carvalho, e de Governo, Frederico Felini; o chefe de Gabinete do prefeito, Paulo Suleki; o vice-presidente da Liga Confederada de Judô do Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto Banckzec, coordenadora do Projeto Mirim Louise Sacone e o coordenador do Projeto Bombeiros Amanhã em Maracaju, sargento BM Wender.

TRÂNSITO URBANO

Gemutran sinaliza vagas reservadas no trânsito em Maracaju

A Gerência Municipal de Trânsito – Gemutran - está realizando em toda a cidade a sinalização das vagas reservadas por lei para portadores de deficiência física ou visual, idosos e rampas de acessibilidades. As Leis Federais 10.048 e 10.098, ambas do ano de 2000, regulamentadas pelo Decreto Federal no 5.296/2004, coordenam sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência física ou visual nos estacionamentos de veículos, definindo inclusive o porte de identificação. A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que

determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% aos portadores de deficiência. Em Maracaju serão demarcadas 120 vagas para pessoas com deficiência e 120 para idosos, com sinalização na horizontal e na vertical. As vagas reservadas em logradouros públicos e supermercados, entre outros locais, são definidos pela Gemutran que lembra ainda que o Código de Trânsito Brasileiro pune motoristas por estacionar nas vagas reservadas. Os técnicos da Gemutran lembram ainda que a punição para este tipo de infração está as-

sim classificada: Infração leve e a penalidade é multa com medida administrativa representada pela remoção do veículo. Mesmo os idosos e os portadores de deficiência, para usar a vaga reservada, deverão possuir documento autorização e carteirinha, documento que é feito na Gemutran, localizada junto à Secretária de Obras, Avenida Felinto Miller. A Gerência Municipal de Trânsito lembra ainda que existem mais de 50 carteirinhas e autorizações para estacionamento reservado que foram pedidas por idosos e que estão prontas há vários meses e não foram retiradas. A Gemutran solicita aos idosos que fizeram a pedido para que se desloquem até a sede do órgão para a retirada dos documentos. ESCOLAS – Por outro lado, dando continuidade aos trabalhos de melhoria no trânsito, principalmente nas áreas escolares, a Escola João Batista Lino Braga, no Bairro Alto Maracaju, recebeu a sinalização horizontal e vertical, além de lombada na rua em frente o prédio escolar. Era a última escola da Rede Municipal ainda sem esses serviços realizados pela equipe da Gemutran. Segundo as informações repassadas à imprensa, os trabalhos executados visam melhoria no transito, além de dar tranquilidade a alunos, professores e pais. “Sinalização e lombada são para orientar motoristas e pedestres e diminuir a velocidade dos veículos, uma das reclamações da comunidade” informa a direção da Gemutran. Os trabalhos realizados atenderam solicitações dos diretores das escolas.

O governador distrital e a embaixatriz do distrito 4470 do Rotary Club Internacional, Marco Aurélio Vinholi e Andrea Peron Vinholi, visitaram o município de Maracaju onde, acompanhados da diretoria do Rotary local, cumpriram agenda na prefeitura e foram recebidos pelo secretário de Governo, Frederico Felini, e pelo coordenador da Atenção Básica de Saúde do município, médico Luiz Carlos Possi. Na agenda com os representantes da administração municipal foram tratados vários assuntos, com destaque para a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, doenças que já haviam sido erradicadas no Brasil, mas que voltou a preocupar a o setor de saúde pública. No Mato Grosso do Sul não existe casos conhecidos das doenças, mas o fato de fazer fronteira com dois países – Bolívia e Paraguai – e fato de ser uma região com grande fluxo de turistas, acenderam o sinal de alerta, motivo pelo que durante o mês de agosto acontecerá a vacinação em massa, sendo alvo todas as crianças até cinco anos de idade. Tanto Rotary Club quanto Prefeitura Municipal de Maracaju busca alternativas para poder atingir o maior número possível de crianças. O governador do Rotary disse que sempre que vem a Maracaju encontra o clube

local em pleno funcionamento com uma mescla de experiência e juventude que dá conta do recado e desenvolve um belíssimo trabalho. Falando em nome do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, o secretário de Governo, Frederico Felini, ressaltou as parcerias realizadas entre o poder público e o Rotary como sendo de grande sucesso. Ele destacou a realização da Festa da Linguiça, sempre com resultados altamente positivos e que permitem ao Rotary ajudar muitas instituições de caridade instaladas no município. O secretário aproveitou para reforçar o pedido feito por ele, pela secretaria de Assistência Social, Ilma Aquino, e pela primeira-dama Leila Gonçalves Azambuja, para que, com o resultado da última Festa da Linguiça, seja feita a reforma das instalações do projeto Mirim. O projeto funciona no prédio que pertencia para à

Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e estava cedido para o Município. No inicio deste ano, porém, a SPU fez a doação do prédio e da área para o município de Maracaju. Frederico Felini procurou sensibilizar os rotarianos para a necessidade da reforma. Durante o encontro o governador afirmou que o pedido será analisando com carinho tanto pela diretoria local do Rotary quanto pela diretoria distrital do clube. PROTOCOLO - A ida do Governador e da Embaixatriz aos municípios jurisdicionados ao Distrito é um protocolo do Rotary Club e ocorre sempre no início da administração. Marco Aurélio Andrea Peron Vinholi foram eleitos para governar o distrito no Ano Rotário 2018/2019 e vieram ao município visitar o Rotary Club que tem como presidente Cláudio Roberto Souza e sua esposa Flaviana dos Santos

FIM DO ANO

Representantes do governo anunciam início da construção de Sala Lilás “só depois da eleição”

O chefe de Gabinete da administração municipal, Paulo Suslek, representou o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja (MDB) em reunião realizada na Delegacia de Polícia Civil e que contou com a participação da delegada Gláucia Fernanda Valério, da representante da coordenadoria da Mulher, psicóloga Tuany Fernandes, da vereadora Marinice Penajo (PSDB), da subsecretária de Políticas Públicas às Mulheres, Luciana Azambuja Roca, e do Delegado Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas. A principal pauta discutida

durante o encontro foi a instalação da Sala Lilás na Delegacia de Polícia de Maracaju, ainda de forma improvisada e as medidas que estão sendo tomadas para a construção da sala anexa ao prédio da Delegacia. Foi informado que a sala terá 70 metros quadrados de área construída, com toda a infraestrutura para dar atendimento nas ocorrências que envolvam mulheres, crianças e a família. Luciana Azambuja Roca e o delegado Marcelo trouxeram cópia da planta do prédio a serr construído para abrigar a Sala

Lilás. Segundo a subsecretária, a intenção era começar a construção já no início do mês de agosto, mas, em virtude da campanha política e por força da lei, o Estado está incapacitado de construir ou liberar verba para que a obra seja construída ainda que sob a responsabilidade dos municípios. O início seria em agosto, mês em que são realizadas as principais campanhas de combate à violência contra a mulher e que é denominado Mês Lilás. Em agosto desse ano também serão desenvolvidas inúmeras campanhas institucionais em alusão aos 12 anos da lei Marinha da Penha. “Em razão de não podermos realizar ou iniciar obras até o final do mês de outubro, por questões eleitorais; estamos buscando firmar parcerias com as prefeituras e a iniciativa privada para iniciar essas obras. Neste momento estamos realizando conversações para ver a melhor forma de construir esse anexo” disse Luciana Roca Azambuja.

PREVENÇÃO

Reunião do Comad define ações do segundo semestre

O Conselho Municipal Antidrogas de Maracaju – Comad - reuniu seus membros para tratar de assuntos relacionados às ações que serão desenvolvidas pelo Conselho no decorrer do segundo semestre de 2018. Com a presença da maioria dos membros na reunião, algumas decisões foram tomadas. Ficou definido, por exemplo, que cada participante ficará encarregado de uma atividade dentro do Conselho, principalmente quando houver ações a serem desenvolvidas junto à comunidade. Foi definido também que no mês de setembro haverá uma reunião com maracajuenses envolvidos com atividades es-

portivas, principalmente aqueles que trabalham com crianças e adolescentes para a preparação de uma campanha contra as drogas que envolva a comunidade e a família. O tema, a duração e a forma que a campanha vai ser desenvolvida serão discutidos na

próxima reunião do Conselho. Também foi acertado que será marcada uma data breve para uma reunião com os profissionais ligados à área esportiva para incentivá-los a participarem do evento e ajudarem na elaboração, divulgação e realização da campanha.


Página 4B

8 a 14 de agosto de 2018

MARACAJU HOJE

Parabenizamos a querida Sirlei Cofferi pela data especial a ser comemorada no próximo dia 14.08 Parabéns!

Em evidência um dos casais mais badalados da nossa sociedade: os empresários Roque Gregory e dona Silécia, ela aniversariante deste dia 6 de agosto, ainda recebendo cumprimentos pela data magna!

A pequena enxadrista Ana Beatriz de 6 anos esteve no último mês participando do “Panamericano de Xadrez da Juventude” realizado em Santiago no Chile, no qual foi uma das poucas representantes do Brasil no evento que reuniu atletas de vários países. A aluna da Escola municipal João Batista, Ana Beatriz ficou 10° lugar na categoria blitz, 15° lugar na categoria clássico, nessa categoria participou 32 atletas de 22 países. Parabenizamos e agradecemos pela linda representação.

Abrimos espaço especial pra registrar o aniversário do empresário Paulo Mazzochin. Sócio-proprietário da loja Bica D’Água, as 24 horas do dia 3 de agosto foram poucas para o Paulinho atender às pessoas que queriam levar-lhe o abraço e os cumprimentos pela data magna. Parabéns!

O amigo José Luiz recebe os cumprimentos pelo aniversário no próximo domingo dia 12.08. Parabéns!!

Sempre muito alegre saudamos Marli Grubert Josilco pelo aniversário no próximo dia 14.08. Felicidades!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.