Folha de Campo Largo

Page 6

06

Campo Largo, 02 de agosto de 2019

Campo Largo se despede de Álvaro Araújo Andrade I Danielli Artigas de Oliveira I

Álvaro Araújo Andrade

Joaquim Ribas de Andrade O pai de Álvaro também deixou um importante registro para a história de Campo Largo. Joaquim Ribas de Andrade nasceu em 1895 em Bateias e aos 23 anos passou a morar no Guabiroba, onde trabalhava com erva-mate e como agropecuarista. Segundo informações do site da Câmara Municipal, em 12 de julho de 1945, por decreto de Manoel Ribas, foi nomeado prefeito de Campo Largo, cargo que exerceu até 14 de março de 1947, quando afastou-se para candidatar-se em eleições livres. Em 15 de novembro de 1947 concorreu às eleições e foi eleito com quase a metade dos votos da cidade. Ele faleceu em 1950.

Faleceu aos 64 anos, na noite do último sábado (27), Rogério Borba Rocha, nosso querido Sergio Reis, da Popular Nova. Que por muitos anos alegrou muita gente cantando músicas sertanejas, principalmente as do Sérgio Reis, o qual sabia interpretar muito bem. Rogério Rocha participou de muitos festivais, sendo muitas vezes finalista e conquistando a primeira colocação. Chegou a participar da formação de algumas duplas serta- Rogério Borba Rocha nejas, inclusive com Carlinhos de Moraes e também com Ed Marcos (Edinho). Há alguns anos se converteu à religião Evangélica, fazendo parte da Congregação Cristã do Brasil e então parou de cantar. Doença Rogério que há pouco mais de um mês estava morando no Mato Grosso, descobriu um câncer no estômago. Devido à gravidade de sua doença, familiares chegaram a interná-lo no Hospital São Lucas aqui em Campo Largo, mas ele retornou pra Cuiabá, onde faleceu por volta das 19 horas. Devido à falta de condições para trazê-lo de volta para Campo Largo, o sepultamento aconteceu lá mesmo no Mato Grosso.

Eva Massoqueto

106 anos

Homem faleceu aos 106 anos de idade em Balsa Nova I Danielli Artigas de Oliveira I

Morre o Sérgio Reis Campo-larguense I Célio Vigilato I

U

ma importante personalidade da cidade faleceu no último domingo (28), aos 97 anos de idade. Álvaro Araújo Andrade vinha tratando um problema pulmonar que iniciou o ano passado e se agravou neste ano, mas sofreu um derrame pulmonar, teve complicações e não resistiu. Nascido em Campo Largo, ele era filho do Joaquim Ribas de Andrade – que foi prefeito de Campo Largo na década de 40 - e Admêe Gonçalves de Araujo Andrade. Era viúvo de Laura Mosele Andrade, com quem teve os filhos Florestina Andrade Stoco e Joaquim Ribas de Andrade Neto, quatro netos e oio bisnetos. Quando jovem, trabalhava “puxando tora” e quando se casou, através de um concurso em que passava por uma banca examinadora, passou a trabalhar como cartorário em Bateias. De Bateias veio para a região central de Campo Largo trabalhar como escrivão e distribuidor público, atuando na Vara Cível, Cartório Distribuidor, no Cartório Eleitoral e Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos. Ele assumiu, em 1958, o Tabelionato que antigamente era ao lado do Bar do Chico Castelo, hoje Maxifarma, na Rua Gonçalves Dias. De lá o Tabelionato foi ao lado do Cine Joia e então para o prédio ao lado da Panificadora Vip. Foi vereador por quatro mandatos, na gestão de 1951, em 1955 - quando também foi presidente da Câmara, em 1959 e em 1963. Chegou a ser um dos vereadores mais votados. Uma pessoa que representou muito para a cidade, e segundo Florestina, era um homem de credibilidade, honestidade, uma pessoa de muita personalidade e confiança pelo trabalho prestado. “Seu Arvinho”, como muitos o chamavam, “era uma pessoa de caráter, maravilhoso, muito amado e querido, sempre transmitiu muita segurança para a família, muito amoroso”.

Sérgio Reis

Ele deixa oito filhos: Ana Rosa, Maria, Tereza, Ororinda, Amadeus, José, Augusto e João, 20 netos e 21 bisnetos. Ele fazia parte do corpo de membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Balsa Nova, da Congregação Jardim Serrinha. Membros da Igreja divulgaram que “Irmão Júlio serviu a Deus mais de 60 anos em Campo Largo e Balsa Nova, congregando nas congregações dos Pessegueiros, Rincão, Mineiros, Rivabem e inclusive na Igreja sede em Campo Largo”.

Mesmo aos 106 anos de idade, era um homem muito ativo. Plantava feijão, milho, verduras e tirava com a mão o mato da chácara em que morava, mantendo sempre tudo muito limpo. Mas no último domingo (28), Julio Antunes disse à filha Ana Rosa que a “bença chegou e é grande, maravilhosa” e faleceu. Ele tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 24 de junho, chegou a ficar internado por alguns dias, mas recebeu alta e estava em casa. Nascido em Campo Erê/SC, veio morar em Campo Largo em 1998, quando sua esposa Maria Ferreira precisava dos cuidados da filha Ana Rosa, que aqui estava morando. Dois anos depois a mãe faleceu e o pai continuou morando com ela. Há 15 anos se mudaram para uma chácara no Bugre, porque era o estilo de vida que Julio gostava e se dedicava nos cuidados com todo o espaço. No dia em que sofreu o AVC, Ana conta que ele estava carpindo a chácara e que gostava muito de fazer isso. Seu marido escutou ele gemendo na casa, quando viram que ele estava passando mal e o levaram ao hospital. Ele faria 107 anos no dia 23 de outubro deste ano. Ana diz que era um homem muito trabalhador e que deixa como maior ensinamento a fé que ele tinha e o quanto rezava pelo bem das outras pessoas. Julio Antunes ainda era muito ativo

Falecimento de Eva Massoqueto gera comoção na internet

Eva faleceu aos 57 anos e deixa um filho e o marido

Na última segunda-feira (29), campo-larguenses se despediram da funcionária pública Eva do Rocio Ramos Massoqueto (57), que faleceu em decorrência de problemas de saúde. A Prefeitura de Campo Largo publicou em seu site uma nota de pesar, informando que ela ingressou no órgão em 01/08/1978 passando por algumas secretarias municipais, sempre atuando como Atendente de Serviços Administrativos, vindo a se aposentar em 05/07/2016. Eva também prestou serviços no Fapen (Fundo de Aposentadorias e Pensões). No Facebook, várias mensagens foram publicadas de pesar e condolências à família, destacando sempre traços de que Eva era uma pessoa muito boa, simpática, gentil e amiga de todos. Ela deixa o marido, Roberto Massoqueto, e um filho, Marcelo Massoqueto.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Folha de Campo Largo by Folha de Campo Largo - Issuu