Stellarum Relatório - Marianne Yoshiyassu

Page 24

O PROJETO SOBRE O LIVRO: “AS CIDADES INVISÍVEIS” Italo Calvino foi um dos escritores italianos mais reconhecidos e influentes do século XX. Em 1972, publicou o livro “As cidades invisíveis” que retrata uma realidade exagerada e utópica. “As cidades Invisíveis” é uma narrativa fascinante que acontece durante o século XIII e descreve cidades que pertencem ao reino de Kublai Kan, imperador dos mongóis. São descritas/ contadas por Marco Polo, “o maior viajante de todos os tempos”. Tais personagens realmente existiram e têm na história esses mesmos títulos e nomes. Marco Polo é um Italiano de Veneza que viajou para a China e prestou serviços de embaixador por 17 anos para o imperador dos Mongóis, Kublai Khan. Calvino conta sua história no mesmo contexto e sobre as mesmas pessoas, mas numa realidade pessoal e imaginária. Tendo conquistado muitas terras, mas impossibilitado de sair para conhecê-las, Khan manda Marco nessa viagem através de 55 cidades, para que assim possa enxergá-las pelos olhos do viajante.

“Não se sabe se Kublai Khan acredita em tudo o que diz Marco Polo quando este lhe descreve as cidades visitadas em suas missões diplomáticas, mas o imperador dos tártaros certamente continua a ouvir o jovem veneziano com maior curiosidade e atenção do que a qualquer outro de seus enviados ou exploradores” (CALVINO, 2003, p. 9). No livro, as 55 cidades são separadas em 11 tipos: As cidades e a memória As cidades e o desejo As cidades e os símbolos As cidades delgadas As cidades e as trocas As cidades e os olhos As cidades e o nome As cidades e os mortos As cidades e o céu As cidades contínuas As cidades ocultas Cada grupo contém 5 cidades e estas são apresentadas de forma embaralhada. O autor interliga as cidades por um fio tênue que se organiza em torno dos 11 tipos existentes. Para cada tema, sempre haverá uma questão central que permeia suas respectivas cidades. E ainda assim, cada cidade lida e/ou sofre consequências de maneiras diferentes. Ainda assim, cada uma existe por si só, permitindo ao leitor caminhar livremente por entre as cidades. O autor separa as cidades nesses grupos, ligando-as por um fio tênue de acordo com seu tema. Cada uma delas independe da outra, sendo que o leitor pode caminhar livremente por entre as cidades.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.