Stellarum Relatório - Marianne Yoshiyassu

Page 13

Por volta de 1445, Johhanes Gutenberg criou a prensa tipográfica. Esse sistema de impressão utilizava matrizes esculpidas em punção de aço cobertas por cobre. O molde de tipos usado para forjar as letras individuais foi a chave para a invenção de Gutenberg. Assim a Tipografia é, segundo Meggs (2009, p.90), “o termo para a impressão com pedaços de metal ou madeira independentes, móveis e reutilizáveis, cada um dos quais com uma letra em alto relevo em uma de suas faces”. O primeiro livro tipográfico chamado de ‘Bíblia de 42 linhas’ foi o resultado de longos anos de produção, 10 anos para a primeira impressão e mais 20 para imprimir todo o livro. É considerado “um dos mais belos exemplares da arte da impressão”. (MEGGS, 2009, p100) A dimensão de suas páginas é de 30 x 45 cm, tem duas colunas de tipos e uma margem de 2,9 cm entre elas. As primeiras 9 páginas tem 40 linhas por coluna, a décima tem 41 linhas e a partir desta possui 42 linhas por coluna. A obra contém, no total, 1282 páginas e é dividida em dois volumes. A invenção da impressão tipográfica revolucionou a história da produção gráfica, pois aumentou a escala de reprodução, permitiu diagramar páginas e revisar textos para correções, além de potencializar a conexão entre as pessoas e abrir novos horizontes para o design gráfico.

“A invenção da tipografia pode ser classificada ao lado da criação da escrita como um dos avanços mais importantes da civilização. [...] a impressão tipográfica permitiu a produção econômica e múltipla da comunicação alfabética. O conhecimento se disseminou rapidamente e a alfabetização aumentou em decorrência dessa notável invenção” (MEGGS, 2009 p. 90,91). As matrizes físicas criadas para essa prensa tipográfica são conservadas até os dias de hoje. Na atualidade, o estilo retrô serve de inspiração para muitos jovens designers, e uma das técnicas mais utilizadas é a chamada Letterpress. Fig. 4 (acima) - Prensa de Gutenberg Fig. 5 (esquerda) - Bíblia de 42 linhas

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.