Capas de discos no Brasil - Anos 60: Bossa Nova e Tropicalismo

Page 22

A música popular brasileira sempre teve um importante papel como condutora dos processos culturais, incluindo, portanto, o design gráfico. (Rodrigues, 2007: 17) Durante a década de 60, o design desempenhou importante papel para três segmentos da indústria fonográfica: a Bossa Nova, como visto no capítulo anterior, a Jovem Guarda e a Tropicália. Cada um desses eixos possuía suas características enquanto movimento musical, o que influenciava o design de suas capas: enquanto a Bossa Nova aparecia com as capas minimalistas e de inspiração modernista de Villela e as capas da Tropicália representavam o caráter pós-moderno do movimento, os discos da Jovem Guarda não traziam nenhum tipo de inovação. (Melo, 2006: 40; 45). Antes de entrar de fato no assunto de que trata o presente capítulo, a Tropicália, cabe um breve parêntesis sobre a Jovem Guarda. Este movimento que, entre 1965 e 1968, revolucionou a indústria fonográfica, inovou em diversos aspectos, a começar pela existência do programa de televisão. (Melo, 2006: 46) Se o rádio tinha sido o grande divulgador da música nos anos 1930/50, agora a televisão dominava o mercado e, consequentemente, a imagem do artista passa a ser valorizada, glorificada, endeusada. (Rodrigues, 2007: 16)

A Jovem Guarda era um grupo de jovens cujos ícones eram a guitarra e o automóvel; a velocidade e o rock ’n’ roll. “Se a Bossa Nova foi um barquinho na tardinha, a Jovem Guarda foi um carrão na contramão.” (Melo, 2006: 46) Utilizando a então inovadora – para o Brasil – estratégia do marketing segmentado, os empresários do grupo cuidavam desde a imagem dos cantores no programa, com cenários e figurinos impecáveis, ao lançamento de diversos produtos com a marca da Jovem Guarda. No entanto, o produto que deveria ser o principal de toda a linha era justamente o que recebia o menor cuidado e parecia fora de contexto, pois não apresentava nenhuma

22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.