Revista Esquinas - Nº 51

Page 14

ESQUINAS – 1º SEMESTRE 2012

Netinho de Paula

Soninha Francine 14

A carreira política de Sonia Francine Gaspar Marmo, a Soninha, começou em 2004, quando foi eleita vereadora ainda pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A ex-apresentadora da MTV, formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), dedicou-se à defesa dos direitos humanos dos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestias (LGBT) e jovens. Trocou o PT pelo Partido Popular Socialista (PPS) em 2008 e, em 2009, tornouse subprefeita da Lapa na gestão de Gilberto Kassab. Desde fevereiro de 2011, chefia a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Sobre a saúde pública, ela propõe que sejam realizados multirões para agilizar o atendimento. “Uma pessoa não pode esperar uma consulta no ginecologista por três meses e um ultrassom para daqui seis meses”, ressalta a candidata. “O segundo passo é melhorar o sistema de marcação de consulta. Hoje, com toda a tecnologia existente, os pacientes só podem marcar consultas pessoalmente. Precisamos de um sistema mais ágil de agendamentos.” Na questão da segurança, ela pretende reformular a Guarda Civil Metropolitana. “A GCM não deve ser uma guarda armada. Ela deve dar proteção na porta de escolas, nos parques municipais, nas vias públicas de um modo geral, ajudando na repressão de crimes, mas sem violência”. A respeito da educação, Soninha acentua: “A reforma das instalações é urgente e os professores devem ter reconhecimento, seja no aumento responsável da remuneração, seja no incentivo feito com bonificações”. Buscando atender à demanda por cultura e lazer nas periferias, ela sugere parcerias com o setor privado. “Seja com uma entidade parceira, seja com recursos da prefeitura ou patrocínios de empresas, temos que melhorar os espaços que já existem imediatamente”. Mas, para Soninha, o caminho para a solução do problema passa por outras questões. “Devemos tomar providências para promover a verticalização. Se não transformarmos casas em apartamentos, não teremos terrenos para o lazer e a cultura”.

Dos palcos ao gabinete. Esse foi o salto dado por um dos candidatos à Prefeitura. José de Paula Neto, mais conhecido como Netinho de Paula, é ex-integrante do grupo de pagode Negritude Júnior. Desde 2008, é vereador da cidade pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Entre suas propostas, Netinho considera o principal problema de São Paulo a falta de investimento nos transportes coletivos. “A atual gestão resolveu colocar recurso para ajudar o Governo Federal e Estadual na construção do metrô tardiamente”, afirma o candidato. “O principal erro foi privilegiar o transporte individual ao transporte coletivo”. Outro equívoco que o vereador enxerga na atual gestão é a aprovação automática dos alunos nas escolas públicas. O candidato propõe que as escolas sejam um espaço para a família, algo como “mini CEUs”. Netinho pretende adquirir recursos para esses avanços na educação fazendo mudanças na administração da dívida da cidade com o Governo Federal. “Agora, essa dívida toda é parcelada. Estamos estudando a possibilidade de mudar o indexador que a corrige”, afirma. O candidato vê a tecnologia como solução para a Guarda Civil Metropolitana. Netinho pretende integrar a GCM e as polícias Militar e Civil, criando um centro unificado de monitoramento. “Ainda existe uma disputa muito grande de atribuições entre as polícias. Se equipo a GCM, diante do delito consegue informar as demais [polícias], ou agir imediatamente. Ela passa a ter poder de fato”, comenta. Outro tipo de parceria que o candidato defende é na gestão da saúde paulistana. Ele acredita que os convênios entre a Prefeitura e as organizações sociais (OS) trouxeram avanços para a saúde. “Através das OS, podemos contratar profissionais, valorizar salários e criar ações que, muitas vezes, dependem da legislação federal. Tudo fica mais rápido”, afirma o candidato. Outra crítica é a má centralização dos hospitais públicos no centro de São Paulo. “São poucos os hospitais com atendimento de alta complexidade. Podemos levá-los para as periferias, isso vai desafogar o centro”, propõe Netinho.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.