Revista OLHE

Page 1

lhe Revista

Energias Limpas Conheça as fontes renováveis e o seu futuro na nossa sociedade

Amazônia Decubra a maior floresta tropical do nosso planeta

Por que bocejamos?

A importância da água em nossas vidas

10 invenções que revolucionaram a medicina



Editorial Planeta terra a nossa casa Carta ao Leitor O planeta é a nossa casa, mas acredito que temos muita dificuldade em entendê-la e cuidá-la como deveríamos. As florestas, assim como os vulcões, são encontrados na Terra, mas devido ao descuido humano iniciaram-se mudanças que os cientistas mais reconhecidos consideram extremamente rápidas. Assim, o aquecimento global é umas das consequências da falta de conscientização de parte da sociedade. Com isso, catástrofes naturais estão cada vez mais presentes na vida da população mundial. O que devemos fazer para estar em perfeita harmonia com o planeta? Como entender sua biodiversidade? São perguntas difíceis de serem respondidas com simplicidade, pois as dificuldades ambientais são muitas e abrangem inúmeros fatores. A nossa geração não é a única vítima dessas mudanças naturais, as do futuro não terão direito a mesma qualidade de vida, pois se continuarmos a consumir como consumimos hoje, o aumento previsto da temperatura será crítico para as geleiras e as costas de muitos continentes. Estamos, todas as vezes que abastecemos o carro de gasolina ou compramos um novo celular, colocando em perigo a vida de pessoas que ainda virão a nascer. É muito comum, hoje em dia, discutir sobre os direitos humanos, mas o que ninguém se atenta é que a principal vítima dos efeitos nocivos ao meio ambiente está por vir, as gerações futuras. Infelizmente, o mundo não abriu os olhos para o fato de que direitos humanos e conservação do meio ambiente são questões interligadas.

Assim, é necessário que o homem perceba que cuidando do planeta ele estará cuidando de si mesmo. Mas para isso é necessário resolver algumas equações, como a da desigualdade social. Uns têm mais do que os outros e muitas vezes não sabemos qual é razão disso acontecer. Muitos não se preocupam, por exemplo, com os vinte mil cidadãos que morrem todos os dias por não encontrarem um mínimo de água ou comida para sustentar suas vidas. Essa desigualdade se encontra no dia a dia de cada um de nós. Podemos mudar o mundo, mas como? Nesta edição poderemos avaliar e refletir sobre a opinião e informação que os textos desta revista revelam. Teremos tmabém a oportunidade de descobrir mais um pouco da nossa misteriosa casa e como viver com ela em perfeita harmonia.

Boa leitura, Thomas. Pág 1




Sumário

22. “A Amazônia é tào bonita, …” Descubra os segredos da Amazônia

52. Top 10 18. Energias Limpas 34. Aquecimento Global

10. Fúri dos Deuses Vulcões


39. Aquífero

14. Saúde 10 invenções que revolucionaram o destino da medicina 42. Água

45. Migração dos Pássaros

E ainda mais: 8. Curiosidade: Trovão, raio e relâmpago. O que é? 36. Bocejo. 48. Curiosidade: O que você não sabe sobre pirataria. 50. Curiosidade: Teoria do Caos. 58. Resenha: Amazônia Intercionalizada. 60. Texto opinativo: Globalização para todos os lados. 62. Crônica: Igualdade para todos. 66. Os Autores.

Acesse: www.olhe.com.br ou clique em “Curti” no nosso facebook Olhe.




Curiosidade Trovão, raio e relâmpago. O que é? O trovão é o ruído resultante da onda de choque provocada pelo aquecimento instantâneo do ar ao ser atravessado por um raio durante uma trovoada. Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra.

Raio e relâmpago são praticamente sinônimos. Segundo alguns dicionários, a diferença entre os dois está no fato de que o raio é apenas o clarão proveniente da descarga elétrica entre uma nuvem e a terra, enquanto o relâmpago é, também, a descarga entre duas nuvens. Já o trovão é o estrondo produzido pelas descargas elétricas atmosféricas.

Hoje se sabe que os relâmpagos estão relacionados à eletricidade na atmosfera. Eles iniciam com os raios, que nada mais são do que cargas elétricas em movimento ordenado, ou seja, uma corrente elétrica na atmosfera produzindo dois efeitos: a iluminação (luz) de uma região específica, do espaço onde elas se movimentam, que é o relâmpago propriamente dito e o brusco aquecimento do ar nessa região, causando uma onda sonora denominada trovão (barulho).

Pág 8


Como prevenir? Como se prevenir? Aqui vão as dicas: Não tome banho ou use torneira elétrica durante as tempestades; Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica; Não ligue aparelhos e motores elétricos; Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone; Permaneça dentro de casa até a tempestade terminar.

Mas, e se eu não estiver dentro de casa? Aqui vão as dicas: Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica; Afaste-se de veículo como tratores, motos, bicicletas e carroças, além de máquinas agrícolas; Mantenha distância de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscina, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados. Para se prevenir de raios é fácil, porém deve ter cuidado com coisas que você ache estranho. Agora que você já sabe como se prevenir, é só seguir estas idéias.

(Stéfanno Mesquita) Referências: http://www.tvsupercanal.com.br/noticias/raios-saiba-como-se-prevenir-e-evitar-transtornos-comdesgarcar-atmosfericas

Pág 9


Reportagem

FĂşria dos Deuses VulcĂľes


Responsáveis pela liberação de magma acima da superfície da crosta, os vulcões funcionam como válvulas de escape do magma e dos gases que existem na camadas mais interiores da Terra. Os vulcões reconhecido por serem perigosos, eles destroem milhares de casas e família, como contaminam o nosso ar.


Reportagem

Formação de um vulcão A palavra "vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A ciência encarregada de estudar os vulcões denomina-se vulcanologia. Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfe ra, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato de cones e montanhas.

Legenda: 1-vulcão inativo; 2-Fumarola; 3-Chaminé secundária; 4-Conduto vulcânico; 5-Cratera; 6-Nuvem de cinzas;

Pág 12


Vulcões A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções.

Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectônicas. No entanto, existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura.

Legenda: 7-Bomba; 8-Cone; 9-Camada de cinza; 10-Camada de lava solidificada; 11-Corrida de lava; 12-Câmara magmática.

Pág 13


Você sabia?

Saúde 10 invenções que revolucionaram o destino da medicina


Você sabia?

A medicina é uma das disciplinas a qual os homens mais se dedicam, isso por vários fatores, e provavelmente o mais importante é a busca por uma melhor qualidade de vida. O estudo sobre a saúde começou a se desenvolver de maneira mais intensiva no início do seculo XIX, quando ocorreu um grande impulso no nível de desenvolvimento tecnológico, tornando mais acessível os estudos. Mas, quais são as maiores inovações nessa área que chegaram a modificar o destino da humanidade? O médico Joffre M., pesquisador da história da medicina, fez a clasificação das dez maiores descobertas.

10. Transplante de órgãos Antigamente, o transplante se limitava apenas ao rim. Atualmente, esse tipo de intervenção é possivel no coração, pulmão, fígado, tecido pancreático e medula óssea. Essa tecnologia é utilizada na maioria das vezes em indivíduos que têm graves problemas de saúde que afetam os órgãos. 9. Progresso cirúrgico As cirurgias, nos dias de hoje, são acessíveis graças a colaboração de outros departamentos, como a anestesiologia, a neurofisiologia, a bacteriologia e a imunologia. Ela se destaca, principalmente, nas cirurgias cardíacas, na neurocirurgia e na oftalmologia. Assim, com esse progresso é possível a cura de doenças e a recuperação de órgãos como o coração, o que antes não ocorria. 8. Fecundação artificial A fecundação artifical se faz a partir do óvulo em laboratórios especializados, como o implante intrauterino do ovo fecundado, descobertas que marcaram a história da reprodução humana. Com isso é possivel aplicar a clonagem em mamíferos, a qual já foi demonstrada em 1997, com o nascimento de Dolly após várias experiências em laboratórios. Atualmente, com a tecnologia disponível é possível clonar não somente animais mas humanos, apesar de que muitos humanistas criticam essa ideia. Pág 15


Os 10 invenções que revolucionaram o destino da medicina

7. Engenharia genética Ela se destaca, principalmente, devido ao trabalho com as moléculas do DNA, que é base de toda a matéria viva e responsável pela transmissão genética. Assim, é possível mudar o código genético introduzindo outro segmento de DNA completamente diferente. Essa descoberta já deu início a produção de hormônios, enzimas e vacinas. Essa disciplina tem um futuro promissor considerando todas as oportunidades que nos oferecem. 6. Fibro e videoendoscopia A fibroendoscopia foi um avanço na medicina, pois substituiu os aparelhos metálicos, rígidos e que tinham muitas limitações. Ela resolveu um dos maiores problemas da medicina: a curvatura da luz. Isso foi possível graças ao estudo revelado em 1958, o qual demonstrava as oportunidades que oferecia a fibra ótica em endoscopia. Assim, tornou-se possível a obtenção de imagens que antes eram inacessíveis. Após vinte anos ela foi trocada pela videoendoscopia. 5. Técnicas de alta sensibilidade. É uma método que serve para detectar ou estudar pequenas células, bactérias ou outros tipos de seres que sejam pequenos demais para se enxergar a olho nu. Um bom exemplo foi a radiomunoensaio, que depois foi melhorado para imunoenzimático. Esta técnica serviu para detectar substâncias extremamente pequenas nos líquidos orgânicos e nos tecidos. Algumas delas são os hormônios, os peptídeos, os neurotransmissores, os antígenos e anticorpos. Rosalyn Yallow responsável pelos estudos e pela descoberta da radiomunoensaio recebeu o Prêmio Nobel em 1974.

4. Método diagnóstico por imagens O raio-X foi mais uma das descobertas que revolucionaram a medicina, com essa tecnologia é possível visualizar o que está acontecendo no corpo. Ela apareceu no final do século XIX e foi aplicada intensivamente no início do século XX com fins diagnósticos. Com esse progresso podemos com facilidade detectar doenças ou “problemas” no corpo. Mas a medicia não foi a única a se beneficiar dessa tecnologia, os serviços de segurança também o usam em várias operações.

Pág 16


Você sabia? 3. Síntese de hormônios e vitaminas A produção sintética de hormônios e vitaminas foi revolucionário na história da medicina, pois ofereceu às pessoas nutrientes que em alguns locais é impossível de ser adquirido. Tornando-se, portanto, um tipo de prevenção contra bactérias e vírus. Isso graças ao isolamento e a determinação da estrutura química de hormônios. Dois exemplos são a xompisição artificial da insulina usada contra o diabete e da cortisona com a característica imunossupressora e antiinflamatória.

2- Descoberta de antibióticos A sua descoberta foi feita na metade do século XX, reduziu drasticamente a taxa de mortalidade em nível mundial. Salvando milhares de pessoas, essas pequenas pílulas ou ainda soro conseguem tratar inúmeros tipos de doença e são muito apreciado pelos consumidores. Doenças como pneumonia e febre tifóide mataram centenas de milhares de pessoas no passado, e nos dias de hoje podem ser curadas com apenas um simples comprimido produzido em laboratórios.

1. Imunização preventiva “Melhor prevenir que remediar”, é na área da saúde uma das verdades que se aplica tanto às vacinas ou simplesmente ao sanemento básico, tornando-se a maior inovação de todos os tempos na história da medicina. Assim podemos prevenir doenças como o tetano, difteria, sarampo, coqueluche, entre muitos outras. Mas, infelizmente, apesar disso elas continuam matando milhares de pessoas ao redor do mundo ainda hoje, pois ter acesso a serviços médicos ainda é um grande luxo para grande parte da população mundial. Assim, muitos morrem de uma simples diarréia porque não têm acesso a nemhum tipo de informação.


Reportagem

Energias Limpas

http://ecochemist.files.wordpress.com/2010/11/wind-farm.jpg


A energia eólica é aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica e utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.


Reportagem

Energias limpas como a solar e a eólica são opções para o futuro desde que estamos conscientes que a Terra está em perigo. Se toda a humanidade consumisse como os EUA, a nossa sociedade precisaria de quatro planetas como o nosso, mas, infelizmente, só temos um. Por isso grandes empresas estão investindo em fontes energéticas ecológicas, e os governos estão desenvolvendo tecnologias para criar novos modelos de energia que sejam renováveis. Organizações governamentais como o G20 estão criando projetos com a finalidade de melhorar as condições de vida dos cidadãos da nossa sociedade. A energia solar é o nome dado a qualquer tipo de captação vinda do sol. Isso é feito por painéis solares que possuem células fotovoltaicas, essas mesmas células transformam a luz em energia. Os painéis são muito apreciados, pois a sua instalação é realmente fácil se comparado a energia eólica. Segundo o Conselho Mundial de Energia, em 2100 70% de toda a energia consumida será de origem solar. Esses números são relativamente importantes, visto que o consumo de energia renovável aumenta 16% ao ano. Países com poucos recursos naturais, como o Japão, necessitam desse tipo de tecnologia. Desse modo, o pequeno país asiático é o maior produtor de energia solar do mundo, seguido pela Alemanha e os Estados Unidos.

Pág 20

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/407216/gd/1261926560/Energia-Eolica-comeca-a-ser-valorizada-no-Brasil.jpg


Energias Limpas

Outra tecnologia relevante, é certamente a eólica. Ela existe há mais de 1000 anos, e após todo esse tempo, continua tendo grande importância no mundo. Energia eólica é qualquer tipo de captação do vento, que depois é transformado em energia. Usamos essa tecnologia para mover arogeradores, que são grandes turbinas que movidas pelo vento produzem energia em uma quantidade impressionante e rentável quando a produção é grande. Na atualidade, essa tecnologia produz muito mais energia do que a captação solar. Em 2007 a produção mundial era de 59 GW (gigawatts) e passou para 158GW em 2009. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial, aplicam esse tipo de tecnologia no mar, que é um lugar onde há muito vento. Na Dinamarca, cerca de 23% de toda a energia é fornecida pelo vento.

Grandes corporações estão cada vez mais interessadas em energia renovável. Planos da Google foram revelados, mostrando que iriam investir mais de 280 milhões de dólares em infraestruturas de energia limpa para alimentar residências e empresas. Parceria com a SolarCity será feita para o desenvolvimento do projeto nos Estados Unidos, que tem como objetivo reduzir o consumo de petróleo, carvão e outros produtos que podem ser nocivos para o planeta Terra. A energia limpa está sendo cada vez mais procurada no mecardo por ser ecológica e mais rentável a longo prazo. Pesquisas sobre energias limpas revelam que elas serão as mais rentáveis em algumas décadas, pois a quantia de investimentos feitos nessa área não param de aumentar. As previsões mostram uma queda impressionante do mercado de petróleo, que está no fim de sua exploração. Podemos mudar o nosso futuro, mas o passado sempre será o mesmo. Por isso é que o nosso mundo está se voltando para um caminho mais ecológico, pois o sistema capitalista e consumista que estamos vivendo, está se destruindo por seus próprios admiradores.

http://media.cybervida.com.br/1004/22-solar/solar-01-SolarTowerMojaveDesert.jpg

Pág 21


Reportagem

Descubra os segredos


da Amazônia

As araras são um tipo de papagaios coloridos, pertencentes a família Psittacidae. O grupo se encontra num estado de conservação ameaçada, graças caça furtiva devido à sua procura como animais de estimação, e principalmente, ao desaparecimento do seu habitat.


Reportagem

Introdução A Floresta Amazônica é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações.

A Floresta Amazônica é uma floresta tropical, sendo assim tem uma grande variedade de espécies . A região é o lar de cerca de 2,5 milhão de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2.000aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40.000 espécies de plantas, 3.000 de peixes, 1.294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 de répteis foram classificadas cientificamente na região. Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazônia. Os cientistas descreveram entre 96.660 e 128.843 espécies de invertebrados só no Brasil. Um quilômetro quadrado de floresta amazônica pode conter cerca de 90.790 toneladas métricas de plantas vivas !

Pág 24


Descubra os segredos da Amazônia

A Floresta Amazônica é uma das três maiores floresta do mundo, seu clima alternou-se entre frio-seco, quente-úmido e quente-seco. Na última fase “frio-seca”, há cerca de 18 ou 12 mil anos, o clima amazônico era semi-árido, e o máximo de umidade ocorreu há sete mil anos. Na fase “semi-árida” predominaram as formações vegetais abertas, como cerrado e caatinga, com "refúgios" onde sobrevivia a floresta. Atualmente o cerrado subsiste em abrigos no interior da mata.

O Rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o segundo mais extenso rio do mundo e de longe o com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados. A Amazônia, que tem a maior bacia de drenagem do mundo, com cerca de 7 050 000 quilômetros quadrados, responsável por cerca de um quinto do fluxo pluvial total do mundo total. Um evento que não é bom para a Amazônia é o seu desmatamento. Entre 1991 e 2000, a área total de floresta perdida na Amazônia subiu de 415.000 para 587.000 quilômetros quadrados, com a maioria da floresta desmatada sendo transformada em pastagens para o gado.Entretanto, segundo o relatório Avaliação do risco de degradação da Amazônia feito pelo Banco Mundial, cerca de 75% da floresta pode ser perdido até 2025.

Pág 25


Reportagem

O solo amazônico O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Contudo, a flora e fauna mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema.

O Rio Amazonas é o segundo mais extenso rio do mundo e com o maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados . A Amazônia, que tem a maior bacia de drenagem do mundo, com cerca de 7 050 000 quilômetros quadrados, é responsável por cerca de um quinto do fluxo pluvial total do mundo. Pág 26


Descubra os segredos da Amazônia

Mamíferos Nome popular: Anta Nome científico: Tapirus terrestris Informações: É o maior mamífero terrestre da fauna brasileira, podendo atingir dois metros de comprimento, por um metro de altura e pesar até 300 quilos. Machos e fêmeas não apresentam diferenças. Tamanho: até 2 metros de comprimento. Nome popular: Onça-Pintada Nome científico: Panthera onca Informações: Possui aspecto robusto, por ter a musculatura forte e a cabeça grande, é o maior representante dos felídeos registrados para as Américas Tamanho: da ponta do focinho até a ponta do rabo pode ter de 1,54 até 2,70 metros.

Nome popular: Onça parda/ Puma Nome cientifico: Puma concolor Informações: A onça parda, também chamada de puma, possui coloração do pêlo geralmente marrom-amarelada como a dos veados. No lado ventral do corpo e em algumas regiões do focinho fica mais clara. Tamanho: da ponta do focinho até a ponta do rabo pode ter de 1,46 até 2,10 metros.


Reportagem

Insetos Nome popular: Besouro-gigante Nome científico: Titanus giganteus Família: Cerambycidae Informações: O maior inseto do planeta em termos de volume é o besouro Titanus giganteus que pode chegar até aos 22 centímetros de comprimento e pesar 70 gramas.

Formigas Um dos mais temíveis grupos de animais da floresta não são as onças, cobras, ou crocodilos, mas sim as formigas. Muitas formigas na floresta podem infligir excruciantes e dolorosas mordidas e picadas nos visitantes da floresta. As formiga Sul Americanis regionalmente famosas pelas suas mordidas, podem deixar a vítima com uma terrível dor durante horas. No entanto, as formigas são um dos animais mais importantes e interessantes da floresta, dois exemplos são: exército de formiga e cortadoras de folhas.


Descubra os segredos da Amazônia

Peixes Nome popular: Peixe-Boi Amazônico Nome científico: Trichechus Manatus Informações: O corpo é de cor cinza escuro e seu couro é grosso e resistente. Possuem uma mancha branca na região do ventre. Tamanho: 3 metros de comprimento

Nome popular: Piranha-caju Nome científico: Pygocentru nattereri Informações: Peixe de escamas; corpo rombóide e comprimido; focinho curto, arredondado, mandíbula saliente e dentes afiados. Entre todas as piranhas é a que possui o focinho mais rombudo. Tamanho: de 20 à 40 cm.

Nome: Boto-rosa ou Boto-vermelho Nome científico: Inia geoffrensis Informações: É um golfinho fluvial presente nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Tamanho:


Reportagem

Aves Nome popular: Beija-Flor-de-Fronte-Violeta Nome científico: Thalurania glaucopis Informações: É verde brilhante com capuz azulvioleta, penas da cauda azul-aço e bico preto. As partes inferiores da fêmea são branco-sujo e as penas laterais da cauda são brancas. Tamanho: aproximadamente 11,1 centímetros.

Nome popular: Tucano-de-Bico-Verde Nome científico: Ramphastos dicolorus Informações: Gostam de banhar-se na folhagem molhada pela chuva e costumam bebem água acumulada nas bromélias. Tamanho: Aproximadamente 48 centímetros.

Nome popular: Araçaí-Banana Nome científico: Pteroglossus bailloni Informações: O bico enorme é de cor oliva, com vermelho até a base. As partes superiores também são de cor oliva escuro, mais brilhante e amarelado na frente, e o uropígio é de cor vermelha intensa; as partes inferiores apresentam uma cor amareloaçafrão. Tamanho: 36 centímetros de comprimento total.


Descubra as curiosidades da Amazônia

Nome popular: Periquitão-Maracanã Nome científico: Aratinga leucophthalma Informações: Vivem em bandos grandes, compostos de 30 a 40 aves ou mais e dormem coletivamente em variados lugares. É ave adaptável a ambientes alterados pelo homem. Tamanho: Aproximadamente 25 centímetros.

Nome popular: Anu-Branco Nome científico: Guira guira Informações: Os seus ovos são relativamente muito grandes, tem de 17 a 25% o peso da fêmea. A cor dos ovos é verde-marinho, uma rede branca calcária em alto relevo se espalha sobre toda a superfície. Tamanho: 38 cm.

Nome popular:Anu-Preto Nome científico: Crotophaga ani Informações: Vive em paisagens abertas com moitas e capões entre pastos e jardins; ao longo das rodovias costuma ser quase a única que se vê, como habitante de lavouras abandonadas. Prefere lugares úmidos. Tamanha:



Reportagem

Aquecimento Global

O Mundo por รกgua abaixo


Reportagem

O Aquecimento Global é uma conseqüência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Ele é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar que ficam perto da superfície da Terra. Ocorre desde meados do século XX e continua no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura da superfície Terrestre aumentou cerca de 0,74 oC e 0,19 oC durante o século XX. Este aumento de temperatura parece muito pequeno, porém pode afetar grandes regiões geladas causando grandes estragos à natureza.

Alguns cientistas julgam que esse é um fenômeno natural, afirmando que a Terra está passando da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura uma conseqüência dessas mudanças. Porém, as principais atribuições para o Aquecimento Global são relacionadas aos humanos,que aumentam o Efeito Estufa. O Efeito Estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Uma das principais conseqüências do Aquecimento Global é o descongelamento das calotas polares. Um estudo na Antártida mostrou que a antiga camada grossa de gelo que cobria o mar da Antártida, agora é apenas uma fina camada de gelo, 2% da camada já derreteu e 90% pode ser derretido em 100 anos. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massas de neve. Em tentativas de diminuir o problema, 162 países assinaram o protocolo de Kyoto em 1997. Conforme este documento, os países se comprometeram a não lançar gases tóxicos na atmosfera. Este tratado é válido até 2012, porém vários países ainda não cumpriram com o Protocolo. Atualmente, o principal emissor de gases poluentes é a China, seguida dos Estados Unidos e Rússia. O Brasil está em 5o lugar. Pág 34


Aquecimento Global

Estudos brasileiros demonstram que provavelmente o Aquecimento Global irá causar alguma mudança na Amazônia. Os pessimistas afirmam que poderão se desenvolver possíveis áreas de savana no sul do Brasil, outros argumentam que ocorrerão menos chuva e ainda há os que defendem que teremos muito mais chuvas. Uma outra grande preocupação é o aumento médio do nível do mar. O nível do mar está aumentando de 0.01 a 0,025 metro por década. No futuro isto pode fazer com que países insulares no Oceano Pacífico fiquem debaixo d’água. O aumento médio do nível do mar ocorre por dois fatores: devido a expansão térmica dos oceanos e ao derretimento de calotas polares e camadas de gelo sobre a montanha. Os cientistas não prevêem um grande derretimento para os próximos cem anos, mas deverá ocorrer um aumento entre 14 e 43 centímetros ainda neste século. O Aquecimento Global está cada vez mais fazendo estragos na natureza. Alguns cientistas consideram que isto é um fenômeno, outros acreditam que ele só aumenta por causa do Efeito Estufa causado pelo homem. O nível do mar deverá subir e áreas de grandes florestas tropicais deverão se transformar em savanas. O que podemos fazer para cuidar melhor da nossa casa? O primeiro passo é respeitá-la. Pág 35


Reportagem

Bocejo O bocejo é o ato involuntário de abrir a boca, o que leva a uma inalação profunda e prolongada de ar. Acredita-se que seja uma ação involuntária, pois pesquisas mostram que este fenômeno pode ser observado em fetos de 11 semanas, além de ser considerado contagioso. Existem três teorias que são consideradas as mais comuns para a explicação do bocejo. São elas: +Teoria física: esta revela que o bocejo é um processo induzido pelo organismo na tentativa de obter mais oxigênio e fazer com que o dióxido de carbono produzido em excesso seja liberado. +Teoria da evolução: defende a possibilidade de que o bocejo iniciou-se com os homens primitivos que mantinham o hábito de bocejar para expor seus dentes. +Teoria do tédio: de acordo com esta teoria, o responsável pelo bocejo seria o tédio, a fadiga ou a sonolência.

No entanto, algumas pesquisas têm apresentado resultados que diferem das teorias citadas acima. Alguns psicólogos demonstraram que o ato de bocejar é um mecanismo que leva ao aumento do fluxo sanguíneo no sistema nervoso central, promovendo resfriamento. Segundo estes pesquisadores, do mesmo modo que os computadores, o cérebro funciona mais eficientemente em temperaturas mais baixas. Uma vez que esse órgão consome cerca de um terço das calorias produzidas, o calor resultante precisa ser liberado de alguma forma. Pág 36


Bocejo

O experimento foi realizado com estudantes universitários que assistiram a vídeos de pessoas bocejando. Um grupo respirava apenas pela boca, outro apenas pelo nariz, o terceiro grupo usou uma bolsa térmica na região frontal da cabeça que continha água fria, enquanto que o quarto grupo usou uma bolsa com água quente. O resultado revelou que os indivíduos que respiravam pelo nariz e os que utilizaram a bolsa térmica fria não bocejaram enquanto assistiam aos vídeos, pois seus cérebros já estavam suficientemente resfriados. Já com relação ao fato do bocejo ser contagioso, outro grupo de cientistas londrinos afirma que o ato de bocejar associa-se à habilidade das pessoas demonstrarem empatia entre elas, e por esse fato ele seria contagioso. A pesquisa realizada por eles foi feita com 24 crianças portadoras de autismo e outras 25 que não apresentavam o transtorno. Foi observado que as crianças com autismo bocejaram menos quando comparadas com as outras crianças ao assistirem vídeos em que adultos aparecem bocejando. Teoricamente, isso aconteceria porque o bocejo “contagioso” e a empatia entre os indivíduos apresentam mecanismos neurológicos similares, e o autismo é um transtorno que prejudica a interação social e a habilidade de comunicação dos portadores. Contudo, alguns pesquisadores ainda apóiam a idéia de que o bocejo é um ato reflexo.

Pág 37



Repotagem

AquĂ­feros


Reportagem De acordo com o armazenamento da água, os aquíferos podem ser classificados em dois tipos: +Aquífero livre ou freático É uma formação geológica de característica permeável e parcialmente saturada de água. Sua base é formada por uma camada impermeável como, por exemplo, a argila, ou pode ser semipermeável. Neste aquífero existe uma superfície livre de água que se encontra sob pressão atmosférica (superfície piezométrica). Em aquíferos livres o nível da água varia segundo a quantidade de chuva e é o mais comum e mais explorado pelos homens. Porém, são também os aquíferos que apresentam maiores problemas de contaminação. +Aquífero confinado ou artesiano Este tipo de aquífero ocorre quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aquífero. Pelo fato de a água encontrar-se a uma pressão superior à atmosférica, quando se faz um furo para extração, a água sobe até a superfície piezométrica, dando origem a um furo artesiano. Assim a água chega até a superfície sob a forma de repuxo, sendo o furo artesiano denominado furo “repuxante.”

Pág 40


Aquíferos Quanto ao tipo de rocha armazenadora, os aquíferos podem ser: +Aquíferos Porosos: Esses tipos de aquíferos apresentam espaços vazios de pequenas dimensões (poros), por onde a água circula. Estão associados com rochas do tipo sedimentares consolidadas, solos arenosos e sedimentos inconsolidados. Representam o grupo de aquíferos mais importantes, isso devido ao grande volume de água que armazenam e também por serem encontrados em muitas áreas. +Aquíferos Fraturados ou Fissurados: São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água. Estas fraturas representam o resultado de alguma deformação sofrida por uma rocha quando esta é submetida a esforços tensionais de natureza diversa. Os aquíferos fraturados estão associados com rochas do tipo ígneas e metamórficas. +Aquíferos Cársticos: São formados em rochas carbonáticas. As fraturas presentes neste tipo de aquífero podem atingir dimensões maiores devido à dissolução do carbono pela água. Assim, podem formar grandes rios subterrâneos.

Os aquíferos desempenham importantes papeis na natureza e cumprem várias funções. Através deles os cursos de águas superficiais são mantidos estáveis e o excesso de água (trasbordamento) é evitado através da absorção da água da chuva. Assim, em regiões como a Ásia tropical, caracterizada por uma longa estação quente (9 meses) e marcada por chuvas intensas, os aquíferos são de grande auxílio. No Brasil, localiza-se a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, chamada Aquífero Guarani. É considerado um dos maiores aquíferos existentes, com aproximadamente 1,2 milhão de km², sendo a maior parte da área ocupada pelo aquífero presente no subsolo do centrosudoeste do Brasil.

Pág 41


Reportagem

Água Planeta Água


Reportagem A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida. É freqüente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra, isto é quase falar que 1/3 da Terra é só água. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6%encontra-se em aqüíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens e precipitação. A água é formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e por um átomo de oxigênio (O), formando assim, a molécula H2O.

O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. A água desempenha um papel importante na economia mundial, já que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura. O principal problema da água é sua escassez na forma de consumo, potável. Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.

Pág 43


Água Os estados da água são: +Líquido: Quando ela está na forma em que bebemos, em forma liquida. +Gasoso: O calor faz a água líquida passar para o estado gasoso, transformando-se em vapor. +Sólido: O frio intenso faz com que a água fique em estado sólido, congelada (em forma de gelo, neve)

Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação. A água é um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo. Percebemos que um dia a água possa acabar, mas quando isto estiver perto garanto que os humanos vão criar máquinas para que a água vire potável. Vimos que existem três estados da água, o sólido, liquido e gasoso. Dês de hoje já devemos aprender que o consumo desenfreado de água não deve acontecer, para que todos nos podemos ter isto no futuro.

Pág 44


Reportagem

Migração dos Pássaros


Reportagem

A migração de aves é um fenômeno extraordinário, observado em centenas de espécies ao redor do mundo. Enquanto a maioria das espécies em climas tropicas e temperados permanecem a maior parte do tempo em seu habitat, outras migram por longas distâncias com a mudança das estações. Vários tipos de pássaros migram, às vezes viajando milhares de quilômetros no processo. Os fatores que desencadeiam as migrações são pouco conhecidos. Em muitas aves observa-se o aumento das várias hormônios que iniciam o processo pré-migratório onde se pode observar a engorda e o crescimento das gônadas. Essas alterações das concentrações hormonais podem ser induzidas por modificações externas como a variação do número de horas de dia, a escassez de alimentos ou das modificações climáticas.

O migrante mais impressionante é a andorinha-do-mar ártica, que procria no norte do Círculo Ártico, mas voa quase 18 mil quilômetros para o sul, em direção à Antártica, quando chega o inverno no norte. As ameaças das aves migradoras são: _A intensificação da agricultura através de monoculturas cerealíferas em detrimento de outros usos. _O fogo intenso, pode ter efeitos devastadores sobre as espécies de vertebrados e invertebrados. _O aumento da utilização de agro-químicos _O sobre-pastoreio afeta a composição e estrutura da vegetação, reduzindo quer a disponibilidade alimentar quer a proteção para nidificar. _A drenagem e destruição de zonas húmidas e caniçais para aproveitamento agrícola e pecuário. Pág 46


Migração de Aves

Várias aves, sejam as que marinhas, planadoras ou migradoras, fazem parte deste grande efeito na natureza. Na maioria das vezes elas migram para ter os filhotes. Além da andorinha-do-mar ártico, muitas espécies de gansos, patos e cisnes migram na época da primavera para terem seus filhotes.


Curiosidade O que você não sabe sobre pirataria Entende-se por pirataria a reprodução, venda e distribuição de produtos sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais. É uma prática muito utilizada atualmente e que provoca grandes prejuízos à economia do país. Nas últimas décadas, a pirataria se tornou um fenômeno global, que atrai organizações criminosas internacionais, responsáveis também pelo tráfico de drogas, armas, pessoas, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos. A parte visível é o comércio, que pode até parecer inocente, mas que esconde esta série de crimes correlatos. Do ponto de vista jurídico, a pirataria é crime e prevê pena de reclusão de até quatro anos. As máfias estrangeiras por sua vez, há tempos se implantaram no país, com o objetivo de distribuir mais facilmente os produtos pirateados, aproveitando para diversificá-los, algo que traz retorno cada vez mais previsível de lucro. Entram nessa classificação sapatos, roupas, óculos, brinquedos, perfumes, relógios, livros, peças automobilísticas, instrumentos cirúrgicos, além dos clássicos produtos pirateados, como cigarros, bebidas, CDs e DVDs. Como possuem procedência duvidosa, tais mercadorias podem ser produzidas de maneira a apresentar riscos à saúde. Há inúmeros exemplos de mercadorias nas quais foram encontradas substâncias cancerígenas em sua composição. Há outros produtos por sua vez, que ainda não oferecem qualquer resistência por parte do consumidor, como as peças de carro, por exemplo, ou então objetos que já estão estragados antes mesmo de serem comprados.

Pág 48


O que você não sabe sobe pirataria

Há mesmo pessoas que justificam a comercialização de produtos pirateados recorrendo a questões como o desemprego, uma argumentação, na verdade, equivocada, pois como já dito anteriormente, a pirataria é financiada por facções criminosas, e o consumo de tais produtos proporciona uma contribuição indireta para a marginalidade que permeia o país. Outros discordam dessa colocação, mas se tal não fosse verdade, que motivos teriam as pessoas que comercializam pirateados além de não terem um local fixo para manter tal comércio? E qual a razão de fugir da polícia quando as mesmas são abordadas? Normalmente os produtos pirateados são consumidos por causa do seu baixo custo, cerca de 93% mais barato. Tal consumo ilegal, porém, traz um prejuízo aproximado de 30 bilhões de reais por ano. Importante citar ainda o prejuízo na arrecadação de impostos, a proliferação do desemprego na indústria denominada formal, problemas de saúde, além das questões do roubo intelectual (de invenções e idéias) de terceiros, a prática da concorrência desleal e ainda o incremento do crime organizado. A pirataria é um dos maiores problemas socioeconômicos atuais, presente em 95% dos países. Na escala em que está sendo praticada, é responsável por 10% do comércio mundial e não para de crescer ,isso é preocupante e cada cidadão deve dedicar um momento à uma séria reflexão. Ao lado da forte demanda por produtos pirateados, os atrativos para a prática de crimes são imensos. Pág 49


Curiosidade

Teoria do Caos “Em epistemologia designa a teoria segundo a qual tudo está determinado, isto é, submetido a condições necessárias e suficientes, elas próprias também determinadas. Uma relação é determinada quando existe uma ligação necessária entre uma causa e o seu efeito; neste sentido, o determinismo é uma generalização do princípio da causalidade, que liga cada acontecimento a um outro (é esta causalidade que o cientista pretende conhecer estabelecendo leis).” Esta Teoria serviu de edificação para as mais variadas imersões do homem no processo de construção de seu conhecimento durante muitos séculos (mais precisamente, até meados do século XX). Física, Matemática, Geografia, etc. Todas carregavam em suas teorias o cerne do determinismo. Em suma, o “o comportamento determinístico é governado por uma lei exata e não passível de infração”. O Termo Estocástico significa aleatório. É o oposto do comportamento determinístico. Sem leis e irregular, governado pelas condições do acaso. Diante destes dois termos, a Teoria do Caos pode ser entendida como “comportamento sem lei inteiramente governado pela lei”. Fundamentado em várias teorias anteriores ao século XX sobre o assunto, Edward Lorenz, um meteorologista do MIT, no início dos anos 1960, usando um computador primitivo e um conjunto simples de equações que visavam modelagem atmosférica, esboçou os contornos de um dos primeiros reconhecidos atratores caóticos. Para estender a sua simulação para um futuro mais distante, Lorenz fez pequenos ajustes no cálculo, iniciando-o do meio do caminho com algumas casas decimais a menos. No entanto, o resultado foi completamente diferente do primeiro. O clima passou a se comportar de maneira distinta. Esta foi uma das primeiras demonstrações claras de dependência sensível das condições iniciais. Lorenz mostrou igualmente importante que isso ocorreu em um simples, mas um modelo fisicamente relevante. Esta conclusão o leva à um artigo de 1963 onde Lorenz explica que uma borboleta batendo suas asas em Pequim pode afetar o clima milhares de quilômetros de distância de alguns dias mais tarde. Esta sensibilidade é agora chamado o “efeito borboleta“. Pág 50


Teoria do Caos

Desde condições meteorológicas até o desenvolvimento da bolsa de valores ou análise de apólices de seguros, a Teoria do Caos tem aplicação direta e, à medida que as décadas passam, novas aplicações surgem para esta elegante teoria.

“Por um prego perdeu-se a ferradura” “Por uma ferradura perdeu-se o cavalo” “Por um cavalo perdeu-se um cavaleiro” “Por um cavaleiro perdeu-se a batalha” “Por uma batalha perdeu-se o reino”

Pág 51


Top 10 – Os animais mais perigosos do Planeta

10 – Urso Muitos de nós tivemos ursos de pelúcia quando crianças. Com aparência inofensiva, os ursos da vida real são tão fortes e rápidos, que conseguem facilmente acabar com uma presa. Mortes por ano: 5 – 10 mortes. Obs.: Eles só atacam se nós estivermos em seu território.

9 – Tubarões O Tubarão Tigre e o grande Tubarão Branco são conhecidos por serem assassinos das águas. Há um número elevado de ataques de tubarão pelo mundo, mas mortes reais são muito baixas. Mortes por ano: cerca de 100 mortes. Obs.: Eles são conhecidos como assassinos do mar, alguns atacam sem nenhuma explicação.


8 – Medusa Estas criaturas fascinantes e belas podem ser bastante prejudiciais para suas vítimas. Seus tentáculos podem paralisar um ser humano e provocar um ataque cardíaco. Mortes por ano: cerca de 100 mortes. Obs.: É uma das criaturas mais venenosas do oceano e sua picada pode matar um ser humano em pouco tempo.

7 – Hipopótamo Apesar do seu corpo, os hipopótamos são corredores incrivelmente rápidos, podendo facilmente ultrapassar um humano na terra. Mortes por ano: 100-150 mortes. Obs.: Tal como os ursos, os hipopótamos não reagem bem ao serem surpreendidos, portanto, fazer barulho para alertá-los sobre sua presença é sábio. Os hipopótamos são animais altamente agressivos que, muitas vezes, são encarados como dóceis e banhistas preguiçosos.

6 – Elefante Seu tamanho, combinado com seu enorme peso e presas afiadas torna-o quase imbatível. Mortes por ano: 300-350 mortes por ano. Obs.: Essas criaturas muitas vezes atacam sem aviso e são conhecidos por matar guardas florestais.


5 – Crocodilo Não é nenhuma surpresa que os crocodilos tenham sobrevivido na Terra por cerca de 200 milhões de anos. Mortes por ano: 600-800 mortes. Obs.: Os crocodilos são predadores especializados. Na maioria das vezes ele sempre ataca a vitima na água e usa ataques fatais.

4 – Felinos selvagens Leões, tigres e jaguares compõem essa categoria. Os grandes felinos continuam a perder seu habitat e aumentar o número de ataques a seres humanos. Mortes por ano: cerca de 800 mortes. Obs.: Os leões da montanha, que vivem nos parques norte americanos, são responsáveis por 5 a 7 mortes por ano. Os felinos são animais muito rápidos e podem matar um ser humano em pouco tempo.


3 - Escorpiões Estas criaturas têm picada venenosa, responsável por grande número de mortes, principalmente porque tendem a ser encontrados em lugares isolados. Mortes por ano: 800-2.000 mortes. Obs.: Embora existam cerca de 1500 espécies de escorpião pelo mundo, apenas cerca de 150 deles são considerados perigosos.

2 – Veneno de cobra A maioria dos ataques de serpentes mortais ocorrem na África, Ásia e América do Norte. Reconhecidamente, existem mais de 450 espécies que são venenosas. Mortes por ano: 50.000-125.000 mortes. Obs.: Cobras que sentem-se ameaçadas certamente atacarão. Algumas chegam a cuspir veneno nos olhos da vítima. Muitas pessoas são atacadas pois chegam perto dela para tirarem fotos, pois as acham muito bonitas.


1 – Mosquito Estas pragas minúsculas não são apenas irritantes, mas são extremamente eficientes na propagação de doenças. Mortes por ano: 2-3 milhões de mortes. Obs.: Malária, febre amarela, dengue, vírus do Nilo Ocidental são apenas alguns dos males propagados pelos mosquitos. O fato de serem pequenos ajuda muito na hora do ataque.



Resenha

Amazônia Intercionalizada No texto “Internacionalização da Amazônia”, Cristovam Buarque, ex-governador do Distrito Federal expôs a estudantes e professores de uma universidade americana, após um debate ocorrido em novembro de 2000, suas perspectivas sobre uma eventual internacionalização da Amazônia. O estudante que fez a pergunta especificou que ele esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Cristovam Buarque, que é um palestrante e humanista respeitado mundialmente, iniciou, após um pequeno momento de raciocínio, a sua fala. Como brasileiro, ele explicou que era certamente contra qualquer ato de internacionalização desta floresta, sendo que ela é propriedade exclusiva do Brasil. Já como humanista, devido à degradação ambiental já sofrida e de seus recursos poderem ser usados de modo indiscriminado, ele poderia pensar numa situação dessas. Mas, reiterou que outros patrimônios também poderiam ser tornados internacionais. Assim, Cristovam Buarque fez questão de por em sua fala diversos exemplos de patrimônios que deveriam ser internacionalizados. Desse modo, tal como a Amazônia, as reservas de petróleo também deveriam ser internacionalizadas, pois o petróleo é importante para a estabilidade econômica mundial como será a floresta amazônica no futuro. Ele acredita também que cidades como Nova York, Paris, Londres, Recife, entre outras, todas com sua beleza específica, devam pertencer a todos. Com isso, qualquer museu como o Louvre deve pertencer ao mundo inteiro e não apenas a França, pois para ele essas obras feitas pelo gênio humano são tão valiosas quanto à floresta amazônica. Tendo essas informações podemos depreender que os argumentos do ex-governador do Distrito Federal foram simples, mas sólidos ante aos debatedores. Um dos aspectos interessantes é que o ponto de vista de Cristovam se baseou em uma igualdade tanto intelectual quanto material entre toda a nossa humanidade. O fato do autor se pautar em exemplos tornou os argumentos mais bem sustentados. E terminou afirmando que enquanto o mundo o tratar como brasileiro, ele será contra a internacionalização da biodiversidade que possui a floresta amazônica.

Pág 58



Texto opiniativo

Globalização por todos os Lados Segundo o dicionário, globalização é um processo de interligação entre os países. Mas com uma análise mais aprofundada, podemos perceber que ela tem um conceito completamente diferente. Nos anos 80 esta palavra começou a ser aplicada em textos, telejornais e entre a população. Apesar deste substantivo ser utilizado de modo mais enfático somente a partir desta data, o processo de globalização remonta à primeira Revolução Industrial, que ocorreu no século XVIII, ou seja, quando do início da produção em massa. Adaptação, crise ou processo, qual dessas palavras podem representar a nossa sociedade? Na China, assim como na Índia e no México, as pessoas são usadas como mão de obra escrava, a população não passa de uma máquina barata de produção. Temos o poder de mudar o nosso mundo para melhor, mas, sentimentos como a inveja, o egoísmo e o individualismo criam uma barreira ao desenvolvimento humano. Com isso, temos 25 mil pessoas que morrem por dia porque não tem o que comer e 300 mil falecem por ano devido a uma simples gripe, pois não possuem acesso a remédios e médicos. Por que uns possuem mais que outros? Será que é por terem mais poder, dinheiro ou inteligência? Ou ainda, será em decorrência de uma cor mais agradável de se ver? Nosso mundo é desigual e convivemos com ele todos os dias. Alimentamos a desigualdade toda vez que compramos ou vendemos algo. A manipulação começa pela educação de um país, por isso em alguns locais o investimento em educação é menor do que em outros. Portanto, os homens poderosos controlam os outros com grande facilidade. Mesmo a população educada é manipulada no seu dia a dia, quer seja por propagandas ou outro meio de comunicação. Então, o que mudou no humano desde a sua aparição na Terra? Uma coisa, os valores, que não são os mesmos, sejam eles religiosos, familiares ou humanos. Podemos concluir que o nosso mundo está em uma grande crise, e nem todos podem sobreviver. Hoje em dia, damos mais valor para o celular que está ao nosso lado, para a casa em que estamos vivendo ou para as roupas que usamos. Mas a nossa família, a educação ou simplesmente o respeito que devemos ter pelos outros, são valores que estão sendo perdidos com o tempo. O ser humano ainda precisa aprender muito para poder atingir um sistema em que toda a sociedade se beneficie dos seus direitos. Nossa realidade é triste, o que falta é a atitude da população, ou seja, uma mudança em que todos participem para construir um mundo melhor.



Crônica

Igualdade para todos Ao chegar em Cunha tive a oportunidade de conhecer uma senhora ou mais especificamente uma vizinha, que tem feito um trabalho voluntário com crianças carentes. Ela tinha trabalhado a sua vida inteira na área da educação. Assim, quando ela mudou para Cunha, viu a necessidade de começar um projeto que tem como objetivo de tirar as crianças da rua e educá-las. Após alguns meses nesta cidade decidi ajudar a minha vizinha em seu trabalho, que qualifico como muito importante para uma cidade como Cunha. Semanas se passaram e eu comecei a me interessar pelo assunto da desigualdade humana, por isso inicei as pesquisas, e encontrei um livro chamado “Atlas des inigalités” que descrevia as desigualdades da nossa sociedade. Esse livro relata fatos que nunca poderíamos imaginar: como a existência de 70 milhões de crianças que não vão para a escola, e que 16% dos adultos não sabem ler e nem escrever. A obra mostra de maneira clara que se a população não for alfabetizada, não há como desenvolver o país.

Pág 62


Igualdade para todos

Algumas informações do livro são bem conhecidas, mas muitas delas não são conhecidas como o fato de que na América do Sul há mais de um milhão de crianças que trabalham em produção de minerais, na Índia, centenas de milhares de crianças são usadas como escravas por grandes empresários, e que na África, as crianças representam mais de um terço da mão-de-obra. A grande maioria dessas pessoas nunca foram à escola e nunca irão. Dentro do Brasil, esquecemos que o comportamento machista é uma atitude negativa para o país, pois mulheres têm a mesma ou até mais capacidade de trabalhar, mas não têm a mesma oportunidade de se desenvolver em uma sociedade como a nossa.

Ao longo da minha leitura percebi que o mundo estava com um grande problema e que participamos dessa desigualdade todas as vezes que consumimos. Agora, o trabalho voluntário que faço com as crianças é valorizado pela minha própria pessoa, pois tenho consciência de que nem todos tiveram as mesmas oportunidades e que elas precisam de ajuda, assim como a nossa sociedade precisa de ajuda. Estou certo de que muitas pessoas como eu, não podem ler nem escrever pois, infelizmente poucos se preocupam com eles. Mas sempre podemos melhorar e por isso que continuo a minha ação voluntária.

Pág 63




Os Autores Meu nome é Thomas Garon-Da-Silva nasci em 1998 no Canadá na cidade de Québec. A minha família se mudou para o Brasil em 2010, assim faz dois anos que estou convivendo com brasileiros. Estudo no Colégio do Carmo em Guaratinguetá, e participo de um projeto de português que se baseia na formatação de uma revista, assim tive a oportunidade como os meus colegas de produzir e divulgar os nossos trabalhos a partir deste projeto, e descobri uma paixão pelo português e escrita.

Meu nome é Stéfanno Antônio Mesquita, tenho 14 anos e estou no 8º ano turma B do colégio do Carmo. Nasci em Santa Rita do Sapucaí no dia 22 de outubro de 1997. Gostei muito deste trabalho de confeccionar uma revista, v pois consegui ter uma grande idéia sobre como fazer e o que é uma revista. Com este projeto ampliei a minha visão sobre as ferramentas do PowrPoint. Estamos fazendo a revista desde o começo do ano (2011).

Meu nome é Bruno Quissak Bartelega Toniolo de Carvalho, nasci em Guaratinguetá no dia 5 de março de 1998. Estudo no colégio do Carmo e estou no 8º ano B, para o projeto deste ano (2011) tivemos que montar uma revista para ser exibida online, eu e meus companheiros de grupo trabalhamos o ano todo para podermos finalizar o projeto, por isso muitas pesquisas foram feitas para o melhor resultado. Assim este projeto foi muito gratificante para o nosso desenvolvimento e conhecimento. Pág 66



Referências http://static.panoramio.com/photos/original/3289147.jpg http://1.bp.blogspot.com/_pZPA0MhGrJk/S7D-RqMQRPI/AAAAAAAAAB4/Z-w_QjK-NGA/s1600/Tucano+do+bico+verde2.jpg http://www.ucm.es/info/diciex/proyectos/agua/esc_sub_acuifero.html http://i.olhares.com/data/big/440/4403039.jpg http://farm4.static.flickr.com/3006/2959359136_275f2b4d43.jpg http://cufamatogrosso.files.wordpress.com/2010/12/844029053_ba3f9edc52_z-1.jpg http://www.ahmaxi.com.br/ah/fotos_pragas/formigas/vermelha.png http://3.bp.blogspot.com/_8jYhGcIqOPo/TH2aenF9d5I/AAAAAAAAAhI/tDN0hjd62YY/s1600/aquiferos_grafico.jpg http://1.bp.blogspot.com/_Qr3INT10rGU/SJsRFhYB2KI/AAAAAAAAAaI/LkC_vxTT4Vw/s400/anu+branco-flickr.jpg http://www.ulissesgirardi.com.br/wp-content/uploads/Anta_Tapirus-terrestris-300x224.jpg http://www.mrn.com.br/producao/sec_geologica.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/aquifero-guarani-8.php http://25.media.tumblr.com/tumblr_lscucxIgx51ql734to1_500.jpg http://blogdadonaneusa.files.wordpress.com/2011/03/agencia-premione-cartaz-guaranc3a1-antarctica-carlos-grace-glc3a1ucia-alc3a9xia-e-aline.jpg http://www.google.com/imgres?q=chuva&um=1&hl=fr&client=safari&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=vFPGPwpVQnkzQM:&imgrefurl=ht tp://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/category/materiais/captacao-aguachuva/&docid=YGobnQdavmrDxM&imgurl=http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/wpcontent/uploads/2011/01/chuva.jpg&w=356&h=337&ei=cebHTqrQDsqSgQeShIFW&zoom=1&iact=hc&vpx=1096&vpy=318&dur=826&hovh=218&hov w=231& http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=720 http://matogrossodosul.cesabb.com.br/sms/files/onca-pintada(1).jpg http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-da-agua.htm http://www.google.com/imgres?q=pirataria&start=37&num=10&um=1&hl=fr&client=safari&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=j4eSiAgHVa BBqM:&imgrefurl=http://cinemacomrapadura.com.br/especiais/piratas_do_caribe/apirataria.php&docid=n5zka3zEl12RbM&imgurl=http://cinemacomrapadura.com.br/especiais/piratas_do_caribe/imagens/a-pirataria01.jpg&w=594&h=341&ei=5e3HTrqGCoSsgwetprBZ&zoom=1&iact=hc&vpx=449&vpy=342&dur=28&hovh=170&hovw=296&tx=133&ty=58&sig=11205 1533640563348143&sqi=2&page=3&tbnh=109&tbnw=190&ndsp=21&ved=1t:429,r:16,s:37 http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2402 http://www.google.com/imgres?q=evaporacao&um=1&hl=fr&client=safari&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=zCNrTTPDLHe52M:&imgrefu rl=http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html&docid=IYeUhomw6NXVZM&imgurl=http://ga.water.usgs.gov/edu/pictures/wcpicevaporat ion.jpg&w=286&h=205&ei=AefHTrLuOqjm0QGD_o01&zoom=1&iact=hc&vpx=522&vpy=315&dur=930&hovh=164&hovw=228&tx=150&ty=116&sig=11 2051533640563348143&page=1&tbnh=150&tbnw=194&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:9,s:0 http://www.google.com/imgres?q=evaporacao&um=1&hl=fr&client=safari&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=PBiWP35IXFJMM:&imgrefurl=http://saulovalley.wordpress.com/2011/02/09/apagoes-ate-quando2/&docid=WBeXOAMPrLJhkM&imgurl=http://saulovalley.files.wordpress.com/2011/02/tornado25252010_over252520the252520ocean.jpg&w=500&h =334&ei=AfHTvfSNsbz0gHpq40b&zoom=1&iact=hc&vpx=500&vpy=348&dur=1852&hovh=183&hovw=275&tx=190&ty=101&sig=11205153364056334814 http://www.google.com.br/imgres?q=natura+propaganda&hl=ptBR&sa=X&gbv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=9xHOL2MvV_sM6M:&imgrefurl=http://marketingcinetv.wordpress.com/category/marketing2/cases/&docid=4RvwzbRTVRrZM&imgurl=http://marketingcinetv.files.wordpress.com/2010/04/gr_natura3g.jpg&w=600&h=400&ei=R43HTtbuBYzp0QH63_jzDw&zoom=1 http://www.google.com.br/imgres?q=tubar%C3%A3o&um=1&hl=ptBR&sa=N&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=P8eITBUPJt6FWM:&imgrefurl=http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php%3Farticle_id%3D190&d ocid=-lZ7VaKu7dohM&imgurl=http://www.enciclopedia.com.pt/images/tbb.jpg&w=343&h=232&ei=A_THTpOjBImIgwfigK1S&zoom=1& iact=hc&vpx=284&vpy= 398&dur=3150&hovh=185&hovw=273&tx=157&ty=64&sig=116865547346314810877&page=4&tbnh=142&tbnw=203&start=39&ndsp=12&ved=1t:42 9,r:9,s:39 http://3.bp.blogspot.com/_JzAglwMLyuk/SLfjokarF1I/AAAAAAAAAo4/2AxHA_NtWVc/s320/activia-224x300.jpg http://www.google.com.br/imgres?q=elefante&num=10&um=1&hl=ptBR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=yic58DMUgEdBhM:&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefanteafricano&docid=SpGq8KKVuKn7XM&imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/dc/Elephant_near_ndutu.jpg/220pxElephant_near_ndutu.jpg&w=220&h=293&ei=uPbHTv3QJMGpgwfBx9E&zoom=1&iact=hc&vpx=430&vpy=327&dur=2278&hovh=234&hovw=176&tx=88&ty=113&sig=116865547346314810877&sqi=2&page=1&tbnh=139&t bnw=114&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:7,s:0 http://notapajos.globo.com/gifwrap.asp?id=7277 http://www.google.com.br/imgres?q=tigre&um=1&hl=ptBR&sa=N&biw=994&bih=636&tbm=isch&tbnid=rTW1fnoWGst5lM:&imgrefurl=http://animais.com.sapo.pt/Tigre2.html&docid=aXsb9Kk_EVLL4M&img url=http://animais.com.sapo.pt/Tigre2.jpg&w=512&h=410&ei=7ffHTprUAcPFgAfwwaFg&zoom=1&iact=rc&dur=321&sig=116865547346314810877&p age=1&tbnh=122&tbnw=166&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:11,s:0&tx=23&ty=25 http://www.google.com/imgres?q=propaganda+de+fanta&um=1&hl=fr&client=safari&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=4oZA0e9Z7seiyM

Pág 68


ReferĂŞncias :&imgrefurl=http://paulofranke.blogspot.com/2009/10/hameenlinna-onde-vivemos-no-outono-3.html&docid=29g5xQiw25tRM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_G9TpwrQydAc/St6p2KwVAVI/AAAAAAAAHf4/xF1HuP8gYNg/s400/288%252BCorrection.JPG&w=3 00&h=400&ei=WwHITryJsexgweK8e05&zoom=1&iact=hc&vpx=172&vpy=277&dur=1332&hovh=259&hovw=194&tx=89&ty=214&sig=112051533640563348143&page=3&tbn h=134&tbnw=98&start=37&ndsp=20&ved=1t:429,r:13,s:37 http://www.google.com.br/imgres?q=hipopotamo&num=10&um=1&hl=ptBR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=ZzaLn5VAf8YHLM:&imgrefurl=http://www.suza.com.br/%3Fp%3D2216&docid=ghFPtZ9kOdhqGM&imgurl= http://www.suza.com.br/wpcontent/uploads/2011/05/hipo.jpg&w=640&h=434&ei=z_bHToqCE8vkggf_1bls&zoom=1&iact=hc&vpx=97&vpy=346&dur=477&hovh=185&hovw=273 &tx=173&ty=109&sig=116865547346314810877&sqi=2&page=1&tbnh=140&tbnw=187&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:4,s:0 http://www.google.com/imgres?q=greenpeac+propaganda&um=1&hl=fr&client=safari&sa=N&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=oHU9HEDu9jGsM:&imgrefurl=http://orion-oblog.blogspot.com/2008/05/propagandagreenpeace.html&docid=MYzCxDQrhJxC_M&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_eF0iB6rkwqk/SEGlDXkJV5I/AAAAAAAAABo/wrVwrWODzSU/s320/Trab alho_Portugues%252Bc%2525C3%2525B3pia.jpg&w=233&h=320&ei=FgLITqaIFsSDtgf68rWuDA&zoom=1&iact=rc&dur=153&sig=1120515336405633 48143&page=1&tbnh=134&tbnw=107&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:18,s:0&tx=40&ty=85 http://www.google.com/imgres?q=propaganda+do+governo&um=1&hl=fr&client=safari&rls=en&biw=1366&bih=648&tbm=isch&tbnid=u68NstTzkYDjM%3A&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.linkpropaganda.com.br%2Fnova-ofensiva-contra-acidentes-nasestradas%2F&docid=NtOgBfAUmML_AM&imgurl=http%3A%2F%2Flinkpropaganda.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2Fmt-feriadosrevista.jpg&w=1200&h=800&ei=tebHTq2vIIPLgQfV0YFa&zoom=1&iact=hc&vpx=987&vpy=306&dur=4713&hovh=183&hovw=275&tx=121&ty=72&sig= 112051533640563348143&page=1&tbnh=143&tbnw=200&start=0&ndsp=19&ved=1t%3A429%2Cr%3A10%2Cs%3A0 http://ipt.olhares.com/data/big/27/277138.jpg http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm24/images/borboleta.gif http://www.blogbrasil.com.br/wp-content/uploads/2009/03/imagens-sobre-o-aquecimento-global-rio.jpg http://lh5.ggpht.com/_I8xWFsXGwkI/Sez1is8-HXI/AAAAAAAAB98/T3G6HL9dYds/greenpeace_agora.jpg http://doudicas.files.wordpress.com/2010/11/gelo.jpg http://mariano.delegadodepolicia.com/wp-content/uploads/2010/07/Pirataria-TV-por-Sat%C3%A9lite.jpg http://4.bp.blogspot.com/_RaTIrj6Atl8/TDZdk2fsNUI/AAAAAAAABXc/1X-fdhqbi-s/s1600/Copa+2014+-+Logo.jpg http://2.bp.blogspot.com/_-flhp9jxFls/TBGwyJI0A7I/AAAAAAAAAHE/MafVKaWpQJ0/s1600/original_sindi_receita%255B1%255D.jpg http://www.avespantanal.com.br/imagens/248%20-%20Andorinha/andorinha-sobre-br-58845-72.jpg http://2.bp.blogspot.com/_Xb9I9nHZEvM/SQQgtWdSHsI/AAAAAAAACxg/MrWIr_s1EO4/s400/Canada-Goose-Szmurlo.jpg http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/07/agua.jpg http://www.tiberiogeo.com.br/imagem/brasil/aquifero_alter_chao_5.jpg http://4.bp.blogspot.com/_p__ylaaSK5o/SuSkCD3xWPI/AAAAAAAASaQ/kD3Ro5O7WUw/s320/pringles.jpg http://2.bp.blogspot.com/-FT9wkWoTR-A/TeaVMt9-7tI/AAAAAAAADP8/-Z7QFD8JM8I/s1600/urso-ataca-homem3.jpg http://1.bp.blogspot.com/_EA5yFmxF_7k/TQw9JE_RJiI/AAAAAAAAAW8/aspGK5FdVR0/s1600/crocodile-02.jpg


Edição 57

R$9,95

Olhe


OLHE PRODUÇÃO: • BRUNO QUISSAK • STEFANNO MESQUITA • THOMAS GARON

ORIENTAÇÃO: Prof.ª Mariana Garcez


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.