Brandbook Cocreation lab

Page 1

1


UNI VE RS I DA D E F ED ERA L D E SA NTA CATAR INA CC E | D E PA RTA M ENTO D E EXPRESSÃO GRÁFIC A DES IG N | PROJETO 4 | BRA ND ING

ORIENTAÇÃO Ma r i l i a M ato s G o n çalves Ju lio M o n te i ro Teixeira Pa t r i c k Ve i ga

EQUIPE DE DESIGN An a Lui za S oares Art hur M ac hado M u n iz Lu i za W o sg rau Câmara Ma r i a A l i ce M au r icio Ma te us Yuzo Yo s h id a 2

3


sumário int r od uç ã o

t h in k

experience

manag e

6 8 10 12

16 19 29 30 34 42 43 44 55 59

62 Assinatura Visual 66 Versões da marca 68 Orientações de uso 67 Aplicações 83 Desdobramentos

88 90 93 103 108 109 110 114

4

O Brand Book O que é marca Metodologia TXM O CoCreation Lab

Briefing SWOT: Análise e Cruzamento Evento Criativo DNA Benchmarking Propósito Posicionamento Target Mercado Naming

Missão, Visão e Valores Humanização da marca Identidade Verbal Storybranding Possíveis aplicações Estratégias Experiências da marca Peças criadas

5


As representações visuais e estratégias apresentadas neste brandbook foram elaboradas no projeto de Branding do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina pelos alunos Arthur Machado Muniz, Ana Luiza Soares, Luiza Wosgrau Câmara, Maria Alice Mauricio e Mateus Yuzo Yoshida. Agradecimentos aos professores orientadores responsáveis Júlio Monteiro, Patrick Martineli Veiga e Marília Matos.

o brand book Este Brandbook consta de ferramentas necessárias para uso da marca em sua plenitude, auxiliando em seu gerenciamento em todas as expressões e aplicações. O conteúdo a seguir serve como referência para aqueles que desejam expressar ou fazer parte do Co-creation lab em todas as suas esferas, servindo de consultoria e apoio em qualquer instante a fim de manter a essência da marca tal como sua identidade visual. Aqui você encontra informações que servirão de suporte para compreensão da marca no que diz respeito a conceitos, estrutura, posicionamento e estratégias para perpetuar a sua correta manutenção. Se os princípios e orientações deste brandbook forem seguidos é garantida maior eficiência nos meios de comunicação, confiança e credibilidade da marca.

6

introdução

introdução

7


8

introdução

Branding é, por fim, nada mais (e nada menos) do que coração. É paixão... aquilo com que você se preocupa. É o que está dentro - o que está dentro de você,

o que está dentro da sua empresa.

o que é marca Uma marca vai muito além da sua identidade visual. Ela representa não somente uma empresa ou um produto, mas carrega também conceitos. Estes os quais englobam aspectos como o nome, identidade, postura, atendimento, posicionamento, produto etc. A marca, portanto, é o elo entre a empresa e o consumidor. Branding é um conjunto de conceitos — envolvendo ações, planos e estratégias — que tem como objetivo a consolidação de uma marca no mercado. E através dessas estratégias é feita a transmissão dos valores e ideais da marca para seu público, e é a partir disso que acontecerá uma identificação. O investimento em ações de Branding fortalece a reputação de uma marca e estreita as relações com seu público-alvo, e ao longo do tempo define a personalidade da marca e seu comportamento na comunicação corporativa.

introdução

9


metodologia txm

Utilizada pelo LOGO (Laboratório de Orientação de Gênese Oraganizacional), a metodologia TXM se fundamenta no reconhecimento da importância das experiências na perpertuação das mensagem da marca na mente de seus consumidores. Através dela procura-se refletir a empresa como um todo, antes da aplicação de qualquer ação relacionada à marca. A metogologia consta de 3 etapas:

think, eXperience e manage THINK (T): mergulha-se de cabeça na marca, investigando sua essência e todo o material necessário para alcançar o seu DNA, definindo seu propósito, conceito, e, finalmente, o seu posicionamento, considerando o mercado e o público-alvo em que a marca atua. EXPERIENCE (X): compreende o planejamento das estratégias atribuidas ao posicionamento da marca por meio dos 5 sentidos, criação da assinatura visual e toda a parcela sensorial que irá reforçar os conceitos determinados na primeira etapa. MANAGE (M): trabalha-se a gestão de estratégias nos pontos de contato interno e externo para alcançar a excelência na comunicação da marca. 10

introdução

introdução

11


o cocreation lab

O Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) localizado na Universidade Federal de Santa Catarina realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas às ações de marca. Embasados na metodologia cocriativa, a TXM Branding, na qual consumidores, gestores, stakeholders, e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com a marca, são convidados a participar. O objetivo é construir produtos fortes e autênticos – sejam eles gráficos, industriais ou digitais -, em consonância com a essência da marca, a fim de alcançar o coração de seu público. Em 2010 o Logo foi convidado para elaborar as estratégias de Branding do Sapiens Parque, o maior parque de inovação tecnológica da América Latina localizado ao norte de Florianópolis. O Sapiens Parque foi criado em parceria com a UFSC para desenvolver o ecossistema de inovação em Florianópolis e buscar a partir de recursos locais, nacionais e internacionais à implantação de empresas de tecnologia e fomento dessas empresas de tecnologia e informação. O objetivo era a aproximação por parte do parque em relação ao morador da ilha para que população soubesse onde estava o parque, o que ele fazia e o que estaria aconteendo ali. Também para facilitar o acesso ao local e expandir seu reconhecimento. Logo, ações foram desenvolvidas para viabilizar tais intenções, uma delas, a busca por lugares que tivessem o viés da economia criativa, encontrando como opção o centro-histórico leste de Florianópolis e com ele um projeto de revitalização urbana do local sem que se fosse criada uma gentrificação. Para isso foram construidos 13 itens que seriam feitos todos dentro de ações da economia criativa. Dentre eles, dois se destacavam: a criação de um centro de inovação e design e a criação de uma pré-incubadora de economia criativa. 12

introdução

O Cocreation lab é um local onde as pessoas não somente trabalham juntas, mas criam em conjunto e colaborativamente, construindo ideias apoiadas por ações que a universidade poderia ter.

//

Estabelecida sobre oito pilares – arquitetura, design, artes, moda, cinema, audiovisual, literatura e artes cênicas, a economia criativa pode ser definida como uma forma de transformar criatividade em resultado e, mais que isso, de pensar as relações em comunidade. introdução

13


EXPERIENCE think etapa

14

15


_o que é o cocreation?

O Cocreation Lab é uma pré-incubadora de economia criativa.

_o que ele faz?

briefing “ 16

think

Briefing é o documento elaborado para guiar um projeto específico, contendo orientações passadas de um ponto para outro. Ele traz informações claras e sucintas para embasar as melhores estratégias para o momento certo, a fim de alcançar os objetivos estipulados.

O objetivo da implementação do Cocreation Lab é, além da movimentação e revitalização do centro da cidade é transformar ideias da economia criativa em negócios para Florianópolis; não necessariamente para os florianopolitanos, mas para Florianópolis, isso através do trabalho colaborativo, partir de ideias alcançar a criação em conjunto.

_qual a intenção dele?

A intenção de seus idealizadores era a utilização do padrão do Sapiens Parque e criar a identidade própria no Cocreation. No entanto, o que foi percebido é que o Cocreation Lab tem “vida própria”, onde a economia criativa tem diferentes trabalhos. Além disso, a intenção era expandir a ideia, o conceito e sua metodologia e, para isso, ela precisaria de uma identidade. E quando se trata de sua identidade, não refere-se ao espaço físico, mas sua metodologia, ambiente vistual, produtos a serem vendidos, manuais, livros, eBooks etc.

_como funciona para participar?

Qualquer pessoa pode pré incubar - os únicos pré-requisitos são morar em Florianópolis e a criatividade, este último avaliado através do pitch.

_que pessoas frequentam o cocreation?

O público são empreendedores de todas as faixas etárias; eles precisam estar no cocreation e assistir as palestras durante 20h semanais. Qualquer pessoa pode pré-incubar, desde jovens (16 anos) até aposentados que buscam montar um empreendimento de economia criativa.

_que suporte o cocreation oferece?

Os treinamentos englobam gerenciamento de fluxo financeiro, criar e fortalecer a marca, marketing da empresa, RH, plano de negocios... além de mentorias (a cada 45 dias é aplicada uma avaliação). O período aplicado para incubação é de 6 meses e no final os incubados recebem incentivos de outros editais: paraquem esteve lá dentro “uma vez cocretor sempre cocreator”. think

17


_como é o cocreation na mídia?

A divulgação funciona através das redes sociais (facebook, instagram, twitter); lugares como o Sapiens, CDL e Sebrae também divulgam, além de matérias no jornal e na televisão.

_e a localização no centro da cidade?

Existem especuladores imobiliarios querendo fazer prédios no centro histórico e existem organizações com receio de que o Sapiens seja um lugar só mercadológico, mas a verdade é que eles e a prefeitura querem juntar pessoas para ocupar o centro histórico de Florianópolis, que esse espaço aumente.

_como é o espaço?

O espaço conta com um co estúdio, cursos e palestras gratuitas. Diretamente são 4 pessoas trabalhando no local, 10 mentores e entre 10 e 15 palestrantes.

_como são seus concorrentes?

Em relação à seus concorrentes, o Cocretion lab, assim como eles, também contém de hardware, um bom ambiente e estrutura, mas se destacam com sua estratégia, metodologia e pessoas envolvidas, diferenciando-se de seus concorrentes que não têm pessoas envolvidas.

_quais são suas dificuldades?

Suas principais dificuldades hoje são a falta de recursos financeiros e a falta de entendimento da sociedade do que é feito lá (comunicação).

_em questões de design, como está o cocreation hoje?

Oficialmente não temos missão, visão e valores, apenas os objetivos do Cocreation Lab, que estão no site (que é vinculado ao site do Centro Sapiens.

18

think

SWOT análise e cruzamento

A Análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no posicionamento de uma organização ou marca. Ela determina as capacidades internas (forças e fraquezas) e externas (oportunidades e ameaças) de uma empresa. Os cruzamentos das informações obtidas na análise resultam em estratégias que podem ser aplicadas para um melhor desempenho da empresa internamente e externamente.

think

19


forças

forças

capacidades internas

capacidades internas

_

//Projeto inovador (pré-incubadora) voltado desenvolver a economia criativa de Florianópolis;

a

// A pré-incubadora CoCreation Lab está dentro da cultura de empreendedorismo e economia criativa que é tendência no mercado;

O CoCreation Lab está localizado em Florianópolis que é um polo tecnológico, criativo e inovação;

//

// O CoCreation Lab é referência no mercado nacional e internacional; // Metodologia

própria de “software” inteligente, fácil e colaborativo;

_ // Engajamento de pessoas trabalhando no local; //Mentores

capacitados (palestrantes e parcerias); //

e

com

experiência

Projeto multidisciplinar com espírito de equipe;

// Sistema de cocriação; // Localização

própria no centro da cidade no Museu da Escola Catarinense – MESC; // O CoCreation visa aumentar a circulação das pesso-

as no centro histórico sem especular o preço dos arredores, estimulando a revisitação;

// Além do social, há preocupação com empreendedo-

rismo, criatividade e inovação;

// Critérios de seleção no edital; // Qualquer

um tem a oportunidade, por meio de edital de chamada aberta, de ter seu projeto desenvolvido no ambiente;

Possui presença digital (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube); //

// Possui um meio de comunicação via blog/site; // É multiplataforma;

// Apoio contínuo da equipe para os CoCreators;

Possibilidade de networking e abrir novos caminhos/oportunidades;

// Eventos/palestras abertas e gratuitos;

//

//

// Rotatividade semestral de novos projetos/pessoas;

O CoCreation Lab possui parcerias importantes como a Prefeitura de Florianópolis, SEBRAE e Acate;

/ // Ter um produto próprio (metodologia) para vender;

// Preocupação regional (Florianópolis);

// Captação de recursos com bolsistas;

// Dá suporte ao desenvolvimento de ideias inovadoras;

// Preocupação social em que os CoCreators precisam

// Sistema de parcerias com outros coworkings e incuba-

// Possuem as ferramentas (ambiente) necessárias para o desenvolvimento dos projetos;

20

think

desenvolver um projeto que dê retorno à comunidade;

doras universitárias;

//Pessoas

envolvidas com espírito empreendedor e orientação empresarial; think

21


_fraquezas

capacidades externas

_oportunidades

capacidades internas

// Falta de clareza na linguagem para explicação do projeto; // Falta de alcance da divulgação; // Falta de integração nas comunicações; // Não

deixar claro quais são os objetivos e o que é o Cocreation Lab;

// Exigência de presença física dos cocreators pode restringir a entrada de pessoas por questões financeiras; // Limitação da entrada de pessoa jurídica (o fato de ter um cadastro MEI não significa que a pessoa não precisa do auxílio do Cocreation Lab); // Falta

do uso do YouTube como divulgação e criação de conteúdo;

// Falta

de um setor específico para suprir as demandas de mídia;

tion Lab e integração com o público; // O Sapiens Park e a a sua visibilidade;

// Localizado em Florianópolis, que é polo tecnológico;

// Integrar comunidade de Florianópolis, estudantes e

// Premiações para ações inovadoras;

pesquisadores e moradores da região;

// Possibilidade de apoio da FIESC e Sebrae; // Edital

do CoCreation ser bem amplo, não tem muitos pré requisitos, o único seria apresentar o pitch;

// Parceria com incubadoras; // Utilizar cases de sucesso com empresas que já parti-

ciparam da pré-incubadora;

//

Promoção de eventos de inovação e empreendimentos;

Possibilidade de abrir o CoCreation em outros lugares;

// // Dependência do Centro Sapiens; // Não possuir Instagram ou site próprio; // Estar

situado em um local considerado perigoso no período noturno; // Restrições de tamanho do espaço físico; // Falta

de divulgação do edital em diferentes meios e espaços;

// Limitação de entrada de cocreators por editais;

22

think

Dependência dos cocreators para suprir essas demandas de criação de mídias (e demais necessidades) do Cocration Lab;

//

Falta de clareza de qual o produto oferecido (é o apoio na criação de uma ideia? É a metodologia? É o espaço? São cursos?); //

// Dependência

financeira de terceiros (entidades públicas e/ou privadas);

// Ambiente

digital não desenvolvido, apesar de essa ser a principal plataforma de divulgação do Cocrea-

// Palestrantes externos ao Cocreation;

//Público: empreendedores (conhecido por ser engajado);

// Divulgação massiva nos meios de comunicação dos de estar localizado no centro leste histórico de projetos realizados (TV, rádio, jornal); Florianópolis; // Realização de eventos na rua do centro da cidade; // Apoio do comércio local; // Edital Social - Parceria com transporte público para // Apoio e acesso à mídia; auxiliar a mobilidade de possíveis participantes do projetoBaixo investimento do governo; // Compartilha a ‘’filosofia” de coworking de Florianópolis; // Fato

think 23


ameaças

capacidades externas

_

_vantagens competitivas

(forças e oportunidades)

Uma das preocupações/objetivos do CoCreation // A integração da metodologia e o ambiente proporé desenvolver e integrar a comunidade local com o cionam um sistema de cocriação inteligente, fácil e apoio do comércio local e a realização de eventos na colaborativo com grande rotatividade de projetos e rua do centro da cidade; pessoas, compartilhando da filosofia de coworking de Floripa; // Graças aos seus cases de sucesso e por ser uma referência no mercado nacional e internacional, é pos- // Promover o desenvolvimento da comunidade local promovendo atividades relacionadas ao empreensível a expansão do projeto em outros lugares; dedorismo, criatividade e inovação; // O principal recurso do projeto é a qualidade das pessoas envolvidas, tanto de palestrantes quanto a // A influência de networkings e conexões possibilita equipe interna; parcerias valiosas para o sucesso acelerado e expansão do negócio, resultando na captação de recursos // É um lugar de incentivo e aquisição ao conheci- e pessoas; mento, de forma acessível; // Projetos acessíveis por editais e a busca por aces// Possuem presença digital e boas oportunidades de sibilidade na mobilidade social para democratizar comunicação para divulgação; a participação no CoCreation e o movimento como um todo; // O suporte para o desenvolvimento de ideias inovadoras pode ter como resultado premiações; //

// Depredação do local físico (entorno); // IDepredação social no entorno; // IAssociação ao Centro Sapiens; // Insegurança

de investimento por parte de possíveis patrocinadores e parceiros;

// IMudanças de burocracia por parte do governo/instabilidade política;

IMudança do polo de investimento de tecnologia para outra cidade;

//

// Falta de substituto capacitado na gestão; // Queda da aceitação e expectativa em relação ao mé-

todo;

// Pela tendência de economia criativa e envolvimen-

to de empreendedores, o projeto pode ter mais visibilidade;

24

think

think

25


_capacidades de defesa

_necessidades de reorientação

(forças e ameaças)

(fraquezas e oportunidades)

Não adianta ter chance de divulgação em massa em mídias se não fica claro qual o produto e o projetooferecidos. com uma linguagem clara e objetiva é possível ter mais entendimento por parte do público;

//

// Antes

com o transporte público da cidade para auxiliar a mobilidade dos participantes; // Para a divulgação ser mais efetiva, é necessário que se deixe bem claro qual o objetivo do projeto e o que está sendo ofertado. Seria interessante a criação de uma equipe especializada em comunicação para se responsabilizarem pela divulgação;

de pensar em divulgar o trabalho/portfólio, é necessário ter uma plataforma própria, clara, que reúna todas as informações necessárias e que seja de fácil acesso;

// Por não ser explicitado o que é o CoCreation e o que se faz em uma pré-incubadora, é fácil de confundir o local com um coworking normal;

// Por

//

estar num local privilegiado, no centro da cidade, o CoCreation tem a oportunidade de transformar esse local considerado perigoso através de ações, que, além de divulgar o lab, podem integrar a comunidade e o comércio local; // O

CoCreation é um projeto gratuito, que depende financeiramente de terceiros. Por causa dessa dependência, a possibilidade da expansão do CoCreation para outras cidades se torna mais difícil;

Uma das exigências da participação no projeto é a presença no local por 20 horas semanais. Essa exigência pode acabar restringindo a entrada de pessoas no projeto, por questões financeiras. Porém, há a possibilidade de criar um Edital Social, em parceria

//

26

think

A organização de ações como uma premiação para ações inovadoras fica prejudicada pela falta de apoio financeiro e pela dependência das pessoas que estão atuando no projeto, que muda a cada 6 meses. Além disso, um projeto muito grande pode sobrecarregar a equipe fixa do CoCreation;

// Seria importante ter um espaço de portfólio online

para ajudar na divulgação do projeto do CoCreation e os cases de sucesso que se originam no espaço;

// Sem a clareza do que se trata o CoCreation e sem a divulgação para fortalecer o projeto, pode-se perder oportunidades como a expansão do laboratório, parcerias com incubadoras e palestrantes e também de apoio financeiro da FIESC e SEBRAE, por exemplo;

// Buscar boas parcerias e solidificar seu produto no mercado aumenta a autonomia financeira do projeto em relação ao governo;

Manter a política do Cocreation Lab de desenvolvimento do cenário local, aumentando a circulação de pessoas no centro histórico. Isso permanece a partir de eventos e palestras abertos à sociedade, além de projetos desenvolvidos pelos próprios cocreators;

// Dependência financeira e receio da população;

O governo não tem conhecimento real sobre o projeto; //

//

É necessária uma fortificação da marca própria, das parcerias com outras empresas e da presença digital, a fim de separar física e financeiramente o Cocreation Lab do Centro Sapiens;

//

// O

fato de ser um espaço de empreendedores que trabalham com economia criativa, e, principalmente, a cultura de networking (que abre novos caminhos e oportunidades) faz com que eles se adequem às mudanças de mercado;

// Uma

vez estabelecido no mercado regional, a mudança de pólo de investimento para outra cidade deixa de ser uma ameaça; // A metodologia própria e ambiente multidisciplinar com pessoas interessadas em aprender permite a capacitação dos participantes para a gestão do projeto;

// Falta

de baixo investimento do governo faz com a cidade fique sem cuidados, causando perigo e saúde escassa;

// Falta

de clareza na hora de explicar o projeto para comunidade, comerciantes, moradores;

// Falta de segurança pela depredação do local; // Acabar

com a depredação do local depende de investimento do governo; // Uso da redes sociais do Centro Sapiens; // A associação do Cocreation Lab ao Centro Sapiens

pode fazer com que parceiros/patrocinadores não invistam no próprio Cocreation;

As pessoas precisam ter certeza no que estão investindo;

//

// A ideia do Cocreation Lab estar inserido em um lo-

cal depredado fisicamente pode fazer com que possíveis patrocinadores não pensem em investir; think

27


_vulnerabilidades (fraquezas e ameaças)

// A limitação de espaço pode fazer com que patroci-

nadores não demonstrem interesse;

// Limitar

pessoas pode fazer com que parceiros/patrocinadores achem que não vale a pena investir;

// A quantidade de parceiros que o Cocreation Lab pos-

sui pode não ser interessante para novos parceiros; // Estar

relacionado ao governo afeta como a comunicação deve ser feita;

// Com a mudança do polo, a situação da cidade pode

piorar, assim piorando o entorno do Cocreation Lab; // Patrocinadores/parceiros

que querem investir em tecnologia irão investir na área que está o polo;

// A falha de comunicação interna pode interferir em quanto tempo o novo gestor irá se inteirar de tudo; // O

que aconteceria com a interação entre o Centro Sapiens e o Cocreation Lab caso a gestão mude;

// Um

acontecer do novo gestor não quer estar inserido no local como a gestão atual;

// O

Um novo gestor pode interferir na mudança de regras;

governo pode querer parar de investir no próprio Centro Sapiens/ Sapiens Park;

// Pode

//

Cocreation Lab está inserido em um espaço físico público;

Corre o risco do novo gestor não ter um bom networking;

evento criativo Na metodologia TXM, o evento criativo consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas com o intuito de se identificar e validar as características que formam o DNA da marca. O processo criativo utilizado no evento consiste em 3 etapas: atividades lúdicas, brainstorming de adjetivos e discussão, onde os conceitos do DNA são definidos. Ao final, os conceitos definidos são divididos em técnico, resiliente, emocional, mercadológico e integrador.

// // Dependendo do governo pode ser cortado os investimentos ao Cocreation Lab;

A falta de boa comunicação/divulgação interfere em como as pessoas aceitam o produto Associar o espaço físico ao produto;

//

Caso tenha mudança no polo, o Cocreation Lab poderia adicionar um novo espaço nesse novo polo, e então como o Cocreation em Florianópolis continuaria a se comunicar com o novo espaço;

//

// Se haver mudança do polo tecnológico descentra-

liza o investimento e faz com que a prioridade não seja tanto vinculada ao Centro Sapiens;

28

think

// O

limite de vagas pode levar as pessoas a não se inscreverem;

// Se

o método se tornar comum, os patrocinadores não terão mais interesse;

TÉCNICO: qualidades técnicas do produto e tangibilidade da marca; RESILIENTE: capacidade de adaptação da marca durante o tempo; EMOCIONAL: valor emocional atribuído a marca, fidelizando seus clientes; MERCADOLÓGICO: como a marca se apresenta de modo vendável; INTEGRADOR: conceito que complementa e conecta todos os outros conceitos think

29


conceitos transformador

técnico

DNA

O DNA humano define características físicas dos indivíduos que pode influenciar em características emocionais e atitudes tornando cada pessoa única. Já o DNA de uma marca é a sua essência, que resume tanto os benefícios internos quanto externos da marca como também ao conjunto de sensações e experiências que ela transmite.

30

think

sonhador

resiliente

inspirador emocional

colaborativo

mercadológico

criativo integrador

think

31


mapa

semântico

A partir dos cinco conceitos do DNA foi elaborado um mapa que tem a função de conectar os conceitos entre si e com outras palavras. estabelecendo uma conexão de ideias.

painel

semântico

Após o mapa, cada conceito do DNA foi representado com uma imagem, para ambientar visualmente a ideia que a palavra transmite. criativo

colaborativo

sonhador

32

think

inspirador

think transformador

think

33


transformador

benchmarking É uma ferramenta imprescindível dentro da gestão de uma empresa. Por meio de pesquisas analisa o que outras empresas de diversos ramos possuem em comum com o CoCreation Lab. Para que tal pesquisa seja bem sucedida ao menos um dos cinco conceitos definidos do DNA devem estar presente, dessa forma pode-se notar de que maneira essas empresas aplicam esses conceitos de formas estratégicas e visualmente.

34

think

Multiplus A Multiplus é uma rede de fidelidade no Brasil. Pioneira no modelo de rede de coalizão, reúne diversas empresas e programas de fidelidade. Na multiplus o cliente ganha pontos com atividades de seu cotidiano: viagens, táxi, academia, cartões de crédito, etc, e troca por passagens aéreas, hospedagens, ingressos para eventos, produtos e mais. Assim como o Co Creation Lab, é um facilitador, e garante ao cliente o alcance do que almeja no âmbito mercadológico.

/Microsoft

Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos se reflete nesta missão e nos valores que a tornam possível.” Em comparação com o Cocreation, avistamos que é um ambiente colaborativo, voltado para pessoas que tem ideias e tem como ojetivo gerar novas ideias. think

35


sonhador

36

think

inspirador Politize! O Politize! é um instituto que sonha em levar educação política de alto nível a todo o Brasil, superando quaisquer barreiras geográficas, culturais e socioeconômicas, se tornando não somente a principal referência nacional no assunto, como um dos principais atores responsáveis por transformar a cultura política do Brasil, inspirando iniciativas similares em outros países, para, ao final, tornar a nação uma democracia plena. Ambas as empresas trabalham pela causa social, e almejam um futuro próspero a seus clientes.

Nubank “Somos NUs - justos e transparentes na conduta, diretos e objetivos na comunicação, e tratamos cada cliente como uma pessoa. Somos contra burocracia, papelada, agências e centrais de atendimento caras e ineficientes. Somos a favor de ouvir e valorizar a sua opinião, e de merecer a sua confiança como cliente.” Assim como o Cocreation, que ouve e valoriza cada ideia que chega até eles, dando suporte e apoio para transformá-la em projeto.

Disney Com os valores de criatividade, sonhos e imaginação, a Disney se assemelha ao Cocreation Lab, que atende pessoas que possuem ideias que querem colocar em prática, tornando-as empreendedoras. O que torna os ambos os ambientes colaborativo e criativos.

Google “A missão do Google é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.” O Google como um buscador que abrange várias áreas se assemelha ao Cocreation, que abrange temas diferentes e inovadoras e dá suporte a quem o procura. think

37


colaborativo

criativo

38

think

Lola Cosmetics Não trabalhamos apenas com cosméticos, e sim com respeito, oferecendo uma visão real dos cuidados com a saúde capilar e apresentando resultados ao alcance de mulheres comuns. Inovamos cada vez mais em tecnologia, comunicação, sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente e os animaizinhos do nosso mundo. Assim como o Cocreation, que através de mentores transforma CPFs em CNPJs.

99pop A 99 é o maior aplicativo brasileiro de mobilidade e está presente nos grandes centros urbanos São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Além de trabalhar para atender da melhor maneira seus parceiros motoristas e os passageiros, a 99 tem como missão causar mudanças que impactem positivamente a população: tornar o transporte mais barato, mais rápido e mais seguro usando a tecnologia. Se relaciona com o Cocreation Lab com a proposta de coletividade e também trazer acessibilidade ao contexto social do usuário.

Lego “Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã” O nosso principal objetivo é desenvolver e inspirar as crianças a pensar de maneira criativa, raciocinar sistematicamente e liberar o seu potencial para moldar o seu próprio futuro - experimentando a infinita possibilidade humana. Se assemelha ao Cocreation Lab ao inspirar o usuário, incentivando-o a crescer e expandir o seu potencial.

Wikipedia A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa. Encontra-se atualmente sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é “empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional, sob uma licença livre ou no domínio público, e disseminá-lo efetivamente e globalmente”. Se relaciona com o Cocreation Lab com a proposta do trabalho em conjunto, criação conjunta e colaborativa. think

39


recomendações

do dna

A fim de manter viva a essência da empresa, o DNA deve ser parte importante na construção da imagem do Cocreation Lab para com a sociedade em geral (clientes, apoiadores e colaboradores). Para isso é necessário aplicar o DNA em tudo, desde planejamento das ações e propostas até os mínimos detalhes da pré-incubadora, de forma que a marca torne-se consistente para seu público-alvo, além de difundir o DNA entre seus colaboradores e vivenciar a essência da marca no dia a dia do Cocreation.

Como no ser humano, o DNA irá carregar todas as características da marca, refletindo cada posição, conceito, reação, ou mesmo a imagem que ele tenha perante a sociedade. De forma resumida, o que descreve o DNA de marca: distinção, inovação e seus atributos.

Nworah

40

think

think

41


propósito É o motivo pelo qual o CoCreation existe. É a força que influencia o modelo de negócio, provocando para atender além dos próprios interesses, de forma que contemple as necessidades do próximo e colabore para deixar um mundo melhor.

42

think

43


posicionamento O posicionamento de uma marca consiste em como ela se fixa na mente de seus consumidores e público alvo, oferecendo produtos e serviços que a destacam entre outras marcas concorrentes.

44

think

target Para saber quem somos precisamos descobrir quem nos rodeia e admira. As personas fazem parte do Target dao CoCreation para que possamos saber quem vai compartilhar sua histĂłria com a gente e para que conhecemos melhor quais sonhos acolheremos.

think

45


sobre

Leonardo Laureano é um investidor anjo e economista, formado em São Paulo Depois de muito tempo morando em São Paulo, sua terra natal, resolveu se mudar com sua família para Florianópolis. Por ter trabalhado no setor financeiro, e ter experiências em investimentos em negócios em São Paulo, Leonardo acabou virando um investidor anjo de muitas idéia que viu em start ups. Agora em Florianópolis Leonardo vê no CoCreation Lab o lugar perfeito para achar negocios inovadores.

frustrações

personas

Mesmo aposentado Leonardo mas não consegue ficar parado, por isso agora trabalha mais do que descansa.Além disso, pensa nos filhos que vão precisar de dinheiro pra educação.

Leonardo Salomen 55 anos, investidor e aposentado, formado em economia. É casado e tem dois filhos.

especialidades investidor agressivo pragmático organizado influenciador comunicativo ousado 46

think

problemas e desafios Ao se mudar para Florianópolis, seu espectro de negócios mudou totalmente. Antes morava em uma cidade agitada, que as coisas realmente aconteciam e agora possui a paz para aproveitar sua aposentadoria, mas sente que Florianópolis ainda não é o mesmo pólo que São Paulo.

o que quer Como investidor anjo, tem o desejo de ajudar no desenvolvimento de novos negócios, incentivar a economia criativa da região e aproveitar sua aposentadoria gerenciando seus investimentos.

personalidade seguidor líder estagnado solucionador inativo proativo egoísta colaborativo dificultador facilitador descomprometido engajado think

47


sobre

Seu Antônio é natural da ilha e herdou de sua família uma mercearia e padaria no centro histórico leste de Florianópolis. Seu negócio de família é antigo, e foi por muito tempo um negócio bem conhecido, na verdade entre os antigos da ilha ainda é bem frequentado, porém nos últimos anos tem visto o descaso com a região e o aumento da criminalidade, impactando até mesmo nos rendimentos de seu negócio.

frustrações

O governo deixa sua região de lado. A situação de moradores de rua é uma questão de saúde pública, e incomoda seu Antônio pelo descaso do governo. Construções antigas abandonadas que poderiam ser revitalizadas para potencializar o comércio da região.

Seu Antônio 65 anos,dono de um negócio local do centro histórico Leste

especialidades retórica influenciador investidor camarada receptivo vibrante

48

think

problemas e desafios

O descaso na região torna o centro histórico leste propício para práticas ilegais como o uso de drogas, além de proporcionar insegurança pra quem vive na região.

o que quer

Revitalizar centro histórico de Florianópolis, ter um ambiente mais próspero no entorno do seu negócio e trazer mais pessoas para consumir em sua área. De certa forma colaborar com o combate a criminalidade da região.

personalidade

seguidor líder estagnado solucionador inativo proativo egoísta colaborativo dificultador facilitador descomprometido engajado think

49


sobre

Maria Luiza trabalhava num emprego que não gostava muito na área de marketing digital. Se formou 4 anos atrás numa faculdade particular da ilha em Publicidade e Propaganda. Ela guardou dinheiro para abrir seu próprio negócio com sua amiga da faculdade, Janaína. Há tempos as duas vem trabalhando numa ideia a qual consideram inovadora, porém não possuem o conhecimento necessário para abrir a empresa e desenvolvê-la. Mora sozinha num apartamento na Hercílio Luz com seu gato Whisky.

frustrações Trabalhar em algo que não gosta. A crise financeira que afeta diretamente a empresa na qual ela trabalha e ameaça a perda do seu emprego.

Maria Luiza Soares 27 anos, mora Florianópolis e trabalha com Marketing Digital.

especialidades

retórica

influenciadora marketing digital metódica empática

problemas e desafios

Não tem o conhecimento, os recursos e o tempo que precisa para colocar a sua ideia em prática. Não possui um lugar para trabalhar sua ideia.

o que quer Desenvolver sua ideia, abrir sua empresa, ser bem sucedida no seu negócio e ser referência no que faz.

personalidade seguidor líder estagnado solucionador inativo proativo egoísta colaborativo dificultador facilitador descomprometido engajado

determinada 50

think

think

51


sobre Fernando tem uma vida corrida. Acorda cedo, leva suas filhas na escola e vai direto para o trabalho até o final do dia numa faculdade particular perto da sua casa. É um homem sensível e preocupado, que preza pelo seu tempo em família e busca tirar um tempo do seu final de semana para descansar. É novo no mercado de trabalho, acabou de sair do seu mestrado e sente que precisa fazer networkings. É inseguro em relação à sua didática e sente a necessidade de feedbacks em relação ao seu trabalho. Acredita que a educação muda e tem consciência do seu papel na sociedade. É uma pessoa que busca fazer a diferença de alguma forma e procura fazer algo para a sociedade através da sua profissão.

frustrações

Fernando Almeida 35 anos, mora em Florianópolis, é mestre em inovação e professor em faculdade particular.

especialidades

retórica

influenciador inovação metódica empática determinada 52

think

Sua frustração é a gestão do seu tempo para a família, seu trabalho e o CoCreation, para conseguir dar o seu melhor nos três.

problemas e desafios

Seu maior problema é conseguir conciliar seu tempo com os compromissos que aparecem diariamente, de uma forma que consiga dar conta de todas as suas funções.

o que quer

Ser bem sucedido profissionalmente, ter networking com outras empresas e pessoas, testar a sua didática em sala de aula

personalidade seguidor líder estagnado solucionador inativo proativo egoísta colaborativo dificultador facilitador descomprometido engajado think

53


_concorrentes diretos miditec acate

mercado

O CoCreation Lab é uma pré incubadora inaugurada no segundo semestre de 2016, localizado no Museu da Escola Catarinense – MESC, no centro histórico de Floripa. Sabemos que é um ambiente colaborativo voltado para pessoas que tenham ideias nas áreas de economia criativa com potencial de gerar novos empreendimentos nas áreas de Tecnologia, Design, Artes, Turismo e Gastronomia. Apesar de já existir no mercado, é necessário saber onde estamos pisando: precisamos conhecer nossos princiais concorrentes e o cenário atual de produtos já consolidados.

54

think

celta

// paridades produto: programa de desenvolvimento empreendedor, gestão estratégica, sinergia e networking, capacitação empresarial. serviço: emprega incubadoras voltadas à tecnologia e inovação, gerados a partir de pesquisas científicas aplicadas, possuem o mesmo serviço para a área de tecnologia e inovação, também possuem edital de seleção e vagas limitadas, bem como parcerias tecnológica e consultorias em gestão. //diferenças produto: metodologia serviço: seleciona startups (ou empresas) para auxiliarem e o seu processo seletivo possui várias etapas (inscrição/ qualificação/ avaliação/ entrevista/banca final). Utilizam a metodologia Cerne, uma biblioteca própria e existe uma mensalidade para estar lá. //paridades produto: voltado à inovação e desenvolvimento também serviço: possui vagas limitadas, voltado à comunicação e informática //diferenças produto: preço, metodologia diferente, necessidade de um plano de negócios inicial serviço: possui espaços privativos da empresa com restaurante e lanchonete, centro de serviços, alocação de equipamentos (equipamentos audiovisual; instrumentos, equipamentos e ferramentas de uso técnico e laboratorial), o processo de seleção é diferente também (no Celta é necessário desenvolver um plano de negócios), avaliação semestral (no Cocriation Lab é a cada 90 dias) think

55


_concorrentes indiretos sinapse da inovação

instituto gene

56

think

//paridades produto: Estímulo e suporte à inovação e ao empreendedorismo serviço: Faz serviço de pré incubadora e incubadora, oferta integrada de espaços, equipamentos, serviços e eventos de apoio à criação, desenvolvimento e consolidação de empresas, oferece para público externo espaço para palestras, conferências, cursos //diferenças produto: Oferece palestras, conferências e cursos para quem é de fora, Infra estrutura completa (auditórios, equipamento multimídia e espaço de lazer), Treinamentos especializados serviço: Possuem 6 critérios de seleção: grau de Inovação; viabilidade mercadológica; comprometimento, disponibilidade e capacidade gerencial e técnica da equipe; impactos sociais e econômicos para a economia local ou regional; sustentabilidade e impactos ambientais., Oferece para incubados: orientação gerencial; Sala individual, Cozinha., Estacionamento no local com capacidade para mais de 100 veículos

fundação certi

//paridades produto: transformação de boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e professores em negócios de sucesso, incentivo ao empreendedorismo inovador, possui cursos e capacitações. serviço: network: cria ponte com possíveis investidores, oferece recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. //diferenças produto: metodologia serviço: a pré-incubação é a quinta etapa do programa (não é o único serviço oferecido), R$60 mil em subvenção da FAPESC para desenvolver o produto //paridades produto: soluções tecnológicas inovadoras para a sociedade e o mercado brasileiro, faz consultoria e treinamentos. serviço: nasceu direcionada para a pesquisa tecnológica aplicada. Funciona como pré-incubadora e atua no setor de economia criativa. Incubação de empresas e incentivo à inovação; realiza cursos e treinamento. Tem programas voltados ao empreendedorismo //diferenças produto: possui uma metodologia própria, know how próprio e inovador especialmente no campo da informática e das tecnologias de ponta; serviço: é composta por oito Centros de Referência; trabalha também na área da ciência (engenharia mecatrônica); possui instalações próprias, no Campus da UFSC, bairro Trindade, em Florianópolis; participa de diversos congressos e conferências pelo país e atende serviços tecnológicos think

57


prêmio nacional de inovação

//paridades produto: incentivo e reconhecimento dos esforços bem sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações. serviço: network, cria ponte com possíveis investidores. //diferenças produto: metodologia serviço: disponibilizam relatórios de avaliação de cada empresa inscrita ao Prêmio Nacional de Inovação, elaborado por especialistas em inovação, com o grau de profundidade decorrente da etapa atingida pela candidata, de acordo com as informações constantes de formulário de cadastro; divide-se em categorias e modalidades.

58

think

o nome

O nome CoCreation Lab mostra à que veio. A pré-incubadora, localizada no centro histórico de Florianópolis, alia um ambiente colaborativo, no qual pessoas com ideias na área de economia criativa são incentivadas à colocar em prática suas ideias nas áreas da economia criativa. Mais do que acolher, é necessário colaborar, criar, inspirar e transformar: tudo isso num espaço de experimentações. Esse é o CoCreation Lab.

think

59


EXPERIENCE experience 60

61


resgate histórico

da marca //assinatura visual

É a cara da empresa, a referência visual que representará os conceitos e os valores do Cocreation Lab para o mundo. A assinatura visual é composta por elementos gráficos, tipografia e uma paleta cromática. Até então o CoCreation Lab não possuía uma identidade visual, muito menos sabia qual era a sua essência. A partir disso, percebeu-se a necessidade de entender a pré-incubadora, identificando o DNA que permeia e conecta ela ao mundo. Dessa forma, através da etapa Think e sub etapas como a análise de similares, concorrentes, benchmarking visual e dos cinco conceitos que expressam diretamente o que é o CoCreation, foi possível expressar visualmente o que foi descoberto. Mais do que transformar CPFs em CNPJs, a marca representa para todos o que a pré-incubadora possui de mais puro: a transformação colaborativa e inspiradora.

62

experience

a nova marca //nova marca

No universo, esse infinito de possibilidades e vastidão sem-fim, existe uma representação abstrata de algo não tangente, ao mesmo tempo que forte e poderosa:

a ideia!

Colaborativamente fomos capazes de acolher ideias e desenvolvê-las em prol da evolução e, de era em era, seguimos adiante, a favor de uma sociedade inventiva, sonhadora e criativa. Hoje, o que o CoCreation Lab faz é exatamente isso: acolher ideias, unir sonhos e inspirar a transformação colaborativa. Porém é necessário mostrar ao mundo todo o potencial que ela possui, eis que surge a nova marca do CoCreation Lab.

experience

63


onde foi aplicado cada conceito? elementos primários

// versão

prioritária

A assinatura principal do CoCreation reflete todos os conceitos da marca da forma que foram abordados na fase “Think” desse manual. Sua versão principal deve ser disposta dessa forma: sem fundo, nas sua cores azul e amarelo predominantes e de forma chapada. A marca é composta apenas pelo nome da empresa. Essa assinatura visual deve ser utilizada sempre em primeira instância e constantemente na horizontal, com uma angulação de 90 graus.

64

experience

//forma

//símbolo

//lettering

Sua forma é predominantemente horizontal, ou seja, a base é maior do que a altura. O aspecto orgânico e circular da marca tendem a projetar uma mensagem emocional e positiva, ao mesmo tempo que o círculo pode sugerir comunidade, amizade, amor e relacionamento - o que o CoCreation Lab oferece. Além disso, como a forma circular não apresenta pontos e intervalos de início ou de fim, eles representam habitualmente o movimento.Através da sua forma horizontal e das cores, trabalhou-se com os conceitos inspirador e sonhador.

A configuração do símbolo como se vê na marca tem grande significado. Inicialmente o atributo visto é o “C” - que nada mais é do que a representação inicial do nome da marca. Anexado a isto vê-se a reprodução figurativa de uma célula que estaria se “desvinculando” de outra. As células são os blocos de construção básicos de todos os seres vivos. Elas fornecem a estrutura para o corpo executar funções especializadas. A analogia criada se baseia justamente sob esta definição e sua semelhança com o propósito do CoCreation lab para com seus CoCreators: fornecer estrutura e base para desenvolvimento de ideias em prol da evolução, a favor de uma sociedade inventiva, sonhadora e criativa. Trabalhou-se o conceito de transformador no símbolo.

Nunito é uma superfamília de tipo sans serif equilibrada, com duas versões. O projeto começou com Nunito, criado por Vernon Adams como um terminal arredondado sem serifa para tipografia de exibição. Jacques Le Bailly estendeu-o para um conjunto completo de pesos e uma versão de terminal não arredondada regular, Nunito Sans. Essa tipografia representa o conceito criativo e colaborativo através da sua fluidez e forma arredondada.

experience

65


versões da marca invertido

monocromático //

variações da marca

Essa variação é composta apenas pelo símbolo, sem o nome Cocreation Lab ao lado. Possui as mesmas cores chapadas da versão principal e deve ser utilizada quando houver necessidade de abreviação da marca.

meio tom

outline Essa versão que contorna o símbolo da marca deve ser utilizada em fundos coloridos (chapados ou com imagens ao fundo). Possui as mesmas cores chapadas da versão principal.

66

experience

experience

67


//reduçao mínima

As reduções devem ser estritamente respeitadas para garantir a legibilidade e conforto visual da marca em diferentes aplicações.

orientações de uso da marca As orientações servem como guia para o designer na hora de aplicar a marca em diferentes meios de comunicação, impressoso ou online.

68

experience

_Digital

_Impresso

No meio digital, o logo pode ser diminuído para 40 px o símbolo e 150 px a assinatura visual no meio digital.

Para garantir a legibilidade, no meio impresso o símbolo pode ser diminuído para 6 mm e a assinatura visual para 25 mm.

experience

69


//malha construtiva

É uma ferramenta que auxilia na construção da marcas mais sólidas e harmônicas, já que ajuda o designer a equilibrar os elementos dispostos na composição do logotipo. Da mesma forma, se existir a necessidade de desenhar a marca à mão a malha deve ser utilizada para garantir a construção de forma fiel à versão original.

//área de proteção

Essa delimitação ajuda a proteger o logo para que não fique muito rente nem muito afastado da borda limite ou qualquer outro elemento que esteja próximo. Para calcular essa área, medimos a altura Y e a largura X com o elemento gráfico de dentro do C da marca, que deve ser aplicado em todos os lados da marca para garantir sua integridade e simetria.

70

experience

experience

71


elementos secundários

_cores institucionais A cor é um elemento fundamental para assegurar o reconhecmento da marca e a sua personalidade. As paletas cromáticas do CoCreation Lab dividem-se em cores primárias e secundárias. //cores primárias

/cores secundárias #FFD264 C0 M19 Y68 K0

#621EEE C83 M78 Y0 K0

#FFD264 C90 M0 Y0 K0

#F6587E C0 M27 Y28 K0

#262626 C90 M 0 Y0 K0

#50DFDF C58 M0 Y22 K0

#4C21BE C90 M 0 Y0 K0

alfabeto institucional O alfabeto institucional consiste em uma ou mais famílias tipográficas, utilizadas nos pontos de contato da marca. Essas famílias são escolhidas através de dois critédios: teste de legibilidade e conformidade com a estética visual e os conceitos do DNA do Cocreation, bem como a disponibilidade das mesmas sem precisar de licenças para o uso. Para o Cocreation foram escolhidas duas famílias tipográficas, Nunito para títulos e

Aa nunito

Source Sans Pro Regular para o corpo de texto. As duas estão disponíveis no Google Font.

display

Bb source sans pro texto

ABCDE 1234 ABCDE 1234 abcde ,.!@#$%& abcde Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco labot enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation 72

experience

,.!@#$%&

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequatmin. experience

73


//grafismos institucionais

//orientação sobre diferentes fundos

A marca pode ser aplicada tanto sem fundo (de forma aberta), como com fundo colorido (de forma fechada). Em fundos sob imagens, existe uma alteração da marca, que passa a possuir um contorno em seu símbolo.O mesmo acontece quando o fundo é escuro. Em fundos claros esse contorno no símbolo não é necessário. O espaçamento das letras ou a área de proteção não deve ser alterado, independente do fundo utilizado junto à marca. Na aplicação da assinatura sob imagens é recomendado que preservasse o contraste entre os dois elementos.

74

experience

experience

75


//social media Para a divulgação de editais abertos, através do celular ou pelo notebook.

aplicações da marca

Nesse tópico serão apresentadas algumas aplicações da marca, que fazem parte do dia a dia do Cocreation, como canecas, camisetas, site. Essas aplicações são importantes para nortear os próximos materiais que serão desenvolvidos, para garantir o padrão estético da comunicação visual.

76

experience

experience

77


//papelaria básica (papel timbrado, envelope, cartão de visitas , bloco de notas, lápis e crachá)

// ambientação digital _Layout para Instagram e site

_Layout para celular

//Capa para facebook

78

experience

experience

79


// anĂşncios

80

experience

// tratamento das imagens

experience

81


// outras aplicaçþes

desdobramentos

82

experience

experience

83


//áudio

O estilo de áudio para o Cocreation Lab explora sons estimulantes, que transmitam calm, foco e ânimo para dar o play em algum projeto. Com o surgimento da ideia e a mão na massa, chega-se ao fim do processo criativo e com ele a sensação de dever cumprido: está no papel. O estilo musical do Cocreation Lab precisa transmitir ânimo, descontração e inspiração. A música Walk do Foo Fighters é um exemplo desse estilo musical e poderá ser utilizado nas comunicações da marca, já que inicia de forma tranquila e aos poucos estimula e inspira para a transformação e o momento de colocar a mão na massa.

84

experience

//vídeo

O vídeo segue o mesmo estilo do áudio, fazendo analogia à ideia de transformação e de células se separando (como explicado no tópico sobre o símbolo da marca). Alternando entre imagens de pessoas trabalhando juntas e imagens rápidas do universo, das galáxias e de metamorfoses, mostrando o que o Cocreation Lab quer proporcionar, um lugar acolhedor, que inspire e transforme colaborativamente.

//experiência sensorial Ao chegar no Cocreation, além da playlist tocando músicas clássicas para o público-alvo, desde Foo Fighters, que é reconhecido por personas como Fernando, Maria Luiza e Leonardo, intercala com músicas como Cartola, reconhecidas por Seu Antônio (para detalhamento, ver o tópico de soundbranding). Além disso, ao entrar no Cocreation também sentirá cheiro de café - aquele cheiro característico de quando chegamos em algum lugar familiar para nós, que inspire familiaridade (algo imprescindível para um ambiente criativo).

experience

85


EXPERIENCE manage 86

87


missão_

missão, visão e valores A missão de uma empresa é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade. A visão representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. E os valores são como “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão.

88

manage

o que queremos entregar?

Através da economia criativa e metodologia própria, fomentar ideias inovadoras e dar o suporte necessário para que, colaborativamente, esses projetos tornem-se negócios voltados à sociedade transformando sonhos em realidade.

visão_

onde queremos estar?

Criar projetos promissores para região de Florianópolis, gerar experiências positivas e ser referência na área de economia criativa, garantindo o entendimento da sociedade em relação ao que faz o co-creation lab.

valores_

quais os nossos princípios ?

Determinação Sonhar alto Criatividade Cooperação Empatia

Foco Diversão Visionária Altruísta Comprometimento

manage

89


arquétipos cocreation //explorador

humanização da marca

Os arquétipos ativados nas marcas são base para modelos e aprendizados sobre relacionamentos com os clientes ecomunicação de marca em seus pontos de contato. Padrões que se repetem e tornam-se modelos para posicionamento, conceitos, personalidade e ações. Ou seja, quando uma marca demonstra certas atitudes características, podemos dizer que determinado arquétipo esteja ativo em sua comunicação.

Com seu espírito aventureiro caminha adiante em busca de experiências inéditas. Aventura está em seu aspecto, o desconhecido não o intimida e a competitividade é o seu gás inspirador. Marcas com o mesmo arquétipo:

Red Bull

//mago

manage

Adidas

Inovadores natos, o seu foco é a transformação, experiência e comunicação. É visionário, perspicaz, imaginativo e acredita no improvável, pois tem esperança de que o impossível pode ser alcançado e todo o tempo estamos próximos de inúmeras possibilidades.

//criador

Google

Pixar

Disney

Envolve quem quer, a co-criação está em seu sangue e não sente quaisquer dificuldades em lidar com o público. Inventor por natureza e amante da liberdade, a paixão pela produção fomenta seu gosto pelo trabalho e fornece a garantia de um final com resultados formidáveis.

Lego 90

Johnny Walker

Faber Castell

Netflix manage

91


se o cocreation fosse uma pessoa,

como ela seria?

nome: Luana Maurício Munyzo - 38 anos (geração y) trabalho: designer nível de estudo: graduada habitat: Florianópolis família: solteira/mora sozinha mas cultiva família

mental e vida plena são igualmente importantes. Esforço e metas também são imprescindíveis. sonhos: mudar a comunidade. Quer fazer com que o Co-creation Lab seja referência de empreendimento, deseja modificar o panorama econômico local. medos: dificuldade financeira, sentimento de prisão ou acomodação (em relação aos seus relacionamentos, emprego e moradia). Além do medo de não ter sucesso no que almeja.

arquétipo: explorador - mago - criador tribo: empreendedores playlist: foo fighters - chet faker

o que carrega consigo: carteira, câmera, óculos de sol, carregador, macbook, carregador portáil, livro de economia criativa, Kindle, Iphone.

descrição da rotina: Luana costuma dormir tarde e acordar tarde, pois rende mais no período norturno. É autossuficiente, ativa e econômica, então costuma fazer seu próprio almoço em casa. Sempre arranja um tempo do dia para a sua leitura diária ou exercício físico. Nos finais de semana gosta de explorar lugares novos, seja na vida noturna (pubs e amigos) ou diurna (trilhas, praia etc). Personalidade: predominantemente criativa e aventureira, também independente, ativa e moderna.

gosta de: empreender, meio ambiente, economia, leitura, sair, fazer trilhas com amigos, sair, projetos sociais. não gosta de: pensamentos ultrapassados, comodidade, sentimento de prisão, não ter propósito, conformistas

Luana precisa se mostrar como um empreendimento criativo, inspurador, transformador e impactar a sociedade colaborativamente, pois estamos vivendo em tempo de evolução tecnológica, e ideias de valores: humanitários, pensa no próximo e deseja grande potencial morrem sem antes serem colocatransformar a sociedade. Gosta de projetos sociais das em prática, e sua capacidade de transformação e acredita que não adianta ter êxito monetário sem é “assassinada”. transformar ou impactar vidas. Para Luana saúde 92

manage

identidade verbal

persona

A comunicação de uma marca deve ter um discurso único, facilmente identificável, que reflita os atributos de uma empresa e sua cultura corporativa, seja internamente junto à equipe de parceiros e colaboradores, seja externamente junto a clientes e ao mercado. Sebastiany

Num contexto em que tudo o que a marca faz é entendido como comunicação, ter uma identidade no momento de comunicar se torna muito importante. Logo, uma identidade verbal concisa facilita a identificação por parte do público, reforçando também o posicionamento de mercado.

manage

93


uso do nome //qual pronome pessoal deverá ser utilizado? 1ª Pessoa Plurar //como o nome da marca deverá ser apresentado? Padrão formal de escrita (CoCreation Lab) //qual artigo definido deverá ser utilizado? “O CoCreation Lab” //pequeno texto apresentando a empresa com as regras aplicadas: Oi! Nós somos o CoCreation Lab, uma pré-incubadora que através da nossa metodologia e da economia criativa transformamos sonhos em realidade, e mais do que isso, transformamos CPFs em CNPJs //atributos que guiam o tom de voz: Ativo, empolgado, simpático, sério, vibrante, comprometido, informal com cautela. //canais que servem as diretrizes definidas: Rádio e TV, eventos, telefone, e-mail, site, sinalização, sotsite, mídias sociais, chat, impressos, vídeos etc. //como deve ser o tom de voz da marca: Equilíbrio entre jovem e maduro e sério e divertido. Linguagem internacionalmente compreendida, interativa e mais informal do que formal, mas sempre com cuidado.

94

manage

soundbranding O som é amplamente memorável, é relativamente fácil virar o rosto ou fechar os olhos para não ver, mas muito difícil tampar os ouvidos e não ouvir absolutamente nada. Algumas marcas necessitam um pouco mais outras um pouco menos, mas todas deveriam ter uma Identidade Sonora. O Soundbranding visa que o consumidor reconheça a marca somente ao escutar elementos sonoros que a remetem. Em outras palavras, podemos dizer que é o marketing sensorial, que cria um relacionamento emocional do cliente com a marca. O método utilizado para desenvolver o soundbranding foi o Sound Experience Process, que possui as seguintes etapas:

1

2

3

4

pesquisa Briefing, pesquisa com opinion makers, relatório e painel visual;

manutenção Revisão, curadoria, registro de lançamentos e acompanhamento de tendências

conceituação Brainstorming de palavras, personas, mood Board e TAGs

execução Assinatura Sonora, voz da Marca, som de Produto, ambientação sonora, som de propaganda

manage

95


tag 1: cocriando Abra seu computador, pegue um café e comece a produzir, mas não sem dar um play antes de começar. Para inspirar, criar, animar. Bandas: Red Hot, Maroon 5 , Michael Jackson, Mumford and Sons, The Offspring, Drake, Alanis Morissette, Linking Park, Foo Fighters, Muse, Of Monsters and Men, Outkast, Black Eyed Peas, Anitta, The Killers, Nirvana, Outkast, The Killers,

96

manage

1. Walk - Foo Fighters 2. Times Like Theese - Foo Fighters 3. Self Esteem - The Offspring 4. Pretty Fly - The Offspring 5. Lover Of the Light - Mumford and Sons 6. Starlight - Muse 7. Hey Ya - Outkast 8. Michael Jackson - Billie Jean 9. Even Flow - Pearl Jam 10. When You Were Young - The Killers 11. Little Lion Man - Mumford and Sons 12. Somebody Told Me - The Killers 13.Sunday Morning - Maroon 5 14. Meet Me Halfway - Black Eyed Peas 15. Rick James - Super Freak

manage

97


tag 2: hora de produzir Com as ideias na cabeça e o lápis na mão, a calma e o foco que você precisa pra dar play no projeto estão nessa playlist. Bandas: Chet Faker , Gorilazz, Lofi yt Playlist, Flip Fantasia, Flume, Coldplay, John Mayer , Phill Collins, David Guilmour, twenty one pilots, radiohead, Kaytranada, daftpunk, Oasis

98

manage

1. 1998 - Chet Faker 2. Feel Good - Gorilazz 3. Clocks - Coldplay 4. Still Feel Like Your Men - John Meyer 5.Clint Eastwood - Gorilazz 6. Gold- Chet Faker 7. No Diggity - Chet Faker 8. New Light - John Meyer 9. Cantaloop - Flip Fantasia 10. Kids with Guns - Gorillaz 11. Giorgio Moroder - Daft Punk 13. Stand By Me - Oasis 14. Twenty One Pilots - Stressed Out 15. Sleepless - Flume

manage

99


tag 3: dê um 10 Pare não pire, hora do intervalo, pegue um café, se jogue no puff do área de descanso e aperte o play. Bandas: Cartola, Caetano veloso, Tribalistas, The Lumineers, LL Cool J, Imagine Dragons, Justin Timberlake, Oasis, Lorde, Los Hermanos, Criolo, Kaytranada, Raul Seixas, alt j 1. Leave me alone - Kaytranada 2. You dont know me - Caetano Veloso 3. Diaspora - Tribalistas 4. Cowboy Fora da Lei - Raul Seixas 5. Alt j - taro 6. Esquiva da Esgrima - Criolo 7. Angela - The Lumineers 8. Cartola - Preciso Me Encontrar 9. Say Something - Justin Timberlake 10. Thunder - Imagine Dragons 11. Rock The Bells - L L Cool J 12. Alanis Morissette - Ironic 13. Legião Urbana - Eduardo e Mônica 14. Green Light - Lorde 15. Bob marley - redemption song 100

manage

manage

101


Cocriando - https://goo.gl/AEWsoe Com a intenção de estimular e animar, a playlist Cocriando deve ser tocada em momentos de por a mão na massa, quando forem realizadas dinâmicas ou a parte prática do que for ensinado para os cocreators ou apenas para criar um ambiente descontraído e inspirador, sem medo de julgamentos. A ideia é trazer uma atmosfera que estimule a criação ao mesmo tempo que descontraída. Hora de Produzir - https://goo.gl/6x7hdw O motivo do CoCreation existir todos nós já sabemos: transformar sonhos em realidade. Para que isso ocorra, são necessários momentos de foco e concentração. Pra não deixar a ansiedade bater e a produtividade não cair é só apertar o play.. Bateu o sono? Precisa se concentrar em algo e o barulho do ambiente te atrapalha? Não quer deixar a ansiedade te impeça de produzir algo bom? Põe um fone de ouvido, que é Hora de Produzir! Com a playlist o ambiente se transforma, mostrando que é possível ser um lugar descontraído sem perder a seriedade que momentos de criação também precisam. Dê um 10 - https://goo.gl/YydmJu Bateu o cansaço e você ainda tem muito trabalho pela frente? Dê um 10! A ideia da playlist é de ser tocada em momentos de pausas, desde aquela no meio do trabalho até happy hours, coffee breaks ou intervalo de palestras do CoCreation. Aliando os clássicos da MPB de Caetano Veloso até sons alternativos mais recentes, como Alt-J, trazendo um ambiente para relaxar, além da correria de sempre.

102

manage

storybrand O storybrand é usado para transmitir, emocionalmente, o propósito e DNA da marca,. Em nosso caso, queremos acolher ideias, unir sonhos e inspirar a transformação solaborativa. Poderá ser usado em diversos pontos de contato como: comerciais de tv e internet, manage

103


uma volta ao passado site, eventos externos, embalagens e afins.

Maria Luiza, uma empreendedora de sucesso, comandava aos 35 anos comandava uma empresa de Marketing digital focado em ONGs. Maria Luiza, foi convidada pelo CoCreation em Florianópolis para contar como que o ingresso no CoCreation mudou sua vida. Para isso voltamos lá em 2019. Todo dia Maria Luiza, de 27 anos, ia para seu trabalho confiante de que poderia fazer muito mais do que seu cargo demandava, tinha o sonho de impactar o mundo, tinha muito conhecimento em marketing Digital, mas em seu trabalho não tinha muita liberdade para propor novas idéias. Até que um dia foi despedida. O país estava em crise e as empresas estavam cortando gastos, na empresa que Malu trabalhava não foi diferente. Por causa disso, Maria se juntou com sua amiga Karina, com quem já conversava a muito sobre começar um negócio juntas. Ela estava determinada a conseguir começar seu próprio negócio, e esse era o momento certo. Maria Luiza e Karina começaram a desenvolver o modelo de negócio que fariam, sabiam que poderia fazer algo inovador juntando seus conhecimentos, mas perceberam que tirar uma idéia do papel não seria nada fácil. Até que finalmente descobriram o CoCreation. Karina em uma de suas reuniões apresentou o edital de inscrição para participarem do programa e naquele momento inscreveram sua ideia de negócio com a esperança de serem selecionadas. Imagine só a possibilidade de mentorias e um local no centro para trabalho, seria demais. E resultado não foi diferente, a idéia de Malu e Karina foi selecionada para o período de 2019.1. O semestre foi incrível, dentro do CoCreation Malu e Karina conheceram Leandro, que virou sócio da idéia, auxiliando na parte financeira. Eles prototiparam, testaram, tiveram seu primeiro cliente, conseguiram um contato de um investidor anjo que forneceu o capital necessário para rodar e ao final de 2019 já eram uma 104

manage

das startups que mais crescia em Santa Catarina, e que viria a ser umas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Desde então Malu relembra com gratidão o processo que passou como CoCreator, e sabe que uma vez CoCreator, CoCreator sempre será, tanto que quando há um tempo de sobre, Malu dá um pulinho no CoCreation lab para fornecer mentoria. Malu estacionou seu carro em frente ao Museu da Escola Catarinense, isso trouxe memórias, de um tempo com mais dificuldades, mas que trouxeram ensinamentos que levará para toda a vida. Ali funcionava o CoCreation Lab. Ao subir as escadas que levavam ao espaço do Coworking que um dia havia trabalhado, sentiu o aroma de café feito na hora, combustível perfeito para as novas idéias que ali ganhavam vida. Surpresa, olhou ao redor, percebeu que muita gente tinha vindo ouvir sua história. A história de Malu e seus sócios seria imortalizada ali nessa tarde, e para isso temos que voltar para o primeiro semestre de 2019… Em um misto de sono e susto Maria Luiza acorda junto com seu despertador para mais um dia em sua rotina básica de trabalho com algo que não gostava, mas que fornecia o sustento necessário para ela e seu gato Whisky. Mal tinha feito a digestão de seu café da manhã e teve que encarar o chefe do setor de marketing ao qual era subordinada. Após algumas reclamações recebidas, porém não digeridas, abriu seu computador e começou a trabalhar em alguns projetos que lhe foram atribuídos. Malu sabia fazer aquilo muito bem, mas sabia também que poderia fazer muito mais e isso a deixava frustrada. Um mês se passou naquela rotina, quando recebeu sua demissão. Eram tempos de crise, a empresa passava por cortes, mas nada justificava isso, era expert em marketing digital, a empresa precisava dela, mas o dinheiro falou mais alto. Malu percebeu que em meio a indignação, existia um sentimento de alívio, ela estava livre de um chefe, de manage

105


um trabalho no qual não via sentido, livre de horas fixas que mais a atormentavam do que ajudavam. Era hora para algo novo, um desejo de algo mais, de um propósito, de poder impactar com sua idéia. Chamou sua amiga Karina, com quem já conversava a muito sobre começar um negócio juntas, existia uma sinergia muito boa entre elas. Juntas, desenvolveram um modelo de negócio inovador e com seus conhecimentos combinados nascia ali um negócio de marketing digital focado em ONG’s. Perceberam então que precisavam de algo mais, tirar uma idéia do papel não era nada fácil, mas estavam determinadas a fazê-lo.

O semestre foi incrível, dentro do CoCreation Malu e Karina cresceram como empreendedoras. A família cresceu, conheceram Leandro lá dentro que em pouco tempo se apaixonou pela ideia e virou sócio, auxiliando na parte financeira com seus vasto conhecimento. Os três prototiparam, testaram, tiveram seu primeiro cliente, validaram a idéia, conseguiram um contato de um investidor anjo que forneceu o capital necessário para rodar, e ao final de 2019 já eram uma das startups que mais crescia em Santa Catarina, e que viria a ser umas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Já não eram mais três CPFs, mas um CNPJ que impactou a vida de muita gente.

estratégias

Por indicação de um amigo descobriram o CoCreation. Imagine só a possibilidade de mentorias e um local para trabalho no centro da cidade, seria incrível. Karina um dia chegou em uma de suas reuniões com o link para inscrever a idéia da empresa no edital do CoCreation. Sabiam que seriam selecionadas, tinham muito potencial para criar a primeira empresa no segmento. O resultado não poderia ter sido diferente, a idéia de Malu e Karina foi selecionada para o período de 2019.1.

A identidade da marca é tangível e apela para os sentidos. Wheeler Como funciona: visão: um objetivo, problema a ser solucionado.

Voltando para o ano de 2027, naquela sala com aqueles janelões imensos, ao olhar nos olhos daquele público maravilhado por sua história, Malu finalizou o Case. Seu último slide no projetor holográfico dizia:

ações: ações e etapas a serem executadas para cumprir o objetivo.

“Acolher ideias, unir sonhos e inspirar a transformação colaborativa.”

//expressão: a forma com que a identidade de marca será aplicada.

106

manage

manage 107


//experiência: resultado da interação com o público.

possíveis aplicações Bolacha de chopp; Caneca Adesivos Meu Copo Eco Bottoms Camisetas Papelaria básica (bloco notas, sketch) Cartazes Outdoor Ecobag

estratégia 1 Comunicação assertiva, clara e objetiva para resolver problema de comunicação do Cocreation. //ações: criar os perfis próprios nas principais redes sociais (facebook, instagram), ter um site próprio para direcionar suas informações, newsletter, e execução de Inbound Marketing, ou seja, marketing de conteúdo. //expressão: o facebook seria a plataforma “cartão de visita” da empresa para gerar engajamento através de compartilhamento de conteúdo e atendimento dos seguidores, pelo facebook também seriam divulgadas as atividades. O Instagram deve mostrar o dia-a-dia do CoCreation e informações rápidas (datas importantes, anúncios rápidos para aqueles interessados no cocreation mas que ainda não participam). O site deve ser a principal fonte de informação, nele estarão todos os conteúdos de datas de editais, pessoas aprovadas, cases de sucesso, projetos finalizados e o que está sendo executado, divulgação de workshops e treinamentos para comunidade, parcerias, didáticos (por exemplos: o que é economia criativa), sobre a cultura de Florianópolis, informações sobre o centro leste, missão, visão e valores. O Email será o caminho para comunicação direta, aplicação de inboud marketing e geração de conteúdo e informativos. //experiência: as campanhas em diversas mídias ao mesmo tempo têm como objetivo despertar a curiosidade do público-alvo da campanha e aumentar seu engajamento para que acesse o hotsite da campanha e conheça seus benefícios. Atrair - fidelizar - gerar conteúdo - fechamento - relacionamento - Análise

108 manage

manage

109


A marca será aplicada em todos os conteúdos. //artes para as mídias sociais capa Facebook Avatar Facebook e Instagram 6 posts no Instagram/Facebook para compor um feed Apresentação da nova marca, DNA dna e propósito, mostrando o vídeo realizado na disciplina; Post de divulgação do edital e de palestras -e-mail CURTO PRAZO: 3 a 6 meses MÉDIO PRAZO: 1 a 5 anos LONGO PRAZO: 5 a 10 anos

estratégia 2 Socialização com público alvo. //visão: socializar a marca com o público //ações: realizar eventos para a comunidade, no centro leste de Florianópolis, encontrando parcerias com bares, restaurantes e artistas do local; distribuição de bolachas para os bares da região da Hercílio Luz (forma de socializar a marca com quem frequenta a região); //expressão: aplicação da marca nas bolachas para os bares do bairro remetendo a ideia de que boas ideias podem sim ser provenientes de bares e o CoCreation pode colocá-las em prática. Divulgação dos editais até como forma de divulgação para os eventos que ocorrerão. Eventos para a comunidade, na região do centro leste ou no Mercado Público, integrando a população da região com a pré-incubadora. Eventos abertos para apresentação de cases de sucesso do Cocreation Lab. //experiência: aconexão com a marca física aproxima o público da ideia, apresentando a empresa de forma positiva aos moradores da cidade e região.

110

manage

manage

111


estratégia 3 Venda da metodologia. //visão: fazer da metodologia do Cocreation um produto acessível e interessante para possíveis clientes. //ações: elaborar material didático em forma de e-book (na verdade já existe, e o feedback do material é bastante positivo), tornar esse e-book atrativo para novos negócios e startups e dentro das possibilidades construir versões direcionadas para públicos diferentes. Exemplificando: para uma startup constataria de um pacote de material didático impresso somado ao treinamento para equipe. Já para um coworking o pacote seria diferente. Também é possível traçar conversa com locais que incentivam o empreendedorismo, como o Sebrae, a ACATE, fundação CERTI, para uma eventual parceria na qual podem utilizar a metodologia com ebook ou treinamentos. //expressão: o Ebook deverá mostrar a metodologia do CoCreation e através da diagramação e linguagem própria da marca (aplicação da identidade verbal), atrair mais possíveis cocreators para os próximos editais. //experiência: a venda desse e-book é um dos principais ativos do Cocreation e gera receita para poder aplicar dentro dos projetos. A marca também aumenta seu reconhecimento dentro do meio das Startups, se tornando referência no assunto.

112

manage

estratégia 4 Criação de parcerias assertivas. //visão: através de parcerias conseguir fortalecer a imagem da marca, assim como aumentar o retorno de prospects. //ações: identificar possíveis marcas parceiras que compartilham do mesmo “Felling” da marca, fazer a prospecção dessas marcas, estabelecer uma conexão e comunicação em conjunto. //parcerias: Melitta, Red Bull, Coca Cola, com os barzinhos do centro histórico (Rios, Madalena, Tralharia, Taliesyn, Itapema FM). //expressão: as marcas se tornam presentes no ambiente de trabalho ao criar um vínculo com os Cocreators, por exemplo: Redbull na geladeira, cafeteira Mellita pra alimentar as idéias com um bom café, fazendo campanhas junto com os Cocreators, assim como eventos no espaço do Cocreation. Nos eventos existirão materias de comunicação do Cocreation como as bolachas de descanso de copo para os eventos de Happy Hour. //experiência: a marca do Cocreation se torna mais forte, vinculada as marcas que de alguma forma alimentam essa economia criativa. Assim mais pessoas teriam interesse e participar do edital de inscrição, por se tratar de uma marca presente. manage

113


peças criadas As peças foram criadas para divulgar o Cocreation, a primeira para ser colocada nos bares próximos ao Cocreation e divulgação de parcerias com cervejas, a segunda são adesivos, que devem ser distribuídos em eventos abertos à comunidade e aos Cocreators, o terceiro são canecas para Cocreators e divulgação de parcerias como a Mellita, a quarta uma ecobag que deve ser dado em eventos para Cocreators ou treinamentos, como um kit, logo abaixo um cartaz de divulgação de eventos e por último uma ambientação digital de divulgação, para os ebooks com a metodologia da marca.

114

manage

manage

115


experiência de marca //lançamento da nova marca pontos de contato ações

conhecer estar conectado e escutar

divulgação do lançamento

andar, dirigir, divulgação física: participar de eventos esperar e palestras no ramo divulgação digital: estar conectado nas mídias sociais

ver a bolacha de copo nos bares da região do centro histórico leste receber email marketing com um convite do evento de inauguração da marca. boca a boca pra convidar a comunidade com convites físicos personalizados com os nomes dos convidados para ser algo pessoal. 116

manage

transporte

ver a marca sentir e se conectar com a marca

coffee break

comer, conversar, fazer networking, ao chegar no even- divulgação to de inauguração da marca o coninteração com vidado ganha um óculos 3D para ver a marca em pedaço físico da marca, e ao longo 3D. do evento tem que construir a marca nova marca com outros convi- impressa 3D dados. para ver com as mãos. ganhar um copo personalizado da nova marca para reduzir resíduos.

pontos de contato

conhecer

divulgação do lançamento

transporte

necessidades empreender, empreender, neChegar até lá, do usuário networking, tworking, conheci- encontrar um conhecimento mento lugar para estacionar

como o usuário se sente

interessado

curioso

expectativa

ver a marca

coffee break

Ser surpreendido pela nova marca, se conectar com a marca.

Conhecer gente nova e ser visto, comer, trocar experiências.

surpreendido

feliz, de barriga cheia

manage

117


//experiências: evento de lançamento de marca: local: museu dinâmicas em grupo, palestras, gastronomia, música demonstração/exposição de cases/portfolio _ao chegar no evento de inauguração da marca o convidado ganha um pedaço físico da marca, e ao longo do evento você tem que construir a marca com outros convidados, gerando interatividade e troca de ideias. _ganha um copo personalizado da nova marca para reduzir resíduos. _interação com óculos 3D para ver a marca em 3D. _a nova marca impressa 3D para ver com as mãos. convites e divulgação: _físico: personalizado / nome escrito a mão (para comunidade local) / cartazes _digital: facebook / instagram / email aplicação da marca em produtos: adesivos, bolachas de chopp, Meu Copo Eco, bottons e camisetas

118

manage

manage

119


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.