6 universidadnube

Page 109

ricos metodológicos que se inserem no campo da mídia-educação e no trabalho colaborativo. Entendemos que apesar das especificidades da EAD como modalidade de ensino, ela pertence ao campo da Educação, que implica numa visão de mundo e de sujeitos que ao mesmo tempo em que serão formados, serão formadores das novas gerações.

A mídia-educação propõe uma perspectiva metodológica que transcende o domínio da técnica e se ancora em uma concepção construtivista, que concebe a educação como um processo ativo, de formação do cidadão autônomo capaz de usar, como protagonista, os meios de comunicação disponíveis para assegurar seus direitos e ter uma participação ativa na sociedade (p. 177-178).

Precisamos construir junto com os coordenadores de cursos, professores, tutores, designers instrucionais, profissionais do audiovisual, o significado de mediação pedagógica por meio dos recursos das TIC. A mediação deve ser compreendida como possibilidade de construir com os estudantes um “processo de autoaprendizagem, centrado no sujeito aprendente, considerado como indivíduo autônomo, capaz de gerir seu próprio processo de aprendizagem” (Belloni, 2006, p.6).

109

LA UNIVERSIDAD EN LA NUBE · A UNIVERSIDADE NA NUVEM

Formar os professores para exercerem a docência em ambientes virtuais de aprendizagem significa ter clareza de que o mais importante não é “dominar e valorizar apenas um novo instrumento ou um novo sistema de representação do conhecimento, mas uma nova cultura da aprendizagem” (Mauri, Onrubia, p.118). Isso transcende o caráter meramente instrumental que mencionamos acima, pois significa compreender essa nova cultura de aprendizagem em “duas dimensões inseparáveis: objeto de estudo e ferramenta pedagógica” (Belloni, 2001, p.11). É nesse referencial que se inscreve o campo da mídia educação e seus aportes metodológicos, conforme explicam Lapa e Belloni (2012):

CAPÍTULO 

A prática pedagógica em ambientes mediados pelas tecnologias de informação e comunicação – TIC não pode ser reduzidas ao uso instrumental, mas é necessário ir além dessa prática numa perspectiva “criativa e crítica incentivando a construção de valores que favoreçam a autonomia e a cooperação entre indivíduos na busca de solução para a sociedade do futuro” (Gomes, 2002, p.120).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.