1 minute read

Forte de São Julião da Barra

O forte de São Julião da Barra (antigamente dito Forte ou Torre de São Gião) constitui o maior e mais completo complexo militar de defesa em Portugal Localiza-se em São Julião da Barra, na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

No passado, este forte foi considerado como o Escudo do Reino, a maior fortificação marítima do país. Em conjunto com o forte de São Lourenço do Bugio, com quem cooperava, teve a função de controlo da entrada e saída das embarcações na barra do Tejo e o acesso ao porto de Lisboa.

Advertisement

Atualmente, é a residência oficial do Ministro da Defesa Nacional de Portugal Embora não seja possível precisar a época em que se iniciaram as obras da Fortaleza de São Julião, as opiniões dividem-se entre anos de 1553 e 1556.

Na sua construção estiveram envolvidos os mais conhecidos militares e engenheiros ao serviço do Reino, como Leonardo Turriano ou o capitão Fratino Esta fortificação foi-se modificando, ampliando e adaptando às novas exigências que foram surgindo ao longo dos anos

Fotografias: Maria Santos e Sítio web da Câmara Municipal de Oeiras

Forte de São Julião da Barra

O forte São Julião da Barra é um monumento arquitetónico militar e património nacional de importância histórica. Para além da missão militar de defesa, este forte em 1802 funcionou como colégio de educação e durante bastante tempo foi também uma prisão.

No início do séc. XX ainda mantinha uma linha férrea que servia para o transporte das pesadas munições usadas nas então novas bocas-de-fogo de costas.

Desativou a função defensiva em 1947 e passou a ser utilizado a partir de 1951 para a representação dos organismos integrados na Defesa Nacional.

This article is from: