
1 minute read
FLUXOS E HIERARQUIAS
A conectividade de uma determinada área urbana se dá pela articulação do entorno com outras áreas, através de ruas e avenidas. Essa articulação permite que os usuários possam se locomover para onde desejam sem maiores dificuldades.
A unidade de medida utilizada nesta metodologia é baseada na hierarquia de conexão das vias, sendo essa hierarquia dividida em quatro escalas: via de eixo metropolitano, via de eixo urbano, via local e via microlocal. Portanto, quanto mais ampla for a escala de conexão dessas vias existentes na área, maior será a sua conectividade, e maior será a possibilidade de deslocamento do usuário.
Advertisement
O eixo metropolitano permite uma articulação direta do lugar com diversos bairros e com outras cidades, já o eixo urbano é a conexão com outros bairros, e por fim, a via local e microlocal apresentam articulação direta apenas com quadras vizinhas.
Levando em conta essa metodologia, a área analisada pode ser considerada de alta conectividade, já que possui todas as hierarquias de escalas das vias, o que garante uma boa articulação do território e oferece aos usuários diversas possibilidades de locomoção.