Constituição Sinodal 2018

Page 24

não alimentam uma vivência de mais profundidade no seio da Igreja, afinal “interessa muito que os fiéis compreendam facilmente os sinais sacramentais e recebam com a maior frequência possível os sacramentos que foram instituídos para alimentar a vida cristã” (SC 59). 48. Acerca dos Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã nas Regiões menos populosas, percebe-se maior continuidade em receber o ciclo completo (batismo, eucaristia e crisma) do que nas Regiões mais populosas, em cujos ciclos se verifica menor continuidade (recebe-se o batismo e a eucaristia, mas não a crisma, por exemplo). 49. Pode-se detectar ainda que determinados sacramentos – como a reconciliação, unção dos enfermos e matrimônio – ocorram de forma relativamente elevada em regiões menos populosas, geralmente de localização geográfica central, tendo em vista, no caso da confissão, a facilidade no acesso; ou, no caso da unção, a maior concentração de unidades hospitalares nessas regiões, e ainda, no matrimônio, por se buscarem igrejas centrais para realização deste sacramento. 50. O que se conclui é que os sacramentos (exceto o batismo e a eucaristia) atingem uma porção bem reduzida da população católica. Por isso, é importante facilitar o encontro com o Senhor tornando acessíveis, cada vez mais, os sacramentos. As razões dadas para esta distância em relação aos sacramentos são: o desconhecimento e falta de formação acerca de sua importância por parte de agentes; as taxas de contribuição normalmente fixadas; insuficiente acolhida e acompanhamento daqueles que os recebem; normas e horários que dificultam o acesso (o Papa Francisco indica: igrejas abertas, secretarias com horários para as pessoas que trabalham, catequeses adequadas aos horários da cidade... cf. EG 27); mudança cultural nas famílias que gera o desinteresse pela busca e, finalmente, os casos especiais, especialmente os divorciados vivendo em segunda união.

Da Igreja para o mundo 51. Tendo em vista que a participação sacramental implica no compromisso cristão no mundo (cf. LG 12), e os sacramentos são a alma de todo o apostolado (cf. AA 3), os frutos da proximidade com Cristo revelam-se no engajamento dos batizados na comunidade para desenvolverem atividades em favor da difusão do Reino de Deus. 52. Diferente da análise celebrativo-sacramental, apresentada anteriormente, os números sobre o envolvimento pastoral nas comunidades 22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.