Filosofia nos olhos experiencias de ensino

Page 47

atitude chama-se para a necessidade de ensinar o aluno a elaborar problemas, desenvolver argumentações, aprender a pensar, elaborar conceitos e, fugindo da comodidade, possibilitar assim ao educando uma vivência de experiência flosófca mais ampla e intensa. Lipman, no seu livro “A flosofa vai à escola”, comenta que A narrativa pode ser um meio ideal para exercitar o pensamento flosófco, pois as histórias envolvem personagens com as quais os estudantes se comparam, se identifcam ou discordam. A fcção normalmente se aproxima do conhecimento comum, das experiências de vida, permitindo uma melhor compreensão dos problemas flosófcos e instigando no educando o desejo de debate e investigação. Afrma o referido autor: Por meio de modelos fccionais é possível mostrar aos alunos que eles próprios podem pensar mais racionalmente e mais criativamente, pois queremos tanto estimulá-los a pensar como estimulá -los a pensar melhor. Se a leitura do texto é seguida de discussões críticas e interpretativas sobre as ideias escondidas nas entrelinhas dos romances, como tesouros numa caça ao tesouro, os alunos disputarão ansiosamente uns com os outros o momento de expressá -los oralmente, podem ser estimulados a escrevê-los, quer na forma de ensaio, diálogos, contos ou poesia (LIPMAN, 1988, p. 211).

O autor defende que o trabalho flosófco deve ser estimulado desde a infância e a partir de textos fccionais, denominando-os de novelas flosófcas. A base da metodologia proposta por Lipman é o diálogo. Este elemento é o que vai permitir à criança ou ao jovem expressar seus pensamentos e construir determinados processos mentais. Assim, ele propõe que os educandos sejam dispostos em círculos, que seja realizada a leitura do episódio e em seguida solicitado que falem sobre a narrativa, dando início à problematização e ao debate. Durante as conversas o professor pode introduzir outras questões instigando os alunos a se posicionarem explicitando seus argumentos e problematizações. Nossa proposta de uso de narrativas no ensino da flosofa segue o desejo de desenvolver uma experiência de ensino na linha do fazer flosófco defendido por Lipman. Somos adeptos da ideia de que os textos narrativos, como os contos, que chamam para o fan47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.