Book Semexe

Page 1


INTEGRANTES

Francisco Barbosa

2

Marcos Mori

Victor Angelotti

Wilian Moreira


1. APRESENTAÇÃO Devido à mecanização de diversas atividades cotidianas, aliada a uma intensa jornada de trabalho, cada vez menos pessoas estão praticando atividades físicas. O sedentarismo está tomando conta da sociedade que já colhe os frutos desta acomodação, como o aumento do número de pessoas estressadas, obesas e com dificuldades em se relacionar. O trabalho excessivo, postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento, trazem muitas tensões no corpo, que resultam em males que são responsáveis pelo afastamento ou até invalidez permanente do profissional. Independentemente da atividade exercida, esses trabalhadores têm alguns fatores em comum: trabalham sem se movimentar (parados ou em pé) por muito tempo, muitas vezes submetidos a cobranças e estresse. Exemplos de problemas decorrentes de tal ambiente são: problemas de postura, tendinites, pressão alta, entre outras. Algumas funções podem ter ainda outros agravantes, como digitadores ou programadores, que utilizam demasiadamente determinados músculos do braço e mão para trabalhar. Pensando nisso, o projeto visa alertar as pessoas que fazem parte deste grupo, mostrando através de uma animação os males que uma vida sedentária pode causar, demonstrando também maneiras de adquirir uma vida mais saudável através da prática de exercícios e atividades cotidianas.

3


3. CONCEITO PRINCIPAL SEMEXE é uma campanha motivacional colaborativa sem fins lucrativos que visa o compartilhamento de informações através de animações e materiais criativos online, funcionando como um meio de divulgação de trabalhos conjuntos de pensadores criativos. O projeto será constituído de um infográfico animado, um site, e divulgação em sites e redes sociais que suportem a campanha. Com a implantação do projeto do vídeo pretende-se disseminar a informação para o maior número de pessoas, garantindo que o interesse e a motivação com relação ao assunto seja expandido e contribua para garantir resultados positivos com o público que se pretende atingir.

4


4. PÚBLICO ALVO O principal público alvo do projeto são pessoas que trabalham sentadas a maior parte do tempo e que não se exercitam, com o foco em trabalhadores de escritórios de Design e Comunicação. O projeto apresentará conteúdo focado para este público, utilizando linguagem direcionada e será divulgado em mídias utilizadas e conhecidas por este público.

5


5. MERCADO

O projeto Semexe não considera como concorrentes os demais trabalhos que abordam o mesmo tema, por ser um projeto unicamente informativo e motivacional. Os trabalhos semelhantes são considerados referências e complementos às informações abordadas no projeto.

6


6. PAINEL SEMÂNTICO

7


7. TIPOGRAFIA A tipografia do logo foi desenvolvida a partir da fonte Brush Script Std, uma fonte manuscrita que remete a leveza ao mesmo tempo o movimento, porém de forma impactante. No site, book e animação do projeto foi escolhida a fonte Bree Serif por ser uma fonte que apresenta a ideia de movimento, apesar de sua serifa, e remete ao conceito de mudança e movimento.

8


Brush Script Std abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

0123456789

([{@&:;.,!?¿¡*%}])£?$¥¢ƒ åáäâàãæéëêèíïîìøóöôòõo eúüûùñfiflßÿ ÅÁÄÂÀÃÆÉËÊÈÍÏÎÌØÓÖÔÒÕOEÚÜÛÙÑY

Bree Serif abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

0123456789

([{@&:;.,!?¿¡*%}])£?$¥¢ƒ åáäâàãæéëêèíïîìøóöôòõo eúüûùñfiflßÿ ÅÁÄÂÀÃÆÉËÊÈÍÏÎÌØÓÖÔÒÕOEÚÜÛÙÑY

9


8. CORES A paleta de cores criada foi baseada em tendências atuais do design gráfico e motion design, baseada também em artigos de material esportivo. Foram selecionadas tonalidades de vermelho, azul, amarelo, tons de cinza e tons de marrom escuro, trabalhadas de forma opaca sem gradientes, criando grande contraste nas combinações. C M Y K

2 2 31 0

R 254 G 242 B 189

10

59 67 70 68

C 83 M 27 Y 30 K 1

C M Y K

R 53 G 39 B 33

R 0 G 144 B 165

R 239 G 65 B 48

C M Y K

0 90 90 0


C 59 M 0 Y 0 K 0

C M Y K

55 46 46 41

C 16 M 0 Y 3 K 0

R G B

R 73 G 200 B 245

210 237 244

R 86 G 87 B 87

11


9. RAFES LOGO

12


13


10. LOGOTIPO O logo foi criado a partir de uma fonte escrita a mão, passando a ideia de movimento e leveza, porém de forma impactante. LOGOTIPO ORIGINAL

LOGOTIPO VERSÃO MONOCROMÁTICA

14


11. APLICAÇÕES INCORRETAS TEXTO NÃO TIRAR EFEITOS

NÃO INCLUIR NENHUM TIPO DE TEXTO

NÃO TIRAR CONTORNO

NÃO ALTERAR ÂNGULO

NÃO DISTORCER

NÃO ALTERAR CORES

15


12. PAINEL ICONOGRÁFICO A forma minimalista foi escolhida para os elementos visuais da animação por passar a mensagem com mais clareza além de fazer a relação com o público alvo, de forma simples, dinâmica e direta.

16


13. ROTEIRO Você sabia que você passa mais de 30% do seu tempo conectado? Ou seja, sentado na frente do computador? E isso não é só no trabalho, pois a média de jovens com menos de 25 anos é de 36% de suas horas de lazer na web. As mulheres que gastam pelo menos seis horas por dia sentadas na cadeira apresentam um risco 37% maior de morrer por uma doença quando comparadas àquelas que não ultrapassam três horas sentadas. Já os homens que vivem sentados têm um risco apenas 17% maior de sofrer de um problema fatal - vai saber o porquê... Enquanto estamos sentados, economizamos energia, o que favorece a obesidade, com todos os prejuízos que ela traz ao organismo como diabete, colesterol, perde massa muscular, hérnias e inflamações. Fora dores intensas e meses de tratamento... Para se ter uma ideia, reduzindo o tempo sentado três horas por dia, a expectativa de vida pode aumentar em dois anos. Então vamos lá! Não seja mais um adepto da lei do mínimo esforço e se mexa! Levante-se e caminhe no corredor, faça um alongamento dos braços e das pernas, troque o elevador pela escada, escadas rolantes por escadas normais e se for de ônibus pro trabalho, desça um ponto antes do habitual. E no caso de você não ser um estagiário que ganha apenas o suficiente

17


pra bancar o seu cursinho de Illustrator e tiver um carro, estacione ele um pouco mais longe. Essa caminhada vai fazer uma grande diferença! Você pode usar o banheiro e bebedouro do andar de cima e uma dica preciosa é colocar menos café na sua xícara, pois assim você se levanta mais vezes pra pegar o seu precioso café, além de ele nunca ficar frio, porque na boa, a única coisa pior do que café gelado é perder um job pro ‘sobrinho’ que só sabe fazer cardápio de boteco no Photoshop CS2 e convite de festa no Corel Draw. E, se houver possibilidade, participe de ginásticas laborais oferecidas por muitas empresas hoje em dia. Mesmo que você ache meio ridículo ficar em um grupo de pessoas fazendo movimentos no ar, como um grupo de Power Rangers comemorando vitória, ou um bando de dançarinas do Faustão - esse exercício é importante! Além de muitos benefícios físicos como: melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade, resistência, disposição, bem estar maior mobilidade, melhor postura e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade; existem diversos benefícios psicológicos como: motivação por novas rotinas, melhora da autoestima e da autoimagem, combate às tensões emocionais e melhora da atenção e

18


concentração nas atividades cotidianas. Então, se você não quiser continuar sendo sedentário, desmotivado, sem autoestima, doente, baixo astral, desanimado, depressivo e com tendências suicidas, a ginástica laboral provavelmente não vai te ajudar em nada, pois você precisa de um psicólogo. Mas se você procura bem estar e uma vida mais saudável, levante-se e se mexe.

19


14. STORYBOARD

20


21


15. TELAS ANIMAÇÃO

22


23


16. FLUXOGRAMA

24


25


17. WIREFRAME

26


27


18. SITE

28


29


19. BIBLIOGRAFIA LIVROS:

ARAUJO, Ricardo. O impacto do esporte na Economia. Exame.com, São Paulo, 17 ago. 2010. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/novas-arenas/2010/08/17/o-impacto-do-esporte-na-economia/>. Acesso em: 27 ago. 2012. BOURG, Jean-François; GOUGUET, Jean-Jacques. Economia do esporte. Bauru, SP: Edusc, 2005. CAÑETE, Ingrid. Humanização: Desafio da empresa moderna – A Ginástica Laboral como um novo caminho. Porto Alegre: Foco, 1996. DUARTE, Orlando. História dos esportes. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed. Atlas, 1995. LIMA, Valquiria de. Ginástica Laboral: atividade física no trabalho. São Paulo, Phorte, 2007. OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A prática da ginástica laboral. Rio de janeiro: Sprint, 2002. PHILIPS, Peter L. Briefing: A Gestão do Projeto de Design. São Paulo, Editora Edgard Blucher, 2010. TUBINO, Manoel. O que é esporte. São Paulo, Editora Brasiliense, 2009.

30


WEBSITES:

ARAUJO, Ricardo. O impacto do esporte na Economia. Disponível em: http:// exame.abril.com.br/rede-de-blogs/novas-arenas/2010/08/17/o-impacto-do -esporte-na-economia/. Acesso em: 23 setembro 2012. TRAINING, Hora. Esportes Alternativos. Disponível em: http://www.horadotraining.com/esportes-alternativos/. Acesso em 25 setembro 2012. MESQUITA, Elisandria. O que é Ginática Laboral e quais os seus benefícios?. Disponível em: http://personaltrainnerelisandria.blogspot.com.br/2011/11/oque-e-ginastica-laboral-e-quais-seus.html . Acesso em: 30 setembro 2012. PEGN TV. Ginástica laboral ajuda a diminuir faltas e a aumentar lucros. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2012/10/ginastica-laboral-ajuda-diminuir-faltas-e-aumentar-lucros.html/ . Acesso em 30 setembro 2012.

31



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.