Guia de Bolso - BUENOS AIRES

Page 1

GUIA DE VIAGEM

BUENOS

AIRES


2


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

BuenosAires O Rio de la Plata e o Riachuelo são os limites naturais da cidade na direção leste e sul. O resto do perímetro metropolitano está rodeado pela avenida de circunvalação General Paz, que rodeia a cidade de norte a oeste e completa o limite da cidade. Esta avenida liga, de maneira rápida, a capital com a Grande Buenos Aires, uma faixa com alta concentração de habitantes e forte atividade comercial e industrial.

PORTEÑOS

Buenos Aires sempre foi uma cidade de portas abertas. Os seus habitantes são chamados “portenhos”, gentilício que faz referência à condição portuária da cidade. O habitante da província de Buenos Aires é chamado “bonaerense”.

3


4

O que conhecer BuenosAires CAMINITO

A Rua-Museu Caminito, tem 100 metros de comprimento. Está cercado pelos típicos cortiços de la Boca. Durante os fins de semana, artistas profissionais dançam e cantam tangos, e há uma feira de artesanato. Garibaldi e Olavaria.

CANCHA DE BOCA

O mítico estádio do Club Boca Juniors, um dos clubes de futebol mais populares do país. Foi fundado em 1940 e rebatizado popularmente como “La Bombonera”. Na sala de entrada, há um mural pintado por Benito Quinquela Martín e outro por Pérez Celis. Brandsen 805 Horário: todos os dias das 10 às 18 horas. F 4309-4700 (ramal 717).

ESTÁDIO DO RIVER PLATE

O estádio do River é conhecido popularmente como “El Monumental”, já que foi um dos primeiros grandes estádios


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

5


6

da América do Sul. Foi inaugurado em 1938 com uma capacidade para 70.000 espectadores. O Clube Atlético River Plate foi fundado em 25 de mayo de 1901 no bairro de La Boca. Lá nasceu “La Banda Roja” (A Banda Vermelha). Depois, o clube mudou-se a Palermo e mais tarde a Belgrano. O clube River Plate conta com instalações de primeiro nível, um museu interativo de 3.500 metros quadrados e uma piscina olímpica com teto. São praticadas mais de 60 atividades esportivas, sociais e culturais. O Monumental é sede oficial dos jogos da Seleção Nacional Argentina. Também é sede dos principais test-matches de Los Pumas e de shows históricos como The Rolling Stones, U2, Amnesty International, Madonna, Guns´n Roses, entre outros. Av. Figueroa Alcorta 7597 (e Udaondo) F (54 11) 4789 1200

CEMITÉRIO DA RECOLETA

O Cemitério da Recoleta é o mais antigo e aristocrático da Cidade. Em seus quase seis hectares estão sepultados heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas e artistas. Entre eles, Eva Perón, Adolfo Bioy Casares e Facundo Quiroga. Junín 1760 Horário: todos os dias das


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

8 às 18h. Visitas guiadas: gratuitas, no último domingo de cada às 14.30h. F 4803-1594.

MANZANA DE LAS LUCES

Neste lugar se instalaram os jesuítas em 1633. O conjunto apresenta curiosas galerias subterrâneas construídas durante o século XVIII que conectavam o Cabildo (organismo de governo municipal da época da colônia) e a Catedral com outros edifícios. Entre as ruas Perú, Bolívar, Moreno, Alsina, Diagonal Sur.

PALERMO

É um parque com mais de 80 hectares de bosques centenares. Tem dois lagos artificiais rodeados de vegetação, com aves e plantas aquáticas. O Parque Tres de Febrero possui numerosos subespaços, como o Jardín de los Poetas, o Pátio Andaluz,e o Jardín das Rosas - conhecido como El Rosedal - com 15.000 roseiras de 1189 espécies diferentes. Av. Libertador e Av. Sarmiento.

PRAÇA DORREGO

Nos domingos há uma feira de antigüidades. Também é possível tomar aulas de dança de tango no centro da praça e na rua mesma. Defensa e Humberto I San Telmo - Horário: domingos das 10 às 17h.

7


8

PONTE DA MULHER

A nova ponte para pedestres e giratória instalada no Dique 3, de Puerto Madero. O perfil plástico da obra é interpretada pelo autor como a figura de um casal que dança tango. Dique 3 de Puerto Madero (entre as pontes veiculares que dão para as avenidas Macacha Güemes -Perón e Azucena Villaflor -Belgrano).

RESERVA ECOLÓGICA

É um espaço verde de 360 hectares. Seus terrenos foram obtidos avançando sobre o rio e aterrados artificialmente. Com os anos se estabeleceu de forma espontânea uma grande quantidade de espécies vegetais típicas do Litoral e da ribeira rio-platense, e a fauna característica das lagoas e banhados pampeanos. Av. Tristán Achaval Rodríguez 1550.

PLAZA DE MAYO

Há três séculos ela é o endereço onde começaram as manifestações políticas do país. Em 1900, virou jardim público – as palmeiras vieram do Rio de Janeiro.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

CASA ROSADA

A Casa de Gobierno, sede do Poder Executivo, ganhou o nome devido à mistura de cal e sangue de boi, usada para impermeabilizar as paredes do antigo forte no qual foi erguida. Os mais poéticos dizem que era uma referência à conciliação na atividade política – já que as cores das grandes facções rivais no século 19 eram branco e vermelho. Sede do governo desde 1873, tem um museu com mais de 10 mil objetos históricos de todos os presidentes argentinos (de faixas presidenciais às cuias para tomar mate!). Calle Balcarce, 50, 4344-3600. Visitas: às 15h e 17h (segunda a sexta). Entrada gratuita. Os granadeiros realizam a troca da guarda de duas em duas horas, a partir das 7h e até às 19h.

9


10

CONGRESSO NACIONAL

A sede do Poder Legislativo argentino fica em um dos prédios mais imponentes da cidade, construído no estilo academicista italiano. Com direito a cúpula revestida em cobre e tudo. Destaque para o lustre do Salão Azul, que pesa 2.054 kilos e é feito em cristal Baccarat, para representar as províncias da república. Foi inaugurado em 1906, pelo então presidente Alcorta. Seus três andares abrigam a Câmara dos Deputados e o Senado. As sessões são realizadas entre 1° de março e 30 de novembro. Tem importante biblioteca. Calle Hipólito Yrigoyen, 1.849, 4953-3081. Visitas guiadas sob consulta.

CALLE FLORIDA

Desde 1968, seus dez quarteirões estão disponíveis apenas para pedestres. Eles detêm alguns marcos interessantes da cidade, como o primeiro arranha-céu, na Galeria Güemes, o primeiro elevador a vapor, as primeiras exposições rurais... Hoje, a Florida é uma das ruas comerciais mais movimentadas da cidade. E o comércio está bem popular, aliás. Em geral, fecha às 20 horas.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

GALERIAS PACÍFICO

Este prédio é inspirado tanto na galeria parisiense Lafayette quanto na milanesa Vittorio Emmanuele II. Em 1889, quando foi inaugurado, servia à loja Bon Marché. Fracasso comercial, abrigou algumas instituições de belas artes, como a Academia Nacional e o Museu de Belas Artes. Em 1946, ganhou o nome e uma reforma que incluiu os afrescos de renomados pintores argentinos. Hoje, o Centro Cultural Jorge Luis Borges é um dos leit-motifs dessa galeria. Av. San Martín, 705 - 10h/22h.

RECONQUISTA

Nessa rua do centro acontece a happy-hour mais badalada de Buenos Aires. Pubs irlandesíssimos, como o The Kilkenny, o John John e outros das adjacências, reúnem executivos e executivas da city.

11


12

PLAZA SAN MARTÍN

É a mais bela praça de Buenos Aires. Seus jacarandás centenários com copas gigantes são um deleite. Há dois monumentos imponentes: um ao general San Martín, que ali derrotou os ingleses; e outro aos mortos na Guerra das Malvinas. À volta estão prédios marcantes, como o art déco Kanavagh, inaugurado em 1935 e, durante anos, o maior arranha-céu da América do Sul; o Plaza (Marriott), um dos mais tradicionais hotéis do país; o Edifício Estrugamou, com sua cópia da Vitória de Samotrácia; e o Palácio San Martín.

TORRE DOS INGLESES

Os descendentes da rainha Elizabeth, moradores da cidade, mandaram construí-la em homenagem ao centenário da independência. Inaugurada em maio de 1916, tem 60 metros, cinco sinos de bronze e um relógio de 4,4 metros de diâmetro. O Big Ben portenho teve o nome mudado para Torre Monumental – precisa de explicação? – depois da Guerra das Malvinas. Dentro, há mostras de arte contemporânea e exposição sobre a própria construção. Plaza Fuerza Aérea Argentina, s/nº.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

TEATRO COLÓN

Em maio de 1908, abriu as cortinas para a primeira ópera: Aída, de Verdi. Enrico Caruso, Maria Callas, Monserrat se apresentaram ali. E Também os incríveis Toscanini, Stravinsky e Richard Strauss. E Nijinski. Esse teatro, para 3500 pessoas, apresenta anualmente dez produções de ópera (para em janeiro e fevereiro) em 200 noites. Ainda é palco para 65 concertos e 35 apresentações de balé por ano. Conta com uma orquestra estável, uma filarmônica, um coro de 100 vozes e um corpo de bailarinos. O Cólon em si também vale uma visita. A sala principal, em forma de ferradura, tem 33 metros de diâmetro, 22 filas de platéia e sete andares de camarotes, balcões e galerias. Seus detalhes, como a marquise de ferro trabalhado da calle Libertad, a cúpula pintada da sala principal, o candelabro central de 7 metros de largura e a escadaria em mármore impressionam. Calle Libertad, 621, 4378-7132, www.teatrocolon.org.ar. Visita guiada: $ 7 - 9h/16h (seg. a Sab.) e 11h/16h (dom.).

AVENIDA CORRIENTES

É a rua mais recorrente na história do tango argentino. E as recordações podem ser notadas nos tradicionais cafés, como La Paz, La Giralda, Ramos e Ópera, e nos restaurantes e placas em homenagem aos seus protagonistas. Também concentra inúmeras livrarias e sebos. Além de teatros, como

13


14

o General San Martín, que tem cinco salas e corpo estável de balé contemporâneo e marionetes.

OBELISCO

Esse símbolo de Buenos Aires foi construído em maio de 1936 para celebrar o quarto centenário da fundação da cidade – está plantado no lugar em que, pela primeira vez, uma bandeira argentina foi erguida. São 67 metros de altura. Av. 9 de Julio com av. Corrientes.

CALLE ARROYO

Essa rua é, sem dúvidas, um dos pedaços mais parisienses de Buenos Aires. Conta-se, inclusive, que alguns filmes publicitários de cartões de crédito a escolhem de cenário por isso, afinal, a produção na Argentina é barata. Pois na Arroyo também estão alguns dos antiquários e galerias de arte mais refinados da cidade. Na última quinta-feira de cada mês acontece as gallery-nights – em que patrocinadores oferecem como brindes, de champanhe a concertos nas diversas lojas.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

PLANETÁRIO GALILEU GALILEI

Suas portas devem se abrir até meados deste ano, depois de uma reforma estrutural. Em seu interior, onde cabem 350 pessoas, projetam-se planetas e constelações. Ali também há de conferências a exposições vinculadas à investigação do espaço. Na parte externa, está exposto um meteorito de 153 quilos achado na província Del Chaco. Faz parte do Parque Tres de Febrero. Av. Sarmiento e av. Roldán, 47729265, www. planetario.gov.ar.

AV. CÓRDOBA

Entre a calle Lavalleja e avenida Juan B. Justo, concentramse os outlets – as lojas de descontos das grifes concorridas, como Nike, Adidas, Levi’s, Yves Sain-Laurent e Cheeky. Vale uma olhada.

MERCADO DE PULGAS

Para quem gosta de artigos de segunda-mão, este é o lugar. Há desde bonecas de porcelana até telefones da década de 50. Mas é preciso muita paciência, pois o lugar é caótico. Av. Dorrego, 1600. 9h/19h.

15


16


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

Gastronomia

Em Buenos Aires há comidas de diferentes regiões e várias especialidades. As zonas gastronômicas estão bem marcadas. Costanera Norte e Puerto Madero são conhecidos por suas “parrilladas”. Avenida de Mayo é a zona da comida espanhola. As pizzas mais tradicionais estão na Av. Corrientes. As zonas de praça Cortázar, Palermo Hollywood, Recoleta e Las Cañitas oferecem especialidades de gourmet: pratos bem elaborados, refinados, exóticos.

A que horas é o jantar

Em Buenos Aires é comum que o horário do jantar seja bastante tarde, depois das 22 horas e até de madrugada. Se em cidades como Paris, Nova Iorque ou Londres os restaurantes estão completamente cheios aproximadamente às 20h30, em Buenos Aires isso não costuma acontecer antes das 23 horas.

Como pedir a conta.

Usa-se o gesto quase universal de fazer como se estivesse escrevendo na palma da mão. Às vezes e em alguns lugares de Buenos Aires é comum chamar o garçom também em voz alta com o apelativo “jefe” (chefe) ou “maestro” (mestre).

17


18

GORJETA

A gorjeta não é obrigatória nem tem uma porcentagem fixa, a quantidade que se deixa depende da atenção e da qualidade do serviço.

GUIA GASTRONÔMICO “Asado” (churrasco) Carne e vísceras assados nas brasas. Também se chama “assado” a reunião na qual se prepara e se serve este prato. É freqüente então ouvir frases como: “Te convido para um assado”.

Peixe-rei O peixe-rei é realmente uma delícia nacional, não tem equivalente em águas que não sejam as do litoral argentino ou dos rios de planícies e montanhas.

Massas As massas são uma tradição na mesa familiar dos domingos. No dia 29 de cada mês é um costume comer nhoques e colocar uma nota de dinheiro embaixo de cada prato como uma maneira de atrair mais dinheiro.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

Pizza É preparada na fôrma ou na pedra, come-se com talheres ou com a mão. O costume é acompanhar o triângulo saboroso com a “fainá” (uma massa feita com uma farinha de grão de bico).

Doces O “vigilante” é uma sobremesa tradicional de queijo com doce (de batata doce ou marmelo). O doce de leite (leite cozido durante horas com muito açúcar, de consistência cremosa e cor de caramelo) é utilizado em tortas, sorvetes, molhos para sobremesas, bombons e como recheio de tabletes de chocolate. Mas o mais comum é untar no pão, com manteiga ou sozinho, para o café da manhã ou na merenda, ou comê-lo em colheradas.

Vinhos Os vinhos argentinos são reconhecidos em toda a região, especialmente o tinto. As bebidas alcoólicas só são vendidas a maiores de 18 anos, em supermercados ou lugares autorizados.

19


20


Tango

GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

O tango se manifesta hoje nas letras: muitas das palavras do tango vêm do “lunfardo” (gíria); a música: o bandônion lhe deu à música popular do Río de la Plata o toque de queixa e melancolia que hoje identifica o tango. Também estão as “milongas”, que são lugares onde as pessoas vão dançar. Muitas delas organizam aulas. 35 locais (TANGUERIAS) oferecem espetáculos de cenário: tango de coreografia sofisticada com bailarinos profissionais. O show inclui o jantar. Milhares de bailarinos e três milhões de fanáticos . Em Buenos Aires, Carlos Gardel aprendeu a cantar tango. 50 salões de baile (MILONGAS) onde todos os dias da semana se pode ir dançar e participar das aulas. Dança-se com música gravada ou com orquestras ao vivo. Ademais, oferece-se aulas de dança em muitos centros culturais. As aulas duram entre uma e duas horas. O ideal é tomar quatro ou cinco aulas. Desde a primeira aula os professores preparam os principiantes para que possam dominar o passo básico: oito movimentos simples que qualquer um pode aprender em poucas horas

21


22

DICAS RESTAURANTES Sanjuanino – Calle Posadas, 1515 –O restaurante mais cultuado de Buenos Aires em Empanadas. Locos por El Fútbol – Calle Vicente López com Junín – Nesse restaurante temático no Village Recoleta, os cinco telões mostram futebol 24 horas por dia. Café Tortoni – Av. Mayo, 825 - é o mais antigo (desde 1858) e festejado café da cidade.

Persicco – Calle Migueletes, 868 – O melhor sorvete de Doce de Leite de Buenos Aires.

La Caballeriza – Avenida Alicia Moreau de Justo 560. Cabaña Las Lilas -

A. M. de Justo 550, 2ª Piso

(C1107AAL) Buenos Aires.

BELUSHI - Restaurante Moderno, aos sábados vira balada.

EL TRAPICHE em Palermo é um clássico porteño e seu bife a milanesa é memorável.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

GERMAN MARTITEGUI é o chef do momento e comanda varios excelentes restaurantes. O seu mais novo empreendimento é o TEGUI em Palermo Hollywood. Belíssimo, com comida à altura, para ver e ser visto. A CASA CRUZ, também dele, em Palermo Soho é outra ótima opção.

COMPRAS Circuitos comerciais A cidade tem diferentes circuitos comerciais, cada um deles com produtos bem definidos: antiguidades em San Telmo, livros na Av. Corrientes, couros no bairro de Retiro lembranças em La Boca.

Palermo Viejo Horários comerciais Em Buenos Aires os horários comerciais são bastante amplos. Os principais shoppings onde se encontram as marcas nacionais e internacionais mais conhecidas permanecem abertos até as 22h.

Shopping Abasto Av. Corrientes Barrio: Almagro F 4959 3400. informesbad@altopalermo.com.ar

23


24

Alto Palermo Arenales Barrio: Palermo F 4821 6030/6059.

Buenos Aires Design Av. Pueyrredón Barrio: Recoleta F 4806 1111

Caballito Shopping Center Av. Rivadavia Barrio: Caballito F 4903 8000

Del Parque Shopping Nazarre Barrio: Villa del Parque F 4505 8000

Devoto Shopping José Pedro Varela Barrio: Villa Devoto F 4019 6000 info@devotoshopping.com.ar

Galerias Pacifico Av. Córdoba Barrio: Retiro F 4319 5118 OUTLETS – Lacoste, Prune, Cheeky, Caro Cuore, Puma entre outros. RUA GURRUCHAGA (Depois da Av. Córdoba)


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

FEIRAS

Para conhecer o autêntico sabor de comprar em Buenos Aires você tem que ir a algum dos tantos mercados e feiras da cidade. Nos sábados, domingos e feriados os artesãos estão em diferentes parques e praças.

Feria de San Pedro Telmo Humberto 1° y Defensa - Plaza

Dorrego Barrio: San Telmo Dom., das 10h às 17h. Especialidades: antiguidades, objetos e artesanatos.

Especialidades: artes plásticas. Feria Vuelta de Rocha Av. Pedro de Mendoza y Palos Barrio: La Boca Qui. a dom., das 11h às 20h. Especialidades: artesanatos

Feria Intendente Alvear Av. Del Libertador y Av. Alvear Barrio: Recoleta Sáb., dom. e fer., das 11h às 20h. Especialidades: metal, couro, cerâmica plástica, tecido, tear, dentre outros.

25


26

IDIOMA

O idioma oficial é o espanhol. O mais distintivo do idioma é o uso do “vos” ao invés do “tú” para o tratamento informal, e o uso do “che” para se dirigir a outra pessoa. O inglês é falado pela maioria das pessoas que desempenham atividades turísticas.

CLIMA

O clima de Buenos Aires é benigno o ano inteiro. A temperatura média anual de 18º faz com que sejam escassos os dias de calor e frio intensos, permitindo passear pela cidade em qualquer época do ano. O mês mais frio é julho. E embora não ocorram geadas é preciso sair com um agasalho de lã. No verão, o calor é úmido. As estações mais chuvosas são o outono e a primavera.

ESTAÇÕES

Verão (21 de dezembro a 20 de março) Outono (21 de março a 20 de junho) Inverno (21 de junho a 20 de setembro) Primavera (21 de setembro a 20 de dezembro).

RELIGIÃO

Na Argentina existe uma completa liberdade de cultos. A religião oficial é a Católica Apostólica Romana. Também existem sedes de outros cultos, entre as quais se destacam a sinagoga central da religião judia, e a Mesquita de Palermo.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

NIVEL SANITARIO

Não é obrigatório nem há necessidade de se aplicar nenhuma vacina antes de entrar a Buenos Aires, já que é uma cidade segura do ponto de vista sanitário. A água da rede pública é potável. Os hospitais públicos que estão à disposição do turista atendem urgências durante as 24 horas do dia de forma gratuita. Os profissionais médicos são reconhecidos, a nível mundial, como de excelente qualidade. O serviço de ambulâncias para emergências (SAME) é gratuito.

SEGURANÇA

Buenos Aires é uma cidade segura, mas como em qualquer grande metrópole do mundo, é preciso tomar certos cuidados. Por exemplo, não deixar sacolas e carteiras pendurados em cadeiras em lugares públicos nem caminhar de noite por ruas pouco iluminadas.

HORÁRIOS

O fuso horário corresponde a GMT-3 e atualmente não se modifica nos meses do verão. A atividade em Buenos Aires começa com as primeiras horas da madrugada e se prolongam até altas horas da noite.

27


28

LOJAS

Estão abertas de segunda a sexta-feira das 9 às 20h, e nos sábados das 9 às 13h, mas as lojas das grandes avenidas permanecem abertas toda a tarde. Nos shoppings o horário se prolonga até as 22h inclusive nos fins de semana e alguns feriados.

BANCOS

Abrem às 10 e fecham às 15h (alguns bancos estendem o horário até as 16h). É possível fazer extrações de dinheiro e outras transações nos caixas eletrônicos, que funcionam durante as 24 horas.

TELEFONES PARA LIGAR DESDE BUENOS AIRES

Buenos Aires tem uma grande quantidade de telefones públicos. Os telefones públicos funcionam com: Moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e $ 1. Cartões telefônicos, que podem ser comprados em qualquer quiosque. Estes telefones permitem ligações urbanas, nacionais e internacionais. Além dos telefones públicos, existem vários centros de comunicações (locutórios e telecentros) que oferecem serviços de telefonia, fax e internet. Para discagem direta internacional, é preciso marcar 00 + o código do país + o código da área + o número local.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

TELEFONES PARA LIGAR PARA BUENOS AIRES

O código de país para a Argentina é 54, e o código de área de Buenos Aires, é 11. Por exemplo, para ligar ao 4555 5555 desde o exterior do país, tem que discar: 54 11 4555 5555.

MOEDA

A moeda argentina é o peso ($). Existem notas de $ 100, $ 50, $ 20, $ 10, $ 5 e $ 2 e moedas de $ 1, 50 centavos, 0,25 centavos, 0,10 centavos e 0,05 centavos. O dólar estadunidense é a moeda internacional de maior difusão. Pode ser trocado em bancos ou casas de câmbio, onde é preciso apresentar o passaporte. Nas lojas de Buenos Aires se aceitam cartões de crédito e dólares.

TIPO DE CÂMBIO

Na Argentina vigora um sistema de câmbio favorável ao turismo internacional. O principal setor bancário está na denominada “city”, que abrange as ruas San Martín, Reconquista, 25 de Mayo, Sarmiento, Presidente Juan Domingo Perón e Mitre entre os números 100 e 500 de cada uma delas. Aceita-se o dólar na maioria das lojas, mas convém fazer a troca para pesos nas casas de câmbio ou em bancos.

IVA

Na Argentina o IVA é de 21%.

29


30

TAX FREE

É possível recuperar o IVA, dos produtos que foram comprados nas lojas que têm o cartaz TAX FREE, Para isso é preciso guardar as notas fiscais ou tickets das compras e preencher um formulário que se retira no Aeroporto.

ELETRICIDADE

A corrente elétrica na Argentina é de 220 volts, 50 ciclos de corrente alternada. As tomadas têm 2 orifícios cilíndricos ou 2 orifícios chatos. Convém viajar com um adaptador para estas tomadas para usar sem problemas o secador de cabelo ou a máquina de barbear.

PARA SE LOCOMOVER

Existe um sistema de transporte com múltiplas opções, mais de cem linhas de ônibus (que em Buenos Aires são chamados “colectivos) e trens urbanos e interurbanos. Os táxis e “remises” (frota de carros com rádio-chamada que cobram uma tarifa fixa proporcional à distância) são meios de transporte comuns, já que são seguros e comparativamente mais econômicos do que em outras cidades.

ÔNIBUS

O ônibus é uma opção rápida e econômica para se locomover pela Capital. Existem mais de 180 linhas que


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

percorrem a cidade e a interligam com as localidades da Grande Buenos Aires. O serviço funciona com regularidade. Nas áreas do microcentro podem ocorrer engarrafamentos por excesso de trânsito. Horário: o serviço funciona todo o dia embora a freqüência diminui depois das 24h.

TAXIS

Você pode pedir um táxi por telefone ou pegar um diretamente na rua. Os rádio-táxis (equipados com sistemas de rádio) são considerados mais seguros. A quantidade é enorme: nas áreas turísticas não há dificuldade para conseguir um em qualquer horário. São reconhecidos facilmente pelas suas cores: preto e amarelo. Tarifa: compõese de um preço inicial e de um adicional por distância e por tempo ; visualiza-se em um relógio. O preço da viagem é em pesos argentinos.

SUBTES (Metrô)

É a forma mais rápida e fácil de chegar a qualquer lugar. As cinco linhas estão conectadas com as principais avenidas e estações de trens e ônibus e convergem no microcentro da cidade, a principal zona hoteleira e de atrativos turísticos.

31


32


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

Dicas de viagem BAGAGEM Etiquetas de Bagagem: A Agaxtur Incentivo e Eventos distribuirá ETIQUETAS DE BAGAGEM no momento do EMBARQUE INTERNACIONAL. Elas são indispensáveis para garantir que suas malas chegarão ao destino final de forma segura. Coloque a etiqueta de bagagem em local visível e não deixe de identificar suas malas!

Vôo Internacional: Nos vôos internacionais, cada pessoa tem direito a despachar uma mala, pesando no máximo 23 kg

Bagagem de Mão: As Companhias Aéreas limitam uma mala de mão por passageiro, sendo que a soma das dimensões (altura, largura e comprimento), não pode ultrapassar 115 centímetros e seu peso não pode exceder a 5 quilos.

33


34

Recomendamos que remédios, joias, dinheiro, documentos importantes, papéis negociáveis, chaves, celulares (desligados), acessórios ou outros objetos frágeis e de valor sejam colocados na bagagem de mão, obedecendo sempre peso e tamanho permitido. IMPORTANTE: Sugerimos a todos que levem, na bagagem de mão, uma muda de roupa, para emergências.

Normas de Segurança antes do Embarque:

Líquidos e Recipientes: Os poucos minutos que você precisará para se preparar ajudarão a evitar aborrecimentos no posto de segurança ou até mesmo a frustração de ter algum objeto pessoal confiscado. Muitos países proíbem ou limitam rigorosamente o tamanho dos recipientes com líquidos, produtos em gel, aerosol e pastas que você pode levar na sua bagagem de mão. Recipientes vazios, que poderiam conter líquidos, são proibidos. São proibidos na bagagem de mão (líquidos ou géis):


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

• Bebidas • Cremes • Gel para cabelo • Spray para cabelo • Xampu • Bronzeador • Creme dental • Tesourinhas, mesmo que pequenas • Alicates • Cortadores de unha Abridores de envelope e pinças deverão ser colocados nas malas que seguirão no porão da aeronave. Outros itens de consistência semelhante. Você passará com mais tranqüilidade pelos postos de inspeção de segurança se seguir as orientações abaixo, sobre bagagem de mão. Não carregue mochilas ou recipientes vazios. Líquidos, géis, aerossóis e pastas devem ser armazenados em recipientes de até 100ml.

35


36

Coloque todos os itens semelhantes em uma sacola tipo zip de 1/4 de galão, em plástico transparente. Retire sua sacola de 1/4 de galão de sua bagagem de mão e coloque-a na caixa fornecida ao se aproximar da fila de inspeção de segurança. Em alguns aeroportos é possível comprar esses tipos de itens e levá-lo a bordo da aeronave depois que você for liberado pela segurança. Entretanto, se durante a sua viagem, você precisar passar por outros postos de inspeção, onde estes itens sejam proibidos, eles poderão ser confiscados.

ARRUMANDO AS MALAS Roupas: Na mala, sweaters e também jaquetas que barrem o vento, roupas confortáveis apropriadas para o frio e também, luvas, chapéu ou touca e cachecol. Para um passeio noturno, prepare uma roupa esporte fino ou mais social. Se você está programando freqüentar lugares mais sofisticados, leve algo formal.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

Medicamentos: Leve os remédios que você está acostumado a usar. Comprar remédios no exterior é mais complicado do que você imagina, seja pelo idioma, mudança de nome do remédio, exigência de receitas, etc. Por isso, na hora de arrumar a mala, caso esteja tomando algum medicamento, leve-o em quantidade suficiente para toda a viagem. Leve também os remédios mais usuais, como: colírio, antiácido, regulador intestinal, antitérmico, analgésico, antialérgico, pomada antialérgica e outros, conforme suas necessidades, juntamente com alguns dados clínicos, como alergias, tipo sanguíneo, etc. Os remédios que estiverem na mala de mão deverão estar acompanhados da receita médica.

EMBARQUE INTERNACIONAL Solicitamos sua presença no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 3 horas antes do seu embarque. Dirija-se ao balcão da Companhia Aérea e se identifique à equipe da Agaxtrur Viagens de Incentivo, que tomará todas as providencias necessárias para seu embarque. Antes da viagem é necessário registrar os equipamentos eletrônicos (máquinas fotográficas acima de 7.0 mega pixels, filmadora, palmtop etc.). Mesmo que comprados no Brasil devem ser declarados no balcão da receita Federal, no Aeroporto Internacional.

37


38

Valores & Passaporte: Sugerimos que todos os valores e documentos sejam guardados no cofre disponível na recepção ou no quarto do hotel. Convém ter sempre consigo uma cópia (xerox) das páginas 1, 2 e 3 do passaporte, se possível plastificada, ou Xerox do RG. O passaporte ou RG original será necessário somente em algumas situações: • Troca de cheque de viagem em banco/casa de câmbio ou compras de mercadorias com cheques de viagem; • Aluguel de carro; • Passeios em cidades.

Documentação: Para o embarque com destino a Buenos Aires, é preciso apresentar o passaporte dentro da data de validade mínima de 6 meses ou RG atualizado.

Pagamento de serviços extras nos hotéis: As despesas com telefonemas, frigobar, lavanderia ou qualquer outro consumo extra, deverão ser pagas diretamente ao hotel, pelo hóspede, na ocasião do checkout, em espécie ou com cartão de crédito.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

NA HORA DAS COMPRAS Compras no exterior: Limite máximo com isenção de impostos: US$500.00. Guarde todas as notas fiscais para apresentá-las à alfândega, caso seja necessário.

Alfândega Brasileira: A passagem pela alfândega é sempre cercada de certa ansiedade. Mesmo viajantes experientes sentem-se confusos sobre como proceder nessa situação. Por isso, é bom estar bem-informado a respeito de como as coisas funcionam.

O que a Receita Federal considera bagagem? Conjunto de bens que pela qualidade e quantidade não revele finalidade comercial. Por exemplo, um passageiro pode trazer do exterior uma caneta de US$500.00, mas não 500 canetas de US$1.00

O que acontece com quem traz mais de US$500.00? O passageiro deverá pagar os impostos sobre as mercadorias que excedam a cota e que não configurem finalidade comercial.

39


40

IMPORTANTE: Compras no FREE SHOP do exterior são computadas na cota de compras no exterior.

Como é feita a fiscalização no desembarque? O passageiro passa pelo fiscal da Receita Federal que poderá deixá-lo seguir livremente ou solicitar que sua bagagem seja verificada. Caso isso aconteça, esta passará por um aparelho de raio X e talvez peçam que suas malas sejam abertas para uma inspeção mais detalhada. Se for encontrado, no conteúdo, mercadorias que ultrapassem a cota permitida, será cobrado o imposto somente referente aos produtos que ultrapassem a cota dos US$ 500,00. ATENÇÃO: Estas regras estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

O Free Shop no Brasil: Limite de compra com isenção de impostos: US$ 500,00 por pessoa. Passe na ida para ver as ofertas e se decidir comprar alguma coisa, faça-o na viagem de retorno. Você precisará apresentar seu passaporte e passagem para efetuar a compra. Se a cota das compras no exterior não tiver sido totalmente utilizada, ela não poderá ser somada à do Free Shop.


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

Restrições e compras no Free Shop: Bebidas: 12 litros de cada tipo por pessoa Brinquedos: 3 por pessoa Eletrônicos: 3 cada tipo por pessoa Perfumes: 10 por pessoa

41


42

ANOTAÇÕES


GUIA DE VIAGEM BUENOS AIRES

43



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.