Jornal Dance News 70 março 2006

Page 4

Depoimento:

UMA HISTÓRIA A CONT AR CONTAR

O fundador do Jornal Dance News, Wanyr de Almeida e a capa do primeiro número do jornal.

10 ANOS DE DN “Aos dias 22 de março de 1996 era criado um veículo informativo exclusivamente voltado para a cultura da dança de salão. Em reunião na residência da jornalista Beatrix Komora, com a participação de personalidades marcantes na época: Karla Good, dançarina; Luciana Farah, dançarina; Russo, professor de dança; Mirza Lopes, dançarina; Jorge Cabral, professor de dança; além da própria jornalista Beatrix e de minha pessoa. Várias outras reuniões foram realizadas para a publicação do informativo. Numa delas, Karla Good propôs batizar o veículo com o nome Dance News, o que foi aceito em votação democrática na residência do publicitário Marcos Campos. Meu sobrinho Luiz Claudius F. Leite (hoje, nosso Web Master, responsável pelo site do jornal) e o empresário Fujira foram os primeiros diagramadores do DN, cuja primeira edição era constituída de 4 páginas em preto e branco. Meu amigo particular e de uma importância ímpar no mercado jornalístico, Newton Zarani vinculou seu nome como editor do DN. A primeira edição foi lançada com o nome de Dance in News, num erro de impressão mais tarde corrigido. O jornal foi apresentado ao público em um baile ocorrido dia 13 de maio de 1996, no Cordão da Bola Preta, Cinelândia, Rio de Janeiro, com animação da Banda Brasil Show. Sempre sob minha liderança na formatação visual do DN, o jornal passava a fazer parte integrante da vida dos dançarinos. Particularmente a criação da coluna

Detonando a Boca Maldita, uma grande brincadeira com o povo da dança, foi de grande felicidade para mim: era uma das maiores atrações do jornal, que era aguardado com ansiedade nos salões de baile. Dificuldades aconteciam, que faziam o jornal ora ser mensal, ora bimestral, ora semestral. Mudanças no seu corpo editorial se faziam necessárias, tomadas com serenidade nos momentos certos. Assim, vários colaboradores passaram pela vida do jornal. Ricardo Leão (falecido), Licinia Neves Soares, Marco Antônio Perna, Ely Peixoto, Ronaldo Moreira, Márcio Leone - estes do corpo editorial, Rose (vendedora), Dadá (secretária), João Medeiros e Ives Kalomene. O jornal tentava uma nova fase, empresarial. Novas dificuldades e eis que me vi novamente começando do zero em 2005, sempre na minha maratona, não deixando o filho pródigo sair do mercado, apesar do surgimento de novos concorrentes, criados por alguns dissidentes, antigos colaboradores do Dance News, que decidiram alçar vôo próprio. Mas sou homem de personalidade forte, que tem Jesus como Protetor, Sócio, Parceiro nas horas mais difíceis. Sempre me senti fortalecido Nele. E sempre recebi o apoio da minha família, em particular minha mãe. Hoje, não desmerecendo os membros da diretoria que comigo permaneceram - com destaque para Karla Good e Jorge Cabral -, três anjos mandados por Deus aportaram no DN e lhe deram alma nova: Fátima Neves, Leonor Costa e Antônio Aragão (fiel escudeiro). A estes vieram se juntar outros

“Meus agradecimentos especiais a Marquinhos Copacabana e Dimar do Chapéu, primeiros anunciantes, a Willians Souza, e ao Clube Cordão da Bola Preta, que cedeu sua sede para a festa inaugural”.

abnegados colaboradores que têm contribuído para elevar o nível informativo do jornal, como Américo Del Rio, Elza Moreira, Henrique Dinis, Jaime José e Juliana Prestes. E o Jornal Dance News está aí, conquistando novos espaços, renascendo todo mês com novidades e firmando-se como o verdadeiro veículo representativo desta grande cultura que é a dança de salão. Foi um lindo sonho que consegui concretizar com a ajuda de Deus e daqueles que acreditaram em mim. A todos vocês, do fundo do meu coração, o meu muito obrigado.”

ed 70 | março/ 2006 | DANCE NEWS | 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.