Issuu on Google+

Jacareí INFORMATIVO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 2008

de todos nós

1


2

01

saúde

02

idosos

03

esporte lazer e música

04 índice 05

pág. 6

08

educamais

pág. 14

09

novo centro

pág. 18

10

políticas sociais

11

desenvolvimento

pág. 26

12

obras públicas

saneamento

pág. 30

13

pág. 36

14

meio ambiente

jovens pág. 22

esporte

06

educação

07

oportunidades

15

cidadania

16

tecnologia

pág. 50

17

administração pública

pág. 54

18

habitação

pág. 40

pág. 44

pág. 58

pág. 64

pág. 68

pág. 74

pág. 78

pág. 82

pág. 86


Jacareí:

a transformação de uma cidade 4

Em seus 356 anos, Jacareí teve um importante papel na história do Vale do Paraíba. Desde os primeiros desbravadores, passando pela época áurea do café e o início da fase industrial, a cidade guarda marcos históricos. Hoje, Jacareí vive um novo momento histórico: uma fase de estabilidade, de crescimento, solidamente fundamentada em políticas públicas que objetivam, essencialmente, a conquista de mais qualidade de vida para toda a população. Atingir essas condições exigiu muito trabalho, empenho, competência e seriedade. Ao olharmos para os últimos quatro anos, constatamos que estas qualidades estiveram fortemente presentes na Administração – o que possibilitou, inclusive, a rápida correção de falhas eventuais. Esse empenho de todos os setores da Prefeitura, aliado à permanente busca por novas parcerias com empresas, associações de classe e todos os demais atores da sociedade, é hoje reconhecido pela população. Uma cidade mais moderna, mais desenvolvida e mais humana produz, naturalmente, um incremento significativo na auto-estima da população. Nossa principal riqueza, que são os moradores e moradoras de Jacareí, pode se orgulhar de viver em uma cidade que hoje está planejada, com infra-estrutura, mas que também ganha a cada dia mais espaços verdes, mais praças, mais opções de lazer e de cultura.

Tudo isso contribui para que Jacareí atraia novos empreendimentos, movimente a economia e gere novos empregos. Mas tudo isso significa, fundamentalmente, que nossos moradores e moradoras tenham a garantia de mais qualidade de vida. Uma cidade boa para se viver é uma cidade humanizada, que valorize principalmente seus moradores. A cidade é o local de convivência por excelência. É na cidade que as pessoas se inter-relacionam, estudam, trabalham, criam suas famílias. É na cidade que os vínculos entre as pessoas são criados e fortalecidos e também é na cidade que existe uma identidade comum que resgata e amplia a auto-estima de todos. Mais do que o sentimento de pertencer a uma cidade, é preciso que os moradores se apropriem dela, que os moradores vivam-na plenamente, em todos os seus aspectos. E a cidade é um organismo vivo, ela precisa dessa interação dos moradores para sua própria sobrevivência. Temos motivos de sobra para comemorar as transformações por que a cidade passou. Sabemos que, pela própria dinâmica da cidade, novas demandas surgem a cada dia. Mas temos a convicção de que, hoje, Jacareí está plenamente capacitada para enfrentar novos desafios, crescer ainda mais e cumprir com toda a competência seu papel na construção de uma sociedade mais justa e mais humana.

5


saúde Mais qualidade de vida para todos

6

Descentralizar os serviços, garantir atendimento de qualidade e humanizar os projetos na Saúde. Jacareí investiu fortemente na Saúde, modernizando os serviços da rede pública. O maior exemplo é o complexo que ganha corpo no Jardim Paraíba, com o SIM (Serviço Integrado de Medicina), que substituiu a antiga URE, e o Laboratório Municipal, além de outros equipamentos. Toda a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a UPA (Unidade de Pronto-atendimento) e a Santa Casa receberam investimentos em reformas e ampliações e o Programa Saúde da Família, que funciona em sete UBSs, leva atendimento de qualidade aos moradores dos bairros mais distantes. Mas, além do atendimento hospitalar e clínico, Jacareí ganhou ações de caráter preventivo, como o programa de controle da dengue e o projeto “Caminhar é Preciso”, que funciona em grupos em todas as UBSs.

7


SIM

O SIM melhorou em 100% minha vida, pois é um lugar fácil para ser atendido, limpo e organizado. Vale muito a pena vir aqui, a recepção é ótima.

(Serviço Integrado de Medicina) • R$ 2,5 milhões • 2,2 mil metros quadrados de área • 47 consultórios • 25 especialidades

de Jesus, Júlia Cândido ora do ad or m , 61 anos strias dú Jardim das In

8

9

UBS 12 Horas A qualidade dos médicos está muito melhor. Sempre quando a gente precisa, os médicos nos atendem com paciência e atenção.

ita Marques Nizete Bened ora anos, morad 35 a, uz de So usa os e qu l, ea R do Jardim serviços oras do da UBS 12 H dor Cidade Salva

Jardim das Indústrias

Cidade Salvador


REFORMA E AMPLIAÇÃO DE UBSs

Santa Casa • reforma administrativa

UBS Jardim Esperança

• serviço especializado para gerenciamento do Pronto-socorro

UBS Santo Antônio da Boa Vista

• 2 leitos UTI semi-intensiva

serviço especializado para gestão do fornecimento de medicamentos SUS

UBS Pagador Andrade

UBS Jardim do Vale

10

11

UBS Parque Meia-Lua

UBS Igarapés

Dentes saudáveis

UBS Parque Santo Antônio

UBS Rio Comprido

Em 1992, uma criança com até 12 anos apresentava cinco dentes cariados ou extraídos. Em 2007, esse número não passou de dois, contemplando as metas da OMS (Organização Mundial de Saúde). Resultado do Programa de Saúde Bucal, que conta com abastecimento de água fluoretada, ações preventivas em escolas públicas e nas UBSs e atendimento exclusivo para casos de alta complexidade no Centro Especializado de Odontologia do SIM. Cerca de 20 mil alunos das escolas públicas são atendidos e pelo menos 70 mil kits (escova e creme dental) são distribuídos anualmente.


Saúde da família

Saúde da mulher

• atendimento clínico (ginecologista ) • coleta de papanicolau • assistência ao pré-natal • cirurgias ginecológicas • grupos de planejamento • orientação e distribuição de métodos contraceptivos

12

Pelo sexto ano consecutivo, Jacareí conquistou o certificado do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O certificado é conferido aos municípios que alcançam a meta de cura estabelecida pela OMS – a meta é a cura de 85% dos pacientes, mas o programa de Combate à Tuberculose da Secretaria de Saúde de Jacareí chegou a 94,23%.

Prevenir doenças como câncer de mama e de colo do útero é o objetivo básico do Programa Saúde da Mulher, que conta também com o serviço de planejamento familiar nas UBSs.

13

Mães são abordadas por agente do Programa Saúde da Família


ganham atenção especial em Jacareí Desculpa para ficar parado não há. Em Jacareí, diversos programas e projetos especiais voltados à parcela mais idosa da população foram implementados e ganham cada vez mais adesões.

14

Atividades físicas e culturais são complementares a ações na área da saúde e educação e possibilitam alternativas de geração de renda, como as oficinas de artesanato. São projetos como o Centro de Convivência do Idoso – Viva Vida, um espaço que alia atividades esportivas, culturais e de lazer. Em média, cerca de 500 pessoas com mais de 60 anos participam anualmente das atividades. No Clube da Saudade, os sábados são reservados aos bailes, que contam com a animação de bandas ao vivo. E, para ir de um bairro a outro, as pessoas com mais de 65 anos já contam com o moderno sistema Finger, que trouxe mais comodidade aos ônibus da cidade. Pela impressão digital, os idosos podem passar pela catraca e usar qualquer assento do ônibus, sem precisar ficar “espremido” na parte dianteira do carro. Atividades variadas são levadas aos idosos

15


Centro de Convivência do Idoso – Viva Vida

Cerca de 500 pessoas com mais de 60 anos participam anualmente das atividades.

Sistema de identificação digital nos ônibus

16

beneficia 8.900 pessoas com mais de 65 anos.

Terezinha de Oliveira

66 anos, moradora do centro

O Manhã Cultural é jóia. Sempre vou à praça para assistir aos shows e encontrar os amigos. Gosto de ver o pessoal animado, cantando e dançando.

Odete Viana dos Santos

Casa Viva Vida

71 anos, moradora do Parque Santo Antônio

Melhorou bastante a vida dos idosos. Nós ficávamos apertados ali na frente do ônibus. Agora podemos escolher qualquer banco para sentar.

17


esporte,lazer e música para agitar a criançada

Opções não faltam: desde oficinas de artesanato, dança, informática e conhecimentos gerais, passando por atividades de recreação, visitas e passeios culturais e de lazer. E mais: aulas de iniciação musical, escolinhas de esportes e, principalmente, acesso ao conhecimento.

18

Essas são algumas atividades oferecidas pelos diversos projetos implementados pela Prefeitura de Jacareí, de olho nas crianças. Os projetos são desenvolvidos por várias secretarias: de Esportes, de Educação, de Assistência Social e até a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. Sim, porque dar acesso a oportunidades para a criançada também é investir na segurança do cidadão.

Paulo Éwerton, 14 anos, aluno da Escolinha de Tênis da prefeitura

É o caso do Projeto Tocando o Futuro, que oferece aulas de iniciação musical em vários instrumentos: flauta doce, bateria, percussão, violão, teclado e guitarra, além de um coral. Uma aluna, dentre os 30 alunos do módulo avançado, aliás, gravou este ano seu primeiro CD. Também na Secretaria de Segurança a criançada pode participar das oficinas de taekwondo e de vôlei, ministradas no Centro de Ações Preventivas – Avenida das Indústrias, 760, Vila Zezé, tel. 3953-5588.

19


Para crianças e adolescentes portadores de deficiência visual, a Secretaria de Educação criou o Projeto Vivenciando a Arte. Atendendo moradores com idades entre 7 e 15 anos, o projeto ensina técnicas de escultura, pintura e desenho.

20

Já no Centro Educacional, Cultural e Esportivo, há escolinhas de judô e natação, como atividade complementar à escolar, voltadas a crianças de 5 a 12 anos. No centro também funciona um dos telecentros, com acesso grátis à internet. Rua Alfredo Schürig, 20.

Mais de 320 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos participam do Projeto Erê, em três núcleos socioeducativos, nos bairros Nova Esperança, Vila Formosa e Parque Meia-Lua. Além das atividades normais, eles contam com viagens e passeios educativos: já estiveram no Núcleo Santa Virgínia, do Parque Estadual da Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga, no Parque Zoológico de São Paulo e em parques aquáticos. O projeto, que faz parte do Programa EducaMais, atende ainda mais de 190 famílias das crianças e tem como objetivo oferecer um espaço de convívio para crianças e adolescentes, com atividades que favoreçam seu desenvolvimento integral.

A vida dos meus filhos e a minha mudou muito. Depois que os três começaram a participar do Projeto Erê, ficaram mais calmos, já que eles eram agitados e não tinham uma ocupação específica quando não estavam na escola. Agora, usam o tempo com aprendizado e brincadeiras.

21

Eu fiquei muito feliz. Eu gosto muito das professoras, fiz muitos amigos no Projeto Erê, aprendi a desenvolver várias atividades.

Andressa Martins Duarte, 12 anos, Igarapés

Andréia Martins Cardoso, 32 anos, Igarapés

ro, ando o Futu c o T to je ro P ntes s e adolesce para criança 82 s, conta com o n a 4 1 a 9 de 0 já . Mais de 40 participantes . participaram


jovens têm opções de cultura e lazer

22

Abrir horizontes e dar oportunidades aos jovens para desenvolver as mais variadas habilidades. Em Jacareí, não faltam opções para a galera e de graça, espalhadas por diversos bairros. Só fica parado quem quer. As opções vão desde oficinas de artes e de histórias em quadrinhos até aulas de línguas como inglês e espanhol, passando por oportunidades de qualificação profissional. Estas oportunidades são complementadas por atividades de convivência entre os jovens, fortalecendo vínculos familiares e sociais. São ações que culminam no aumento da auto-estima de todos, com benefícios para todos.

23


Centro da Juventude: mais de 40 jovens participam anualmente das oficinas de história em quadrinhos digital, música, dança, teatro, bijuteria e redação; realização de oficinas descentralizadas no Parque Meia-Lua, com atendimento para 110 jovens nas oficinas de inglês, espanhol e dança de rua.

No Agente Jovem e Ação Jovem e Formação para o Trabalho, são mais de 210 adolescentes por ano, em cursos de informática, telemarketing, rotinas administrativas e hotelaria.

24

25 ação ica Jovem : form Orquestra Sinfôn rumentos ecimento de inst musical, com forn es de ônibus para musicais e pass cidade. jovens de toda a

Núcleo Socioeducativo de Formação para o Trabalho, na Vila Formosa, atende mais de 150 adolescentes.

Informações

Centro da Juventude: tel.: 3952-1613 Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu: tel.: 3951-0710


esporte ganha novo fôlego e volta ao cenário competitivo

26

Com uma moderna legislação, Jacareí incrementou fortemente a participação nos esportes competitivos. Por meio da Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, criada em 2006, o esporte da cidade ganhou novo fôlego. A lei estabelece que a pessoa física ou jurídica que investir em projetos esportivos poderá abater o valor do investimento do IPTU e/ou do ISSQN, desde que o valor não seja superior a 20% do imposto devido. A lei também prevê que o investidor destine, como contrapartida, 10% do valor descontado do imposto ao Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) de Jacareí, criado pela mesma lei. Os efeitos da Life já puderam ser sentidos, por exemplo, nas equipes: de basquete masculino, que captou recursos da Votorantim Celulose e Papel, e de vôlei masculino, por parte da Cebrace. O basquete retornou à Série A-2, após dez anos fora do principal campeonato estadual.

27


ivisão a o título da 2 ª D Jacareí conquist e vaga ionais e garant dos Jogos Reg petição. na elite da com

, Jacareí os de Piracicaba N os Jogos A bert o em maior delegaçã a m co ou ip partic tas. s, com 14 0 atle todos os tempo

28

29

a , Jacareí sediou os an is do os N os últim or e vai de Futebol Júni o ul Pa o Sã a C op te em 20 09. sediar novamen

mo passeios Projetos e eventos co ortivas, festival ciclísticos, escolinhas esp lazer mobilizam de pipas e caravanas do por ano. mais de 10 0 mil pessoas


educação Projetos modernos e de qualidade constroem a educação para a cidadania

30

Educação é coisa séria e é assim que é tratada em Jacareí, sempre levando em consideração as necessidades específicas de cada bairro, de cada região. Uma das ações mais ilustrativas foi a compra do prédio do antigo Trianon, no centro da cidade, por parte da Secretaria de Educação, que investiu R$ 2,65 milhões. O local, que antes era exclusivo para apenas uma pequena parcela da população, hoje se transformou no Centro Educacional, Esportivo e Cultural e é aberto a todos, sem exceção, com escolinhas de esportes (natação, basquete, vôlei e judô) para alunos da rede municipal de ensino. Um novo centro administrativo da Educação também foi transferido para o prédio da antiga Visetti, adquirido por R$ 1,2 milhão e que passou por uma ampla e moderna reforma. Os projetos e ações são incontáveis, mas destacamse ainda a construção dos dois Centros Educacionais no Parque Santo Antônio e no Jardim Paraíso. Com investimento de mais de R$ 8,5 milhões, serão abertas mais de 1.200 novas vagas – no Jardim Paraíso serão 16 salas de aula, laboratórios de informática, de ciências e sala de artes, ginásio poliesportivo coberto com arquibancada, quadra poliesportiva ao ar livre com arquibancada coberta, playground, praça e área verde com pista de caminhada, tudo integrado num moderno projeto paisagístico.

31


Prédio da antiga Visetti, sede da Secretaria de Educação

Jusceline de Fátima da Silva

A escola é muito bonita e os professores são muito legais. O que eu mais gosto da escola é o espaço de areia.

22 anos, moradora do Jardim Santa Marina

32

33

Mônica Aparecida da Silva 25 anos, dona de casa, mãe de Bruno, 5 anos, que freqüenta a Emei Bandeira Branca

Estudantes com necessidades especiais têm atenção especial em Jacareí.

A escola é bonita e tem uma boa estrutura, mas o melhor é que fica perto de casa. Não precisa nem de ônibus.

A rede municipal conta com professores-intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e estudantes e familiares têm acesso às oficinas de Libras e de alfabetização em Braille, além do Virtual Vision (curso de informática destinado a pessoas com deficiência visual ou de baixa visão). Pessoas com deficiência visual ou auditiva têm acompanhamento pedagógico.

Cristhian Guilherme da Silva 6 anos, estudante da Emei Jardim Santa Marina

A Emei foi um presente para nós, pois antes eu tinha que levar meus filhos até o Cidade Salvador e esse trajeto era cansativo.


3.200 novas vagas criadas na Educação Infantil no Ensino Fundamental.

Mais de R$ 5,5 milhões em reforma, ampliação e construção de escolas: Emei Jardim Flórida Emei Jardim Paulistano Emei Santo Antônio da Boa Vista Emei Cecap Emei Igarapés

Creche Jardim das Indústrias

Emei Bandeira Branca II

Creche Jardim das Indústrias

Emei Bandeira Branca II: escola conta com jardins de inverno

Creche-escola Jacarezinho Creche-escola Jardim das Indústrias Creche-escola Parque Santo Antônio Emef Lamartine Delamare Emef Professor Ayrton Soares Emef Profa. Maria Thereza Ganassali de Oliveira Emef Profa. Ottília Arouca Emef Prof. Décio Moreira Emei Bandeira Branca II Emei Jardim Santa Marina

34

35

Mais de 1.000 estudantes da rede municipal participam de atividades semanalmente no Centro Educacional, Esportivo e Cultural.

Emei Jardim Flórida

Creche Jardim das Indústrias

Emei Cidade Salvador

Creche-escola Jacarezinho

Emei Santa Marina


portas abertas a todos 36

Piscina aquecida, de graça, aberta a qualquer pessoa é uma realidade em Jacareí. No Centro Educacional, Esportivo e Cultural, a aprovação é total por parte dos usuários e estudantes: “O médico recomendou a natação para o João Henrique porque ele tinha problemas respiratórios e muitas crises de rinite. Depois que começou a nadar, não teve mais crise nenhuma, melhorou a saúde e melhorou também na escola.” Maria Josenaide Pereira, dona de casa, moradora do Jardim Santa Marina e mãe de João Henrique Santos Silva, 6 anos, que faz natação há quatro meses

37


Gosto de fazer natação, é muito legal. Antes eu ficava em casa jogando vídeogame, mas prefiro fazer natação.

João Henrique

Crianças aproveitam a piscina aquecida do Centro Educacional (antigo Trianon)

38 Ivone Maria Mateus de Oliveira dona de casa, moradora do Jardim Santa Maria, avó de Patrick Mateus Soares de Oliveira, 5 anos, que faz natação há três meses

Apesar do pouco tempo que está fazendo natação, já notei uma melhora grande na saúde dele. Melhorou da alergia e já respira melhor. Ele sofre de desvio na coluna também e com as aulas, até os movimentos dele já melhoraram. Também está mais tranqüilo, mais calmo, porque gasta a energia aqui na piscina. Está até dormindo melhor ultimamente. Valdenice Pereira operária, moradora do Bandeira Branca II, mãe de Tiago Pereira Silva, 10 anos

O Patrick se desenvolveu muito desde que começou na natação, em todos os aspectos. Está mais esperto, mais seguro e independente e melhorou bastante também na escola. Ele nunca gostou de acordar cedo, mas para vir nadar, ele pula da cama às 8h sem reclamar.

39


p a r a a lém d o s b a n c o s e s c ola r e s 40

41

Ampliar o leque da educação para além do ensino formal e abrir novos horizontes, tanto para os alunos como para a comunidade. O programa EducaMais tem esse objetivo e inclui ações que envolvem diversas secretarias da Prefeitura – da Educação ao Meio Ambiente, da Assistência Social ao Desenvolvimento Econômico.


Centro de Educação do Trabalhador Cerca de 3.000 pessoas já foram beneficiadas pelos cursos gratuitos de qualificação profissional e de elevação de escolaridade. Os cursos – de informática, panificação, marcenaria, cabeleireiro, pedreiro, hidráulica, elétrica e francês – são realizados em uma parceria entre a Escola Sindical da CUT e a Prefeitura.

Plantio de mudas

Visita ao viveiro municipal

Educação Ambiental

42 Curso de informática

Curso de marcenaria

Em parceria com a VCP (Votorantim Celulose e Papel), professores da rede municipal passaram por cursos de capacitação, orientados para sensibilizar, informar e educar os alunos de 1ª a 4ª séries, através de atividades práticas e lúdicas sobre a sustentabilidade planetária, utilizando temas ambientais. Além de palestras teóricas e trabalhos lúdicos, os alunos

têm aulas práticas de plantio de mudas, de recuperação de áreas verdes, fazem visitas para conhecer o aterro sanitário e o viveiro municipal, e também participam de campanha de coleta seletiva. Assim, os estudantes se tornam multiplicadores dos conhecimentos nas suas próprias comunidades.

Walter Teixeira

64 anos, morador do Centro

Cursinho Pré-vestibular Criado em 2007, já atendeu mais de 700 pessoas gratuitamente.

Eu tinha vontade de aprender, mas não sabia onde. Agora, com o curso de capacitação profissional, estou fazendo marcenaria e informática. Minha vida mudou bastante porque agora posso desenvolver os projetos de marcenaria no computador.

43


Parque da Cidade e Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino: nasce um novo centro de Jacareí 44

Mais lazer, mais esporte e um amplo espaço de convivência, bem no coração da cidade. O Parque da Cidade já é uma realidade, aberto a toda a população, que mostra bem como Jacareí se transformou nos últimos anos. Desde a compra da área da Rede Ferroviária, o centro da cidade foi totalmente revitalizado. Com o parque, a população vai poder usufruir de um espaço agradável, com fonte com espelho d’água, quadra de tênis, duas quadras poliesportivas e áreas para caminhada e para shows. E a segurança não foi esquecida: o parque conta com sistema de monitoramento por câmera, além de possuir sinal gratuito de internet banda larga para conexão sem fio. Foram construídos vários jardins e plantadas cerca de 100 espécies de árvores, entre palmeira-imperial, pau-brasil e pauferro, na área interna. A parte externa do Parque recebeu mudas de ipê-de-jardim, aroeira-salsa e resedá. Avenida Davi Lino – em homenagem ao vice-prefeito Davi Monteiro Lino, falecido em dezembro de 2007, a segunda fase do anel viário foi batizado com o seu nome. A avenida vai valorizar ainda mais a região, além de facilitar o trânsito, com toda a segurança para motoristas, pedestres e ciclistas, ligando as regiões do Jardim Mesquita, Jardim Guarani e área central.

45

2

il me 42 m timento d

Inves es R$ 2,8 milhõ


46

47

Avenida Engenhei ro Davi Lino segue os rumos da transformação da região central


Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino

O parque é muito bonito, estou ansioso para jogar basquete na quadra. É o esporte que eu mais gosto e a quadra é bem grande.

Renan Luciano Vampreu, 13 anos, morador do Centro

48

49

A nova avenida vai valorizar muito a rua onde eu moro. Além de desafogar o trânsito, esse trecho terá mais segurança.

de Investimento es R$ 8,7 milhõ

Cristiani da Costa Luciano, 35 anos, moradora do Centro


políticas sociais são prioridade em Jacareí

Jacareí foi uma das primeiras cidades a implementar a Política Nacional de Assistência Social, colocando em prática diversos programas voltados principalmente para as famílias mais carentes.

50

É o caso do Programa Bolsa Família, implantado na cidade em 2005, quando foram cadastradas 5.836 famílias com renda per capita inferior a R$ 100. Atualmente, são mais de 6.200 famílias beneficiadas. Além do benefício de transferência de renda, as famílias precisam fazer a sua contrapartida: reforçar a importância do cumprimento da frequência dos filhos na escola e a vacinação atualizada, entre outras. Com os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), que são a “porta de entrada” para os programas sociais, são mais de 800 pessoas atendidas mensalmente. Os serviços atuam na prevenção de riscos sociais. Com acesso a esses programas, as pessoas podem ter uma melhoria na qualidade de vida, pois são atendidas por profissionais especializados, entre eles psicólogos e assistentes sociais. O atendimento inclui cursos de artesanato e geração de renda, fornecimento de cestas básicas, auxilio funeral, emissão de fotos e documentos para entrevistas de emprego e custeio de passagens.

51


Cras Oeste , Estóquio de Moraes, 90 Rua Maria Aparecida no São João Cras Centro Rua Pedro Guery, 145 Cras Norte rcia, 544, Rua Antônio Martins Ga Parque Meia-Lua

O bom disso tudo não é só a geração de renda, mas principalmente o resgate da nossa auto-estima. Só de ver meus trabalhos de arraiolo expostos aqui me dá um orgulho enorme e, por isso, só tenho a agradecer a toda a equipe que trabalha aqui e que nos ajuda e nos ensina tanta coisa bacana.

52

Maria Ivone Oliveira Silva dona de casa

53

A principal lição que aprendi aqui é de vida, mas foi aqui que também aprendi a conhecer meus direitos de cidadã.

Jane Fátima de Jesus dona de casa, que também faz parte do programa Renda Cidadã, é uma das atendidas pelo Cras Oeste

Centro de Referência de Assistência Social


desenvolvimento ordenado gera novos empregos

54

Novos empreendimentos, com uma economia estável registrando crescimento acima da média do Estado. Jacareí encontra-se hoje em uma situação privilegiada, com o Poder Público e empresas fortalecendo parcerias e gerando mais empregos. Tudo isso devido a uma política moderna e atraente para atração de novas empresas, somado à aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, em 2003 – Jacareí foi uma das primeiras cidades a instituir normas claras para o desenvolvimento e ocupação da cidade.

55


Líder em empréstimos entre as agência s do Vale do Paraíba e Litoral Nor te, o Banco do Povo de Jacareí já se consolid ou como alternativo para pequenos e microempreendedores. Com juros de 1% ao mês, já são mais de 1.60 0 empréstimos, somando mais de R$ 4 milhões.

Fórum Econômico : de Desenvolvimento s 19 edições realizada

56

Banco do Povo: Rua Alfredo Schürig, 283 , Centro, tel. : 3953-1782

esas : em parceria Incubadora de Empr 14 empresas com o Sebrae, são m mais de 10 0 inst aladas que gera m rendimento empregos diretos, co ilhões em 20 08 de mais de R$ 2 m

Jacareí é a 25ª economia do Estado – e a 89ª do país – com um valor adicionado (soma de tudo o que é produzido na cidade) de R$ 3,8 bilhões

57

Com o Alvará provisório, mais de 490 empresas foram abertas e/ou regularizadas na cidade Jacareí está entre as 100 melhores cidades (76ª posição) do Brasil para fazer carreira, segundo a pesquisa da FGV-RJ (revista Você S.A.)

Nada melhor do que ver de perto o resultado dos trabalhos. Foi uma experiência muito rica. Valeu a pena.

Fapija (Feira Agropecuária e Industrial de Jacareí): organizada pelo Sindicato Rural, com apoio da Prefeitura de Jacareí, movimenta mais de 530 mil pessoas e mais de R$ 5 milhões por ano

José Carlos Barbosa produtor rural, pioneiro do Programa Balde Cheio

É uma pequena propriedade rural, de apenas 12 mil metros quadrados, mas que já se tornou referência nacional em termos de produção leiteira. Trata-se do Sítio Nossa Senhora do Carmo, no Parateí do Meio, de propriedade de José Carlos Barbosa. Com um total de 44.774 litros por hectare/ano, o sítio registra uma das mais elevadas produtividades do país. Em 2005 eram somente 12.980 litros por hectare/ano, quando Barbosa aderiu ao Programa Balde Cheio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Casa da Agricultura, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Novos empreendimentos (entre outros): Latecoere Armco Betunel Cipolatti

Dicico Innomax Jacareí Shopping Mak Supermercado

Shibata Magazine Luiza Cinemark Emerson

Rexam Brasilit Belgo Mineira Scan Allois

Mercado Municipal passa por revitalização completa: todo o telhado e os vidros foram substituídos, a pintura externa foi feita em parceria com a empresa Rohm and Haas, os hidrômetros foram trocados e novas obras estão em andamento.


58

obras públicas Obras e mais asfalto levam melhorias a todos os bairros Inicialmente, foi a compra da área da Rede Ferroviária na região central. Foi o primeiro passo para a revitalização do Centro, que chega agora ao Parque da Cidade e à Avenida Davi Monteiro Lino. Mas, além da modernização da Praça Conde de Frontin e a instalação da Sala Mário Lago, por toda a cidade as obras levaram melhorias para os moradores, principalmente para alguns bairros mais distantes, que ficaram abandonados por anos. Os investimentos incluem, ainda, a compra da Segunda Patrulha do Asfalto: foram mais R$ 5 milhões na compra de equipamentos para garantir mais uma equipe de pavimentação.

59


s Algumas obra entregues

Rua Pompílio Mercadante

Jardim Santa Marina

Patrulha do Asfalto Rua Anésia Ruston

Av. Santa Cruz dos Lázaros

60

61 A avenida aqui está bem melhor, e também valoriza o meu bairro.

Av. São João

Dorival Raimundo dos Santos

morador do Jardim Santa Marina

Jardim Paraíso

Em todas as regiões da cidade, foram mai s de 135 km de asfalto, o equivalente a uma avenida de Jacareí até Lorena , com investimentos de mais de R$ 27 milhõe s. Av. Getúlio Vargas

Jardim Colônia


Parque Meia-Lua

Jardim Santa Maria

Iluminação pública Investimento de mais de R$ 4 milhões

Igarapés

Av. Santa Cruz dos Lázaros

62

Transporte público para todos

63

Pontes na zona rural Foram construídas pontes no Mato Dentro, Bairrinho, uma na estrada da Amizade e outras duas nas estradas do Lambari e São Benedito do Fógio

Iluminação antivandalismo Investimento de R$ 200 mil

Entre outros itens, foi exigida a garantia de ônibus adaptados, num total de 26 veículos, além da instalação de 250 abrigos nos pontos de ônibus.

Mais obras entregues

• Piscinão da Vila Formosa

• Construção da travessia da Avenida Malek Assad

• Ligação do Jardim Vera Lúcia com Jardim Califórnia

• Pavimentação do Cidade Salvador

• Ampliação do estacionamento Parque dos Eucaliptos

• Iluminação da Avenida Lucas Nogueira Garcez

Foi feito também o rebaixamento de guias e o semáforo especial para portadores de deficiência visual, instalado no cruzamento das ruas Lúcio Malta e Amim Esper: são benfeitorias que garantem a inclusão de portadores de deficiência.

Segurança no trânsito Ruas da região central e em diversos bairros recebem restauração de pintura e sinalização. Houve também inversão de mão em algumas vias para evitar conflitos e garantir mais segurança no trânsito


saneamento sinônimo de mais saúde

64

65

Quando se fala em mais qualidade de vida, a questão da infra-estrutura é um fator fundamental. O saneamento básico, com redes de água e esgoto atendendo a toda a cidade, foi significativamente ampliado – a rede de abastecimento de água chega a 99% da população, e as redes de esgoto a 96%. Mas a cidade continua crescendo, e os investimentos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não param. A principal obra, já em andamento, vai permitir elevar o índice de tratamento de esgoto dos atuais 20% para cerca de 70%.


Do lixão para o aterro sanitário O que era um lixão vergonhoso ganhou o tratamento devido. Hoje, o aterro sanitário de Jacareí tem nota 9,6 da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), uma das melhores notas de todo o Estado.

ETE Meia-Lua

66

Construção de três ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto), no São Silvestre, Parque Meia-Lua e Bandeira Branca, que elevaram o índice de tratamento de 2% para 20%

Despoluição do córrego do Turi Córrego que recebe a maior parte dos esgotos domésticos na cidade. Com financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, a obra vai receber R$ 85 milhões em investimentos.

Obras de drenagem

ETE São SIlvestre

Onde a água e o esgoto chegaram

Foram mais de 21 quilômetr os de extensão, com R$ 8,6 milh ões em investimentos

ETE Bandeira Branca

• Parque Meia-Lua • Igarapés • Jardim Bela Vista • Jardim Maria Amélia • São Silvestre e Chácaras Marília • Parateí do Meio

• Veraneio Ijal • Pagador Andrade • Bandeira Branca • Estância Porto Velho • 22 de Abril • Nova Jacareí

• 1º de Maio • Santo Antônio da Boa Vista • Jardim Real • Rio Comprido • Região Central

67


68

meio ambiente Quem passa pelo Jardim Liberdade não consegue ficar sem admirar o Espaço Liberdade, uma ampla área de lazer com equipamentos variados. Mas em vários bairros da cidade a Prefeitura construiu áreas semelhantes: com áreas verdes, quadras e campos de areia, entre outros equipamentos, os próprios moradores se apropriam dos espaços.

Bairros ganham espaços de lazer e de convivência

Mais de 35 áreas verdes já foram revitalizadas na cidade. Ao mesmo tempo, bairros como o Jardim Conquista, o Parque Meia-Lua e o Nova Esperança ganharam quadras poliesportivas.

69


Programa de revitalização de praças e áreas verdes Mais de 35 locais, desde março de 2005 -- destaques para grandes obras no Espaço Liberdade, Praça Kennedy, Pátio dos Trilhos, Praça Conde de Frontin, Parque dos Eucaliptos e Largo do Riachuelo, além do plantio de grama na Avenida Getúlio Vargas e no talude do Jardim Primavera.

Outras três quadras -- no Jardim Pedramar, Jardim Califórnia e Jardim Santo Antônio da Boa Vista – já estão com recursos garantidos do Governo Federal. São R$ 488 mil do Ministério do Esporte para a Prefeitura de Jacareí, por meio da Caixa Econômica Federal

Praça Riachuelo

Praça Conde de Frontin

70

71

Diego Aparecido da Silva

Espaço Liberdade

Praça Kennedy

22 anos, morador do bairro 22 de Abril

Antes eu não vinha [no Espaço Liberdade] porque, sinceramente, nem sabia da existência desse espaço aqui na região central. Depois que a prefeitura reformou, foi divulgado e fiquei sabendo. Hoje em dia venho direto, com meus amigos lá do bairro, para jogar futebol e andar de skate. Apesar de morar longe, vale a pena tomar até condução para vir aqui, praticar esporte e me distrair.

Espaço Liberdade

Pátio dos Trilhos

Parque dos Eucaliptos


Viveiro Muncipal

las 2008, as esco Entre 2005 e de tio n eram o pla municipais fiz s re o as de árv 15 mil mud m co laborando nativas, co urbana a arborização

Maior do Vale do Paraíba, possui mais de 40 hectares de área de proteção permanente, com diversas espécies de vegetação nativa e exótica, que atraem e servem de abrigo para várias espécies de pássaros e borboletas, entre outros animais e insetos. O espaço é aberto a visitas monitoradas com alunos das redes municipal, estadual e particular, com passeios realizados por trilhas ecológicas.

Campo de areia do Jardim das Indústrias

Revitalização no Esp aço Beira Rio e na Praça do Jardim das Indústri as

Obras e reformas com novo paisagismo, melhoria de calçadas, plantio de grama, arborização, ins talação de playgrounds, áreas para esportes e iluminação

72

Programa 73

Palestras teóricas e trabalhos lúdicos para os estudantes, com aulas práticas de recuperação de áreas verdes, visitas ao aterro sanitário e participação em campanha de coleta seletiva.

Aterro sanitário

Campos de areia: Bairros Nova Jacareí, Jardim Emília e Vila Zezé

Centro Comunitário do São Silvestre Reforma e ampliação

Iluminação dos campos de areia do Cecap e do Conjunto 22 de Abril


cidadania Par ticipação popular gar antida, na cultur a e no governo

74

75 Marca que já está consolidada em Jacareí, o Orçamento Participativo é um exemplo de cidadania. Moradores e representantes da Prefeitura discutem, juntos, quais as prioridades de cada bairro, de cada região, direcionando os investimentos de forma coordenada. Desde 2001, foram mais de 18 mil pessoas em mais de 300 plenárias. Já com o Bairro em Ação, toda a comunidade se mobiliza durante alguns dias. As diversas secretarias da Prefeitura leva uma série de serviços, incluindo melhorias de infraestrutura, eventos culturais e informações úteis aos moradores. Esta mesma filosofia de participação orienta a política cultural em Jacareí, dando oportunidades para os artistas locais se expressarem, além de manter vivas as tradições da cidade.


Sala Mário Lago

Projeto Manhã Cultural na praça Raul Chaves

76

Valorização da música popula r e dos artistas da cidade: população prestig ia os shows lotando a praça e transforma ndo o local num “baile” ao ar livre

Resgate do Carnaval

Programação gratuita favore ce o acesso à cultura: espetáculos de art es cênicas todos os sábados e música aos domingos

a de Sessões de cinem a e matinês terça a sexta-feir aos domingos

77

Mostra de Artes Cênicas Sexta edição, aproximando o público do teatron em dez dias de programação

Com investimento de R$ 1,1 milhão, público ganha infra-estrutura com arquibancadas gratuitas e acomodação para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de ônibus com horários especiais após os desfiles.

is e Oficinas Cultura Renda de Geração de

oas beneficiadas Mais de 500 pess pelos cursos de a cada semestre rdado, tapeçaria, corte e costura, bo entre outros teatro e música,


tecnologia e modernidade ao alcance de todos

78

Dar acesso à internet de graça, em locais públicos, é uma maneira de investir na democratização do conhecimento. Em Jacareí esta é uma realidade: qualquer cidadão tem acesso gratuito e pode fazer suas pesquisas escolares, viajar virtualmente por todo o planeta, adquirir mais conhecimentos e, por que não, ampliar sua rede de relacionamentos. Jacareí, diferentemente de outras cidades, já está plenamente incorporada ao “espírito” do século 21. Toda essa modernidade está à disposição em dois telecentros – no Centro Educacional, Esportivo e Cultural (Rua Alfredo Schürig, 20, Centro) e no Centro de Ações Preventivas da Guarda Civil (Avenida das Indústrias, 760, Vila Zezé), além de bairros já atendidos pelo Programa Jacareí Digital. O Jacareí Digital inclui, ainda, o serviço de monitoramento eletrônico na região central. Por meio de câmeras, a Guarda Civil monitora, em tempo real, alguns pontos estratégicos da cidade. Os serviços informatizados também tomaram conta da Administração. No Paço Municipal, a construção da Praça de Atendimento ao Cidadão coloca à disposição dos munícipes mais de 90 serviços variados, com agilidade e qualidade.

79


ão : im en to ao C id ad P ra ça de A te nd as e 0 m il em re fo rm 0 3 $ R de s ai m a de nt ro do P ro gr am ad ap ta çõ es , de A dm in is tr at iv a M od er ni za çã o

Nem todo mundo tem condições de pagar, e a navegação é bem rápida pelo sistema Jacareí Digital.

80

Ana Cláudia Thomas da Silva

81

Jacareí Digital: 16 antenas repetidoras já instaladas, que abrangem os bairros Bela Vista, Jardim Terras de Santa Helena, Conjunto 22 de Abril, Jardim Alvorada, Parque Santo Antonio,

dona de casa, Bandeira Branca I

Jardim Leonídia, Praça Conde de Frontin e Praça dos Três Poderes, além do entorno do Parque da Cidade. Progressivamente, outros bairros também serão beneficiados

O Telecentro ajudou muito a minha vida. Como não tenho computador, venho até aqui para fazer meus trabalhos e para me divertir. Além disso, a qualidade do atendimento é fantástica, é muito bem organizado. Leandro Bêkimân de Oliveira 22 anos, morador do Jardim Paraíba

Câmeras de monitoramento

Identificação digital


administração pública Finanças em dia dão mais agilidade à A dminis tr ação 82

83 Gestão administrativa moderna, planejamento, implementação de ferramentas competentes de arrecadação, busca de parcerias e financiamentos, sempre em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com essa “filosofia”, Jacareí hoje ostenta uma das economias que mais cresce no Estado. O orçamento, que em 2005 foi de aproximadamente R$ 260 milhões, saltou para R$ 360 milhões em 2008, e chega a 2009 beirando os R$ 500 milhões – um crescimento de 92%. Tudo isso, no entanto, sem que os impostos fossem aumentados. Esse crescimento foi possível devido, principalmente, à adoção de medidas que sanearam totalmente as finanças e permitiram a elevação da arrecadação própria, reduzindo a dependência de Jacareí em relação aos repasses estaduais e federais.


Praça dos Três Poderes

Dívida Ativa

Praça de Atendimento

84

85 Um exemplo é a Central de Negociação da Dívida Ativa que facilitou a revisão de débitos dos contribuintes e permitiu o parcelamento. Todas as medidas receberam ainda investimentos que somam mais de R$ 7 milhões, por meio do PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros), do Ministério da Fazenda.

Programa de Modernização Administrativa

Capacitação Contratação de cursos, seminários ou outras formas de treinamento e realização de visitas técnicas, nacionais e internacionais

Banco do Povo

Consultoria

s Contratação de pessoa s, ca ídi jur físicas ou as, nacionais ou estrangeir er olv para apoiar ou desenv , to oje Pr do s de as ativida ento inclusive desenvolvim de sistemas informatizados

Infra-estrutura Construção, reforma e adequação de ambientes físicos

Tecnologia da Informação Aquisição e instalação de hardware, redes de e computação, softwar as m te básico e sis aplicativos

Curso Escola do Servidores

Equipamentos de Apoio e Comunicação Aquisição e instalação de hardware, redes de computação, software básico e sistemas aplicativos

Ajuste do Quadro mas Implantação de Progra de ivo et Ef de Ajuste do Pessoal


habitação um direito de todos

86

Ter uma casa própria é mais do que uma conquista: viver com dignidade é um direito fundamental. Um dos momentos mais emocionantes da Administração se deu em maio de 2007, quando 235 famílias receberam as chaves das casas populares que formaram o Jardim Conquista, no distrito do Parque Meia-Lua. As famílias sem teto viveram durante quase dez anos em habitações totalmente precárias, de papelão e madeira. O investimento nessa ação, realizada em uma parceria da Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Lar com o Governo Federal, foi de R$ 6,4 milhões.

87


Em 2007, total de 278 casas entregues: 235 no Jardim Conquista 16 no Bandeira Branca 11 no Port al Alvorada 4 no Jardim Nova Aliança 4 no Jardim Iolanda 3 na Vila Romana 3 no Jardim das Oliveiras 2 no Parque Imperial

Outras ações: • Programa Parque Brasil Construção e entrega de 20 casas, através de convênio com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano)

88

• Plantas Populares Atendimento à população em geral, com fornecimento de 465 plantas populares, entre 2005 e 2008 • Regularização do Jardim Real, beneficiando 226 famílias Pelo PAR (Programa de Arrendamento Residencial), do Governo Federal, serão construídas 200 unidades no Jardim Santa Marina para famílias já selecionadas, de acordo com renda familiar. O investimento é de R$ 7,6 milhões, além de mais R$ 500 mil para saneamento, do Ministério das Cidades. Pelo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) serão mais 50 casas para famílias que estavam em áreas de risco e hoje recebem auxílioaluguel da Prefeitura, com verba de R$ 493 mil do Ministério das Cidade.

• Programa de financiamento de cesta básica de construção para famílias de baixa renda • Auxilio-aluguel Atendimento a 50 famílias que foram retiradas de área de risco e famílias em condições sociais precárias • Compra de trinta lotes no Portal Alvorada para assentar famílias que vivem em áreas de risco, com investimento de aproximadamente R$ 900 mil

• Compra de uma gleba de sessenta mil metros quadrados no Jardim Colônia para construir futuro conjunto habitacional, a fim de atender a população de baixa renda • Desenvolvimento de ações voltadas à regularização dos bairros Chácaras Marília, Jardim do Vale, Lagoa Azul, Primeiro de Maio e 22 de Abril

89


Publicação da Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Jacareí Secretária de Comunicação Nydia Natali Diretor de Publicidade Carlos Alberto da Silva Edição Paulo Bicarato Textos Andréia Barros, José Carlos Júnior, Márcia de Faria, Marta Fernandes, Paulo Bicarato, Renato Isique, Rosana Antunes, Giselle Oliveira e Stela Guimarães (Saae) Estagiária Paôla Marino

90

Fotografia Cristina Reis, Valter Pereira e Wendell Marques Endereço Praça dos Três Poderes, 73, Centro CEP 12327-170 comunicacao@jacarei.sp.gov.br www.jacarei.sp.gov.br Tels.: 3955-9028/9053/9065 Impressão Mogiana Gráfica e Editora

expediente

91


PARQUE DA CIDADE. Diversão e lazer para toda a família.

92

www.jacarei.sp.gov.br


Revista Jacareí