Síndrome de lúcifer

Page 7

possuída por maldade, perversidade e megalomania semelhantes as que já houve em outros períodos negros da História da Igreja. Não foi sem temor que escrevi este livro. Temor de ser mal interpretado, tanto pelos que rejeitarão o que escrevi, como pelos que tentarão fazer dele um guia para diagnosticar "casos" da Síndrome. Todavia, apesar de conhecer os riscos que corro, creio que corrê-los ainda é um mal menor do que nada tentar fazer para impedir que a Síndrome de Lúcifer cresça em nosso meio.

INTRODUÇÃO - SÍNDROME DE LÚCIFER Talvez Judas tivesse acabado de ler um bom livro. Digo isso porque os especialistas acreditam que a epístola de Judas possa ser um sumário da segunda epístola de Pedro, ou o contrário: a de Pedro uma expansão da de Judas. No entanto, há quem pense que ambas as epístolas — Judas e Pedro — basearam-se numa terceira, que lhes foi ponto comum de consulta. De qualquer forma não parece haver dúvida de que ambos — Judas e Pedro — tiveram um ao outro como referencial: ou que ambos leram o mesmo livro, de um terceiro. O fato é que a mente de Judas ainda estava impregnada das palavras fortes, pungentes, calorosas, incisivas e veementes do texto que o prendera, talvez, durante toda a manhã. Após a leitura, ele próprio decide escrever algumas idéias que estão-lhe queimando o coração. Pessoalmente ele estava interessadíssimo no tema da salvação (verso 3). Tinha algumas reflexões acerca dessa questão que gostaria de desenvolver e redigir. Cria que algumas definições a mais a respeito da vida cristã e da segurança espiritual que ela oferece aos crentes nunca seria demais compartilhar. Afinal, tratava-se da "comum salvação", ou seja, todos os que tinham relação de fé com Jesus Cristo guardavam dentro de si a firme certeza de estarem livres de toda condenação definitiva. "É, vou redigir umas linhas a esse respeito" — pensa ele esperançoso. Mas quando se prepara para iniciar o seu trabalho teológico, Judas é surpreendido por uma notícia: a comunidade à


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.