Expresso 4040 - Edição Litoral Sul - 08

Page 2

Expresso 4040 28 a 31• Agosto • 2010

2

O X DA QUESTÃO

BOM DIA!

Dilma lá! Rita Maria dos Santos é faxineira. Nasceu no Piauí e quando estava prestes a completar 16 anos foi “mandada”, pela mãe, a São Paulo, para viver na casa de uma tia e tentar uma vida melhor. Hoje, aos 33 anos, mãe de duas meninas e abandonada pelo marido, ela se orgulha de ter sua casinha própria, na Zona Noroeste de Santos, de sustentar sozinha a família, de as filhas estarem estudando, mas, sobretudo, de ter a agenda, como diarista, simplesmente lotada. “Não trabalho em casa de gente chique, só de gente remediada”, afirma, sorrindo, entre uma flanelada e outra no rack da sala. “É por isso que vou votar na Dilma. Não me falta trabalho porque cada vez tem mais gente podendo pagar para alguém, como eu, fazer faxina ou passar roupa. Até um dinheirinho na poupança eu já tenho guardado”, comemora Rita Maria. Ela é negra, trabalhadora, mãe e sabe bem onde o calo aperta. A exemplo de tantas outras marias e ritas, engrossa as estatísticas que mostram que

CHARGE

o número de brasileiras, chefes de famílias, não para de crescer. Atualmente, nada menos que 35% dos lares no País já têm esse perfil. E para comandar uma casa chamada Brasil: uma mulher está preparada? “Vixe, é claro”, responde Maria Rita, com imensa empolgação, certa de que Dilma vai fazer o melhor pelo País. Vai superar o homem? “Acho que não”, responde a faxineira. “Lula tem a alma do povo. É algo só dele. Mas não é porque ele é homem, é porque ele é gente da gente. A mulherada hoje está muito mais preparada que os homens e o próprio presidente sabe disso”, argumenta. A verdade é que Dilma tem tudo para fazer um governo ainda melhor que o do presidente Lula. Não se pode esquecer que, tecnicamente, foi ela quem comandou as maiores mudanças no nosso País. E por ter a alma do povo, a escolha de Dilma só podia mesmo ter partido de Lula. É mais do que hora de elegermos uma mulher, pelo tanto que esse gesto pode representar.

Edição de 28 a 31 de agosto de 2010

Necessário não seria recorrer à história, visto que é no batente do dia-a-dia que se revela o grande poder de transformação das brasileiras. Mas não custa lembrar os exemplos de Anna Pimentel, Madalena Caramuru, Chiquinha Gonzaga, Maria Quitéria, Ana Néri, Zilda Arns, Maria da Penha – e por que não Rita Maria – e tantas outras “marias” que matam um leão por dia para alimentar e cuidar dos seus. Esperam de Dilma, a mesma postura em relação ao Brasil. É Dilma lá!

“Será extraordinário eleger uma mulher para presidente do Brasil”, diz o deputado federal Márcio França (PSB-SP), destacando que não só do ponto de vista histórico, mas, também, democrático, o País ganha muito. “Tivemos o exemplo de Ana Pimentel, em São Vicente, e agora é chegada a hora de Dilma”

A força da mulher

Chefe do lar

www.youtube.com/ user/assessoriasv

Chefe do escritório

www.flickr.com/ photos/marciofranca40

Chefe do Executivo

www.marciofranca.com.br

28 - Dia do Avicultor e Dia do Bancário 29 - Dia Nacional de Combate ao Fumo Entre os muitos registros que carrega em seu “livro” de memórias, o deputado federal Márcio França destaca

Lei da Anistia e Vigário Geral

A HISTÓRIA REGISTRA Em 28 de agosto de 1979 o presidente militar João Figueiredo sanciona a Lei da Anistia, que serviria para condenados e acusados por crimes políticos. Em 30 de agosto de 1993 o Brasil registra um dos dias mais tristes de sua história com a chacina na favela Vigário Geral, no Rio de Janeiro, que vitimou 21 pessoas.

ACONTECE

Educação ambiental e a atuação parlamentar A educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, levando-os a pensar na valorização da vida e preparando-os para atuarem na realidade em que vivem, de maneira comprometida, tanto local como globalmente. As instituições de ensino, por força de lei, devem integrar as questões ambientais no conteúdo programático escolar e nas suas práticas pedagógicas por meio de um programa permanente de educação ambiental desenvolvido por professores, alunos, coordenadores e até mesmo pela comunidade. Nós, professores, temos obrigação de mostrar aos alunos que o futuro da humanidade está intimamente ligado à preservação ambiental e ao uso racional dos recursos naturais. Educadores em todos os níveis de ensino devem empenhar-se em sensibilizar os alunos para o desenvolvimento de atitudes e habilidades capazes de reforçar a ideia de que o meio ambiente é o espaço onde se vive e que se transforma pela ação humana. Cabe ao professor, dentro da sua disciplina específica e

na sua área de conhecimento, tratar dos diversos aspectos da questão ambiental, estimulando nos alunos uma postura crítica e garantindo a participação efetiva dos jovens nos diversos problemas da comunidade. A atuação parlamentar orientada para o fortalecimento da educação ambiental, e consequentemente para a proteção do meio ambiente, bem como para a formação de cidadãos conscientes e participativos, tem sido uma das nossas metas no exercício do mandato popular.

Fábio Nunes, o professor Fabião, é secretário de Meio Ambiente de Santos O deputado federal Márcio França (PSB-SP) acredita que, por meio da atividade parlamentar, é possível a formulação de trabalhos diversos, buscando destacar a importância da educação para a preservação do meio ambiente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.