Issuu on Google+

Olá semeadores! Novo ano… nova carta! Espero que tenhas entrado bem no ano. Como sabes, a MarCha este ano convida-te a semear a esperança. Mas… onde vais encontrar essas sementes? Vamos pensar… Se pesquisarmos a história do ser humano, tudo começa com duas células especiais (poderíamos dizer “sementes”!) no útero da mãe, que no momento da união das mesmas se transformam num ser humano único, irrepetível e cheio de potencial. O ser humano é desde o início frágil, pequeno, simples, mas cheio de potencial… É em si uma grande semente de esperança, que, com o cuidado próprio e amadurecido, se transforma num pequeníssimo ser humano, num homem ou numa mulher, criado à imagem e semelhança de Deus, capaz de coisas maravilhosas. Poderemos dizer então, que o mundo é uma grande sementeira de Deus… marcada pelo ritmo da história de amor de Deus com a humanidade. Há por isso uma enorme esperança divina colocada em cada ser humano, que lhe dá um valor incalculável. Cada um de nós vale mais que todos os Euro Milhões juntos. Devemos relembrar todos os dias este nosso valor e aprender a potenciá-lo em nós e nos outros. Quando aprendemos este nosso valor especial, aprendemos mais facilmente a amar os outros e a compreendê-los, assim como a nós mesmos. Na história da humanidade, Deus deu-nos um exemplo notável e concreto do valor do homem. Sabes qual foi? Decidiu na sua natureza, que é Divina e Trinitária (Pai, Filho e Espírito Santo), apresentar-Se ao mundo através de Maria, com O Seu Filho Jesus… que é verdadeiramente Deus e verdadeiramente Homem. É um mistério maravilhoso a contemplar! É como se Jesus viesse ao mundo explicar que somos pequeninos (como sementes), mas que Ele, apesar disso, quis ser um de nós (até na forma de vir ao mundo) depositando em cada ser humano todo o potencial para crescer. Então onde é que estão as sementes? A semente verdadeira és tu próprio, com quem Jesus conta, apesar da tua “pequenez”. Alguma vez tinhas pensado nisto? Já tinhas contemplado este potencial que há em ti? Já tinhas meditado em tudo o que Ele espera de ti, pequenina semente? Então, “semente”? Que esperança vais deixar crescer em ti neste novo ano?

1


Palavras para quê? “...o mundo é uma grande sementeira de Deus... aprende a arte de contemplar...”

(Ao) Ritmo da Esperanca Quero É Viver http://youtu.be/cvrrgRQ

AjEU

Vou viver até quando eu não sei que me importa o que serei quero é viver... Amanhã, espero sempre um amanhã e acredito que será mais um prazer e a vida é sempre uma curiosidade que me desperta com a idade interessa-me o que está para vir a vida em mim é sempre uma certeza que nasce da minha riqueza do meu prazer em descobrir encontrar, renovar, vou fugir ou repetir...

2

Vou viver, até quando, eu não sei que me importa o que serei quero é viver amanhã, espero sempre um amanhã eacredito que será mais um prazer a vida é sempre uma curiosidade que me desperta com idade interessa-me o que está para vir a vida, em mim é sempre uma certeza que nasce da minha riqueza do meu prazer em descobrir encontrar, renovar vou fugir ou repetir vou viver até quando eu não sei que me importa o que serei quero é viver, amanhã, espero sempre um amanhã e acredito que será mais um prazer


Semeando história... Tanto falar em pequenas sementes com um grande significado fez-me lembrar uma das minhas flores favoritas: as violetas! São flores muito pequeninas que podem perfeitamente passar despercebidas mas que têm uma fragrância deliciosa que se faz sentir e invade os sítios onde se encontram. Usei uma vez esse símbolo para explicar aos meus Irmãos como deviam ser, e nesta carta faça-vos o mesmo convite a vocês! Como as violetas, devemos dar um bom aroma sem querer dar nas vistas, devemos ser discretos, cultivar os pequenos gestos que criam família, aquilo que eu chamo «pequenas virtudes». Simplicidade, espirito de família, trabalho, serviço, humildade, modéstia... Aceitam o desafio?

Semear no silêncio! Momento... “Um novo ano começou em força... Como te sentes? Como achas que és realmente? És genuíno no que fazes? O terreno tem de estar pronto para lançares a semente... Tu és único...A tua maneira de lançar a semente para o mundo é única e irrepetível. Mas para compreenderes melhor esta diferença espreita este texto e no fim faz um exame de consciência e vê como está o terreno para receber a tua semente. Clica na imagem para poderes ler o texto:

3


Não és da MarCha nem és nada! É agora altura de saber se és da Marcha ou não, por isso mesmo aceita o desafio que te colocamos e partilha connosco, seja no grupo da MarCha Vouzela no facebook ou pelo e-mail mboamae@gmail.com... As violetas são plantas simples mas com uma beleza incontornável. Também tu como ser “único e irrepetível” tens o dom dessa beleza e por isso gostávamos de te propor que te fotografasses ou deixasses fotografar com as violetas. E perguntas-nos: “Como vou encontrar violetas?” Usa a tua criatividade! Mas o desafio não fica por aqui, tens de te fotografar numa atitude marista. Pronto para este desafio? Lembra-te de partilhar as fotos através do Facebook ou de e-mail da Marcha.

F5 MarCha - Atualiza-te! Este ano o encontro de Natal dos rapazes foi um verdadeiro a convite a viajar. Viajamos em Marcha em direção ao Natal e, principalmente, em direção ao interior de cada um de nós! Foram 4 dias vividos em família que deixaram todos os participantes com o com o coração ainda mais pronto a receber Jesus que quer nascer em cada um e levá-lo consigo para todo o lado.

As próximas atividades que devem já apontar nas vossas agendas são uma caminhada dia 23 de Fevereiro em S. Pedro do Sul e o Encontro da Carnaval das raparigas que vai decorrer entre os dias 1 e 4 de Março. Portanto, meninas, não se esqueçam de se inscrever assim que puderem.

Feliz 2014 Marchantes!

4


Carta 2