A bíblia e a arqueologia john a thompson

Page 265

A Biblia e a Arqueologia

276

mundo pôde ter uma idéia da vida de uma colônia judia nessa ilha do Nilo, no período 500 a 400 a.C. Os documentos foram escritos em aramaico sobre papiros que, graças ao clima seco do Egito, haviam sido preservados todos esses anos. Eles consistiam de comprovantes, contratos e cartas, tanto particulares como oficiais. A tradução desses documentos permitiu aos eruditos formar uma idéia de como a vida diária era conduzida e quais as leis que regiam o povo dessa colônia.

8

Todas as transações eram salvaguardadas por documentos e os contratos redigidos da maneira adequada, confirmados por testemunhas e depois enrolados e selados. Uma nota era finalmente acrescentada do lado de fora do documento para identificá-lo. O procedimento não difere muito do usado por Jeremias na compra do seu campo (Jr 32.8-14), sendo basicamente o método babilónico adotado pelos persas. A maioria dos documentos de Elefantina contém duas datas, uma ao estilo egípcio e a outra no babilónico, a fim de que não tenhamos dúvida sobre a data em que foram escritos.

Conlratos enrolados e selados descobertos em Elefantina. Egito. Eles foram rotulados do lado de fora para rápida identificação. As palavras aramaicas (transliteradas) no alto do documento são sprbi ziktk. "carta referente a uma casa. escrita por...". (Museu do Brooklyn)

Os contratos nupciais, como poderíamos esperar, são numerosos e mostram que os casamentos eram geralmente arranjados entre o noivo e alguém representando a noiva. Era comum o noivo dar um presente nupcial. Nos casos de divórcio (que parecem

Material com direitos autorais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.