ZineCom - Cartilha para a oficina

Page 1

REÚNA SEUS ALUNES E VAMOS APRENDER JUNTES!

UM MOMENTO DE APRENDER, TROCAR IDEIAS E CRIAR SEU PRÓPRIO FANZINE!

Edição: 01

MANUAL PARADIDÁTICO IDEALIZADO POR ALUNES DE GRADUAÇÃO


Índice 1 - Carta ao professor ...............................................................................

01

2 - Percurso da aula .................................................................................

02

3 - Cronograma .........................................................................................

02

4 - Materiais ...............................................................................................

03

5 - O Jogo (Pontos de Vista) ....................................................................

05

6 - Roda de conversa ...............................................................................

06

7 - Criação de Zine ...................................................................................

07

8 - Mais sobre isso (cidadania, zines, game) .......................................

08

9 - Conclusões e desdobramentos ......................................................

09

10 - Conclusões do Jogo (Pontos de Vista) ...........................................

09

10 - Conclusões do Zine ............................................................................

10


CARTA AO PROFESSOR

Caro(a) professor(a), Nessa tarefa bonita que é a de educar, muitas vezes nos deparamos com dúvidas sobre como abordar certos temas. Seja porque são temas que exigem maiores reflexões ou requerem cuidado, seja porque são corriqueiros e merecem atenção. No que diz respeito à participação política, o seu conceito pode ser abrangente e, obviamente, na sociedade em que vivemos, demanda que seja devidamente pensado. Este ideal democrático deve ser estudado, e nada melhor para isso do que um exercício prático, ao mesmo tempo instrutivo e reflexivo, que termine com uma produção criativa. Dessa forma, este material traça um percurso que dialoga com os níveis de participação política e se propõe a trabalhar também o conceito de cidadania, perpassando os níveis de presença e ativação dos alunos. São pontos importantes também o debate acerca das notícias falsas e sobre o corpo e suas regras, trazidos no jogo que será o fio condutor da aula. Por questões de interesse, engajamento e criação, que devem ser sempre fomentados nos cidadãos de amanhã, a estratégia adotada foi a oficina e produção de um Zine, que é atual e está em alta. Que essas propostas sejam produtivas e inspirem tanto professor quanto alunos.

Desejamos uma boa aula!

01


PERCURSO DA AULA

Cronograma 01

Cronograma Duração: 2h (com intervalo de 10 min.)

02

Apresentação 10 min.

03

Jogo 30 min.

04

Roda de Conversa 20 min.

05

Intervalo 10 min.

06

Criação do Zine 40 min.

07

Apresentação dos zines 10 min.

02


Materiais A atividade pode ser ministrada com adolescentes a partir de 12 anos. Essa faixa etária já apresenta uma boa autonomia com os os equipamentos e materiais utilizados, além de familiaridade com a navegação e o tipo de jogabilidade que o jogo Pontos de Vista propõe. É importante preparar os materiais e o espaço para garantir que a oficina transcorra da melhor forma possível. Revise, a partir da tabela abaixo, os materiais para a realização do zine, e cheque o funcionamento dos computadores e a conexão com a internet.

Material e quantidade

Cuidados Necessários

Possíveis Substituições

12 lápis 4b

-

12 canetas Bic

12 borrachas plásticas

-

-

6 bisnagas de cola branca (ou uma bisnaga para cada dupla de participantes)

cheque se os bicos da embalagem estão bem encaixados e desentupidos. Avise que esse material será compartilhado.

6 tubos de cola bastão ou mesmo 12 rolos de fita adesiva, de diferentes cores.

12 estiletes médios (ou um estilete para cada participante)

cheque as travas e lâminas de todos os estiletes. Durante o uso, oriente os participantes a sempre travarem as lâminas e apenas utilizarem o estilete sobre um superfície estável, com as duas mãos apoiadas.

12 tesouras grandes

100 fls de papel sulfite

-

papel craft ou jornal, com gramatura inferior a 100g/m

03


Material e quantidade

Cuidados Necessários

Possíveis Substituições

10 a 15 jornais e revistas velhos

na medida do possível, folheie o material previamente para garantir que o conteúdo não seja ofensivo

se houver disponibilidade, os participantes podem procurar imagens na internet e imprimir.

4 furadores (ou um furador para cada três participantes)

avise que esse material será compartilhado.

12 lápis bem apontados e 12 borrachas podem ajudar a realizar os furos (apoia-se a folha em cima da borracha e pressiona-se o lápis até furar)

36 palitos de sorvete (ou três palitos de sorvete para cada participante)

cada zine necessita apenas 1 palito, o material extra é uma precaução e, se não for utilizado, pode ser levado pelos participantes para futuras produções

36 palitos de churrasco com a ponta retirada.

36 elásticos de borracha (ou três elásticos para cada participante)

cada zine necessita apenas 1 elástico, o material extra é uma precaução e, se não for utilizado, pode ser levado pelos participantes para futuras produções

4 rolos de barbante (ou um rolo para cada trio)

4 a 12 computadores com acesso a internet (um computador para cada participante, dupla ou trio)

Se essa parte da atividade não for realizada numa sala de informática, garanta para que seja num espaço diverso de onde os zines e a colagem acontecerão.

caso não haja disponibilidade de computadores, você pode orientar os participantes a usarem seus smartphones em duplas ou trios para jogar.

04


O Jogo

VOCÊ PODE DEIXAR O JOGO ABERTO EM CADA UM DOS COMPUTADORES ANTES DE OS PARTICIPANTES CHEGAREM, OU PODE ORIENTÁ-LOS A ACESSAR A PLATAFORMA DA FORMA MAIS ÁGIL:

01

Acesse: www.escrevendoofuturo.org.br

02 Clique em Recursos > Biblioteca > Recursos Didáticos > Jogos de Aprendizagem.

03 Acesse o jogo Pontos de vista. 04 Ou simplesmente acessar o endereço eletrônico:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/jogo_virtual/opiniao/pontos-de-vista/

05 Entre as opções Fato ou Boato, Meu corpo, Meus Padrões e Participação Política, selecione a última.

A jogabilidade é bastante simples e intuitiva, e é provável que os participantes da faixa etária indicada não precisem de ajuda para compreender os comandos e suas funções. Ainda assim, caso haja alguma dúvida ou dificuldade, explique que, clicando com a seta, o avatar se move a as tarefas são abertas para leitura e realização. Deixe-os jogar livremente num primeiro momento, acompanhando os percursos de cada avatar e fazendo perguntas para ajudá-los a elaborar e contextualizar a experiência. Você pode, por exemplo, convidá-los a pensar em paralelos entre as situações do jogo e da vida real, perguntar se eles concordam com o que está sendo colocado, ou se os pensadores e artistas citados são conhecidos pelos participantes.

05


Roda de conversa Junte-os em uma roda e conduza uma discussão acerca da experiência, mediada pelas seguintes questões: O que é preciso, nesse jogo específico, para passar de fase ou evoluir com o avatar? Como essa narrativa dialoga com situações da vida real? Encoraje os participantes a se escutarem e registrarem, numa folha de papel, exemplos e pontos de vista interessantes sobre a participação política e a jogabilidade. Algumas das respostas esperadas são: Os participantes concluem que, para avançar no jogo, é preciso ter maior domínio do que é e como funciona a participação política na sociedade. Os participantes concluem que, como no jogo, eles não sabem muito bem como participar politicamente, ou se vão votar nas próximas eleições, mas tem muitas opiniões e ideias para mudar o seu entorno. Afinal, apresente algumas das informações da seção Mais sobre isso sobre zines, participação política e jogabilidade.

06


Criação de Zine Agora é o momento em que os participantes da Oficina criarão seus próprios zines, que pode ser sobre a experiência de jogar o jogo, assuntos que surgiram na roda de conversa ou mesmo alguma questão política que eles considerem fundamental. É importante lembrar que o próprio zine, como explicado na próxima seção, é uma forma de participação política independente.

Explique, a partir do passo a passo abaixo, como produzir o livreto.

01 Dobre a folha de sulfite A4 no meio;

03 Dobre cada uma das partes ao meio e junte-as;

05 Passe o elástico por um dos furos e prenda o palito de sorvete;

02 Corte seguindo a linha da dobra;

04 Usando o furador, fure-a no lado da dobra;

06 Usando a outra ponta do elástico, realize o mesmo procedimento no outro furo, com a outra ponta do palito de sorvete.

Seu livreto está pronto! Uma vez que a estrutura do livro esteja pronta, deixe os participantes livres para criar a partir de recortes das revistas e jornais, desenhos, e outras linguagens gráficas. Acompanhe as produções, fazendo perguntas de forma a ajudá-los a elaborar cada vez melhor a ideia do projeto, e a conectá-la com os assuntos discutidos em roda.

Ao final da Oficina, deixe um tempo de apresentação e exposição dos zines.

07


Mais sobre isso (cidadania, zines, game) Marina Cavalcante em uma matéria sobre zine para a revista Polen o define como um produto artesanal de pequena escala e independente produzido por uma ou um pequeno número de pessoas e cujo objetivo não é o lucro de sua distribuição, mas a propagação das palavras e ideias das autoras e autores. O caráter independente do zine foi um dos fatores que o tornaram popular durante a contracultura nos anos 1960 e 1970 inclusive no movimento Punk, e a participação dos jovens na criação destas zines era uma forma de comunicar suas ideias. Já seu caráter artesanal permitiu sua acessibilidade e que fossem exploradas diversas linguagens livremente, sem barreiras editoriais.

08


CONCLUSÕES E DESDOBRAMENTOS

Conclusões do jogo: Depois de explorar as ruas da cidade, investigar os pins e fazer descobertas no jogo, os jogadores poderão estar mais cientes das dinâmicas e problemáticas do processo eleitoral no Brasil. Além de conscientizar e construir de forma dinâmica e colaborativa um posicionamento político crítico, o jogo pode estimular a participação dos jovens nas atividades políticas do seu entorno, simulando situações eleitorais e levantando pautas políticas ou com o movimento de educação política e cidadã para acompanhamento e avaliação do legislativo municipal. A proposta do jogo abrange questões sociais, eleitorais e políticas, através do debate de políticas públicas para a educação, saúde, desigualdade social e economia, além de abordar temas como fake news, corrupção e muitos outros. DESDOBRAMENTOS POSSÍVEIS: Engajamento político dos jovens; Reflexão em relação ao uso massivo da internet, seja pelas redes sociais ou por aplicativos de mensagens instantâneas utilizados para compartilhar fakes news; Refletir sobre as diferenças entre debater questões políticas de forma on-line e presencial; Estar disposto a ouvir diferentes opiniões e reconhecer que há diferentes visões de mundo.

09


Conclusões do Zine A criação da Zine contribui para a melhoria do ensino, da leitura e escrita dos alunos através de um processo criativo. Envolver todas as crianças e adolescentes no processo de feitura da zine, pois mesmo aqueles que não sabem desenhar ou escrever, encontram-se na colagem. Somar imagens com fundos coloridos, frases motivacionais, militantes, bordões ou até chacota para explicar algum conteúdo, pode ajudar os estudantes a expressar seus sentimentos que podem não estar sabendo como lidar no momento. A zine oferece subsídios para inovar suas estratégias de ensino e expor os aprendizados vivenciados na prática. DESDOBRAMENTOS POSSÍVEIS: Exposição das zines para todo público escolar; Levantar questões pedagógicas, tendo em vista que estimula o debate, a elaboração e articulação de argumentos, a retórica, a interpretação de texto, a escuta, o contato com posicionamentos distintos, o respeito, a empatia e a autonomia do estudante e ator político.

Referências para pesquisa https://ugrapress.wordpress.com/2010/04/01/historia-dos-zines/ https://revistapolen.com/zines/ https://www.escrevendoofuturo.org.br/ https://porvir.org/alunos-de-ensino-fundamental-criam-zinespara-combater-a-desinformacao/ https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/

10


Idealização:

PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCOMUNICATIVA Orientação: Prof.ª Dr.ª Daniela Osvald Ramos

Carlos Henrique Bossolan Marcela Aquarone Salzstein Milca Delgado Santos Fiedler Stela Nesrine Medrado Alves Stephany Oliveira Francisco Thiago Prado Lindman Yasmin Benzakein Gouvêa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.