Page 9

Junho 2017

Jornal MARANDUBA News

Alunos do Módulo no Sito Recanto da Paz

No último dia 13, alunos do Módulo – geologia - participaram de um dia de campo no Sitio Recanto da Paz no Araribá. A visita teve como objetivo conhecer a área de pesquisa da LAJESOLOS (Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos), a produção natural de gengibre e a mata atlântica do entorno da produção. A palestra e acompanhamento técnico ficou a cargo dos doutorandos do Programa de Pós-graduação em geografia da UFRJ orientados pelo prof. Dr. Antonio Guerra também da UFRJ, professores Aline Muniz Rodrigues e Leonardo dos Santos Pereira, que discorreram sobre a importância dos solos a produção, também sobre sua degradação e composição existentes.

A proprietária, Annie Kamiyama, falou da evolução histórica do gengibre na região, problemas enfrentados e resolvidos e sua importância na saúde, culinária e na cultura local já consolidada. Em seguida, com os professores, foram à estação experimental onde receberam informações sobre o processo dos estudos lá realizado. Depois uma trilha na Mata e na roça, sob a orientação do produtor Amarildo Pazzeli, saber como ocorre a produção de gengibre e suas particularidades no manejo, trato e colheita da planta. Para finalizar uma mesa de degustação com produtos da localidade. Na despedida a certeza que os alunos aproveitaram o dia e a certeza que irão voltar.

Página 9

Jornalista e professores Búlgaros visitarão Ilha Anchieta para prestar reverência aos imigrantes falecidos no local

No próximo dia 12, o casal de professores Búlgaros Nicolay Tchervencov e Maria Tchervencova, junto com jornalista Maya Daskalova-Dimitrova e seu neto Vasil Lachezarov Dimitrov visitarão o Parque Estadual da Ilha Anchieta-PEIA para prestar reverencia aos imigrantes falecidos no local. No mesmo dia esta programada uma visita ao prefeito local Délcio José Sato. A história sobre os imigrantes Bessarabianos (Búlgaros e Gagaúzos), embora trágica, como todo processo de imigração no globo, é rica em detalhes quanto a consolidação destes imigrantes no país, no estado de SP e na Ilha Anchieta em Ubatuba. Na realidade a visita é parte de uma extensa agenda brasileira que começa no próximo dia 4 de junho com a 22ª Festa do Imigrante/SP e termina no dia 12 com a visita ao PEIA e ao prefeito. Os visitantes estão em busca de pesquisa sobre a imigração Búlgara e Gagaúza Bessarabiana ocorrida no Brasil em 1926, onde a Ilha possui provas substanciais da passagem deste povo por lá. Os visitantes possuem um vasto currículo e conhecimento em história e comunicação, principalmente, além das condecorações recebidas e a tramitação nos mais elevados órgãos de ciência, comunicação e governamentais o que facilitará no levantamento e divulgação dos dados aqui registrados, principalmente para uma região européia que muito valoriza sua história, seu povo e formação. Ilha Anchieta A história na Ilha tem maior

ênfase num acontecimento especifico e Trágico. Trata da relação póstuma de 151 imigrantes Búlgaros e Gagaúzos que faleceram num período de cem dias por conta da intoxicação por mandioca “brava”, aquela usada exclusivamente para o fabrico da farinha, não recomendável para consumo. Toda história, muito bem documentada, está no livro “Imigrantes Bessarabianos - Búlgaros e Gagaúzos” - do pesquisador Jorge Cocicov que trata da história dessa imigração na Europa, iniciada

por volta de 1787. O livro possui 750 paginas de imagens, documentos, árvores genealógicas e muitos detalhes sobre este êxodo que também chegou ao Brasil e na Ilha Anchieta.

Profile for Jornal Maranduba News

Jornal Maranduba News #97  

Notícias da Região Sul de Ubatuba

Jornal Maranduba News #97  

Notícias da Região Sul de Ubatuba

Profile for maranduba
Advertisement