Jornal Maranduba News #61

Page 7

Junho 2014

Jornal MARANDUBA News

Página 7

Sindicato dos trabalhadores rurais promove curso de processamento artesanal de peixe EZEQUIEL DOS SANTOS No último dia 17, na cozinha da cantina da Capela Nossa Senhora das Graças, aconteceu o curso de processamento artesanal de carne de peixe promovido pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do litoral paulista e região – STTR em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais de São Paulo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O uso do espaço teve a autorização do pároco local que deu todo apoio aos organizadores. A atividade visa qualificar pessoas para um melhor aproveitamento de pescado e fornecer subsídios técnicos para que os atendidos tenham uma mão de obra especializada. A linha de ação do treinamento é relacionada à alimentação e nutrição por isso todo cuidado no trato e no processo também foi repassado aos alunos. Na pratica a idéia é transformar a carne de peixe em embutidos por meio de técnicas artesanais para o consumo familiar. Embora pareça simples, vários foram os temas abordados: aspectos de saúde, grupos alimentares, valor nutricional, qualidade, materiais específicos, legislação, higiene, instalações para o processamento, instalações para a defumação e higiene. Depois vieram o trabalho sobre os cortes da carne de peixe, qualidade e composição da carcaça e as técnicas de corte e destino das peças. A parte mais esperada foi a do processo da salga, processamento das lingüiças, de alheiras, de nugetes, de hambúrguer, embalagem, cura e defumação (tipos, etapas e peças). Ao final de cada criação, as peças eram separadas para serem servidas no almoço do próprio curso, assim todos podiam experimentar e dar suas

notas á sua própria criação. Foram produzidos peixes defumados, lingüiça fresca e defumada de carne de peixe, marinados, pirão e muitas outras delicias com pescados. Segundo o professor Francisco Jorge Pély, “o peixe tem alto valor nutritivo, alto teor de vitaminas A, D e E (lipossolúveis), fonte de iodo, cálcio, fósforo e ferro. Sua a carne contém baixo teor de colesterol, gordura poli-insaturada, rico em proteínas (de 15 a 24%) altamente digeríveis. Os peixes são ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às das carnes vermelhas (como as de boi e porco)” explica o professor. Além de fazer bem a saúde, o peixe já foi consumido em maior escala na região, em alguns países, cujo cardápio diário é composto da grande maioria de frutos do mar, constatou-se uma melhora significativa na saúde de seus moradores, principalmente no que se refere ao mau colesterol e as gordurinhas indesejáveis acumuladas. Para o companheiro do STTR Tadeu Mendes, “o curso além de temas como saúde, promove a possibilidade de seus alunos terem um ganho real com estas novas técnicas e conhecimento, o aprendizado de produzir comida de qualidade, boa pra saúde e com preço acessível ao mesmo tempo faz a diferença no final do mês, tanto no bolso, quanto no copo das pessoas”, comenta. O JMN, com autorização do Sindicato dos Trabalhadores, conseguiu com exclusividade duas receitas para que os leitores possam saborear o que os alunos realizaram nos dias de curso. Bom apetite!

Foto: Jango Correia/Promata

PEIXE DEFUMADO Ingredientes 1 kg de peixe 300 g de sal refinado 15 g de açúcar cristal 1 litro de água filtrada Modo de Fazer: Preparar a solução com os ingredientes. Mergulhar totalmente os peixes em uma vasilha tampada em geladeira por uma hora. Para peixes de 500 g – 30 minutos. Retirar o excesso de sal dos peixes e defumar. Para a defumação dos peixes grandes, cortar em postas ou filés e os pequenos poderão ficar inteiros. Defumar por 2 horas e meia a quatro horas a 75ºC. Embalagem: Retirar a fuligem em bandejas de isopor. Cobertos com filme plástico e sob refrigeração têm validade de uma semana.

ALHEIRAS Ingredientes: 400g de carne de peixe e pele 100g de toucinho ou papada 500g de pão amanhecido 12g de sal 7g de alho amassado 5g de alho em dente 2g de pimenta do reino em grão 1g de pimenta do reino moída 3g de colorau 3g de páprica doce 60ml de azeite Modo de fazer: Cozinhar o peixe em água com os dentes de alho e a pimenta do reino em grão. Separar a carne e reservar a água de cozimento. Umedecer os pães com a água do cozimento. Misturar as carnes, os pães, a pimenta do reino moída, a páprica, o sal e o colorau. Fazer uma cova no centro da massa e colocar o alho amassado. Despejar sobre o alho o azeite quente. Misturar bem a massa. Embutir em tripa de suíno. Amarrar em gomos individuais. Defumar

Leia o Jornal Maranduba News na Internet:

www.jornalmaranduba.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.