in d ús t r i a
Lenoxx Sound
David Perl, diretor geral
Balanço de 2011 Foi um ano bom, mas não chegou a ser ótimo porque a alta do dólar afetou bastante nossa margem de lucro. Tivemos um volume de vendas interessante e o lançamento da linha premium, com produtos de maior valor agregado, mais tecnologia e design, ajudou muito nosso faturamento. Crescemos 20% em relação a 2010.
Comportamento da empresa Ficamos satisfeitos, apesar da pressão cambial que ocorreu no fim do ano passado. No entanto, consideramos grande triunfo o crescimento de 20%. Em 2010, a empresa horizontalizou-se mais, o que foi muito importante. Hoje, o mercado está na mão de poucos varejistas, e com a medida valorizamos ainda mais os médios e pequenos clientes, que responderam muito bem à iniciativa.
Fatores positivos do ano A alta valorização da marca perante o cliente final e o baixo número de pedi-
Mini System AM/ FM, 28 watts (RMS), linha Premium
TV monitor LCD 19”, HD Ready (7019), linha Premium
dos à assistência técnica. Isso levou o varejista a confiar ainda mais na marca e a comprar volumes interessantes.
O que foi negativo A crise internacional, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. E mais a alta do dólar, moeda sensível ao nosso negócio, ocorrida no segundo semestre, que nos impediu de apresentar desempenho melhor. Não havia como repassar os custos.
Principais desafios de 2011 Atingir as metas estipuladas no início do ano e sobre uma base alta, ou seja, 2010, que foi muito bom. Crescer foi grande desafio, que superamos pela confiança mútua entre empresa e clientes e pelo fato de oferecermos produtos de qualidade com preço acessível. A isso devemos o sucesso da marca.
Produtos lançados Lançamos 15 produtos em 2011, número maior do que o do ano anterior. Destaque para a linha premium, que inclui os televisores LCD com acabamento black piano, aparelhos de som e home theater, e para a de autorrádio com DVD. Esta é uma linha que o cliente não compra se ele não confia na marca. Lançamos também DVDs simples, que tiveram vendas expressivas, e investimos em produtos que o mercado sentia falta, como os televisores de tubo. Como a Lenoxx Sound tem foco em áudio e vídeo, ocupa bem os espaços desse mercado com seus 55 produtos.
Novos segmentos Fotos: Roberto Assem (executivo) - Divulgação (produtos)
76
eletrolarnews
Somos uma empresa do Grupo Aulik, que planeja a entrada no segmento de
ferramentas manuais e elétricas, bem como no de lavadoras de alta pressão.
Política econômica Caminha bem e é coerente. O governo soube proteger o país e mostra seriedade de conduta diante das crises internacionais. Acho porém que, no caso da isenção de impostos, deveria haver mais equilíbrio entre todas as linhas. A redução do IPI para a linha branca, no fim do ano passado, foi uma atitude em cima da hora, que não ajudou nem o segmento. O varejo, por sua vez, passou a fazer estoque dos produtos da linha branca e se desinteressou dos demais.
Sustentabilidade Crescemos e atuamos de forma responsável. Desenvolvemos projetos sociais e de urbanismo para a Prefeitura de Lauro de Freitas, na Bahia, onde está localizada nossa fábrica.
Expectativas para 2012 Será um ano de muita cautela. O Brasil não está imune às crises e nos preocupamo scom a situação de outros países. A própria China poderá crescer menos, e isso poderá provocar sentimento de insegurança, diminuição dos investimentos e dólar mais forte. A construção civil, por exemplo, já sentiu os efeitos da crise e isso afeta nosso setor, pois quem compra apartamento quer aparelho de som e TV. O ano não será ruim nem fácil, mas quem trabalhar bem terá ótimo 2013.
Lançamentos No decorrer do ano, apresentaremos15 produtos. Na Eletrolar Show, também faremos lançamentos. Somos muito focados no nosso negócio e há 20 anos crescemos numa sequência muito boa.