e mpresa
Sabaf investe em tecnologia Recursos permitem à líder do segmento na América Latina gerar novos empregos. Por Thaís Martinez
D
esign, tecnologia e sustentabilidade são elementos essenciais na produção dos componentes para fogões a gás, que há mais de dez anos a Sabaf Brasil apresenta ao mercado. A empresa, cujos queimadores são conhecidos pela eficiência e economia, investe em novos maquinários e mão de obra qualificada, para automatizar as linhas de esmaltação.
O investimento permitirá, também, o aumento do quadro de funcionários em 30%, ainda neste ano, diz Marcelo Astrini, gerente industrial. “Vamos ampliar nossas linhas e fabricar maior número de modelos no Brasil. Em 2010, lançaremos um produto com desenho exclusivo e aumentaremos em 30% a capacidade produtiva de componentes esmaltados. Aqui, não temos crise.” Instalada em Jundiaí, no interior de São Paulo, a Sabaf ocupa área de 25 mil m² e segue à risca todos os conceitos da matriz italiana. “Hoje, estamos conectados diretamente com a empresa europeia, pois acabamos de implementar o sistema de integração de gerenciamento interno, que nos permite trocar informações e construir novas estratégias. Vale ressaltar que somos o único país-sede que produz queimadores, portanto, deixamos de importar os produtos e barateamos o custo”, explica o diretor. Todos os queimadores são de aço e alumínio e recebem uma aplicação especial esmaltada. Devido ao investimento em novas tecnologias, a empresa já recebeu vários prêmios, os dois primeiros durante a exposição internacional Intel, em Milão, na Itália. Em 2003, recebeu o Intel Design, na categoria Tecnologia, com o queimador dual com chamas em três anéis e, em 2005, o Intel Design Award na categoria Produtos Amigáveis, com o queimador Sabaf Série III. O mesmo produto, em 2006, conquistou o prêmio Compasso d’Oro, na exposição ADI Design Índex, realizada no Triennale de Milão.
110 eletrolarnews
Fotos: Divulgação
Rogério Nabarretti, diretor da empresa, explica a importância do investimento. “O pós crise trouxe-nos maior fortalecimento e a certeza de que estamos na direção certa. Este ano, investimos 1 milhão de euros em novas tecnologias provenientes da nossa matriz italiana, que permitirão aumento de 50% na capacidade de produção. Queremos elevar ainda mais a qualidade dos nossos produtos e ampliar o portfólio da Sabaf.” Rogério Nabarretti e Marcelo Astrini, executivos da Sabaf Brasil.