6 minute read

SOLIDÃO NA TERCEIRA IDADE: UMA QUESTÃO PREOCUPANTE

De acordo com uma pesquisa realizada pela sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em parceria com a Bayer, o maior medo do idoso brasileiro é a solidão, seguido pela preocupação com a incapacidade de enxergar ou se locomover e o desenvolvimento de doenças graves, em terceiro lugar.

avançadas. O estresse provocado por essa sensação induz respostas inflamatórias nas células, afetando entre outras coisas, a produção de leucócitos, estruturas que defendem o organismo de infecções.

Advertisement

A solidão é um estado de quem se sente só, provocado por um sentimento de vazio interior, que na maioria das vezes, é proveniente da falta de interação, de diálogo e de convívio com outras pessoas. Também pode ter raízes mais profundas relacionadas a fatores genéticos, emocionais e comportamentais.

Independente da causa, é fato que a solidão afeta, e muito, o bem-estar, a autoestima e a rotina de quem sofre com ela.

Os sentimentos de vazio e tristeza são comuns a pessoas que se sentem solitárias e, com eles, dificilmente há motivação para reverter o caso.

A solidão apesar de ser universal, é complexa e única a cada indivíduo.

Embora a solidão esteja frequentemente relacionada ao isolamento ou a falta de companhia, ela pode aparecer quando há outras pessoas na volta, porém com as quais não há uma conexão que torne essas relações significativas.

Pode não ser apenas a ausência real de companhia, mas um estado de quem se sente desamparado.

A solidão se torna mais grave quando está atrelada ao sentimento de desamparo. O desamparo desperta a sensação de não proteção e abandono, a pessoa passa a ficar desorientada porque sente que não tem um ponto de referência e um apoio em sua vida.

A solidão é uma condição que se conecta fortemente com a depressão, podendo ser uma de suas consequências, sendo que o contrário também é verdadeiro, a depressão também é uma das possíveis causas da solidão, já que ela pode levar a pessoa a um estado de isolamento, sensação de desesperança e a ideia de que a vida não vale a pena.

Para muitos idosos, estar só não é problema, pois vêem o tempo que se está sozinho como um momento de dedicação pessoal, ou seja, um período no qual se pode fazer coisas de que gosta, que lhe trazem bem-estar. Mas isto normalmente acontece quando o idoso tem certeza da força dos seus vínculos sociais.

Apoio e presença de familiares e amigos são um forte fator de proteção contra o sentimento de solidão. Uma vez que o idoso se percebe amparado e bem atendido, ele sente mais confiança em estar sozinho.

A solidão pode causar efeitos graves na saúde.

Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais

Uma pesquisa realizada com idosos portugueses evidenciaram que idosos que reportam níveis elevados de solidão estão mais frequentemente polimedicados, ou seja, estão tomando mais remédios e por um período mais prolongado, além de somatizarem mais.

Como consequência, a solidão leva a aumento da utilização dos serviços de saúde.

Como evitar a solidão na terceira idade?

Manter-se fisicamente ativo:

Estudos com idosos evidenciam que a atividade física reduz a chance de desenvolver depressão. Fazer parte de um grupo que pratique exercícios é uma ótima alternativa.

Mantenha-se intelectualmente ativo:

Estudos evidenciam que a solidão está ligada à piora das funções cognitivas. Para manter o cérebro ativo e evitar declínio cognitivo, é importante aprender novas atividades. Aprender a tocar um instrumento musical, uma nova língua, um tipo de artesanato, aprender a utilizar o celular e navegar na internet.

Amplie sua rede social:

Ter amigos estimula o idoso a sair de casa e manter a mente ativa, não contando apenas com a presença da família.

A solidão é um tema cada vez mais estudado, quando se trata de envelhecimento.

Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição das taxas de fecundidade, a população idosa está em constante crescimento, o que faz com que questões relacionadas à qualidade de vida desta população, sejam cada vez mais relevantes.

Por isso é fundamental nos engajarmos enquanto sociedade na busca de soluções para este problema.

Hor Rios De Atendimento

Segunda a sexta-feira

manhã: 8h às 11h tarde: 13h30min às 16h30min

Fetapergs

No dia 12 de Abril de 2023, no auditório da F ETAPERGS , na rua Siqueira de Campos, n° 1184, sala 1103 – Centro Histórico de Porto Alegre, com início às 9H30min, realizou-se a reunião da gestão 2023/2027, presidida pelo presidente José Pedro Kuhn e sua diretoria, o presidente agradeceu aos representantes das diversas associações.

Programação:

Pela manhã – Abertura Conjuntura Regional, palestra do presidente, manifestação dos presidentes, debates e demandas.

Parte da tarde – impulsionamento; encaminhamentos; assuntos gerais; 3° Encontro de Mulheres da FETAPERGS ; Seminário dos Ferroviários; Congresso Estadual de Aposentados e Pensionistas; Congresso da COBAP, em outubro de 2023, no Costão do Santinho, em Santa Catarina, onde vamos participar como delegados votantes.

Representando a ATAPNH, o presidente, sr. Idailton Alexandre Velho e o vice-presidente, sr. Rui Mathias.

Na manifestação dos presidentes, informei que quando temos situações a resolver, levo para nossa assembleia onde ela é sempre soberana.

Jur Dico

Quarta-feira das 10h às 11h e das 13h30min às 15h30min

82 atendimentos

Sioter Pico

Agende pelo fone 3066.4010

182 atendimentos

Carteira De Transporte

De 2ª a 6ª das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30

82 carteiras

Psicol Gico

Agende pelo fone 3066.4010

36 atendimentos

M Dico

Agende pelo fone 3066.4010

285 atendimentos

Falei também, que temos um colegiado onde esporadicamente reúno todos os participantes, para tenham conhecimento do problema e cada um dá sua opinião, para chegarmos a um comum acordo.

atendimentos março/23 palavra do presidente associado destaque

A ATAPNH não tem dono, como muitos pensam ou acham. O presidente é exclusivamente responsável pela associação. Ele é um líder que vai responder por qualquer situação positiva ou negativa que ocorrer.

Ele sempre será um mediador de problemas e resoluções.

Nome: Flávio Gilberto Glück

Data e local de nascimento: Nasceu em 11 de setembro de 1950, em Porto Alegre.

Família: Divorciado, tem dois filhos, Rodrigo e Rafael e uma neta, Raiana.

Profissão: Comerciante.

Seu primeiro emprego foi nas Tintas Killing. Depois trabalhou em Porto Alegre, em restaurantes da família. Mais tarde, abriu seu próprio restaurante, o Comida Caseira, no Bairro Primavera. Onde se aposentou em 2015.

Associado desde: 2017

Passatempos: Seus passatempos são os jogos de Câmbio, carteado e dançar.

Lembran As

1ª ASSEMBLEIA DE 2023

Adão Waldelirio Machado | Annita Cecilia Reichmam | Carlos Emoacir Chaves de Oliveira | Cleci Nunes Azeredo | Gilso Soares | Luiz Paulo Trott | Maria de Lourdes Arnemann | Nilo Hunning | Ottmar Klein| Paula Irene Bohlke | Telmo Ferreira da Silveira | Teresinha Moreira Pacheco

Nossos sentimentos a familiares e amigos!

Agende suas aulas de: GINÁSTICA com a professora Cris pelo fone 98427-1771

YOGA com o professor João pelo fone 99266-2803 quem lembra disto?

GINÁSTICA: 2ª feira: 8h e 9h

3ª feira: 14h30min e 15h30min

4ª feira: Sem atividades (limpeza da sala)

5ª feira: 8h e 9h - 14h30min e 15h30min

YOGA: 2ª feira: 13h30min e 14h45min

3ª feira: 8h e 9h15min

6ª feira: 8h e 9h15min

JOGOS DE CÂMBIO: 4ª feira às 16h Local: CESAPA - Centro Social Assistencial São Paulo

Informações: 3066.4010, com o sr. Idailton

Veja fotos em nossa página do Facebook

Para se associar é necessário: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CPF, NÚMERO DO BENEFÍCIO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

A contribuição mensal é de 1,5% do salário descontado em folha pela COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas

COMO ESTÁ A SUA POSTURA?

Que tal olhar, por um instante, como está sua postura exatamente agora, ao ler esta frase?

Você sabe como o corpo organiza a nossa postura?

O nosso corpo usa um sistema de receptores para organizar nossa postura, chamado sistema tônico postural. Esse sistema é por onde recebemos as informações do mundo ao nosso redor, por onde podemos perceber o mundo e perceber-nos no mundo.

O sistema tônico postural é composto por receptores que temos nos olhos, sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) e também os pés.

Além de nos dar informações a todo tempo sobre o que se passa ao nosso redor, tudo o que nós vivenciamos como experiências motoras em nossa vida, esse sistema vai armazenando. Nessa memória de armazenagem consideramos processo de crescimento, as posturas mais adotadas, a nossa estrutura física e também os traumas físicos (fraturas, entorses, distensões, cicatrizes). Esse sistema vai incorporando, adaptando e modificando a postura, além de gerar compensações da postura ao longo da vida.

Dessa forma, o nosso corpo vai se esquematizando, muitas vezes com um desnível lateral, outras vezes com uma curva maior da nossa coluna e essas adaptações ocasionam desnivelamentos e pressão maior sobre uma ou outra articulação, sendo responsáveis pelo surgimento de dor. A articulação, músculo ou outro tecido do corpo que está sob stress (stress biomecânico), vai gerar dor.

Ao contrário do que se pensa, não é um movimento “desalinhado’ ou uma “postura torta” por um pequeno período de tempo que gera a dor. Na verdade, são alterações pequenas, avaliadas por um especialista, as maiores responsáveis pela sobrecarga sobre músculos, ossos e articulações do nosso corpo.

Venha fazer uma avaliação no Instituto Coluna Vertebral – Ivoti

This article is from: