PRÉ-MOLARES INFERIORES
VESTIB ULAR
MESIAL - DISTAL
PAL ATAL
Características Próprias ➡Curvatura: . reta no 1o PMI- 48% . reta no 2o PMI - 40% ➡Número de Raizes e Canais: . única raiz - 82% . 2 fusionadas - 18% Canais: . 1 - 66,6% . 2 - 31,3% ➡Achatamento mesio-distal: . evidente, tornando o canal achatado ➡Ao corte transversal: . terço cervical e médio - canal aachatado mesio-distalmente . terço apical - canal circular ➡Calibre do canal: . 1mm do forame - de 0,1 a 0,35mm . 2mm do forame - de 0,2 a 0,5mm ➡Ângulo de inserção na arcada: . 3° para a palatina e 5° para a distal.
➡Posição foraminal: . para-apical (distal)
aproximando-se do contorno externo da coroa (circular, no máximo ovóide).
Medidas ➡Comprimentos médios: . total - 21,5mm . raiz - 8,0mm . coroa - 13,5mm
Forma de Conveniência - paredes lisas e expulsivas para a parede palatal; maior divergência da parede mesial.
➡Distâncias da câmara: . à vestibular e à lingual - 2,5mm . às proximais - 1,5mm . à oclusal - 2,0mm Acesso Ponto de Eleição - na face oclusal, na fosseta mesial (broca esférica de calibre menor que o volume M-D da câmara, revelado na radiografia de estudo);
Nota-se no pré-molar inferior fotografado que o achatamento radicular MD produziu a divisão do canal principal em dois, a partir do início do terço médio. Um sinal característico dessa ocorrência é o esfumaçamento da imagem radiografica (ou perda da nitidez dos limites), observado na imagem radiografica VP.
Direção de trepanação - paralela ao longo eixo do dente, com inclinação para o centro da coroa; Forma de contorno - é dada pela projeção da câmara pulpar na face palatal (de dentro para fora), CIRURGIA DE ACESS O
- penetração paralela ao longo eixo do dente, com ligeira inclinaçãopara o centro do dente (a câmara dos prés inferiores apresentam-se mesializadas: a inclinacão da broca para o centro da coroa permite que se evite perfuracões da parede mesial)
FAC E O C L U S A L
Licença Creative Commons